Um tanque é um dispositivo militar complexo que pode ter aparência diferente. Desenhar esse equipamento militar exige que a criança seja meticulosa, elaborada e preste atenção aos pequenos detalhes para dar autenticidade e precisão à imagem.
Materiais e ferramentas necessários
Existem muitas ferramentas e materiais para o trabalho artístico. Conhecer suas características e características permitirá ao artista criar obras de alta qualidade e harmoniosas.
Nome das ferramentas e materiais | Breve descrição |
Lápis | Permite que artistas criem obras em vários estilos e técnicas. Ao escolher lápis, você deve prestar atenção à dureza da mina. Existem 9 graus de dureza, do mais duro (9H) ao mais macio (9B). Quanto mais macio for o lápis, mais intensa será a tinta. |
Papel | Sua densidade deve ser suficiente para suportar apagamentos repetidos com borracha. |
Borrachas | Esta é uma ferramenta usada para remover marcas de lápis do papel. Por exemplo, borrachas macias são usadas para apagar áreas delicadas (para desenhos detalhados), e as mais duras são usadas para áreas grandes. |
Klyachki | Uma ferramenta para influenciar a superfície do papel. Eles são feitos de pigmentos, giz e aglutinantes, o que os torna semelhantes a borrachas. Entretanto, os amassadores coletam grafite sob ação mecânica e o dissolvem devido a substâncias ligantes sob ação química. |
Estênceis | Usado para criar elementos repetidos em uma imagem. Com elas é fácil obter formas idênticas e linhas perfeitamente corretas. Usar estênceis ajuda o artista a economizar tempo gasto no desenho e a se concentrar em outros aspectos do trabalho. |
Réguas, compassos | Eles são usados para medir distâncias com precisão e criar linhas retas ou paralelas. Isso pode ser útil ao desenhar objetos como carros. |
Apontadores | Com a ajuda deles, os artistas apontam os lápis, preparando-os para o trabalho. |
Pincéis | Artistas profissionais preferem usar pincéis feitos de kolinsky, zibelina e esquilo. Às vezes feito de materiais sintéticos. Pincéis de durezas diferentes permitem aplicar tintas de consistências diferentes. A espátula é usada para trabalhar com tintas espessas e permite criar traços em relevo. |
Guache | Uma tinta com uma camada de cobertura densa e resistente à água. Devido à sua consistência, o guache é adequado para desenhos com abundância de pequenos detalhes. Para deixar as cores mais claras, a tinta pode ser diluída com água. |
Aquarela | Um material que não necessita de aditivos para começar a funcionar. Devido à sua transparência, as tintas aquarela permitem misturar cores, o que ajuda a criar tons inusitados. Para desenhar, recomenda-se usar papel com certa rugosidade para que a tinta não se espalhe ou seja absorvida. |
Acrílico | É caracterizado por alta densidade e durabilidade. Cores brilhantes também permitem que você crie designs ricos. Para evitar que o acrílico seque durante o trabalho, é recomendável armazená-lo em um recipiente bem fechado. |
Master classes
Um tanque pode ser representado estudando primeiro sua forma, elementos básicos e proporções:
- A máquina tem um formato básico retangular. Equipamentos militares geralmente têm cantos afiados, então você não quer fazer linhas muito suaves.
- O formato da torre geralmente é mais complexo que o do casco.
- Alguns modelos de tanques têm esteiras com rodas adicionais localizadas nas laterais. Eles ajudam o carro a se mover em terrenos acidentados.
- É necessário prestar atenção a detalhes como o cano da arma, escotilhas e outros elementos. Uma abundância de detalhes pitorescos ajudará a evitar que o tanque desenhado pareça um ponto sem forma.
Tanque T-34 a lápis
O tanque no desenho da criança poderia ser representado pelo lendário T-34 soviético.

Usando este exemplo, você pode dominar as técnicas técnicas básicas do desenho a lápis e ter uma ideia geral de como um desenho a lápis é criado:
- Prepare o papel. Pegue uma folha de papel A3 e divida-a em 8 quadrados com linhas suaves. Isso facilitará a organização da imagem e ajudará a criar uma imagem harmoniosa e equilibrada do tanque.
- Comece com um esboço usando linhas retas para a base do tanque. Marque o perímetro da torre, desenhe linhas para as rodas e para o casco longitudinal. O tanque T-34 é caracterizado por esteiras largas.
Para desenhá-los, faça um contorno amplo com vários rolos de apoio. Ao lado dos trilhos, desenhe o casco do tanque, que tem formato retangular com uma placa frontal convexa.
O casco deve parecer mais longo e estreito que a torre. Deixe espaço nas bordas do campo para as rodas traseiras e dianteiras. Esses elementos serão a base para desenhos futuros.
- A torre do tanque tem o formato de um cone com o nariz cortado. Desenhe um retângulo com a parte traseira inclinada e a parte frontal arredondada da torre.
Conecte o corpo à torre e saque a arma. Trabalhe com linhas suaves para criar formas e adicionar detalhes como chanfros, furos e hachuras.
- Coloque uma roda central e 4 rodas idênticas de diâmetro menor nas laterais dos trilhos do tanque. Cada um deve ter aproximadamente o mesmo tamanho. Adicione uma 6ª roda de diâmetro ainda menor, localizada na parte traseira dos trilhos.
Arredonde as bordas dos trilhos onde eles encontram as rodas e adicione para-lamas acima deles. Desenhe rodas com um contorno interno claro.
- Desenhe um tanque de gás na lateral do tanque e marque a área da escotilha na torre. Adicione degraus para o comandante subir na frente da escotilha do tanque. O tanque de gás pode ser representado esquematicamente por meio de uma figura retangular.
Desenhe a escotilha e os degraus em detalhes para mostrar sua estrutura. O tanque de gás e o degrau que leva até ele são representados na parte inferior do casco. O tanque de gás pode ter o formato de uma elipse incompleta com um estreitamento próximo ao corpo do tanque.
A escotilha deve ter formato redondo e sobressair ligeiramente do plano da tampa sobre a qual é feita.
- Adicione detalhes à torre: ela deve ter um formato claro e elementos detalhados. A frente do tanque é ligeiramente inclinada. Faça o cano da arma mais fino. Desenhe uma tampa de escotilha no topo da torre. Faça a tampa do bueiro ficar convexa.
Preencha as bordas internas com linhas para enfatizar sua profundidade. Use linhas suaves para criar formas.
- Adicione sombras com um lápis macio. Comece pelas rodas e vá para as laterais e a parte traseira do tanque. Dessa forma o tanque ficará visualmente mais alto que a chapa.
- Desenhe uma grande estrela de 5 pontas na testa da torre.
Simples, sem trabalhar os detalhes com lápis e tintas
O tanque no desenho infantil pode ser acessível aos artistas mais jovens:
- Desenhe um trapézio que servirá como base de toda a estrutura.
- Adicione um trapézio semelhante, de tamanho menor, dentro da base. Este será o casco do tanque. Não sobreponha as linhas já desenhadas para marcar a futura localização das rodas.
- Coloque os elementos do chassi em pares na parte inferior da carroceria. 4 rodas podem ter formato redondo. Eles devem ser grandes o suficiente em relação ao casco do tanque. Eles não devem ser colocados muito perto dos limites do trapézio.
- Adicione uma pequena plataforma entre o casco e a torre. Este é um elemento de formato retangular. Ele desempenhará simultaneamente uma função de isolamento acústico e proteção para o tanque de combustível localizado na parte traseira do carro.
- Adicione detalhes externos ao tanque, como um tubo de escape na plataforma traseira e uma torre no casco. O tubo de escape geralmente tem formato triangular, com borda inferior chanfrada e uma abertura localizada na lateral.
- O barril do tanque permite que você crie uma aparência completa para todo o veículo. É um retângulo alongado na lateral da torre e deve estar localizado estritamente no centro. Desenhe uma oval no final do retângulo. Você pode atrair fogo que sai do cano.
- A parte superior do tanque é pintada em tons escuros, e a parte inferior em tons claros. Isso dá volume à imagem. Pinte as rodas e peças, a parte externa da carroceria - verde escuro ou cinza, os componentes internos - tom aço.
A plataforma e a torre podem receber uma cor marrom escura. O cano do tanque se distingue pela sua cor cinza escuro ou preta.
Guache simples com fogos de artifício
Um tanque no desenho de uma criança pode ser representado em uma folha de papel usando um conjunto de tintas guache e ferramentas de desenho: pincéis de tamanhos diferentes, um recipiente para água e uma paleta.
Passo a passo:
- Comece na borda inferior e use um pincel grande para criar listras largas de branco, turquesa, azul e preto. Transições suaves entre essas cores ajudarão a criar a base para o desenho.
- Usando o método de respingos, adicione gotas amarelas, vermelhas e verdes na metade superior da folha.
- Na parte inferior, desenhe uma oval verde, que servirá como trilhos do tanque.
- Crie uma torre de tanque verde. Deve ser enorme.
- Desenhe uma linha verde larga que funcionará como um canhão. Finalize o canhão com um elemento trapezoidal.
- Pinte o oval da esteira de preto. Isso ajudará a destacar os rastros do tanque e dar volume a eles. Para criar movimento, vá das áreas escuras para as mais claras de forma gradual e suave.
- Adicione uma faixa marrom na parte inferior da folha para representar o chão.
- Use traços marrons para criar a impressão de lagartas em movimento. Coloque traços marrons na torre. Eles devem ser tão dinâmicos quanto possível, mas direcionados para longe da parte do objeto na qual foram aplicados.
Você pode melhorar a visibilidade do volume usando sombras e alterando a intensidade do sombreamento. Coloque camadas de tinta uma sobre a outra, destacando os realces e as sombras. Mantenha a proporção de tons claros, médios e escuros em diferentes partes do desenho.
As cores mais próximas do observador devem ser saturadas, e as do fundo devem ser mais opacas e suaves.
- Aplique traços marrons e amarelos na superfície da torre para adicionar textura e detalhes.
- Usando um pincel fino, desenhe linhas brancas a partir do cano da arma e, no final de cada linha, desenhe estrelas - rosa, amarela e vermelha. Você pode usar diferentes técnicas para aplicar tinta, como pontos ou traços curtos.
Adicione pontos de luz a cada linha - eles simbolizarão fogos de artifício.
- Adicione destaques claros ao topo da torre e sua base para enfatizar a luz e o volume dos detalhes.
- Desenhe uma estrela vermelha no centro do topo da torre.
- No fundo do tanque, desenhe 5 rodas redondas em marrom. Dentro de cada um, adicione um pequeno círculo amarelo escuro para simbolizar os pneus de borracha. Adicione listras amarelo-escuras às rodas para indicar o padrão da banda de rodagem do pneu.
Com lápis e guache
Um tanque no desenho de uma criança pode ser esquemático. O papel para este desenho deve ser grosso. Você precisará de guache nas seguintes cores: preto, verde e branco. Você precisará de lápis macios, HB, B e 2B, além de uma borracha.
Passo a passo:
- Marque as dimensões aproximadas do tanque usando pontos de referência e contornos. Marque a localização dos trilhos do tanque e de seu corpo principal. Coloque-os simetricamente sob o corpo principal do tanque.
Coloque formas geométricas de modo que elas criem uma ideia geral do design do tanque.
Use linhas de espessura média para criar contornos e detalhes básicos. Você pode primeiro fazer um desenho em uma pequena folha de papel para determinar as dimensões e a localização das partes principais do tanque.
- Desenhe o contorno inferior com linhas suaves e graciosas, mantendo as proporções. Preste atenção especial à parte da pista - adicione detalhes como a superfície da pista e os mecanismos.
Não sobrecarregue o desenho com detalhes desnecessários, pois isso pode complicar o desenho posterior. Marque as peças de conexão, as bandas de rodagem e os segmentos da esteira. Simplifique as curvas complexas dos trilhos usando uma série de linhas retas conectadas por arcos.
- Crie um mecanismo de lagarta com todas as peças. Dê-lhes volume e um aspecto finalizado. Adicione elementos de conexão, superfícies de segmentos de trilhos e peças individuais de mecanismos.
Ajuste a largura e a profundidade das impressões para criar a impressão de movimento e potência da máquina. As lagartas podem ser detalhadas ou simplificadas, como na imagem acima.
- Ajuste o contorno geral do tanque, especificando o raio de giro das esteiras e a posição do corpo principal. Especifique detalhadamente as linhas das partes principais do tanque: escotilhas, torres.
- O canhão é uma das principais partes do tanque, por isso deve ser desenhado com atenção especial. Requisitos: proporções corretas, curvas suaves e transições de detalhe a detalhe.
O cano é direcionado para baixo a partir da linha principal de movimento do tanque. Parece um cone com uma base na parte inferior ou um cilindro com um espessamento na extremidade.
- Pinte todo o tanque com guache verde. Como esta é a primeira demão, você pode aplicar a tinta em uma camada mais grossa. Misture vários tons de verde para enriquecer a cor do aquário. Deixe a tinta secar. É importante aplicar uma camada uniforme, evitando pinceladas gordurosas e respingos.
- Elabore o esboço com mais detalhes. Use lápis grafite ou guache preto.
- Para dar volume e profundidade ao tanque, use diferentes tons de verde para criar sombras e gradientes. Usando um pincel menor, trabalhe nas áreas claras e escuras da superfície do tanque para criar o efeito de luz incidente.
Você pode adicionar um pouco de marrom para realçar as sombras em cantos e bordas acentuadas dos detalhes.
- Quando a tinta estiver seca, aplique destaques brancos no tanque. Use um pincel fino para isso e aplique pinceladas ao longo das linhas de sombra - dessa forma, os destaques parecerão naturais.
Por células em um caderno com lápis de cor
O tanque pode ser representado usando etapas simples que permitirão à criança criar um desenho, para o qual é melhor usar papel quadriculado:
- Desenhe o cano de um tanque. Deve ter 7 células de comprimento e suas bordas devem ser arredondadas.
- Para criar a torre do tanque, desenhe um semicírculo. Desenhe uma linha para baixo a partir da torre que ocupará 9 células e para cima - 4 células.
- Desenhe a plataforma do tanque. Terá 11 células de largura e 1 célula de altura. Isso dará ao tanque uma base sólida.
- Desenhe lagartas. Tem formato oval e consiste em 17 células de comprimento e 3 células de largura.
- Dentro de cada pista há 5 rodas do mesmo tamanho. Eles fornecem manobrabilidade ao tanque.
- Desenhe uma grande estrela de cinco pontas no centro da torre. Isso simbolizará o poder e a grandeza do tanque.
- Pinte as rodas da lagarta de preto para contrastar com a cor principal.
- Desenhe uma bandeira acima da torre que tremulará ao vento. Ele deve ocupar 7 células ao longo da torre e 3 células transversalmente.
- Pinte as listras da bandeira em 3 cores: branco, azul e vermelho.
- Pinte o tanque de verde. Esta é uma cor tradicional para veículos militares e dará ao veículo de combate uma aparência realista.
Dicas para iniciantes
Para obter o desenho, você precisa:
- Crie um esboço geral a lápis que transmita as proporções e formas básicas do tanque.
- Use uma régua, um triângulo ou ferramentas auxiliares especiais para medições geométricas.
- Na fase de detalhamento, refine os contornos do casco e da torre do tanque, adicionando os elementos estruturais e detalhes técnicos necessários. Use um lápis macio para criar transições entre volumes e um mais duro para deixar as linhas mais claras.

Os detalhes podem ser adicionados gradualmente, começando pelos grandes e passando gradualmente para os pequenos.
- Desenhe a textura da superfície do tanque, levando em consideração os padrões, bem como as características individuais do modelo. Isso adicionará realismo e reconhecimento ao trabalho.
- Use métodos diferentes para criar sombras dependendo dos efeitos. Por exemplo, você pode usar uma transição de gradiente de tom claro para escuro. Ou crie contrastes nítidos entre luz e sombra para destacar o formato do tanque e seus detalhes.
Você pode fazer traços de lápis na vertical ou na horizontal, dependendo da tarefa artística em questão.
- Ao trabalhar com sombras, tenha em mente que luz e sombra não são apenas um meio de criar volume, mas também uma importante técnica artística que pode destacar as características de um modelo, suas características técnicas e contexto de uso.
- Coloque as áreas mais escuras de sombra no primeiro plano. À medida que os objetos se afastam do observador, as sombras ficam mais claras. Ou seja, sombras podem ser usadas para criar uma sensação de distância.
- Tome cuidado para que o desenho não fique sobrecarregado e preto. Use técnicas de mistura para suavizar sombras.
Desenhar tanques ajudará a desenvolver habilidades e imaginação. Este veículo de combate tem geometria complexa, e o desenho consistirá em muitas formas volumétricas. No entanto, uma criança pode criar uma versão esquemática simplificada.
Vídeo sobre desenho
Tanque - desenho infantil: