Inspirado nas ideias e usando um pouco de imaginação, você pode dar outra vida às garrafas de vidro vazias que se acumulam em sua casa. Levará um pouco de tempo para transformar recipientes de vidro em itens úteis e decorativos com suas próprias mãos, o que criará aconchego em sua casa, casa de veraneio ou jardim. Os artesanatos originais feitos com esses recipientes se tornarão um destaque brilhante no interior ou exterior de qualquer casa.
Características do trabalho com garrafas de vidro
Antes de iniciar o trabalho, é recomendável colocar o recipiente de vidro em uma bacia com água por 15 minutos. Isso é necessário para remover facilmente etiquetas encharcadas, resíduos de cola e sujeira. Para fazer artesanato, você pode usar a garrafa inteira, mas muitas vezes é necessário cortar o recipiente em 2 ou mais partes.
Isso pode ser feito de várias maneiras, mas certifique-se de tomar precauções de segurança.
Método de corte de recipientes de vidro | Materiais e ferramentas | Descrição do processo |
Cortador de vidro | Garrafa, cortador de vidro, marcador, água quente e fria | Você pode usar um cortador de vidro feito em fábrica ou um feito por você. Ao cortar, faça 1 passada. Isso ajudará a obter bordas de corte uniformes. Para facilitar a separação das partes do recipiente, é necessário despejar água quente ao longo da linha de corte. Mergulhe imediatamente o copo aquecido em água fria. Como resultado da redução da temperatura, o vidro quebrará ao longo da linha de corte. |
Chama de vela | Garrafa, marcador, vela, pedaço de gelo | Use uma caneta hidrográfica para marcar a linha do futuro corte no vidro. Aqueça a área da linha sobre a chama de uma vela, girando o frasco uniformemente. Em seguida, resfrie o copo aquecido com gelo e quebre o recipiente com uma leve batida. |
Corda em chamas | Garrafa, barbante natural, acetona, recipiente com água gelada | Corte um pedaço de barbante longo o suficiente para dar várias voltas no recipiente. Mergulhe a corda em acetona. Após uma imersão generosa, enrole a garrafa ao longo da linha pretendida para o futuro chip, amarre bem as pontas e corte o excesso.
Mantendo o recipiente na horizontal, acenda o barbante. A garrafa deve ser girada para garantir aquecimento uniforme. Quando o fogo terminar de queimar, você deve colocar imediatamente a garrafa em uma tigela com água fria. Devido à mudança brusca de temperatura, uma rachadura se forma na linha do fio amarrado. Depois disso, você deve separar os pedaços de vidro manualmente. |
Após cortar o recipiente de vidro, é necessário lixar as bordas cortadas. Você precisa trabalhar com cuidado, pois o pó fino de vidro voa e pode danificar seus olhos. A maneira mais segura de lixar é usar uma lixa ou lima debaixo d'água. Você também pode despejar água na lixa e mover rapidamente a borda cortada sobre ela.
Nas master classes abaixo, um cortador de vidro é usado para o trabalho, mas a garrafa pode ser cortada de qualquer maneira que seja conveniente para todos.
Artesanato com garrafas de vidro para decoração de interiores
Artesanatos feitos com garrafas de vidro podem complementar perfeitamente o estilo do interior, criando um clima positivo nele. Você só precisa decidir exatamente onde quer usá-los e escolher o leque de possibilidades.
Vasos de flores
Com recipientes de vidro você pode fazer não apenas um vaso de flores bonito, mas também um vaso de flores “inteligente”.
Para artesanato você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- garrafa de vinho;
- cortador de vidro;
- marcador;
- roda de esmeril;
- Terra;
- líquido;
- vaso de flores;
- água.
Aula magistral:
- Use um cortador de vidro para cortar o recipiente de vidro ao meio.
- Lixe as bordas do produto com uma lixa.
- Despeje água no fundo do recipiente.
- A parte superior do produto deve ser virada para baixo, uma rede deve ser colocada ali e preenchida com terra. Um longo pedaço de corda de malha deve ser passado pelo pescoço.
- Plante a planta no solo e coloque este recipiente no fundo da garrafa. O pescoço e a corda ficarão na água, então a flor sempre terá acesso à umidade. Você só precisa adicionar água periodicamente ao recipiente inferior.
Castiçais
Um castiçal de garrafa é muito prático de usar, pois o vidro retém com segurança a cera ou parafina derretida. A maneira mais fácil de fazer um artesanato é usando a metade inferior de uma garrafa.
Para trabalhar você precisará de:
- garrafa;
- cortador de vidro;
- parafina;
- pavio;
- marcador;
- arquivo;
- prendedor de roupa.
Aula magistral:
- Use um marcador para marcar uma linha no vidro onde o corte precisa ser feito.
- Corte o recipiente usando um cortador de vidro ou qualquer outro método.
- Separe as duas metades da garrafa com as mãos e lime as bordas até que fiquem perfeitamente lisas. A parte inferior é necessária apenas para fazer um castiçal, e a parte superior pode ser usada como uma luminária, o que será discutido na próxima master class.
- Derreta a parafina em banho-maria, deixando um pequeno pedaço seco para o próximo passo.
- Coloque um pedaço de pavio na base do castiçal e prenda-o com parafina seca. Prenda a parte superior do pavio com um prendedor de roupa colocado em cima do castiçal.
- Com cuidado, sem mover o pavio, despeje a parafina derretida na metade do frasco. Deixe secar por 1–2 horas.
Se você não quiser derreter e despejar parafina, você pode inserir uma vela grossa adequada no castiçal.
Luminárias
A luz artificial não é páreo para uma vela acesa sob uma garrafa. Um abajur feito à mão enche a atmosfera do ambiente com um efeito de aconchego, mistério e romantismo.
Para fazer isso você precisa:
- garrafa de gargalo longo;
- vela;
- tábua de madeira;
- marcador;
- cortador de vidro;
- arquivo.
Aula magistral:
- Prepare uma garrafa bonita. Pode ser completamente transparente ou levemente colorido. Lâmpadas translúcidas azuis, vermelhas e verdes ficam lindas.
- Marque a linha de corte com um marcador. As tampas das garrafas são usadas para lâmpadas, mas seus tamanhos podem variar. Você pode usar metade do frasco do produto, ou um recipiente com a altura toda dele, cortando apenas o fundo.
- Corte a garrafa ao longo da linha marcada usando um cortador de vidro.
- Lixe as bordas.
- Coloque uma vela grossa sobre uma tábua de madeira, acenda-a e cubra-a com uma tampinha de garrafa.
Composições de 3 a 5 lâmpadas de tamanhos diferentes parecem originais.
Ganchos para roupas
A ideia de ganchos feitos de recipientes de vidro foi introduzida pela empresa Lucirmas. Depois disso, cabides ecológicos elegantes começaram a decorar muitos corredores e banheiros.
Para fazer esse produto você mesmo, você precisará de:
- garrafas de vinho;
- base do espelho;
- cortador de vidro;
- arquivo;
- unhas líquidas.

Aula magistral:
- Usando um cortador de vidro, corte as garrafas em ângulo para que elas caibam na parede no ângulo desejado.
- Pendure a base na parede.
- Usando pregos líquidos, cole a extremidade cortada do pescoço de vidro no espelho. Você pode decorar as marcas de cola no gancho, se houver, com um cordão.
Para a cozinha
Os artesanatos feitos com garrafas de vidro são usados não apenas como decoração, mas também como itens úteis, frequentemente utilizados na cozinha. A partir desses recipientes, você pode fazer utensílios de mesa, vasos e prateleiras exclusivos que darão individualidade à sua cozinha e enfatizarão seu senso de estilo.
Pratos
Em casa, você pode fazer um copo e uma taça com uma garrafa. Para artesanato você precisará de:
- garrafa;
- caneta hidrográfica;
- cortador de vidro;
- arquivo;
- cola.
Aula magistral:
- Use uma caneta hidrográfica para marcar a garrafa em duas partes iguais.
- Corte o recipiente ao longo da linha desenhada com um cortador de vidro.
- Lixe cuidadosamente as bordas de ambas as metades. O fundo polido da garrafa já é um copo.
- O gargalo da parte superior precisa ser parafusado com uma rolha e colado a ele a base de um vidro quebrado ou um círculo de vidro cortado e polido, por exemplo, o fundo de outra garrafa. Vire o produto de cabeça para baixo e o vidro estará pronto.
Garrafas cortadas no sentido do comprimento são usadas como pratos originais. Você também pode fazer pratos planos com recipientes de vidro, mas para isso é preciso entrar em contato com uma oficina de sopro de vidro. Lá, em altas temperaturas, os artesãos darão aos recipientes de vidro diversos formatos.
Se você colocar uma pequena bandeja ou prato de plástico em cima, tendo primeiro feito um furo redondo neles, você obterá um maravilhoso produto multifuncional - um vaso com um prato para sobremesas. Pode ser pintado e decorado com miçangas, pedras ou pode ser aplicada uma imagem utilizando a técnica de decoupage.
Vasos
Uma garrafa de vidro é um vaso pronto. Basta decorá-lo ao seu gosto e colocá-lo em um lugar de destaque. Uma das maneiras simples, mas eficazes de decoração é pintar a garrafa e adicionar alguns elementos a ela.
Para artesanato você precisará de:
- a garrafa tem um formato lindo;
- tinta acrílica bege;
- verniz acrílico;
- renda escura;
- esponja;
- pincel largo;
- lixa de grão fino.
Aula magistral:
- Lave e seque bem a garrafa antes de continuar pintando.
- Pinte o recipiente usando uma esponja. Ele deve ser mergulhado na tinta e aplicado na superfície da garrafa com movimentos precisos. Este método de pintura facilita a obtenção de uma superfície perfeitamente lisa.
- Lixe levemente a tinta seca e aplique outra demão. Deixe secar completamente.
- Usando um pincel largo, cubra a garrafa com uma fina camada de verniz acrílico.
- Imediatamente após aplicar o verniz, aplique um pedaço de renda escura no fundo da garrafa e pressione-o suavemente contra a superfície para que o material grude. Dessa forma, você pode prender uma tira estreita na parte superior do pescoço. Deixe o produto secar.
Prateleira
Para criar uma prateleira de cozinha você precisará de:
- 4 placas do mesmo tamanho;
- 8 garrafas;
- pino m10-2m e porcas com arruelas.
Aula magistral:
- Marque 4 furos ao longo das bordas de 2 tábuas (2 em cada borda).
- Faça furos com coroas de madeira. O diâmetro do furo deve ser maior que o diâmetro do gargalo da garrafa, mas menor que a largura máxima do recipiente.
- Faça um furo no centro de cada lado de cada placa usando uma broca de 12 mm.
- Monte a prateleira. Você deve começar pela primeira fileira, tendo inserido primeiro o acoplador na primeira placa. Coloque 4 garrafas na tábua e, em cima delas, coloque uma tábua com furos cortados. Em seguida, aperte o pino com porcas em ambos os lados e continue montando o produto da mesma maneira.
Para uma casa de campo
Artesanatos feitos com garrafas de vidro combinam perfeitamente com os elementos naturais da paisagem campestre. A combinação de vidro e vegetação é um tipo bem-sucedido de penetração de material artificial no ambiente natural. O vidro refrata e reflete lindamente a luz entre a grama verde e as flores vibrantes.
Mesa para casa de veraneio
Para fazer uma mesa para sua dacha, você precisa preparar:
- 3-4 garrafas de vinho grossas;
- escudo feito de madeira natural;
- quebra-cabeça;
- furadeira para madeira;
- furar.
Aula magistral:
- Usando uma serra tico-tico, corte tampos de mesa arredondados em madeira.
- Marque 3-4 pontos de apoio com um lápis e faça furos neles. Lixe tudo com cuidado.
- Insira os gargalos das garrafas nos furos. Pode ser necessário prender o furo com fita adesiva em um ponto para garantir que o tampo da mesa se encaixe perfeitamente nas pernas de vidro.
Canteiros de flores
Antes de começar a fazer um canteiro de flores com garrafas, você deve decidir seu formato e tamanho. Em seguida, para o trabalho você precisará de:
- garrafas – a partir de 50 peças (dependendo do tamanho do canteiro);
- pá ou enxada.
Aula magistral:
- Desenhe um esboço do canteiro de flores no papel e depois use uma enxada para traçar seus limites no chão.
- Usando uma pá ou enxada, cave uma vala de 15-20 cm de profundidade ao longo das linhas traçadas.
- Insira as garrafas na vala com os gargalos para baixo.
- Preencha os espaços vazios restantes com terra, compactando-a firmemente. Os recipientes devem ser aprofundados até a metade de sua altura.
Para um terreno de jardim
Artesanatos feitos com garrafas de vidro muitas vezes decoram áreas de jardim. Muitas pessoas querem decorar seu terreno de forma bonita, mas também prática, barata e simples. Recipientes de vidro são o material certo para essa finalidade.
Canteiros de flores de vários níveis
Criar canteiros de flores de vários níveis exige muito tempo e materiais, mas o resultado final vale a pena. Depois de preparar uma grande quantidade de recipientes de vidro, você pode começar a trabalhar.
Aula magistral:
- Use uma enxada para cavar uma vala de 15 cm de profundidade ao redor do canteiro de flores.
- Insira as garrafas de cabeça para baixo na vala.
- Adicione areia ou terra nos espaços vazios e compacte. Metade da altura de cada garrafa deve ficar acima do solo.
- Adicione outra camada de terra ao canteiro e assim feche-o com garrafas. O diâmetro de cada nível subsequente deve ser menor que o anterior. Você pode criar um número ilimitado de níveis, mas o nível mais baixo deve ser bem grande.
Caminho no jardim
Os artesanatos feitos com garrafas também podem ser bem grandes. Por exemplo, caminhos de jardim inteiros podem ser criados a partir de recipientes de vidro. Eles não prejudicam a flora do jardim e são seguros para a saúde. Caminhos feitos de recipientes de vidro de cores diferentes ficam especialmente engraçados. Você precisa pensar e desenhar o padrão desejado no papel com antecedência e coletar recipientes das cores desejadas.
É importante levar em conta que, por exemplo, o diâmetro de uma garrafa de champanhe é de 8,5 cm. Considerando folgas de 1-2 cm por 1 m². do caminho exigirá aproximadamente 100 unidades de recipientes de vidro. Uma garrafa de cerveja de meio litro tem um diâmetro de cerca de 7 cm. Portanto, para a mesma área, são necessárias 150 peças.
Aula magistral:
- Marque o perímetro do caminho usando pinos e barbante esticado. Se você planeja fazer um caminho sinuoso, pode usar uma mangueira de borracha. A largura adequada do caminho é de 50-70 cm.
- Cave uma vala ao longo do perímetro marcado. Sua profundidade deve ser aproximadamente a mesma que a altura da garrafa.
- Coloque um pouco de cascalho fino no fundo da vala, pressionando e nivelando com cuidado.
- Preencha a vala com uma camada de areia ou terra até 2/3 do tamanho.
- Encha recipientes de vidro com areia ou cascalho fino. Isso lhes dará maior força.
- Insira as garrafas no solo com o gargalo para baixo, batendo levemente com um martelo de borracha. Os recipientes podem ser colocados próximos uns dos outros ou deixar espaços de alguns centímetros entre eles. Usando uma tábua plana, você precisa alinhar as garrafas de cima para baixo para que elas fiquem no mesmo plano.
- Regue o solo nos espaços vazios. Depois preencha com areia seca. Regue novamente e adicione areia por cima. Os vãos superiores entre os recipientes podem ser preenchidos com pedras decorativas ou cascalho, ou até mesmo cobertos com argamassa de cimento. As garrafas devem ficar alguns centímetros acima do horizonte.
Além do fato de que criar artesanatos interessantes a partir de garrafas traz grandes benefícios para o interior e exterior da casa, também ajuda a resolver um sério problema ambiental. Muitos recipientes de vidro acabam em aterros sanitários e são reutilizados. Há uma grande oportunidade de combinar o cuidado com a sua casa e com o meio ambiente.
Vídeo sobre o tema: ideias de artesanato com garrafas de vidro
10 ideias de garrafas de vidro faça você mesmo: