Saia sino - um modelo popular, ideal tanto para as estações quentes da primavera-verão quanto para as frias estações do outono-inverno. Amplamente reconhecido graças ao trabalho de Christian Dior e seu lendário estilo New Look, este modelo, capturado em fotografias das lendas do cinema Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, é considerado universal e adequado para qualquer tipo de corpo, imagem e estilo.
Tipos
A saia sino (uma foto do modelo pode ser vista abaixo no artigo) remonta a meados do século XVII, mas ganhou popularidade real nas décadas de 50 e 60. século passado, graças ao estilo New Look desenvolvido por Christian Dior. Ao estreitar e enfatizar especificamente a área da cintura, o modelo chama a atenção para as vantagens da figura, escondendo uma barriga pequena e quadris excessivamente volumosos.

Mais tarde, a estilista Mary Quant encurtou a saia longa até o meio da coxa, criando um modelo popular entre as meninas, com cintura alta, enfatizada por um cinto, e bainha reta que se alarga em direção à parte inferior.
O formato da saia sino é selecionado individualmente, dependendo da estrutura do corpo, e os designers de moda modernos distinguem 2 variações do modelo:
- Curto - na altura da palma da mão ou mais, acima do joelho. Os designers oferecem esse tipo de roupa para meninas jovens e esbeltas que querem mostrar a beleza de suas pernas e acentuar seus quadris. Profissionais recomendam combinar esse modelo com camisetas lisas, tops ou blusas sem mangas. Há também saias curtas em formato de sino, feitas de couro artificial ou ecológico, que combinam bem com golas altas simples.
- Saia midi de cintura alta (até os tornozelos) é adequado para qualquer idade e tipo de corpo, combina com blusas clássicas ou camisetas por dentro da saia, scarpins e jaquetas cropped.
O design moderno complementou o modelo clássico de saia sino com pregas em laço, dando volume à peça, mudou o corte do cinto, decorando-o com enfeites e acrescentando largura.
O modelo de saia em formato de sino com jugo permite deslocar a cintura e o quadril, corrigindo imperfeições existentes na figura e acrescentando elegância à mesma.
Como escolher um modelo?
Uma saia sino (fotos da versão clássica do modelo podem ser encontradas nos arquivos de estrelas de Hollywood do século XX) na versão clássica é feita de tecidos densos que mantêm bem sua forma: couro, linho, algodão e lã. Jacquard pode ser usado para fazer uma saia fofa para o escritório, e seda, chiffon ou guipura podem ser usados para costurar modelos de verão.
Ao escolher o tecido, os designers aconselham dar preferência a materiais monocromáticos, feitos tanto em cores pastéis quanto brilhantes. Também é permitido usar tecidos com estampas grandes ou pequenas para fazer uma saia sino: flores, bolinhas, pequenos xadrezes. Além do design original, esta versão do produto final alongará visualmente a silhueta feminina.
Parâmetros que determinam o estilo do produto:
Tipo de parâmetro | Como escolher |
Tipo de corpo | Os designers recomendam escolher o modelo clássico de saia em formato de sino com comprimento até o meio do joelho para as meninas que desejam chamar a atenção para a área do quadril. O estilo com cinto fino vai destacar visualmente a área da cintura, e o modelo com bolsos e canga combina bem com o tipo de corpo "Ampulheta". |
Comprimento | Ele é selecionado dependendo da idade e altura da mulher. Meninas jovens e aquelas com baixa estatura podem escolher uma mini saia em formato de sino com muitas dobras. O comprimento midi é adequado para qualquer idade e ajuda a esconder imperfeições da silhueta. |
Temporada | Para a fria estação outono-inverno, os designers oferecem produtos feitos de jacquard grosso e lã. Para o verão, saias em formato de sino, feitas de tecidos naturais e respiráveis, com estampas brilhantes, são preferíveis. |
Cor | Os designers chamam de modelo universal uma saia em formato de sino com cintura alta, feita de um material de cor única. Para o verão, peças com estampas brilhantes são adequadas, para o inverno - modelos lisos, xadrez e estampas de animais. |
Como fazer um padrão
Uma saia sino (uma foto da modelo pode ser encontrada na revista Burda) permite corrigir a silhueta, estreitando visualmente a cintura e embelezando a parte inferior do corpo.
Antes de construir um padrão, você deve tomar certas medidas:
Tipo de medição | Como atirar |
Circunferência da cintura (CC) | Corresponde ao círculo na parte mais estreita da figura. |
Comprimento do produto (DL) | Meça ao longo da linha da área da cintura até a extremidade desejada do produto. |
Circunferência do quadril (CQ) | Corresponde ao tamanho da circunferência nas partes mais salientes dos quadris. |
O modelo pode ser cortado como uma única peça ou como blocos separados (painéis).
O molde para uma saia sino é feito em papel vegetal (papel milimetrado), e para criá-lo você deve:
- do canto do papel, separe um raio R igual ao valor da circunferência da cintura (2-4 cm) e desenhe o círculo finalizado;
- ao longo da circunferência resultante, reserve um segmento igual a 1/2 do valor OT (circunferência da cintura) +0,5 cm;
- desenhe uma linha reta do canto até o ponto encontrado;
- A circunferência resultante deve ser comparada com os parâmetros da circunferência do quadril.
O molde para uma saia sino também pode ser construído da mesma forma que uma saia sol, da qual mais da metade do tecido é removido. O tamanho final do modelo aqui depende do tipo de sino desejado: grande, médio ou pequeno.
O coeficiente de volume na área do quadril também está sujeito a alterações. Portanto, para um sino grande, será igual a 0,8. Para pequeno – 1, e 0,9 para médio. Levando esse valor em consideração, você precisa construir o raio da saia do centro até a borda do cinto, multiplicando primeiro o coeficiente necessário por 1/2 do valor OT (circunferência da cintura).
O raio do entalhe da cintura é calculado aqui usando a fórmula: (OT + 1 cm)/3 * 2 +2 cm.
Materiais necessários para costura
Uma saia sino (fotos do modelo podem ser encontradas em portais populares da Internet) de comprimento midi para sua costura requer a presença de:
- 2 m do tecido denso principal, 145-150 cm de largura;
- 1,5 m de tecido de forro com largura de 145-150 cm;
- zíper oculto, 22 cm de comprimento;
- linhas e agulhas;
- máquina de costura;
- tecidos térmicos para reforço do cinto;
- tesoura para cortar o produto;
- giz de alfaiate ou sabão;
- pinos.
Aula magistral sobre como costurar uma saia de comprimento médio
Antes do corte, os especialistas aconselham realizar um tratamento térmico úmido no tecido, o que evitará possível encolhimento do produto no futuro.
Para cortar a saia:
- O material deve ser dobrado ao meio para criar um quadrado com lados de 150/150 cm. Cada um deles deve ser recortado e dobrado na diagonal.
- O molde deve ser colocado sobre o material em um ângulo (em um ângulo de 45 graus). Neste caso, a dobra do tecido deve percorrer a frente e as costas da saia.
- O molde precisa ser transferido para o tecido, levando em consideração margens de costura de 1,5-2 cm, e recortado.
- O tecido do forro deve ser cortado de maneira semelhante. O comprimento da saia aqui deve ser 10-15 cm mais curto que a peça principal.
Costurando uma saia:
- Todas as partes da saia devem ser alinhavadas à mão ao longo das costuras laterais. Antes disso, a parte do forro deve ser colocada sobre o tecido principal pelo avesso e, depois de alinhadas as partes do produto ao longo da linha da cintura, elas devem ser conectadas manualmente. No lado esquerdo do produto, você precisa deixar 22 cm sem costura, o que é necessário para inserir o zíper.
- O modelo resultante deve ser experimentado, quaisquer falhas corrigidas, se necessário, e costurado à máquina. As costuras acabadas devem ser passadas a ferro e as bordas processadas com overloque.
- Recuando 1 cm da linha da cintura, no centro das costas, você precisa colocar o zíper e marcar seu comprimento (até o final dos dentes).
- Uma moldura sob o zíper com largura igual à largura dos dentes deve ser alinhavada no forro com a saia ao longo da costura do lado esquerdo e, em seguida, costurada à máquina ao longo da moldura. As marcações feitas anteriormente devem ser removidas.
- Para fazer um cinto, você precisa adicionar 3-4 cm ao valor da circunferência da cintura e, usando o valor resultante, cortar um retângulo de cinto do tecido principal.
- Uma tira de tecido termocolante deve ser aplicada na peça resultante e fixada com um ferro quente. O cinto resultante deve ser aplicado no avesso da saia, com o lado direito voltado para fora, e costurado na máquina.
- O cinto precisa ser dobrado ao meio, com as bordas dobradas para dentro e costuradas na parte da frente da peça. Em uma extremidade do cinto, deve-se fazer uma laçada e costurá-la, e na outra, costurar um botão do tamanho apropriado.
- Recomenda-se pendurar a saia pronta em um cabide e deixá-la por 12 horas para que o tecido encolha.
- Após o tempo especificado, o modelo deve ser experimentado, fixado no comprimento desejado e a bainha processada com um overlock.
Saias sino mini e maxi são feitas de maneira semelhante. A única diferença aqui é o consumo de tecido. Portanto, para um modelo na altura do joelho, você precisará de cerca de 1-1,5 m de tecido principal. Uma saia longa requer pelo menos 3 m de tecido para ser feita.
Aula magistral sobre como fazer uma saia plissada estilo sino
Uma saia sino com pregas que divergem da cintura ou dos quadris, cujas fotos podem ser encontradas nas coleções das marcas de alta costura Chanel, Chapurin e Alexander McQueen, permitirá que você enfatize a beleza de sua figura e esconda suas falhas. O padrão para esse modelo é criado com base em um padrão clássico, mas requer um aumento significativo no consumo do tecido principal.
Para construir um molde para uma das saias em cunha, você precisará do seguinte em papel vegetal ou em uma folha de papel milimetrado:
- Construa um ângulo reto com o vértice indicado pela letra A.
- Calcule o raio do arco interno, correspondente ao valor OT (circunferência da cintura) dividido por 6,28. Ao usar a medida da meia cintura, divida-a por 3 e subtraia 2 do valor resultante.
- A partir do ponto A, você precisa separar segmentos em ambas as direções iguais ao valor do raio encontrado, designando os pontos encontrados com as letras T e T1.
- Utilizando um compasso ou um gabarito arredondado, os pontos T e T1 devem ser conectados com um arco suave.
- A partir dessas mesmas marcas em ambos os lados do ângulo, você precisa traçar linhas para baixo iguais ao valor de DI, designando os pontos encontrados com os valores H e H1.
- Os pontos H e H1 também devem ser conectados por um arco suave.
Para cortar uma saia sino com uma dobra transversal, você deve:
- Dobre o tecido 3-4 vezes na direção do fio e dobre uma tira ao longo da dobra com uma largura correspondente ao volume da dobra desejada. A linha de dobra resultante deve ser varrida.
- Depois de colocar o molde no tecido de forma que uma das bordas coincida com a linha de alinhavo, você precisa transferir o molde para o material com sabão (giz de alfaiate), certificando-se de deixar uma margem de costura de 2 a 3 cm.
- As partes resultantes do produto devem ser cortadas e alinhavadas manualmente ao longo das costuras laterais. Em uma delas, você precisa deixar uma abertura de 22 cm sem costura.
- O layout preliminar do produto deve ser experimentado, ajustado se necessário e depois costurado à máquina.
- É preciso costurar um zíper na parte deixada na costura, depois de prendê-lo primeiro no lado avesso da saia.
- As costuras resultantes devem ser passadas a ferro e as bordas processadas com overloque.
- A dobra que se formou na saia deve ser passada a ferro e costurada na parte superior do produto.
- Para fazer um cinto, corte um pedaço retangular de tecido com largura igual ao valor OT + 3(4) cm.
- A parte da frente é aplicada na parte de trás da saia e costurada à máquina. Depois de dobrar o cinto ao meio, ele precisa ser dobrado e costurado na saia com o lado direito voltado para cima. Se desejar, a tira do cinto pode ser reforçada com tecido térmico antes de ser fixada ao produto principal.
- De um lado do cinto você precisa costurar um botão, e do outro lado você precisa fazer um buraco e depois chulear uma laçada do mesmo tamanho.
- Todas as linhas de alinhavo devem ser removidas da saia acabada e bem passadas.
- O modelo resultante deve ter tempo para encolher (cerca de 12 a 24 horas) e, depois de experimentá-lo, deve ser feito a bainha e o overlock na linha inferior.
Para costurar uma saia sino com várias dobras você deve:
- No molde, a uma distância igual uma da outra, ao longo de um arco da linha da cintura até a parte inferior, marque os pontos das dobras desejadas e conecte-os. Isso é feito para dividir o padrão final no número de dobras. Os pedaços do molde resultante devem ser cortados ao longo das linhas.
- Coloque as cunhas acabadas sobre o material de modo que haja uma distância entre elas igual à profundidade das dobras desejadas e as linhas de corte fiquem paralelas entre si.
- Usando sabão (giz de alfaiate), transfira o molde para o tecido, adicione margens de costura e corte a peça.
- Dobre todas as dobras e passe-as ao longo da cintura ou no meio da coxa.
- Costure o produto ao longo das costuras laterais. Um zíper deve ser inserido em um deles.
- Corte um retângulo (cinto) do tecido e costure-o na peça principal.
- Na etapa final, processe a parte inferior do produto.
Outras opções de estilo de produto
O modelo básico de uma saia sino pode sofrer alterações. Os designers de moda permitem ajustes no comprimento da peça, assimetria da bainha ou a adição de bolsos embutidos. A largura do cinto da saia também pode variar de 4 a 10 cm.
Para a autocostura do produto, os especialistas recomendam escolher apenas tecidos densos que mantenham bem sua forma: jeans, linho, couro ecológico, jacquard, evitando materiais leves e fluidos no trabalho.
O que vestir com
A saia sino (fotos em revistas de moda de diferentes anos demonstram diferentes variações do produto) é considerada pelos estilistas um modelo universal, adequado para criar um visual jovem, casual ou empresarial.
Este modelo valoriza a cintura e, se cortado corretamente, ajuda a esconder imperfeições da silhueta, além de combinar bem com:
- blusas;
- Camisetas;
- suéteres;
- gola alta com corte clássico.
Para criar um visual harmonioso, os estilistas recomendam combinar uma saia sino com um top sem volume, sem excesso de decoração e enfeites diversos. Essa combinação ajudará a uniformizar a silhueta e dar proporções harmoniosas.
Feitos de tecidos de cores vibrantes, os estilistas sugerem combinar esses modelos com uma blusa branca ou creme e qualquer calçado (exceto tênis), tanto de salto alto quanto baixo.
A saia sino é um modelo moderno e brilhante do guarda-roupa básico feminino. Feito com um padrão bastante simples e popularizado por Christian Dior, ele foi capturado em fotografias de revistas de moda em meados do século XX e não perdeu sua relevância hoje, ajudando a criar looks femininos românticos e alegres, tanto para o dia a dia quanto para o dia a dia.
Vídeo sobre costura de saia
Modelando uma saia sino: