Muitas artesãs experientes e novatas estão interessadas na questão de como tricotar meias bonitas e quentes para si mesmas e seus entes queridos. Para fazer isso, é importante decidir sobre as ferramentas adequadas, comprar fios e encontrar uma descrição detalhada e acessível do trabalho.
Escolhendo ferramentas: quanto mais fácil for tricotar
Todas as ferramentas para tricotar meias têm seus prós e contras:
- As agulhas de tricô são frequentemente usadas para tricotar meias em formato circular, bem como para fazer itens ornamentais com costura lateral. Iniciantes nem sempre conseguem lidar com essas ferramentas, que constantemente escapam dos laços. Tricoteiros experientes recomendam comprar agulhas de tricô que correspondam ao diâmetro do fio que você está usando. É mais fácil trabalhar se as ferramentas tiverem uma superfície fosca: assim elas não cairão do tricô.
- O anzol é usado por aqueles que estão acostumados a ele há muito tempo. A vantagem desse dispositivo é que ele exige apenas que uma volta seja segurada. Não há risco de desfiar acidentalmente uma meia que você começou a tricotar. Nem todas as artesãs gostam da aparência de um produto de crochê, já que as carreiras ficam bem visíveis no tecido. Mas esta ferramenta é popular para criar chinelos e meias infantis de formatos incomuns: sapatos, tênis.
- A técnica mista é usada por meninas que são igualmente proficientes em crochê e tricô ou que querem aprender esse ofício. As artesãs fazem a parte principal da meia em 5 ou 2 agulhas de tricô e depois usam uma agulha de crochê para finalizar a seção onde o elástico deve ficar.
Os tricoteiros iniciantes devem experimentar as duas opções para decidir qual ferramenta é mais confortável para eles.
Selecionando um material para tricô
Na hora de criar um acessório quentinho para o inverno, a preferência é por fios 100% lã. Posteriormente, muitas artesãs percebem seu erro. Este material é ecológico e aquece bem, mas os itens de guarda-roupa resultantes se desgastam rapidamente e perdem a forma.
Artesãos experientes aconselham como tricotar meias para iniciantes para que esses produtos tragam alegria por muito tempo e mantenham você aquecido no frio: você precisa escolher fios que contenham algodão e fibras artificiais. A espessura ideal do fio é de 50 g/225 m. Essas meias podem até ser lavadas na máquina.
Como determinar o tamanho (tabela)
Para tricotar meias de presente, a fórmula ajudará você a determinar corretamente os parâmetros do seu pé:
(Tamanho do pé ∙ 3): 2 = comprimento em centímetros
Há uma tabela de consulta que ajuda a evitar cálculos desnecessários:
Tamanho do pé | Comprimento do pé |
22/23 | 14,5 |
24/25 | 15,5 |
26/27 | 17 |
28/29 | 18 |
30/31 | 19,5 |
32/33 | 21 |
34/35 | 22 |
36/37 | 23,5 |
38/39 | 25 |
40/41 | 26,5 |
42/43 | 27,5 |
44/45 | 28,5 |
46/47 | 30 |
Se for possível experimentar uma meia durante o processo de tricô, é melhor orientar-se de forma prática, pois os dados nas tabelas nem sempre são adequados para uma pessoa específica.
Tricotando meias clássicas em duas agulhas passo a passo
Criar produtos dessa maneira é prático e permite usar vários padrões com ornamentos ou desenhos vazados. Segundo algumas artesãs, essa é a opção mais rápida.
Para tricotar meias infantis em 2 agulhas de tricô, você precisará de:
- Escolha um fio de espessura média. Para criar listras, use 2 tons contrastantes.
- Monte 22 pontos nas agulhas de tricô para meias infantis tamanho 22.
- Tricotar com elástico 1x1 15 carreiras, cerca de 4 cm.
- Continue tricotando em ponto meia por mais 4 cm.
- Para criar o calcanhar, faça 2 diminuições em ambos os lados de cada carreira de pontos tricô, tricotando 2x2 pontos juntos. Reduza os pontos para 12.
- Expanda a peça novamente, unindo as alças das bordas obtidas após as diminuições na carreira da frente. Continue até retornar ao número original de pontos.
- Para o tamanho de pé 22, tricote 8 cm após completar o calcanhar, alternando entre carreiras da frente e de trás.
- Forme a ponta diminuindo 2 pontos em ambos os lados de cada carreira, como ao tricotar a parte do calcanhar. Quando houver 12 laçadas na agulha de tricô, comece a aumentar.
- Tricotar 8 cm da parte superior, prendendo no início e no fim de cada carreira nas alças da borda do calcador.
- Continue o elástico da mesma maneira.
A meia pronta não precisa ser costurada, pois as peças foram unidas enquanto você tricotava. Da mesma forma, os produtos são feitos para qualquer tamanho de pé. A parte superior é listrada ou vazada, dependendo da preferência individual.
Como tricotar um salto reto corretamente
Para fazer um produto com esse tipo de salto, você precisa tricotar a parte de trás do salto, cujo número de carreiras é 2 a menos que o número de laçadas.
Depois disso, siga as instruções passo a passo:
- Divida todas as laçadas da agulha de tricô em 3 partes iguais.
- A 1ª carreira do meio é tricotada com alças faciais.
- Conecte a última laçada do centro com a primeira da lateral, tricotando-as juntas.
- Vire o produto.
- Remova a primeira laçada e tricote em tricô até o final da carreira.
- O último laço é conectado ao primeiro da parte lateral.
Continue realizando o movimento do calcanhar de acordo com este princípio. Termine quando restar apenas ⅓ das laçadas na agulha. Este método de criação de um salto é mais adequado para iniciantes que estão aprendendo a tricotar meias corretamente. Para passar para o tecido principal, adicione as laçadas que faltam nas laterais do calcanhar de cada 2ª carreira, fazendo 1 laçada entre elas.
As diminuições são feitas nas primeiras carreiras unindo 2 laçadas em ambas as extremidades. Quando o número de laçadas se tornar igual ao original, continue tricotando.
Como tricotar um salto escalonado
Assim como o salto reto, este tipo de salto começa com o tricô das costas em ponto meia:
- A carreira inicial é feita com pontos tricô. O ponto mais externo é colocado em uma agulha de tricô adicional e tricotado no início da próxima carreira.
- Quando o tecido é virado, uma fileira de pontos tricô é executada.
- Na 3ª carreira, alterne as alças da frente e de trás, retire a última e tricote a da frente.
- 4ª carreira: tricotar todas as laçadas em tricô.
- Repita da 1ª à 4ª carreiras de acordo com o padrão. Pare quando restar um terço do número original de laçadas na agulha central.
- Comece a tricotar o 2º passo do calcanhar, conectando as alças da borda com as alças de puxar em cada carreira da frente.
Quando as alças das 2 agulhas adicionais estiverem conectadas ao meio, o calcanhar estará pronto.
Tricotando meias simples em 5 agulhas de tricô passo a passo
Antes que um iniciante tricote meias com esse número de agulhas de tricô, é importante decidir o número de laçadas para o punho. Tricotar uma pequena amostra de 10x10 cm com um elástico 1x1 usando o fio selecionado e as mesmas agulhas de tricô que serão utilizadas no trabalho principal. O quadrado resultante é endireitado e as voltas que cabem dentro de 1 cm são contadas.

Meça o tornozelo da pessoa para quem a meia é destinada. Multiplique os dados obtidos pelo número de voltas em um centímetro. O resultado deve ser um múltiplo de 4.
Para fazer isso, adicione ou subtraia vários loops:
- Usando 2 agulhas de tricô colocadas juntas, monte os pontos da maneira clássica.
- Puxe 1 agulha de tricô, segurando a carreira resultante.
- Divida os pontos igualmente, distribuindo-os em 4 agulhas de tricô.
- Usando um elástico 1x1, faça um punho na altura desejada em um círculo, geralmente 5 cm.
- De forma semelhante, tricote a parte até o calcanhar, com 7 cm de largura, com a parte da frente.
- Vamos começar a criar o calcanhar. Deixando de lado a 1ª e a 4ª agulhas, continue trabalhando na 2ª e 3ª.
- Distribua as laçadas de 2 agulhas de tricô em 3.
- Se o número não for divisível por 3, os laços excedentes são deixados no centro.
- Comece a 1ª carreira do calcanhar pelo avesso, tricotando as alças da 1ª e da agulha do meio, e no final conecte uma alça da 3ª agulha com a última alça do meio.
- Vire o tecido, solte a 1ª laçada, faça uma carreira, conectando da mesma forma a última laçada do centro com a 1ª laçada lateral da primeira agulha de tricô.
- Continue no calcanhar até que as alças fiquem somente no meio.
- Monte laçadas encurtadas nas laterais, fazendo uma laçada entre as laçadas de cada segunda carreira.
- Distribua as laçadas resultantes em um par de agulhas de tricô e retome o tricô em círculo.
- Para trazer o número de laçadas de volta ao valor inicial, são feitas diminuições: tricotar a última laçada da agulha inicial com a 1ª laçada da 2ª, a última laçada da 3ª agulha com a 1ª laçada da última agulha. Quando as 4 partes estiverem alinhadas, continue trabalhando no pé, tricotando-o até o comprimento necessário.
- Eles experimentam uma meia no pé. Um comprimento que alcance o dedo mínimo é considerado suficiente.
- Eles começam a desenhar o dedo do pé. Combine as 2 penúltimas laçadas nas agulhas de tricô inicial e 3ª e as 2 laçadas depois da 1ª na 2ª e última agulhas de tricô em cada 2ª carreira. Tendo reduzido o número de laçadas pela metade, prossiga com as diminuições em cada carreira. Pare de tricotar, deixando 8 laçadas, que são fechadas com uma costura de tricô.
Esta é a opção mais comum para tricotar meias para iniciantes usando 5 agulhas de tricô. No início, será difícil para a costureira segurar as quatro agulhas principais de tricô com as laçadas montadas. A habilidade se desenvolverá gradualmente. Não é recomendável fazer os laços muito apertados ou, ao contrário, muito fracos.
Meias sem costura
Esses produtos são feitos com 5 agulhas de tricô. As meias são tricotadas em círculo, mas o dedo do pé é desenhado de forma diferente: em cada 2ª carreira, a 2ª e a 3ª laçadas são conectadas. Como resultado, resta 1 laçada nas agulhas de tricô. O fio é cortado a uma distância de 10 cm. Usando um gancho ou agulha, passe a ponta restante pelos 4 laços, aperte e prenda a linha no lado avesso. Você terá um lindo dedo em formato de caracol.
Meias multicoloridas
Para criar padrões originais para crianças e adolescentes, selecione um padrão e um fio em tons contrastantes para que o padrão fique claro. Ao tricotar, haverá várias bolas de fio no trabalho ao mesmo tempo, por isso é importante garantir que elas não fiquem emaranhadas.
Haverá pontos na parte de trás da meia. É importante garantir que esses pedaços soltos de linha não fiquem cedendo ou apertados demais, o que afetará a aparência e a elasticidade da meia.
Você deve tricotar a peça um tamanho maior, pois o padrão deixará a meia mais grossa.
Para iniciantes que não estão muito familiarizados com o tricô de meias coloridas, é recomendado começar com listras simples, usando apenas 2 novelos. À medida que suas habilidades melhoram, você passa para padrões mais complexos.
Botinhas trançadas para os pequenos
Para criar esses chinelos em miniatura, é aconselhável que os bebês escolham fios macios, de espessura média, feitos de acrílico e algodão na proporção de 50/50. Você também precisará de agulhas de tricô nº 3 e uma agulha grossa.
Execução:
- Meça a circunferência da perna do bebê acima do osso e monte o número apropriado de pontos, certificando-se de que seja um múltiplo de 4.
- Distribua as alças de ar em 4 agulhas de tricô, tricote o punho com um elástico 1x1 – 20 carreiras.
- A parte superior da botinha é feita com uma trança. Para criar o padrão, deixe 12 laçadas na 1ª agulha de tricô. Tricotar de acordo com o padrão: 1ª carreira. – 2 fora. laçadas, 8 frontais, 2 externas; 2ª fila - 2 pessoas. laçadas, 8 tricô, 2 tricô. Execute 6 carreiras. 7º – 2 fora, 4 laçadas são removidas em um alfinete, deixando-as para trás, tricote as próximas 4 laçadas, retorne as 4 laçadas removidas para a agulha de tricô e continue o padrão. Entrelace as laçadas mais 2 vezes em cada 7ª carreira.
- Redistribua as laçadas em 4 agulhas de tricô de modo que restem 12 na frente e atrás. Pegue as partes laterais das alças da trança.
- Faça 6 pontos circulares em círculo usando a superfície frontal.
- Abaixo, tricote 3 carreiras com pontos tricô e 3 com pontos meia.
- Forme uma pinça pegando as alças da 1ª carreira de tricô e tricotando-as juntas com as alças da agulha de tricô.
- A sola é tricotada da ponta ao calcanhar, adicionando laçadas das agulhas de tricô laterais, 1 de cada vez, até a última laçada de cada carreira.
- O calcanhar é conectado com uma costura de malha.
Botinhas com tranças também são tricotadas com fio de semilã, caso você pretenda usá-las sobre meias-calças ou macacões. Se o bebê começar a andar, um material antiderrapante é costurado na sola – um pedaço de couro de botas velhas ou de uma bolsa.
Meias de malha vazada com padrão
Para tornar o produto incomum e feminino, as alças localizadas nas duas agulhas de tricô na parte superior da meia são usadas para criar um padrão de renda. No tricô, utiliza-se fio fino de algodão com fibra sintética para que os produtos não estiquem a partir de 2 ou 5 agulhas de tricô do diâmetro correspondente.
A meia é tricotada de forma prática, mas para fazer o tecido superior, qualquer padrão vazado é usado. É importante que o desenho não seja grande. Listras finas de renda ao longo do pé ficam bem.
Tênis para meninos
Para fazer esses chinelos, use um fio de espessura média em 3 cores: branco ou cinza claro para a sola, preto e vermelho ou azul.
Execução:
- Monte de 26 a 30 laçadas com linha branca, dependendo do tamanho da perna.
- Tricotar 6 carreiras em ponto meia, adicionando 1 laçada no início e no fim de cada uma.
- Adicione 2 carreiras em ponto meia, depois faça mais 1 com fio preto e depois mais 2 com fio branco.
- Eles passam a decorar as laterais com fios da cor principal. Tricotar 1 carreira em vermelho. Divida todos os laços em 3 partes. 6 médios são colocados de lado em um alfinete. Um número igual de laçadas permanece nas laterais, que são tricotadas até a altura desejada, diminuindo 1 laçada do lado central em cada carreira da frente.
- A distâncias iguais entre si, usando uma laçada, faça 3 furos para os cadarços.
- A parte do meio é feita na mesma altura das laterais.
- Costure os tênis na parte de trás.
Depois disso, um cordão é tecido com fios brancos e enfiado nos furos preparados.
Meias com estampa
Para que uma artesã iniciante possa tricotar peças tão bonitas como meias com um padrão, basta dominar as técnicas clássicas de criação desses itens de guarda-roupa com agulhas de tricô. O punho é feito com elástico 1x1; em vez de ponto meia, um padrão pré-selecionado é tricotado na parte superior da meia. Geralmente, são escolhidos elementos pequenos: losangos, quadrados e, menos frequentemente, tranças.
Como fazer meias de crochê: versão clássica
Com antecedência, selecione um fio e uma agulha da mesma espessura ou um pouco maiores.
Execução:
- Tricotar uma corrente com alças de ar com comprimento total de 7 cm.
- Faça um elástico: 1ª carreira de pinos de conexão, 2ª carreira repita o padrão, mas para a parte de trás da laçada. Continue trabalhando até que o elástico atinja o comprimento desejado para envolver o tornozelo, adicionando mais 1 cm.
- Costure o elástico ou prenda-o com um gancho.
- Da borda inferior do elástico até o início do calcanhar, faça 5-7 cm em pontos baixos.
- Os laços são divididos em 2. É feita uma corrente de laços de ar. Sua quantidade é igual ao número obtido.
- A extremidade livre da corrente é presa à borda oposta do tecido com um pino de conexão. O cordão de alças de ar será puxado pelo meio.
- Continue tricotando em círculo com pontos baixos, adicionando um novo elemento. É assim que se forma o furo do calcanhar.
- Depois de tricotar a meia até o dedão do pé, dobre o tecido e marque os cantos com fios contrastantes. Nessas áreas, tricote 3 pontos juntos para formar o dedo do pé. Quando o número de laçadas se torna 3 vezes menor, o fio é cortado. A borda é costurada com uma agulha.
- Passe para o calcanhar. Tendo tricotado 3 carreiras de st. sem laçada, marque os cantos e faça as mesmas reduções da ponta.
As artesãs mais experientes fazem o elástico da meia verticalmente, usando postes de relevo.
Pantufas de lã femininas
Para o tamanho 38, use fio com espessura de 170 m/100 g, agulha nº 3.5.
Execução:
- A ponta do fio é dobrada em um laço, no qual é feita uma alça de ar para levantar e 6 pontos são adicionados. sem laçada.
- Na 2ª carreira, expanda o tecido: tricote 2 pontos em cada laçada. sem laçada.
- Nas carreiras seguintes, adicione 6 laçadas, localizadas a distâncias iguais umas das outras.
- Quando a largura do bico corresponder à circunferência do pé, pare de fazer aumentos e tricote em círculo até atingir o comprimento desejado da parte da frente do produto.
- Determine a parte média do chinelo, igual a ⅓ da circunferência. Continue tricotando os ⅔ restantes de laçadas no mesmo padrão.
- A sola é feita 2 cm mais curta que o pé para que o chinelo fique bem ajustado.
- Formando o calcanhar: divida as alças da sola em 3 partes. Em cada carreira, na parte interna, na junção entre as partes, diminua 1 laçada.
- A borda do produto, excluindo o calcanhar, é amarrada com pontos baixos.
- O topo é decorado com uma fileira de postes de conexão.
Para o acabamento final da borda dos chinelos, utilize fio de cor contrastante. Eles acrescentam decorações em forma de botões e flores de tricô.
Tênis de malha infantil
Para criar esses sapatos para uma criança, escolha fios de cores vivas e linhas brancas para a sola. Fios de algodão ou lã são preferidos.
Execução:
- A sola é tricotada com fios brancos usando pontos baixos de acordo com o padrão.
- Faça mais 2 carreiras com o mesmo padrão, sem aumentos, e corte o fio.
- A próxima carreira é completada com linha preta.
- Novamente, faça 2 carreiras com fio branco.
- 30 laçadas são alocadas para criar a ponta do produto. Eles são tricotados com st. sem laçada, depois outra carreira de p. com uma laçada.
- A 3ª carreira da parte da frente do tênis é tecida tricotando grupos de 3 pontos. com uma laçada, unidos por um topo comum. Como resultado, restam 10 loops.
- Tricotar os 10 pontos restantes. com uma laçada, unindo-as no topo.
- Ao longo da borda, coloque mais 2 carreiras de pontos. sem uma laçada, o fio é cortado.
- Usando o fio da cor predominante, tricote 7 carreiras que formam o restante do tênis. Em cada 2ª carreira, diminua 1 laçada no início e no fim.
- No meio, tricote uma língua na altura desejada.
Insira a renda nos furos deixados após a redução das laçadas.
Pegadas padronizadas
Esses produtos são feitos da mesma forma que os chinelos de lã femininos, mas em vez do tecido usual feito de pontos baixos, são usados os seguintes:
- tiras de fios multicoloridos;
- enfeite feito com fios de 2 tons contrastantes;
- colunas em relevo ou opções de tricô vazado.
Ao usar fios de cores diferentes, selecione linhas de espessura e qualidade adequadas.
Versão caseira com sola de feltro
Usando um furador, faça furos na base comprada a uma distância de 0,5–1 cm da borda e um do outro.
Execução:
- A sola é amarrada com grupos de 3-5 pontos. com uma laçada.
- Até uma altura de cerca de 4-5 cm, faça várias carreiras de pontos baixos ou altos densos.
- Selecione a parte central das 4 laçadas, onde você começa a tricotar a meia. Gradualmente, em cada carreira, as alças laterais são levantadas. Ao experimentar os sapatos, determina-se a profundidade necessária da parte frontal.
- A borda do produto acabado é amarrada com postes de conexão.
Chinelos com base de feltro também são decorados com acessórios disponíveis.
Meias infantis em forma de botas
A sola e o peito do pé são tricotados da mesma forma que os tênis. Depois que a parte da frente estiver concluída, a peça é amarrada com pinos de conexão para uniformizar a fileira. Em seguida, tricote a parte superior com pontos altos duplos ou em ponto vazado até a altura desejada, sem diminuições.
Essas meias de malha são adequadas para usar tanto em casa quanto em visitas. A sola é adicionalmente isolada costurando uma palmilha cortada de couro de sapato. Até um iniciante consegue fazer isso. Há muitas descrições simples usando uma agulha de crochê e agulhas de tricô. Você deve tentar diferentes opções para escolher a mais adequada.
Vídeo: Como tricotar meias para iniciantes
Como tricotar meias simples, assista ao vídeo:
Meias em 5 agulhas de tricô, master class: