O Coliseu é o maior edifício antigo que sobreviveu até hoje. Qualquer um que queira pode desenhar Esta construção centenária foi desenhada no papel usando apenas um lápis.
Desenhando o Coliseu com um simples lápis passo a passo
O Coliseu pode ser desenhado com apenas um lápis simples. Para maior comodidade, o processo de desenho é dividido em etapas com descrições passo a passo.
Criando um esboço básico
Tudo começa com a criação de um esboço básico. Para fazer isso, você precisa encontrar um desenho ou fotografia pronta do Coliseu.. É impossível prescindir desse material de referência: nem mesmo historiadores e arquitetos profissionais conseguirão lembrar exatamente como é essa estrutura.
É importante lembrar de cada detalhe aqui. Tendo um desenho do Coliseu ou sua fotografia diante dos olhos, um artista novato será capaz de desenhar com mais rapidez e confiança e, o mais importante, será capaz de manter as proporções.
Depois que a amostra desejada for encontrada, você pode começar a trabalhar no desenho da estrutura antiga.
Primeiro, é traçada a linha principal, que deve ser estritamente vertical. no meio de uma folha de papel usada como tela.
Então você deve adicionar mais 2 linhas de aproximadamente o mesmo tamanho. Um deve estar localizado à esquerda da linha central principal, e o outro, consequentemente, à direita. Essas linhas laterais não são exatamente verticais. Eles devem estar ligeiramente inclinados.
A linha da esquerda, à medida que sobe, inclina-se ligeiramente para a direita, e a linha da direita, à medida que sobe, inclina-se ligeiramente para a esquerda.. Cada uma dessas duas linhas deve inclinar-se ligeiramente em direção à linha central principal à medida que a altura aumenta.
Isso se deve ao fato de que o verdadeiro Coliseu se parece exatamente com isso nas fotografias. Sua largura não muda com o aumento da altura, mas quando a pessoa olha de baixo para cima, sua parte superior parece estreitar.
Um efeito visual semelhante ocorre ao olhar para uma linha férrea se estendendo à distância. Os trilhos, que são sempre paralelos, neste caso parecerão convergir um para o outro à distância.
Isto é uma ilusão de ótica, mas deve ser levado em conta ao criar um desenho, caso contrário a imagem ficará irreal. Do ponto de vista geométrico, o Coliseu é um cilindro, cujas paredes são arredondadas, e a estrutura em si não tem cantos.. É importante mostrar isso no desenho.
Para fazer isso, você precisa desenhar 5 linhas começando em uma borda do edifício, passando pela linha vertical central e terminando na outra borda da estrutura.
Nomeadamente:
- A primeira linha está bem no final: deve ser um arco. Se você começar a desenhá-lo a partir da borda esquerda, ele deve se curvar ligeiramente para baixo primeiro e depois para cima após cruzar a linha vertical central;
- A 2ª linha deve ser um pouco mais alta que a 1ª, ela é reta horizontal, sem arredondamentos;
- A 3ª linha está acima da 2ª. Ele, como o mais baixo, é arqueado, mas só arredonda na direção oposta: primeiro para cima e depois, após cruzar a linha vertical central, para baixo;
- A 4ª linha vai ainda mais alto e é um pouco mais arredondada que a 3ª;
- A quinta linha está no topo. Seu arredondamento é ainda mais pronunciado.
Desenho de paredes
Depois que o esboço básico estiver pronto, você pode começar a desenhar as paredes. É necessário observar a amostra com cuidado. Entre os andares do Coliseu não deveria haver a 1ª, mas a 3ª linha. Portanto, é necessário adicionar mais 2 linhas às 2ª, 3ª e 4ª linhas que vão de uma ponta à outra.
É importante levar em conta que essas linhas devem se afastar gradualmente uma da outra por uma pequena distância à medida que se aproximam do eixo vertical central. Esta é a mesma ilusão de ótica que foi mencionada acima.
Como a estrutura está semidestruída, as paredes devem ser interrompidas:
- a faixa inferior, composta por 3 linhas, deve terminar ligeiramente à direita do eixo vertical;
- as três linhas seguintes terminam, ao contrário, ligeiramente à esquerda do eixo vertical;
- a faixa superior de 3 linhas termina mais à esquerda;
- À direita, você precisa desenhar mais algumas linhas arqueadas que indicarão a parede interna que é revelada aos olhos. Uma dessas duas linhas passa um pouco acima da mais baixa, e a outra passa aproximadamente no centro do Coliseu.
Você deve olhar a amostra novamente e perceber que algumas paredes são sólidas e retas, enquanto outras estão desmoronando e irregulares.. Para dar forma e volume ao desenho, é necessário adicionar 1 linha tracejada nas bordas da parede de cada andar. Todas as linhas auxiliares devem ser removidas com uma borracha.
Janelas do Coliseu
Desenhar janelas e aberturas em arco de um edifício antigo é considerado uma das etapas difíceis e tediosas. Há um trabalho monótono pela frente. É necessário traçar as linhas-guia de todos os arcos, dos quais há muitos no Coliseu. Isso deve ser feito, caso contrário o desenho não adquirirá as características reconhecíveis da estrutura.
É melhor começar pelo meio, onde as linhas são quase verticais. Ao mover do meio para os lados, eles devem inclinar levemente. Tudo à esquerda do meio se inclina para a direita. As linhas que estão localizadas à direita do meio inclinam-se para a esquerda.
Depois que todas as linhas verticais para as aberturas em arco tiverem sido desenhadas, você pode começar a desenhar os arcos em si. Um estêncil de plástico, por exemplo, ajudará aqui. Você também pode tentar desenhar à mão as aberturas arqueadas que se arredondam na parte superior.
RO desenho não ficará tridimensional se você não adicionar as partes internas dos arcos. Elas devem ser representadas por linhas que repitam o formato dos arcos.
Detalhamento
O Coliseu (um desenho a lápis necessariamente inclui detalhes) no papel será semelhante ao real se você olhar atentamente para a amostra e tentar redesenhar os menores detalhes. Isso inclui várias aberturas na parede e elementos presentes no telhado e nas janelas.
Em particular, vários pequenos quadrados precisam ser adicionados ao telhado. Serão pequenas janelas. Se você fizer tudo corretamente, o desenho será significativamente transformado.
Projeção de sombras
Trabalhar com sombras é a etapa final da criação do Coliseu no papel. Como este desenho não foi criado para ser colorido em cores diferentes, é preciso ter cuidado para garantir que as áreas sombreadas e claras sejam exibidas corretamente aqui.
Geralmente:
- as aberturas arqueadas inferiores são sombreadas, porque quase nenhuma luz passa por aqui;
- os arcos do andar superior permanecem leves;
- As paredes ficam sombreadas dependendo do lado do Coliseu em que o sol está. Por exemplo, se a luz do sol vem da direita, a superfície externa esquerda da parede do edifício deve ser sombreada com linhas de intersecção. Da mesma forma, a sombra que o edifício projeta no chão é desenhada na parte inferior.
Se ainda houver áreas que pareçam planas, vale a pena dar outra olhada na amostra e tentar identificar quaisquer erros.
Instruções simples para crianças sem detalhes
O Coliseu (é melhor desenhá-lo com um lápis duro) pode ser desenhado por crianças, mas sem os mínimos detalhes e com luz e sombra corretas.
Este desenho, apesar de simples, deve ser o mais semelhante possível ao Coliseu. Seria uma boa ideia usar uma amostra pronta para desenhar enquanto você a observa. As ferramentas que você precisará são uma borracha e um lápis simples.
Caso seja necessário pintar sobre a imagem, você pode preparar adicionalmente:
- canetas hidrográficas;
- lápis de cor;
- tintas.

O trabalho ocorre em 4 etapas principais:
Estágio | Descrição |
Criando um contorno | Você precisa desenhar linhas enquanto olha para a imagem. O contorno do Coliseu deve ser um pentágono irregular — uma figura semelhante à letra "L". Para maior comodidade, você pode primeiro desenhar um retângulo e depois simplesmente remover sua parte superior direita. No entanto, as linhas não devem ser retas, porque o edifício é antigo e dilapidado. |
Divida o desenho em 4 andares | Entre o 1º e o 2º andar é necessário traçar 2 retas paralelas. Neste caso, uma linha deve ser abaixada de modo que 2 ângulos obtusos sejam formados. Há também 2 linhas retas entre o 2º e o 3º andar e outras 2 entre o 3º e o 4º andar. |
Desenho de aberturas em arco na parede e pequenas janelas no andar superior | Os arcos devem ser representados como semi-ovais alongados. Elas estão localizadas nos 3 primeiros andares: no 1º você pode fazer 8 peças, no 2º – 7, no 3º – 6. No 4º andar, desenhe 2 pequenas janelas quadradas e, no lado direito do 2º andar, você precisa adicionar outra saliência, na qual haverá 2 arcos. |
Dê ao edifício a forma de uma elipse | Como essa estrutura tem o formato de uma elipse, ela deve ser estendida para a direita. Para fazer isso, você precisa desenhar outro retângulo irregular e dividi-lo em 3 andares com um par de linhas paralelas. |
Aula magistral sobre como pintar um Coliseu colorido com tintas
O Coliseu (o desenho a lápis é feito em preto e branco e colorido) é fácil de pintar.
Neste caso, você precisará de um pincel e das seguintes cores:
- azul;
- amarelo;
- marrom;
- violeta.
A tinta azul pode ser considerada a principal, pois é ela que será utilizada para criar os contornos do desenho.
Os trabalhos de criação do Coliseu são realizados nas seguintes etapas:
- Desenhe o contorno da estrutura com tinta azul. Parecerá um retângulo, mas com lados ligeiramente arredondados na parte superior e inferior. A parte direita deste “retângulo” está faltando, porque as paredes do Coliseu estão destruídas.
- O esboço resultante é dividido em 4 partes, cada uma das quais representará um andar separado. Isso é feito com a ajuda de várias linhas de arco.
- Separe os andares uns dos outros com um par de linhas arqueadas. O primeiro par começa na esquerda, passa pelo meio do Coliseu e termina antes de chegar à borda direita. A linha pareada que divide o 2º e o 3º andares deve terminar aproximadamente no meio. O próximo par de linhas, que vai do 3º ao 4º andar, é ainda mais curto: ele termina logo à esquerda do meio. A mais curta é a linha pareada superior.
- Para mostrar as paredes destruídas dos andares superiores no desenho, é necessário conectar as extremidades direitas das linhas superiores umas às outras. O papel dos conectores aqui será desempenhado por seções inclinadas.
- Desenhe aberturas em arco nos 3 andares inferiores em azul. Eles devem estar tanto no lado esquerdo do meio do Coliseu quanto no lado direito. Estes últimos são menores em tamanho e ao desenhá-los não é necessário usar linhas duplas. Os mesmos arcos que estão à esquerda deveriam ser maiores; dentro de cada uma delas há uma linha de formato semelhante, dando volume ao desenho.
- Continue trabalhando com a parte esquerda do desenho. Entre todos os arcos adjacentes, um par de linhas verticais deve ser desenhado. Isto é feito com a mesma tinta azul.
- Quando todas as listras entre as aberturas arqueadas estiverem desenhadas, vá para o lado direito do desenho. Aqui, ao contrário, é necessário desenhar listras horizontais que irão demonstrar o limite entre os andares.
- Desenhe o andar superior do edifício em detalhes. Não há arcos aqui, mas há aberturas de janelas muito pequenas, cada uma das quais pode ser representada por 1 ponto. A tinta azul ainda é usada para isso. Deve haver faixas verticais entre cada 3 janelas no andar superior.
Para colorir o Coliseu você precisa:
- Comece de baixo. Aqui você deve pintar a área onde o edifício está localizado em azul. Você pode escovar várias vezes da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda.
- Pegue tinta amarela e pinte o lado esquerdo da estrutura com ela. Ao pintar, as aberturas em arco devem permanecer intactas.
- Use tinta marrom para pintar o lado direito do Coliseu.
- Pinte os arcos. Para isso é usada tinta roxa.
Se você não tiver a oportunidade de ver o verdadeiro Coliseu com seus próprios olhos, você pode tentar desenhá-lo no papel com um lápis simples.
Desenhar o Coliseu pode parecer difícil no começo. Mas, na realidade, se você seguir as recomendações corretamente, não haverá problemas para um artista iniciante ou profissional.
Vídeo sobre o tema: como desenhar o Coliseu
Como desenhar o Coliseu para crianças: