O estilo cloquet é um princípio de tricô que usa lã ou fio de seda, onde um lado do produto tem um padrão liso, e o lado oposto tem um volume de relevo com um padrão ou trama. Roupas e acessórios nesse estilo parecem muito atraentes e extraordinários.
Na maioria das vezes, você pode encontrar padrões de rapport para tricô, mas também pode escolher padrões para crochê. Comum os moldes podem ser usados para cardigans, chapéus ou suéteres.
Características gerais do estilo
Tricotar no estilo Cloquet com agulhas de tricô ou crochê envolve ponto meia ou meia, onde pinças são usadas para adicionar volume. Se você observar todas as fotos e diagramas, notará que as carreiras múltiplas de três são tricotadas através das alças da penúltima carreira. Esse aperto a cada duas carreiras permite que você estique a linha, resultando em um padrão.
Sua altura e maciez dependerão da espessura dos fios, da altura dos pontos e do nível de elevação do tricô.
Existem vários padrões:
- cloquet xadrez;
- padrão ondulado;
- padrão de dobra básico;
- arcos;
- favos de mel;
- rede.
Graças à técnica simples de tricô, você pode criar padrões originais, criando um estilo único nas roupas.
Ferramentas e materiais necessários
Os designs multifacetados de Cloquet podem ser feitos com agulhas de tricô e crochê. Para trabalhar com agulhas de tricô, você precisará de um 3º adicional, e com uma agulha de crochê é suficiente para tricotar qualquer padrão elástico. Nas master classes serão utilizados apenas fios de lã e algodão com proporção mínima de 30% na composição. Ou seja, você pode comprar uma composição relativa de algodão para tricô de duas maneiras.
Você também precisará de:
Materiais e ferramentas | Para tricô | Para crochê |
Fio | Linha 16 Light Starwool números 2-8 (250g), 100% lã de ovelha (opcional) Merino Extrafein (50g/150m) | Linha 8 Starwool Maxi (fabricante Wolle Online) - Nº 4 ou Nº 6 até 500 g, 100% lã de ovelha Merino Extrafein (90 m/50 g) |
Raios | Nº 3-3,5 para fio Light Starwool e Nº 5-6 para fio Maxi Starwool +1 agulha adicional | |
Gancho | No. 3-8 dependendo da espessura do fio e do efeito desejado |
Para criar um chapéu ou cachecol, você precisará de até 80 g de fio de lã. Para tricotar um cardigã ou um cachecol longo e quente, você precisará do dobro de linha. Você também precisa considerar o tamanho e o volume dos padrões: quanto maiores e mais largos eles forem, mais material será necessário para criar esse efeito. Para alcançar a homogeneidade, não se deve esquecer os princípios da técnica de Cloquet.
O padrão é criado em largura, não em altura, portanto o comprimento do produto não será alterado, levando em consideração um número pequeno ou grande de padrões.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Ao trabalhar com agulhas de tricô, você só precisa se lembrar das alças da frente e de trás. A maioria dos padrões é baseada em dois tipos de loops.
Existem algumas peculiaridades na técnica de trabalhar com uma agulha de crochê – as designações podem ser alfabéticas e simbólicas:
- 0 – laçada no gancho;
- * — circuito de ar (AL);
- MS – relacionamento de padrões;
- horizontal "c" - laço de conexão (laço de conexão);
- | – uma laçada do padrão principal: disque na verdade 1 VP na carreira da frente e tricote na carreira de trás;
- – o local base para o VP no padrão principal.
Tricotar no estilo Cloquet com agulhas de tricô ou crochê exigirá um conhecimento profundo dos padrões. Depois de aprender a lê-los, é bem possível alterar e criar relações de desenhos e padrões complexos de forma independente. Para organizar o padrão simetricamente, o rapport geralmente indica seu tamanho – a largura e o comprimento do primeiro ponto corrente.
Se a relação tiver a mesma largura na parte inferior e superior, o padrão é considerado leve. A ausência de malhas permite tricotar um suéter oversized, a ausência de cavas permite fechar rapidamente as mangas e as costas do produto. Todos esses pontos tornam o processo de tricô mais fácil.
Trançando com agulhas de tricô
O padrão mais popular é considerado a trança. É adequado para acessórios de tricô – chapéus, cachecóis e luvas. Os padrões ficam lindos em combinação com pontos de cetim, tricô frontal e traseiro.
Para criar um relacionamento você precisará:
- A primeira carreira deve ser tricotada. pág. O comprimento do padrão de acordo com o rapport é de 13 cm, assim como a largura. O padrão pode ser repetido sem qualquer desvio do último padrão de tricô.
- Na segunda carreira, todas as laçadas devem ser tricotadas em tricô.
- A terceira carreira inteira também tem pontos tricô. pág.
- Na 4ª carreira, você precisa repetir o rapport - a primeira laçada deve ser removida e, em seguida, tricotar 3 malhas meia. pág. e 12 pessoas. pág. Depois você precisa repetir o rapport até o final da carreira - 4 para fora. pág. e 12 pessoas. pág.
- A 5ª carreira inteira deve ser tricotada de acordo com o padrão de repetição: onde houver laçadas em tricô, você precisa tricotar todas as faces. pág. Onde houver pontos de tricô, você também precisará tricotá-los como pontos de tricô. Como resultado, a fileira conterá 4 pessoas. pág. e 12 fora. pág.
- De acordo com o padrão, você precisa tricotar 8 dessas carreiras com laçadas repetidas. Todas as carreiras de tricô devem ser levadas em conta.
- Na 13ª carreira, você precisa repetir o padrão: 4 malhas meia. p., então 5 pessoas. pág. Depois disso, você precisa abaixá-lo até a junção do padrão, pegar o laço e devolvê-lo à primeira agulha de tricô. Depois, é preciso tricotar ambas as alças. pág.
- Então a mesma coisa precisa ser repetida no próximo loop.
- Em seguida, tricote 5 pontos. pág. Então você precisa tricotar 4 pessoas em uma fileira. p., 5 fora. p., depois 2 p. conexão. com a fileira de baixo e novamente 5 pessoas. pág. na linha atual.
- O trabalho precisa ser virado para o outro lado e o tricô deve começar na primeira carreira – 3 carreiras de faces. ponto cetim.
- Depois você precisa tricotar as listras verticais do padrão. Mas no próximo fragmento eles precisam ser tricotados em um padrão xadrez. 12 pessoas se alternam. p., então 4 para fora. pág. Você precisa tricotar mais 8 carreiras assim.
Tricotar este padrão no estilo Cloquet com agulhas de tricô levará muito tempo. O consumo de fios é maior do que para padrões simples. O padrão é em relevo e volumoso. Se você tiver agulhas de tricô circulares, você pode terminar de tricotar as costas e as mangas, criando um cardigã ou suéter.
Este design fica ótimo em roupas quentes de inverno, já que o estilo em si foi criado para criar itens quentes. Se desejar, você pode tricotar um gorro infantil, acrescentando um elástico com qualquer padrão.
Tricô e crochê com ondas simétricas
Para criar um padrão simétrico, é mais fácil usar o ponto meia como base. Neste caso, todas as laçadas frontais de uma carreira irão alternar com as laçadas meia nas carreiras adjacentes.
Além disso, será usada uma técnica no lado avesso das laçadas, quando várias delas serão coletadas em uma terceira agulha de tricô adicional das carreiras inferiores. Depois, elas precisam ser combinadas com as alças frontais na carreira de trabalho.
Esse tricô de todas as laçadas juntas criará volume e relevo no padrão.
- O padrão de relacionamento contém alças frontais e traseiras com tricô adicional em um arranjo simétrico.
- Para ver como o padrão ficará nas roupas, você deve primeiro tricotar uma amostra.
- Nas primeiras carreiras você precisa tricotar com a superfície da frente.
- As carreiras em meia serão repetidas.
- Alternância ao lado de - em pessoas. pág. pessoas permanecem. p., na saída. pág. são tricotados apenas de dentro para fora. pág.
- A dobra pode ser posicionada da maneira que você quiser. Você precisa marcar aproximadamente onde o padrão começará. Nesse ponto, você deve fazer uma laçada apertada na fileira de baixo.
- Antes de tricotar a próxima carreira com pontos meia. p., deve ser tomada de dentro para fora. lados do laço para apertar com um laço adicional.
- O laço franzido é o começo do padrão. Com a terceira agulha de tricô você precisa montar mais algumas faces. p., que formará o volume da pitada.
O rapport pode ser tricotado em formato xadrez, linear ou livre. Para este desenho, foi escolhida uma opção de tricô linear, que permitiu a criação de “saliências” uniformes no padrão.
Em seguida, você precisa virar o trabalho:
- Na parte da frente, você precisa combinar as agulhas de tricô esquerda e auxiliar e, em seguida, remover as alças das bordas.
- Pessoas principais. pág. deve ser tricotado em duas agulhas de tricô usando a superfície frontal.
- As laçadas restantes na agulha adicional devem ser tricotadas até o final da carreira para fechá-la com uma prega.
- As pinças restantes devem ser feitas da mesma forma, recuando do padrão em quantas voltas forem necessárias para criar o rapport.
O tricô será um pouco diferente do padrão de crochê. Para criar um padrão no estilo Cloquet, você precisa desenhar um diagrama para trabalhar com uma agulha de crochê, de modo que haja alças de ar livres nos locais das pinças.
Para o trabalho, você pode usar fio de lã, gancho nº 3-5 para um modelo específico de linha.
- Primeiro, você precisa discar uma cadeia de loops de ar da largura desejada. A parte superior e a inferior combinam em padrão de rapport.
- No final da primeira carreira, você precisa discar 1 PV para elevação.
- Na 2ª carreira, tricote 5 pb. p., 5 meias colunas BN. Então você precisa alterná-los até o final da carreira.
- Na 3ª carreira, faça um VP duplo e disque 4 meias colunas BN atrás da parede do fundo (meia laçada), 5 VP, 5 meias colunas e 5 VP, e no final tricote 5 meias colunas atrás da parede do fundo.
- Na 4ª carreira, faça um VP duplo, tricote 4 meias laçadas e, alternadamente, tricote 5 meias laçadas atrás da parede do fundo e 5 VP até o final da carreira.
- Na 5ª carreira, faça 1 PV, 5 meias laçadas atrás da parede do fundo e 5 PV até o final da carreira, alternando.
- Na 6ª carreira, tricote 1 PV e repita os passos da 5ª carreira, mas faça meias laçadas sobre o PV atrás da parede do fundo.
- Na 7ª carreira, faça um VP duplo, execute 4 meias colunas atrás da parede do fundo e 5 VP, alternando-os com 5 meias colunas atrás da parede do fundo até o final da carreira.
- Na 8ª carreira, faça um pbx duplo e repita a carreira anterior.
O padrão de crochê é mais denso. Para enfraquecer o padrão, você precisa usar linhas e ganchos finos. Um padrão semelhante é o padrão de tricô ondulado - a técnica envolve criar profundidade nas pregas. Eles podem estar localizados em vários níveis.
Dependendo disso, o padrão parecerá mais volumoso e profundo, ou ficará na superfície, dobrando-se facilmente devido ao movimento das roupas no corpo.
Dobras com agulhas de tricô em ponto meia
Este molde deve ser feito rigorosamente de acordo com o rapport, tendo decidido qual tamanho de bufante e curva de onda serão apropriados para o cardigan. Nesta master class, a largura do rapport é de 14 laços, 2 VP para captura e 12 laços entre os padrões são destacados separadamente.
A altura do desenho é 20 VP. A densidade de tricô é de 2 VP em 1 cm. A largura da onda é de 7-8 cm. Haverá até 10 padrões no total. O valor final condicional é 70 cm, o comprimento da bainha é 35, levando em consideração o alongamento do fio.
Para o cardigan você precisará de 100% acrílico ou algodão com fio acrílico. 150 m pesando 50 g é suficiente para um tamanho pequeno (infantil). Para tricotar um cardigã bicolor, você precisará de 3 tons de linha (incluindo costuras), pesando até 300 g. Você precisa trabalhar com agulhas de tricô nº 2,5-2,75. O rapport para o puff é de 14 pts. 14*10 e 2 adicionais. Para os últimos 146 pontos, você precisará de mais 2 pontos para pinças.
Para tufos grandes, você pode fazer grampos em 4 laçadas, para que eles pareçam mais largos.
- Monte 146 pontos e tricote 3 carreiras em ponto meia.
- Você precisa começar com os rostos. p., depois tricô. pág. e pessoas. Vá para o lado avesso do outro lado e prenda 1 e 2 pontos na 2ª carreira.
- Após 12 pts, pegue 2 pts novamente. Alterne até o final da carreira.
- Repita os passos nas carreiras 13 a 14.
- Na 15ª carreira, todas as alças da frente devem ser levantadas com uma agulha de tricô adicional.
- Depois de pegá-los, você deve tricotá-los juntos.
- Em seguida, você precisa tricotar 4 carreiras.
- Antes da última carreira, você precisa pegar todas as laçadas novamente em uma agulha de tricô adicional. Você pode deixá-los em um tópico e depois transferi-los.
- Para pegar os tufos do meio, você precisa contar a 7ª laçada e tricotá-la com 2 pontos a partir da borda.
- Em seguida, você precisa passar para outra cor na fileira onde há ganchos para agulhas de tricô adicionais. Os laços estão preparados.
- A carreira deve ser tricotada até o final, de modo que o fio da outra cor saia na borda do lado da frente.
- Depois de tricotar, você precisa passar para a parte de trás para fazer as prateleiras. Divida os laços em 40 pedaços. nas prateleiras, até 70 nas cavas. Nas costas, faça um recorte de 3, 2, 1 p. e depois continue tricotando bufantes (4 p.), depois feche a carreira de rostos. pág.
- Em seguida, você precisa tricotar a prateleira. Restam 32 pontos para a cava. São 4 puffs nos ombros. Você pode fechar a borda do ombro com 14 faces. p., e no dia 18 p. (o puff inteiro) você precisa tricotar 2 padrões de comprimento. Feche as bordas imediatamente até o ombro e faça uma prega no meio do puff até a borda.
- Vire o produto para a frente e corte a linha ao longo da linha de costura. Os loops permanecem abertos, então eles precisam ser transferidos para um pino.
- À direita, você precisa tricotar uma prateleira para que, depois de fechar o ombro, você possa tricotar 1 puff. Para fazer isso, você precisa fazer 2 pinças na borda e cortar o fio 10 cm mais longo.
- A gola precisa ser costurada ao longo das alças para que a costura fique para dentro. Você pode fazer isso de dentro para fora.
Tricotar no estilo Cloquet com agulhas de tricô é uma atividade emocionante, então, além do padrão principal do cardigan, você pode tricotar as mangas. Como as prateleiras e as cavas já estão tricotadas e o padrão está localizado no centro, você pode começar a montar os pontos.
Com agulhas de tricô separadas, você precisa tricotar um ponto frontal reto com uma leve ampliação.
- Precisamos recrutar 44 pessoas. p., tricotar em 3 carreiras.
- Na 2ª fileira, você precisa marcar as alças para os pinos pendurando clipes de papel. Depois, as laçadas serão retiradas e colocadas em uma agulha de tricô separada.
- A expansão será a cada 10 carreiras, portanto, até a 9ª carreira, inclusive, a técnica de tricô permanece a mesma, levando em consideração a localização do padrão.
- Na 9ª carreira você precisa fazer um aumento, duplicando-o na 10ª três vezes, em 8-10-12 e depois mais três vezes na 10ª carreira.
- Depois de adicionar cerca de 20 pessoas. pág. precisa ser revertido.
- Coloque a manga na cava e alinhe o molde. As cavas 3, 2, 1 podem ser reduzidas para 1, 0, 1, 1, 0 pontos, repetindo o padrão em cada carreira subsequente para 1, 0, 1, 1, 2 carreiras até a 8ª. Elas precisam ser fechadas.
- Para costurar a gola, você precisa tricotar. pág. de dentro para fora no ombro, e com uma agulha prenda a gola no 2º ombro através da costura.
- De ombro a ombro, você precisa dobrar as bordas e costurá-las com agulha e linha.
- O zíper pode ser costurado usando ponto meia em até 80 faces. pág.
Depois que o cardigan estiver tricotado, ele precisa ser lavado e pendurado para endireitar os fios. Você pode tricotar um gorro ou um cachecol usando o mesmo princípio. O padrão é simples, mas demorado, especialmente ao tricotar roupas para adultos.
Dobras em carreiras de viragem usando técnica de tricô
Na maioria das vezes, o padrão de tricô no estilo Cloquet é feito com agulhas de tricô na superfície frontal. Às vezes, há variações usando apenas pontos tricô. Dobras grandes e uniformes podem ser feitas em tamanhos diferentes.
Nesta master class usaremos agulhas de tricô de 3 mm para fio azul (50 g por 145 m), bem como agulhas de tricô de 2,5 mm para outro tom de fio do mesmo volume. A repetição do padrão é de 10 laçadas para 30 carreiras.
A seguinte técnica é usada em linhas rotativas:
- Você precisa montar um número de laçadas que seja múltiplo de 10.
- As primeiras 3-4 carreiras devem ser tricotadas com a superfície frontal. As linhas de preparação não são mais repetidas no padrão.
- As próximas 12 carreiras devem ser tricotadas com a superfície frontal da seguinte maneira: 6 carreiras de faces. p., 6 carreiras em meia. pág.
- Nos locais onde ficará a prega, as agulhas de tricô devem ser viradas para o avesso.
- Desde o primeiro a sair. pág. no local da pinça, com a agulha de tricô direita, você precisa pegar 2 laçadas de baixo na 12ª carreira e removê-las para uma agulha de tricô adicional (a terceira).
- O segundo laço deve estar localizado à direita na mesma fileira indicada no ponto 5.
- Ambas as laçadas da agulha de tricô adicional devem ser tricotadas com a agulha de tricô de trabalho simultaneamente com duas laçadas na superfície frontal.
- A carreira deve ser tricotada até o final com as faces. p., faça a próxima carreira em tricô. pág.
- Você também precisa tricotar mais 12 carreiras.

O padrão se repete para cada desenho, mesmo que os locais das pregas não correspondam aos anteriores. Essas longas listras horizontais são perfeitas para criar padrões em roupas.
Tricotar no estilo Cloquet com agulhas de tricô permite não apenas repetir lindos padrões, mas também criá-los você mesmo. Outro desenho será feito utilizando a técnica de tricô vertical de dobras. A repetição do padrão tem 20 laçadas e 16 carreiras. Inicialmente, você também precisa montar um número de laçadas múltiplo de 10 e tricotar as primeiras carreiras básicas com a superfície frontal.
Em seguida, você precisa tricotar o padrão:
- Primeiro tricote 6 carreiras em ponto meia: 3 carreiras em ponto meia. p., 3 carreiras em meia. pág.
- Nos locais dos grampos é preciso virar as agulhas de tricô do avesso. lado.
- Do lado avesso do 1º ponto à direita, você precisa pegar as laçadas da 6ª carreira e removê-las para a terceira agulha de tricô.
- O segundo e os subsequentes laços estão localizados à direita na mesma fileira.
- Restam 10 pontos na agulha de tricô adicional. Elas precisam ser conectadas à agulha de tricô de trabalho, tricotando 2 pontos juntos em ambos os lados ao mesmo tempo, usando a superfície frontal.
- A carreira deve ser tricotada até o final das faces. p., e o próximo é purl. pág.
- Depois você precisa tricotar 6 carreiras de faces novamente. passe a ferro e repita o padrão com novos lugares para os grampos.
Este padrão é adequado para tricotar peças longas e acessórios onde você precisa enfatizar o padrão.
Podem ser cachecóis, capas, chapéus, punhos e mangas (luvas).
Suéter
Esta master class apresentará todo o processo de criação de um suéter com padrão estilo Cloquet. O intervalo de tamanhos é 36-42. Comprimento do produto: 64 cm.
Para trabalhar você precisará dos fios listados na seção “Ferramentas e Materiais”.
- Primeiro, você precisa tricotar um elástico para o suéter - com agulhas de tricô nº 3-3,5, você precisa tricotar 2 laçadas frontais, uma após a outra. pág. e 2 fora. pág.
- A partir da carreira de baixo, você deve distribuir as laçadas para a borda. p., tricotar 1 fora. p., 2 pessoas. p., novamente 1 fora. p., repita as laçadas, exceto a da borda. P.
- O padrão principal deve ser feito com agulhas de tricô nº 5-6. Comece pelo lado errado. passando rostos. p., tricotar em meia no lado da frente. pág.
- Tricotar o padrão de acordo com o diagrama usando as mesmas agulhas de tricô de modo que o número de laçadas seja múltiplo de 8, excluindo a borda. pág. Precisa ser tricotado separadamente. Fora. tricotar fileiras de rostos. p., então todas as pessoas. carreiras de tricô em meia. pág. Repita o padrão da 1ª à 16ª carreiras.
- As costas devem ser tricotadas com agulhas de tricô nº 3 - monte 122-146 laçadas e tricote 16-18 carreiras com um elástico de qualquer padrão. Em seguida, pegue as agulhas de tricô nº 5 e tricote 7 carreiras de rostos. pág. Restam apenas 3 bordas do padrão, que precisam ser tricotadas com o padrão principal.
- O padrão Cloquet deve ser tricotado a cada 20 pontos da frente, de acordo com o diagrama.
- Borda recuada. p., você precisa começar de dentro. carreira e tricote 4 pontos até o início do padrão.
- O padrão de rapport levará 14 voltas para uma carreira completa. Então você precisa fechar sua borda. pág.
- Continue o padrão de acordo com o diagrama do ponto 8.
- Para a cava, você precisa tricotar 4 pontos para fechar a borda, deixando 26 pontos em ambos os lados. Para cada 2ª carreira você precisa diminuir 2 pontos e 4*1 pontos nas laterais.
- O braço deve estar localizado a 46 cm da barra. Você precisa fechar 34 pontos, mas tricote cada 3-4 pontos juntos. pág. Ambos os lados devem ser tricotados separadamente.
- Para a orla do decote, faça diminuições em cada 2ª carreira, 2*1 e 1*1 pontos.
- A arredondamento do ombro pode ser feito fechando 8 pontos em 3 tricôs em cada 2ª carreira. Cada 4ª laçada deve ser tricotada junto. ponto cetim.
- Tricotar a frente da mesma forma que as costas. Mas para a abertura do pescoço, feche 8 ms/pts em ambos os lados a 40 cm de recuo e termine de tricotar separadamente. Para fechar o pescoço, tricote as alças laterais ao mesmo tempo.
- Tricotar as mangas com agulhas de tricô nº 3.5 - montar 70-76 pontos e tricotar em ponto canelado.
- As mangas precisam ser chanfradas - após 12 cm da borda, faça um aumento de 1 p na 12ª carreira para cada 8 carreiras.
- Faça a cava da manga a 40 cm de recuo, fechando 4 p. de cada lado, e em cada 2ª carreira tricote 2 p. Em seguida, repita o tricô para 1*(3x) 2 pts, 4*1 pt e os 30 pts restantes.
O rapport do padrão principal é de 10*10 cm. Para o efeito Cloquet, você precisará de 26-28 carreiras de 18-20 pontos. Para montar o produto, é necessário fazer as costuras dos ombros. A barra precisa ser levantada em 130 pontos e tricotada com um elástico. Todos os laços devem ser cobertos com a borda livre da costura; você pode dobrar ½ da tira de costura e costurá-la à mão. As mangas devem ser costuradas antes de costurar as costuras laterais e as costuras das mangas.
Segredos para Iniciantes
Por alguma razão, o estilo Cloquet pode ser difícil de tricotar para algumas pessoas.
No entanto, há algumas notas interessantes que os mestres compartilham:
- Os "laços" no estilo Cloquet podem ser tricotados usando a técnica "quadrado". Virando o produto, você pode ver o padrão de “laço” concluído.
- Dobras grandes podem ser tricotadas com agulhas de tricô finas. Quanto menor o tamanho e o peso do fio, mais espetaculares serão os padrões.
- Kloquet não possui diagramas e desenhos claros. Os relatórios são compilados de forma independente. Elas podem ser trocadas durante o tricô.
- O arranjo caótico das dobras é considerado o padrão mais difícil. Para implementá-lo, será necessário calcular a localização dos padrões “caóticos”.
- Os padrões cloque devem ser combinados com outros estilos - com elástico, punhos e decote.
- Tricô apertado não fica bonito. Um padrão livre pode ser criado usando a densidade do tricô e dos fios.
Cloque é um estilo de tricô e crochê que é semelhante e combina padrões e designs interessantes. A tendência da moda francesa em malhas pode ser combinada com soluções de vestuário modernas. As combinações de padrões para criar designs podem ser alteradas durante o tricô, e métodos de tricô podem ser desenvolvidos com antecedência para aumentar ou diminuir o volume dos designs.
Vídeo sobre o estilo de tricô Cloquet
Padrão de tricô Cloquet - princípio de tricô: