Pintar é um processo divertido e relaxante que permite que você expresse totalmente sua criatividade. No início, é aconselhável que pessoas de todas as idades escolham materiais e tintas simples que lhes permitam aprender diversas técnicas de pintura.
Por exemplo, o guache é ótimo para artistas iniciantes, e lições passo a passo ajudarão você a entender os detalhes específicos de seu uso.
Tipos de guache, como escolher para iniciantes
Guache é uma tinta usada não apenas por crianças em aulas de desenho ou em casa, mas também por artistas e artesãos profissionais. Para diferentes propósitos e níveis de habilidade, você precisa escolher o tipo apropriado de guache.
Variedades de guache | |
Nome | Características |
Artístico, Lux, Premium | Consistência espessa, alta plasticidade, grande seleção de tons próximos aos naturais. O preço dessas tintas é mais alto que o de outros tipos. |
guache comum | Tintas que não possuem nenhuma marcação especial. Contém mais ligantes sintéticos, menor plasticidade. A paleta de cores é menor, assim como o custo do material. |
Guache para a criatividade infantil | Composição quase 100% natural. Brilhante, bastante líquido, prático para beber direto do pote. Quanto menos conservantes na composição, maior o preço. |
Tintas com efeitos adicionais | Pode ser um brilho de madrepérola, uma imitação, um brilho no escuro. Elas não combinam bem com os tipos clássicos de guache e são aplicadas sobre uma base já colorida ou sobre uma camada seca. |
Pintar com guache para iniciantes (lições passo a passo são descritas mais adiante no artigo) se tornará uma atividade agradável com tintas artísticas de alta qualidade. O guache comum é adequado para a criatividade das crianças, para projetos pontuais de estudo ou como uma atividade relaxante, sem pretensões de alta qualidade artística do resultado.
O guache geralmente é vendido em potes de 20 a 40 ml e com 4 a 16 cores por conjunto. Alguns fabricantes produzem grandes conjuntos de até 24 cores, mas seu custo é muito mais alto (e não é fato que todas as cores serão usadas no final).
Para quem gosta de uma paleta variada, há potes separados de guache que podem ser encontrados em lojas de arte. Aqui você pode escolher exatamente os tons que precisa e no volume adequado – até 500 ml.
Selecionando pincéis e papel
Guache é uma tinta à base de água, o que significa que o papel usado para pintá-la deve ser grosso. Os fabricantes de materiais de arte não possuem telas especiais marcadas como “para guache”, portanto, aqui você deve confiar apenas nas características da base do papel.

Dicas para escolher uma tela de qualidade para guache:
- Quanto maior a densidade do papel, melhor. Para a tinta selecionada, valores de 200 g/m2 são adequados.2 e 300 g/m2. Uma boa densidade é importante tanto para técnicas de pintura a guache úmida quanto seca.
- A textura do papel para tintas guache é grossa e de grão médio. Uma textura mais suave é usada para desenhos com detalhes finos.
- O material também difere na composição: há algodão e papel de arte de celulose. Uma pintura em papel de algodão manterá sua cor original por muito tempo, e a saturação de cores nela será alta. O papel de celulose é adequado para crianças em idade escolar e estudantes, bem como para iniciantes que estão aprimorando suas habilidades.
- O tom azulado da tela indica a resistência à umidade da obra final, a resistência ao “desbotamento” pelos raios solares – esse papel é frequentemente usado por artistas profissionais.
Para iniciantes, pode ser difícil entender os diferentes fabricantes e finalidades do papel de desenho. Para ter certeza de não cometer erros, você pode começar com papel de granulação grossa para pintura em aquarela.

A pintura a guache para iniciantes, já que as aulas passo a passo geralmente sugerem o uso de materiais padrão, pode, no fim das contas, parecer um processo pouco artístico. Para evitar decepções, vale a pena cuidar não só das tintas e do papel, mas também dos pincéis.
Critérios gerais para escolha de pincéis:
- a pilha deve ser uniforme, bem pressionada uma contra a outra e não desmoronar ao entrar em contato com as superfícies;
- a borda de metal deve se ajustar o mais firmemente possível à escova, sem balançar, e manter as cerdas firmemente no lugar;
- O cabo da escova deve ser confortável, sem aspereza (para evitar farpas) e com comprimento confortável.
Especificamente no que diz respeito aos pincéis de guache, vale a pena prestar atenção à técnica de pintura.

Por exemplo:
- Para pintura a seco e desenho empastado, pincéis de cerdas são adequados. Geralmente são feitos de pelos de porco;
- Técnicas de água e esmaltação envolvem o uso de pincéis mais macios, como o kolinsky sintético ou natural;
- Desenhos detalhados são feitos com um pincel fino e redondo, o preenchimento do fundo é feito com um pincel largo e chato, e a pintura é feita com um pincel chato de largura menor. Pincéis redondos grandes também são usados em diferentes técnicas.
A maneira mais fácil é comprar um conjunto básico de pincéis diferentes - um pincel duro de tamanho médio, um pincel largo e chato para pintar o fundo, vários pincéis médios de durezas diferentes e um pincel fino para contornar e desenhar pequenos detalhes. Os pincéis que faltam podem ser comprados mais tarde, depois que você tiver decidido o estilo de pintura a guache apropriado.
Técnicas de pintura a guache, métodos para praticar habilidades
A pintura com guache (para iniciantes, as lições passo a passo serão de grande ajuda) se distingue não apenas pela facilidade de aplicação da tinta e pela secagem rápida, mas também por um agradável acabamento aveludado e fosco. Diferentes técnicas de aplicação de tinta ajudarão a obter diferentes efeitos adicionais no trabalho finalizado.
Esmalte
Uma das técnicas de pintura mais interessantes e simples é a esmaltação. Ele é usado com tintas diferentes e, portanto, tendo aprimorado a habilidade com guache, você pode agir de acordo com o mesmo esquema com aquarelas.
A essência dessa técnica é a aplicação sucessiva de camadas de tinta de transparência variável sobre um fundo pré-preparado. Com a ajuda do esmalte, você pode preencher o fundo da pintura, torná-la mais volumosa em termos de sombras e meios-tons, mais arejada devido à transparência das pinceladas e adicionar gradientes de cores ideais.
O envidraçamento pode ser usado para pintar paisagens, especialmente florestas, corpos d'água e neblina.Para esta técnica, o guache é misturado generosamente com água em diferentes proporções, dependendo da transparência da camada desejada. O pincel, portanto, deve absorver e liberar bem a umidade - pelo de esquilo é adequado, é melhor escolher o tamanho para um formato de desenho específico.
Uma pequena dica para artistas iniciantes: antes de usar a técnica “molhada”, você deve desengordurar a folha de papel, ou seja, simplesmente molhá-la com água em toda a superfície. Isso ajudará a evitar o "inchaço" das áreas vitrificadas próximas às secas.
Técnica de colagem
A técnica de impasto é mais frequentemente usada em pinturas com tintas a óleo ou acrílicas. Aqui, a tinta é aplicada em camadas espessas, sem diluir água ou outros diluentes, na tela, em pinceladas.
Pinturas pintadas dessa maneira são extremamente texturizadas. A cor final, a profundidade da imagem, as características de luz e sombra – tudo isso dependerá não apenas da paleta escolhida, mas também do tamanho e da direção dos traços de tinta. Ao iluminar uma pintura de ângulos diferentes, você também pode obter efeitos diferentes, por exemplo, um efeito mais dramático.
O guache deve ser usado com cuidado na técnica de impasto. Uma camada espessa de tinta comum dessa variedade racha e esfarela quando seca completamente. Neste caso, as camadas devem ser aplicadas em pequenas camadas, esperar secar e então aplicar novas camadas.
Esgrafito
Outra técnica usada com diferentes tintas, e não somente com elas, é o esgrafito. É usado para criar detalhes de destaque, realçar volume, contorno e texturas especiais. Esses detalhes parecem especialmente impressionantes no primeiro plano da pintura.
Como o guache seca muito rápido, diferentemente do óleo e do acrílico, você precisa trabalhar com ele na técnica do sgraffito o mais rápido e confiantemente possível. Uma nova camada de tinta, não muito líquida, é aplicada sobre um fundo previamente preparado e seco e, então, de acordo com uma ideia específica, parte da tinta é “raspada” com um palito, a ponta de uma faca, a ponta afiada de um pincel, etc.
Técnica mista
Guache é uma tinta bastante versátil que pode ser usada para criar pinturas em técnicas mistas. Isso se aplica tanto ao uso de diferentes técnicas quanto de diferentes materiais.
O fundo da pintura pode ser preenchido com esmalte, por exemplo, para criar uma transição suave de tons do pôr do sol. Em seguida, usando a mesma técnica, adicione imagens de árvores, arbustos e casas no fundo, usando uma cor escura diluída em água.
Os detalhes da pintura são desenhados usando a técnica de impasto – folhas individuais no primeiro plano, pedras de pavimentação no caminho, espigas de grama. O Sgraffito ajudará a destacar detalhes interessantes na iluminação da paisagem.
A técnica mista também envolve o uso de tintas diferentes em uma tela. Guache combina bem com acrílico, têmpera, aquarela e pastel. Esse tipo de tinta pode servir tanto como preenchimento de fundo quanto como desenho do tema principal da pintura.
Masterclasses passo a passo de pintura a guache para iniciantes
Recomenda-se dominar a pintura a guache para iniciantes (aulas passo a passo com fotos e vídeos que ajudam a aprender colorística, sentir a profundidade da composição, usar diferentes técnicas de aplicação de tinta) com pinturas simples.
Natureza morta
Para pintar uma natureza-morta, é importante lembrar não apenas as técnicas básicas de trabalho com tintas, mas também as regras de composição. Para iniciantes, a opção mais fácil é desenhar uma natureza-morta ao vivo, juntando objetos que você tem em casa ou pode comprar facilmente em uma loja. A opção mais fácil é usar frutas ou vegetais.
Como pintar uma natureza-morta com abóboras, cebolas e pimentas usando guache:
- O desenho de um esboço começa com a definição do plano da mesa. É importante lembrar das regras de perspectiva aqui.
- Os objetos são colocados na mesa em ordem, do mais distante para o mais próximo. Se o desenho for feito de uma pessoa real, é mais fácil manter as proporções. Os itens grandes (duas abóboras) vão atrás, com as cebolas e pimentas na frente.
- É mais fácil começar a pintar pelo fundo, sem esquecer de trabalhar com luz e sombra - algumas áreas ficarão mais claras, outras mais escuras. É melhor escolher uma cor que contraste suficientemente com as cores da composição.
- Ao pintar abóboras, é importante destacar as depressões na superfície do vegetal com tons escuros de laranja e marrom; partes bem iluminadas podem ser pintadas de amarelo e ocre.
A transição de cores deve ser suave. Nas partes mais convexas, adicione reflexos translúcidos de cor branca. Ao pintar os talos dos vegetais, você também precisa usar diferentes tons de guache verde.
- Depois das abóboras, a mesa é pintada; é importante torná-lo mais texturizado adicionando traços finos de tons diferentes, criando a sensação de uma superfície de madeira. Sombras das abóboras são adicionadas.
- Para pintar o arco, use o mesmo princípio; as cores ocre, branco e amarelo claro servem. Uma sombra também é adicionada a este vegetal a partir do fundo; um destaque de cor da abóbora laranja claro pode aparecer.
- Para a pimenta, são necessários tons escuros de vermelho, com um toque de rosa claro, quase branco, aplicado nas áreas mais claras. Os talos de pimentão terão uma cor verde um pouco mais clara do que os talos de abóbora.
- Agora precisamos adicionar sombras da cebola e da pimenta à mesa. Você pode incluir tons avermelhados ou amarelados. No fundo (parede) também vale a pena fazer o escurecimento ao longo da borda com vegetais, no lado oposto da fonte de luz.
A textura dos objetos é criada, entre outras coisas, pela direção das pinceladas. A aplicação localizada de tinta com movimentos de “enchimento” é adequada para texturas ásperas; para texturas brilhantes, pinceladas amplas em uma direção são adequadas.
Cenário
Pintar paisagens com guache é muito fácil, principalmente quando combinamos diversas técnicas de aplicação de tinta. Para iniciantes, pinturas com poucos detalhes, mas com tons e contrastes ricos, são adequadas.
Como pintar uma paisagem de savana ao pôr do sol com guache:
- A parte principal da pintura é o céu do pôr do sol. Você precisará de tons de amarelo, laranja, vermelho e rosa. De cima para baixo, 2/3 da folha é preenchida com um gradiente desses tons, começando do rosa-avermelhado até o amarelo claro. Você pode deixar um semicírculo no centro da folha, como o sol se pondo no horizonte – amarelo ou rosa claro.
- A linha do horizonte é desenhada e a tela é pintada até o fim. Você pode usar cores marrom escuro ou preto, criar o efeito de terreno montanhoso com a ajuda de sombras e pinceladas de diferentes direções.
- O primeiro plano da pintura contará com arbustos, uma árvore e pássaros. A tonalidade desses elementos pode ser a mesma, a mais escura (preta ou marrom).
- A árvore no lado esquerdo da composição é alta e cheia de galhos, com sua copa se estendendo além da tela. O tronco e os galhos são desenhados com linhas confiantes de espessuras variadas. As folhas são desenhadas rapidamente usando uma esponja e um movimento de batidinhas.
- Os arbustos do lado direito da pintura também foram pintados com esponja e tinta escura.
- Pássaros no céu são um bom complemento para a composição geral. Não há necessidade de detalhes aqui, basta desenhar algumas "marcas de verificação" curvas.
Usando o mesmo princípio, você pode pintar imagens de uma floresta noturna ou de um pôr do sol em um lago. Pinturas com enredo “diurno” exigem mais detalhes.
Espaço
Desenhos do espaço são um campo para a imaginação de crianças e artistas iniciantes. Ele pode ser representado como visto da Terra (céu escuro com miríades de estrelas), com planetas esquemáticos, no gênero de ficção científica, repetindo os esquemas de cores de fotografias de galáxias.

Desenho espacial "Galáxia Brilhante" passo a passo:
- A tela é posicionada horizontalmente. O limite da “galáxia” é indicado por uma elipse fortemente alongada em direção aos cantos opostos.
- Sem pintar sobre a parte com a elipse, o desenho é preenchido com azul escuro ou preto, quanto mais próximo do centro, mais claro deve ficar o tom.
- A “Galáxia” é pintada em cores diferentes, das bordas ao centro - azul claro, azul, roxo, rosa suave. No centro há um núcleo amarelo com um núcleo muito claro. É melhor fazer a transição entre as cores o mais suave possível.
- As estrelas podem ser facilmente imitadas usando tinta branca, amarelo claro ou azul claro. Pegue um pincel duro (até mesmo uma escova de dentes velha serve), mergulhe-o na tinta e use o dedo para borrifar gotas de tinta das cerdas na tela.
A seleção de tons para desenhos espaciais pode ser muito diferente. A maneira mais fácil de se inspirar é por meio de imagens de satélite e trabalhos de artistas digitais.
Abstração
Abstracionismo na pintura é a ausência de objetos, realismo, tempo e espaço. Ao mesmo tempo, o enredo e o significado da obra ainda ficam a critério do artista.
Pintura abstrata com guache:
- Muitas vezes, a abstração na pintura reflete o humor do autor, sua visão do momento, do evento. É importante escolher cores que harmonizem não tanto entre si, mas com o conceito da pintura.
- Os traços podem ser aplicados usando a técnica de impasto, um após o outro, misturando suavemente as cores ou criando contrastes claros. Outra opção é diluir a tinta com água e usar um pincel grande para pintar “manchas” na tela. O primeiro plano ajudará a adicionar um enredo à pintura - uma imagem esquemática de uma flor, o rosto de uma pessoa, um pássaro, etc.
- Na abstração geométrica é importante destacar contornos e usar claro-escuro. Com sua ajuda, você pode dar à imagem um clima especial - leve, alegre ou triste, tenso, assustador. As regras de perspectiva podem ser esquecidas neste caso; o gênero permite tais liberdades.
- Outra opção é uma imagem esquemática de flores, animais e itens domésticos. Neste gênero você pode até pintar uma natureza-morta. As crianças produzem desenhos semelhantes, pouco detalhados, mas reconhecíveis.
Muitas vezes, sugere-se que tais imagens sejam desenhadas durante a terapia com um psicólogo. Elas ajudam a liberar emoções, pensar sobre problemas de diferentes ângulos e identificar seus verdadeiros desejos.
Mar
Pintar paisagens com guache é uma opção ideal para iniciantes. Mas é especialmente conveniente usar essas tintas para representar o mar.
Aula passo a passo de desenho de paisagem marinha:
- Dividimos a tela em três partes: céu, mar, litoral. A maior parte será ocupada pela imagem da água com uma onda em primeiro plano.
- Pintamos o fundo usando a técnica de aquarela - tinta líquida sobre uma folha de papel úmida. O céu é de um azul uniforme, que se transforma em branco, o mar é azul, o litoral é ocre.
- Enquanto a primeira camada de gradiente ainda estiver úmida, use um pincel fino e tinta azul um pouco mais grossa para pintar montanhas distantes contra o céu. Da borda esquerda para a direita, os picos devem ficar mais baixos e mais borrados, difusos. Você pode adicionar nuvens com guache branco no espaço livre.
- Abaixo das montanhas está a linha d'água. Também é realizada em papel úmido, na cor azul escuro.
- A parte principal da composição será ocupada pela onda. Os movimentos não devem ser muito amplos, nem retorcidos em forma de onda, todos na mesma direção. A direção da onda em si é diagonalmente das montanhas no canto superior esquerdo até o meio da borda direita da tela.
- Vale a pena adicionar não apenas as cores azul e azul claro à onda, mas também o esverdeado e o turquesa. A crista da onda é desenhada com tinta branca, um pouco caótica.
- Imitação de respingos e espuma pode ser feita usando tinta branca e um pincel de cerdas duras (como as "estrelas" do tutorial anterior).
- A base da onda deve fazer uma transição suave em direção à costa. Aqui você pode adicionar muitas pequenas cristas de ondas, cuja cor é quase imperceptível em relação ao litoral.
Ondas e nuvens podem ser pintadas usando a técnica de impasto. Para guache, você pode combinar um fundo de aquarela e traços grandes e texturizados.
Árvore
Para paisagens mais realistas, vale a pena aprender a desenhar a vegetação com mais detalhes. O desenho da árvore pode ser feito em qualquer técnica com guache, mas é melhor usar um estilo misto.
Como desenhar uma árvore com guache:
- Utilizando a técnica do sgraffito, são desenhados o tronco e os galhos principais de uma árvore. Para deixar o desenho mais realista, vale escolher diferentes tons de marrom e ocre, e acrescentar relevo com jogo de sombras no tronco.

- O formato da coroa é indicado. Aqui é melhor fazer uma camada translúcida do tom verde desejado.
- As folhas são desenhadas usando pequenos traços texturizados. Não é necessário fazê-los muito pequenos; você pode adicionar “exuberância” de outra maneira – primeiro desenhe a primeira camada de folhas com uma cor escura e depois passe novamente pela coroa com um tom mais claro.
- Pequenos galhos de árvores são adicionados nos lugares certos em cima das folhas, depois algumas folhas são adicionadas em cima desses galhos. A imagem deve eventualmente se tornar bem tridimensional.
A técnica de usar uma esponja porosa e respingar tinta de um pincel também pode ser usada nesses desenhos. O principal é não esquecer as regras de perspectiva.
Ramo de Sakura
A versão clássica do design dos galhos de sakura são flores rosa suaves contra um céu azul.

Não é difícil criar um desenho assim com guache:
- Para o fundo, é utilizado um preenchimento de guache diluído em água. Você pode adicionar um pequeno gradiente.
- Usando o mesmo princípio da lição sobre a árvore, desenhe o galho principal e vários galhos laterais.
- As flores de cinco pétalas não estão muito densamente localizadas no galho – você pode adicionar 2 a 3 flores grandes e 5 a 6 botões de tamanhos diferentes. Ao pintar flores, você precisa se lembrar das sombras e dos realces.
- Para preencher o fundo e dar dinamismo à pintura, você pode adicionar grandes toques de branco ou lilás claro. Eles podem ser adicionados antes de você começar a desenhar o galho e depois pequenos respingos nas flores. Isso dará volume adicional à pintura.
Pintar com guache é uma ótima maneira de relaxar tanto para artistas adultos iniciantes quanto para crianças. Lições passo a passo ajudarão você a dominar os conceitos básicos do uso de diferentes técnicas de aplicação de tinta e as nuances das cores, além de inspirá-lo a criar desenhos novos e exclusivos.
Vídeo sobre desenho
Pintura a guache para iniciantes:
Ótimo!