Praça da vovó – um elemento universal para a criatividade, com o qual você pode fazer crochê de quase tudo: de meias a cobertores. Diagramas e master classes sobre como fazer diferentes tipos de quadrados são fornecidos mais adiante no artigo.
O que é um quadrado da avó
O nome “granny square” tem origem na tradição de quando cada avó tricotava roupas quentes, luvas e cobertores para seus filhos e netos. Muitas vezes sobravam muitas bolinhas de lã e, para não jogá-las fora, inventou-se um quadrado colorido no qual todas as sobras eram aproveitadas.
A versão original do quadrado tem uma sequência muito simples de colunas e cadeias de laços. Com o tempo, os padrões de tricô mudaram e surgiram em muitas variações, algumas das quais estão longe do design clássico, mas continuam sendo chamadas de "quadrado da vovó".
O que tricotar com quadrados da vovó
O quadrado de crochê (os padrões para cobertores serão discutidos mais adiante no artigo) é um pequeno motivo quadrado de crochê que serve como base para a criatividade do patchwork.
Esses elementos são combinados em diferentes sequências para criar produtos diferentes. O quadrado da moda está de volta ao auge da popularidade. É especialmente usado para criar cobertores de patchwork de malha, bem como roupas e acessórios étnicos no estilo boho.
A partir de motivos quadrados você pode criar:
- suporte para xícaras e pratos quentes;
- um guardanapo e um pegador de panela;
- capas para cadeiras ou bancos;
- fronha decorativa;
- xadrez;
- capa de edredom;
- roupas (blusa, jaqueta, vestido, colete, saia, meias);
- acessórios (cintos, joias);
- bolsas e carteiras;
- roupas para animais;
- xale;
- luvas.
O que você precisa para tricotar no estilo patchwork
Para tricotar um acessório estiloso, uma blusa ou até mesmo um cobertor, você pode usar linhas especialmente selecionadas ou pode juntar todos os fios que sobraram e criar um item brilhante com eles.

Uma agulha de crochê é usada para criatividade. Seu tamanho depende da espessura do fio. Os tamanhos mais comumente usados são 3 e 4 mm. Para iniciantes, recomenda-se usar ganchos de metal lisos com suporte para dedos. Às vezes, ferramentas como um alfinete, uma régua e giz podem ser úteis.
É melhor escolher fios lisos para tricô, sem decoração adicional, como pilha, lã e elementos bouclé. Produtos feitos de quadrados tricotados com fios de textura aproximadamente igual ficarão harmoniosos. Fios decorativos ficam lindos na moldura da borda dos elementos. Assim, o acabamento fofo dos elementos da colcha criará um efeito de aconchego e conforto.
Dependendo do tipo de produto, você pode complementá-lo com decorações feitas de pompons, borlas, flores de crochê, pétalas e borboletas. Esse tipo de decoração é usado na decoração de cobertores, colchas, fronhas e roupas. Na maioria das vezes, as coisas tricotadas a partir de quadrados não precisam de decoração, já que os motivos em si são bastante brilhantes.
Símbolos usados em diagramas
O padrão para um quadrado de tricô clássico é simples e inclui 3 elementos básicos: um ponto corrente, um ponto alto e um ponto baixíssimo.
Nos padrões de tricô, são usados nomes abreviados de elementos e imagens gráficas correspondentes. Então, o circuito de ar é designado como "v.p." e tem uma imagem gráfica em forma de oval. Um ponto baixo é indicado por uma vareta curta e tem o nome corrompido “s.b.n.”
Nos desenhos, muitas vezes você pode ver varas longas cruzadas por 1, 2 ou 3 segmentos inclinados. São postes com 1, 2 ou 3 fios respectivamente. A coluna de conexão é abreviada como "s.s." e é indicado no diagrama por um ponto em negrito.
Uma versão clássica do quadrado da vovó. Aula magistral
O padrão simples de tricô é rapidamente lembrado, tudo o que resta é selecionar lindas combinações de cores. Para fazer isso, você pode encontrar soluções prontas ou experimentar combinações de cores. No início, você pode tentar tricotar algo simples, como um guardanapo, um tapete pequeno, um cinto decorativo ou uma bolsa. Para itens grandes, você precisará fazer cerca de cem elementos idênticos.
Padrão e ordem dos motivos de tricô
Os motivos de malha podem variar em tamanho e cor. O quadrado clássico pode ser expandido ao infinito.

Assim, um motivo de 50 linhas pode ser transformado em um grande cobertor. Uma peça pequena típica consiste de 4 a 6 fileiras. Cada fileira pode ser feita em uma cor diferente, ou você pode fazer motivos de uma única cor. Tricotando com fios grossos você pode obter elementos volumosos com grandes buracos.
Esquema clássico:
- Faça um anel fechando uma corrente de 5 laçadas de ar.
- Carreira 2: tricotar no centro do anel: corrente de 3 laçadas, 2 pontos altos, corrente de 2 laçadas. Em seguida, repita o próximo padrão de 3 pontos altos e uma corrente de 2 pontos duas vezes.
- Tricotar as laçadas da carreira seguinte nos suéteres a partir das correntes da carreira anterior: 3 laçadas, 2 pontos altos duplos, uma corrente de 2 laçadas. Em seguida, tricote uma sequência de 3 pontos altos e correntes de 2 laçadas, repetindo até o final da carreira.
- Faça o número necessário de carreiras (geralmente o motivo consiste em 5 carreiras).
Métodos de conexão de elementos
Existem quatro maneiras populares de montar um produto a partir de motivos quadrados.
A descrição de cada método é apresentada na tabela:
Costura de agulha | Crochê com meio ponto alto | Conexão com meias colunas especiais | Conexão Openwork |
2 quadrados são colocados frente a frente um com o outro. A agulha é inserida atrás da parede frontal das alças ou atrás de ambas ao mesmo tempo. | Os motivos quadrados, dobrados com a parte da frente, são conectados com meias colunas, inserindo a agulha atrás da parede posterior das alças da última carreira. | Usado para motivos vazados. Um quadrado é tricotado completamente, o segundo é anexado a ele durante o tricô da última carreira.
Esse tipo de fixação é suave e organizada. | As últimas fileiras vazadas de motivos redondos se sobrepõem usando correntes de ar. |
Ao conectar as peças, opta-se por uma alternância de motivos monocromáticos e multicoloridos, ou então todo o produto é feito de elementos idênticos (monocromáticos ou multicoloridos). Muitas vezes, o meio do produto é feito de quadrados coloridos, e o perímetro é preenchido com tricô simples, criando um efeito completo.
Encadernação de perímetro
Para dar ao produto uma aparência finalizada, suas bordas são aparadas com um padrão decorativo. Pode ser simples, consistindo de 1 a 2 fileiras, ou complexo, na forma de um amplo acabamento padronizado.
Opções populares de cintas:
- passo de caranguejo;
- pico;
- concha;
- borda decorativa estampada.
Mascarando as pontas dos fios
O quadrado de crochê da vovó (os padrões para cobertores correspondem à fórmula clássica de tricô) é um elemento separado, durante o tricô, cujos fios são cortados, o que deixa suas pontas livres.
Para deixar o produto com aspecto caprichado, existem técnicas para mascarar os fios:
- O fio central é amarrado junto com o anel, o resto do fio é cortado.
- Os fios restantes da borda externa são escondidos com uma agulha de crochê, inserindo o fio livre do avesso sob as laçadas da carreira anterior.
- Ao trocar de cor, os fios são conectados entre si fixando uma ponta na outra com uma agulha utilizando um laço. Essa técnica é feita sem nós e não deixa pontas soltas.
Ideias interessantes de quadrados para cobertor, colcha, tapete. Esquemas e descrição
Além do simples motivo da avó, muitas interpretações foram criadas, as mais populares das quais são apresentadas abaixo.
Motivo do canto
O quadrado da vovó, feito em crochê neste estilo, é interessante pelo seu design multicolorido; seus padrões são usados para fazer capas de edredom, bolsas, fronhas e cobertores.
Sequência de execução:
- No anel central, composto por 5 laçadas, você precisa tricotar 1 carreira de uma corrente de 3 laçadas, 2 pontos altos, 2 laçadas, 3 pontos altos. Vire o motivo tricotado.
- Na 2ª carreira, faça uma corrente de 3 laçadas, 2 pontos altos (em cada ponto alto da carreira anterior e no início do arco), no arco – 2 pontos altos, 2 laçadas regulares, 2 pontos altos. Em seguida, faça 3 pontos altos duplos. Vire o produto.
- Tricotar o elemento de acordo com o padrão fornecido no tamanho selecionado.
Motivo espanhol
Este elemento é semelhante ao quadrado clássico, mas se diferencia na criação de alongamentos nas fileiras inferiores. A originalidade deste elemento está na execução multicolorida das fileiras com broches.
Padrão de tricô:
- Comece a tricotar de acordo com o padrão e complete 3 carreiras.
- Em seguida, mude o padrão: tricote 3 alças de elevação e 3 pontos altos no suéter de canto. Tricotar duas vezes: corrente de 2 laçadas, 1 ponto alto, passar através (inserir a cabeça da agulha na ponte do canto da 1ª carreira, puxar o fio e tricotar a laçada resultante com 2 laçadas baixas), 1 ponto alto.
- Tricotar o canto da maneira clássica.
- Depois repita o mesmo padrão, só que subindo um nível.
- Crie um elemento do tamanho necessário.
Motivo espiral
Para tricotar esse padrão, você precisa saber tricotar colunas simples, meios pontos altos e pontos altos. Ao tricotar, são usados fios de cores diferentes simultaneamente. Esta opção utiliza 4 fios coloridos.
Tricotando o motivo em espiral:
- Faça um círculo com 5 voltas.
- Com o fio inicial, tricote uma sequência de 1 ponto alto, meio ponto alto e 2 pontos altos.
- Passe e prenda um fio da cor 2 no centro e repita o padrão anterior. Tricotar também com fios de 3 e 4 cores.
- Usando o fio da 1ª cor, faça 2 pontos altos duplos nas próximas 3 laçadas da carreira de baixo, deixando a 4ª laçada da carreira de baixo sem ponto. Repita a sequência para todos os fios coloridos.
- Em seguida, usando fios da cor 1, faça 2 pontos altos em uma laçada da cor 2, 3 pontos altos em sucessão para cada laçada da carreira de baixo, 2 pontos altos em uma laçada. Seguindo o padrão, repita para todas as cores.
- Tricotar até atingir o tamanho desejado, tricotando mais 2 pontos baixos em cada carreira subsequente.
- Finalize o motivo: com fios da mesma cor, faça 2 pontos altos em uma laçada, um ponto alto, um meio ponto alto, um ponto alto e um ponto baixíssimo em laçadas diferentes. Repita o mesmo para outras cores.
Quadrado com jacquard
O padrão jacquard em tecido é uma repetição múltipla de grandes motivos idênticos. O mesmo efeito pode ser alcançado fazendo crochê e tricô.
Quadrado de crochê da vovó (os moldes para cobertores podem combinar motivos lisos e coloridos), feito em estilo jacquard - este é um elemento bastante denso. Graças à combinação de cores, ao conectar as peças, obtém-se um efeito jacquard.
Então, se você tricotar um quadrado de uma única cor e na carreira final introduzir uma cor contrastante nos cantos, tricotando com um padrão clássico, ao combinar elementos no produto, você obterá um lindo padrão que será repetido em todo o tecido. Vestidos, vestidos de verão, túnicas, colchas e tapetes são tricotados neste estilo.
Motivo floral
O motivo floral pode ser usado como elemento decorativo para produtos de lã, já que as flores dentro do quadrado podem ser tornadas realistas e volumosas.
Na execução, elementos quadrados com uma flor no meio variam em complexidade de execução dependendo do tipo de flor usada, volumétrica ou plana. Uma flor volumosa é tricotada com pétalas em várias fileiras. Esse tipo de motivo leva mais tempo para ser concluído.
Este quadrado fácil de fazer com uma margarida consiste em apenas 3 carreiras e é feito de acordo com o seguinte padrão:
- Faça uma corrente de 6 laçadas e feche formando um anel.
- Em seguida, tricote 3 laçadas para levantar, 11 pontos altos duplos. Feche a linha com uma coluna de conexão.
- Tricotar a 2ª carreira da seguinte maneira: uma corrente de 3 laçadas, 2 meias colunas, conectadas por um ponto alto comum em uma laçada da 1ª carreira, uma corrente de 2 laçadas. Continue o padrão, substituindo apenas a corrente de 3 laçadas por 1 ponto alto.
- Na 3ª carreira, tricote uma corrente de 2 laçadas, 2 meias colunas em um suéter de laçadas de ar. Repita a seguinte sequência até o final da carreira: 3 pontos altos no suéter, corrente de 2 laçadas, 3 pontos altos no mesmo arco, 2 meias colunas nos 2 arcos seguintes.
Renda
O quadrado de crochê da vovó (os moldes para cobertores podem ser feitos de forma independente ou impressos) é tricotado com qualquer padrão. Para motivos pequenos, padrões de renda para guardanapos vazados são bem adequados.
Esses motivos são finalmente formados em um quadrado ou redondo. Um produto feito com detalhes em renda parece impressionante e apresentável. As soluções de cores podem ser monótonas ou combinar tons harmoniosos.
Exemplo de um padrão quadrado de renda:
- Faça uma laçada de amigurumi e tricote uma corrente de 2 laçadas e 15 pontos altos nela.
- Em seguida, tricote uma corrente de 3 laçadas de elevação, 1 laçada de ar e, em cada laçada da carreira anterior, tricote colunas com uma laçada, tricotando 1 laçada de ar entre elas.
- Na próxima carreira, siga o padrão: corrente de 3 laçadas, 2 pontos altos no suéter, 1 ponto alto na laçada da carreira anterior. Tricotar o padrão até o final da carreira.
- A linha 5 define o padrão: corrente de 11 laçadas na 3ª laçada da linha anterior, corrente de 3 laçadas na 3ª laçada, corrente de 5 laçadas na 3ª laçada, corrente de 3 laçadas na 3ª laçada.
- Amarrando correntes de ar. Em um suéter de 10 laçadas, tricote 3 laçadas, 4 pontos altos, 3 laçadas, 5 pontos altos. Em seguida, tricote 1 coluna de conexão no meio do pequeno arco de 3 laçadas.
- No arco de 5 laçadas, faça 7 pontos altos e 1 ponto baixíssimo em um suéter pequeno. Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.
- Na 7ª carreira, faça uma corrente de 8 laçadas e conecte-a com a 6ª carreira no início do arco do canto com um ponto baixo. Em seguida, prenda uma corrente de 3 laçadas na extremidade do arco de canto.
- Prenda uma corrente de 5 laçadas com um ponto alto no início do leque do meio. Faça uma corrente de 3 pontos e feche no meio do leque central. Tricotar a próxima corrente de 3 laçadas com um ponto alto duplo no final do leque do meio.
- No início da 8ª carreira, faça uma elevação de 3 laçadas e repita a seguinte sequência: faça 5 pontos altos nos suéteres grandes e 3 pontos altos nos pequenos. Tricotar o elemento de canto de acordo com o padrão padrão.
- Tricotar a borda do motivo com uma barra de pontos baixos.
quadrado não quadrado
O nome consagrado "quadrado da vovó" é aplicado a muitas unidades universais de tricô.
Esses elementos podem ser redondos, quadrados, poligonais. Na sua produção, você pode utilizar fios de diferentes cores e texturas. Ao costurar uma peça, utilize técnicas clássicas para unir e amarrar o contorno.
Qualquer artesã iniciante pode fazer um quadrado de crochê. Depois de estudar os diagramas, você pode criar qualquer produto. Pode ser um cobertor, um vestido, um cinto ou uma bolsa. Os itens de patchwork de malha são brilhantes e enfatizam o estilo individual.
Vídeo sobre a praça da vovó
Quadrado de crochê da vovó: