Caixas de doces feito de papel de qualidade alimentar ou papelão prensado. Os padrões de digitalização são criados como base. Esta é uma maneira conveniente de armazenar e transportar modelos desmontados.
Para fazer vários pacotes de papel ou papelão para doces com suas próprias mãos, você pode usar papelão comum para alimentos ou papel grosso.
A maneira clássica
Um dos métodos universais de dobrar papel para formar uma caixa é a dobra quadrada. Você pode usar papelão grosso ou papel manteiga, mas aí o molde precisará ser ajustado. Para colocar os doces neste tipo de embalagem, você terá que colocar filme plástico no fundo da base.
Você pode fazer uma caixa de doces DIY em poucos passos:
- Prepare papelão de qualquer cor, uma régua e uma tesoura.
- Deve-se recortar um quadrado de papel com um lado de 30 cm de comprimento.
- A outra folha deve ter 29*30 cm de comprimento em ambos os lados. Esta será a menor folha do retângulo.
- O quadrado precisa ser dobrado ao longo das diagonais - primeiro dobre ao longo da primeira diagonal e depois repita com a segunda. As dobras servirão como guias.
- As linhas de dobra resultantes precisam ser contornadas com um lápis.
- Todos os cantos do quadrado devem ser dobrados em direção ao centro da folha. Depois dobre-o para trás.
- Dobre os cantos de volta para o centro e, em seguida, dobre os cantos recém-formados de volta para o centro. Faça o mesmo no lado oposto.
- O quadrado central formado pelas linhas de dobra é o futuro fundo da caixa.
- Em seguida, você precisa dobrar os dois lados do quadrado puxando-os pelos cantos.
- As nervuras laterais de ambos os lados sobem para formar as paredes da caixa.
- Na área onde o lado forma uma diagonal perpendicular ao plano, deve ser feito um corte. Deveriam ser apenas quatro.
- As pontas afiadas precisam ser dobradas para dentro, e as pontas cobertas com as partes internas do triângulo formado que não estão totalmente dobradas.
- A segunda parte precisa ser dobrada da mesma forma que a primeira.
- A caixa está pronta. Você pode colar as pontas do papel se desejar.
Você pode fazer uma caixa de doces DIY usando papelão colorido. Pode ser preenchido com doces embalados para evitar que o alimento fique exposto ao ar. A caixa deve ser embalada adicionalmente em filme plástico transparente ou forrada com papel de embrulho e amarrada com um laço.
Caixa com tampa
Uma opção alternativa seria uma caixa com tampa. Pode ser feito de papelão ou papel grosso. Dependendo do seu conteúdo e peso, você deve escolher um papelão mais ou menos denso. Para adicionar variedade à caixa quadrada tradicional mudando seu formato, você pode fazê-la em forma de triângulo ou polígono.
A tampa pode ser removível ou integrada ao corpo da caixa.
Aula magistral de uma caixa com tampa sólida:
- Caso seja necessário que a caixa tenha um comprimento lateral maior que 15 cm, será necessária uma folha de papel ou cartolina A3-A2.
- Crie um molde para a caixa usando o diagrama e recorte-o.
- Se não houver um diagrama, desenhe um quadrado esquematicamente usando uma régua.
- A partir do quadrado, desenhe mais 4 quadrados com “línguas” para colar.
- Em um lado do quadrado adicional, você precisa desenhar outro quadrado com uma “língua” longa para imitar um fecho. Esta será a tampa, e os quadrados adicionais servirão como paredes da futura caixa.
- Se você planeja fazer uma caixa baixa no formato de um retângulo, você pode alterar a altura reduzindo as duas linhas paralelas nas laterais. A largura pode ser variada usando as duas linhas superior e inferior.
- O molde recortado precisa ser dobrado. Para montar a caixa, você precisa fazer dobras sob a régua nas áreas desenhadas.
- Se o papelão for grosso, as dobras precisarão ser feitas usando cortes. É aconselhável ter uma pilha para pressionar o papelão ou usar um estilete. É importante manter a profundidade do corte e regular a pressão.
- As laterais precisam ser coladas com cola seca, cola de escritório ou cola PVA. As "línguas" devem ficar para dentro.
- Não cole a parte mais longa. Um quadrado livre imitará a tampa. Suas partes laterais são curtas, mas precisam ser dobradas para formar um “suporte”. Eles irão para dentro da caixa.
Esta caixa é adequada para a maioria dos presentes doces. Infelizmente, nem sempre é possível criar cortes uniformes em papelão doméstico. Muitas pessoas recorrem à compra de papelão prensado para tais fins. Ele dobra melhor, mantém bem o formato, mas seu preço é uma ordem de magnitude maior.
Se compararmos com caixas prontas, é claro que o preço de custo será muito menor para uma criação caseira. Uma caixa de doces DIY pode ser feita com uma tampa removível.
Nesta master class ele terá o formato de um polígono:
- Desenhe um fundo triangular para a caixa no papelão. Os tamanhos podem ser quaisquer.
- Todos os três lados precisam ser desenhados na forma de retângulos em cada lado do triângulo. Você obterá um fundo com pétalas em forma de retângulos.
- De um lado de cada retângulo você precisa desenhar uma “língua”. O lado adjacente será colado a ele por dentro.
- Depois de recortar o diagrama, você pode montar a caixa. Você ganhará uma base.
- Para criar o padrão da tampa, pegue o tamanho da base triangular e aumente para 0,5 cm. Se o papelão for grosso, aumente o tamanho para 0,8 cm, deixando espaço para dobrar as laterais na junta.
- Usando o mesmo esquema, você precisa desenhar um padrão da tampa, apenas o comprimento das laterais (retângulos) deve ser muito mais estreito. Por exemplo, 3 cm.
- Para cada retângulo, você precisa desenhar um retângulo de 2,9 cm. Na lateral, de um lado, faça “línguas” para que
- De acordo com o princípio de montagem, a caixa precisa ser montada com uma tampa. Mas primeiro, você precisa dobrar cada lado (retângulo) ao meio ao longo do lado comprido.
- Os 2,9 cm extras serão colados na base de 3 cm de comprimento. Isto é para selar as laterais.
- As “línguas” precisam ser dobradas sob o retângulo do lado adjacente, que então será colado na base.
Se o papelão for muito grosso e as "línguas" não puderem ser coladas sem fazer com que a tampa fique torta, você pode colar os três lados separadamente usando fita adesiva.
Depois você precisa dobrar as partes adicionais da lateral e colá-las nas bases de cada um dos três lados. Neste caso, a borda da junta ficará apoiada nos 0,3 cm adicionais que foram deixados em reserva.
Método de origami
Uma caixa de doces DIY pode ser feita sem usar cola. Este método é o mais conveniente quando você precisa criar embalagens para presentes com urgência. Esses recipientes podem ser usados tanto para armazenar pequenos itens quanto como presentes.

A técnica de origami permite fazer caixas de diferentes tamanhos a partir de papel comum ou papelão grosso:
- Para facilitar o uso no origami, é recomendável preparar papel grosso ou papelão no formato A4.
- O papel deve ser dobrado ao meio e o vinco deve ser feito de modo que fique visível quando o papel for desdobrado.
- As bordas direita e esquerda precisam ser dobradas ao meio em direção ao centro.
- Gire a folha de papel no sentido horário e dobre a borda direita em direção à dobra central.
- A parte inferior da folha deve estar aberta.
- O mesmo deve ser feito com o lado esquerdo da folha.
- Todos os cantos devem ser dobrados para trás e as linhas de dobra devem estar claramente visíveis.
- Em seguida, a borda direita da folha deve ser dobrada para a esquerda, e a própria borda deve ser direcionada para a linha de dobra vertical.
- A borda superior direita precisa ser dobrada para dentro. Faça o mesmo com o canto inferior direito.
- À esquerda, ambas as bordas, superior e inferior, precisam ser dobradas com a parte da frente para dentro.
- O lado esquerdo deve ser dobrado ao meio em direção ao centro.
- Dobre o lado esquerdo novamente da esquerda para a direita.
- As peças à esquerda e à direita precisam ser viradas para trás e depois dobradas ao longo das peças inferiores, paralelamente às linhas de dobra em lados opostos.
- Os cantos devem ser pressionados para dentro para que a caixa fique unida pelas dobras.
Esta caixa pode ser maior ou menor. Papel grosso sem relevo é adequado para origamis complexos, mas papel mais macio é adequado para montagens de caixas simples.
Caixa em forma de coração
Para criar uma embalagem estilizada, você precisará de papelão grosso de qualquer cor. Via de regra, é mais difícil trabalhar com ele, então as ferramentas que você vai precisar são uma pilha para imitar linhas de dobra, um lápis e uma régua. Você pode usar cola líquida ou sólida. A solução de cola para decoupage não é adequada.
- Para deixar a caixa simétrica e uniforme, é aconselhável desenhar um círculo de qualquer tamanho, mas não menor que 20 cm de diâmetro.
- Marcar dois círculos criará lados uniformes e simétricos para o formato do coração.
- O círculo deve conter vários segmentos iguais que formem o formato de um coração. Portanto, eles precisam ser marcados de acordo com a fórmula - dividir a circunferência em partes iguais, levando em consideração a reserva do segmento para as saliências.
- A largura das paredes laterais deve ser de pelo menos 2 cm para que a profundidade da caixa possa acomodar até mesmo doces pequenos.
- Para os entalhes, você precisa fazer “línguas” que servirão como local para colar as partes da caixa.
- A parte inferior precisa ser cortada separadamente. Para compactá-lo, basta fazer duas dessas peças e colá-las. Não é recomendado usar cola líquida aqui, pois o papelão pode ficar deformado e o fundo ficará torto. Via de regra, uma forma é colocada no fundo principal, as “línguas” são fixadas a ela com cola e outro fundo é colocado em cima, cobrindo todas as juntas e irregularidades dos fechos.
- Depois de recortar o diagrama, você pode começar a montagem. As duas partes do coração precisam ser coladas na base. Por dentro, as duas metades podem ser fixadas com fita adesiva.
- Para fazer a tampa articulada, recomenda-se fazer fixações em fitas pelo lado de fora. Então esses lugares precisam ser decorados.
- O interior da caixa pode ser decorado com papel colorido, tecido ou enchimento artificial – papel, aparas, flores.
- O lado externo pode ser decorado com rendas, tintas e tecidos.
- Se você quiser criar um desenho tridimensional, pode usar massa de modelar ou massa de modelar.
Uma caixa de doces em formato de coração pode ser decorada no estilo do próximo feriado. Por exemplo, para o dia 8 de março, você pode fazer vários números de argila e fixá-los na tampa. Também é aceitável fazer vários arranjos de flores. Eles serão apropriados em tal caixa, independentemente da ocasião.
Caixa de presente-sacola
Essas caixas são consideradas as mais convenientes e econômicas em termos de corte e montagem. Eles vêm em diferentes formatos e designs.
Visualizar | Recurso de montagem |
Retangular alisado | Montagem a partir de uma única folha sem cola, você precisará de tesoura. |
Pirâmide triangular | Montagem a partir de uma única folha, você precisará de tesoura e cola. |
Pacote-bolsa | Você precisará de uma folha inteira, montada com cola. |
A master class considerará a opção de criar uma caixa-sacola a partir de uma folha retangular:
- Você precisará de papel grosso ou até mesmo brilhante. Você pode usar papelão grosso para alimentos.
- Um diagrama para corte deve ser desenhado na folha. O centro será um quadrado equilátero.
- De cada lado do quadrado você precisa desenhar retângulos verticais e suavizar os dois cantos superiores.
- Acima de cada dois retângulos, você deve fazer um corte e, nos outros dois, desenhar “tampas” - essas serão as futuras alças da bolsa.
- Recorte a futura caixa de acordo com o diagrama e pressione as linhas de dobra – os quatro lados do quadrado.
- Monte a caixa de modo que os dois lados com alças fiquem na parte inferior e os lados com cortes fiquem na parte superior.
- As alças precisam ser enfiadas nas ranhuras que foram feitas previamente. Você pode usar um estilete.
É bom dar doces artesanais em uma caixa como essa. Você pode adicionar pequenos chocolates ou complementar o presente com um pequeno cartão.
Decorando a caixa
Uma caixa simples feita por você mesmo pode não parecer tão atraente quanto aquela exposta em uma loja.
Existem várias maneiras simples de decorar caixas prontas ou aquelas que você mesmo faz:
- Decoupage - a caixa é revestida com uma fina camada de uma solução 1:1 de cola PVA e água, e então fotos ou recortes de guardanapos são colocados nela. O desenho finalizado é coberto com cola PVA (sem água).
- Imitação de volume - qualquer caixa pode ser rejuntada. Basta lixar a camada superior e aplicar massa. Enquanto ainda estiver úmido, você pode pressionar miçangas, glitter e miçangas na mistura. A caixa em relevo causará ainda mais alegria.
- Para adicionar impacto visual, você também pode decorar a caixa com tecido. Costurar uma capa ou colar tecido em cada lado da caixa é rápido e fácil. E o molde já está pronto, só falta imprimi-lo na parte externa da caixa.
- Estopa e barbante também serão uma linda decoração para qualquer caixa. Você pode fazer fitas e laços com os materiais e também decorar a superfície com pedaços assimétricos de estopa.
Uma caixa de qualquer formato, criada com suas próprias mãos, ficará ótima com chocolates artesanais e doces da loja.
Existem também diferentes técnicas para decorar caixas prontas. Eles podem ser aplicados em itens feitos à mão.
Selo | Impressão flexográfica | Impressão em papelão antes de fazer a caixa. Impressoras coloridas portáteis estão disponíveis e podem facilmente realizar essa tarefa. |
Laminação | Papel adesivo com uma imagem é aplicado no papelão. Você também pode usar adesivos prontos para mini-impressão. | |
Envernizamento ou gofragem | O material acabado pode ser tratado com vários materiais não agressivos. | |
Caso | Feito de tecido | Uma capa é costurada separadamente de qualquer tecido que caiba na caixa. Esta opção é adequada para armazenamento de doces a longo prazo. |
Scrapbooking | Modelagem/decoração 3D | Na técnica de scrapbooking criativo você pode usar de tudo, principalmente materiais para criatividade ou design de unhas. |
Coloração | Técnica de estêncil | Para fazer isso, você precisará de um estêncil pronto ou de um que você mesmo crie. Um padrão é aplicado sobre o estêncil usando pontos ou uma esponja. Quando o estêncil é removido, o padrão permanece. |
Caixas decoradas no estilo de uma das técnicas podem ser usadas para presentear qualquer tipo de presente, assim como doces. Mesmo quando você não tem ideias, mas quer apresentar os doces da loja de uma forma impressionante e bonita, é recomendável focar na decoração.
Como todas as caixas feitas à mão diferem em qualidade dos produtos de produção originais, você pode realçar essa nuance e criar um elemento de decoração, não apenas decorando lindamente o presente, mas também trazendo beleza ao estilo do interior.
Vídeo sobre como fazer uma caixa de doces
Como fazer uma caixa de doces com suas próprias mãos: