Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

Borlas feitas de lã, pode se tornar uma linda decoração para um chapéu, cachecol ou qualquer item de interior. É fácil fazer essa decoração, então tanto as costureiras iniciantes quanto as artesãs mais experientes poderão se deliciar com borlas de lã. Você não precisará de muitos acessórios ou materiais para fazer este projeto: para criar uma borla com lã, você só precisa de linhas.

Uma maneira fácil de fazer borlas com fios

Borlas feitas de fios ou lã podem ser usadas para decorar as bordas de um cobertor de malha, ou para decorar cortinas ou um toucado. Se a borla for feita apenas com fios, sem adição de miçangas ou outros elementos decorativos, ela pode ser finalizada em no máximo 15 minutos.

Apesar de este elemento decorativo ser feito de forma bastante rápida, é necessário seguir algumas recomendações:

  • É importante considerar qual item a borla finalizada irá decorar. O tamanho do produto determina o tipo de fio, o comprimento da borla ou a adição de outros elementos decorativos (por exemplo, miçangas). Portanto, se uma borla for adicionada às cortinas, é necessário escolher fios de comprimento maior do que para uma borla em um chapéu.
  • Para dar volume às borlas acabadas, você pode usar fios grossos de cores contrastantes. Essas borlas complementam bem um cobertor ou colcha de malha.
  • Fios mais finos, como fio dental, podem ser usados ​​para criar brincos. Este tipo de borlas é mais complexo, pois durante o trabalho de decoração são combinadas diversas técnicas, por exemplo, miçangas, macramê.
  • Para começar, você deve selecionar os fios, preparar uma tesoura e uma base na qual os fios serão enrolados ao criar as borlas. Então, um pequeno pedaço de papelão pode servir de base para um futuro pincel. Mas é preciso ficar atento à superfície da base, pois abrasões e cortes nela podem impedir que a escova seja retirada da base ou danificar as roscas.

Para criar a borla mais simples de fio, você precisa preparar linhas, por exemplo, fio macio, tesoura e uma base, cujo comprimento e largura dependem do comprimento da futura decoração.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

As borlas de lã, que podem ser feitas tanto por uma costureira inexperiente quanto por uma artesã mais experiente, são criadas seguindo os seguintes passos:

  1. Pegue o novelo de linha selecionado, desenrole um pequeno pedaço e enrole-o na base selecionada. Para não errar na hora de determinar o tamanho da borla, não corte o fio do novelo ou da bola até que ele esteja completamente enrolado na base.
  2. Depois disso, você precisa prender a escova de um lado. Para fazer isso, você precisa cortar um pequeno pedaço de linha da mesma cor, passá-lo por todo o feixe e dar um nó. Ela deve ser bem forte para que a borla não se desfaça.
  3. Do outro lado, os fios são cortados. Para deixar o corte mais uniforme, é preciso usar uma tesoura afiada.
  4. O último passo do design é trançar a borla com outra volta de linha. Depois que o enrolamento estiver concluído, as pontas soltas devem ser escondidas sob a borla. Pegue uma tesoura e apare as bordas do corte. A opção considerada é a maneira mais simples de criar uma borla a partir de fios.

Como fazer uma borla com fios de mouline

Borlas feitas de fio dental podem ser usadas para decorar um cachecol, bolsa ou brincos. Você também pode usar uma borla feita de fio dental para decorar um marcador de página. Para trabalhar você precisará de fios de fio dental, tesoura e um garfo, que é a base para enrolar os fios.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

O processo de criação de uma borla a partir do fio dental pode ser descrito da seguinte forma:

  1. Selecione todas as cores de linha necessárias.
  2. Enrole os fios selecionados no garfo. Elas devem ser enroladas na largura, não no comprimento, dos talheres. Após as primeiras voltas do fio, é necessário passar um pedaço de linha de um dos lados, que deverá então ser amarrado em um nó para reforçar a borla.
  3. Continue enrolando a linha até que a borla atinja a espessura desejada.
  4. Dê um nó no lado por onde o pedaço de linha foi puxado. Este nó ajudará a evitar que a borla se desfaça.
  5. Entre o dente superior e o próximo dente do garfo, passe um fio da mesma cor da borla trançada, enrole-o várias vezes e prenda-o firmemente. Retire a borla do garfo. Para prender a borla em objetos, você pode prender outro fio ou cordão a ela.

Feito de fios de seda

Segundo artesãs que tecem borlas com vários tipos de fios, o material mais adequado para criar brincos de borlas é o fio de seda.

Para tecer uma borla com fios de seda, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:

  • Fios de seda
  • Fios de cor semelhante aos fios com os quais será feita a borla (serão necessários para amarrar)
  • Esmalte transparente
  • Uma caixa ou pedaço de papelão usado como base
  • Um pedaço de papel que pode ser usado para aparar as bordas do pincel

A tabela abaixo mostra os tipos de fios que podem ser usados ​​para criar borlas de fios de seda.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

Fabricante Descrição dos tópicos Vantagens dos fios Desvantagens dos fios
Doli (Índia) A empresa mais popular entre as costureiras. Composição: viscose. Elas enrolam rapidamente e são densas ao toque. Se você puxar os fios com muita força, eles quebrarão. Nenhuma deficiência foi encontrada.
Gama (China) Composição: viscose. Elas enrolam rapidamente e são agradáveis ​​ao toque. Eles podem parecer finos, não mantêm o formato nem mesmo em um carretel e o enrolamento pode se desenrolar durante o trabalho.
Sapato nylon 50K (Rússia) Composição: poliamida. Os fios não soltam pelos nem quebram durante o trabalho. Nenhuma deficiência foi encontrada.

Borlas deste tipo de fio podem ser tecidas de acordo com as seguintes instruções:

  1. Enrole os fios preparados na base. Para evitar que a linha se desenrole na base, você pode segurá-la com o dedo até dar as primeiras voltas.
  2. Quando tiver enrolado fio suficiente, a futura decoração deve ser bem amarrada. Ao amarrar futuras borlas, também é necessário enrolar firmemente o fio em volta delas várias vezes. Isso evitará que a borla do fio de seda se desfie.
  3. Para pegar todos os fios ao removê-los da base, você pode prendê-los com uma régua. Você precisa tentar cortar o feixe de modo que os fios enrolados fiquem no centro. O resultado é um feixe de fios amarrados no meio.
  4. Como os fios de seda podem desfiar e prejudicar a aparência do produto final, é necessário alisá-los cuidadosamente sobre um bule de chá quente. Para evitar queimaduras, você pode pendurar um monte de fios em um lápis.
  5. Em seguida, rebobine a borla com um novo fio a uma distância de cerca de 1 cm da curva do feixe, fazendo 2 a 3 nós durante o enrolamento. Para evitar que os nós se desfaçam, você pode cobri-los com uma pequena quantidade de verniz. Depois que o verniz secar, pressione o nó com os dedos.
  6. Para deixar a borla mais uniforme, você deve pegar uma folha de papel e envolvê-la nela, de modo que quase metade da futura decoração permaneça desembrulhada nessa folha. O resultado será um rolo, em um lado do qual haverá um fio amarrando a borla, e no outro lado - a ponta da borla, que precisa ser aparada. Para um corte mais preciso, você pode puxar a linha, o que deixará apenas as bordas irregulares do lado de fora.
  7. Aperte bem o rolo na mão e corte os fios soltos com uma tesoura afiada. Retire o pincel do papel. O trabalho no pincel foi concluído.

Borlas para chapéu

Borlas de lã, que podem ser feitas de qualquer tipo de fio, podem decorar um chapéu. As crianças também gostam muito dessa decoração. Para encaixar essas borlas no produto, as costureiras tricotam um chapéu com pequenas orelhas, em cujas pontas podem costurar cordões com borlas. Uma borla de lã pode ser usada para substituir um pompom em um chapéu. Fazer um pompom é mais difícil, então você pode fazer uma borla.

Para trabalhar você precisará de:

  • Fios de cor e espessura correspondentes. Você pode usar linhas da mesma cor do chapéu.
  • Base na qual a borla será enrolada.
  • Se desejar, você pode adicionar elementos decorativos à própria borla, por exemplo, enfiar contas grandes em um fio.
  • Tesoura afiada para cortar os fios.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

O trabalho no produto é realizado de acordo com as seguintes etapas:

  1. Comece a enrolar a linha na base previamente preparada. O fio deve ser torcido firmemente para que não se desenrole e prejudique a aparência da borla. Quando tiver enrolado linha suficiente, corte-a do novelo.
  2. Pegue 3 fios e coloque-os um sobre o outro. Os fios devem ser longos, pois serão usados ​​para trançar a trança. Passe-os por baixo de toda a futura borla, no meio de um dos lados, e dê um nó para que a borla não se desfaça.
  3. Vire o papelão com o enrolamento e corte-o no centro com uma tesoura, certificando-se de que as pontas da borla estejam uniformes.
  4. Endireite a borla, pegue um pequeno pedaço de linha, enrole-o ao redor do centro, formando um nó perfeito. Fixe bem a ponta do fio e esconda-a na escova.
  5. Comece a formar um torniquete que conectará as orelhas e a borla. O torniquete é tecido a partir de 3 fios passados ​​por uma borla: a partir deles é necessário tecer uma trança densa e elegante.
  6. Se desejar, você pode adicionar miçangas enfiando-as na trança. Depois disso, você pode costurar a trança com a borla no chapéu.

Para um cachecol

Borlas de lã, que qualquer costureira pode fazer, vão decorar tanto um cachecol quente de inverno quanto um xale leve de verão. Para fazer este elemento você precisará de fio, tesoura e uma base na qual o fio será enrolado.

Depois disso, o fio que combina com a cor do cachecol deve ser enrolado na base, amarrado com outro pedaço de linha e a futura borla deve ser presa com um nó. As pontas do fio que serão usadas para amarrar a borla podem ficar escondidas nos outros fios que formam a borla.

A borda inferior deve ser cortada com uma tesoura afiada e quaisquer pontas irregulares devem ser aparadas. Depois disso, você precisa amarrar a borla a uma distância de cerca de 1 cm do topo da decoração. Borlas feitas de fios grossos podem ser usadas como decoração para um cachecol de inverno ou outono.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

Para decorar um cachecol fino e leve, o fio pode ser substituído por linhas de costura finas. Os materiais para fazer o elemento do cachecol permanecem os mesmos, exceto o fio.

Para deixar as borlas densas e bem-feitas, você pode dar 100 voltas de linha ao redor da base. Em seguida, você precisa pegar os fios enrolados com uma agulha. Em seguida, puxe um novo fio por todo o enrolamento e dê 2 nós.

Depois disso, retire os fios da base e corte mais curtos os fios que prendiam a borla no centro. A borla inteira deve ser amarrada com um novo pedaço de linha. A parte superior da borla deve ser enrolada com o mesmo fio que foi usado para amarrar a parte superior da borla. Você deve amarrar as duas pontas deste fio com nós fortes. O passo final é aparar a parte inferior da borla.

Brincos de borla de fio

Para tecer brincos de borlas com fios, você pode preparar fios de viscose ou seda. O poliéster também é usado, uma das vantagens dele é sua aparência elegante: enquanto todos os outros fios de seda precisam ser vaporizados para ficarem mais lisos, isso não deve ser feito com fios de poliéster. Você também precisa preparar um pedaço de papelão, cuja largura será um pouco maior que a largura do pincel.

A linha deve ser enrolada na base. Certifique-se de que a mesma quantidade de linha esteja enrolada em ambas as borlas. Se você não consegue determinar isso a olho nu, pode contar o número de voltas.

Em seguida, você precisa preparar mais alguns pedaços de linha que combinem com a cor das futuras borlas. Cada uma das borlas deve ser amarrada e, do outro lado do enrolamento, é feito um corte com uma tesoura afiada. Depois disso, os fios podem ficar macios, por isso devem ser vaporizados por alguns minutos. Como resultado, as borlas ficarão mais retas e com aparência mais organizada.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

Depois disso, você precisa enfiar as borlas nos acessórios dos brincos. Você deve abrir o anel do alfinete e passá-lo pela alça da borla. Em seguida, o anel é fechado com um alicate de bico redondo. As tampas das extremidades são colocadas nos pinos, o pino é dobrado em um ângulo reto e cortado com um alicate. É necessário deixar cerca de 8 – 10 mm e formar um anel. Você pode adicionar miçangas ou cristais, se desejar. Esta etapa finaliza a montagem dos brincos.

Para decorar cortinas

As borlas de lã, que podem ser usadas para decorar cortinas, são melhor feitas com lã grossa. Antes de começar a trabalhar, você precisa determinar a espessura e o tamanho das borlas das cortinas e preparar o papelão para a base.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

Após isso, são realizados os seguintes passos:

  1. Corte um pedaço de linha de 30–40 cm de comprimento. A borla ficará pendurada nesta peça.
  2. Coloque a linha na base e enrole os fios ao longo dela em ângulos retos.
  3. Depois de dar um número suficiente de voltas, corte o enrolamento da bola e amarre a outra ponta da escova com um nó.
  4. Retire o fio do papelão e aperte o nó que prende o pincel.
  5. Corte o pincel de um lado com uma tesoura afiada.
  6. Decida o método de montagem. Método 1 – trazendo a linha de fixação para cima, método 2 – colocando a fixação para dentro.
  7. Uma opção mais simples: o fio que segura a futura decoração da cortina é puxado para cima, e a parte superior da borla é amarrada por baixo dele. Para prender a liga, enrole um pedaço de linha ao redor da borla várias vezes.
  8. Uma opção mais complexa é descrita a seguir: após cortar o enrolamento, abaixe o fio ao qual o futuro elemento decorativo será fixado. Forme o topo da borla enrolando um pedaço de linha diversas vezes. Pegue o fio de fixação e vire-o, distribuindo as pontas da borla. Enrole o pedaço restante de linha ao redor da parte superior várias vezes. Aperte e dê um nó. Apare as pontas para que os brincos de borla fiquem bonitos.

Borlas para pulseiras feitas de fio dental

Pulseiras feitas de fio dental – baubles – são populares entre crianças e adolescentes. Muitas costureiras que tecem essas pulseiras se esforçam para decorá-las lindamente adicionando laços incomuns em forma de borlas feitas de fios de fio dental.Como fazer borlas de lã com suas próprias mãos passo a passo

Para tecer uma borla para uma pulseira, você precisará dos seguintes materiais:

  1. Bola de Natal trançada com fios para amarrar;
  2. Fios de mouline;
  3. Um pequeno pedaço de papelão ou um cartão bancário;
  4. Tesoura afiada;
  5. Cola ou esmalte.

Você pode decorar a pulseira finalizada com borlas de acordo com as seguintes instruções:

  1. Antes de começar a criar a borla, você deve desenhar os laços da pulseira: tecer tranças, fios ou as chamadas espinhas de peixe.
  2. Comece a enrolar a linha no papelão ou cartolina. Você pode usar fios de cores diferentes para isso.
  3. Comece a conectar a borla e os laços da pulseira. Divida o feixe que sai da gravata em 2 partes e puxe uma metade sobre o enrolamento e retire da base. Dê um nó com os fios restantes da gravata e prenda a futura borla nas pontas da gravata. Depois disso, corte o pincel. Para deixar a gravata mais segura, você pode revestir o meio do pincel com cola.
  4. Mova todos os fios para baixo, dê a eles a aparência de uma borla e adicione o último fio, amarrando-o na futura decoração. Enrole todo o pacote com este pedaço de linha. Para prender esse fio ao feixe, você pode passar a ponta dele por todo o pincel.
  5. Ao finalizar a borla, você deve cortá-la, deixando-a mais curta ou mais longa. Para deixar o pincel mais fofo, você pode penteá-lo com uma escova.

Uma decoração linda e simples: borlas feitas de fios podem ser usadas como elemento decorativo. Eles podem ser vistos em cortinas, chapéus e joias. Tanto iniciantes quanto artesãs mais experientes podem fazer borlas, então até mesmo adolescentes podem decorar pulseiras de fio dental com borlas feitas de linha.

Vídeo sobre borlas de lã

Como fazer uma borla com fios:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho