Não é difícil tricotar uma peça tão universal como um cardigan em ponto meia. Existem muitos modelos simples que podem ser concluídos usando diagramas e descrições básicas.
Seleção de fios e ferramentas
Breves recomendações sobre a escolha do material e das agulhas de tricô para um cardigan:
- avalie seu nível de habilidade;
- determinar o prazo estimado para a conclusão do projeto;
- imagine como deve ser o produto final;
- se possível, leia resenhas sobre este ou aquele fio;
- levar em consideração as especificidades do cuidado com um determinado tipo de material (produtos feitos de materiais naturais são lavados à mão e fios sintéticos podem ser enviados para a máquina);
- tricotar amostras com vários tamanhos de agulhas, lavá-las e secá-las para determinar a melhor opção de densidade;
- calcule quanto fio será necessário para todo o produto (cardigan grande) para planejar seu orçamento e leve esse fator em consideração na hora de escolher. Isso ajudará a evitar uma situação em que o fio selecionado não esteja disponível em quantidade suficiente na loja.
Dependendo da aparência que você deseja que o produto final tenha, você pode escolher fios finos, médios ou grossos. A espessura do fio pode ser descoberta estudando as características técnicas do material.
Elas são indicadas na etiqueta ou dentro do cone (se for fio de bobina). Às vezes, o fio da bobina é rebobinado em cones vazios, mas então o vendedor é obrigado a fornecer informações confiáveis sobre todas as propriedades do material.
A espessura do fio pode ser determinada pela metragem: comprimento do fio em um novelo de 100 g. Quanto mais grosso o fio, menos ele cabe no novelo, e vice-versa. Assim, um fio com metragem de 200 m/100 g será muito mais grosso do que um material com parâmetros de 1500 m/100 g.
Um cardigan ponto meia com agulhas de tricô (os padrões e a descrição podem ser quaisquer) é tricotado mais convenientemente com fios com metragem de 100-300 m/100 g.
Um cardigã feito de lã grossa será volumoso, texturizado e até áspero. Será feito muito rapidamente e exigirá apenas habilidades básicas da artesã. Trabalhar com fios finos exige mais atenção, habilidade e tempo. No entanto, essa tela será mais flexível e terá uma aparência mais elegante. Pode ser dobrado e pendurado com confiança.
A segunda característica mais importante do fio é sua composição. Não importa quão bonita seja a cor do material, não importa quão agradável seja o toque no novelo, você definitivamente deve descobrir de que fibras o fio é feito. Algumas artesãs preferem apenas fios naturais, enquanto outras permitem tricotar com materiais sintéticos. Ao escolher uma ou outra composição, você deve entender as propriedades de cada uma delas.
Fios naturais | Fabricação | Característica |
| Feito de matérias-primas de origem animal ou vegetal | Normalmente, esses tipos de materiais são respiráveis e absorvem bem a umidade, além de serem capazes de reter calor ou, ao contrário, “esfriar”:
|
Esses materiais também têm desvantagens: são mais caros que os sintéticos, podem ser danificados pela luz solar ou por insetos (traças), podem causar alergias (lã de ovelha) ou parecem duros para pessoas com pele sensível. Além disso, roupas feitas de lã e algodão geralmente encolhem após a lavagem, e tecidos de viscose e bambu tendem a esticar.
Ao dar preferência a tipos de fios sintéticos, você pode contar com sua durabilidade, solidez da cor, ausência de alergias e relativa estabilidade do tecido (mas produtos de malha frouxa ainda podem esticar).
Além disso, esses tipos de materiais são fáceis de limpar na máquina de lavar e seu preço é muito acessível. Entre as desvantagens do fio sintético está o inevitável “efeito estufa”: no inverno, esse cardigan será frio e no verão, quente.
As fibras desses fios podem formar bolinhas rapidamente, e o produto ficará coberto de pelotas que serão difíceis de remover (ao contrário dos grumos de fiapos dos fios naturais). Muitas pessoas observam que tricotar com fio sintético é muito desagradável, que ele “range” e não tem maciez e sedosidade reais.
O diâmetro das agulhas de tricô depende diretamente do comprimento do fio. Tricotar com fios finos ou grossos requer agulhas finas ou grandes, respectivamente. Normalmente, o fabricante do fio fornece conselhos sobre a escolha das agulhas de tricô nos rótulos, mas essas informações devem ser tratadas apenas como recomendações.
A escolha da ferramenta apropriada é em grande parte determinada pela densidade individual de tricô da artesã e pela composição do material. Por exemplo, ao trabalhar com mohair fino, tweed ou algodão para fita, você não deve usar agulhas muito finas.
O tecido ficará muito denso e a beleza do fio não será revelada. Ao mesmo tempo, fios lisos (merino, algodão comum, semi-lã lisa) devem ser tricotados bem apertados para que as laçadas não fiquem tortas.
Cardigan feminino simples em ponto meia com agulhas de tricô para iniciantes
Um cardigan ponto meia com agulhas de tricô (os padrões e a descrição de tal produto serão compreensíveis até para iniciantes) é muito prático de tricotar: tem a mesma aparência na frente e atrás, é fácil de tricotar e tem um visual moderno.
Um dos modelos básicos é um produto com uma parte principal retangular. O modelo pode ser com ou sem mangas.
Também pode ser tricotado no sentido do comprimento (as listras serão horizontais) ou transversalmente (as listras serão verticais). A descrição abaixo discute a opção de tricô longitudinal.
Vale ressaltar que esse padrão exige mais fio do que o ponto meia e o ponto vazado.
A vantagem do ponto meia é que ele é adequado para trabalhar com qualquer fio (em textura, composição ou espessura).
Como tricotar um cardigan simples:
- Faça uma amostra de controle com o fio e as agulhas de tricô selecionados.
- Lave-o da mesma forma que você lavará o produto acabado no futuro.
- Seque e meça a densidade. Você precisa determinar quantos laços (L) e linhas (R) existem por 10 cm de largura e altura.
- Faça medidas básicas para determinar o comprimento da peça, o comprimento da manga (se houver uma), a largura dos painéis frontais, a largura das costas entre as cavas, a altura das cavas e a largura da manga em seus pontos mais estreitos e mais largos.
- Faça um desenho técnico do futuro cardigan. Anote todas as dimensões em centímetros (largura e altura do tecido até as cavas, altura e profundidade das cavas, distância entre as cavas ao longo das costas, distância entre cada cava e a borda lateral do tecido, altura do tecido depois das cavas).
- Com base nos dados obtidos na medição da amostra, realize cálculos para todo o produto. Para cálculos, você deve usar a fórmula, onde X é o número de P ou R que você precisa encontrar.
Ou seja, você deve multiplicar o comprimento ou altura da seção desejada da tela em centímetros pelo número de P na amostra e dividir isso por 10 cm.
Usando este método, é necessário calcular todos os valores horizontais e verticais. Mas não podemos esquecer que ao encontrar o número de loops, o valor dos loops deve ser substituído na fórmula, e ao encontrar o número de linhas, o valor das linhas.
Por exemplo, se os parâmetros da amostra de controle forem 23 P x 30 R, então para uma borda de composição de 140 cm de comprimento, você precisará lançar 322 P ((140 x 23)/10). Ao mesmo tempo, para tricotar um tecido de 73 cm de altura, você precisará completar 219 R ((73x30)/10).
Se a densidade da agulha de tricô mudar durante o processo de tricô, os parâmetros do tecido serão diferentes. Deve-se tomar cuidado para manter a mesma densidade usada ao tricotar a amostra, sem apertar ou afrouxar as laçadas.
Padrão de tricô:
- Monte em P e tricote a 1ª carreira em ponto meia. A segunda e todas as carreiras subsequentes também são tricotadas com pontos da frente (ponto meia). Os pontos de borda podem ser feitos em forma de rabo de porco ou com uma borda com nó. Tricotar desta maneira até o início das cavas.
- As cavas podem ser formadas de duas maneiras: dando-lhes um formato oval mais ou menos regular ou deixando-as como fendas. Será mais fácil tricotar cavas com fendas. Para fazer isso, você precisa dividir todo o tecido em 3 partes (a seção do início da carreira até a cava direita, o espaço entre as cavas e o fragmento do final da cava esquerda até o final da carreira). Essas 3 seções são tricotadas separadamente em toda a altura das cavas.
- Na etapa final, você deve reunir 3 pedaços de tecido em uma carreira longa e continuar tricotando o cardigã até a altura da gola. Todos os P's não são difíceis de fechar.
- Se o produto tiver mangas, elas devem ser tricotadas de baixo para cima. Para calcular o tricô das mangas, você deve subtrair a circunferência do pulso da circunferência do braço em seu ponto mais largo (+ 5-7 cm para facilitar o ajuste). Vamos denotar o número resultante pela letra F. Ele deve ser dividido pela metade (F/2).
- Em seguida, subtraia 7 a 10 cm do comprimento calculado da manga, este será o comprimento do detalhe M. Este modelo de cardigan não requer uma manga cheia, um arredondamento simbólico de 3 a 5 cm na altura será suficiente. Subtraia 3-5 cm de M e você obterá o comprimento da manga até o gorro K.
- Agora K precisa ser dividido por F/2, o que lhe dará o número Z. Isso deixará claro em qual intervalo P deve ser adicionado ao tricotar a manga (a cada Z cm).
- Para a borda montada, monte quantos P's corresponderem à largura do seu pulso. Em seguida, tricote o tecido até uma altura correspondente a K cm, adicionando 2 P (1 no início do R e 1 no final) através de um número de R correspondente a Z cm. Uma cava com altura de 3-5 cm é formada de forma bastante simples: em cada R, 2 P são reduzidos (1 no início do R e 1 no final). Todos os P's não são difíceis de fechar. Tricotar a segunda manga da mesma maneira.
- Montagem do produto: costurar as mangas na vertical, costurar as mangas nas cavas.
O cardigan pronto deve ser lavado e estendido sobre uma superfície horizontal até secar completamente. Se necessário, você pode passar a ferro no vapor.
Cardigan ponto meia para mulheres plus size
Se você precisar de um corte mais clássico, você pode tricotar o produto a partir de 4 retângulos. Este cardigan é extremamente fácil de fazer. Você precisa tricotar 4 retângulos (condicionalmente, já que as prateleiras podem ter decote redondo, quadrado ou em V) e costurá-los.
Vale considerar que para mulheres acima do peso não é necessário escolher fios volumosos. É melhor focar em uma cor bonita e calma e em uma textura luxuosa do fio.
Um ponto importante é calcular as dimensões do produto. A largura do produto sem levar em conta a alça é calculada com base na circunferência do tórax (CT), circunferência abdominal (CA) ou circunferência do quadril (CQ), dependendo de qual medida for maior que as demais. É necessário adicionar 10-20 cm para facilitar o ajuste e, em seguida, dividir o valor resultante por 2 (largura da parte traseira) e por 4 (largura de cada prateleira).
Para descobrir a largura da manga, você precisa medir seu braço no ponto mais largo e adicionar 10–15 cm. Dividindo o número resultante pela metade, a artesã obterá a altura da cava. Para criar um decote suave, diminua 1 p a cada 4-6 carreiras.
A faixa que atravessa as duas partes da frente e o decote das costas também serve como gola. Ela é tricotada no final do trabalho. Para evitar que a borda do tecido fique puxada, você precisa montar 3 pontos a partir de 2 pontos de borda. Ou seja, monte 1 ponto a partir de 1 ponto de borda, depois 2 pontos a partir de 1 ponto de borda e assim por diante até o final do tecido. Para a parte de trás, você precisa discar 1 P de 1 P. A altura da barra é de 10-15 cm.
Cardigan raglan em ponto meia tricotado de cima para baixo
Uma das maneiras mais fáceis de obter um produto prático e moderno é tricotar de cima para baixo com raglan. Para iniciantes, é melhor começar com um raglan básico com aumentos uniformes ao longo das linhas do raglan.
Artesãs avançadas podem criar peças com raglan anatômico (diferentes ritmos de aumentos na manga e no corpo). Entretanto, em qualquer caso, será necessário um broto, que é a diferença entre a altura das partes traseira e frontal.
Um cardigan em ponto meia com agulhas de tricô (padrões e descrições de diferentes designers podem incluir ou ignorar a execução do broto) ficará melhor na figura se você fizer as costas 3-5 cm mais altas do que as prateleiras.
A vantagem do tricô de cima para baixo é que você pode experimentar o produto já na fase de formação do jugo:
- Para começar a tricotar um raglan, você precisa discar o número de P que corresponde à largura do pescoço.
- Como o cardigan terá 2 frentes e um fecho (também pode ser sem fecho), você precisa tricotar em carreiras retas e viradas.
- Depois de montar o P, tricote o broto até uma altura de 3-5 cm usando carreiras encurtadas. Neste caso, os primeiros Ps encurtados vão somente ao longo da parte de trás, cada carreira subsequente aumenta em 5-7 Ps, e os últimos devem ir além das linhas frontais do raglan.
- Ao mesmo tempo em que brota, você deve começar a formar linhas raglan; Os aumentos são realizados em 8 pontos antes e depois de cada linha.
- Em seguida, o tricô continua em carreiras retas e de retorno até que a altura do tecido seja de 22-30 cm (dependendo do tamanho e do modelo).
- Quando o jugo estiver pronto, você deve dividir o tecido em 5 partes: 2 mangas, uma parte traseira e 2 frentes.
- Agora você precisa tricotar as mangas: transfira o P de uma delas para as agulhas circulares de tricô, adicione pontos para o corte inferior (5-7 cm) e feche em uma carreira circular.
- Como calcular o ritmo de contração de uma manga é descrito acima. Você só precisa substituir a adição de P por abreviações.
- Depois que as mangas estiverem prontas, você precisa combinar as costas e as duas partes da frente em um P. Entre elas, os cortes em P são montados com as agulhas de tricô.
- Em seguida, o tecido é tricotado exatamente até a altura desejada. Se desejar, é possível adicionar tábuas.
Cardigan longo de malha com capuz
Roupas com capuz podem ser tricotadas de duas maneiras: com um capuz de malha de uma só peça ou com um capuz costurado. Os modelos mais simples de capuzes parecem um pedaço retangular de tecido dobrado ao meio e costurado em um dos lados. Eles não seguem os contornos da cabeça de uma pessoa, por isso devem ser volumosos. Caso contrário, será desconfortável usar tal produto.
Se a tarefa for tricotar um cardigã com capuz anatomicamente correto, você precisará fazer um molde em tamanho real e usá-lo para calcular o tricô da peça. O capuz deve ser mais curto na parte de trás (na parte de trás da cabeça) e mais longo na frente (no rosto).
Caso contrário, o cardigan pode ser tricotado usando qualquer um dos padrões descritos acima. É mais conveniente tricotar cardigans longos de cima para baixo com um padrão raglan, já que você não precisa se preocupar em ficar sem fio.
Cardigan longo com mangas três quartos
As artesãs que não têm medo de carreiras encurtadas e de seguir rigorosamente os cálculos podem tricotar um cardigã com ombros lisos e mangas três quartos. É melhor começar esse projeto do zero.
Se desejar, você pode formar 3 partes separadas ou combinar todos os elementos do cardigan em uma única peça. A parte inferior do produto é tricotada uniformemente. Em seguida, ao longo das linhas das costuras laterais, são feitos acréscimos P (simetricamente ao longo das prateleiras e ao longo das costas).
Para obter uma linha suave, vale a pena fazer um molde em tamanho real e usá-lo como guia (anexar os tecidos ou fazer cálculos com base no molde). A linha da costura lateral será suave com o seguinte ritmo de aumentos: primeiro +1 P em cada 3 R, +1 P em cada 2 R, depois +1 P em cada R e no último estágio várias dezenas de P são adicionados de uma vez para a manga.
Em seguida, um determinado pedaço de tecido é tricotado exatamente até uma altura igual à metade da circunferência do pulso. Além disso, se for planejado um decote profundo para o detalhe da prateleira, não se deve esquecer da redução de P para esse decote. Na etapa final, é necessário encurtar o P para formar a inclinação do acostamento. Os laços são encurtados por linhas encurtadas.
Quando todas as peças estiverem prontas, elas devem ser costuradas e o produto deve ser lavado e vaporizado (se necessário).
Cardigan feito de fio grosso
Um cardigan em ponto meia com agulhas de tricô (os padrões e descrições devem ser os mais simples) pode ser tricotado com segurança usando fios texturizados. O problema é que todas as costuras, reduções e adições de laçadas podem parecer bastante ásperas, então tecidos retos sem costuras ficam melhores.
Modelos tricotados com raglan na parte superior ou inferior, cardigan com partes retangulares, bem como peças feitas em uma única peça (de manga a manga ou de trás para frente) são perfeitos.
É importante entender que itens feitos com fios grossos serão volumosos. Além do fato de que essas roupas podem adicionar peso visualmente, elas também são pesadas por si só. Para tornar o cardigan prático, você não pode tricotar fios grossos muito apertados.
Cardigan infantil
As mesmas regras se aplicam ao tricô de roupas infantis e à confecção de peças para adultos. Aqui você também precisa fazer medições cuidadosas (ou usar a tabela de tamanhos médios), tricotar o broto e monitorar a densidade do tricô.
Há uma opinião de que as roupas infantis não precisam de um broto, mas você deve estar preparado para o fato de que o pescoço ficará cravado no pescoço da criança pela frente. Além disso, o produto pode se mover constantemente para trás e precisará ser ajustado. No entanto, é melhor calcular a altura e então o casaco vai servir perfeitamente na criança.

Os cardigans infantis podem ter uma variedade de fechos: botões, gravatas, botões de pressão, velcro, zíperes. Como as crianças crescem rápido e não se importam muito com peças de tricô, você pode usar fios baratos com alto teor de poliamida ou poliacrílico. Cardigans feitos de algodão serão realmente duráveis e duradouros.
Cardigan ponto meia "Kimono"
Um dos modelos mais bem-sucedidos e confortáveis é o cardigan Kimono.
Suas características distintivas:
- "corpo" largo;
- mangas largas e retas;
- tratamento de decote simples (sem gola).
Esses cardigans geralmente são usados com um cinto de malha ou couro. O decote pode ser clássico em V, redondo ou quadrado.
A maneira mais fácil de tricotar um cardigan em ponto meia no estilo quimono é em uma única peça. Isso elimina a necessidade de costurar mangas e ombros. Para tal trabalho, não são necessários diagramas e descrições complexas; um desenho técnico detalhado é suficiente.
O tricô começa pela parte inferior das partes da prateleira. Ao fazer os cálculos, não se esqueça de que as prateleiras irão se sobrepor, portanto, sua largura total deve ser muito maior que a parte de trás.
Primeiro, monte P para uma prateleira, tricote-a até o início da manga, depois monte P para a manga e tricote exatamente até uma altura igual à metade da largura da manga. Nesta fase, o decote é recortado. Em seguida, todos os P's são transferidos para um fio adicional e a segunda prateleira é tricotada simetricamente à primeira.
Quando ambas as partes estiverem prontas, elas são unidas em uma carreira comum e tricotadas exatamente até uma altura igual à metade da largura da manga. Entre as peças da prateleira, é necessário adicionar um P para formar o decote ao longo das costas. Quando a manga já estiver larga o suficiente, diminuem-se as laçadas do início e do fim da carreira e, então, tricota-se a parte inferior das costas. Nem todos os P's são hermeticamente fechados.
Para montar um cardigan desses, tricotado em ponto meia, basta fazer 2 costuras laterais. A vantagem dos modelos simples é que o diagrama básico e a descrição podem ser adaptados para criar produtos de qualquer tamanho.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como tricotar um cardigan
Cardigan ponto meia com agulhas de tricô - padrões de tricô e descrição: