Os produtos de tricô vazados nunca saem de moda. Tricotar padrões vazados com agulhas de tricô não será difícil, mesmo para iniciantes, se você usar padrões com descrições. Seguindo as instruções, você pode criar peças de tricô práticas e bonitas.
Preparação para o trabalho e escolha de um padrão de tricô
Para criar uma peça de tricô, é dada atenção especial ao fio e ao tamanho das agulhas de tricô ou da agulha de crochê. A densidade do tricô depende disso.

A escolha do padrão determina a aparência do produto. Duas coisas idênticas tricotadas de maneiras diferentes ficarão muito diferentes. Ao escolher um padrão, concentre-se antes de tudo na facilidade de execução do tricô. É aconselhável que tricoteiras iniciantes experimentem padrões de tricô simples. À medida que você adquire habilidade, você pode passar para designs mais complexos.
A aparência do produto é influenciada não apenas pelo padrão, mas também pelo fio utilizado. A composição do fio afeta como o produto se ajusta à figura, quão quente, fino ou volumoso ele será.
Dicas para escolher e preparar o material
Estágio | Ação |
Seleção de material |
|
Quantidade de fio |
|
Preparação do material |
|
Padrões de tricô para padrões vazados para iniciantes
Tricotar com agulhas de tricô (padrões vazados, diagramas com descrições são apresentados abaixo) usando exemplos simples não é difícil para tricoteiros iniciantes.
Exemplos de padrões simples, onde ЛЦ (frente), ИЗ (tricô), НК (laçada):
- O padrão é repetido a cada 8 voltas e 12 carreiras de altura. As carreiras em meia são tricotadas como PU.
1 carreira: considerando o conjunto de 24 laçadas - 3 LC, *1NK, 2 juntos à esquerda, 6 LC*, *repetir, 1NK, 2 juntos à esquerda, 3 LC
3, 5 linhas: todas LC.
Linha 7: 7LC, *1NK, 2 juntos à esquerda*, 6LC, *repetir, 7LC.
Linhas 9,11: todas LC.
- Monte 16 pontos para o padrão e 2 pontos laterais. Se necessário, adicione 8 laçadas. Repita o padrão a cada 12 carreiras.
Linhas 1, 5, 7, 11: todas LC.
Linhas 4, 6, 10, 12: todas IZ.
2ª carreira: 8 IZ, 1H, 2 juntos à esquerda, 4 IZ, 2 juntos à direita, 1NK.
Linha 3: 8LC, 1NK, 3 pontos deslizados em um alfinete, 3LC, retorne os pontos deslizados e tricote LC, 1NK.
Linha 8: 1NK, 2 juntos à esquerda, 4IZ, 2 juntos à direita, 1NK, 8IZ.
Linha 9: 3 laçadas são removidas em um alfinete, 3 LC, 3 laçadas removidas são retornadas e LC é tricotado, 1 NC, 8 LC.
Faixa elástica vazada
O tricô com agulhas de tricô (padrões vazados, diagramas com descrições permitem fazer coisas estilosas) é praticado com mais frequência usando o método elástico. Para deixar o produto mais elegante, combine o padrão vazado com elástico.
Essa combinação torna o produto durável, elástico e original. Um padrão semelhante pode ser feito com agulhas de tricô e agulhas de crochê, mas as tricoteiras preferem agulhas de tricô porque o produto é mais durável.
Os elásticos vazados são divididos em subtipos de acordo com o tipo de padrão: anéis, renda, nervuras e outros. Cada um dos tipos de tricô desses padrões pode ser muito diferente um do outro, por isso as costureiras dão preferência a um dos métodos.
O elástico clássico feito com fios de alta qualidade torna o produto durável e duradouro. Tricotar com um padrão uniforme parece lacônico. Se desejar, o tricô canelado simples pode ser complementado com inserções vazadas.
Montar pontos (a quantidade é um múltiplo de 4 + 1):
- 1ª, 3ª carreiras da frente: 1LC, 3 IZ*, 1LC, *repita o algoritmo.
- Linhas 2, 4, 6: 1 IZ, 3 LC*, 1IZ, *repita o algoritmo.
- Linha 5: 1LC, 2 IZ juntos*, 1NK, 1IZ, 1LC, *repita o algoritmo.
- O padrão é repetido a cada 6 carreiras.
Meias vazadas com agulhas de tricô
Antes de começar a tricotar, tire as medidas do futuro produto: circunferência da panturrilha (A), altura do peito do pé (B) e do calcanhar (C), comprimento do pé (D).
Faça uma amostra do material escolhido para tricotar em um quadrado de 10 cm. Calcule quantos laços e linhas existem e divida cada valor por 10. Obtenha o número de laços (E) e o número de linhas (F) em uma escala de 1 cm. Multiplique esses valores pelas medidas e comece a tricotar.
Sequência de ações:
- Monte o número necessário de laçadas (E*A).
- Distribua as laçadas em 4 agulhas de tricô e prepare a 5ª agulha de tricô para lançar as laçadas.
- Tricotar na altura desejada no sentido horário.
- Quando a altura for atingida, comece a tricotar o calcanhar. Eles contam os loops e dividem o número pela metade. Uma parte é alongada: pegue 1 laçada da segunda parte em cada nova carreira. Continue tricotando até que as duas partes estejam conectadas novamente.
- Tricotar um pouco de comprimento no sentido horário. O número necessário de linhas é calculado usando a fórmula F*C.
- Continue tricotando até restarem 5 carreiras no final do comprimento.
- Do número atual de loops, subtraia -6 e divida esse número por 5. O número resultante é o número de loops. Eles estão empatados até que restem 6.
- O fio é cortado, passado pelas laçadas restantes e apertado.
O padrão de renda começa nas pontas dos dedos dos pés e vai até a parte da frente das meias. O padrão é dividido em 12 laçadas e 5 carreiras. Monte pontos na circunferência da canela e distribua-os em 4 agulhas de tricô. Tricotar 3 carreiras de IZ e começar a trabalhar no vazado. Na imagem, todas as linhas pares são feitas de IZ. No diagrama abaixo, a repetição de elementos é marcada com *.
Padrão de tricô:
- 1ª carreira: 4 IZ, 2 juntos, 2 juntos, *1NK, 1LC*, 3 vezes*, 1NK, 2 juntos, 2 juntos, 4 IZ.
- Linha 3: 3 FORA, 2 juntos*, *repita e depois FORA.
- Linha 5: 2 FORA, 2 juntos, 2 juntos, 1 NK, 1LC, 1 NK*, 5LC, 1 vez*, 2 juntos, 2 juntos, 2 FORA.
Outro exemplo de um padrão simples de meia em formato de coração. O padrão tem 13 voltas e 16 carreiras. Ela é distribuída por toda a largura das meias ou somente na parte da frente. Todas as linhas pares são feitas de IZ. Periodicamente, é realizado um draw through (L) no padrão: uma laçada é removida como laçada frontal, a próxima é feita como laçada frontal e desenhada através da anterior.
Padrão de tricô para meias vazadas com padrão de coração:
- 1ª carreira: 6 LC, 1NK, 1P, 5LC.
- 3ª carreira: 4 LC, 2 juntos, 1 NK, 1 LC, 1 NK, 1P, 4 LC.
- Linha 5: 3 L, 2 juntos, 1NK, 3 LC, 1NK, 1P, 3 LC.
- Linha 7: 2 LC, 2 juntos, 1 NK, 5LC, 1 NK, 1P, 2LC.
- Linha 9: 1 LC, 2 juntos, 1 NK, 7LC, 1 NK, 1P, 1LC.
- Linha 11: 2 juntos, 1 NK, 4LC, 1NK, 1P, 3LC, 1NK, 1P.
- Linha 13: 1 LC, 1NK, 1P, 1LC, 2 juntos, 1NK, 1LC, 1NK, 1P, 1LC, 2 juntos, 1NK, 1LC.
- Linha 15: 2 LC, 1NK, remova 1, 1NK, 3 LC, 1NK, remova 1, 1NK, 2 LC.
Cachecol circular vazado feminino
Tricotar um cachecol snood com agulhas de tricô (padrões vazados, diagramas com descrições ajudam a obter trabalhos sofisticados) leva um pouco de tempo. Adicionar elementos de renda pode tornar a tarefa mais desafiadora para o tricotador.
Gola vazada "espinha de peixe"
Para fazer um cachecol você precisará de: agulhas de tricô nº 5, 200 g de fio (65: lã, 35: alpaca). Monte o número necessário de laçadas (um múltiplo de 13+2). O tricô aumenta de largura onde a primeira e a última laçada se encontram, formando um anel. O comprimento do laço depende do número de voltas. Para comprimento médio, 210 voltas são suficientes.
Tricotar carreiras de LC até formar a borda do cachecol. Vamos começar com o trabalho aberto: 1 laçada como se fosse do lado esquerdo, 2 juntas, NK da laçada deslizada sobre a laçada tricotada. Eles continuam do mesmo jeito.
Obra aberta
De acordo com outro esquema, o padrão é projetado para 21 voltas e 11 linhas. Monte 233 pontos e comece a tricotar, formando um padrão horizontal. Para fazer isso, tricote 3 carreiras em ponto meia e comece a trabalhar no vazado.
Carreiras 1, 3, 5: 1LC, 1NK, 2 juntos à direita. O algoritmo é executado para toda a série.
Carreiras 7, 9, 11: 1LC, 2 juntos à esquerda, 1H. Algoritmo para toda a série.
Em seguida, faça 5 carreiras de ponto meia e continue formando um padrão vazado.
1, mesmo com 2 - 22 e 23 linhas - LC.
Linhas 3, 7, 11, 15, 19: 1L, 2 juntos à direita, 1NK, 1LC, 1NK, 2 juntos à esquerda, 1LC – algoritmo para toda a linha.
Linhas 5, 9, 13, 17, 21: 2 juntos à direita, 1 NK, 3 LC, 1 NK, 2 juntos à esquerda – algoritmo para toda a linha.
Todo número ímpar é LC. Em seguida, o padrão é feito na ordem inversa: 5 carreiras de ponto meia, 11 carreiras de padrão.
cachecol infantil
Cachecóis infantis de tricô vazado com diferentes padrões (de acordo com o diagrama com descrição) são muito procurados por muitas mães tricoteiras. O design incomum de itens de guarda-roupa familiares enfatiza o estilo dos jovens fashionistas. Para fazer um cachecol vazado, as costureiras iniciantes usam padrões simples.
Faixa elástica com alças caídas
Para fazer este cachecol você precisará de agulhas de tricô nº 2, 200 g (800 m) de fio merino australiano. Monte pontos (múltiplos de 11+7). Repetição do padrão – 4 carreiras.
1 carreira da frente: 3 LD, 1 LD, 3 LD, 1 deslizada, 1 LD, 3 LD, 1LC*, 1 LD, 2LC juntos, 1LC, 3 LD, 3 LD, 1 deslizada, 1 LD, 3 LD, *repetir.
2ª carreira: 3 LC, 1 IZ, 3 LC, 4 IZ*, 3 LC, 1 IZ, 3 LC, *repetir.
3ª carreira: 3 LD, 3 LD, 1 tira, 1 LD, 3 LD, 1 LC*, 1 tira, 1 LD, 1 tira, 1 LD, 1 LC, 3 LD, 3 LD, 1 tira, 1 LD, 3 LD, *repetir.
4ª carreira, como a segunda e seguintes, repita a cada 4 carreiras.
Anéis
O padrão consiste em 7 carreiras, onde cada uma é uma 5ª repetição. A seção * é repetida o número necessário de vezes.
1ª carreira: 2 IZ*, 2 LC, 2 IZ*.
A carreira 2 e todas as outras carreiras pares são tricotadas conforme as laçadas ficam.
3ª carreira: 2 IZ*, 2 LC, 1 NK, 1 LC*, 2 IZ.
Linha 4: de acordo com o padrão, todos os NK da linha anterior – IZ.
Linha 5: 2 IZ*, 3 LC, com a agulha de tricô esquerda, pegue a laçada mais à direita e aperte em 2 laçadas à esquerda*, 2 IZ.
Linha 7: algoritmo para a linha 3.
Roubou
Cachecóis volumosos com padrões vazados são um detalhe lindo e prático no seu guarda-roupa de inverno. Xales e estolas feitos de lã retêm o calor e complementam a imagem da mulher. Abaixo estão diagramas para criar cachecóis originais.
Método 1
Usando 3 novelos de fio de 100 g (150 m) de acordo com este padrão, você obtém uma estola medindo 30*160 cm. O padrão tem 13 laçadas e 16 carreiras. Para criar uma estola, use agulhas de tricô de 8 mm. Monte 71 pontos e tricote 14 carreiras em ponto meia.

1ª carreira: 4 LC, 4 LC*, 1 NK, 2 LC juntos, deslizar 1, puxar 2 LC sobre o deslizado, 1 NK, 2 LC para a esquerda, 1 NK, 5 LC, repetir com * para 3 LCs laterais.
2ª fileira: 3 LC, todos IZ, 3 LC - lateral.
A seguir, o diagrama do padrão, que é repetido das carreiras 1 a 36 6 vezes, depois repete as carreiras 1 a 25, após 14 carreiras em ponto meia e fechando. O padrão consiste em 15 voltas (de 5 a 20) e é repetido o número necessário de vezes.
Redução | Transcrição |
LC | Facial |
DE | Purl |
NK | Laçada |
LV | 2 pontos de rosto são conectados |
LVV | 2 laçadas frontais são tricotadas com inclinação para a esquerda |
P1 | o laço é removido como um laço frontal, 2 laços frontais são puxados através do laço removido |
P2 por trás | remova 2 laçadas em um pino atrás do tricô, 2LC, 2 laçadas removidas são tricotadas LC |
Frente P2 | remova 2 laçadas em um pino antes de tricotar, 2LC, 2 laçadas removidas são tricotadas LC |
Todas as carreiras pares – IZ, 3 carreiras laterais em ambos os lados – LC:
- 1ª carr: 6 LC, LV, NK*, *repetir, 3 LC, NK, LVV, NK, LVV, 3 LC.
- 3ª carreira: 5 LC, LV, NK*, *repetir, 5 LC, NK, LVV, NK, LVV, 2 LC.
- 5ª carr: 4 LC, LV, NK*, *repetir, 7 LC, NK, LVV, NK, LVV, 1 LC.
- 7ª carr: 7 LC, LV, NK*, *repetir, 8 CL, NK, LVV, NK, LVV, P1.
- Carreiras 9, 13, 17: 3 LC, LVV, NK*, *repetir, P2 na frente, 1 LC, P2 atrás, NK, LV, P1.
- Carreiras 11, 15: 3 LC, LVV, NK*, *repetir, 8 LC, NK, LV, NK, P1.
- Linha 19: 5 LC, NK, LVV*, *repetir, 5 LC, LV, NK, LV, NK, 2 LC.
- 21 carreiras: 6 LC, NK, LVV*, *repetir, 3 LC, LV, NK, LV, NK, 3 LC.
- 23ª carreira: 7 LC, NK, LVV*, *1 repetição, LC, LV, NK, LV, NK, 4 LC.
- 25 carreiras: 8 LC, NK, LVV*, *repetir, 1L, LV, NK, LV, NK, 5 LC.
- 27, 31, 35 carreiras: 4 LC, P2 atrás, NK, LV, NK, P1, LVV, NK, P2 na frente, LC.
- 29, 33 carreiras: 8 LC, NK, LV, NK, P1, NK, LVV, NK, 5 LC.
Método 2
Outro método de criação requer agulhas de tricô de 4 mm e 100 g (360 m) de fio de lã é usado como material. Com essa quantidade de material você obtém uma estola medindo 70*1700 cm.

Monte 44 pontos, incluindo os pontos laterais. O padrão é repetido de 4 a 26 voltas horizontalmente e em 16 carreiras para cima. As carreiras 10 a 16 repetem as anteriores em imagem espelhada.
A estola começa e termina com 3 carreiras de ponto meia:
- 1ª, 9ª carreiras: 2 LC, IZ, 12 LC*, * repita duas vezes, IZ, 2 LC.
- Carreiras 2, 8: 3 LC, 12 IZ, LC*, *repetir, 12 IZ, 3 LC.
- 3ª carreira: 2 LC, *IZ, NK, 4 LC, LVV, LV, 4 LC, NK, IZ*, P2 atrás, 2 LC, P2 frente, *repetir, 2 LC.
- 4ª carreira: 3 LC, *IZ, NK, 3 IZ, LVV, LV, 3 IZ, NK, IZ*, LC, 12 IZ, LC, *repetir, 3 LC.
- 5 carreiras: 2 LC, IZ, *2 LC, NK, 2 LC*, LVV, LV, *repetir, IZ, 3 LC, P2 atrás, 3 LC, IZ, *repetir, LVV, LV, *repetir, IZ, 2 LC.
- 6ª carreira: 3 LC, 3 DE, NK, DE, LVV, LV, DE, NK, 3 DE, LC, 12 DE, LC, 3 DE, NK, DE, LVV, LV, DE, NK, 3 DE, 3 LC.
- Linha 7: 2 LC, *IZ, 4 LC, NK, LVV, LV, NK, 4 LC, IZ*, P2 atrás, 2 LC, P2 frente, *repita, 2 LC.
Suéteres vazados
Inserções de padrões vazados adicionam um visual mais festivo ou romântico aos suéteres. O encaixe é feito nas mangas, no decote, na parte da frente ou somente nas costas. A escolha depende dos desejos da tricoteira.
Blusa com mangas largas
Você vai precisar de: agulhas de tricô nº 4, fio 45% algodão, acrílico e 10% poliamida (100 g – 200 m). Consumo total – 500 g. Faça o tricô “knot edge”: a cada vez, retire a primeira laçada como laçada da frente, tricote a última como laçada da frente – o produto todo fica assim. O tricô deste modelo é feito da manga esquerda para a outra.
Monte 20 pontos e tricote os pontos que sobraram em meia. Adicione laçadas em ambos os lados: começando na 3ª carreira, adicione 1 laçada à esquerda a cada 2 carreiras. Faça isso 19 vezes, depois adicione 2 laçadas 3 vezes, 3 laçadas 2 vezes, 5 laçadas 1 vez.
Ao mesmo tempo, no lado direito, faça um chanfro de manga: na quinta carreira, adicione 1 laçada à direita, depois na 4ª, na 6ª, adicione 1 laçada (repita o algoritmo três vezes).
Na carreira 58, monte 16 laçadas à esquerda e continue tricotando por mais 54 carreiras (metade das costas). O produto é tricotado na ordem inversa. A parte da frente é tricotada da mesma forma que a parte de trás, mas todas as ações são espelhadas. O produto é costurado com costuras laterais e ombros.
Suéter de verão com estampa de "cone"
Para o produto você precisará de: agulhas de tricô nº 6, fio com 75% algodão (100 g por 200 m), consumo total de material – 500 g.
O padrão usa 2 elementos:
- Patente. Nas primeiras carreiras, as 4 alças externas são tricotadas com o LC. Nas carreiras em meia, elas são removidas, segurando o fio na frente das laçadas, apertando-as.
- "Cone". O padrão abaixo é para um quadrado de 10 x 10 com 14 carreiras de 15 pontos. Com base nesse cálculo, o padrão necessário é formado.
Padrão de tricô:
- 1ª carreira: lateral, 2 LC, *faça 5 a partir de 1 (alternando LC e cruzado), NK, 3 juntos IZ, NK*, *repita duas vezes, lateral.
- 2ª carreira: lado, *NK, 3 juntos LC, NK, 5 juntos IZ*, *repita duas vezes, lado.
- 3ª carreira: lateral, 2 juntos com um cordão (1 é removido como frontal, 1 LC e puxado através do removido), *НК, de 1 faça 5*, 3 juntos ИЗ, *repita, lateral.
- 4ª carreira: lado, *IZ, 5 juntos IZ, NK*, 3 juntos LC, NK, *repita, 2 juntos IZ, lado.
Monte 70 pontos e tricote em ponto meia, depois tricote 60 carreiras com o padrão “Pinha”. A partir da 61ª carreira, adicione 19 laçadas em ambas as bordas. Então, 26 carreiras são tricotadas, mas uma patente é feita ao longo das bordas. Linha 27 – fechar. A parte da frente do suéter é tricotada da mesma maneira. O produto é costurado nas laterais e ombros.
Cardigan feminino
Tricotar com agulhas de tricô (padrões vazados, diagramas com descrições de modelos são apresentados abaixo) para iniciantes é possível na forma de cardigans. O padrão leve e o material de lã tornam o produto de malha quente e leve ao mesmo tempo.

Se não quiserem fazer o cardigan completamente vazado, fazem-no com encaixes: só as costas, as mangas e a frente. Você precisará de: 86% de fio mohair 50 g por 200 m (250 g no total), agulhas de tricô nº 4.5.
Voltar
Monte 68 pontos e faça 100 carreiras de LC. Em seguida, tricote 12 carreiras com um elástico clássico e mais 2 carreiras com um ponto baixo. Em seguida, eles começam a formar o padrão tricotando o elemento vazado do padrão por 20 carreiras.
Para fazer aberturas para as mangas, conte a 135ª carreira e feche 4 laçadas laterais em ambas as bordas. A cada duas carreiras, feche 2 laçadas e 1 laçada até restarem 54 laçadas nas agulhas. A parte de trás fecha na 173ª fileira.
Diagrama de padrão vazado:
- 1ª, 7ª carreiras: IZ, *4 LC, 2 juntos LC, NK, LC, NK, 2 juntos cruzados*, *repetir, 4 LC, IZ.
- 3ª, 9ª carreiras: IZ, 3 LC, *2 juntos LC, NK, 3 LC, NK, 2 juntos cruzados*, 2LC, *repetir, 3 LC, IZ.
- Carreiras 5, 11: IZ, 2 LC, *2 juntos LC, NK, 5 LC, NK, 2 juntos cruzados*, *repetir, 2 LC, IZ.

Todas as linhas pares são IZ.
Meia e manga
Para formar a metade direita:
- Monte 35 pontos e tricote 100 carreiras de LC, 12 carreiras de canelado, 2 carreiras de LC.
- Em seguida, utilize o padrão vazado indicado acima, 20 carreiras.
- Começando na carreira 115, feche 1 laçada lateral à esquerda, depois em cada 4ª carreira 9 vezes 1 laçada, em cada 2ª carreira – 4 vezes 1 laçada.
- A abertura é formada a partir da 135ª carreira: feche 4 laçadas laterais à direita, depois a cada duas carreiras 2 e 1 laçada.
- Restam 14 laçadas e na carreira 173 o tricô está fechado.
- A metade esquerda é formada em uma imagem espelhada.
Para a manga direita:
- Monte 70 laçadas e tricote 2 carreiras de LC, criando um padrão vazado ao longo de 30 carreiras.
- Na 33ª carreira, feche 35 laçadas para que restem 35 laçadas nas agulhas.
- Próximas carreiras: 1 tricô, 4 elásticos, 2 pontos da frente, 36 ponto vazado.
- A expansão da manga começa a partir da 39ª carreira: adicione 1 laçada de cada lado.
- Em seguida, em cada 6ª carreira, adicione 1 laçada 5 vezes, para que haja 47 laçadas nas agulhas.
- A manga termina na carreira 105.
- A manga esquerda é tricotada usando o mesmo princípio.
- Costure as costas, as laterais e as mangas.
Vários métodos de tricô de padrões vazados (usando diagramas com descrições) permitem que você crie itens de guarda-roupa exclusivos. Os padrões vazados podem ser combinados com elásticos para tornar o produto mais elástico, mas a composição do fio também afeta a durabilidade.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre padrões de tricô vazados
Tricô - padrões vazados (diagramas com descrições):