Via de regra, o gorro feminino é tricotado com agulhas de tricô em uma única peça ou com partes costuradas, e seu padrão pode ser vazado ou muito simples - de acordo com o gosto e o nível de habilidade da tricoteira. Os designers criaram algo muito prático e funcional que você pode criar com suas próprias mãos, usando padrões detalhados e comprovados.
Modelos de gorros da moda em 2019
Para 2019, o chapéu tipo boina continua relevante. Todos os modelos deste ano se destacam pela funcionalidade requintada, conforto e feminilidade. A escolha do design do capô aumentou significativamente, junto com o formato cilíndrico tradicional do chapéu de cachimbo, surgiram ideias interessantes de chapéu de gola, cachecol, capuz ou gola alta.
Este ano, este enfeite de cabeça é feito em linda renda Aran, combinado com um tom de batom fosco e um formato elegante de óculos de sol.
Para esta estação, o gorro ficou ainda mais prático: um cordão na parte frontal do boné aperta o acessório de cabeça ao redor do rosto e protege de forma confiável do vento e do mau tempo. Os chapéus femininos e muito práticos são usados com casacos de diferentes estilos, jaquetas, casacos de plumas ou casacos de pele.
Esta estação deixou o capô ainda mais democrático. Agora, o capô pode ser usado com blazers de malha volumosos e grossos, jaquetas e casacos curtos acolchoados, parkas ou jaquetas de couro estilo motociclista. O capô moderno também se tornou mais funcional.
Ele é usado como um gorro de tricô quente comum, mas quando tirado da cabeça, o gorro fica ótimo como um cachecol grande e chique, uma linda gola, um cachecol ou uma capa...
Ferramentas e materiais para tricô
Para começar a tricotar, você deve preparar todos os materiais e ferramentas necessários. O material para trabalho é selecionado de acordo com o modelo do exaustor em termos de composição, textura, cor, espessura e consumo de fio para o produto. Quase qualquer fio serve para um gorro, e a cor e a espessura do fio são selecionadas de acordo com o gosto individual.
Antes de começar a tricotar um gorro feminino, você deve decidir sobre a escolha das agulhas de tricô. Esses chapéus são tricotados em agulhas retas ou circulares ou em crochê. Vale ressaltar que a qualidade e a aparência do capô dependem da seleção correta dos raios, portanto, esta etapa preliminar deve ser abordada com total responsabilidade.
Para fazer um capuz você pode precisar das seguintes ferramentas:
Dispositivo de tricô | Descrição, aplicação |
![]() | Agulhas retas com stoppers. Eles são usados para tricotar peças planas de tricô e podem ser longos, curtos, de ponta única e de ponta dupla. Eles são feitos de metal, plástico, madeira, bambu, Teflon, alumínio. |
![]() | Agulhas de tricô circulares.
São agulhas de tricô de ponta única com conexão flexível (linha, cabo plástico). Eles são usados para tricotar peças planas e peças com círculo fechado (em forma de tubo). Eles podem ser de metal, latão, alumínio, madeira ou uma combinação destes. |
![]() | Ganchos.
Agulhas de crochê de diferentes tamanhos são usadas para tricotar uma grande variedade de roupas, bem como para fazer crochê decorativo de peças. Eles podem ser longos ou curtos, grossos ou muito finos. Eles são feitos de metal, alumínio, cobre, osso, plástico ou madeira. |
![]() | Agulhas de tricô para bordados vazados.
Com a ajuda dessas agulhas de tricô, o processo de tricotar tranças e cordões é significativamente simplificado ao cruzar vários laços durante o trabalho principal. Raios adicionais vêm em metal, plástico e alumínio e variam em espessura, formato e comprimento. |
![]() | Marcadores.
Os marcadores são usados no tricô para marcar o início ou o fim de um padrão, ou para fixar o comprimento ou a largura de uma seção de uma peça. Eles são feitos de plástico colorido. |
![]() | Agulhas para costurar peças.
Agulhas especiais para costurar peças de malha, com olho largo e ponta romba. Eles são feitos de metal e plástico. |
Nem é preciso dizer que para qualquer artesanato você também precisará de uma fita métrica flexível, uma régua e uma tesoura. Agora, devidamente armado, é hora de ser criativo.
Padrões de modelos para mulheres
Um gorro feminino feito com agulhas de tricô (e às vezes um gorro masculino) só à primeira vista parece difícil de tricotar. Na verdade, esse processo é simples até mesmo para artesãs iniciantes. Os diagramas abaixo descrevem a execução passo a passo do trabalho, e a escolha do padrão pode ser deixada arbitrária.
Com um lindo padrão e borlas
Como tricotar um gorro com agulhas de tricô para mulheres - para isso, você pode usar o padrão do modelo com uma combinação de tricô vazado. Essa técnica de tricô, assim como o fio macio e volumoso, tornam o produto muito estiloso e caro. O design do toucado é um capuz de formato livre e um grande e lindo lenço com borlas ao mesmo tempo.
O gorro feminino é tricotado com agulhas de tricô como um tecido de malha retangular, as dimensões finalizadas são: 132,0 cm - comprimento, 35,0 cm - largura. O diagrama do padrão de tricô e a explicação dos símbolos são apresentados abaixo.
Cada carreira de tricô vazado deve ser feita com muito cuidado e exatamente de acordo com o padrão, para que cada laçada tricotada corresponda ao padrão principal nos lados da frente e de trás. A densidade de tricô do capuz é média, uma seção de 10,0 por 10,0 cm é aproximadamente igual a 12 laçadas em 18 carreiras.
Para fazer um capuz você precisará de:
- fio de fibra mista – 800 g;
- agulhas de tricô circulares com cordão de pelo menos 60 cm;
- uma agulha de tricô para tricotar um cabo (com laçadas cruzadas);
- vários marcadores de plástico;
- fita métrica, tesoura.
Andamento da obra, passo a passo:
- Tricotar 2 partes idênticas do cachecol separadamente uma da outra, mas ao mesmo tempo. Para fazer isso, monte 38 laçadas para uma parte do cachecol de uma bola e 38 laçadas para a outra parte do cachecol da segunda bola.
- Em seguida, de acordo com o padrão da figura nº 1, tricote um pedaço de tecido de 96,0 cm de comprimento em ambas as partes do cachecol.
- Em seguida, pelo avesso, tricote a metade direita do cachecol de acordo com o molde, monte 37 laçadas livres na agulha de tricô e tricote a metade esquerda do cachecol com o mesmo fio. Dessa forma, ambas as partes do cachecol ficam amarradas em uma única peça.
- Continue tricotando as partes laterais (partes do cachecol) de acordo com o padrão nº 1 e tricote a parte central (37 laçadas de montagem) de acordo com o padrão nº 2.
- Quando a parte do meio (detalhe do capuz) tiver 35,0 cm de altura, termine de tricotar em todos os tecidos. Dobre a parte do meio do tricô (capuz) no canto e costure ambos os lados com um ponto corrente de tricô ou elástico.
O gorro de malha pode ser decorado com borlas grandes ou pequenas ao longo da borda inferior do cachecol. Para isso, corte o fio em 10 ou 12 pedaços de 30 a 60 cm de comprimento, dobre ao meio e coloque a ponta dobrada entre as laçadas da borda do cachecol. Em seguida, passe a ponta livre do fio no laço resultante e aperte os fios formando um nó.
Capuz com gola dupla grande
O modelo original, tricotado com agulhas de tricô, protege de forma confiável a cabeça e o pescoço do vento e do frio. Para quem não gosta dos clássicos gorros de tricô, esta é uma ótima solução para o problema. Este capuz feminino se ajusta frouxamente à cabeça e não estraga seu penteado. Além disso, o capuz pode ser facilmente removido, se necessário.
Como tricotar um capuz com agulhas de tricô para mulheres (de acordo com o layout) - no comprimento da peça, de baixo para cima. A altura do capô é de 33,0 cm. O modelo de gola foi projetado para uma circunferência de pescoço de 53,0 cm. A densidade de tricô da seção de 10,0 x 10,0 cm da superfície frontal é de 18 laçadas em 26 carreiras, a faixa elástica é de 16 laçadas em 26 carreiras.
Para fazer um capuz você precisará do seguinte:
- fio acrílico – 200 g;
- agulhas de tricô (retas com travas ou circulares);
- vários marcadores de plástico;
- fita métrica, tesoura.
Instruções de tricô passo a passo:
- Monte 108 pontos nas agulhas circulares ou retas com limitadores e tricote um ponto canelado 2x2 de 3,0 cm (o primeiro e o último pontos são pontos de borda).
- Em seguida, continue tricotando 22,5 cm com a superfície da frente.
- Para desenhar a lapela da parte frontal do capuz, divida o número de laçadas por 2 (coloque um marcador) e tricote cada parte simétrica separadamente.
- Tricotar 54 pontos até o marcador, vire o trabalho e tricote até o final da carreira na direção inversa.
- Em seguida, da mesma forma, feche 34 laçadas na seguinte ordem: 4 carreiras/1 p, 3 carreiras/2 p, 2 carreiras/3 p, 1 carreira/4 p. Em seguida, feche as laçadas restantes da carreira com laçadas em tricô.
- Tricotar a parte simétrica da aba frontal do capuz de forma semelhante, em imagem espelhada, fechando a carreira com alças faciais.
- Para a gola, monte 96 pontos em agulhas circulares ou de ponta dupla e tricote em ponto circular fechado usando um ponto canelado 1x1 ou 2x2 até uma altura de 20,0-25,0 cm.
- Na última carreira da gola, feche as laçadas, ponto meia com ponto meia e frente com frente.
- Conecte e costure a borda inferior do capuz e a borda inferior da gola.
Para facilitar o ajuste e a costura das peças, ambas as partes do capuz devem ser fixadas primeiro com alfinetes, esticando uniformemente o elástico da gola.
"Bashlyk" original com tranças e pompom
Como tricotar um gorro para mulheres "Bashlyk" é mostrado no diagrama-descrição detalhado abaixo no texto. Estruturalmente, este capuz é uma peça única feita de um cachecol longo com capuz. O toucado é fácil de tricotar, mesmo para tricoteiras iniciantes, e a principal característica do produto é um lindo padrão, franjas e uma borla divertida no topo da cabeça.
Para trabalhar no produto você precisará de:
- lã e fio acrílico – 500 g;
- agulhas retas com stoppers;
- agulhas de tricô para tranças e cordões;
- marcadores de plástico;
- fita métrica, tesoura.
Andamento do trabalho, ações passo a passo:
- Monte 46 pontos e tricote o tecido rigorosamente de acordo com o molde.
- Quando o comprimento do cachecol atingir 95,0 cm, no lado direito do tricô (após o ponto meia), comece a adicionar laçadas para o capuz. Para fazer isso, em cada 2ª carreira você precisa adicionar 1 laçada 12 vezes. Os laços adicionados são decorados com um padrão de “saliência”.
- Usando este método, tricote 30,0 cm de tecido e, em seguida, exatamente o oposto, diminua 1 laçada 12 vezes.
- Depois de todos os pontos do capuz terem sido diminuídos, tricote a 2ª parte do cachecol – 95,0 cm de acordo com o padrão. Após terminar de tricotar o cachecol, feche as laçadas e corte o fio de trabalho.
- Em seguida, dobre o cachecol ao meio e costure o capuz a partir da coroa em ambos os lados a uma distância de 30,0 cm. Costure um pompom ou borla no capuz e faça uma franja nas pontas do cachecol.
Gorro quente com cachecol e cordão
O design deste gorro feminino é composto por 2 peças simples, que podem ser tricotadas em agulhas de tricô, separadamente ou juntas. Para fazer um capuz tipo snood, recomendamos o elástico inglês (patenteado), que fica bonito em fios grossos, tem boa elasticidade e é muito fácil de tricotar.
Para fazer um capuz você precisará de:
- fio de melange – 400-600 g;
- agulhas de tricô retas com stoppers (ou agulhas de tricô circulares com cordão);
- agulha de crochê;
- marcadores de plástico;
- fita métrica, tesoura.
Descrição passo a passo do processo de tricô:
- Levando em conta a densidade do seu estilo de tricô, monte pontos nas agulhas de tricô para obter uma seção de 22,0 cm.
- Tricotar 3,0-5,0 cm com um elástico 1x1 (ou 2x2).
- Em seguida, tricote 76,0 cm com elástico inglês (veja o diagrama acima). Como resultado, você deve obter um quadrado medindo 44,0 x 76,0 cm - este é o exaustor. Como tricotar uma touca feminina com elástico inglês: 1 borda. p., 1 pessoa. p., 1 laçada, 1 tricô. pág. remover sem tricotar, 1 pessoa. p., 1 laçada e 1 tricô. pág. sem tricotar - e assim por diante até o final da carreira. Na próxima carreira - 1 borda. p., 1 pessoa. pág. e 1 laçada, 1 tricô, 1 laçada, 1 tricô. pág. sem tricotar e assim por diante.
- Dobre a parte do capuz ao meio e costure uma das bordas com um ponto tricô.
- Tricotar outro retângulo (laço) medindo 42,0 x 150,0 cm usando o mesmo padrão. Para facilitar o trabalho, o laço pode ser tricotado com agulhas circulares, sem costura. Para formar o cordão, tricote um elástico 1x1 (ou 2x2) ao longo da borda superior da peça com agulhas de tricô menores, depois vire-o e faça a bainha com um ponto tricô ou overlock.
- Em seguida, costure os 2 quadrados conectados resultantes de acordo com o diagrama acima. Use uma agulha de crochê para fazer um cordão e passe-o pelo cordão do laço.
Padrões de modelos para meninas
Os gorros para meninas são um item muito confortável e funcional que protege perfeitamente a cabeça e o pescoço da criança do vento frio e do frio. Até pouco tempo atrás, esse acessório de cabeça para bebês era apresentado na forma de boné-capacete, mas com o tempo, as tendências da moda afetaram esse tipo de roupa infantil.
Agora, os gorros infantis se tornaram mais diversificados em termos de design, cor, técnica de tricô e método de acabamento. Claro que toda mãe e avó quer vestir sua amada menina não só para que ela fique “quente”, mas também pelo menos “originalmente”.
"Raposa Vermelha"
Este modelo de touca é feito de uma única peça de malha com acabamento, cordão e orelhas decorativas. Para tricotar, recomendamos usar fios volumosos e leves, com a cor característica de um casaco de pele de raposa.
Para tricotar o gorro "Red Fox" você vai precisar de:
- fio (lã, semilã) – 250-300 g;
- agulhas de tricô com cordão, circulares;
- gancho;
- marcadores de plástico;
- fita métrica, tesoura.
Instruções de tricô passo a passo:
- Monte 70 pontos usando agulhas de tricô e linha de pesca.
- As carreiras 1, 2, 3 e 4 são tricotadas em círculo, sem costura de conexão, em ponto meia (frente e verso com alças frontais).
- As carreiras 5, 6, 7 e 8 são tricotadas em redondo em cor contrastante, usando a superfície frontal (lado frontal do tricô – alças frontais, lado avesso – alças posteriores).
- Das carreiras 9 a 20, tricote o tecido do capuz na cor principal com a superfície frontal em redondo.
- Na carreira 21, tricote 35 pontos de acordo com o padrão e coloque um marcador. Vire o trabalho e tricote o tecido em ponto meia de marcador a marcador, ou seja, uma carreira de virada, até a carreira 60.
- Em seguida, dobre a parte superior do capuz ao meio e costure-o em um canto.
- Faça crochê na borda da parte da frente. Tricotar 3-4 carreiras de pontos baixos e virar a tira de acabamento para a frente, prendendo as orelhas simultaneamente. O detalhe "Olho" é composto por 2 cantos pareados: 2 partes. do fio da cor principal e 2 partes. do branco. Monte 10 pontos na agulha de tricô e tricote o tecido com a superfície da frente, fechando 2 pontos em 1 ponto no final da carreira. Faça todas as 4 orelhas dessa maneira. Depois, dobre as peças em pares e faça pontos baixos.
- Torça um cordão longo com o fio e puxe-o pelas alças do capuz, puxando o tecido na altura do pescoço (veja o diagrama abaixo).
Chapéu com flagelos
Este modelo de capuz protege perfeitamente a cabeça, as orelhas e o pescoço do bebê do frio, do vento cortante ou da chuva. O gorro é um chapéu macio e confortável, capacete e babador em um só modelo e certamente agradará a pequena beleza.
O que você precisa para trabalhar:
- fio macio – 150 g;
- agulhas retas com stoppers;
- agulhas de tricô com cordão (circular);
- gancho;
- agulhas auxiliares de tricô para tranças;
- marcadores de plástico;
- fita métrica, tesoura.
Instruções passo a passo para tricotar um gorro infantil:
- Monte 7 pontos usando agulhas de tricô retas e tricote 125 carreiras em ponto meia para criar uma faixa canelada. Em seguida, a partir da trança da borda da peça resultante, faça 1 carreira de pb e monte 106 laçadas novamente nas agulhas de tricô retas.
- Em seguida, você precisa continuar tricotando de acordo com este padrão - *1 borda. p., 2 fora. p., 6 pessoas. pág. (bandeira), 2 fora. p., 4 pessoas. pág. (ponto meia)**, 2 pessoas. p., 2 pessoas. pág. (ponto meia), 1 borda. pág.
O segmento *** é o rapport do padrão repetitivo.
A “bandeira” é formada por 6 laçadas em carreiras da seguinte forma: 1 carreira. pessoas. pág., 2 pág. fora. pág., 3 pág. – Transfira 3 pontos para uma agulha de tricô adicional na frente do trabalho e tricote os próximos 3 pontos. p., retorne as laçadas removidas para a agulha de tricô principal e tricote-as como laçadas frontais. Em seguida, no lado avesso, tricote as alças do “torniquete” com alças de tricô e, no lado da frente, com alças de tricô.
- Tricotar 43 carreiras de acordo com este padrão. Em seguida, divida a 44ª carreira em 3 seções, de modo que haja 36 laçadas no meio, e comece a tricotar a parte superior do capuz, como o calcanhar das meias. Para fazer isso, tricote esta carreira da seguinte maneira: tricote 36 laçadas de acordo com o padrão, apenas no "torniquete" de 6 laçadas faça 4 laçadas (feche 2 pontos em cada "torniquete"), tricote o meio da maneira usual e faça a seção restante como uma imagem espelhada da seção inicial.
- A carreira 45 é tricotada de acordo com o padrão, mas a 36ª laçada no centro deve ser conectada à laçada seguinte. Vire o trabalho e comece a carreira 46 removendo 1 ponto sem tricotar, e tricote todos os pontos restantes da mesma forma que na carreira 45. Vire o trabalho novamente.
- Continue tricotando de acordo com este padrão até a carreira 51. Nas carreiras 51 e 52, diminua usando a parte central da peça. Para fazer isso, em cada 6ª carreira de ambos os lados você precisa diminuir 1 p até que restem 16 laçadas na agulha de tricô. Em seguida, continue tricotando de acordo com o padrão até que todas as laçadas laterais tenham desaparecido. Depois disso, feche as laçadas restantes da borda e corte o fio de trabalho.
- Para formar o pescoço, monte 5 correntinhas a partir da borda inferior do capuz. p., 74 laçadas da borda do produto e mais 5 corr. pág. Em seguida, continue tricotando de acordo com o seguinte padrão: 1 borda. p., 6 pessoas. pág. (ponto meia), *2 pessoas. p., 6 pessoas. pág. ("flagelos"), 2 pessoas. p., 5 pessoas. pág. (ponto meia)**.
A seção de padrão *…** deve ser repetida 4 vezes.
- Em seguida, adicione 2 pessoas. p., 6 pessoas. pág. ("flagelos"), 2 pessoas. p., 6 pessoas. pág. (ponto meia) e 1 borda. pág. Não se esqueça de formar uma tira em ambos os lados do tricô - 5 pessoas. pág. (ponto meia).
A casa de botão é tricotada da seguinte maneira: montar 3 pontos meia. pág. (ponto meia), 2 laçadas e feche 2 laçadas. Na próxima carreira, trabalhando na direção oposta, faça 2 laçadas a partir de 2 laçadas de acordo com o padrão.
- Continue tricotando de acordo com este padrão e tricote 16 carreiras de acordo com o padrão, sem aumentos. Depois disso, o número de laçadas precisa ser aumentado adicionando laçadas adicionais do “torniquete” em ambos os lados (aumento – 10 laçadas em 1 carreira).
- Em seguida, vire o trabalho e tricote de 8 a 10 carreiras em ponto meia (ponto meia, barra do capuz na parte inferior). Em seguida, feche todas as laçadas e corte o fio de trabalho.
- Depois de terminar de tricotar o capuz, você precisa marcar a localização dos botões ao longo das alças da barra de fecho superior e costurá-los ao produto acabado.
Tricotar um gorro feminino em agulhas de tricô ajudará a aumentar significativamente o nível de profissionalismo na fabricação de malhas e a atualizar o guarda-roupa de chapéus de toda a família. Além disso, um gorro tricotado com as próprias mãos será, sem dúvida, motivo de orgulho especial para uma artesã iniciante.
Autor: Severyanochka
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre como tricotar um gorro com agulhas de tricô
Gorro de malha: