Acessórios chamados joelheiras são órteses que protegem contra hipotermia e lesões. Essas bandagens podem ser facilmente feitas em crochê ou tricô.
Mas com a ajuda dos segundos dispositivos, essas coisas se tornam mais densas e práticas. Pelas descrições de como fazer joelheiras, fica claro que elas podem ser tricotadas com agulhas de meia, usando vários fios de lã.
Seleção de fios e agulhas de tricô
A tonalidade da linha para joelheiras pode ser absolutamente qualquer. Geralmente eles escolhem o que mais gostam. Para adultos, fios lisos são adequados, e para jovens, você pode escolher cores alegres. Os fios devem ser de composição lanosa. Somente com elas você consegue obter joelheiras realmente quentes e grossas.

A tabela a seguir apresentará os tipos de agulhas de tricô e para que elas servem:
Tipo de ferramentas (raios) | Para que elas são adequadas? |
Auxiliar (cacheado e curto) | Enfeites e detalhes de tricô |
Direto (dispositivos pareados com limitadores) | Fazendo telas uniformes |
Meias (retas e curtas, 4-5 peças) | Meias de tricô ou peúgas |
Circular (2 dispositivos retos conectados por um cabo flexível) | Fazendo uma tela ou tricotando em círculo |
Tricotar joelheiras com agulhas de tricô (a descrição é fácil até para iniciantes) na verdade não é muito difícil. Diagramas práticos explicam em detalhes e passo a passo como fazer esses itens de guarda-roupa. Bandagens bem projetadas seguram firmemente as articulações das pernas e se ajustam perfeitamente aos joelhos.
Cada conjunto de agulhas de tricô tem seu próprio número que indica seu tamanho. Dispositivos muito grossos fazem com que o padrão fique imperceptível e solto, enquanto os finos apertam demais o tecido. O número de raios é determinado pela sua espessura. Então, por exemplo, se for 2º, significa que a espessura dos dispositivos é 2 mm.
Uma maneira adequada de determinar o tamanho das agulhas de tricô é determinar esses parâmetros em relação ao número de fios. Se, por exemplo, a espessura do fio for de 2 mm, as agulhas de tricô mais adequadas para elas serão aquelas marcadas com o número 3. Para fios volumosos, os dispositivos de tricô devem diferir em espessura dos fios em 2 a 3 mm.
Em comprimento, as agulhas de tricô são:
- flexível (45 cm);
- reto (25 ou 36 cm);
- circular (com comprimento de conexão de 40-90 cm);
- de dois gumes (18 ou 25 cm).
As seguintes agulhas são consideradas não padronizadas:
- circular, 29 cm;
- reto (18 cm);
- de dois gumes (36 cm).
O comprimento do cordão nas agulhas de tricô circulares deve ser de 80 cm ou mais. Isso tornará as joelheiras mais fáceis e rápidas de tricotar, especialmente para iniciantes. Para evitar que os produtos acabados formem bolinhas quando usados, as agulhas de tricô escolhidas são 2 tamanhos mais grossas do que as marcações nos próprios fios.
Como os iniciantes geralmente tricotam muito apertado, eles devem escolher equipamentos para isso que sejam de 0,5 a 1 tamanho maior do que aqueles adequados para um fio específico. Para tricotar peças maiores, escolha os dispositivos mais longos.
Dependendo do material, as agulhas de tricô são:
- plástico, que são leves e flexíveis; mas também são muito escorregadios e não são adequados para criar coisas grandes;
- bambu ou madeira; são leves e ideais para seda ou viscose; tais dispositivos são convenientes de usar;
- os de metal, que são usados para tricotar produtos de lã.
Até mesmo iniciantes podem tricotar joelheiras com agulhas de tricô (a descrição segue no texto). É melhor que tais produtos sejam feitos de lã. Isso os torna bastante quentes e curativos para as articulações. Afinal, as fibras naturais são consideradas mais ecológicas do que as artificiais ou acrílicas.
As seguintes agulhas de tricô são adequadas para fios incomuns:
- para angorá e mohair - 2 mm mais grosso que o fio, para que os itens acabados sejam arejados e leves;
- para lycra, agulhas selecionadas pelo método padrão são adequadas;
- Para fios sintéticos e de pelo longo, escolha agulhas de tricô número 5 ou 6.
Joelheiras de lã tricotadas
O padrão para tricotar joelheiras é dividido nas seguintes etapas:
- Primeiro, as dimensões são calculadas. Para isso, meça a junta com uma fita métrica e anote o resultado no papel.
- O número de laçadas para tricô circular é calculado com base na circunferência do joelho.
- Eles começam a trabalhar no elástico (1x2) do produto. É tricotado de baixo para cima.
O padrão desta parte se parece com isto:
- 1ª carreira: 1 meia, 2 tricô e depois repita o padrão até o final.
- O próximo círculo ou carreira é tricotado de forma semelhante ao 1º, ou seja, pontos meia sobre pontos meia e pontos meia sobre pontos meia.
- Tricotar 10 carreiras de elástico e mudar para a parte canelada da joelheira.
- Para isso, 6 laçadas elásticas são tricotadas em forma de ponto meia. As próximas 2 carreiras são feitas de maneira semelhante. Os próximos círculos são tricotados com a superfície frontal, capturando adicionalmente as repetições das laterais do elástico. No total, depois disso você deve ter 9 tiras com laçadas em tricô.
- Continue tricotando da mesma forma que no passo anterior, mas com diminuições em vez de aumentos, até que restem 6 laçadas nas agulhas.
- Mude para tricô elástico. Isso é feito até atingir um tamanho de 10-20 cm.
Dicas e truques
Para escolher o fio e as agulhas de tricô corretos, você precisa tricotar uma amostra com 10 laçadas e 5 carreiras antes de começar a fazer as joelheiras. Em seguida, usando esse layout, a densidade do produto é analisada e o número total de loops é calculado.
Para padrões com tranças e laçadas cruzadas, agulhas de tricô 1,5 mm maiores que o tamanho do fio são adequadas. Com essa abordagem, os tecidos acabados ficam muito mais soltos, porque esse método de tricô em si é bastante denso.
Agulhas de tricô 0,5 mm mais finas que o fio são escolhidas para:
- trabalhar com laços caídos ou estendidos;
- tricô com laçadas;
- padrões vazados.
O elástico na parte inferior do tecido é tricotado com dispositivos 1 mm mais finos que as agulhas de tricô usadas para criar o produto principal. Devido a isso, as pontas do tecido acabado não esticam. Para uma execução mais densa e agulhas finas, eles tentam pegar um pouco mais de linha do que o necessário.

Para garantir um ajuste mais firme das alças ao tricotar joelheiras, é necessário selecionar as agulhas de tricô corretas. O número delas deve corresponder ao fio. Geralmente é indicado em novelos de linha.
Pelo de cachorro é o melhor material para fazer joelheiras caseiras e médicas. Este material aquece perfeitamente as articulações doloridas durante processos inflamatórios nas pernas.
Tricotar joelheiras com agulhas de tricô (descrições e instruções para sua criação sempre podem ser encontradas em determinados recursos) vale a pena para aqueles que constantemente têm problemas nas articulações das pernas. Esses acessórios quentes aquecerão e curarão seus donos. Esses itens evitam que os joelhos fiquem hipermóveis e ajudam as pessoas a continuar se movimentando e trabalhando normalmente.
O fio Artemis é feito de lã de ovelha e penas de coelho angorá. Se você tricotar joelheiras com ele, ele proporcionará calor seco e acelerará a circulação sanguínea. Os produtos feitos com ele são muito macios e hipoalergênicos.
![]() | ![]() |
Fio de pelo de cachorro | Fio Artemis de lã de ovelha e penas de coelho angorá |
Elastano e lycra, que estão incluídos na composição dessas joelheiras:
- prolongar a vida útil dos acessórios de malha;
- proporcionar mobilidade e conforto às articulações;
- evitar que os fixadores se movam e deslizem.
Os seguintes tipos de fios são mais adequados para criar joelheiras quentes:
- Troitskaya ou Lada (os produtos feitos com ele têm características de alta condutividade térmica e um brilho levemente perceptível), tecidos feitos com ele, com os devidos cuidados, permanecem sempre limpos e lisos. Esses fios têm cores ricas.
- Semi-lã Alize Lanagold, produção turca. Os produtos feitos com ele são leves e quentes. Eles também não tendem a perder a aparência ou esticar. Isso se deve ao conteúdo sintético dos fios.
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
- Yarnart Alpina Alpaca, produz itens muito quentes e resistentes a danos.
- Pekhorka estilo arco-íris (dois fios), esses fios são levemente fofos, e os padrões deles são dispostos em listras.
- Pekhorka de camelo, as coisas feitas a partir dele são: medicinais; higroscópico; isolante térmico.
- Laika Color City (Lã Merino e de cachorro), retém o calor e protege contra: radiculite; osteocondrose; reumatismo.
- Kamtex é uma borda de lã de ovelha com espessura média de fio.
Para fortalecer ainda mais as joelheiras na hora de tricotá-las, você pode usar um elástico duplo no início e no final do trabalho. Ao criá-lo, na primeira carreira, as alças da frente e de trás são alternadas. Depois, os primeiros são tricotados e os segundos são simplesmente removidos com outra agulha de tricô.
Depois disso, os pontos da frente são deixados inalterados, mas os pontos de trás são trabalhados conforme o esperado. O elástico finalizado lembra um ponto meia dobrado ao meio.
O elástico para joelheiras pode até ser trançado. Ele é usado para fazer tanto bordas simples quanto o produto inteiro. O elástico é executado da maneira padrão até que o oblíquo atinja uma certa altura.
Onde esse elemento começa a enrolar, as alças frontais tricotadas começam a mudar de lugar, uma a uma. Depois, eles prosseguem normalmente até o próximo transplante.
Existe outra versão do elástico, que é chamada de “bêbado”. Consiste em um padrão com 6+2 loops. A primeira carreira começa com 4 pontos meia e 2 pontos meia. Em seguida, o padrão é repetido até o final do círculo, finalizando-o com 4 pontos tricô. A segunda carreira é feita de acordo com o molde. A terceira carreira começa com 3 pontos tricô.
A próxima laçada é removida para uma agulha de tricô adicional atrás do produto. Em seguida, faça 1 ponto meia e tricote a laçada previamente reservada. O próximo ponto frontal é deixado na frente do tecido em um dispositivo auxiliar.

Em seguida vem 1 ponto frontal e depois 1 ponto traseiro de uma agulha de tricô adicional. E assim eles repetem até o final do círculo, finalizando todos os 3 com laçadas em tricô. A 4ª carreira é feita de acordo com o molde. Depois disso, tudo se repete desde o começo.
É necessário tricotar joelheiras com agulhas de tricô (a descrição desse processo pode conter várias opções para criar esses acessórios), pelo menos para evitar o congelamento em frio intenso.
Esses produtos são criados como uma única peça de tecido, que depois é costurada, ou de acordo com o princípio da meia. Na segunda opção, órteses de lã caseiras são tricotadas em 5 agulhas de tricô.
As melhores joelheiras são consideradas de lã ou semilã:
- Antes de começar a tricotar, você precisa decidir a densidade do tecido. Para isso, tricota-se um quadrado de 10x10 cm com agulhas de tricô. Em seguida, o número de linhas e loops resultantes é contado. Depois disso, meça a perna, recuando cerca de 15 cm a partir do joelho.

- Em seguida, calcule o número de laçadas que serão necessárias para tricotar uma joelheira com a largura ideal. Em seguida, o comprimento final do produto é determinado. Em seguida, o número de linhas é calculado. Para um produto liso e bem ajustado, recomenda-se que ele fique na altura do joelho ou no meio da panturrilha.
- As joelheiras podem ser tricotadas na forma de um elástico de meia. Para criá-los, use 5 agulhas de tricô finas. O número ideal de laçadas é dividido em 4 e colocado em todas as agulhas de tricô, deixando 1 vazio para o trabalho. Depois disso, as joelheiras são tricotadas em círculo com alças frontais e traseiras.
Os elásticos podem ser deixados apenas nas pontas dos acessórios que estão sendo criados. Um espaço suave é criado entre eles usando laços faciais, sem usar nenhum laço traseiro.
- Outro método para criar uma joelheira é tricotar um quadrilátero e seus lados. O produto final é então simplesmente costurado ao longo das bordas. Ou seja, antes disso, ele é tricotado com agulhas de tricô em forma de elástico ou ponto meia no comprimento desejado.
Para tricotar joelheiras masculinas, costuma-se usar fios mais espinhosos, por exemplo, pekhorka semi-grosso feito de 100% lã de ovelha. Ao criar esses itens, use 1,5 novelos de lã de 2 fios e agulhas de meia de 3,5 mm.
As joelheiras são feitas de forma circular, de cima para baixo, com diminuição gradual das laçadas. As protuberâncias nos joelhos são criadas usando carreiras encurtadas para que os produtos acabados não estiquem depois.
Neste caso, também é utilizado um padrão chamado Rice, e as áreas abaixo do menisco são tricotadas com a superfície frontal. Se desejar, elásticos podem ser puxados entre as alças das bordas.
As alças nas joelheiras são reduzidas da seguinte forma:
- Nas 3 carreiras externas do elástico localizado na parte superior, nas carreiras em meia, tricote 2 laçadas juntas (nas agulhas 1ª e 4ª).
- No 13º círculo, as ações anteriores são repetidas 2 vezes.
- Na linha 14 – 1 vez.
- Na carreira 15 – 2 vezes.
- Após passar para a parte principal, a diminuição (na forma de 2 pontos tricô juntos) é feita no início de 1 agulha de tricô.
- Em seguida, no meio do trabalho, diminua 2 laçadas nas agulhas 1 e 4 novamente.
- Todas as diminuições devem ser feitas na parte de trás da joelheira. O punho inferior do produto é feito de forma simplesmente reta.
Joelheiras, especialmente se forem feitas de lã, são itens muito úteis e saudáveis. Para tricotá-los, você precisará de alguns novelos de lã natural e agulhas de tricô.
Essas coisas são indispensáveis para um estilo de vida ativo e também são necessárias para manter os pés aquecidos em casa e ao ar livre. Você pode aprender a tricotar esses acessórios por conta própria a partir das descrições de sua criação.
Para criar joelheiras mais quentes e confortáveis, com uma sanfona no meio, você precisará de:
- marcadores;
- agulhas de tricô;
- 100 g x 300 m de fio de lã de cão de ovelha.
Instruções:
- Primeiro, tricote a parte superior em forma de elástico 1x1 a partir de 10 carreiras circulares.
- Eles passam a fazer a parte canelada de 12 laçadas. Para fazer isso, coloque um marcador e tricote-os como pontos da frente.
- O trabalho é novamente marcado com um limitador, é virado e são realizados 12 pontos meia.
- O tecido é trocado novamente e o número anterior de pontos é tricotado. Depois o tricô continua em círculo.
- No elástico inferior, em 2 lados dos pontos de laçada, diminua uma laçada em cada carreira. O número total de loops permanece o mesmo.
- Coloque um marcador, tricote 14 pontos tricô e coloque um batente novamente.
- Depois de virar, faça 14 laçadas frontais e mova novamente o produto para o outro lado.
- Em seguida, faça 14 pontos tricô e continue tricotando em círculo.
- Coloque um marcador e tricote 16 pontos.
- Depois vem o limitador e 16 purl.
- Depois de virar o tecido, tricote 16 laçadas frontais.
- Em seguida, continue até o final do círculo, usando as alças do elástico 1x1.
- Quando houver 34 laçadas no acordeão, o produto é tricotado mais 4 cm sem alterações. Depois a parte nervurada vai diminuindo gradativamente: marcador; 34 faciais; marcador; vez; 34 tricô; vez; 34 faciais; Elástico 1x1 até o final do círculo; marcador; 32 tricô; marcador; vez; 32 faciais; vez; 32 tricô; Elástico 1x1 até o final da carreira; marcador; 30 faciais; marcador; vez; 30 tricô; vez; 30 faciais; elástico até a ponta; então continue da mesma maneira até que restem 12 laçadas na parte canelada.
Depois de tudo isso, eles passam a tricotar um elástico 1x1 e fazem isso até atingir 3 cm de comprimento. Após o loop, eles começam a diminuir para que as joelheiras não escorreguem da perna. Para fazer isso, faça 7 laçadas com um elástico e depois tricote as próximas 3 juntas. Em seguida, faça mais 4 cm de elástico e feche as laçadas.
Todos os tipos de joelheiras, tanto as de malha quanto as fabricadas em fábrica, fixam as articulações de forma confiável. Ataduras de lã feitas em casa para as pernas ajudam a curar processos inflamatórios, como artrose ou artrite. Você pode tricotar esses acessórios para os joelhos usando agulhas de tricô, seguindo descrições e padrões especiais.
Vídeo sobre tricô
Como tricotar joelheiras com agulhas de tricô: