Ponto overlock em crochê passo a passo

Ao começar a tricotar um novo produto, você deve pensar não apenas na qualidade do fio, na seleção de ferramentas para o trabalho, mas também em como todas as partes do produto serão costuradas.

Um dos tipos de costura mais utilizados na união de modelos é o mais utilizado pelas costureiras. O ponto é chamado de ponto de cobertor e é usado em crochê.

Selecionando Agulhas

Na hora de escolher as agulhas, é muito importante ficar atento ao tamanho delas, pois lojas especializadas vendem diversos tipos de ferramentas para esse trabalho. As características de algumas agulhas que podem ser utilizadas para costurar peças são apresentadas na tabela.

Ponto overlock em crochê passo a passo

Nome da agulha Características, por que é adequado para costura overlock
Tapeçaria A agulha pode ser usada por uma artesã, pois tem um orifício grande e uma ponta arredondada. Isso permite que ela separe o tecido em vez de furar os fios. Elas podem ser vendidas com números diferentes: quanto maior o número, menor o tamanho e o diâmetro da agulha.
Bordado Se não for possível comprar outra agulha, você pode usar uma agulha de bordar. Seu olhal permite que você afaste os fios em vez de perfurá-los.
Tricotado Esse tipo de agulha é mais frequentemente usado para pontos overlock, pois tem um orifício largo e uma ponta arredondada. Isso permite que você evite rasgos no tecido e quebras de linha.
Agulha de lã Eles são grossos, de comprimento médio, têm um olho largo e uma extremidade arredondada.

É impossível fazer um ponto de cobertor sem agulhas de tricô especiais. Essas agulhas são diferentes das ferramentas usadas em bordado e costura. A agulha de tricô pode ser de plástico, ela deve ter um orifício largo para que o fio da lã possa passar facilmente por ela.

Outra diferença entre uma agulha de tricô e uma agulha de costura é que sua ponta se parece com uma agulha de tricô, não é tão afiada. A ponta arredondada da agulha ajuda a evitar que o fio seja perfurado, pois afasta os fios. Dessa forma o fio não se deforma nem se parte em pedaços.

As agulhas podem ser feitas de plástico ou metal. A vantagem das agulhas de metal é que elas são mais fortes e não quebram com tanta frequência. Agulhas de plástico podem quebrar rapidamente durante o tricô.

Aplicação e características da costura

O ponto overloque no crochê é considerado um dos tipos de pontos de tricô que são usados ​​para conectar pequenas partes do tricô e o tecido principal.

Então, com a ajuda desta costura você pode anexar:

  • Coleiras;
  • Bolsos;
  • Algemas;
  • e outros pequenos itens de vestuário.

Também pode ser usado para fazer bainhas, mangas, adicionar inserções e outros detalhes que geralmente são tricotados separadamente de peças grandes. A peculiaridade da costura é que ela é bordada em alças abertas.

O termo "ketlevat" também é comum entre artesãs. Significa unir uma parte à outra usando um ponto de cobertura. Além disso, este ponto de malha pode ser usado para processar cortes horizontais, para prender a laçada na última carreira.

Ponto overlock em crochê passo a passo
O ponto overloque no crochê é mais frequentemente usado para amarrar a gola de uma peça de roupa.

Entretanto, seu uso mais comum é processar o pescoço de um produto de malha. Existem dois tipos de ponto overloque: figurado e regular. O princípio de fazer uma costura de malha é semelhante à técnica de criar um ponto atrás.

A maneira clássica

Muitas vezes, a borda do produto precisa ser processada com uma peça tricotada separadamente. Pode ser chamado de debrum ou colarinho. É tricotado de cima para baixo, sem fechar as alças da última carreira. Depois o pescoço é cortado com uma agulha.

Em um item de crochê, você pode fazer um ponto de cobertor colocando a peça na borda do tecido acabado e costurando-a com um ponto atrás regular. Recomenda-se utilizar uma agulha de plástico ou metal com um orifício grande.

O fio ou linha usada para fazer a costura deve ser da mesma cor do produto em si.

Ponto overlock em crochê passo a passo

O princípio de executar um ponto overlock regular é que a cada vez a agulha deve ser inserida na alça aberta da gola. Isso permite que você não apenas costure como se estivesse costurando à máquina, mas também prenda todas as laçadas não utilizadas anteriormente na peça.

É muito importante garantir que a peça de malha não desfie. Para evitar isso, você deve tricotar uma carreira adicional de pontos soltos de uma cor diferente. Em seguida, a carreira é gradualmente desfeita, e as laçadas livres na gola serão aquelas das quais o fio adicional foi removido.

Bilateral

Se você precisar decorar lindamente o gargalo do produto, você pode usar pontos clássicos. Para executar isso com sucesso em um produto, é necessário fazer com que a futura gola tenha duas camadas. Para fazer isso, você pode tricotar mais 6 a 8 carreiras no final da gola ou finalizá-la com um elástico.

Ponto overlock em crochê passo a passo Ponto overlock em crochê passo a passoPonto overlock em crochê passo a passo Ponto overlock em crochê passo a passo

Depois disso, a peça pode ser costurada, prendendo as alças na parte da frente do produto e, em seguida, conectando a borda e a parte de trás. O produto em si não deve ser perfurado completamente, pois neste caso a costura traseira pode ficar visível na parte frontal.

Se você usar um elástico oco, haverá laçadas soltas na parte da frente e de trás. Se a peça de trabalho for dobrada ao meio, uma borda será fechada. Neste caso, a artesã se depara com uma escolha: ou costura o detalhe, prendendo as alças não utilizadas na parte da frente do tecido, e as fechadas na parte de trás.

Ou você pode desfiar as 2 primeiras carreiras para formar laçadas livres em ambos os lados da peça. Neste caso, a borda só pode ser desfiada quando a outra borda já estiver costurada ao produto.

Para iniciantes

O ponto overlock no crochê pode ser usado tanto por costureiras experientes quanto por iniciantes. Para quem nunca usou o ponto overloque, deve seguir todos os passos para fazer esse tipo de ponto tricô.

Este tipo de tratamento de costura pode ser usado para tratar coletes, jaquetas, suéteres e vestidos:

  1. Se você usar um ponto overloque comum, será necessário colocar a borda com as laçadas abertas na borda do tecido principal grande, alinhavá-las e costurar cada laçada com um ponto overloque.
  2. Insira a agulha do lado avesso, de baixo para cima, em 1 laçada da carreira aberta e, tendo perfurado o tecido principal, traga-a para a frente.
  3. Insira a agulha pelo avesso, traga-a para a frente através da 2ª laçada e retorne-a da frente para o avesso através de 1 laçada na carreira.
  4. Para fechar todos os loops em uma fileira, você precisa repetir as ações descritas nas etapas anteriores.

Ponto overlock em crochê passo a passo

Este método é muito simples e pode ser usado por costureiras inexperientes que nunca fecharam laçadas em seus trabalhos com ponto de cobertor. Existe também o ponto overloque figurado, porém sua execução é um pouco mais difícil do que a execução de um ponto overloque comum.

Elástico

Apesar de quase todos os métodos de processamento do pescoço com ponto de cobertor implicarem uma conexão firme do tecido e do pescoço, as artesãs descobriram uma maneira de imitar o ponto de cobertor se for necessário manter a elasticidade da conexão.

Pode ser necessário, por exemplo, para um suéter para uma criança pequena. Nessas situações, pode-se recorrer à chamada simulação de kettling. De uma das bordas do produto, são montadas laçadas ao redor do perímetro e uma carreira é tricotada com laçadas em tricô. Essas alças darão a aparência de uma costura.

Ponto overlock em crochê passo a passo

Depois disso, é feita a transição para o elástico ou tricô com a superfície frontal. Se precisar deixar a borda mais grossa, depois de uma carreira de pontos tricô, você pode tricotar um comprimento duplo, dobrar a peça tricotada ao meio e costurar os pontos soltos de dentro para fora usando um ponto zigue-zague, perfurando o tecido com uma agulha em ângulo reto.

A agulha deve entrar em uma laçada não utilizada na mesma carreira. A vantagem dessa costura é a perfeição e a preservação da elasticidade do decote.

Decorativo

Usando o ponto de cobertor, você pode adicionar mais decoratividade ao produto. A versão figurada da costura permite bordar pequenos dentes no produto. O produto pode ser decorado com 2 ou 3 dentes: os laços podem ser conectados em 2 ou 3 peças de uma só vez.

Para conectar as laçadas 2 a 2, você precisa inserir a agulha no lado avesso, passá-la para o lado da frente na 2ª laçada e retorná-la do lado da frente para o lado avesso na 1ª laçada. Em seguida, pule a 3ª laçada, a agulha deve ser inserida do lado avesso para a frente na 4ª laçada e retornada da frente para o lado avesso através da 3ª laçada.

Ponto overlock em crochê passo a passo

Para continuar o padrão, repita os passos descritos anteriormente. Isso permitirá que você conecte os laços inclinando-os um em direção ao outro em pares.

Para fazer um ponto de união de 3 laçadas, insira a agulha de trás para a frente na 2ª laçada e retorne-a da frente para trás através da laçada inicial. Em seguida, do lado avesso para a frente, você precisa trazer a agulha para fora através do 3º laço e retorná-la do lado da frente para o lado avesso através do 2º laço.

Depois disso, pule a 4ª laçada e traga a agulha do lado avesso para a frente através da 5ª laçada, e retorne-a da frente para o lado avesso através da 4ª laçada. Em seguida, traga a agulha do lado avesso para a frente através do 6º laço e retorne-a para o lado avesso através do 5º laço.

O padrão é considerado feito corretamente se em cada dente as alças laterais se inclinarem em direção à central, que permanece reta.

Dicas e truques

É muito importante que todas as artesãs aprendam a fazer corretamente o ponto de cobertor, pois isso ajuda a dar ao produto uma semelhança com roupas feitas em fábricas e fábricas.

O ponto overlock no crochê deve ser firme e forte, não deve esticar no produto. É necessário garantir que as costuras sejam uniformes e do mesmo tamanho.

Recomendações:

  • Ao escolher a espessura do fio para franzido, é preciso lembrar que o fio para essa costura deve ser mais fino do que todo o fio com o qual todo o produto foi tricotado.
  • Se você estiver usando linha de lã para uma costura de tricô, poderá ter dificuldade para enfiá-la no buraco da agulha. Para enfiar uma linha grossa em uma agulha, você pode dobrá-la ao meio e colocar a dobra sobre a parte estreita do buraco da agulha que você está usando.

Depois, você precisa prender o olho entre 2 dedos da mão esquerda e puxar a agulha, puxando firmemente as pontas dos fios. Essa ação vai alisar todos os fiapos e partes fofas do fio na dobra. Depois disso, você precisa abrir um pouco os dedos e passar a dobra da linha no olhal.

  • Não é recomendado quebrar as pontas dos fios que sobram dos pontos de montagem. Eles podem ser usados ​​para costurar peças. Mesmo que sejam curtas, você pode começar a costurar, pois isso dará à borda do trabalho uma aparência mais uniforme e elegante.
  • Se as partes forem costuradas no lado avesso, é recomendável tricotar o chamado caminho do laço, tricotando-o ao longo da parte da frente com laços purl e ao longo dos laços purl com laços frontais. Adicionar esse tipo de trilho de loop torna o processo de costura de peças mais confortável.

Ao trabalhar inicialmente com ponto overlock em projetos de crochê, você pode encontrar uma série de dificuldades. No entanto, dominar esse ponto permitirá que a costureira melhore a qualidade dos produtos acabados. Um ponto de tricô também pode adicionar mais decoratividade ao seu trabalho. Para fazer isso, você pode conectar vários loops entre si.

Vídeo sobre tricô

Ponto overloque em crochê:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho