Usando um jugo redondo Ele pode adicionar uma aparência atraente à silhueta, por isso é frequentemente usado como base para tricotar roupas femininas e infantis. Este elemento pode ser feito em crochê ou tricô, na parte superior ou inferior.
Muitas vezes, o jugo é feito de uma única peça de tecido, mas se houver um fecho, ele é tricotado como um fecho removível. A Internet oferece uma grande variedade de moldes que podem ser usados para fazer vários modelos de roupas.
Características das cangas de crochê
O jugo redondo é popular no desenvolvimento de estilos. Este elemento decora e deixa os modelos incrivelmente femininos. Fazer crochê a partir do topo permite que você faça o produto como uma peça única. Graças à grande variedade de padrões, você pode tricotar quase qualquer modelo para meninas e mulheres.
As principais diferenças de uma canga de crochê:
- força;
- elegância;
- capacidade de manter a forma perfeitamente.
Ao tricotar um modelo específico, vale lembrar: todas as partes dos elementos devem estar harmoniosamente combinadas entre si em termos de esquema de cores e estilo. A produção de qualquer jugo começa com cálculos, só que neste caso o produto terá o formato correto e ficará perfeito no modelo.
Medidas a serem tomadas antes de começar a tricotar:
- Comprimento da abertura do pescoço. Tire fotos levando em consideração o decote pretendido. Se for planejado um decote estreito, é necessário prever um fecho que garanta que o produto possa ser colocado facilmente sobre a cabeça.
- Rolamento na linha dos ombros.
- Cobertura máxima na altura das cavas. Esta medida é feita com os braços levantados.
- Comprimento do jugo. A distância do decote até a borda inferior do modelo.
A precisão dos cálculos dependerá da precisão com que as medições forem feitas.
Ao fazer uma canga de crochê, você deve seguir rigorosamente as instruções passo a passo e o diagrama. Primeiro, você precisa discar uma cadeia de loops de ar, levando em consideração as medidas. Nesta fase é muito importante garantir que a cabeça passe facilmente pelos pescoços. Somente depois disso a cadeia de laços de ar é fechada em um círculo usando um poste de conexão.
É aconselhável que costureiras iniciantes comecem com as opções mais simples, com diagramas claros e precisos e descrições mais detalhadas. A escolha do fio depende do tipo de produto que você planeja tricotar. Algodão, viscose e acrílico fino são adequados para modelos de verão e meia estação, e mohair, lã, etc. são adequados para modelos de inverno.
A escolha do anzol é determinada pela espessura da linha; via de regra, o fabricante indica na embalagem do fio o número recomendado de agulhas de tricô e gancho. Vale considerar que quanto mais fina a rosca, menor deve ser o número de ferramentas. Pode ser feito de madeira, plástico ou metal. Você pode usar qualquer um, o principal é que seja bem polido.
Padrões com descrição de jugo redondo de crochê
Um jugo redondo de crochê na parte superior para mulheres (o padrão pode ser qualquer um) parece muito elegante e dá a oportunidade de esconder visualmente falhas de figura. Os padrões florais são os mais populares. Eles ficam ótimos em modelos de verão femininos e infantis.
Os jugos vazados parecem impressionantes e sofisticados. Eles são frequentemente usados por designers populares na criação de coleções de roupas. No entanto, vale entender que a criação de tais elementos exige muita experiência e muita imaginação. Portanto, você só poderá começar a fazê-los depois de dominar modelos mais simples.
Jugo com padrão de abacaxi
Abacaxis de crochê ficam ótimos em cangas. Este padrão é conveniente porque pode ser facilmente combinado com qualquer outro tricô que se pretenda usar para fazer outros detalhes (motivos, técnica de filé, orifícios). O jugo é tricotado em carreiras de cima para baixo em um círculo, começando com um conjunto de pontos correntes fechados em um círculo. Vale ressaltar que há um grande número de esquemas de abacaxi.
O princípio de construção de um padrão para rapports, independentemente do padrão:
- Há sempre linhas onduladas de demarcação entre os "abacaxis";
- Os "abacaxis" são conectados às linhas divisórias com vários laços de ar.
- Primeiro, é necessário decidir o número de rapports. Depois divida o trabalho em partes iguais. Dividido por 2 linhas de demarcação próximas uma da outra, conectadas por alças de ar (corr), sem padrão. Posteriormente, quando a parte inferior da 1ª linha de “abacaxis” for tricotada, a 2ª linha começará entre elas (princípio do padrão xadrez).
- Cada carreira em círculo começa com 2 ou 3 correntinhas, levando em conta o número de laçadas ao longo de uma das linhas divisórias.
- A parte inferior do "abacaxi" é composta por um grande número de pontos baixos ou altos. Seu número é determinado pelo tamanho do relacionamento desejado.
- A parte superior do padrão é formada por uma “malha” de VP, que desaparece completamente à medida que você tricota.
Tricotando as linhas de demarcação em carreiras entre os “abacaxis”:
- 2 pontos altos duplos, 3 pc, 2 pontos altos duplos;
- tricotar da mesma forma, ao tricotar colunas, amarre as alças de ar da carreira anterior entre as colunas.
Padrão de abacaxi:
- Amarre a corrente de 3 corr. da carreira anterior com 8 pontos altos.
- Levando o suéter entre os postes da carreira anterior, tricote 10 postes com ponto alto, alternando com 1 laçada de ar.
- Pegando os jumpers entre os postes da carreira anterior, tricote 8 correntinhas de 7 VP.
- Continue tricotando, repetindo a última carreira, diminuindo o número de correntinhas de VP em cada carreira subsequente até que seja igual a zero.
O decote pode ser finalizado imediatamente ou depois que a peça estiver pronta. Neste caso, será possível retirar “centímetros” extras caso tenha havido algum erro nos cálculos.
Com um padrão vazado
A canga redonda de crochê para mulheres (o padrão é adequado para vestidos e tops de verão) tricotada de acordo com esta descrição pode servir como mangas e alças do modelo. Este elemento é tricotado separadamente. Depois que o jugo é tricotado, ele é amarrado às outras partes da peça. Esta descrição pertence à categoria simples, por isso até mesmo costureiras iniciantes podem dominá-la.
A base do jugo é uma correntinha de corr, fechada com um ponto baixíssimo (pbx). A quantidade é determinada levando em consideração as medidas tiradas e o tamanho do produto.
Instruções passo a passo:
- Monte uma corrente com o número necessário de PV. Usando um ponto baixíssimo, feche formando um círculo.
- Tricotar em círculo. Comece cada carreira com 1 corr. para pontos baixos ou 3 corr. para 1 ponto alto (pb), terminando com pbx na corr. superior da carreira 3.
- Em cada grupo de pb você precisa tricotar 8 pb.
- Reduza o número de pontos baixos (pb) e faça correntinhas uniformemente.
- Em cada grupo de pb tricote 6 pb.
- Reduza o número de pb e corr uniformemente.
- Em cada grupo de pb, tricote 4 pb.
- Reduza o número de pb e corr uniformemente.
- Depois de tricotar a 11ª carreira, o tecido deve ter aproximadamente 12 cm de largura. Este parâmetro depende da espessura do fio e da densidade do tricô. Finalize o tricô com um ponto baixíssimo.
Vale ressaltar que esta canga pode ser combinada não só com malhas, mas também com tops e vestidos de diversos tecidos.
Para roupas infantis
Esta descrição pode ser usada como base para decorar modelos infantis e femininos.
Instruções passo a passo para fazer um jugo:
- Usando uma agulha de crochê, monte uma corrente de 72 pontos corrente. Feche-o usando um poste de conexão.
- Em seguida, tricote o produto em círculo. De 1 laçada tricotar 2 pb, e de 2 laçadas – 1 pb. Tricotar 1 carreira assim. É aconselhável que costureiras iniciantes usem marcadores para marcar o início de uma carreira. A principal característica do jugo é tricotar em uma direção. Após marcar a laçada com um marcador, tricote com pb.
- Faça 5 corr. e puxe 6 para cada 3ª laçada da carreira anterior.
- Tricotar 3 pb a partir das laçadas recém-formadas.
- Faça 2 pb a partir da laçada, depois faça 1 pb em tricô e pule a próxima laçada. Repita até o final da carreira.
- Repita os passos 4 a 7.
- Em seguida, repita os passos 4 a 6.
A principal característica do tricô deste elemento é o princípio do aumento, portanto, se necessário, o jugo pode ser aumentado para qualquer tamanho.
Com um padrão volumétrico
A canga redonda de crochê para mulheres (o padrão pode ser calculado para um tamanho específico) é tricotada levando em consideração as medidas. Este padrão é adequado para tricotar roupas de meia estação: pulôveres, suéteres, cardigans.
Antes de começar a tricotar o jugo, você precisa montar uma corrente de VP, levando em consideração a largura do decote. Vale a pena considerar que uma repetição de padrão equivale a 13 voltas de ar. Então, por exemplo, para um produto tamanho 48, você precisa montar 156 pontos para 12 repetições do padrão.
Instruções passo a passo para tricotar uma canga:
- 3 corr para levantar, através da corr na corrente, tricotar pb, corr, nas próximas 2 correntes, tricotar pb, 2 corr, contar 4 corr e em 5 tricotar: 1 coluna com 2 fios (pb2n), 7 corr, 1 pb2n, depois 2 corr, contar 4 corr, em 5 e 6 tricotar pb, corr, em 7 e 8 pb, 2 corr, através de 4 corr e em 5 tricotar: pb2n, 7 corr, pb2n.
- 3 corr. levante e pb, do topo do pb tricote um pb, 2 corr., pb, 2 pb do topo do pb anterior, 4 corr., ponto baixíssimo, 4 corr., no topo do pb tricote 2 pb, no próximo pb da carreira anterior tricote um pb, 2 corr., pb, 2 pb em um topo, 5 corr.
- Elevação de 3 corr, pb no topo da carreira anterior, pb, 2 corr, 3 pb, 3 pb, 2 corr, 3 pb, 4 corr, ponto baixíssimo.
- 3 corr, 2 pb com um topo comum, corr, 2 pb com um topo comum, pb, 5 corr, tricotar a partir do pbx da carreira anterior: pb, corr, pb, 5 corr, pb, 2 pb com um topo comum, corr, 2 pb com um topo comum, pb, 5 corr, tricotar a partir do pbx da carreira anterior: pb, corr, pb.
- 2 corr. elevação, 2 pb, 2 pb com um topo comum, 4 corr., a partir do pb da carreira anterior, tricotar 2 pb, corr, pbx, corr, a partir do pb da carreira anterior, tricotar 2 pb, 4 corr., 2 pb com um topo comum, pb, 2 pb com um topo comum, 4 corr., a partir do pb da carreira anterior, tricotar 2 pb, corr, pbx, corr, 2 pb.
- 2 corr. levante a partir do topo do pb da carreira anterior, 2 pb com um topo, 3 corr., no topo do pb da carreira anterior tricote 2 pb, pb, 2 corr., pb, 2 corr., pb, no topo do pb da carreira anterior tricote 2 pb, 3 corr., 3 pb com um topo comum, 3 corr., 2 pb do topo do pb da carreira anterior, pb, 2 corr., pb, 2 corr., pb, 2 pb do topo do pb da carreira anterior.
- Elevação de 5 corr., no pb superior da carreira anterior, tricote 2 pb, depois 2 pb em cada parte superior, 3 corr., pb, 3 corr., 2 pb, 2 pb de 1 parte superior, 2 corr., pb, 2 corr., 2 pb de 1 parte superior, 2 pb, 3 corr., pb, 3 corr., 2 pb, 2 pb de 1 parte superior.
- 5 corr. elevação, 4 pb, 4 corr., pb, 4 corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb, 4 corr., pb, 4 corr., 4 pb.
- 5 corr. elevação, 4 pb, 2 corr., a partir do topo do pb da carreira anterior, tricotar: 4 pb, 3 corr., 4 pb, depois 2 corr., 4 pb, 2 corr., 4 pb, 2 corr., a partir do topo do pb da carreira anterior, tricotar: 4 pb, 3 corr., 4 pb, 2 corr., 4 pb.
- 5 corr. elevação, 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb.
- 4 corr de elevação, 4 pbx, 3 corr, em cada vértice do bloco de 4 pbx tricotar: 2 pbx, 4 corr, 2 pbx, 3 corr, 4 pbx, corr, 4 pbx, 3 corr, em cada vértice do bloco de 4 pbx tricotar: 2 pbx, 4 corr, 2 pbx, 3 corr, 4 pbx.
- 4 corr. levante no topo do pb da carreira anterior, 3 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb.
- 3 corr. de elevação, 3 pb, 3 corr., 2 pb em cada vértice, 4 corr., 2 pb em cada vértice, 3 corr., 4 pb, 2 corr., 4 pb, 3 corr., 2 pb em cada vértice, 4 corr., 2 pb em cada vértice, 3 corr., 4 pb.
- 4 corr. elevação, 3 pb, 2 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 2 corr., 4 pb, 4 corr., 4 pb, 2 corr., 4 pb com um topo comum, 3 corr., 4 pb, 3 corr., 4 pb com um topo comum, 2 corr., 4 pb.
- 5 corr. elevação, 4 pb, 4 corr., 4 pb com um topo comum, 4 corr., 4 pb, 3 corr., pb, corr., 4 pb, 4 corr., 4 pb com um topo comum, 4 corr., 4 pb.
- Elevação de 5 corr., a partir de 3 corr., tricotar pb, 4 corr., 4 pb, 7 corr., 4 pb, 4 corr., pb, 2 corr., pb, 4 corr., 4 pb, 7 corr., 4 pb.
- 5 corr para levantar, a partir de 4 corr da carreira anterior, tricotar 2 pb, corr, 2 pb de 1 vértice, corr, 2 pb de 1 vértice, corr, 2 pb do mesmo vértice, 4 corr, 2 pb com um vértice comum, 2 pb, 2 corr, pbx, 2 corr, 2 pb, 2 pb com um vértice comum, 4 corr, 2 pb de 1 vértice, 2 corr, 2 pb do mesmo vértice, corr, 2 pb de um vértice, 2 corr, 2 pb do mesmo vértice, 4 corr, 2 pb com um vértice comum, 2 pb, 2 corr, pbx, 2 corr, 2 pb, 2 pb com um vértice comum.
- Elevação de 5 corr, 2 pb de 5 corr da carreira anterior, 5 corr, 2 pb de 1 parte superior, 2 corr, 2 pb de 1 parte superior, 4 corr, 3 pb, 3 corr, 3 pb, 4 corr, 2 pb de 1 parte superior, 2 corr, 2 pb de 1 parte superior, 5 corr, 2 pb de 1 parte superior, 2 corr, 2 pb de 1 parte superior, 4 corr, 3 pb, 3 corr, 3 pb.
- Elevação de 5 corr, 2 pb de 5 corr da carreira anterior, 3 corr, pb, 3 corr, 2 pb de 1 parte superior, 2 corr, 2 pb de 1 parte superior, 4 corr, 3 pb, corr, 3 pb, 4 corr, 3 corr, 2 pb de 1 parte superior, 2 corr, 2 pb de 1 parte superior, 4 corr, 3 pb, corr, 3 pb.
- 5 corr para levantar, 2 pb de 5 corr da carreira anterior, 4 corr, pb, 3 corr, pb do mesmo topo, 4 corr, 2 pb de 1 topo, 2 corr, 2 pb de 1 topo, 4 corr, pb, 2 pb com um topo comum, 2 pb com um topo comum, 2 pb, 4 corr, 2 pb de um topo, 2 corr, 2 pb de um topo, 4 corr, pb, 3 corr, pb do mesmo topo, 4 corr, pb, 2 pb com um topo comum, 2 pb com um topo comum, pb.
- 5 corr para levantar, 2 pb de 5 corr da carreira anterior, 5 corr, pb, 5 corr, pb, 5 corr, 2 pb de 1 topo, 2 corr, 2 pb de 1 topo, 3 corr, 2 pb com um topo comum, 2 pb com um topo comum, 4 corr, 2 pb de 1 topo, 2 corr, 2 pb de 1 topo, 5 corr, pb, 5 corr, pb, 5 corr, 2 pb de 1 topo, 2 corr, 2 pb de 1 topo, 4 corr, 2 pb com um topo comum, 2 pb com um topo comum.
- 5 corr para elevação, 2 pbx de 5 corr da carreira anterior, 4 corr, de 5 corr tricotar 10 pbx, 4 corr, 2 pbx de 1 vértice, 2 corr, 2 pbx de 1 vértice, 3 corr, 2 pbx com um vértice comum, 3 corr, 2 pbx de 1 vértice, 2 corr, 2 pbx de 1 vértice, 4 corr, de 5 corr tricotar 10 pbx, 4 corr, 2 pbx de 1 vértice, 2 corr, 2 pbx de 1 vértice, 2 corr, 1 pbx.
O jugo deve ser longo o suficiente para alcançar as cavas, e a largura deve corresponder à circunferência do corpo com braços.
Jugo semitransparente para vestido de verão
A canga redonda de crochê na parte superior para mulheres (o padrão é bem estreito) pode ser usada como alças para um vestido de verão. Seu decote vazado ficará perfeito em vestidos leves rendados, tops e capas túnicas. O jugo é tricotado em redondo.
Instruções para fazer:
- Monte uma corrente com o número necessário de laçadas +1 e feche com um ponto baixíssimo.
- Levante 4 VP, do VP restante tricote ss2n, conectando a coluna.
- Elevação de 4 corr, 2 pbx2n inacabados, unidos por um ponto alto comum na primeira elevação de corr, 3 corr, pbx2n no mesmo pb, depois tricotar 60 vezes: 3 pbx2n inacabados com um ponto alto comum tricotado em 3 pbx2n da carreira anterior, 3 corr, 1 pbx2n no mesmo pbx2n da carreira anterior, ponto baixíssimo.
- Elevação de 4 corr, 3 pb2n no arco de 3 corr da carreira anterior, depois 60 vezes: 4 pb2n no próximo arco de 3 corr da carreira anterior, ponto baixíssimo. No total você deve obter 240 ss2n.
Coquete simples
Até mesmo costureiras iniciantes conseguirão tricotar uma canga de acordo com esta descrição. Basta dominar os princípios básicos da construção de padrões alternando alças de ar e pontos altos duplos.
Instruções de fabricação:
- Monte uma corrente de corr. Seu comprimento deve ser um pouco menor que o tamanho do pescoço, pois durante o processo de tricô o tecido irá melhorar um pouco.
- Na 3ª carreira, alterne pb e 2-3 corr. Neste caso, os pontos não são tricotados em todas as laçadas da carreira anterior, mas sim em 2-3.
- As carreiras 4 e 5 são tricotadas novamente com pb, adicionando laçadas para que a superfície do tecido fique redonda.
- Continue tricotando até atingir o tamanho desejado.
Com o padrão "Árvore de Natal"
Um lindo jugo redondo é feito em crochê em um círculo. O modelo pode ser usado em vestidos, blusas e pulôveres femininos e infantis.
Instruções para fazer:
- Monte uma corrente múltipla de cinco (mais 2 alças de elevação).
- Na 12ª laçada a partir da borda, tricote um pb. Em seguida, faça 3 corr. e depois de 5 na correntinha da 1ª carreira, faça um “leque”: 2 pb, 2 corr., 2 pb. Próximo - 3 corr e pb no 5º laço do “leque”. Continue tricotando até a borda.
- Tricotando 2 carreiras comece com 2 VP de elevação. No local onde estavam os “leques”, continue tricotando-os em cada carreira. Onde havia um pb, faça uma estrutura de corr - 3 vezes 3 laçadas. Neste caso, forme um arco cuja base esteja localizada no topo de uma única coluna.
- Nas fileiras subsequentes, o arco formado será a base para um arco semelhante.
O tecido é expandido adicionando pontos altos duplos a cada duas carreiras em um “leque”. Assim, uma canga redonda feita em crochê na parte superior será mais estreita do que na parte inferior, o que lhe dará o formato correto no corpo.
Usando uma canga redonda como base, você pode fazer crochê de uma variedade de itens para mulheres e meninas. Tricotar de cima para baixo permite completar o modelo sem uma única costura. Você pode usar um molde de guardanapo ou xale como base.
Vídeo sobre jugo de crochê
Pontos de crochê com jugo redondo: