Pegadas em duas agulhas de tricô, tricotadas com as próprias mãos, são uma oportunidade para as costureiras iniciantes dominarem os princípios básicos do ofício - para aprender rapidamente a técnica geral do tricô. Esses chinelos serão úteis no dia a dia e serão algo agradável e bonito para a parte inferior dos seus pés.
Características gerais de meias de tricô em duas agulhas
Meias de malha são um item prático e funcional do guarda-roupa; elas podem ser usadas como chinelos comuns ou sapatilhas de balé. Eles são tricotados rapidamente até mesmo por uma artesã iniciante, e absolutamente qualquer fio é adequado para fazê-los.
As pegadas são tricotadas de diferentes maneiras:
- quaisquer agulhas de tricô (agulhas 2 e 5, agulhas circulares de tricô e agulha de crochê);
- de qualquer tipo de fio;
- em diversas técnicas (com costura, sem costura, ponto cetim ou vazado).
A peculiaridade dessas meias é a simplicidade e rapidez de sua produção, a possibilidade de escolher um método de tricô e acabamento adequado, o uso de fios coloridos residuais e o mínimo de ferramentas.
Conselho! Tricotar meias é uma ótima maneira para tricoteiras iniciantes aprenderem o ofício. Para começar, recomenda-se tricotar as meias da maneira mais simples possível, sem costuras, usando um ponto tricô comum.
Ferramentas e materiais
O conjunto mínimo de materiais e ferramentas consiste em fios ou um conjunto de linhas multicoloridas, agulhas de tricô ou agulha de crochê, tesouras, uma régua, um marcador e uma agulha para costurar as partes da meia. A escolha da ferramenta de tricô depende das preferências da própria artesã. Algumas costureiras preferem fazer crochê, enquanto outras acham mais fácil dominar o tricô.
Tipos e tamanhos de agulhas de tricô para fazer meias de malha:
Tipo de raios | Tamanho | Material |
![]() | Diâmetro de 3,5 a 12,0 mm. O comprimento da agulha é de 15,0 cm, o comprimento da linha é de 25,0 cm. | Metal, alumínio, plástico, madeira, bambu, latão. |
![]() | Diâmetro de 2,0 a 8,0 mm. Comprimento – 15,0 cm. | Metal, metal mais plástico, madeira mais plástico, plástico, madeira, bambu. |
![]() | Diâmetro de 2,0 a 8,0 mm. Comprimento – 35,0 cm. | Madeira, metal, bambu, alumínio. |
![]() | Diâmetro de 0,75 a 3,5 mm. | Metal, aço, alumínio, metal mais plástico, metal mais borracha, metal mais madeira. |
Qualquer fio de qualquer composição, espessura e cor pode ser usado para footsies. Pode ser um fio torcido de uma única cor, um fio multicolorido feito de fibras naturais ou sintéticas.
O seguinte é adequado para tricotar chinelos de casa:
- Fio de lã comum.
- Autoarrumação da casa.
- Fio de mescla.
- Mohair.
- Fios feitos de seda, linho e algodão.
- Fios como "Boucle", "Flame".
- Caxemira.
- Angorá.
Para fazer chinelos, geralmente usamos uma combinação de linhas, amarrações, acessórios, tranças, botões e elásticos. As pegadas são tricotadas grossas ou finas, com ou sem padrão, em forma de chinelos com sola e fechos de amarrar. Alguns modelos de meias são feitos intencionalmente altos, com a área do peito do pé baixa ou alta.
A maneira mais fácil de tricotar meias em duas agulhas
Pegadas em duas agulhas de tricô para iniciantes podem ser feitas da maneira mais simples e rápida: tricotando as pegadas em uma única peça com 1 costura.
Meias de tricô podem ser lindamente feitas em crochê, e a parte superior do dedo do pé pode ser decorada com flores de tricô, folhas, miçangas, miçangas, contas de vidro e lantejoulas.
Para tricotar você precisará de:
- 200-300 g de fio (espessura média), sobras de fios coloridos para decoração;
- agulhas de tricô retas sem batentes, tamanho nº 3-4,5;
- anzol, tamanho nº 1,75;
- um marcador de alfinetes, uma régua, uma tesoura.
Instruções para tricotar meias em 2 agulhas de tricô com costura:
- Monte 32 pontos mais os pontos de borda.
- Tricotar 1 carreira com todos os pontos da frente.
- Na 2ª carreira, tricote 1 ponto alto, 10 pontos da frente, 1 ponto tricô, 10 pontos da frente, 1 ponto tricô, 10 pontos da frente e 1 ponto alto.
- Das carreiras 3 a 34, tricote todas as carreiras ímpares e todas as carreiras pares de acordo com o padrão de 2 carreiras.
- Linha 35 – 1 laçada de borda, 11 laçadas de tricô (tricotar duas laçadas de tricô a partir de 10 laçadas), 8 laçadas de tricô, 11 laçadas de tricô (tricotar duas laçadas de tricô a partir de 1 laçada) e 1 laçada de borda.
- Na carreira 36 – 1 laçada de borda, 10 laçadas da frente, 1 laçada de trás, 12 laçadas da frente, 1 laçada de trás, 10 laçadas da frente e 1 laçada de borda.
- Linha 37 – 1 laçada de borda, 34 laçadas frontais e 1 laçada de borda.
- Das carreiras 38 a 63, todas as carreiras pares são feitas de acordo com o padrão da carreira 36, e todas as carreiras ímpares são feitas de acordo com o padrão da carreira 37.
- Das carreiras 64 a 72, continue o tecido da meia com um elástico 1x1. Após terminar de tricotar, reúna as laçadas no fio de trabalho, aperte a meia e prenda-a.
- Usando a ponta do fio de trabalho, costure a ponta da meia ao longo das carreiras do molde a uma distância de 8 a 10 cm do topo e prenda-a.
- Para moldar o calcanhar, a seção de tricô “A” (veja o diagrama abaixo) precisa ser reunida em um fio e puxada firmemente. Costure as pontas restantes de “B” com um ponto tricô.
- Em seguida, as meias podem ser feitas de crochê e decoradas com um lindo padrão floral.
Opção perfeita
Meias sem costura de duas agulhas são adequadas para iniciantes e para aqueles que estão dominando a arte de tricotar meias. Uma versão de footsies sem costura – uma maneira rápida e muito simples de fazer footsies com um lindo padrão vazado na frente ou nas laterais.
Para tricotar você precisa preparar:
- 200 g de qualquer fio (ou sobras de outros tricôs);
- um conjunto de 2 agulhas de tricô retas sem batentes (o tamanho depende da espessura do fio);
- marcador de alfinete;
- régua, tesoura.
Tecnologia de meias de tricô em 2 agulhas de tricô sem costura:
- Monte 30 pontos em agulhas de tricô pareadas e tricote 6 carreiras com pontos meia – esta é a borda mais grossa do calcanhar.
- Em seguida, das carreiras 7 a 22, tricote o tecido com a superfície da frente. Ou seja, tricote todas as laçadas da frente como laçadas da frente, e as do verso como laçadas de trás.
- Da carreira 23 à carreira 41 – formando o calcanhar. Tricotar 19 pontos e depois tricotar os próximos 2 pontos juntos para formar 1 ponto. Depois, você precisa virar o trabalho, tricotar 9 laçadas em tricô e unir as próximas 2 laçadas em 1 laçada em tricô. Vire o tricô novamente e repita esse padrão de tricô até que restem apenas 10 laçadas na agulha de tricô.
- Na carreira 42, a partir da trança da borda da parte lateral do calcanhar, monte 10 laçadas e vire o tricô.

- Linha 43 – tricote 20 laçadas e, em seguida, monte novamente 10 laçadas a partir da trança da borda da parte lateral do calcanhar. Como resultado, deve haver 30 voltas para o volume do calcanhar.
- Das carreiras 44 a 74, você precisa tricotar o tecido da meia com a parte da frente sem diminuir ou montar pontos.
- A partir da carreira 75 você precisa começar a diminuir. Tricotar 7 laçadas frontais, depois 3 laçadas em 1 laçada frontal, depois 10 laçadas frontais, novamente 3 laçadas em 1 laçada frontal e 7 laçadas frontais.
- Linha 76: tricotar em ponto meia.
- Linha 77 – tricotar 6 laçadas frontais, 3 laçadas em 1 laçada frontal, 8 laçadas frontais, novamente 3 laçadas em 1 laçada frontal e 6 laçadas frontais.
- Linha 78 – todos os pontos em tricô.
- Linha 79 – 5 pontos meia, 3 pontos em 1 ponto meia, 6 pontos meia, 3 pontos em 1 ponto meia e 6 pontos meia.
- Linha 80 – todos os pontos em tricô.
- Linha 81 – 4 pontos meia, 3 pontos em 1 ponto meia, 4 pontos meia, 3 pontos em 1 ponto meia e 4 pontos meia.
- Linha 82 – todos os pontos em tricô.
- Linha 83 – 3 pontos meia, 3 pontos em 1 ponto meia, 2 pontos em 1 ponto meia, 3 pontos em 1 ponto meia e 3 pontos meia. Nesta fase do tricô, devem restar 9 laçadas na agulha.
- Linha 84 – tricote 9 laçadas em tricô e puxe as próximas 10 laçadas para fora da trança da borda. Em cada lado desses laços você precisa discar 18.
- Carreira 85 – 4 pontos meia, 3 pontos em 1 ponto meia, 3 pontos meia e 1 ponto da trança da borda.
- A carreira 86 é tricotada da mesma forma que a carreira 84.
- A linha 87 é a mesma que a linha 85.
Em seguida, você precisa tricotar as carreiras 84 e 85 dos padrões alternadamente até que todas as laçadas da trança da borda estejam finalizadas. No final do tricô, feche as 9 laçadas restantes com laçadas faciais.
Com um lindo padrão
Você pode fazer meias em duas agulhas de tricô para iniciantes mais interessantes se usar padrões vazados, jacquard ou em relevo. Pegadas com diferentes formas de trança ou várias tranças e tranças tecidas em um padrão ficam muito bonitas. A descrição abaixo mostra uma das opções de design para a parte superior da meia com o padrão "Orelha".
Para trabalhar você deve preparar:
- 250 g de qualquer fio (de preferência não muito fino);
- 2 agulhas de tricô retas sem batentes, tamanho nº 3;
- marcador de alfinete;
- régua, tesoura.
A sequência de meias de tricô com um padrão:
- Monte 24 pontos e tricote 6 carreiras verticais (1,5 cm) com ponto canelado 1x1.
- Tricotar um salto de 6,0 cm de altura – 21 carreiras com a superfície frontal.
- A partir da carreira 22 você precisa começar a moldar o calcanhar. Para fazer isso, você precisa dividir o tecido em 3 partes iguais (cada uma terá 8 laçadas).
- Depois tricote assim: 8 malhas meia. pág. (lado), 7 fora. pág. (centro), tricote 8 laçadas laterais juntas com 1 laçada meia. Vire o tricô.
- Deslize 1 ponto de borda sem tricotar, 6 pontos meia. pág. (centro), tricotar 8 laçadas da parte central com a laçada da parte lateral 1 pessoa. pág. (inclinação para a esquerda). Vire o tricô.
Padrão de tricô para o padrão "Orelha":
- Deslize 1 ponto de borda sem tricotar, 6 pontos em meia. pág. (centro), tricote 8 laçadas da parte central com a laçada da parte lateral 1 para fora. pág. Em seguida, tricote o calcanhar usando o mesmo padrão até restarem 8 laçadas na parte central.
- Em seguida, da trança da borda do calcanhar, você precisa puxar 11 laçadas de ambos os lados, do lado avesso - tricô, da frente - frente.
- Nesta fase você deve começar a diminuir os pontos do calcanhar. Isso precisa ser feito no final de cada carreira, tricotando os últimos 2 pontos tricô pela frente. pág. 1 laçada frontal (inclinação para a direita), do lado avesso - 2 para fora. pág. 1 tricô. Continue tricotando de acordo com este padrão até que o número inicial de laçadas (24 laçadas) permaneça na agulha de tricô.
- As próximas 40 carreiras são tricotadas em ponto meia, sem aumentos ou diminuições.
- Ao tricotar a ponta do pé, você precisa diminuir as laçadas antes da laçada da borda em cada carreira (deve haver 8 laçadas restantes na agulha de tricô) e, em seguida, adicionar novamente, puxando-as para fora da trança da borda. A ponta da meia é tricotada da mesma forma que o calcanhar, somente após adicionar 1 laçada na borda é que ela deve ser tricotada. Você precisa adicionar laçadas na ponta até ter 16 laçadas na agulha de tricô.
- A parte superior da meia é tricotada de acordo com o padrão abaixo. Pontos tricô são adicionados em ambos os lados do padrão de trança da borda. O aumento deve ser continuado até que 24 laçadas originais apareçam na agulha.
- Em seguida, você deve tricotar a parte superior da meia seguindo o padrão do diagrama, puxando laçadas da trança da borda de cada lado. Para manter o mesmo número de laçadas, você precisa diminuí-las no final da carreira. Para fazer isso, tricote 2 pontos tricô pelo avesso no final da carreira. pág. em 1 tricô, e da frente 2 pessoas. pág. em 1 frente.
- Continue tricotando de acordo com o mesmo padrão até que a parte superior da meia atinja o topo do elástico na área do calcanhar. Em seguida, você precisa fechar as laçadas, tricotar as laçadas com as laçadas em meia e tricotar as laçadas em meia. Depois, prenda o ponto e corte a linha.
Meias em duas agulhas de tricô são a opção mais fácil
A versão de meias femininas apresentada abaixo é extremamente fácil de tricotar. Para fazer essas meias, você não precisa de um padrão complicado de remoção e adição de laçadas: é apenas um tecido de malha de uma só peça com um padrão simples de dois fios contrastantes. O layout da meia é um grande semicírculo de carreiras transversais encurtadas, tricotadas em ponto meia.
Para tricotar você precisa preparar:
- 2 novelos de fios de cores diferentes (≈250 g);
- 2 agulhas de tricô retas sem batentes, tamanho nº 3, 3,5;
- marcador de alfinete;
- régua, agulha de costura, tesoura.
O tricô é feito desta maneira:
- Monte 25 pontos.
- 1ª, 2ª carreiras tricotar 25 pontos com linha preta.
- 3 pág. – 20 ms/pts com fio vermelho, vire o trabalho e tricote a 4ª carreira.
- 5, 6 pág. - com linha preta 25 pts.
- 7 pág. – 15 ms/pts com fio vermelho, vire o trabalho e tricote a 8ª carreira em meia.
- 9, 10 págs. - com linha preta 25 pts.
- 11 pág. – 10 ms/pts com fio vermelho, vire o trabalho e tricote a 12ª carreira.
- 13, 14 págs. - com linha preta 25 pts.
- 15 pág. – 15 ms/pts com fio vermelho, vire o trabalho e tricote a 16ª carreira.
- 17, 18 da tarde - com linha preta 25 pts.
- 19 pág. – 20 ms/pts com fio vermelho, vire o trabalho e tricote a 20ª carreira.
- Em seguida, o padrão de tricô deve ser repetido a partir da carreira 5 até o volume desejado da meia no peito do pé (semicírculo interno).
- Dobre a pegada finalizada ao meio, encontre o meio do semicírculo externo e marque-o com um marcador. A partir deste ponto, costure as duas metades da meia e do calcanhar usando um ponto tricô.
Ficará muito bonito se, no final de longas fileiras contrastantes, você anexar flores pequenas e simples da mesma cor, talvez a cada duas fileiras.
Para que as meias pareçam mais impressionantes, o contraste de cores deve ser brilhante, com uma combinação clássica de tons.
Chinelos masculinos
A única peculiaridade da produção de chinelos masculinos é seu tamanho e alguma restrição na cor. Os métodos de tricotar meias masculinas continuam os mesmos: com ou sem costura, em agulhas de tricô ou crochê, com padrão ou ponto cetim simples.
As meias de duas agulhas para iniciantes, apresentadas abaixo, podem ser chamadas com segurança de meias formais de fim de semana, tão originais e incomuns elas parecem nos pés de um homem.
Pegadas para homens - uma maneira fácil
Para criar outra versão de chinelos masculinos, você precisará de:
- fio de duas cores (≈250-300 g);
- agulhas de tricô retas sem batentes, tamanho nº 3, 3,5;
- anzol, tamanho nº 3;
- marcador de alfinetes, régua, tesoura.
Progresso do trabalho, instruções passo a passo:
- Monte 8 pontos e tricote 16 carreiras em ponto meia. O resultado deve ser um quadrado de 6x6 cm.
- Depois disso, você precisa montar 19 pontos na agulha de tricô e tricotar mais 16 carreiras em ponto meia.
- Feche 9 laçadas à esquerda e monte 9 laçadas à direita (veja o diagrama acima).
- Em seguida, tricote mais 16 carreiras em ponto meia. O resultado deve ser um layout expandido da pegada (veja o diagrama acima, à esquerda).
- Em seguida, a peça de trabalho precisa ser dobrada corretamente e feita em crochê. Para isso, dobre o quadrado da esquerda para cima e conecte as bordas com uma agulha de crochê usando pontos baixos usando a técnica do “passo de lagostim”.
- Da mesma forma, você precisa dobrar o quadrado superior direito e continuar conectando com uma agulha de crochê.
- Para decorar o calcanhar, você precisa dobrar o quadrado inferior do layout, costurar as peças com uma agulha de crochê, prender o ponto e cortar o fio de trabalho. No final, você deve obter uma pegada bonita como esta (veja a foto abaixo).
Se houver uma escolha de cores para meias masculinas, a opção ideal para tricô pode ser considerada uma combinação de marrom mais bege, preto mais amarelo (ou bordô), verde mais limão (ou branco).
Infantil
Pegadas em duas agulhas de tricô para costureiras iniciantes são algo útil e prático para um bebê.
As mães artesãs se sentem muito mais calmas quando os pés dos bebês estão quentinhos e aconchegantes. Além disso, é muito agradável tricotar pequenas pegadas para seu amado bebê com suas próprias mãos.
O que preparar:
- uma bola de fio macio (≈200 g);
- 2 agulhas de tricô retas sem batentes, tamanho nº 3;
- anzol, tamanho nº 2;
- um marcador de alfinetes, uma régua, uma tesoura.
Instruções passo a passo para tricotar as meias mais simples:
- Monte 18 pontos.
- Tricotar 60 carreiras em ponto meia, deixando 1 ponto de borda sem ponto e o último ponto como ponto tricô.
- Em seguida, feche todas as alças com alças faciais.
- A partir da trança da borda na lateral do tecido de malha, monte 32 laçadas. Para facilitar o trabalho, você pode usar 3 agulhas de tricô ou trocar para agulhas de tricô circulares.
- Tricotar um pedaço circular de tecido como uma meia até a altura do dedo mínimo (≈15-25 carreiras). Para esta parte da meia, você pode usar ponto meia, renda, jacquard, um padrão com trança ou um cordão.
- Em seguida, você precisa começar a diminuir as alças para o nariz. Tricotar 1. p., 2 pessoas. pág. em 1 pessoa. p., 10 pessoas. p., 2 pessoas. pág. em 1 pessoa. p., 1 pessoa. pág. De acordo com este padrão, você precisa tricotar a ponta da meia até que restem 8 laçadas na agulha de tricô. Passe a linha de trabalho pelas laçadas restantes, aperte e prenda.
- Coloque as metades laterais do calcanhar juntas e costure com ponto tricô.
Em seguida, faça crochê nas meias finalizadas. Você também pode fazer crochê flores, folhas, olhos e rostos de animais, orelhas de coelho, pompons, borlas e qualquer outra coisa que sua imaginação sugerir.
Meias em duas agulhas de tricô são uma escola de tricô maravilhosa para costureiras iniciantes. Tricoteiras experientes afirmam que, depois que você aprende a tricotar pequenas peças de roupa, como luvas, meias ou pezinhos, você pode facilmente "pegar o jeito" e começar a tricotar peças mais complexas.
Autor: Severyanochka
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre tricô para pés
Como tricotar meias em duas agulhas de tricô para iniciantes:
Já tricotado. Obrigado
Meias de tricô em 2 agulhas de tricô com costura. Pergunta: Como 8 laçadas se formaram no meio da 35ª carreira se tricotamos 2 laçadas de uma da 10ª laçada (no início e no fim). Ainda tenho 12 loops restantes. Por favor, comente. Obrigado.
200g por um par de meias? Para qual tamanho são as instruções?
É muito bom que existam coisas assim na Internet, artigos e vídeos muito instrutivos, vou colocá-los em prática, vou estudar hoje, acho que vai funcionar, preciso fazer o download. Não sei como.
na versão mais simples em 2 agulhas de tricô na carreira 35 tenho 4 laçadas extras. O que fazer com eles?
Ao tricotar em 2 agulhas na versão mais simples, na 35ª carreira fiquei com 4 laçadas extras. O que fazer com eles?