Origami é uma boa maneira de desenvolver a criatividade nas crianças. Essas atividades são especialmente úteis para desenvolver habilidades motoras finas, perseverança e atenção. Professores do ensino fundamental usam essa técnica para criar lindos artesanatos em papel em suas aulas de artesanato.
O que é origami
Origami é um tipo de arte em papel cujas origens são desconhecidas. Acredita-se que os chineses e japoneses foram os primeiros a dominar essa atividade. Figuras de papel dobradas decoravam salões durante feriados nacionais, casamentos e outras ocasiões especiais.
Hoje em dia, o origami se tornou um hobby popular apreciado tanto por adultos quanto por crianças. A principal diferença entre origami e outras técnicas de papel é a necessidade mínima de materiais. Cola, tesoura ou outras ferramentas adicionais raramente são usadas aqui. O mestre pode criar uma estatueta a partir de uma folha de papel comum.
Este tipo de arte em papel possui 4 técnicas diferentes:
Nome da técnica | Características distintivas |
Simples | O papel pode ser dobrado apenas de duas maneiras: montanha e vale. Esta técnica é projetada para iniciantes, bem como para pessoas com deficiências e habilidades motoras finas prejudicadas. |
Modular | Aqui a figura é montada de acordo com o princípio do mosaico. Um certo número de peças são produzidas e colocadas umas dentro das outras. O resultado é um artesanato tridimensional. |
Padrão | A montagem é feita utilizando como exemplo fotografias, onde cada linha de dobra é indicada. Acredita-se que trabalhar com essa técnica seja mais difícil do que dobrar usando padrões simples. |
Molhado | O papel é umedecido para dar às obras contornos mais arredondados e curvas suaves. É utilizado apenas material especial, mais denso que o padrão. |
No origami, existem símbolos especiais que permitem escrever o diagrama de montagem de alguns artesanatos sem usar imagens explicativas.
Ferramentas de origami
No origami, materiais adicionais raramente são usados, mas às vezes você pode precisar de:
- cola;
- lápis;
- governante;
- tesoura.
Qualquer iniciante pode fazer lindos artesanatos em papel, o principal é escolher o material certo. O papel origami vem em diferentes variedades; em lojas de artesanato você pode encontrar folhas já cortadas em quadrados. O quadrado é a forma básica a partir da qual a dobradura começa. Em alguns casos, círculos, octógonos ou folhas retangulares tornam-se a base.
Iniciantes podem usar papel de escritório simples, e aqueles que estão dominando novas técnicas podem usar folhas grossas para dobradura úmida ou, inversamente, folhas bem finas para criar pequenas figuras. Há um papel especial com uma camada de folha metálica. Ela mantém melhor sua forma e é adequada para fazer grandes obras.
Padrões de origami
Figuras simples para crianças são feitas usando padrões simples. As descrições são sempre acompanhadas de imagens explicativas para facilitar a compreensão e a repetição da sequência de ações pela criança. Abaixo estão descrições detalhadas dos padrões mais simples e populares para criar lindos artesanatos.
Guindaste
A dobradura do guindaste começa com uma base quadrada dupla.
Procedimento:
- A folha é dobrada diagonalmente de modo que fique dobrada ao meio. Passe a palma da mão ao longo da linha de dobra. É necessário que esta linha permaneça claramente visível. A folha é desdobrada e dobrada da mesma forma, mas é feita uma linha diferente, de canto a canto.
- O papel é completamente desdobrado e novas linhas são marcadas de maneira semelhante, mas desta vez dobrando o quadrado ao meio verticalmente. Desdobre e marque uma linha horizontal. Agora coloque o quadrado na sua frente de modo que ele pareça um losango.
- Um dos cantos deve estar voltado para o mestre. Todos os cantos são dobrados para encontrar o canto inferior. Os cantos laterais são dobrados ao meio e colocados para dentro, e o canto superior é dobrado sob o canto inferior. É assim que o formato é obtido: um quadrado duplo.
- A peça de trabalho é virada para você com o lado onde os cantos estão separados. Você precisa marcar as linhas de dobra. Pegue a primeira camada do quadrado duplo e dobre as laterais até a linha central. Dobre os cantos para trás.
- Agora você precisa dobrar o canto superior. A linha de dobra é marcada onde as novas listras verticais da dobra anterior terminam. Dobre a borda novamente. Um triângulo de linhas deve se formar no centro da peça de trabalho.
- A camada superior é esticada e dobrada verticalmente, seguindo as linhas marcadas. Não há dificuldades aqui, porque se você puxar o canto ligeiramente aberto e pressionar a parte inferior com a outra mão, a dobra acontecerá sozinha.
- A figura é virada para o outro lado. É necessário repetir todas as ações dos pontos 2 e 3. Marque as linhas novamente e levante o canto.
- Em uma extremidade da figura resultante, dois triângulos serão separados um do outro. Este lado da peça de trabalho deve ser voltado para o mestre. Agora os triângulos são levantados um por um, ao longo da linha de dobra, que fica no meio da peça de trabalho.
- Você precisa virá-los do avesso e cuidadosamente dobrar um cantinho para dentro, entre as camadas da base. O resultado deve ser uma figura semelhante a um triângulo feita a partir dos cantos inferiores, com dois ângulos finos e agudos saindo.
- Agora você precisa contornar a cabeça ou o bico do pássaro. Um dos cantos finos salientes dobra-se ligeiramente para dentro.
- Para fazer as asas, o triângulo superior precisa ser dobrado nas laterais.
A figura do guindaste está pronta. No Japão, acredita-se há muito tempo que uma pessoa que coleciona 1000 tsurus de papel recebe de poderes superiores a chance de realizar seu sonho mais querido.
Floco de neve
O floco de neve de origami é feito usando diferentes técnicas. Abaixo está a descrição de um projeto modular simples usando cola e decorações adicionais.
O que você vai precisar:
- papel de duas cores;
- cola em bastão;
- governante;
- lápis simples;
- tesoura.
Procedimento:
- O floco de neve é composto por 24 módulos, que são divididos em três grupos por tamanho. Para fazê-los, você precisa preparar folhas quadradas. Módulos grandes são quadrados com 10,5 cm de lado. Os módulos médios têm 7 cm e os pequenos têm 4 cm. As partes médias são feitas de papel de cor diferente.
- De cada quadrado você precisa dobrar o formato básico. As linhas no quadrado são marcadas de acordo com o mesmo princípio de quando se dobra um quadrado duplo. Para concluir. A folha é dobrada ao meio e, em seguida, os lados são dobrados para dentro para formar um triângulo duplo.
- Agora, as bordas da primeira camada de base são dobradas em direção ao centro. O espaço em branco está feito. Você precisa preparar 8 módulos de cada grupo.
- Cada uma das partes se assemelhará a um avião; elas precisam ser fixadas juntas revestindo as “asas” inferiores com cola. Primeiro, um círculo é montado a partir de módulos grandes, depois um círculo é colado separadamente a partir dos médios e, em seguida, a partir dos pequenos.
- Os círculos são colados uns aos outros em camadas, do maior para o menor.
Quando o trabalho estiver concluído, você pode decorá-lo com strass e miçangas.
Sapo
Lindos artesanatos de papel podem se tornar brinquedos completos, por exemplo, sapos saltadores. Ao pressionar levemente a parte de trás da figura, ela saltará para a frente.
Como fazer um sapo assim:
- Uma base – um triângulo duplo – é montada a partir de uma folha quadrada.
- A figura é virada de modo que o canto superior do triângulo fique voltado para a frente e sua base fique direcionada para o mestre. Agora você precisa dobrar os cantos superiores em direção ao meio, usando a linha de dobra como guia.
- Os cantos dobrados precisam ser dobrados ao meio novamente, mas na direção oposta. Você deve obter triângulos estreitos, que serão as futuras patas.
- A base é virada e os cantos são dobrados para cima em direção à linha de dobra. Você deve obter um losango uniforme.
- Os cantos do rum são dobrados da mesma maneira. O número precisa ser mais estreito.
- As pontas livres que ficam no final da "cabeça" do sapo precisam ser dobradas para trás; eles marcarão os olhos.
- A figura é virada de “costas” e dobrada no meio. A parte que fica em cima é dobrada ao meio, mas na outra direção. A linha é fortemente pressionada, a figura pode ser virada.
Com a ajuda desses sapos saltadores você pode organizar competições durante os intervalos. Quem consegue pular mais longe, quantos pulos cada um consegue fazer ou pense em outras atividades interessantes.
Abóbora
Ao comemorar o Halloween, você pode decorar seu quarto ou salão de festas com abóboras de papel engraçadas. Na técnica de origami eles parecem volumosos e incomuns.
Como fazer uma abóbora:
- Um quadrado duplo é montado a partir de uma folha quadrada de papel.
- É necessário marcar as linhas de dobra. Os cantos superiores da base são dobrados para baixo, batendo um no outro no meio. Agora você precisa dobrá-los para baixo, seguindo a linha marcada.
- As seguintes linhas de dobra são marcadas no topo do triângulo resultante, os cantos da figura resultante são trazidos para o centro e então dobrados sob ele. O resultado deve ser um losango no meio da forma principal.
- Só falta dobrar todos os cantos da figura. A parte superior, inferior e laterais são dobradas para baixo.
O resultado é um formato angular de abóbora, mas com um meio volumoso. Para que o origami se encaixe no interior da sala festiva, você precisa desenhar um rosto sorridente ameaçador com um marcador preto.
Estrela
Uma estrela de cinco pontas na técnica de origami é considerada um dos artesanatos mais simples.
Como fazer:
- Dobre o quadrado ao meio na diagonal.
- O triângulo resultante é virado com o canto superior para baixo.
- O canto direito é puxado em direção ao inferior, a linha de dobra é passada e endireitada. O mesmo é feito com o canto esquerdo.
- Depois que as linhas estiverem marcadas, pegue o canto esquerdo e una-o ao direito. O triângulo é dobrado no meio.
- Agora, o canto superior é dobrado para trás de modo que a linha de dobra marcada coincida com a borda do triângulo. Uma “língua” afiada deve permanecer para fora no meio.
- A figura é virada e dobrada ao meio, da direita para a esquerda.
- A base é virada novamente para o outro lado, e a alvenaria que fica à esquerda entre as camadas é virada. Em seguida, levante cuidadosamente o canto superior, criando as duas primeiras extremidades da estrela.
- Agora, o canto direito da figura é dobrado ao longo da linha de dobra e alinhado com a segunda linha com a borda do triângulo, como no ponto 5.
- O triângulo resultante é dobrado ao meio de modo que os cantos superior e inferior fiquem conectados.
- O canto que acabou de ser movido é dobrado novamente. Mas desta vez ele deve dobrar quase ao meio, formando a terceira extremidade da estrela.
- O primeiro canto é preso ao canto inferior esquerdo, dobrando o triângulo esquerdo ao meio e depois dobrado de volta como antes na etapa 10.
A estrela está pronta. Agora você pode usá-lo para decorar um cartão postal para o Dia da Vitória ou 23 de fevereiro. E se você fizer um artesanato com papel brilhante, ele se tornará uma decoração de Ano Novo.
Gato
Lindos artesanatos em papel nem sempre são difíceis de fazer.

Para fazer uma cabeça de gato de origami, você precisa seguir alguns passos simples:
- A folha quadrada é posicionada de modo que um dos cantos fique para baixo.
- Dobre ao meio na diagonal, de baixo para cima.
- Agora dobre-o ao meio novamente para marcar a linha central e depois desdobre-o.
- Os cantos inferiores são dobrados para cima de modo que as pontas fiquem para fora da peça de trabalho. Não há necessidade de fechar as partes laterais dos cantos no centro.
- O canto superior é dobrado para baixo, formando uma linha reta.
- A embarcação é virada para o outro lado.
Agora só falta colorir o rosto do gato, desenhando bigodes, olhos e nariz.
árvore de Natal
Para fazer esta versão de árvore de Natal de origami, você precisará de papel de duas cores: marrom e verde.
Instruções passo a passo:
- O quadrado forma uma figura - um triângulo duplo.
- O canto esquerdo da camada superior é dobrado até a linha central para marcar outra linha de dobra.
- O canto se desdobra e se endireita como um bolso. Deverá obter-se a seguinte figura: um triângulo plano, com outro triângulo tridimensional no meio.
- A peça de trabalho é virada para o outro lado e os passos 2 e 3 são repetidos.
- Os cantos restantes são dobrados e abertos em um bolso. O resultado é um 4-gono, cujo canto superior é mais alto que os outros.
- A figura é virada de modo que os cantos inferiores fiquem para cima, e o canto da primeira camada é dobrado. Você precisa marcar a linha de dobra de um canto ao outro.
- Agora a parte dobrada está dobrada. O canto dobrado deve ficar encostado na linha pretendida.
- Então tudo se curva em direção ao mestre. A área resultante é dobrada ao meio. Depois, os cantos deste “acordeão” são dobrados para baixo.
- A peça de trabalho é virada e as mesmas ações são repetidas naquele lado, e então cada dobra é aberta e as dobras são realizadas.
- Após a criação do “acordeão”, é formado o tronco do abeto. Para fazer isso, dobre os cantos extras em três lados. Esta ação é realizada com todas as dobras.
A árvore de Natal está pronta. Só falta alisar cuidadosamente as camadas. O resultado é uma figura multifacetada.
Para evitar que o tronco da árvore se espalhe em direções diferentes, é recomendável fixá-lo com uma gota de cola.
Peixe
Um artesanato muito fácil de fazer. Levará 2 minutos para criar um peixe de papel.
Procedimento:
- Monte um triângulo duplo a partir de um quadrado. Gire a figura com o canto para a esquerda.
- Dobre a borda inferior para cima de modo que a ponta fique para fora e não escondida atrás da borda da peça de trabalho. Faça o mesmo com o canto superior, dobrando-o para baixo.
- Vire a figura e pinte-a com lápis de cor.
Se você fizer de 5 a 6 peixes semelhantes, poderá amarrá-los à linha de pesca em alturas diferentes. Prenda a linha de pesca na tampa. Coloque pedras em um frasco de três litros, adicione algumas algas artificiais e rosqueie a tampa. Você receberá um aquário seco com peixes de origami.
Pinguim
Fazer um pinguim de origami não levará mais tempo do que a figura anterior.
Como fazer:
- O quadrado é virado com o canto para baixo e dobrado ao meio, da esquerda para a direita. Isto é necessário para marcar a linha.
- A folha é desdobrada e a ponta do canto inferior é dobrada para cima.
- A figura é dobrada da esquerda para a direita, ao longo da linha marcada.
- Cerca de 5 mm são recuados do ângulo reto. O canto inferior direito é puxado até esse ponto e a linha de dobra é marcada.
- A borda inferior direita é dobrada para dentro, formando uma pequena dobra, e o restante da borda permanece visível. Esta será a cauda do pinguim.
- Falta formar a cabeça e o bico. O canto superior é ligeiramente aberto e dobrado para baixo. Afaste-se 2-3 mm e dobre a ponta para baixo.
A figura está pronta, e para que tenha maior realismo. Recomenda-se usar papel preto de um só lado.
Tulipa
Lindos artesanatos em papel são frequentemente usados para decorar cartões postais. A versão mais simples de uma tulipa na técnica de origami, inventada para criar imagens ou decorar cartões comemorativos.
Como fazer uma tulipa:
- O quadrado é dobrado na diagonal.
- As bordas do triângulo resultante são dobradas de tal forma que seu topo se estende além das bordas da peça de trabalho. Um canto dobra para a esquerda, o outro para a direita. O modelo plano da cabeça da flor está pronto, só falta fazer as folhas e o caule.
- O novo quadrado é dobrado na diagonal, esticado e colocado com o canto voltado para baixo.
- As bordas direita e esquerda são dobradas para se encontrarem na linha central.
- O canto inferior é dobrado para cima, mas não em linha reta, mas em um ângulo para a esquerda. Ela deve se estender além das bordas. Para imitar uma folha.
O caule e a flor estão prontos, só falta conectá-los em um plano.
Dicas para iniciantes
Para dobrar qualquer formato facilmente, você precisa conhecer alguns segredos do origami:
- Esta arte adora limpeza. Os pedaços quadrados devem ser cortados retos e todas as dobras devem formar linhas retas perfeitas. Ao dobrar, os cantos devem se encontrar milímetro a milímetro. Mesmo o menor erro pode afetar negativamente a aparência do produto final.
- A marcação das linhas de dobra é para conveniência. Para que o papel dobre facilmente nos próximos passos. Você precisa empurrar bem as linhas. Para isso, utilize a unha e, ao trabalhar com material denso, utilize uma moeda.
- As figuras devem ser colocadas somente em uma superfície dura e nivelada. Se você tentar dobrá-lo acima da cabeça, as linhas ficarão tortas.
- Se você não conseguir abrir uma parte pequena com o dedo, você pode usar um fósforo ou uma agulha.
Origami é uma arte simples, mas interessante. Com a ajuda de moldes simples, até os menores amantes da criatividade podem fazer lindos artesanatos em papel. E um adulto, tendo memorizado a ordem das ações para criar qualquer uma das figuras listadas, poderá entreter uma criança com a ajuda de um caderno comum na estrada ou na fila.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre artesanato em papel no estilo origami
Lindos artesanatos em papel - ideias simples de origami: