Produtos de madeira feitos à mão nunca perdem sua relevância. Um quarto ou jardim com artesanato em madeira parece aconchegante e original. Muitas vezes, sobras de tábuas de reformas ou construções são usadas como material, então esses produtos não só decoram o espaço, mas também economizam o orçamento.
É possível ganhar dinheiro fazendo artesanato em madeira com as próprias mãos?
A fabricação de produtos de madeira pode ser um empreendimento muito lucrativo se você escolher o nicho certo. No entanto, esse tipo de renda tem prós e contras.
Os benefícios de trabalhar com madeira | Contras |
|
|
Não é difícil criar produtos de madeira com as próprias mãos, mas para que eles tenham demanda constante entre os compradores, é necessário tornar as coisas modernas; portanto, não se pode prescindir de uma abordagem criativa e imaginação.
Os consumidores demonstram constantemente interesse em brinquedos de madeira. Entre os brinquedos serrados comuns que foram criados ao longo dos séculos — ursinhos de pelúcia, cavalos sobre rodas, carros e blocos — os pais modernos costumam comprar brinquedos educativos. São vários tabuleiros cheios de atividades, quebra-cabeças, quebra-cabeças e brinquedos para andar.
Uma direção igualmente interessante é a criação de produtos de souvenirs. Os turistas ficam felizes em comprar artesanatos étnicos feitos à mão como lembranças. Produtos de interior feitos de madeira estão no auge da moda há muitos anos. Além disso, a madeira fica ótima até mesmo nos interiores mais modernos, como lofts e high-tech.
A vantagem dos objetos de madeira é que eles podem ser feitos a partir de sobras da produção de madeira, por exemplo, móveis. Isso significa que o custo do material é baixo.
Ferramentas para trabalhar madeira
A madeira é um material macio e relativamente fácil de processar. Para que o trabalho seja prazeroso, seguro e executado com os melhores resultados, é necessário ter uma lista padrão de ferramentas em seu arsenal.
Ferramentas:
- Machado. Necessário para trabalhos preparatórios básicos.
- Serra. Esta é uma ferramenta manual para cortar madeira em várias direções.
A principal atenção deve ser dada ao tamanho dos dentes. Dentes pequenos permitem que você faça um corte preciso, mas levará muito tempo para ser concluído. Dentes grandes, por outro lado, cortam rapidamente, mas após o corte, você precisará processar adicionalmente as bordas.
- Avião. Usado para nivelar a superfície da madeira.
- Cinzel e cinzel. Ambas as ferramentas são necessárias para fazer furos, reentrâncias e outras depressões no produto. O cinzel é usado para trabalhos mais precisos, de “joalheria”, e vem em diferentes configurações, dependendo da tarefa em questão.
- Caixa de esquadria – um dispositivo projetado para fazer cortes precisos e uniformes em diferentes ângulos.
- Serra elétrica. Utilizado para cortar tábuas de até 0,5 cm de espessura.
- Serra circular. Uma ferramenta que corta tábuas grossas.
- Máquinas de retificação. Esta ferramenta elétrica permite que você execute o tratamento de acabamento de uma superfície de madeira de forma rápida e eficiente.
- Furadeira para furar furos.
Você também precisa ter uma fita métrica, réguas, grampos e uma chave de fenda.
Como fazer móveis de madeira simples com suas próprias mãos
Não é difícil fazer produtos de madeira para sua casa ou jardim com suas próprias mãos, mas você precisa de desejo, um diagrama do produto e algumas ferramentas para trabalhar com madeira.
Banco
É melhor começar a fazer móveis de madeira com um banquinho simples.
Para trabalhar você precisará de:
- Barras com seção transversal de 50 mm.
- Tábuas de assento.
- Parafusos auto-roscantes.
- Cantos de metal.
- Cola de madeira.
Etapas do trabalho:
- Você precisa cortar 4 pernas de 50 cm de comprimento da madeira.
- Em seguida, você precisa formar um modelo do futuro assento a partir das tábuas, medindo 35*43 cm.
- Da madeira você precisa cortar os trilhos laterais (colocados imediatamente abaixo do assento) e as travessas (fixe as pernas para maior estabilidade).
- Todos os espaços em branco devem ser lixados com lixa. Primeiro, você deve usar uma lixa de grão médio nº 40-60. O acabamento deve ser feito com granulação fina – 100-150.
- Não é possível fixar as partes do banco usando apenas parafusos, pois ele se soltará rapidamente e ficará inutilizável. Os encaixes devem ser cortados em cada extremidade da barra transversal e da travessa, e as ranhuras para os encaixes devem ser cortadas nas pernas.
- O tamanho do encaixe deve corresponder a 30% da largura do tsarga, o comprimento – 80% da sua largura.

- Depois você precisa cortar as ranhuras levando em consideração as dimensões calculadas dos encaixes. Para fazer isso, use uma furadeira com uma broca fina para fazer furos ao longo do perímetro da ranhura marcada. Depois disso, usando um cinzel, você precisa fazer um recesso na perna. É importante monitorar as dimensões da ranhura.
- Em seguida, use uma serra tico-tico e uma grosa para cortar os encaixes nos trilhos laterais e nas travessas. Ao cortar, é necessário experimentar o encaixe na ranhura, ajustando-o ao tamanho desejado, se necessário.
- Recomenda-se montar o banco gradualmente, unindo as duas pernas através dos trilhos laterais e da travessa. Antes de inserir o encaixe, aplique uma gota de cola de madeira na parte interna da ranhura. O produto deve ser montado com cuidado, pois a cola leva 24 horas para secar completamente.
- As tábuas dos assentos também precisam ser coladas. Para fazer isso, você precisa colá-los de um lado e apertá-los com um grampo até a cola secar.
- O trabalho final deve ser realizado após a cola de madeira secar.
- As laterais e as pernas devem ser fixadas com cantos para maior estabilidade e resistência.
- O assento deve ser fixado às pernas com parafusos autoatarraxantes.
Mesa dobrável
Essa mesa será apropriada em uma varanda ou galeria, bem como na cozinha, se ela for pequena. O principal ao fazer uma mesa dobrável é fazer uma fixação forte e segura.
Também é preciso levar em conta as condições em que ele será utilizado. Por exemplo, se a varanda for aberta, vale a pena usar materiais mais resistentes e duráveis e revestimentos protetores especiais para madeira.
Etapas do trabalho:
- Fabricação de tampos de mesa. O tampo da mesa pode ter qualquer formato e ser feito de qualquer material.
No entanto, é recomendável usar uma tábua de madeira nobre, com espessura máxima de 3 cm. O lado que será fixado na parede deve ser reto. Os arredondamentos no tampo da mesa são feitos com uma serra elétrica.
- Preparação de peças de fixação.
A estabilidade e a durabilidade da estrutura dependem da precisão com que as tábuas são cortadas e conectadas.
- Todas as partes de madeira da mesa devem ser lixadas com lixa de grão fino ou com uma lixadeira.
Depois, trate-a com um antisséptico para evitar que a madeira apodreça e cubra-a com verniz por cima.
- Montando a mesa.
Usando parafusos autoatarraxantes, fixe as tiras verticais e horizontais na parede. Em seguida, são fixadas as dobradiças, depois a perna de fixação e o próprio tampo da mesa.
Móveis de madeira para casa
A madeira é um material que pode decorar qualquer interior. Além disso, quanto mais autêntico um produto de madeira parecer, mais moderno ele será.
Lâmpada
Você pode fazer itens de madeira com suas próprias mãos a partir de sobras de tábuas, como no exemplo deste abajur de cabeceira.
Materiais:
- Lanterna LED alimentada via porta USB.
- Cabo de extensão de um metro para USB.
- Uma folha de plexiglass.

- Placa de madeira.
- Cola epóxi.
Etapas do trabalho:
- Dependendo do tamanho desejado da luminária, você precisa preparar 2 barras do mesmo tamanho.
No primeiro bloco, você deve fazer um recesso retangular com dimensões de 16 mm por 40 mm e profundidade de 9 mm. Para fazer uma ranhura, primeiro você precisa fazer cortes cuidadosos em ângulo com uma serra.
Depois disso, o bloco deve ser fixado a uma superfície plana usando grampos e um recesso deve ser formado usando um cinzel e um martelo. Para este trabalho, é melhor escolher um cinzel largo com uma superfície de trabalho de 12 mm.
Quanto mais uniformemente o cinzel for posicionado ao escavar a madeira, mais fácil será fazer um recesso com lados uniformes. É importante usar um formão para remover partes da madeira em fatias o mais finas possíveis, caso contrário há risco de formação de lascas no bloco.
- Na segunda parte da luminária, você deve preparar um recesso que corresponderá às dimensões do conector USB.
O recesso é formado da mesma forma que no primeiro caso, mas exigirá um pouco mais de tempo e esforço. Recomenda-se utilizar um cinzel de 6 mm.
O conector deve, em última análise, encaixar-se firmemente no recesso, por isso é necessário não apenas repetir com precisão sua forma, mas também levar em consideração a diferença de altura existente: no próprio conector e na área do cabo. Depois que o recesso estiver pronto, você precisa colocar o conector nele e fixá-lo com 2 parafusos.
- O próximo passo é cortar o plexiglass para a luminária.
A altura da peça corresponderá à altura da luminária. Neste exemplo é 210 mm. Dependendo do seu nível de habilidade, você pode cortar o formato desejado do plexiglass usando uma serra (de fita ou circular) ou confiar esse trabalho a profissionais de corte a laser.
- Em seguida, todas as peças devem ser coladas usando resina epóxi. E prenda com grampos até secar completamente.
- Para a preparação final, é necessário processar a lâmpada resultante com uma lixa. Você deve usar uma granulação mais grossa no início e terminar de lixar com uma granulação mais fina. É importante lembrar que quanto melhor você polir o plexiglass, mais fosca será sua superfície, o que resultará em uma luz suave e opaca quando a lâmpada for acesa.
- A superfície da luminária deve ser revestida com agentes especiais para melhor preservação da madeira e dar ao produto uma aparência finalizada. Você pode usar cera, tintas acrílicas, tintas ou vernizes.
Prateleira de madeira simples
Para flores ou livros, você pode fazer uma prateleira com um suporte de corda.
Para trabalhar você precisará de:
- Placa do tamanho desejado. Largura recomendada a partir de 25 mm.
- 4 metros de corda, 8 mm de espessura.
- Furar.
- Ganchos – 2 peças.
- Perfurador.
Etapas do trabalho:
- Marque os lugares no quadro e use uma furadeira para fazer furos para a corda.
A broca deve ser um pouco mais grossa que a espessura da corda.
- A madeira precisa ser tratada para protegê-la da poeira e do tempo, além de mantê-la bonita. Para isso, a superfície deve ser lixada com lixa. Você pode realçar a textura natural da madeira usando uma tinta e depois cobrindo-a com verniz ou cera.
- Usando uma furadeira de impacto, faça um furo na parede e fixe os ganchos.
- A corda precisa ser cortada em 4 pedaços iguais. Cada seção precisa ser presa sob a placa usando um nó.
- Utilizando nós, é necessário amarrar as partes superiores das cordas.
Há muitas variações possíveis dessas prateleiras.
Artesanato para o jardim
Produtos de madeira feitos com suas próprias mãos não só podem decorar seu jardim, mas também trazer benefícios significativos.
Rede de madeira
Para trabalhar você precisará de:
- Paletes ou tábuas.
- Corda forte.
- Ferramentas (cinzel, furadeira, alicate, lixa, lápis, fita métrica).
Etapas do trabalho:
- É necessário desmontar o palete em tábuas usando um alicate e um formão.
Você precisa de 16 tábuas para fazer uma rede.
- As tábuas precisam ser lixadas ou usar uma lixadeira para deixá-las o mais lisas possível.
- Em cada tábua você precisa marcar os locais para os furos para a corda. A distância do furo até a borda deve ser maior que 2 cm.
- Usando uma furadeira, você precisa fazer furos de acordo com as marcações.
O diâmetro da broca deve ser maior que o diâmetro da corda.
- Todas as peças de madeira devem ser presas com corda.
- Nos cantos das tábuas externas, você deve fazer mais furos para a corda na qual a rede ficará pendurada.
Casa de passarinho
Quanto mais pássaros houver no local, menos insetos nocivos haverá. Para atrair famílias de pássaros, é recomendável instalar casas para pássaros.
Para fazer uma casa para pássaros, você precisa usar o seguinte diagrama:
Para trabalhar você precisará de:
- Tábuas com 2 cm de espessura.
- Martelo.
- Unhas, diâmetro aproximado de 2 mm.
Etapas do trabalho:
- As tábuas devem ser cortadas em pedaços de acordo com as dimensões indicadas no desenho. É importante lembrar que os filhotes não têm penas suficientes no início da vida, por isso, na hora de preparar as peças e posteriormente montar a casinha para pássaros, não devem ser permitidas rachaduras. Todos os lados devem ficar bem ajustados.
- A construção da casinha para pássaros deve começar com a montagem da parede frontal com um furo redondo e duas paredes laterais localizadas em ângulos retos com a frente.
- Basta martelar 3-4 pregos ao longo de cada linha de conexão.
- O próximo passo é inserir a parte inferior entre os 3 lados e pregá-la. Depois você precisa pregar a quarta parede da casa de passarinho nas paredes laterais e no fundo.
- Para fazer uma viseira, você deve primeiro conectar 2 peças (uma quadrada pequena e uma retangular). A cobertura deve sobressair da casa de passarinhos a uma distância de 5 a 10 cm. Quanto mais longa for essa parte saliente, menor será a chance dos gatos chegarem à abertura da casinha de passarinho.
Se depois de pregar 2 partes ainda houver pontas salientes dos pregos, elas devem ser dobradas com um martelo.
- O telhado deve cobrir bem a casa de passarinho. Se não encaixar bem ou não encaixar completamente, você pode ajustar a peça de trabalho com um cinzel. Depois pregue-o nas paredes.
Brinquedos de madeira para crianças
O artesanato em madeira feito à mão para crianças tem muitas vantagens. Eles parecem modernos, são ecologicamente corretos e agradáveis ao tato.
animais africanos
Para trabalhar você precisará de:
- restos de placas de compensado grosso,
- quebra-cabeça,
- lixa.
Etapas do trabalho:
- É necessário fazer partes de papel de futuros animais e colá-las em madeira compensada.
- Em seguida, você precisa cortar os espaços em branco ao longo do contorno com uma serra tico-tico.
- Usando uma lixa, você precisa lixar cada peça.
- Para desenhar detalhes (olhos, orelhas), você pode usar um dispositivo de queima de madeira ou pintar os rostos dos animais com tintas.
- Para que os brinquedos durem muito tempo, é recomendável cobri-los com verniz.
Dominó
O dominó é um jogo popular entre adultos e crianças que já sabem contar.
Para trabalhar você precisará de:
- compensado de 0,5 cm de espessura,
- quebra-cabeça,
- lixa.
- governante,
- lápis,
- contorno decorativo,
- verniz (opcional).
Etapas do trabalho:
- De madeira compensada você precisa cortar 29 retângulos medindo 4 cm * 2 cm.
- Cada peça precisa ser bem lixada com lixa de grão fino para que a madeira fique lisa.
- Use um lápis para marcar a localização dos pontos.
- Usando um contorno decorativo, desenhe uma linha no meio do retângulo e faça pontos. É recomendável que, antes de aplicar o contorno em uma parte, você pratique fazer pontos em outro lugar para aprender a extrair a mesma quantidade de tinta. A secagem completa do contorno geralmente ocorre em 12 horas.
- Cada peça de dominó deve ser revestida com verniz para superfícies de madeira.
Para os pequenos, você pode fazer uma versão que não exija habilidades de contagem. Para fazer isso, você precisa usar imagens em vez de pontos. Para esses dominós, você precisa imprimir as imagens necessárias em uma impressora e colá-las. Recomenda-se colar da seguinte forma.
Cubra o pedaço de madeira com cola PVA usando um pincel. Quando seca, a cola branca ficará transparente e atuará como um primer. Em seguida, a imagem desejada precisa ser colocada sobre um pedaço de madeira e coberta com cola por cima.
O papel ficará molhado, então você precisa mover o pincel com cuidado para não rasgar a imagem. Após a secagem, recomenda-se revestir novamente toda a parte de madeira com PVA. A superfície ficará brilhante e lisa, agradável ao toque.
Para fazer um item de interior de madeira com suas próprias mãos, você não precisa ser um artesão. Depois de aprender o básico da carpintaria, você pode escolher um modelo simples para iniciantes e usar uma ferramenta manual em vez de uma elétrica profissional.
Autor: Vorobyova Nadezhda
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre produtos de madeira
Produtos de madeira faça você mesmo:
Fiz pequenas figuras de madeira sob encomenda. Para enviar mercadorias, encomendei sacos de polipropileno (BOPP) no site pak24. Eles são destinados tanto a produtos alimentícios quanto a produtos não alimentícios.
O artigo é útil, mas não traz informações muito precisas sobre alguns aspectos.