Luvas de tricô são um item útil e confortável, necessário no inverno e durante a baixa temporada. Para dominar essa habilidade, você precisa de um pouco de paciência e precisão. Usando as recomendações e descrições deste artigo, você pode aprender a tricotar luvas de diferentes maneiras usando padrões simples e claros.
Selecionando fios
A escolha do fio é baseada principalmente na cor, textura e preço. Mas isso não é suficiente. A etiqueta no novelo deve conter informações úteis para leitura.
Ao escolher o fio, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- peso do novelo;
- comprimento em um novelo;
- grossura;
- composto;
- uniformidade de coloração/resistência do corante;
- coeficiente de alongamento/encolhimento;
- resistência à tracção.
Importante! Ao escolher o fio, você precisa se orientar não apenas pelo peso do novelo, mas também pelo comprimento do fio, pois com o mesmo peso, em fios de texturas diferentes, podem haver comprimentos completamente diferentes.
Tipos de fios
O fio de tricô pode variar em composição, textura, espessura, torção e cor. Esses fatores determinam a finalidade do fio para tricô manual.
O fio vem nas seguintes variedades:
Origem | Tipos | |
Matérias-primas naturais | De origem vegetal | Gênese animal |
Viscose, algodão, linho | Caxemira, lã, seda, mohair | |
Sintéticos | Acrílico, poliéster | |
Fibras mistas | Várias combinações |
Além disso, o fio pode ser:
- torcido com vários fios;
- doméstico, autofiado;
- bouclé grande e pequeno;
- polido.
Fios para agulhas de tricô e agulha de crochê
Você pode tricotar qualquer fio com agulhas de tricô. Mas, ao escolher, atenção especial deve ser dada à uniformidade da espessura do fio no novelo ao longo de todo o comprimento. Se houver áreas de espessamento ou afinamento do fio, esse fio não é recomendado para tricô vazado e meia. Fios irregulares são usados para tricotar padrões em relevo ou em combinação com fios de cor correspondente.
Para bordados de crochê, a escolha de fios e linhas especiais é muito mais ampla. Qualquer fio é adequado para este tipo de tricô, assim como fios “iris”, “mouline”, “krashe”, “garus” e carretel grosso.
Fio para luvas
As luvas devem ser quentes, macias e não muito resistentes ao vento. Com base nisso, os fios de fiação são selecionados principalmente naturais - lã, semilã, mohair, angorá. Para luvas é possível usar fios mistos. Por exemplo, lã - acrílico ou mohair - algodão.
O fio autofiado feito de penugem de cabra ainda é popular – o mesmo fio que nossas avós e bisavós usavam. Das fibras autofiadas, as costureiras gostam de usar lã de cabra, camelo e cachorro.
Entre os fios modernos para luvas de tricô, podemos recomendar os seguintes: lã Kaun, YarnArt Jeans, lã Troitskaya da Nova Zelândia e Laika.
Selecionando raios
A qualidade do tecido de malha, sua maciez e uniformidade dependem do tipo de agulhas de tricô. A escolha das agulhas de tricô depende do tipo e da espessura do fio, portanto, essa questão deve ser abordada com responsabilidade.
A escolha certa de agulhas de tricô:
- do desenho requerido (agulhas com limitadores, Teflon ou metal em linha de pesca, meia ou anzóis);
- a espessura e o comprimento necessários (dependendo do fio, da densidade do tricô);
- do material preferido (madeira, bambu, plástico, metal);
- de qualidade adequada (lisa, sem rebarbas, com ponta e limitador confortáveis).
Correspondência aproximada entre o tamanho das agulhas de tricô e a espessura do fio:
Espessura do fio (comprimento do fio por 100 g de peso) | Espessura de agulha recomendada |
50 m – 100 g | 7 – 15 mm |
100 m – 100 g | 6 – 9 mm |
150 m – 100 g | 5 – 7 mm |
200 m – 100 g | 4 – 6 mm |
300 m – 100 g | 3 – 4,5 mm |
400 m – 100 g | 2 – 3,5 mm |
800 m – 100 g | 1,5 – 3 mm |
O rótulo de um novelo de lã padrão geralmente indica o tamanho de agulha recomendado. No entanto, cada pessoa tem um estilo de tricô diferente: algumas pessoas preferem tricô mais apertado, enquanto outras preferem tricô mais solto. As tricoteiras iniciantes, na maioria das vezes, tricotam muito apertado, por isso agulhas de tricô maiores são recomendadas para elas. Por outro lado, para tricôs soltos e fracos, são necessárias agulhas mais finas.
Para tricotar luvas, mitenes e luvas sem dedos, agulhas de meia são mais adequadas. São 5 agulhas encurtadas, sem anel ou rolha. Eles são convenientes para tricotar até mesmo dedos pequenos em luvas e mitenes em círculo e aprender a tricotar.
Para tricotar luvas com fios de fibras duras, use agulhas de tricô de metal lisas e, para fios polidos, use agulhas de plástico ou de madeira.
Seleção de esquemas
Luvas com agulhas de tricô (diagramas e descrições são apresentados abaixo) podem ser tricotadas de várias maneiras, tudo depende das preferências pessoais e do que você deseja obter no final.
Você pode tricotar luvas desta maneira:
- Em 2 agulhas com costura, uma peça (polegar na frente).
- Em 2 agulhas com costura (polegar na lateral).
- Em 2 agulhas com costura (com cunha para o polegar).
- Em 4 agulhas sem costura (polegar na frente).
- Em 4 agulhas sem costura (com reforço para o polegar).
- Faça crochê, ao redor da palma ou ao longo dela (o polegar é semelhante à base).
- Em agulhas circulares, sem costura ou com costura (qualquer método de tricotar o polegar).
Além disso, as luvas podem ser feitas com um lindo padrão combinado, com “tranças” e “bandeiras”, com tricô vazado, “bouclé”, com enfeite jacquard...
Padrão de tricô para luvas em 2 agulhas com costura e polegar na lateral
Esse método de tricotar luvas é usado muito raramente. É simples e não requer habilidades especiais de tricô. O principal é seguir a sequência correta de execução de acordo com o diagrama. Este método de tricô é usado quando o padrão da luva precisa ser posicionado transversalmente ao produto.
Padrão de tricô para luvas em 2 agulhas com cunha para o polegar
Essas luvas são tricotadas da maneira tradicional, começando com um elástico. O polegar é tricotado com uma cunha. As luvas feitas de acordo com esse esquema são muito confortáveis devido à posição natural e fisiológica do dedo.

Além disso, existe também uma maneira “indiana” de tricotar uma cunha para o polegar, que é ainda mais confortável e bonita.
Luvas de crochê
Para os amantes do crochê, fazer essas coisas não será particularmente difícil. O tricô começa do pulso até a ponta dos dedos, em círculo. Isso é feito ao longo de cada lado da luva ou ao redor da circunferência da palma. O dedo é tricotado da mesma forma que a parte principal, sua localização é determinada durante o ajuste.
Padrão de tricô para uma luva com costura, polegar na frente e padrão jacquard
Luvas com padrão jacquard são tricotadas por artesãs bastante experientes. A peculiaridade desse tricô é a combinação de 2 ou mais fios, que formam um padrão. É mais conveniente tricotar essas luvas em 2 agulhas de tricô estritamente de acordo com o padrão. Depois que o tecido é criado, a luva é costurada na lateral com uma costura de malha.
Medidas necessárias
Antes de começar a tricotar, você precisa tirar as medidas necessárias da sua mão, a saber:
- A circunferência da palma na sua parte mais larga.
- Circunferência do pulso.
- O comprimento da palma, do pulso até a ponta do dedo médio.
- O comprimento da palma, do pulso até o nível da base do polegar.
- O comprimento do polegar da base até o topo.
Todas as medidas são tiradas com uma fita métrica de alfaiate, sem margem para ajuste folgado.
Características das luvas de tricô com agulhas de tricô
Existem vários métodos para tricotar luvas com agulhas de tricô:
- tricô em 2 agulhas com borda aberta;
- tricotar com meia (em agulhas de meia);
- tricô com agulhas de tricô com linha de pesca (meia ou com borda aberta).
Cada método de tricô é correto e tem suas próprias características. Tricotar com 2 agulhas requer uma costura. O tecido da luva finalizado é um layout do produto que só precisa ser costurado. Este método é usado quando o padrão de tricô é complexo (por exemplo, jacquard ou padrão escandinavo) ou quando outros métodos são inaceitáveis.
Luvas em 4 agulhas de tricô são praticamente um padrão de tricô clássico para este item. Este é um método muito prático, pois o tricô é feito em redondo e não há necessidade de costurar as partes. É exatamente assim que as costureiras iniciantes aprendem a ciência de tricotar luvas.
As luvas são tricotadas com bastante frequência em agulhas de tricô circulares com linha de pesca, porque é prático: você sempre pode experimentar como tudo fica. Com essas agulhas de tricô, as luvas podem ser tricotadas com ou sem costura, dependendo da sua preferência. A técnica de tricotar a base e o polegar em si continua tradicional.
Luvas em 4 agulhas: instruções para iniciantes
Para aprender a técnica de tricotar luvas, você precisa começar com os modelos mais simples e “vestir” pelo menos toda a sua família com eles (para consolidar o resultado). Depois disso, você pode experimentar padrões, combinações e métodos de tricô, mas, no início, apenas o básico.
Instruções passo a passo para tricotar luvas sem costura em agulhas de duas pontas:
- Você precisa preparar um novelo de lã e agulhas de ponta dupla do tamanho necessário (veja a tabela acima).
- Antes de montar os pontos, sempre faça um pequeno cálculo para determinar o número total de pontos em todas as 4 agulhas de tricô. Luvas de tricô (diagramas e descrição abaixo) feitas de lã têm uma densidade média de tricô de 1,7 laçadas por 1 cm. Se assumirmos que a circunferência da palma (veja a tabela acima) é de 20 cm, então o número total de laçadas pode ser calculado da seguinte forma: 20 x 1,7 = 34. O número total de laçadas é 34. Agora, esse número de laçadas deve ser dividido por 4 (o número de agulhas de tricô), o que dá 8,5 laçadas. Esse número precisa ser arredondado para o número inteiro mais próximo, o que resulta em 9 loops.
- O conjunto de laçadas é feito alternadamente em cada agulha de tricô, como resultado, devem haver 9 laçadas em cada uma delas.
- A primeira e a última agulhas de tricô precisam ser fechadas, conectando a ponta do fio com o fio de trabalho. A primeira carreira é tricotada em círculo, apertada o suficiente para que as agulhas não escapem dos pontos montados. O punho elástico é tricotado alternando as alças da frente e de trás (1 x 1 ou 2 x 2). A altura do manguito pode ser de 5 a 10 cm, sendo a solução média de 7 cm.
- Depois que o elástico estiver pronto, você precisa passar para o molde principal da luva. Para facilitar o aprendizado, você pode fazer um ponto meia comum e, então, todas as laçadas serão tricotadas com ponto meia.
- A parte principal da luva é tricotada até o nível do polegar. Em seguida, você precisa fazer um furo para que ele entre na luva, ou seja, tricotar várias laçadas (neste caso 7) em um fio auxiliar ou juntá-las em um alfinete comum. Se estiver usando um alfinete de segurança, na segunda carreira você deve montar o mesmo número de laçadas de ar na agulha.
- Em seguida, o tricô em círculo continua até o nível da coroa do dedo mínimo.
- Depois de tricotar a luva até a altura do dedo mínimo, você pode começar a tricotar o dedo do pé e diminuir os pontos. Para fazer isso, determine o local para diminuir dobrando a luva para que fique plana. Em cada lado da dobra resultante, no final e no início da linha, duas laçadas são reunidas em uma laçada.
- Essa diminuição deve ser feita a cada duas carreiras até que a luva “cresça” até o nível do dedo anelar. Quando o tricô chegar nesse dedo, as diminuições devem ser feitas em cada carreira até que restem 2 ou 3 laçadas nas agulhas. As laçadas restantes devem ser recolhidas com uma agulha no fio de trabalho e cortadas do novelo.
- O tricô do polegar é feito da mesma forma que a parte principal. Primeiro, você precisa puxar o fio auxiliar e coletar todas as laçadas em 2 agulhas de tricô. Como resultado, deve haver 7 voltas em cada um. Para evitar a formação de um furo na lateral, 1 laçada é puxada para fora da borda do furo do dedo em ambos os lados. Como resultado, o número de voltas para os dedos é 16.
- 16 laçadas são distribuídas em 4 agulhas de tricô e o dedo é tricotado até o nível do meio da unha.
- Em seguida, as alças dos dedos são diminuídas da mesma forma que as alças dos dedos da peça principal.
A segunda luva é tricotada de forma semelhante à primeira, mas em imagem espelhada. Aqui a posição do polegar muda; ele está localizado na outra borda da metade interna do produto.
Luvas com padrão "Flagellum", "Pigtail"
Luvas são um atributo necessário de um guarda-roupa de inverno. Depois de dominar os princípios básicos de tricotar luvas simples com agulhas de tricô, é hora de tentar tricotar luvas com um padrão. Os padrões mais populares e favoritos são flagelos, tranças e suas combinações simultâneas (diagramas e descrições detalhadas são fornecidos abaixo no texto).
Vale ressaltar que esses padrões de relevo ficam bem em fios lisos, mas em fios com nós, bouclé ou felpudos eles simplesmente se perdem e, na verdade, não são necessários.
Padrão "Flagelo"
Esquema de tricô sequencial do padrão "Trangle":
Os flagelos são quase sempre tricotados sobre um fundo contrastante, em um tecido feito de laçadas em meia - dessa forma o padrão é melhor desenhado.
Para a amostra (rapport), você precisa montar 12 laçadas na agulha de tricô e tricotar 9 carreiras de acordo com o padrão:
- 1 pág. - 1 animal de estimação. borda, 3 fora, 4 frente, 3 fora, 1 borda.
- 2, 3 e 4 págs. - tricotar de acordo com o molde.
- 5 carreiras – 1 laçada. borda, 3 para fora, 2 para frente. bicho de estimação. transferir para o pino na frente do trabalho, depois 2 pessoas, 2 pessoas removidas para o pino. bicho de estimação. e todo o resto - de acordo com o esquema.
- 6,7 e 8 p. – tricotar de acordo com o molde.
- 9 p. – repita 5 vezes.
Observação. As abreviaturas das designações devem ser entendidas como:
- r. - linha;
- bicho de estimação. - laço;
- cromo. - borda;
- pessoas. - facial;
- fora. - purl.
Padrão de trança
Padrão de tricô sequencial para o padrão “Pigtail”:
As tranças são tricotadas da mesma forma que os cabos, movendo as laçadas em uma fileira “atrás” e “na frente” do trabalho. As tranças ficam muito bonitas em luvas em combinação com flagelos.
Para o exemplo de padrão, você precisa montar 12 pontos e tricotar 15 carreiras de acordo com o diagrama:
- 1 pág. - 1 animal de estimação. borda, 2 tricô, 9 tricô, 2 tricô, 1 borda.
- 2 pág. - tricotar de acordo com o molde.
- 3 pág. – 1 animal de estimação. borda, 2 para fora, 3 para frente. bicho de estimação. transferir para o pino atrás do trabalho, depois 3 pessoas., 3 pessoas removidas para o pino. pet., 3 pessoas. e todo o resto - de acordo com o esquema.
- 4, 5 e 6 p. – tricotar de acordo com o molde.
- 7 pág. – 1 animal de estimação. borda, 2 para fora, 3 para frente, 3 para frente. bicho de estimação. remover com um alfinete antes do trabalho, depois 3 pessoas., 3 pessoas removidas com um alfinete. bicho de estimação. e todo o resto - de acordo com o esquema.
- 8, 9 e 10 p. - tricotar de acordo com o molde.
- 11 pág. – repita 3 vezes. e então de acordo com o esquema.
Observação.As abreviaturas das designações devem ser entendidas como:
- r. - linha;
- bicho de estimação. - laço;
- cromo. - borda;
- pessoas. - facial;
- fora. - purl.
Luvas com enfeite
As luvas com enfeite são tricotadas da mesma forma que as luvas comuns - em 2, 4 agulhas de tricô e agulhas de tricô circulares com linha de pesca. A característica especial é a combinação de cores dos fios, que cria um padrão na parte frontal. A combinação pode ser com 2, 3 ou quatro cores de fio – depende do padrão escolhido e do estilo do enfeite.
Padrão de tricô para luvas em 4 agulhas (enfeite de 2 cores de linha):
Luvas tricotadas com agulhas de tricô (diagramas e descrições de outros padrões podem ser encontrados na Internet) com esse enfeite têm uma repetição composta por 24 carreiras. A alternância sequencial dos fios compõe o padrão da luva.
Tricotar padrões jacquard não é difícil, mas há algumas nuances e você precisa de experiência para pegar o jeito. Ao tricotar jacquard, é necessário levar em conta a tensão dos fios combinados - eles não podem ficar muito apertados ou, ao contrário, muito frouxos.
Amostras de padrões (padrão jacquard):
Para fazer com que essas luvas fiquem bonitas e evitar que o padrão fique distorcido, você precisa usar uma regra simples: a regra do “costas corretas”.
Por exemplo, no tricô jacquard são usadas duas cores: vermelho e branco. No diagrama do padrão, o laço branco passa por 8 laços vermelhos. Na parte de trás há muitas faixas brancas longas. Em uma luva pronta, esses cordões longos são muito inconvenientes e não podem ser deixados nessa forma.
O que fazer neste caso? Isso é resolvido da seguinte maneira: você precisa tricotar 2 laçadas com um fio vermelho, depois torcer os fios vermelho e branco, depois tricotar mais 2 laçadas vermelhas e torcer novamente - e assim por diante... Nesse caso, o fio branco será pego pelo padrão (isso só será visível na parte de trás) e não ficará frouxo nem atrapalhará.
Em um padrão jacquard de 3 ou 4 fios, os fios longos em meia devem ser torcidos da mesma maneira.
Luvas felpudas
As luvas felpudas são tricotadas da mesma forma que as luvas feitas com lã comum, em agulhas de tricô de 2, 4 e agulhas de tricô circulares de Teflon, com linha de pesca ou tubo de plástico. Sua espessura deve corresponder à espessura dos fios. Para luvas de mohair, são utilizadas agulhas de tricô de tamanhos maiores, pois espera-se um tricô mais solto.
Para fazer luvas de plumas, são usados fios de cabra e coelho, mohair, angorá e também fios torcidos feitos em casa. O fio de plumas pode conter plumas 100% naturais ou plumas com adição de fio de algodão.
Luvas de plumas são muito quentes e macias. Algumas tricoteiras os dobram para evitar que a penugem de dentro caia. Para isso, você precisa de tecido natural bem fino ou fleece.
Como tricotar luvas infantis com agulhas de tricô
As luvas infantis são tricotadas exatamente da mesma forma que as luvas para adultos. Além disso, com luvas para bebês você pode deixar sua imaginação correr solta. As crianças adoram os artesanatos das mães e os usam de bom grado.
Luvas infantis com enfeite
Existem muitos moldes prontos para luvas infantis com esse padrão na Internet. Mas você pode compô-las você mesmo. O molde da luva é feito a partir da mão da criança, que precisa ser traçado em uma folha de papel quadriculado.
Para o desenho, você pode usar imagens dos animais favoritos do seu filho, personagens de desenhos animados ou qualquer outra imagem que seja interessante para ele. Em seguida, usando as células da folha, um desenho ou enfeite é aplicado ao molde da luva. Quando o molde estiver pronto, você pode começar a tricotar.
Padrão de tricô para luvas infantis sem costura em 4 agulhas de tricô com enfeite:
Conselho! É melhor fazer luvas infantis com enfeite duplo, pois há muitos fios alongados na parte de trás do molde.
Luvas duplas para bebês são mais quentes e não deixam entrar vento. Em vez de uma capa de malha, você pode usar lã quente e macia.
Luvas de plumas para crianças
Luvas com agulhas de tricô (modelos e descrições para elas podem ser encontrados na Internet) para bebês são tricotadas com penas de cabra, mohair, angorá, penas de coelho e alpaca. Algumas costureiras fiam fios de pelos de cachorro ou de pelos de gatos peludos para esse propósito.
A técnica de tricotar luvas de plumas para crianças não difere da tradicional, os padrões de tricô permanecem os mesmos.
Importante! Se seu bebê for alérgico a pelos de animais, você não deve tricotar luvas de plumas.
Uma alternativa poderia ser qualquer outro tipo de luva ou tricô feito com fios comuns que imitem plumas.
Luvas infantis com tricô vazado
Você também pode decorar luvas infantis com orifícios de uma forma original e inusitada. Para isso, são adequados os mesmos flagelos, tranças, tricô com laços alongados, cones ou bouclé. A luva pode ser decorada com miçangas, contas de vidro, strass, inserções de pele ou pingentes.
Ideias interessantes para luvas infantis. Foto
Luvas tricotadas com suas próprias mãos são um bom presente com significado. O principal é ter vontade de aquecer alguém, e as habilidades certamente aparecerão com o tempo. Anteriormente, essa habilidade era passada de avós e mães.
Agora, na Internet, você pode encontrar qualquer esquema, até mesmo o mais complexo e incomum, instruções detalhadas para ele e uma descrição do trabalho. E tudo isso para que as mãos queridas e amadas não congelem!
Autor: Severyanochka
Formatação do artigo: Vladimir, o Grande
Vídeo sobre luvas de tricô com agulhas de tricô
Aula magistral sobre luvas de tricô com agulhas de tricô para crianças:
Por favor, diga-me qual é a metragem do seu fio em 100 gramas?