Preparando-se para a celebração do Ano Novo no jardim de infância ou na escola, você pode surpreender o público com uma fantasia de carnaval original. Em férias de inverno, um traje papua aberto e pitoresco parecerá incomum. Fazer uma roupa dessas para seu filho ou filha com suas próprias mãos não será difícil, mesmo para uma pessoa sem experiência em costura. Além disso, o custo de um terno feito de forma independente e improvisada será significativamente menor do que se fosse comprado.
Preparando-se para criar uma fantasia
Fazer uma fantasia de Ano Novo pode ser uma ótima maneira de passar um tempo com sua família. Primeiro, você precisa preparar um esboço. Você pode pegar um desenho pronto da Internet e imprimi-lo. No entanto, é muito mais interessante assistir a filmes e desenhos animados sobre selvagens com seu filho, ler livros e olhar fotos. Livros de escritores como Sat-ok, James Schultz e Seton-Thompson ajudarão a formar um quadro completo dos papuas; enciclopédias infantis sobre diferentes povos serão úteis.
As crianças aprenderão que um dos povos mais antigos do planeta vive nas ilhas da Oceania, no Oceano Pacífico, no século XX. Os papuas eram considerados selvagens.
Será interessante para a criança fazer um esboço de sua própria roupa. Ao trabalhar em um desenho, é necessário levar em conta que os papuas usam um mínimo de roupas: homens e mulheres usam um cinto e uma pequena saia feita de folhas de palmeira ou bananeira, pele de animal selvagem ou fibra de palmeira. Os papuas geralmente usam muitas pulseiras nos braços e pernas, a maioria de madeira ou osso, e seus pescoços também são decorados com contas ou colares.

O traje papua geralmente consiste nos seguintes elementos:
- saia (ou top para meninas);
- decorações;
- touca ou peruca;
- bandagens nos braços e pernas;
- Armas papuas: lança, arco, bastão.
Você também precisa escolher sapatos adequados; sapatilhas de balé ou sandálias são adequadas para meninos e meninas. Se o ambiente for fresco ou não houver desejo de expor muito a criança, a fantasia de carnaval é usada sobre um traje de ginástica cor de pele ou preto, imitando a pele escura dos selvagens.
Shorts escuros, camiseta e meia-calça servem.
Materiais
Um traje papua, feito com suas próprias mãos, deve refletir a proximidade dos povos antigos com a natureza, uma relação harmoniosa com ela; portanto, materiais naturais ou sua imitação serão necessários para o trabalho. A próxima etapa do processo criativo será a seleção de materiais dependendo do esboço.
O seguinte será útil no seu trabalho:
- manchas brilhantes;
- sacos de lixo;
- Chuva de Ano Novo;
- tule;
- malha de panos;
- papel de cigarro;
- cartão.
Você também precisará de um elástico de qualquer largura ou fita grossa, cola, tesoura e, o mais importante, imaginação.
Para meninos
O que pode ser usado para fazer uma fantasia de Ano Novo Papua para um menino? Não há restrições quanto a esse assunto. Primeiro você precisa fazer uma saia ou tanga, depois trabalhar no cabelo, nas armas e na arte corporal.
Sacos de lixo
Se a festa for amanhã e a criança não tiver fantasia, sacos de lixo ajudarão a resolver o problema. Você precisará de 1 a 2 pacotes de sacos de lixo. O produto ficará mais interessante com bolsas coloridas, principalmente as verdes, elas podem ser combinadas com as vermelhas ou amarelas, roxas e até pretas.
O que você precisará para o trabalho:
- 1-2 pacotes de sacos de lixo;
- elástico ou fita grossa de 3-4 cm de largura;
- tesoura.
A criação da fantasia começa com a medição da cintura da criança. O elástico ou fita é cortado de acordo com essa medida; é necessário deixar uma reserva de 5-15 cm.
Andamento do trabalho:
- O elástico é costurado no volume desejado e as pontas da fita são amarradas. O elástico é colocado no encosto da cadeira para facilitar ações futuras.
- Sacos de lixo são desdobrados e cada um é cortado em tiras de 2 a 5 cm de largura. O número de tiras determina a plenitude da saia. O comprimento da tira é determinado da seguinte forma: o comprimento da cintura da criança até o joelho, multiplicado por 2, mais 5 cm para o nó.
Você pode fazer uma fantasia de Papua usando sacos de lixo. - Cada tira é dobrada ao meio, jogada sobre o elástico e amarrada com um nó. O cinto deve estar completamente coberto com fitas.
- As listras precisam ser franzidas.
Esta saia econômica tem um visual engraçado e é fácil de fazer com suas próprias mãos em 1,5 a 2 horas. De forma semelhante, você pode amarrar longas tiras de tecido a um elástico, o principal é que o material não se desfaça, então malhas finas ou jersey servirão.
Têxtil
Se você tiver um pequeno pedaço de tecido fino e brilhante (verde, amarelo, com estampa de animal), você pode fazer rapidamente uma tanga para um selvagem.
Andamento do trabalho:
- Meça a cintura da criança, multiplique por 2 - você precisará de um pedaço de tecido deste comprimento.
- A largura do corte é determinada pela distância da cintura da criança até o nível logo acima dos joelhos (mais 2-3 cm).
- Depois de estender o tecido, é necessário cortá-lo na altura do joelho até a cintura, ao longo de toda a tela. Deixe de 5 a 8 cm sem cortar até o nível da cintura.
- As partes laterais da bandagem são costuradas.
- A borda superior é dobrada 3 cm, costurada e um elástico é inserido nela.
De forma semelhante, você pode fazer decorações – punhos para seus braços e pernas.
Arma
Uma fantasia papua feita em casa não estará completa sem armas. As opções existentes são apresentadas na tabela:
Tipo de arma | Material, método de fabricação |
Clube de madeira | Qualquer pedaço de madeira encontrado na floresta serve para isso. |
Machado de pedra | Você precisará de uma pedra retangular e um pedaço de madeira ao qual o paralelepípedo será amarrado com cordas. |
Lança | Você precisará de um pedaço fino de madeira. Recorte 2 triângulos idênticos de papelão – este será o topo. Os triângulos são colados na ponta do bastão. |
Osso | Preparar pasta de farinha. Amasse jornais ou outros papéis finos, cubra com pasta e modele em forma de osso. Deixe secar e cole novamente para que o osso adquira uma superfície mais lisa. Quando o artesanato estiver completamente seco, pinte-o com tinta branca. Você pode cortar um osso grande de papelão grosso e pintá-lo. |
Um selvagem tão guerreiro deixou uma impressão indelével em seus pares.
Decorações
O visual masculino não precisa ter muita decoração, o terno já é chamativo o suficiente. Basta que um papua coloque contas coloridas, de madeira ou pedra, e 1 a 2 pulseiras no pescoço.
Contas de lã
Contas de feltro são facilmente feitas usando o método de feltragem úmida.
Você precisará de:
- lã para feltragem de várias cores;
- agulha com um olho grande;
- fita;
- sabão.
Você precisa molhar a fibra de lã com uma solução de sabão e enrolá-la formando uma conta com as mãos. A pelagem precisa ser hidratada periodicamente. As contas não devem ser pequenas: quanto maiores, mais interessantes ficarão. As bolas prontas são colocadas sobre uma toalha seca e roladas sobre ela para remover o excesso de umidade. O produto pode ser completamente seco em um radiador.
Em seguida, as contas são enfiadas na fita usando uma agulha; elas podem ser alternadas com anéis ou contas de madeira prontos. A fita está amarrada no pescoço da criança – a decoração está pronta.
Colar de osso
A maneira mais fácil de fazer ossos é usando papelão branco. Depois de desenhar ou imprimir um padrão, os ossos são recortados em papel grosso ou papelão. Você precisará de 6 a 10 ossos para fazer um colar. Um furo é feito no topo de cada osso e uma corda é enfiada nele. A alternância de ossos grandes e pequenos parece interessante.
Presas de polímero
Um selvagem com presas de animais no peito, evidência de sua caçada bem-sucedida, parecerá ainda mais sanguinário.
Os dentes podem ser moldados a partir dos seguintes materiais:
- argila polimérica branca;
- massa de sal;
- plástico autoendurecível.
Na parte superior, durante a escultura, é necessário fazer um furo para a renda. Essas “presas” podem ser usadas para decorar um cinto ou fazer pulseiras para braços e pernas.
Decoração de cabeça
Uma peruca preta com cabelo curto e cacheado complementará perfeitamente o visual. Seria apropriado inserir uma pena brilhante em tal cabelo, ou anexar dentes ou ossos de polímero. O cabelo, trançado em várias tranças, é decorado com fitas brilhantes.
Sem peruca e sem tempo para procurar? Depois, basta amarrar uma fita na cabeça, na mesma cor da sua saia ou tanga. Se o cabelo do menino for na altura dos ombros, um penteado feito com vários rabos de cavalo pequenos presos com elásticos brilhantes ficará interessante.
Arte corporal
O toque final na fantasia será uma arte corporal. Para isso, são utilizadas tintas, marcadores ou maquiagens especiais; cosméticos decorativos também são adequados. Na testa e nas bochechas, são desenhadas 2 a 3 listras multicoloridas, tatuagens podem ser desenhadas nos braços nus - é isso, a imagem de um papua está pronta.
Para meninas
Uma fantasia de Papua faça você mesmo para uma menina difere da versão para um menino pela presença obrigatória de uma parte superior. Um top, uma regata, uma camiseta curta ou um traje de ginástica serão úteis. Para as meninas, a saia selvagem pode ser mais volumosa e brilhante, além de ter um pouco mais de decoração. Outra diferença é que as meninas geralmente vão à festa sem armas. Levará um pouco de tempo para fazer a fantasia, de 1 hora a 3-4 horas, dependendo da complexidade da ideia.
Terno de papel
Embora o papel não seja o material mais durável, esse artesanato será econômico e, ao mesmo tempo, brilhante e elegante. O trabalho começa com a confecção do cinto. O cinto pode ser feito de corda grossa ou cordão de papel. É necessário medir a cintura da criança e trançar uma corda ou cordão, seu tamanho é 1,5 vezes maior que a cintura da criança. Todos os elementos do traje serão presos a este cinto no futuro.
Opção 1
Papel de seda colorido é cortado em tiras, o comprimento de cada tira é igual à distância da cintura até os joelhos da menina ou um pouco menor.
Para garantir a densidade, várias tiras são conectadas com fita dupla face, um grampeador ou cola. Em seguida, os feixes de listras coloridas são presos ao cinto, com mais firmeza, usando um grampeador. Quanto mais cheia a saia, mais bonita ela é. Outra opção é cortar tiras com o dobro do comprimento da distância da cintura da criança até os joelhos. Neste caso, as tiras são jogadas sobre o cinto e presas com fita dupla face.
Opção 2
Usando um molde desenhado à mão ou impresso, recorte pedaços em formato de folhas de palmeira em papel colorido. Além disso, você pode desenhar nervuras nas folhas e serrilhar as bordas com uma tesoura. As folhas são presas ao cinto com fita ou cola. O cinto é decorado com flores de papel ou “contas” recortadas em papel grosso e pintadas.
Para uma fantasia de papel, a parte de cima é feita assim:
- É necessário medir o volume do tórax da criança e dividir o número resultante por 2.
- Faça um cinto do tamanho necessário usando um cordão ou corda e prenda nele tiras de papel feitas para a saia. O comprimento das listras é 1,5 vezes menor que a distância do peito da criança até a cintura.
- Tiras de papel são presas ao cinto da mesma forma que ao fazer uma saia.
- O cinto é costurado na camiseta no peito, de axila a axila, ou em semicírculo, de ombro a ombro.
A parte de cima é feita da mesma forma que a saia é feita de sacos de lixo, enfeites ou tela de uma toalha de rosto.
Fatin
Este é um material maravilhoso para criar fantasias de carnaval. É necessário comprar tule macio, ele fica em lindas dobras e não fura a pele da criança. Tule amarelo, verde e laranja servem, uma combinação de duas cores fica interessante. A maneira mais fácil de fazer isso é a mesma da versão masculina do traje papua: tiras de tule cortadas são amarradas em um elástico costurado em forma de anel, ou em uma fita, que é então amarrada na cintura.
As tiras de tule precisam ser esticadas. Esta saia ficou fofa e elegante. Uma camiseta ou um top servirão como corpete; tiras de tule são costuradas nele de modo que fiquem penduradas até o meio do estômago. Um colar feito de tule fica lindo: neste caso, tiras de tecido são amarradas em um cordão, que é pendurado no pescoço da criança.
Fitas
Fitas de embalagem brilhantes ficam ótimas como um elemento do traje papua. A fita é cortada em pedaços iguais ao dobro do comprimento da saia. As fitas são dobradas ao meio e reunidas em feixes de 3 a 5 pedaços e amarradas no cinto com o nó voltado para fora.
Em vez de fitas de embalagem, são adequados os seguintes:
- pano de prato de malha, desfiado em fios;
- Chuva de Ano Novo;
- fios acrílicos para tricô;
Com esses materiais você pode fazer uma linda fantasia de Papua.
Têxtil
Se você tiver 1 ou 2 dias livres, pode fazer uma roupa de Ano Novo com um tecido leve, brilhante e bonito: o cetim. Para uma largura de 1,5 m, você precisará de 2 m; você pode pegar 1 m de duas cores.
Andamento do trabalho:
- Recorte moldes em formato de folhas de palmeira em 3 tamanhos de papelão: para punhos 10 cm de comprimento, para saia dependendo da altura da criança 25-40 cm, para blusa 20 cm.
- Usando moldes de papelão, recorte as folhas; a quantidade depende do tamanho da criança.
- Para evitar que o tecido desfie, as bordas são tratadas com fogo.
- As folhas são costuradas em um elástico (o comprimento é igual ao tamanho da cintura da criança + 3 cm para a bainha). É melhor organizá-las sobrepostas, alternando as cores.
- O topo é decorado com folhas costuradas em círculo.
Para as pulseiras, você precisará de 4 elásticos de 2 a 3 cm de largura, o comprimento de cada um é igual à circunferência do braço/perna de uma criança + 3 cm. As folhas menores são costuradas nelas.
Decorações
Uma fantasia de Papua feita com suas próprias mãos deve ser decorada - afinal, até mesmo garotas em ilhas distantes no Oceano Pacífico sempre querem estar bonitas.
O que é adequado para decorar uma roupa festiva:
- Flores artificiais grandes – podem ser usadas como pulseiras nas mãos e nos pés, para complementar uma saia e uma blusa, ou para decorar cabelos.
- Contas feitas de frutas artificiais têm um visual engraçado: bananas, maçãs, limões e laranjas de um conjunto de cozinha infantil servem. Eles são amarrados em uma corda e depois de 10-15 minutos. a decoração está pronta.
- Contas prontas feitas de conchas, pedras, penas e contas grandes servirão.
- Fio de chenille enrolado em círculos planos será um maravilhoso complemento para qualquer look.
- A decoração feita de papel acrescenta variedade à fantasia. A criança pode pintar círculos recortados em papelão grosso com padrões geométricos brilhantes. Graças aos furos feitos na parte superior, esses círculos, imitando contas, são suspensos em um cinto ou faixa de cabeça.
Um elemento obrigatório da versão feminina do traje selvagem é o toucado. Uma fita simples com miçangas e penas costuradas ou coladas pode ser usada para esse propósito. Uma menina pode usar uma peruca preta ou trançar o cabelo em muitas tranças africanas.
Outra opção é fazer da sua filha uma princesa de Papua. Para isso, é recortada uma faixa de papelão na cor da roupa, que servirá de base para a coroa. Folhas de palmeira cortadas em tecido ou papel são fixadas no topo da coroa (de dentro para fora) usando um grampeador, cola ou fita dupla face. A parte externa da coroa é decorada com fio de chenille, enfeites de Ano Novo ou papel de seda.
A aproximação do Ano Novo se tornará um evento memorável na vida de uma criança se ela se preparar para a festa junto com seus pais, inventando uma fantasia de Papua e fazendo-a com as próprias mãos. O traje selvagem não se distingue pela execução complicada e pelo grande consumo de materiais; neste caso, é mais importante mostrar imaginação.
Vídeo sobre como fazer uma fantasia de Papua com suas próprias mãos
Faça uma saia havaiana com suas próprias mãos: