Férias de Ano Novo ou matinês no jardim de infância – esta é a época em que as crianças se vestem com fantasias engraçadas. Os pais podem fazer muitas roupas originais com as próprias mãos, sem gastar muito tempo ou dinheiro. Uma dessas fantasias simples e bonitas é a de borboleta. As meninas adoram esses insetos alados e ficam felizes em se transformar em uma beleza leve e colorida.
Como costurar uma fantasia de borboleta
Para preparar uma fantasia de borboleta para um feriado ou matinê, você precisará não apenas de desejo, mas também de habilidade para manusear agulha, cola e tesoura. Se você tem em casa alguns retalhos de tecido, trapos, papelão, arame, você pode começar a trabalhar escolhendo um modelo que seja adequado aos materiais.
A fantasia de borboleta é composta por 3 elementos. A base é a roupa - um vestido, um body ou um maiô esportivo com uma saia, um macacão. A principal decoração do traje, que chama a atenção, são as asas. Vários acessórios – bigodes, joias, sapatos – diversificarão e completarão o visual. Depois de estudar as master classes sugeridas, você pode fazer uma elegante fantasia de borboleta com suas próprias mãos.
Opção 1 para uma menina
Um maiô esportivo servirá como base. Para a saia você pode usar tecido leve – tule, renda, tule. A saia é costurada em formato de “sol” ou “meio-sol”, pode ser montada a partir de babados ou simplesmente colocar um pedaço de tecido em um elástico.
Meias-calças, leggings ou meias até o joelho são selecionadas para combinar com a saia. Para as asas, você precisará de arame e um pedaço de tecido leve. Depois de fazer uma estrutura de arame e cobri-la com tecido, você pode pedir para seu filho desenhar o padrão nas próprias asas. Tinta para tecido ou tinta acrílica servirão para isso. As antenas são feitas de arame e chenille (ou fio macio).
Opção 2
A base do traje será um vestido elegante com saia curta e mangas curtas. Asas feitas de papelão ou papel grosso cobertas com tecido da mesma cor são costuradas nas costas do vestido. Você pode fazer pulseiras para suas mãos com o mesmo tecido. A cabeça é decorada com um arco de papelão com antenas, e borboletas feitas de espuma são presas aos sapatos.
Opção 3
Se a criança tiver um macacão de verão pronto em uma cor brilhante, ele servirá de base para uma fantasia festiva. O traje será complementado por asas feitas de espuma de borracha ou tecido, além de um boné com antenas presas a ele. Você pode amarrar um cachecol brilhante ou amarrá-lo no pescoço do seu filho sobre uma camiseta branca.
Vestir
Você pode fazer uma fantasia de borboleta com suas próprias mãos rapidamente se tiver um vestido de verão adequado feito de tecidos finos em casa. Vestidos feitos de renda, cetim ou tule ficam lindos, e vestidos com saia curta e fofa ficam elegantes. O vestido ganhará um visual inusitado se você prender uma pequena cauda feita do mesmo tecido nas costas.
Uma atenção especial é dada à cor da roupa: uma boa opção seria um vestido em tons pastéis - rosa, azul, lilás, verde claro. O vestido servirá de base para uma fantasia festiva: asas podem ser costuradas nele ou usadas por cima.
Saia e body
Quase toda garota tem um maiô esportivo no guarda-roupa. Pode se tornar a parte principal da roupa festiva de uma borboleta. O body precisa ser complementado com uma saia.
Como isso pode ser feito:
- Você precisará de 1x0,7 m de tecido leve; materiais adequados incluem musselina, cambraia, marquisette, volta, voile, organza, georgette ou renda. É necessário dobrar uma das bordas ao longo do lado comprido em 2-3 cm e costurar, depois inserir o elástico. A costura lateral da saia resultante não precisa ser costurada.
- É fácil costurar uma saia de verão. Para fazer isso, você precisa medir a cintura da criança e determinar o comprimento do produto. Esses parâmetros formarão a base do padrão. Depois de cortar um semicírculo do tecido dobrado ao meio, você precisa costurar a parte superior da saia e inserir um elástico.
- A saia pode ser feita de tule macio, você precisará de 3 m de tecido dependendo do tamanho da criança. Dependendo do tamanho da cintura da criança, pegue um pedaço de elástico grosso, costure ou amarre as pontas para fazer um círculo. O tule é cortado em tiras de 3 a 8 cm de largura e amarrado com um elástico, jogado por cima de forma dobrada. A frequência com que as listras são amarradas determinará o quão cheia a saia será. Uma saia com listras de tule mais curtas na frente do que atrás, onde formam uma cauda, fica interessante.
- Você pode amarrar não apenas tiras finas de tecido no elástico preparado como no método acima, mas também prender papel ondulado brilhante com pontos leves.
Qualquer saia brilhante complementará lindamente a imagem da borboleta. O traje parece interessante, cuja base é um body preto, complementado por leggings pretas e uma saia escura com detalhes brilhantes.
Ao escolher o modelo e o estilo da saia e do body, você deve se concentrar no esquema geral de cores da roupa e no tamanho das asas. Meninas ativas que participam de danças e competições em matinês não devem usar saias longas que podem ficar presas nas pernas e atrapalhar os movimentos.
Macacão
Macacões fofos nunca saem de moda. Para as férias, um macacão com saia ou shorts é adequado; no último caso, você obterá a imagem de uma borboleta hooligan. Para a roupa, você deve escolher tecidos finos que mantenham bem o formato - linho, cetim, algodão.
Como fazer asas de borboleta com suas próprias mãos
Asas brilhantes e arejadas são um atributo essencial de uma fantasia de borboleta. Para criá-los você precisará de tecido ou papel. Para garantir que as asas tenham uma estrutura rígida, elas são reforçadas com uma armação de arame.
A criança pode escolher o formato das asas e desenhar um padrão que goste.
Tecido
Asas de tecido leve complementarão sua fantasia de borboleta faça você mesmo.
Eles geralmente são feitos dos seguintes materiais:
- seda;
- chiffon;
- tule;
- renda;
- líquido.
Existem diferentes maneiras de fazer asas de tecido.
Método 1
Você precisará de um tecido com um padrão semelhante a asas de borboleta, geralmente tecido de cupom. Você também precisará de 1 m de elástico, agulha e linha, e feltro de 0,4 x 0,5 m. Corte as asas do tecido no formato e tamanho desejados. O feltro é cortado no formato de uma oval ou do corpo de uma borboleta - esta será a base para a fixação. O feltro é costurado na parte interna das asas, e 2 pedaços de elástico são presos a ele por dentro, costurados em 2 anéis - eles serão colocados nos ombros e segurarão as asas nas costas.
Você precisa costurar mais 2 pequenos anéis de borracha nas pontas das asas – a criança irá inserir os dedos nesses anéis. Essas asas batem lindamente na dança.
Método 2
Para fazer as asas, você precisará de espuma de borracha de 1 cm de espessura. Este material mantém bem sua forma. A espuma de borracha é cortada de acordo com o molde selecionado, uma tira de velcro é costurada na parte interna, no meio da estrutura, outra tira de velcro será costurada no vestido ou body. A borracha de espuma pode ser facilmente pintada com guache e acrílico, e diversas decorações podem ser coladas nela.
Método 3
Você precisará de um tecido preto fino (capa de chuva), ele se tornará a base das asas. Para decoração, será útil feltro de 3 cores: você precisa estocar 2 folhas de cor laranja e 1 folha de cores branca e preta, medindo 0,2 x 0,3 m. Para construir o padrão, meça a distância entre os dois braços estendidos da criança, começando pela ponta dos dedos. A altura das asas é determinada pelas costas.
Andamento do trabalho:
- O molde, preparado de acordo com o tamanho, é fixado com alfinetes no tecido para as asas dobradas ao meio. Recorte um pedaço com uma dobra no centro.
- Para decoração, círculos, curvas e gotas nas cores branca e laranja são recortados em feltro. Todas as peças são necessárias em quantidades de 2 peças. As peças brancas e laranja resultantes são dispostas sobre uma base de tecido para que o padrão nas asas pareça simétrico. Você pode fixar as peças com cola para tecido.
- Recorte o corpo do inseto em feltro preto, coloque-o no centro entre as duas asas e cole-o.
- Para que a criança possa colocar as asas, você precisa costurar 2 elásticos no feltro preto. Você precisará de 2 pedaços de 1 cm de largura e 40 cm de comprimento. Dobre cada um ao meio e costure. Os anéis elásticos são colocados no centro das asas, um pequeno retângulo de feltro preto é colocado em cima e costurado.
- Para que a criança possa bater as asas, é necessário fazer 2 suportes nas extremidades das asas. Um pedaço de elástico de 10 cm de comprimento e 1 cm de largura é dobrado em forma de laço e costurado na ponta de cada asa.
Método 4
De uma folha de papelão dobrada ao meio, corte 2 asas do tamanho desejado com uma dobra no centro.
Usando o molde de papelão, corte as asas do tecido, deixando margem para as costuras. Depois de cobrir o papelão com tecido e prendê-lo com alfinetes, costure-o à máquina ou à mão. Os padrões são desenhados no tecido, apliques ou glitter são colados. As fixações manuais são feitas de forma semelhante aos métodos anteriores. Outra opção para engrossar o tecido de modo que ele mantenha o formato das asas é usar entretela adesiva.
Asas de tecido leve decorarão a roupa da borboleta. Você também pode fazer um poncho com um pedaço quadrado de tecido: neste caso, asas estampadas são pintadas na parte de trás da roupa com tintas para tecido, e apliques ou enfeites de árvore de Natal são costurados nelas.
Papel
A fantasia de inseto brilhante será complementada por asas feitas de papel. A maneira mais fácil de fazer asas é usando papelão fino.
Andamento do trabalho:
- Encontre um modelo na Internet ou desenhe um. O tamanho das asas deve ser proporcional à altura da criança. O molde é impresso e recortado.
- O desenho é transferido para um papelão fino. Se a folha não couber em 2 asas dobradas, você pode cortar as asas separadamente. Vale lembrar que nesse caso as asas serão espelhadas. Duas asas são conectadas com fita e cola.
- As asas precisam ser decoradas. A decoração pode ser feita com tintas, glitter líquido, marcadores, canetas hidrográficas, desenhando padrões típicos de diferentes tipos de insetos. Um aplique feito de diferentes tipos de papel colorido fica interessante. Lantejoulas, fitas e botões darão um toque decorativo às asas.
Essas asas podem ser fixadas diretamente na roupa da criança costurando-as nas costas. Outra opção é prender um elástico com o qual as asas são colocadas nas costas. Você precisará de 2 pedaços de elástico de 40 cm de comprimento, amarre cada pedaço, prenda-o na parte de trás com um nó e prenda com cola, fita adesiva ou grampeador. Você também pode fazer fechos costurando três argolas de 5 cm de comprimento a partir de um pedaço de elástico.
Um anel é colado na parte central das asas na parte superior, dois anéis - na parte inferior do centro (na área dos lados da criança). Uma fita grossa de 5 a 7 cm de largura é passada pelos anéis; pode ser amarrado na barriga e jogado sobre os ombros do bebê. Asas feitas de uma combinação de papelão e celofane parecem interessantes. Escolhido o formato das asas, o desenho é transferido para o papelão. É desejável que o desenho contenha curvas, gotas ou círculos suficientemente longos.
Recorte 4 pedaços espelhados de papelão – 2 asas esquerdas e 2 direitas. Em todas as quatro peças, são feitos cortes de furos com uma faca de escritório para criar um padrão vazado. Na parte interna de um conjunto de asas, o celofane é colado na área dos furos cortados. Você pode usar plástico colorido ou transparente. Dois conjuntos de asas esquerda e direita são combinados e colados.
Para conectar as duas metades das asas do inseto, uma parte central é cortada em papelão para imitar o corpo de uma borboleta - ambas as asas são fixadas a ela com cola ou podem ser costuradas. Com 2 pedaços de elástico de 40 cm de comprimento, faça 2 laçadas para os braços, as pontas das laçadas são presas ao meio de papelão das asas (costuradas ou presas com um grampeador).
Em uma estrutura de arame
A fantasia de borboleta será complementada por asas feitas à mão e fixadas em arame. As asas são colocadas como uma mochila: elásticos são presos no local onde as asas estão conectadas na parte interna, com a ajuda dos quais elas serão presas nas costas. Para o trabalho, você precisará de cerca de 2,5 a 3 m de fio com espessura de 3 a 4 mm. Para as asas superiores são necessários 1,5-2 m, para as inferiores – 1-1,5 m. Cabides de arame também são adequados, você precisará de 2 deles.
Os cabides podem facilmente receber o formato desejado conectando as asas resultantes com ganchos. Você pode fazer um molde em tamanho real das asas no papel – isso ajudará a torná-las simétricas. O fio é dobrado no formato escolhido, as pontas são presas à estrutura ou enroladas com fita isolante. Você pode fazer as asas superiores e inferiores separadamente, conectando-as com um nó de arame.
As asas parecem interessantes, cuja estrutura é montada a partir de vários elementos, e o fio, enrolado em cachos, projeta-se além das bordas do molde. A estrutura de arame pode ser coberta com tecido: para isso, as asas acabadas são dispostas sobre um pedaço de tecido e recortadas, recuando do arame de 5 a 7 cm. Tule e tecidos elásticos são adequados para asas. Após cortar o formato desejado, o tecido é aplicado na moldura, prendendo-o com alfinetes.
Depois, dobrando cuidadosamente o excesso, o tecido é costurado na moldura ou colado com cola instantânea. É mais fácil e rápido fazer asas com meias brancas ou cor de pele: basta puxá-las para a moldura. Puxe em direção ao centro, onde o tecido está amarrado com um nó ou costurado. O próximo passo é decorar as asas. O tecido esticado pode ser pintado com tinta spray ou acrílica. Para fazer o design imitar asas de borboleta, são aplicados pontos, linhas caóticas e círculos.
Outra opção é fazer moldes com cola glitter e polvilhar glitter em pó. Você também pode decorar as asas com strass, miçangas ou contas, que são costuradas ou coladas com uma pistola de cola quente. Uma atenção especial é dada ao local onde as asas superior e inferior se juntam – este lugar é mascarado com flores e laços. Você pode anexar asas feitas não apenas de tecido, mas também de papel ondulado à estrutura de arame. O papel é preso ao fio com cola.
Você pode colocar celofane em uma base de arame para criar asas leves e transparentes:
- Faça um molde das asas em tamanho natural.
- Para o segmento central, o fio é dobrado no formato da letra "U", e elementos curvos individuais são fixados nele, formando o padrão das asas. Os pontos de fixação podem ser reforçados adicionalmente com fita adesiva.
- As asas de arame finalizadas são enroladas com fita floral.
- Usando o molde, corte 2 pedaços de asas de celofane, deixando uma margem de 5-7 cm.
- A primeira asa de celofane é pulverizada com adesivo em spray, uma estrutura de arame é rapidamente colocada em cima e coberta com a segunda asa de celofane.
- É necessário alisar cuidadosamente o filme, garantindo que as camadas estejam aderentes.
- Se o celofane não grudar bem, você pode cobrir as asas com uma toalha e passá-las com ferro em temperatura mínima.
- As margens são cortadas com uma tesoura para criar uma franja ao longo do contorno.
- De uma fita grossa de 5-6 cm de largura e 40 cm de comprimento, corte 2 anéis. Os anéis são fixados na parte central das asas com fita dupla face.
Antenas
Uma fantasia de borboleta feita em casa ficará incompleta sem um acessório de cabeça.
Os artesãos oferecem várias opções:
- O mais simples e rápido. Compre um arco de cabelo preto pronto. No meio do bastidor, prenda 2 fios dobrados em formato de antenas. O futuro bigode é enrolado com fitas de cetim ou fio de chenille da mesma cor.
- Faça um arco de papelão. Você precisará cortar uma tira de 4 a 5 cm de largura, o comprimento é igual ao tamanho da cabeça da criança mais 4 a 5 cm para colagem. Depois de conectar a tira em um anel, antenas cortadas de papelão e enroladas em espiral são coladas no meio. O bastidor de papelão é pintado ou decorado com tintas acrílicas ou guache, além de decorado com glitter e strass.
- Uma faixa de cabeça é feita de arame com base no diâmetro da cabeça da criança. Outro pedaço de arame medindo 20-30 cm é dobrado ao meio, e nas pontas são colocados recipientes vazios de Kinder Surprise perfurados com um furador - essas serão as antenas. Os recipientes são presos fazendo um laço no fio interno. As antenas são presas à faixa de cabeça e tudo é enrolado com um fio preto e fofo.
- Antenas de arame podem ser fixadas em chapéus, bonés ou chapéus de verão.
As extremidades das antenas são decoradas com pompons, borlas e contas grandes.
Sapato
Uma fantasia de borboleta faça você mesmo pode ser completada com os sapatos certos. Geralmente, nas instituições pré-escolares, as crianças vão às matinês com sapatilhas de balé ou outros calçados esportivos. Mas chinelos macios também podem ser decorados para criar um conjunto único com a roupa.
Para fazer isso, basta costurar uma flor brilhante ou uma conta grande no centro dos chinelos. Pequenas borboletas feitas de crochê com fio de algodão ficam lindas. Os sapatos serão decorados com borboletas feitas de espuma com glitter ou feltro, com miçangas adicionadas.
Como completar o look
Acessórios que darão um toque único à fantasia ajudarão a diversificar a imagem da borboleta. Uma das maneiras mais fáceis é usar um cocar no qual as antenas serão fixadas. Um boné é suficiente para criar o visual de uma borboleta hooligan. Um chapéu de palha vai realçar a ternura e o romantismo do look. Uma gravata borboleta também pode ter um visual esportivo; nesse caso, um boné de beisebol seria apropriado.

O cabelo é de particular importância na criação de um visual festivo. Se a menina tiver cabelo curto, você pode fazer 2 rabos de cavalo, levantando-os bem acima das orelhas. Cabelo longo é trançado no estilo sereia ou francês em 2 tranças; várias flores presas ao longo de todo o comprimento das tranças ficarão lindas.
Para dar mais leveza e leveza ao look, você pode colocar pulseiras de tule nos braços e pernas da criança. Essas pulseiras são fáceis de fazer: basta dobrar uma tira de tecido ao meio, costurar e inserir um elástico. Pulseiras feitas de pequenas contas de plástico em formato de borboletas também ficam fofas.
Usando materiais que você pode encontrar em casa e um vestido de verão ou saia e body como base, você pode fazer uma fantasia de borboleta barata. Ao gastar um pouco de tempo e fazer uma roupa infantil com suas próprias mãos, os adultos não só darão ao bebê uma roupa colorida, mas também passarão um tempo juntos fazendo uma coisa em comum.
Vídeo sobre como fazer uma fantasia de borboleta para menina
Como fazer uma fantasia de borboleta para uma menina: