Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

Os pontos cruz mais complexos e bonitos atraem a atenção devido ao uso habilidoso de várias técnicas e métodos adicionais. O ponto atrás aparece com mais frequência em tais trabalhos. Este artigo discutirá esse ponto, suas variedades, técnica passo a passo e opções de uso.

O que é "costas" no ponto cruz e quando é usado

Esse tipo de ponto é usado não apenas em bordados, mas também em costura. Antes da introdução generalizada das máquinas de costura, ela era amplamente utilizada na fabricação de roupas. Externamente, assemelha-se à costura à máquina e, por isso, ainda é usada para conectar pequenos detalhes de corte, costurar brinquedos, acessórios artesanais e outras operações.

No entanto, o ponto atrás é mais amplamente utilizado no bordado moderno como um ponto de contorno no ponto cruz. Imagens bordadas projetadas dessa maneira se tornam mais claras e expressivas. Essa técnica também é usada como um tipo independente de bordado para decorar roupas, roupas de cama e têxteis para o lar.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

Traduzido do inglês, “back stitch” significa “costurar para trás”.

Existem outros nomes para esse ponto, conhecidos na comunidade de bordados:

  • voltar;
  • ponto atrás (ponto atrás, ponto atrás);
  • volte a agulha;
  • linha;
  • costura de contorno.

Noções básicas de tecnologia

É mais fácil bordar ponto atrás passo a passo, seguindo um algoritmo claro, na tela. Na maioria dos casos, o tamanho do ponto será igual a uma célula de tecido.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Como fazer ponto atrás

Durante o processo de trabalho, é necessário respeitar a seguinte ordem de ações:

  • Prenda a linha na parte de trás do bordado. É preferível escolher um método de fixação sem nós, pois é o mais preciso e invisível.
  • Traga a agulha e a linha para a parte da frente.
  • Dê um passo para trás e traga a linha para o lado avesso.
  • Traga a agulha para a frente, no ponto onde o segundo ponto começa.
  • Insira a agulha no ponto onde ela se conecta ao primeiro ponto e puxe-a para o lado avesso.
  • Repita os passos 4 e 5.

Tipos de costuras de ponto atrás

Além do ponto atrás básico “clássico”, outras variedades também são usadas no bordado:

  • "Linha chicoteada". Também é conhecida como "agulha chicoteada". Para fazer essa costura, primeiro coloque um suporte regular. Depois, um fio de cor diferente é puxado por baixo de cada ponto, puxando-o firmemente. O resultado é uma costura decorativa de duas cores que lembra um cordão torcido.
Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Ponto atrás (agulha de trás) - linha batida (agulha)
  • "Cascata". A técnica para realizar esta costura é a mesma da versão anterior. A diferença é que o fio adicional não é esticado, mas é disposto em um padrão ondulado em ambos os lados da linha de costura principal.
Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Costura de ponto atrás (agulha traseira) - cascata
  • "Dupla Cascata". Ao contrário da “cascata”, dois fios multicoloridos adicionais são dispostos simetricamente entre si. O resultado é uma costura tricolor com uma “onda” dupla nas laterais das costas principais.
Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Ponto atrás (agulha traseira) - cascata dupla
  • "Ponto duplo" ou "ponto atrás duplo". Primeiro, borde 2 pontos atrás paralelos à mesma distância um do outro ao longo de todo o comprimento necessário. Em seguida, eles realizam uma “cascata”, passando um fio de cor diferente alternadamente pelas duas costuras.
Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Ponto duplo atrás

O ponto atrás também é frequentemente usado em bordados de miçangas, prendendo cada miçanga com pontos separados.

Regras para usar ponto atrás em bordados

Para fazer uma costura de contorno suave e de alta qualidade, você precisa seguir algumas regras tecnológicas simples:

  • Os pontos de apoio são colocados sobre o trabalho depois que o ponto cruz principal é concluído.
  • Não se esqueça de usar um bastidor para evitar que a linha fique flácida.
  • Faça os contornos com uma agulha fina que não danifique o ponto cruz.
  • Ponto atrás refere-se a pontos contados. Portanto, ele deve ser instalado seguindo rigorosamente o diagrama.

Não seguir essas regras simples pode levar a erros graves que serão difíceis ou até impossíveis de corrigir.

Como ler um padrão de bordado com fundo

Não é nada difícil bordar ponto atrás passo a passo, seguindo as instruções à risca. No diagrama, ele aparece como uma linha de contorno contínua disposta sobre uma grade com cruzes marcadas.

Se o ponto de contorno for feito com uma cor de linha, então, como regra, ele será aplicado ao padrão em preto. Se contornos de cores diferentes forem usados ​​no bordado, eles serão representados no diagrama como linhas multicoloridas. A cor e a quantidade do fio, a espessura do suporte (1, 2 ou mais fios) são indicados na legenda do padrão.

Na imagem, a linha de costura corre claramente ao longo das células da tela: horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. Você não deve desviar arbitrariamente do diagrama, caso contrário o contorno da imagem pode ficar muito distorcido.

Materiais e ferramentas

Para executar um ponto de contorno, não são necessários dispositivos ou ferramentas especiais, além daqueles necessários para qualquer bordado. No entanto, algumas nuances devem ser levadas em conta. Isso facilitará seu trabalho e ajudará você a obter resultados de qualidade.

Abaixo está o mínimo necessário de ferramentas e materiais, bem como suas características e condições necessárias para um trabalho confortável e bem-sucedido.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Para bordar, as costureiras usam tesouras especiais
Ferramenta/material Propriedade/variedade Notas
Bastidor de bordar Tamanho de bordado correspondente O tecido deve estar bem esticado e preso.
Têxtil Trama uniforme de fios É mais conveniente bordar na tela Aida, mas você também pode bordar em linho, tecido de trama uniforme e outros tecidos grossos. Se a estrutura do material for densa, o contorno é primeiro marcado com um marcador ou lápis que desaparece.
Agulha Fino, com ponta afiada A agulha deve passar facilmente pelas “cruzes” sem danificá-las ou deixar vestígios perceptíveis da perfuração no tecido.
Tópicos Fio de algodão O contorno deve ser fino, suave e claro. Em bordados pequenos ou telas pequenas, um suporte é colocado em um fio. A tela grande é bordada com dois fios. Muito raramente, pode haver mais de dois fios de fio dental.

A seleção correta de ferramentas e materiais ajudará a evitar perda de tempo e custos de material desnecessários.

Como Bordar com Ponto Atrás: Instruções Passo a Passo

Antes de começar a fazer o ponto atrás, você deve “refrescar” o trabalho finalizado com um ponto cruz. Para fazer isso, lave-o cuidadosamente em água morna com sabão e passe-o a ferro. Se isso não for feito, será difícil desenhar um contorno limpo e uniforme.

Além das regras gerais descritas acima, existem nuances e características específicas do bordado de contorno, dependendo do tipo, tamanho e finalidade do trabalho.

"Ponto atrás" em bordados pequenos

O bordado em miniatura é frequentemente usado para decorar roupas, acessórios e diversos itens. Iniciantes podem tentar o ponto atrás pela primeira vez em trabalhos pequenos, seguindo precisamente as descrições passo a passo. Pequenos projetos usando ponto atrás também serão úteis para ensinar bordado às crianças.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

A aplicação deste elemento de bordado é bastante ampla:

  • pequenos quadros e pinturas de mesa;
  • decoração de roupa de cama e mesa;
  • broches;
  • ímãs;
  • marcadores;
  • decoração de bolsas de cosméticos e estojos de óculos;
  • chaveiros;
  • lembranças.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

O principal objetivo do bordado de contorno em miniaturas é dar clareza à imagem. Em obras pequenas, o tamanho de cada cruz é bem grande em relação ao tamanho do desenho. Por isso, a imagem parece desfocada. O esboço dá completude e integridade ao enredo.

Graças ao suporte, até mesmo trabalhos simples podem parecer complexos e interessantes. Como regra geral, o "contorno" em bordados pequenos e simples é feito por último, depois que o trabalho de ponto cruz é concluído.

"Decoração de ponto atrás" para bordado combinado

O ponto de contorno é muito utilizado em artesanatos feitos com técnicas mistas.

Combina harmoniosamente não só com o ponto cruz tradicional, mas também com outros tipos de bordado:

  • Jacobino;
  • trabalho em preto;
  • Assis.
Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
bordado jacobino

O bordado jacobino se distingue por suas imagens características de motivos vegetais. Graças à combinação de diferentes técnicas de bordado e costura, o desenho parece volumoso e convexo. O suporte é usado aqui para criar galhos finos, caules e nervuras nas folhas, bem como para delimitar elementos individuais.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Bordado Blackwork

Blackwork é um bordado monocromático baseado em uma variedade de pontos de contorno. O blackwork moderno pode incluir pequenas peças coloridas em ponto cruz. O ponto atrás é muito usado aqui.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
Bordado italiano "Assis"

O bordado italiano "Assis" pode ser chamado de "imagem reversa". Sua peculiaridade técnica é que primeiro os contornos das figuras são desenhados com ponto atrás e depois o fundo é bordado com uma cruz. O design é criado usando áreas de tecido não costuradas.

Em obras combinadas modernas, o suporte pode ser usado em várias capacidades:

  • elemento decorativo independente;
  • acabamento e detalhamento;
  • técnica tecnológica.

O ponto atrás pode ser usado para bordar grandes fragmentos de cenas, figuras e silhuetas. Em alguns produtos combinados, ele é até o principal. A sequência de ações nesses casos é determinada individualmente.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

Dependendo das técnicas utilizadas e da quantidade de trabalho em cada uma delas, o pesponto é feito não apenas no final, mas também no início ou no meio do processo de bordado. O detalhamento dos contornos depende das técnicas “adjacentes”.

Por exemplo, se o desenho incluir bordado de fita, ele será feito por último. Caso contrário, você pode facilmente danificar, amassar ou manchar as flores de fita. Será quase impossível consertar um casamento assim.

Além disso, a criação de contornos na etapa final do trabalho está associada a dificuldades técnicas, pois algumas áreas escondidas pelas fitas são difíceis de alcançar com uma agulha. Na técnica combinada, o ponto atrás também pode ser usado como técnica auxiliar, costurando miçangas, lantejoulas, canutilhos ou miçangas pequenas. Nessa capacidade, ela é frequentemente chamada de "costura em arco".

"Ponto atrás" em bordados caros

O bordado em ponto atrás é feito passo a passo, seguindo rigorosamente as instruções, o que é especialmente importante ao trabalhar em designs complexos. Conjuntos grandes e caros de fabricantes conhecidos quase sempre incluem esse equipamento. É isso que torna uma imagem feita à mão completa, holística e interessante de se ver.

Pinturas complexas podem conter uma grande quantidade de fundo: contornos de figuras, detalhes de rostos de pessoas, expressões faciais, caules de plantas, cascas de árvores, pelos de animais, padrões em utensílios domésticos, elementos arquitetônicos e muito mais. Como na maioria dos casos, todas as linhas de contorno devem ser colocadas depois que o ponto cruz estiver completamente finalizado.

Conjuntos caros de marcas famosas são criados por designers experientes e altamente profissionais. Portanto, a costura de contorno em tais obras parece apropriada, harmoniosa e discreta, apesar do grande volume. Se você seguir o padrão e as instruções exatamente, bordando devagar e com cuidado, então um bom resultado será garantido.

No entanto, costureiras iniciantes não devem assumir um enredo complexo na primeira vez. Colocar o suporte em pinturas grandes exige um alto nível de concentração e experiência em bordar padrões grandes e multicamadas.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

Uma costura irregular ou fora do lugar será quase impossível de consertar. Após a remoção, vestígios de perfurações de agulha permanecerão no tecido. Além disso, uma bordadeira inexperiente pode acidentalmente danificar as cruzes ao rasgar a linha.

As costuras de contorno devem ser feitas da forma mais organizada possível. Linhas ásperas, tortas ou muito grossas, fios torcidos podem dar ao bordado artístico caro a aparência de um artesanato barato e primitivo, anulando todos os esforços da artesã.

Bordado de alfabeto e números usando "ponto atrás"

O ponto atrás é frequentemente usado para criar letras e números.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

O uso de inscrições em bordados é bastante amplo:

  • assinatura do autor em uma pintura grande;
  • bordado infantil;
  • cartões postais;
  • métricas para recém-nascidos;
  • métricas e toalhas de casamento;
  • marcas em roupas e pertences pessoais;
  • guardanapos e toalhas de mesa com monogramas;
  • elemento do enredo de uma pintura;
  • placas internas.

Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?

As inscrições são quase sempre bordadas com um único fio. O ponto atrás pode ser usado para bordar diferentes tipos de fontes, letras escritas e impressas de vários estilos. O ponto de contorno também é usado para bordar letras e números bordados com ponto cruz ou ponto cetim.

Variações de diferentes fontes de bordado são fáceis de encontrar na Internet, mas você também pode criar as suas próprias. Para fazer isso, basta desenhar os contornos das letras desejadas em uma folha de caderno quadriculada comum ou com um marcador retrátil diretamente na tela.

Se você planeja bordar um texto mais ou menos longo (por exemplo, um desejo em uma toalha de casamento), você precisa fazer um esboço do futuro produto com a localização exata e o contorno das letras e palavras.

Recomendações para bordado

O bordado em ponto atrás deve ser feito passo a passo, seguindo a tecnologia e a sequência de execução, para obter uma imagem nítida.

No entanto, existem algumas nuances profissionais que economizarão tempo e materiais, tornarão o processo mais confortável e criarão um trabalho bonito:

  • Se o seu design incluir muito fundo ou se a imagem inteira for composta de fundo, você deve escolher um tecido de trama uniforme em vez de lona como fundo. Isso fará com que o trabalho pareça organizado e profissional. Grandes células de tela e entrelaçamento claramente visível de seus fios podem dar ao bordado um aspecto “estudante”.
  • Pequenos detalhes e contornos são bordados em um único fio. Em pinturas de grande formato, o ponto atrás pode ser costurado com linha dupla. Além disso, alterando o número de dobras, você pode mostrar perspectiva em paisagens: borde o primeiro plano com um fio duplo e o fundo com um fio simples de tom menos saturado.
  • O comprimento dos pontos de ponto atrás deve corresponder ao tamanho das cruzes, caso contrário, as linhas de contorno parecerão artificiais. Por causa disso, a integridade da composição será prejudicada.
  • Se o bordado consistir em um ponto cruz contado, um meio ponto cruz e um ponto de contorno, ele será feito por último. Se você quebrar essa ordem, a linha fina de um fio perderá sua clareza durante o processo de ponto cruz. Além disso, ele pode ceder ou ficar flácido.
Como bordar ponto atrás passo a passo com ponto cruz. O que é isso?
O comprimento dos pontos de ponto atrás deve corresponder ao tamanho das cruzes, por isso é melhor bordar o ponto atrás na tela.
  • Em trabalhos combinados, incluindo bordados com miçangas, lantejoulas, fitas ou elementos costurados, você deve fazer o oposto. Nesses casos, o forro é colocado antes de trabalhar com decoração volumosa, pois detalhes grandes ou exuberantes podem dificultar que a agulha alcance a área desejada do tecido.
  • Você não deve tentar esconder cruzes desordenadas atrás do fio do contorno. Esse “mascaramento” não só não ajudará, como tornará os defeitos do bordado mais visíveis.
  • Se a parte principal do trabalho for feita com uma cruz pequena e densa, você precisará usar uma agulha mais fina para traçar os contornos.

No artesanato moderno, o ponto atrás é amplamente utilizado em vários tipos de bordados artísticos como um elemento adicional. Este ponto simples é acessível até mesmo para iniciantes em artes aplicadas. Para dominá-lo, você só precisa de uma agulha e linha, uma compreensão clara da ordem das ações e vontade de criar.

Autor: Verônica Reutova

Vídeo sobre bordado

Como fazer ponto atrás:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho