A arte da plasticina é um tipo de arte decorativa e aplicada que envolve a criação de imagens por meio da escultura de desenhos convexos e objetos semivolumétricos em uma superfície horizontal (geralmente papelão). Depois de dominar a técnica geral, você pode fazer pinturas combinadas usando sementes de plantas, miçangas e outros materiais adicionais.
Os benefícios da pintura com plasticina para o desenvolvimento infantil
A plasticina é o principal material desse trabalho, cujo peso, forma e flexibilidade a criança pode sentir de forma independente. Ao mesmo tempo, as habilidades motoras finas dos dedos são bem desenvolvidas, e isso é muito importante na preparação para escrever com uma caneta.
Ao fazer um desenho usando o método de modelagem, ele aprende imperceptivelmente a planejar seu trabalho e, quando se interessa, a levá-lo à conclusão, o que é difícil de conseguir em crianças.

Cada idade tem suas próprias tarefas que visam ajudar em uma área específica do desenvolvimento:
- Aos 2-3 anos, além da coordenação motora das mãos, desenhar com plasticina estimula a fala.
A criança precisa se interessar em criar um objeto em conjunto a partir de partes mínimas para concluir o trabalho mais rápido e obter satisfação com ele. A presença de um adulto é obrigatória, e ele deve ajudar na escolha da imagem e orientar o desenvolvimento da perseverança, precisão e concentração.
- Aos 4-6 anos, a criança já se interessa pela criatividade, e o trabalho dos pais com ela fortalece a conexão psicoemocional entre eles.
A cada momento da modelagem, a coordenação dos movimentos dos dedos e dos olhos se desenvolve. É nessa idade que as crianças gostam de criar coletivamente, onde as habilidades de comunicação são estabelecidas. Eles começam a explicar sua escolha, recusam corretamente, provando que estão certos.

- Aos 7-8 anos, já com alguma experiência trabalhando com plasticina, a criança aborda o desenho com esse material de forma criativa, descobrindo novas possibilidades.
Agora é melhor deixá-los criar suas próprias imagens que expressarão suas emoções, sonhos e também os aliviarão do estresse e dos pensamentos negativos que receberam. Como qualquer atividade criativa, essa técnica de ensino dá às crianças a oportunidade de se expressarem.
Preparação para a aula
Desenhar com plasticina em papelão só parece difícil por fora. Você não pode forçar uma criança a sentar-se imediatamente para fazer um desenho se ela não estiver interessada nele. É melhor você começar a fazer algo criativo na frente dele, dizendo suas ações em voz alta.
Cores brilhantes e curiosidade devem fazer o seu trabalho, e o bebê virá até a mesa, você deve pedir ajuda a ele. Vale a pena comprar uma moldura e se oferecer para criar um presente para um de seus parentes. Para não desencorajar o interesse dele, você precisa se preparar bem para a pintura com plasticina.

Para fazer isso, você deve adquirir o seguinte conjunto:
- Plasticina. É melhor levar um pacote que não contenha mais de 8 cores. Caso contrário, a criança ficará mais distraída - você precisa mostrar que ela pode misturá-la para obter novos tons.
Para crianças, é preciso comprar cera e plasticina. É muito mais macio e fácil de trabalhar, caso contrário você teria que aquecê-lo.
- Papelão grosso (pode ser multicolorido). Este material não se deforma durante a modelagem, mas a folha de papel terá que ser constantemente segurada e ajustada.
Em grupos mais jovens, é melhor cobrir com fita adesiva para que a plasticina deslize mais facilmente e não haja chance de deixar manchas de gordura nas quais o material não possa ser colado.

- Quadro. É melhor preparar a plasticina em uma superfície separada, criando um novo modelo para o desenho, e depois transferi-lo para a folha principal.
- Um copo de água e lenços umedecidos. Às vezes você terá que molhar as palmas das mãos para não sujá-las e limpá-las.
- Pilhas. Facas de plástico especiais são projetadas para plasticina, mas serão necessárias um pouco mais tarde, quando a criança já estiver familiarizada com essa atividade criativa.
- Imagem. Você pode pegar qualquer livro de colorir infantil, desenhar você mesmo, e uma criança mais velha pode criar um tema sozinha.
Se esta é a primeira vez que você desenha com plasticina, você pode comprar um conjunto pronto para esse tipo de criatividade, que agora é vendido em lojas em uma grande variedade. As crianças geralmente têm paciência suficiente para 30 minutos. Portanto, você não deve oferecer trabalho difícil ao grupo mais jovem.
É necessário escolher o local de trabalho certo, que seja bem iluminado e familiar para a criança. Para evitar que ele se distraia, você precisa desligar a TV, guardar smartphones, tablets e outros objetos que possam distraí-lo.
Técnicas e métodos de desenho com plasticina
Desenhar com plasticina em papelão pode ser feito usando várias técnicas que já são familiares nas aulas de modelagem de figuras:
- Rolar uma bola fazendo movimentos circulares com um pedaço de plasticina nas palmas das mãos.
- Desenrolar um cilindro ou tira com a palma da mão sobre uma tábua.
- Você pode puxar um pedaço de plasticina se algum elemento exigir.
- As bolas e tiras resultantes podem ser achatadas na superfície.
É para desenhar com plasticina que se utiliza o espalhamento, realizado da esquerda para a direita ou de cima para baixo, alisando e pressionando para criar uma superfície plana e lisa.

Uma ferramenta auxiliar ajudará a simplificar o processo. Por exemplo, usando uma seringa médica sem agulha, faça espaços em branco idênticos, use uma tampa de caneta hidrográfica para deixar traços na forma de um desenho na plasticina e faça entalhes com uma faca de plástico.
Tipos de arte de plasticina para crianças de grupos mais jovens
Todo o trabalho de plasticina para bebês e crianças de grupos intermediários pode ser dividido em vários tipos:
- Mosaico ou reto. O desenho é feito apenas com bolas de plasticina, onde os alunos aprendem a selecionar um esquema de cores e garantir que o espaço preenchido não ultrapasse o contorno do desenho.
- Contorno. Ao trabalhar com esse tipo de pintura de plasticina, é essencial primeiro delinear a silhueta do objeto usando fios finos. A mesma técnica pode ser usada para preencher o espaço. Uma seringa médica é frequentemente usada para esse propósito.
- Texturizado. Um desenho que se projeta do fundo em menos ou mais da metade, bem como, ao contrário, um desenho mais profundo, são um método característico de desenho nesse tipo.
- Multicamadas. Esta opção é mais adequada para representar paisagens. Durante o trabalho é necessário aplicar uma camada sobre a outra. Às vezes é possível criar um efeito 3D.
O último tipo é a pintura modular de plasticina, quando o desenho é criado usando quase todas as técnicas de escultura (discos, bolas, rolos, traços e borrões). É mais adequado para o grupo de crianças de nível médio e mais velhas, que já as dominam nessa época.
Pintura com traços
Você precisa pegar a quantidade necessária de plasticina e colocá-la no dedo indicador da sua mão que está trabalhando ou em uma espátula de plástico especial.

Agora você precisa começar a aplicá-lo no papelão com movimentos bruscos e caóticos.
Desenhar com bolinhas de plasticina
Usando uma faca, você precisa cortar um pedaço da cor desejada, primeiro fazer um flagelo com ele, dividi-lo em pedaços iguais do mesmo tamanho e enrolar cada um em uma bola nas palmas das mãos ou em uma tábua.
Achatando as bolas roladas na base
As bolinhas preparadas devem ser colocadas no local escolhido e pressionadas levemente com o dedo no meio. É melhor não fazer nenhum esforço especial, pois o contorno arredondado e claro será perdido.
Manchas em uma grande superfície
Você pode desenhar o fundo de uma pintura ou colorir a figura interna usando manchas.
Para fazer isso, basta pegar pedaços de plasticina da cor desejada, colocá-los sobre um papelão e alisá-los com o dedo indicador.
Raspar padrões em uma camada ou partes de plasticina
Essa técnica é necessária se for necessário fazer padrões não com outros tons, mas usando uma faca de plástico ou outra ferramenta, por exemplo, com entalhe.
Basta determinar a área sobre a obra ou um pedaço de plasticina, direcionar o aparelho até lá e pressionar com a força necessária.
Enrolando salsichas de plasticina
Enrolar salsichas é frequentemente usado para moldar os contornos de uma figura. Mas também há desenhos onde essa técnica é usada em todo o design.
Para fazer isso, você precisa separar pedaços da plasticina, estendê-los até a espessura desejada entre duas palmas ou uma sobre uma tábua e, em seguida, colá-los em um papelão, depois de medir o comprimento e cortar o restante com uma faca.
Espremendo plasticina de uma seringa
Desenhar com plasticina sobre papelão usando uma seringa especial, onde é possível retirar a massa restante, ou uma médica sem agulha. Ao colocar o material dentro do dispositivo, você pode espremê-lo diretamente sobre o desenho ou até mesmo transferir salsichas do quadro.
Ideias para desenhos infantis em papelão
Usando várias obras como exemplo, você pode dominar facilmente a técnica de desenho com plasticina. Com a ajuda de instruções passo a passo, você pode começar a trabalhar com seu filho quando ele estiver pronto. Todas as obras foram concluídas usando técnicas diferentes.
Mas primeiro, vale a pena preparar bem o local de trabalho para que nada distraia, e se você notar que o bebê está ficando cansado, vale a pena fazer uma pequena pausa.
Flores
Existem muitas técnicas que podem ser usadas para criar flores em um cordão usando plasticina. Serão descritas 2 opções: borrar e modelar, além de bolas em um molde. Este último é perfeito para os mais pequenos.
As pinturas ficam especialmente interessantes se forem cobertas com verniz transparente após a conclusão.
Opção 1
Para realizar este trabalho, você precisa preparar plasticina de 2 cores: branca e amarela, além de papelão azul ou azul claro e uma haste de caneta.

Execução passo a passo:
- Para o trabalho, um esboço pode não ser necessário se a criança já tiver experiência. Mas para os mais pequenos, é melhor desenhar primeiro as margaridas no papelão, deixando as pétalas com aproximadamente 1 cm.
- Você deve pegar plasticina branca, separar uma parte dela e enrolá-la em uma salsicha grossa ou confiar esse trabalho diretamente à criança.
- Em seguida, você precisa cortá-lo em pedaços iguais, a partir dos quais você precisa enrolar bolas com as mãos.
- Cada um deles precisa ser colocado no topo da pétala e pressionado um pouco para preencher o espaço ao longo do contorno.
- Agora você precisa pressionar a plasticina e esticá-la em direção ao meio, tentando fazer apenas um traço.
- Repita os passos descritos com todas as flores desenhadas.
- Resta apenas desenhar o receptáculo, para o qual você precisará usar plasticina amarela. Você também precisa enrolar em bolinhas, colocá-las no meio e pressionar um pouco para baixo.
- Para dar o formato correto, você deve pegar uma caneta e fazer vários furos superficiais na superfície.
É melhor você mesmo determinar o número de margaridas na folha e aumentá-las se a criança gostar. Além disso, algumas pessoas usam uma faca para criar linhas naturais nas pétalas e esculpir um caule verde com pétalas.
Opção 2
Para fazer isso, você precisará desenhar um estêncil de flor. Neste método você pode usar plasticina de cores diferentes. Se a criança for muito pequena, você precisará ajudá-la a rolar as bolas, que são a principal técnica de desenho aqui.

Execução passo a passo do desenho:
- Um adulto deve pegar uma folha de papelão branca para que a flor fique mais colorida e a criança possa ver claramente o estêncil. Para os menores, você precisa dividir o formato A4 em 2 metades.
- Na folha você precisa desenhar uma flor grande com 7 pétalas aproximadamente do mesmo tamanho e um receptáculo no meio. Para usar apenas uma técnica, você precisa deixar o caule e as pétalas largos.
- Em seguida, você deve pegar imediatamente a cor verde escura, dividi-la em pedaços pequenos iguais e enrolá-la em bolas. Mostre ao seu filho onde fixá-los, colocando você mesmo o primeiro.
- Para ocupar mais espaço e usar menos plasticina, você precisa pressionar bem os espaços em branco. Vale lembrar à criança que ela não pode ir além do estêncil.
- Agora você precisa fazer imediatamente um receptáculo de amarelo, dividindo-o em pedaços iguais aos do verde e enrolando-os em bolas. Cole os espaços em branco resultantes no meio da flor.
Só falta decorar lindamente as pétalas, usando plasticina de uma cor diferente para cada uma. A técnica das bolas já deve estar clara para a criança.
Joaninha
Desenhar uma joaninha em papelão com plasticina também ajudará a desenvolver a imaginação da criança, pois ela sempre é encontrada na natureza, onde há flores e outras plantas.
O trabalho pode ser feito usando diferentes técnicas. Muitas vezes, pede-se que as crianças simplesmente espalhem o material da cor desejada em um estêncil. As descrições sugerem fazer um artesanato texturizado de 2 maneiras, cuja escolha depende da idade do “mestre”.
Método 1:
- Primeiro, você precisa decidir sobre o contexto do trabalho. Se você tiver cartolina colorida, pode pegar a cor azul, que simboliza o céu, ou a verde, e recortar, por exemplo, uma folha onde a joaninha ficará. Em uma folha de papel branca, você precisa espalhar plasticina do tom escolhido sobre toda a superfície.
- Agora você precisa pegar a plasticina vermelha, separar 1/3 do pedaço dela e enrolá-la em uma forma oval em suas mãos.
- Enquanto ainda estiver macio, você precisa colocá-lo no meio do papelão e pressioná-lo primeiro com a palma da mão e depois endireitá-lo com os dedos para criar uma parte mais estreita na parte inferior.
- As bordas podem ser ajustadas com uma faca de plástico - isso fará com que a pintura pareça mais tridimensional. Eles também precisam dividir o corpo da joaninha em 2 partes, estendendo-o no sentido do comprimento e pressionando-o um pouco para baixo.
- Em seguida, você precisa separar 1/5 da plasticina preta, enrolá-la em um oval, colocá-la em cima do pedaço vermelho no papelão e endireitá-la com os dedos, formando um semicírculo.

- Para fazer as manchas, basta enrolar pequenas bolas pretas, achatá-las um pouco com os dedos e fixá-las uniformemente no corpo vermelho.
- Para os olhos, você precisa enrolar bolinhas brancas, achatá-las com os dedos e prendê-las na cabeça, e fazer pupilas com bolinhas pretas pequenas.
- Só falta desenhar as patas e os bigodes em preto. Para fazer isso, basta enrolar 8 salsichas finas: prenda 2 delas na cabeça da joaninha, enrolando um pouco as pontas, e coloque 3 de cada lado do corpo, dobrando-as igualmente em direções diferentes.
Depois, você pode usar sua imaginação e fazer flores multicoloridas e caules verdes, grama.
2º método:
- Para esta opção, você deve preparar imediatamente 2 seringas (médicas sem agulha ou especialmente projetadas para plasticineografia. É bom se você comprou plasticina de cera, caso contrário, você precisará de um frasco de 0,5 l com água quente.
- Agora é preciso preparar a base. Neste caso, você precisa cortar um pedaço de papelão verde em formato de folha.
- Em seguida, você precisa cortar de 1 a 3 pedaços de plasticina preta e vermelha, amassar um em suas mãos, dando a ele um formato oblongo que caiba facilmente em uma seringa, e colocar um tom diferente em cada um.

- As seringas devem ser colocadas em água quente, e após 1 minuto. retire uma tira de cada vez e pressione-a sobre uma tábua de trabalho. Assim que a plasticina interna começar a congelar, troque os dispositivos de lugar.
- Quando não houver mais nada na seringa, você precisará iniciar o registro. Para fazer isso, primeiro pegue uma ponta da tira vermelha e torça-a formando um caracol do tamanho desejado e, em seguida, prenda-a ao papelão.
- Repetindo esses passos com o preto, você precisa mudar o formato do círculo, deixando a cabeça oval, e fixá-la no corpo.
- Das tiras vermelhas restantes, você precisa enrolar 6 pequenos círculos planos, que serão pontos que distinguirão a joaninha de outros insetos.
- Use flagelos pretos para criar 6 pernas nas laterais do corpo e 2 antenas na cabeça.
O toque final na pintura serão 2 olhos, que podem ser feitos com uma pequena quantidade de plasticina branca, e as pupilas, com preta.
Recomendações de psicólogos e professores
A arte com plasticina é projetada para crianças de grupos mais jovens, médios e mais velhos. É necessário escolher os métodos de ensino corretos para que as crianças não apenas achem o ensino interessante, mas também fácil de entender.
Principais métodos de ensino:
- Exibindo trabalhos finalizados. Aqui é importante interessar as crianças mostrando-lhes ilustrações, bem como as ações que elas terão que realizar.
- Técnica verbal. Você deve conversar com as crianças, explicando claramente todas as ações.
- Prática. Você precisa fazer os exercícios primeiro de forma lúdica, demonstrando as técnicas de trabalho com plasticina, e depois experimentar desenhos simples.
Para grupos de nível médio e sênior, são realizadas aulas para aprimorar o conhecimento adquirido, e eu permito que eles façam desenhos de fantasia.
Uma criança perde o interesse no trabalho se:
- foi-lhe dado material de baixa qualidade (plasticina muito dura, oleosa ou com cheiro forte);
- ele é deixado por conta própria (é essencial ajudá-lo e conversar com ele);
- exigências muito altas (o trabalho deve ser selecionado de acordo com a idade);
- atividade de longo prazo (pausas são necessárias).
Desenhar em cartolina com plasticina colorida pode fortalecer os relacionamentos das crianças. Mas não é possível destacar o trabalho de alguém como o melhor. É preciso explicar que cada um vê o mundo à sua maneira, e ele é tão diverso quanto suas imagens.
Vídeo sobre plasticineografia
publicação útil e interessante