Nos jardins de infância e nas escolas primárias, as crianças têm frequentemente eventos de entretenimento, um atributo essencial dos quais é fantasias engraçadas. Cada pai ou mãe pode fazer uma roupa para um menino ou menina em 1 ou 2 noites usando materiais descartados que podem ser encontrados em casa.
Características e vantagens do material
O processo criativo começa com a definição do conceito do traje. É necessário descobrir com a criança qual feriado específico será realizado e a que ele é dedicado, se a criança recebeu uma função especial que exige uma fantasia especial. Talvez a criança sugira uma ideia para sua própria roupa ou expresse um desejo sobre que tipo de herói ela se considera.

Depois de decidir o tema da roupa, você precisa selecionar o material. Sempre há papel de embrulho e jornais, sacos plásticos e garrafas, algodão em casa. Para fazer uma roupa original, você pode precisar de tintas, cola, grampeador e fita adesiva.
Materiais pesados ou perigosos, como vidro, pilhas ou peças metálicas com pontas afiadas, não podem ser usados em fantasias infantis.
De garrafas plásticas
Meninos e meninas vão adorar fazer uma fantasia com materiais descartados, como garrafas plásticas, com as próprias mãos. As crianças podem fazer parte do trabalho sozinhas, mas geralmente precisam da ajuda dos pais.
Para os meninos, você pode fazer uma roupa de robô mecânico.
Para trabalhar você precisará de:
- 15 garrafas plásticas com fundo quadrado, 1,5 l;
- 2 recipientes plásticos quadrados com capacidade para 5 l;
- tinta prateada;
- uísque.
A base do traje original será uma calça velha e uma camisa ou camiseta de manga comprida. É aconselhável escolher roupas de cores claras - branco, creme, cinza.
Na primeira etapa, a parte inferior e a parte superior com a tampa rosqueada são cortadas de todas as garrafas a uma altura de 6 a 10 cm. As peças resultantes são pintadas com tinta prateada. Esses elementos devem parecer técnicos.
Para fixar os elementos plásticos ao traje, você precisa fazer furos neles em lados opostos da borda, isso facilitará a costura.
Os detalhes são costurados nas roupas na seguinte ordem:
- em cada parte da frente da perna da calça ao longo da perna, 5 fundos;
- 5 partes superiores das garrafas são costuradas ao longo dos braços;
- 5 fundos são colocados firmemente no estômago;
- Na área do peito, fixe 2 fundos de garrafas grandes.
Você pode complementar esta roupa com um chapéu feito de uma garrafa grande de plástico: basta cortar a parte de baixo e pintar a parte de cima com tinta prata. As antenas são feitas de arame para o chapéu.
Para manter o toucado no lugar, você pode prender um elástico acima das orelhas e passá-lo sob o queixo. O traje é completado com fios, tubos corrugados e peças de plástico de Lego.
Uma fantasia espetacular de sereia para meninas pode ser facilmente feita com garrafas plásticas verdes. Você precisará de 20 a 30 garrafas.
Andamento do trabalho:
- As bases são cortadas a uma altura de 5-7 cm.
- Corte os gargalos e corte as garrafas restantes em 3 partes no sentido do comprimento. Um furo é feito na parte superior estreita.
- As tiras de plástico verde são reunidas com a parte estreita voltada para cima em um barbante ou elástico. Esta guirlanda representará uma saia. As partes inferiores previamente cortadas são fixadas na parte inferior da saia improvisada; você pode usar um grampeador, cola ou costurá-los. Uma saia de plástico é usada sobre uma saia de tecido ou leggings.
Para o corpete, uma camiseta velha, de preferência verde, com retalhos de plástico, serve. O traje será completado com um cocar: a coroa é feita de penas, que também podem ser cortadas de garrafas e presas a um arco.
Outra versão de uma fantasia de sereia requer um estoque de 20 a 25 garrafas de cores azul, azul claro ou branco. Você também precisará de tesoura, cola Moment e esmalte.
A fantasia é feita cortando escamas ovais de material plástico descartado: escamas de 6 a 8 cm são adequadas para a saia e de 4 a 6 cm para o corpete. Cada elemento é envernizado para lhe dar brilho. Os detalhes são colados ou costurados em um vestido velho, imitando escamas de peixe. O look pode ser complementado com uma cauda feita de tecido leve, também decorada com escamas.
Pétalas de flores são cortadas de garrafas, coladas em grupos de 3 e presas a um arco. Esta guirlanda será um lindo enfeite de cabeça para uma sereia.
Dos jornais
Uma fantasia feita com material reciclado (jornal) vai chamar a atenção de crianças e adultos. Para uma menina, você pode fazer uma saia longa e fofa e uma gola linda e grande com publicações impressas antigas. A decoração de jornal deve ser fixada em uma base - uma saia velha ou costurada feita de tecido fino, uma armação de arame.
As folhas de jornal são enroladas em forma de cone e as juntas são coladas para dar-lhes resistência. Para uma saia fofa para uma menina de 100-120 cm de altura, você precisará de 60-80 peças. Os pedaços de jornal são presos à saia, começando pela bainha. As camadas superiores se sobrepõem às inferiores, criando volume.
Jornais são costurados ou colados no corpete. Você pode fazer uma gola fofa dobrando de 15 a 20 jornais e cortando-os em semicírculo. Ele precisa ser preso ao corpete. Você também pode fazer uma gola com jornais dobrados em forma de saco ou sanfona.
Uma opção moderna e simples é fazer uma roupa de bailarina com jornais. Você pode fazer um lindo tutu de balé dobrando cada jornal até que ele tenha 30-40 cm de comprimento e depois moldando-o em forma de sanfona. Para calcular o número de peças, você precisa medir a cintura da criança. Os acordeões de jornal preparados são costurados no elástico.
Uma saia pode ser feita de forma semelhante, pressionando levemente jornais para dar forma e costurando ou grampeando-os em um elástico para formar camadas. Vestidos com jornais costurados na base e reunidos em círculo como uma sanfona parecem originais. O meio é decorado com um elemento brilhante (uma conta, um pompom, um copo de plástico amassado).
De caixas de papelão
Todo menino sonha em se tornar um dinossauro. É fácil realizar o sonho dele: basta levar 2 caixas. Uma caixa deve corresponder à altura e ao volume da criança; ele desempenhará o papel do corpo do dinossauro. Nele são feitas fendas para a cabeça e os braços.
A segunda caixa é usada para construir a cabeça e a boca do dinossauro: para isso, a caixa é cortada ao meio, uma metade é colada ao corpo com a parte cortada voltada para fora, e a outra metade é usada para modelar a cabeça.
Eles ficam grudados:
- 2 rolos de papel higiênico no meio - esses serão os olhos do animal;
- dentes (triângulos recortados em papelão) são colocados ao longo do fundo da caixa;
- círculos são colocados nas laterais - orelhas.
Esta parte da caixa é fixada na parte superior da estrutura. A parte de trás é decorada com dentes de papel. A caixa é pintada ou coberta com papel colorido no tom desejado (verde, azul, marrom).
Outra opção de fantasia engraçada para menino feita de caixas é um robô. Para esta roupa, você precisará de 2 caixas de tamanhos diferentes: uma menor para a cabeça e uma maior para o corpo. Na caixa menor, um buraco é cortado para o rosto, e na caixa maior, fendas são feitas para os braços e pernas. As caixas são coladas.
Na etapa final do trabalho, as caixas de papelão são decoradas com materiais que podem ser encontrados em casa. Você pode cobri-los com papel alumínio, adicionar CDs, desenhar uma balança, um controle remoto e botões. Antenas auriculares são fixadas na parte superior da fantasia usando copos plásticos brilhantes.
Lanternas, pompons coloridos e elementos de construção serão úteis. É fácil fazer mangas de robô, polainas ou calças com tubo de papel alumínio corrugado.
Usando o mesmo esquema, uma roupa imitando um celular é feita a partir de caixas.
Caixas de papelão podem ser facilmente transformadas em um traje de astronauta, basta cobri-las com papel alumínio. Nesse caso, tubos corrugados revestidos com papel alumínio também serão úteis. O pacote de foguete será outra caixa, na qual você precisará colar 2 garrafas plásticas pintadas de prata. Chamas recortadas em papel colorido são coladas nas tampinhas das garrafas.
Caixas de papelão também podem ser usadas para uma fantasia de cowboy montado num cavalo. São necessárias 2 caixas. Um deles se tornará o corpo do cavalo, e dois buracos serão cortados nele: na parte superior para o corpo da criança e na parte inferior para suas pernas.
Uma cauda feita de cordas é colada na caixa. Na segunda caixa, faça o rosto do cavalo: desenhe ou cole os olhos, as orelhas, a boca e a crina, se necessário. Duas caixas são conectadas entre si por um pequeno pedaço de madeira. Uma alça é presa ao corpo inferior da caixa, que é jogada sobre o ombro do bebê.
De forma semelhante, você pode fazer carros com caixas - uma ambulância, um carro de bombeiros ou um carro de polícia, um helicóptero e um avião, neste caso a criança interpretará o motorista ou piloto.
Dos pacotes
Uma fantasia feita de restos é fácil de fazer usando sacos de lixo plásticos coloridos. Você precisará de 5 sacos com capacidade para 35 litros para fazer uma fantasia de Batman para menino. A base do traje original será meia-calça, camiseta ou shorts pretos.
Andamento do trabalho:
- 4 sacos são cortados e conectados em uma folha retangular com fita adesiva.
- As bordas precisam ser cortadas em um padrão decorativo para que a capa se assemelhe às asas de um morcego.
- Corte 4 tiras de 5-7 cm de largura do saco. Faça laçadas com 2 tiras e prenda-as na área dos ombros - com a ajuda delas a capa de chuva ficará presa na criança. Duas fitas são colocadas nas bordas das asas improvisadas e amarradas nos pulsos do bebê.
- Uma máscara do Batman é cortada da bolsa e laços são feitos.
- Só falta desenhar ou imprimir o emblema do super-herói e colá-lo no peito e nas costas.
Usando sacolas coloridas, você pode fazer uma fantasia de papua ou de um selvagem sanguinário. Para fazer isso, corte tiras de até 10 cm de largura de sacos amarelos ou verdes, dobre-as ao meio e coloque-as sobre um elástico cujo comprimento seja igual ao tamanho da cintura da criança mais 40-50 cm para as gravatas.
As tiras de plástico são amarradas a um elástico e pressionadas firmemente para formar uma saia fofa. O comprimento do produto acabado é determinado no bebê; a saia selvagem geralmente mal chega aos joelhos. Você pode fazer um colar do mesmo material para o seu pescoço ou adicionar miçangas. Uma lança feita de papelão servirá como arma para um selvagem.
A partir de bolsas multicoloridas você pode modelar rapidamente uma variedade de fantasias para meninas.
Opção 1. Fada das flores. Você precisa levar 1 saco colorido com alças para a base e vários sacos brilhantes para decoração. As pétalas são cortadas de plástico de uma cor, e os centros das flores são cortados de outra cor. As flores são coletadas por meio da colagem dos elementos. Corte o fundo da bolsa base, deixando as alças (elas servirão como cabides).
Flores são coladas no vestido improvisado resultante. As mesmas decorações podem ser colocadas em um arco ou guirlanda. Outra maneira de fazer flores é enrolar tiras de plástico em forma de cones e prendê-las com fita adesiva ou um grampeador. Nesse caso, você pode combinar cores combinando 2 a 3 tipos de bolsas em uma flor.
Um vestido feito de bolsa pode ser alongado usando fita adesiva para prender um pedaço de plástico franzido em babados na bainha.
Opção 2. Sorvete.Você precisará de sacos de lixo de 2 cores. Cada um é cortado para formar um painel retangular, a partir do qual a saia e o corpete são modelados. 10 a 15 sacos de lixo com capacidade para 20 litros são inflados com ar, amarrados e presos à saia. Com os mesmos sacos infláveis você pode fazer uma exuberante gola "Tudor".
Opção 3. Floco de neve.Para o trabalho, você precisará de sacos azuis; 15 a 20 peças serão suficientes. Os sacos são cortados em retângulos; se houver laços ou alças, eles são cortados.
São necessários de 8 a 10 painéis para modelar uma saia fofa. As bordas dos painéis podem ser recortadas de forma decorativa, a parte superior pode ser franzida com um elástico ou trança, ou pode ser presa a uma saia pronta.
Alguns dos pedaços de tecido preparados são cortados em retângulos de altura igual à distância do ombro da criança até a cintura. Essas partes também são presas com um elástico e presas ao corpete, que pode ser feito de uma bolsa sem cortes.
Uma fantasia feita de material descartado pode ser decorada com pompons brancos fofinhos, flocos de neve recortados em papel ou papel alumínio, glitter azul e branco e bolas de papel alumínio.
Opção 4. Feiticeira ou beldade da floresta.Você precisará de 10 a 30 sacos (dependendo do estilo e comprimento escolhido) da mesma cor. Alguns sacos são cortados em tiras de 8 a 15 cm de largura, e as tiras são presas com um elástico. Existem muitas opções para uma saia assim: ela pode ser longa ou curta, com cauda, em camadas e multicolorida.
Para o corpete, pegue uma bolsa sem cortes e coloque-a sobre o ombro; também pode ser decorado com listras de tamanhos diferentes ou multicoloridas. A fantasia é complementada com flores recortadas em plástico ou papel, glitter e fios de enfeites brilhantes.
De talheres descartáveis
Outro material de desperdício popular são os talheres descartáveis. Para fazer um vestido elegante no estilo folclórico russo, você precisará de copos descartáveis, além de guardanapos de 2 cores e um saco de lixo de uma das cores escolhidas.
Para construir uma saia volumosa, você precisa pegar 24 a 26 xícaras e conectá-las em pares com um grampeador ou cola. Então os casais se juntam em um círculo. O próximo nível consistirá em um número menor de xícaras – 22-24. Assim, é necessário fazer quantas camadas forem necessárias dependendo da altura da criança. Uma menina de 5 a 7 anos precisará de 6 a 7 camadas para uma saia.
As camadas são conectadas com um grampeador. Para manter a saia na cintura, você precisa cortar uma tira de sacos de lixo, prendê-la ao longo da camada superior e deixar as pontas para fora.
Esta saia causará uma impressão marcante se decorada. Para fazer isso, pegue guardanapos de 2 cores, recorte círculos deles e coloque-os em copos, alternando os tons em camadas. Você pode prender os guardanapos nos copos com um grampeador. Um corpete feito de saco de lixo ou de xícaras achatadas coladas em uma base combinaria bem com esse tipo de saia.
De filme de embalagem
Todo menino pode se tornar um cavaleiro se tiver em casa algum filme plástico, discos laser ou papel alumínio, uma garrafa plástica e espuma de plástico.
Uma cota de malha é cortada do filme de embalagem: se o filme for grande, basta fazer um furo para a cabeça, colocá-lo na criança e prendê-lo com um cinto brilhante ou fita colorida. Se o filme for pequeno, uma folha do tamanho necessário é montada usando fita transparente.
Um traje feito de material descartado complementará o capacete; é feito de uma garrafa plástica de 5 litros. Depois de cortar o fundo, a parte superior da garrafa é pintada com tinta prateada, um protetor nasal de alumínio é colado e um protetor occipital também pode ser feito de alumínio.
Um escudo brilhante pode ser feito colando discos de laser em uma base de papelão, sobrepondo-os; 13-15 peças são suficientes. A espada pode ser cortada de espuma.
Filme plástico será útil se seu filho decidir se tornar um mago ou um astrônomo. Para isso, uma capa de chuva do tamanho necessário é cortada do filme. Neste caso, o filme de embalagem pode ser substituído por papel alumínio ou papel de embrulho.
A capa será mantida no lugar por laços na área do pescoço, que podem ser costurados com pontos grandes à mão ou colados. Elementos decorativos – estrelas, lua, cometas – recortados em papel alumínio, papel colorido, filme autoadesivo brilhante são colados na capa. A tampa pode ser feita de papelão: enrole-a em forma de cone, cole-a e pinte-a.
De discos de algodão
Discos de algodão brancos e fofinhos serão úteis se seu filho quiser ser um floco de neve, um boneco de neve ou um urso polar. A diferença nos trajes está nos detalhes: a base é feita de discos de algodão.
Os elementos redondos são reunidos em um fio forte (eles podem ser dobrados ao meio ou deixados desdobrados, afofados). Em seguida, as partes frontal e traseira do traje são formadas a partir das tiras de composição, que são presas juntas com fios. Você também pode costurar tiras de algodão em uma camiseta branca e shorts.
Se uma criança quer ser um boneco de neve, eles fazem para ela um chapéu branco com um pompom e um nariz brilhante de papelão ou espuma de borracha. Uma coroa seria adequada para a imagem do floco de neve, e orelhas seriam úteis para o urso polar – elas podem ser feitas de discos de algodão e presas a uma faixa de cabelo.
De embalagens de doces
Um vestido feito de embalagens de doces transformará uma menina em uma princesa ou rainha dos doces.
Para fazer essa roupa você vai precisar de:
- 4 balões de papel alumínio brilhantes;
- embalagens de doces em papel alumínio;
- frustrar;
- Velcro.
Cada bola de papel alumínio é coberta com papel de bala, com o lado brilhante para fora, para criar duas metades da saia. Elas são costuradas juntas e velcro ou elástico é costurado na parte superior. O corpete também é feito das outras 2 bolas. A saia e o corpete são decorados com bolas feitas de papel alumínio torcido.
Dicas úteis para fazer uma fantasia com material de sucata
O principal em qualquer fantasia improvisada é o bom humor da criança e sua compreensão do conceito geral. A criança deve estar ciente de quem está interpretando e brincar junto.
É bom que a criança goste imediatamente da ideia da fantasia proposta e participe da sua criação.
- Ao preparar uma roupa, você deve se lembrar das características da idade e do caráter do seu filho. Para algumas crianças, a abundância de pequenas peças coloridas em uma fantasia pode ser uma forte tentação de arrancá-las e engoli-las.
- Seja qual for a ideia dos pais que fazem a fantasia, o principal é o conforto da criança. Se ele estiver desconfortável, beliscado ou pressionado, o bebê não sentirá a alegria do feriado.
- Clipes de papel, alfinetes e bordas afiadas de papel não devem ferir a pele.
- É importante lembrar que uma criança não deve usar roupas feitas de materiais não respiráveis, como filmes ou bolsas, por muito tempo.
Um terno feito de material descartado exige tempo e não investimento financeiro. No entanto, isso compensa pela oportunidade de se comunicar e brincar com o bebê. A fantasia de jogo criada em conjunto se tornará um ponto de comunicação, e as fotos tiradas na festa lembrarão por muito tempo o tempo que passaram juntos.
Vídeo sobre como fazer a fantasia
Master class: vestido feito com material reciclado para menina: