Artesanato de modelagem em plasticina pode ser de interesse não apenas para crianças, mas também para adultos. A plasticina é um desses materiais que podem ser usados para criar uma bela escultura, independentemente da habilidade. Com alguma experiência trabalhando com plasticina, você pode obter uma variedade de produtos com diferentes níveis de complexidade e detalhes.
Como escolher plasticina?
Na modelagem, o sucesso depende diretamente da qualidade do material que será utilizado no processo de trabalho. Algumas empresas produzem bons materiais que terão as propriedades necessárias, por exemplo, não grudar nas mãos, enquanto outros, pelo contrário, podem ser muito macios ou acumular sujeira.
Para não errar na escolha, você precisa:
- Vale a pena prestar atenção ao fabricante do material de modelagem. Materiais nacionais e estrangeiros podem custar diferente, mas a qualidade será adequada.
- Vale a pena verificar a composição da plasticina. Não deve conter aditivos sintéticos. Os aditivos na plasticina devem ser de produtos naturais.
- A plasticina feita com produtos de qualidade deve ser fácil de remover das mãos, independentemente da presença de sabão.
- Lindos artesanatos de plasticina só podem ser feitos com um material que possa ser aquecido fácil e rapidamente em suas mãos. Ele também deve ser altamente flexível e maleável à deformação.
- Você precisa prestar atenção à cor da plasticina. Não é recomendado usar plasticina com cores ácidas. É preferível escolher um material para modelagem com tons naturais, mas bonitos. Dessa forma o produto terá uma aparência atraente. Além disso, os tons naturais não permanecerão em suas mãos, o que não pode ser dito sobre cores brilhantes.
Ferramentas para artesanato com plasticina
Como a modelagem é uma tarefa trabalhosa, ferramentas especializadas auxiliam os dedos, que ajudarão na produção de pequenos detalhes ou transmitirão a textura necessária. Certas ferramentas não só ajudarão a adicionar variedade ao processo, mas também ajudarão a manter suas mãos limpas durante todo o trabalho.
- Placa de modelagem. Será útil se a mesa ficar suja. A prancha de modelagem possui uma superfície plana especial na qual é mais conveniente amassar a plasticina sem deixar nenhum relevo no material.
- Rolo de massa. Este item pode ser substituído por qualquer outro dispositivo redondo ou oval que seja conveniente para desenrolar plasticina. Graças ao rolo de massa, a camada de plasticina ficará mais fina, o que significa que o produto final terá uma aparência esteticamente mais agradável ou mais detalhes.
- Faca. Para cortar facilmente a plasticina na quantidade necessária.
É mais fácil fazer lindos artesanatos com plasticina se você tiver todas as ferramentas necessárias à mão. - Pilhas. Eles são convenientes para transferir textura ao artesanato finalizado. Aqui, tudo depende da sua imaginação: se você usar pilhas de formas diferentes corretamente, padrões e relevos realmente interessantes podem aparecer na forma final.
- Vários "lixos" desnecessários podem ser úteis no processo de escultura. Por exemplo, o papel alumínio dará uma textura interessante, e miçangas ou strass podem ser usados para decorar a estatueta finalizada. O principal é examinar cuidadosamente todas as ferramentas desnecessárias que podem ser úteis para a criatividade.
Golfinho
O que você precisa para fazer uma estatueta de golfinho:
- Ferramentas para modelagem. Todo o equipamento necessário é fornecido acima.
- Pedaço de plasticina azul e cinza. Para obter o tom mais realista, é recomendável misturar 2 cores.
- Plasticina preta e branca para os olhos.
Estágio | Descrição |
Mistura de cores | Uma bola de tamanho médio é feita de cinza e azul. |
Criação de formulários | Você precisa fazer uma forma oval que seja estreitada de um lado — este será o nariz do golfinho — e mais arredondada do outro lado, onde a barbatana do animal será fixada. No nariz do golfinho você precisa colar 2 pequenos círculos pretos - esses são os olhos do golfinho. |
Barbatanas | O processo de fabricação de barbatanas é o mais fácil. Eles moldam 3 triângulos do mesmo tamanho, dos quais 2 devem ficar nas laterais, e o 3º nas costas da ave aquática. |
Cauda | Usando as barbatanas como exemplo, molda-se uma cauda, porém dupla. Ou seja, sua cauda deve ser formada por dois triângulos que apontam em direções opostas. |
Criando alívio | Um palito de dente comum ou uma pilha servirão para isso. Várias linhas são desenhadas ao longo da cauda para formar o formato. Para mais detalhes, você pode fazer pequenas narinas no nariz do golfinho. |
Um lindo artesanato de plasticina em forma de golfinho está pronto.
Avião
Um lindo avião feito de plasticina servirá como um excelente artesanato.
Para fazer isso você vai precisar de:
- 2 pedaços de plasticina. Para deixar o avião com um aspecto mais colorido, você pode usar tons contrastantes que combinem entre si. Por exemplo, azul e vermelho. O corpo da aeronave será feito em um tom claro de céu, e os detalhes serão vermelhos.
- Pilhas adicionais. Para dar ao avião acabado uma textura interessante.
O processo de escultura:
- Eles rolam uma bola de uma determinada cor. A quantidade de plasticina deve depender do tamanho da figura desejada, pois esta será a base do futuro produto.
- A bola deve ser enrolada em um formato oval alongado, afunilado em uma das extremidades. Esta é a cauda do avião.
- Pressionamos a borda larga do formulário com uma pilha, formando um recesso para a janela e o nariz do avião.
- De uma cor diferente, você precisa moldar 3 triângulos pequenos, que serão a cauda do avião. 2 deles precisam ser fixados nas laterais da cauda e 1 pedaço na parte superior, como em um avião de verdade.
- Com a plasticina restante, é necessário fazer 2 asas triangulares, que serão 2 vezes maiores que as peças feitas para a cauda da unidade. Eles são fixados na lateral, no meio do avião.
- Usando plasticina, faça vários círculos pequenos e cole-os logo acima das asas. Elas servirão como janelas do avião. Além disso, não se esqueça da janela frontal, que deve ser um pouco maior.
- Você pode usar uma pilha para desenhar alguns detalhes no avião. Por exemplo, passageiros na cabine que podem ser vistos através da janela, ou o nome da aeronave em seu corpo.
Navio a vapor
Um lindo artesanato de plasticina no formato de um navio a vapor ou outra embarcação marítima, que pode decorar sua mesa e diversificar o espaço ao redor dela, ficará pronto se você seguir as instruções detalhadas. Um barco a vapor é uma figura difícil, e certas habilidades são necessárias para esculpi-lo.
O que é necessário para fazer um veleiro:
- Plasticina de 3 cores diferentes. Por exemplo, marrom (para a base), branco (para as laterais e detalhes) e vermelho (para a bóia salva-vidas decorativa).
- Pilhas para alívio de corte.
O processo de escultura:
- É necessário começar pelo fundo do futuro navio. Para fazer isso, você precisa abrir um pedaço de plasticina. Depois que o material é aquecido e transformado em um formato oblongo, uma borda é dobrada para cima e a outra é estreitada. O fundo do vaporizador está pronto.
- Para moldar as laterais, use uma cor diferente, de preferência da mesma cor do fundo. Esta parte da plasticina é dividida em 4 partes iguais e enrolada, formando algo como salsichas, cujo comprimento deve corresponder ao tamanho do fundo. Nas bordas, você precisa prender 2 pedaços enrolados, que serão as laterais do vaporizador.
- Com plasticina de cores diferentes você precisa moldar 2 partes: uma delas é a cabine do capitão e a outra é o cano do vapor. A cabine do capitão deve ter formato quadrado, e a chaminé deve ser mais alta e fina. 2 objetos são colocados dentro do produto.
- Uma bóia salva-vidas é um atributo importante de qualquer embarcação marítima. Para fazer o círculo parecer mais realista, foram escolhidas as cores mais comuns: vermelho e branco. Um pequeno anel do tamanho apropriado é enrolado em vermelho, e listras em um círculo para pessoas que se afogam são enroladas em branco.
O vaporizador está pronto. Na mesma base, você também pode fazer um veleiro e um barco, que complementarão bem o tema marinho.
Helicóptero
Um lindo artesanato de plasticina no formato de um helicóptero realista será o resultado de 2 horas de trabalho. As pás do helicóptero poderão simular o voo graças a um mecanismo simples feito a partir de meios improvisados.
Para fazer isso você vai precisar de:
- Plasticina de qualquer cor. É recomendável levar bastante plasticina, pois o helicóptero ficará bem volumoso.
- Caneta. Para decorar a cauda.
- Alguns palitos de dente para o mecanismo da lâmina.
- Ponta da caneta.
- Haste metálica.
- Cola.
O processo de escultura:
- Você precisa começar pela cauda. Sua base necessita de uma alça sem haste interna. O cabo precisa ser completamente coberto com plasticina. Para maior realismo, a cauda do helicóptero deve ser mais fina. Na ponta fina da cauda, você precisa colocar um triângulo retângulo feito de plasticina, que servirá de base para a lâmina traseira. Um pequeno furo é feito na sua extremidade usando um palito. Um terço do próprio palito será o mecanismo. É necessário selar com material em uma das bordas para que o mecanismo se mantenha firme. O mesmo se repete no meio do palito. Lâminas finas são fixadas na outra borda, feitas enrolando plasticina e moldando-a em partes planas no formato de uma oval alongada.
- Em seguida vem a produção da cabine onde fica o piloto. Deve ser um pouco menor que a cauda. O material é enrolado em 5 partes. Duas delas são paredes laterais, duas são teto e piso, e a última é a parte frontal. As paredes laterais devem ter formato trapezoidal. O piso deve conectar duas paredes. A frente deve ter um formato curvado com um entalhe na frente. A curva será destinada às janelas. Para maior densidade, recomenda-se fixar todas as peças com cola quente.
- A fundação está pronta. Só falta fazer as lâminas principais. Deve haver uma pequena protuberância redonda no teto da cabine, na qual a ponta da alça é fixada com o lado largo para baixo. Nele é inserida uma haste de metal, na qual as lâminas são colocadas. Para uma fixação mais segura, elas são fixadas com cola quente. O helicóptero será sustentado por 2 palitos, que primeiro devem ser quebrados ao meio. Duas metades de cada são fixadas na parte inferior do helicóptero, e dois pedaços de plasticina desenrolados são fixados a elas por baixo usando cola quente.
Utilizando uma pilha, são recortadas as janelas na parte frontal, o relevo das portas e outros detalhes que darão ao helicóptero um aspecto natural.
Carro
Os modelos mais simples incluem um automóvel de passageiros. O material escultural deve ser de 2 cores, que comporão o carro: uma delas será da cor do próprio carro, a outra será branca, que será necessária para os faróis, pneus e placa. A partir da primeira cor, desenrola-se um retângulo; sua espessura deve depender do tamanho do modelo desejado.
As laterais e os futuros faróis estão sendo formados; elas parecem diferentes em cada marca de carro. O topo do carro é formado por um pedaço menor de plasticina da mesma cor. Aqui, são feitas marcações para o vidro, a parte superior das portas e o teto do carro. Em seguida, usando uma pilha, 2 conectores semicirculares são cortados para os barramentos.
Os pneus são feitos da seguinte maneira: a base do pneu é feita de plasticina preta e os discos são feitos de plasticina branca, sobre os quais você pode fazer um relevo com uma pilha ou um palito. As mesmas manipulações são realizadas com os faróis. Para elas, você pode usar não apenas material branco, mas também amarelo, laranja ou até mesmo vermelho.
Após selecionar o formato do copo, são desenroladas 2 peças idênticas, que servirão como copos laterais. Também é necessário deixar o para-brisa e o vidro traseiro na cor branca ou azul claro.
A etapa final são os números dos carros. Para fazer isso, recorte 2 placas retangulares nas quais os números serão aplicados. Para fazer com que os números e letras pareçam mais realistas, guache preto e um pincel fino são usados para desenhar cada símbolo.
Gato
Um dos animais mais populares é o gato. Também não há dificuldades em esculpi-lo. Para esculpir um gato sentado, você só precisará da cor principal do corpo, por exemplo, preto e branco, além de rosa para as orelhas e verde para os olhos do animal. A escultura começa com o corpo. Para a base, um pedaço médio de plasticina é enrolado no formato de uma pêra.
A parte estreita deve fluir suavemente em direção a um pescoço gracioso, como o de um gato. É importante lembrar que os gatos têm as costas arqueadas quando sentam, mas isso não deve ser exagerado. Um pedaço plano de plasticina branca é desenrolado, o qual deve ser fixado na barriga de um gato sentado. No peito, o pelo branco pode ser detalhado com uma pilha ou o pelo pode ser adicionado usando a própria plasticina.
As patas dianteiras do felino estão localizadas logo acima do peito. Você precisa abrir 2 salsichas pretas idênticas, que são usadas para expandir em direção ao topo. A parte mais grossa é fixada em um nível acima da parte branca do peito. Para as patinhas, abra também 2 bolas achatadas separadamente, que servirão como almofadas das patas. Seus dedos são cortados com uma pilha.
As patas traseiras são enroladas a partir de 2 ovais semivolumétricos, que são fixados na parte inferior. Almofadinhas brancas das patas também estão presas a elas.
Para a cabeça, você precisa desenrolar uma bola preta. Nas laterais, faça triângulos que se transformarão em orelhas. Triângulos rosas ainda menores estão anexados dentro. Uma pequena forma oval curva é feita de plasticina branca, que fará o papel da boca do gato. Uma linha de boca é cortada com uma pilha e um pequeno nariz rosa é anexado.
Você precisa fazer o branco dos olhos com plasticina branca. Um pouco menor - a íris verde do olho e depois a pupila preta. Para mais detalhes, você pode fazer um pequeno destaque localizado entre a íris e a pupila.
As partes finais são a cauda e os bigodes. Você precisa desenrolar uma longa tira preta e prender um pouco de plasticina branca na ponta. A cauda pode ser enrolada em qualquer posição, dependendo da sua imaginação. Para o bigode, você pode usar arame fino comum ou enrolar pedaços finos de plasticina branca ou cinza.
Águia
Necessário:
- Vidro ou palito.
- Plasticina preta, branca e amarela.
Processo:
- A partir de um pedaço de plasticina preto e branco, você precisa fazer 2 ovais. O preto deve ser maior, será o corpo do pássaro. O oval branco precisa ser menor para o pescoço e a cabeça da águia. Duas partes estão conectadas.
- Três tiras largas e arredondadas são presas à extremidade do corpo, que são as penas da cauda do pássaro. Um verdadeiro relevo de penas é criado sobre elas com uma pilha.
- Na parte branca da cabeça, cole os olhos - 2 pequenos círculos pretos. Acima deles, há sobrancelhas ameaçadoras feitas de material branco. Deve haver um bico amarelo curvo entre os olhos.
- As asas devem ser maiores que as da águia. Para o formato inicial, você precisa enrolar duas figuras que pareçam um triângulo retângulo com cantos arredondados. Na parte inferior, as pontas das penas são cortadas usando uma pilha. As pontas das penas podem parecer mais claras que a base, por isso é recomendável misturar a cor de base com branco. O formato das penas é recortado com uma pilha e recebe relevo. Há muitas variações de cores: preto, marrom, cinza e, às vezes, até mesmo um tom vermelho é adicionado para maior contraste.
- O início das pernas da águia são 2 pequenas patas pretas. Depois são feitas as garras, que são bem maiores que as patas. Três garras grandes devem estar localizadas na frente e uma menor deve estar localizada atrás.
Borboleta
Para um inseto tão colorido como uma borboleta, tons completamente diferentes podem ser adequados: do azul ao vermelho. Portanto, o quão brilhante a borboleta será depende apenas da sua imaginação pessoal. Você pode usar strass ou miçangas para decorar as asas.
A primeira coisa a fazer é fazer o corpo do inseto. É apenas uma longa tira com uma extremidade afilada. Vários cortes são feitos ao longo da largura do corpo da borboleta com uma pilha, o que lhe dá maior detalhe e realismo. As antenas consistem em duas finas listras retorcidas que ficam localizadas na parte superior do corpo. Pequenas contas podem ser usadas como olhos.
As asas podem ser de tamanhos diferentes, com ou sem padrões e com ou sem textura. Você também pode cortar algo neles com uma pilha, decorá-los com strass e muito mais. Aqui você pode dar asas à sua imaginação.
Rosa
A flor mais popular é a rosa. Pode ser feito de diferentes materiais e também moldado em plasticina sem nenhuma dificuldade. Recomenda-se preparar todas as pétalas com antecedência. Eles devem ser grandes e pequenos. Você precisa começar a criar o broto com os menores detalhes, conectando-os um por um em um círculo.
Quando se trata de pétalas maiores, você pode curvá-las levemente para dar um pouco de realismo à flor. O caule verde da rosa é ligeiramente mais grosso na base do que na ponta. Várias folhas verdes de tamanho médio devem ser colocadas sob o botão, ligeiramente projetadas para fora da flor.
A rosa tem pequenas folhas no caule que são ligeiramente curvadas. Você pode criar um relevo de membranas nas folhas usando uma pilha. Não se esqueça dos picos. Para obter a cor das pontas naturais, são misturados tons de verde e marrom. O lindo artesanato de rosas de plasticina está pronto.
Vídeo sobre modelagem em plasticina
Plasticina para crianças, aprendendo a esculpir animais:
Gostei mais da rosa, é linda. Ela parece real. Eu tenho uma pergunta. Como você esculpe isso? Você tem mãos de ouro, você é demais.
Não consegui encontrar nenhum bom conselho sobre modelagem, mas encontrei este site. onde o autor também compartilha segredos, não apenas sobre modelagem, mas sobre criatividade em geral.