Redondo guardanapo de crochê, se tornará uma decoração maravilhosa e adicionará aconchego ao ambiente. Existem muitos padrões simples que são adequados até mesmo para iniciantes.
Ferramentas e materiais necessários
Um guardanapo redondo de crochê, representado esquematicamente em uma revista ou em um site, pode parecer muito difícil para iniciantes. Mas não é assim. Se você levar em conta os pontos básicos antes de começar a tricotar e entender as notações, tricotar será fácil.

Gancho | Fio/Linha | Esquema/Desenho/Padrão |
A escolha de agulhas de crochê é ótima. Para iniciantes, esta é uma situação particularmente difícil. As agulhas de crochê têm um número que descreve a espessura da agulha. Este valor é dado em milímetros. Portanto, a agulha de crochê nº 2 terá um diâmetro de 2 mm. A escolha da ferramenta depende diretamente do fio selecionado. As etiquetas de lã/fio geralmente têm recomendações sobre qual agulha é mais adequada. Os ganchos podem ser divididos em dois tipos:
Esses ganchos são sempre feitos de aço. Os modelos geralmente são oferecidos com uma capa protetora adicional.
Para um guardanapo de renda fina na mesa, você pode escolher um gancho nº 0,8 a nº 1,25. Para um guardanapo em um banquinho, é melhor escolher ganchos nº 3 e maiores. | Ao fazer crochê, usar o fio certo desempenha um papel importante.
O fio vem em inúmeras variações e gradações. Pode ser torcido a partir de vários fios. Além do fio, muitas vezes é usado fio de lã. O tipo de fio que você escolher depende do tipo de guardanapo que você precisa tricotar:
Muitas vezes, neste caso, é usado tecido cortado em tiras finas e torcido em uma bola.
Guardanapos feitos de algodão mercerizado, fio “Snezhinka” e até mesmo linhas de costura comuns nº 10 funcionam bem. Existem também fios especiais para tricô vazado. | É muito mais conveniente tricotar quando você tem uma imagem esquemática do produto diante dos seus olhos.
Existem designações geralmente aceitas de loops em um padrão e Abreviações:
|
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
O guardanapo redondo de crochê, cujo diagrama será apresentado a seguir, não necessita de um teste de tricô do padrão para determinar a densidade e o número de laçadas por cm.
Neste caso, esta informação não é necessária. Mas você ainda deve tricotar algumas carreiras para ver se a agulha é adequada para o fio escolhido e se o tricô está muito frouxo ou, ao contrário, muito apertado. Depois de experimentar, você pode decidir se quer usar uma agulha mais fina ou mais grossa.
Guardanapo simples para banquinho
Um guardanapo redondo de crochê, cujo padrão é muito simples, é muito adequado para cobrir um banquinho. Para esta opção, é melhor usar fio grosso; fio de lã e agulha nº 3 servirão.

Você pode começar a tricotar de diferentes maneiras:
- Tricotar 7 corr., unindo-as em um anel. E então tricote pb, inserindo a agulha no centro deste anel.
- Ou tricote uma corrente de 4 corr., depois tricote 10 pb a partir da primeira corr. pág. Ou seja, o anzol é inserido no primeiro ar o tempo todo. pág.
- Você não pode usar st.s/n, mas apenas colunas. Tricotar 3 corr. e a partir do primeiro tricô, 6 pb.
Independentemente da opção escolhida para começar a tricotar, a carreira termina com um ponto b/n de conexão (se este for o método usual) ou uma corr. para levantar a próxima fileira.
Em seguida, cada laçada da carreira anterior é dobrada. Ou seja, 2 pb são tricotados em cada laçada. No final da linha conecte novamente. st.b/n ou air.p. para elevação.
Na terceira carreira, cada segunda laçada é dobrada. 2 pb de uma laçada, apenas pb, 2 pb de uma laçada e assim por diante. Na próxima carreira, cada 3ª laçada da carreira anterior é dobrada. Então, cada 4ª laçada é dobrada e, por analogia, você pode tricotar até o tamanho desejado. Cada carreira deve terminar com um pb ou uma correntinha. para elevação.
Guardanapo simples para a mesa
Primeiro, você precisa preparar tudo o que precisa.
O fio usado neste guardanapo deve ser moderadamente grosso para evitar que se enrosque na linha. Fios de semi-lã ou acrílicos funcionariam bem.
Você pode pegar o anzol nº 1.
O trabalho é feito de acordo com o padrão, cada carreira de tricô é descrita abaixo:
- É necessário completar uma corrente de 12 laçadas de ar. pág. Depois conecte o início e o fim com meia coluna. Acontece que é um círculo. O guardanapo é tricotado em círculo em uma direção: da direita para a esquerda.
- Primeiro, são feitos 3 laços de ar. pág. para elevação. A carreira inteira é tricotada com 2 pontos. É necessário fazer 32 colunas (31 pb/2n e as 3 primeiras corr. substituem a coluna). A última coluna deve ser conectada com uma corrente de 3 correntinhas. p., coletados no início da linha.
- Nesta carreira, você também precisa tricotar primeiro 3 correntinhas. Então você precisa tricotar 4 pb/2n, 3 corr. p., 4 colheres de sopa/2n e repita até o final da carreira. Não há necessidade de conectar o último loop e o primeiro. A carreira 4 termina com corr.

- Após 4 air.p. você precisa prosseguir imediatamente para a próxima linha. O desenho também consiste em st. s/2n. Elas são tricotadas a partir das colunas anteriores. A diferença em relação à 3ª linha é que o número de colunas aumentou.
- 6 pb/2n (as 2 primeiras colunas são tricotadas a partir de uma coluna da carreira anterior, depois apenas 2 colunas e novamente 2 colunas de uma laçada da carreira anterior), depois 4 corr. p., novamente 6 st.s/2n, 4 air p. e assim por diante.
- Na quinta carreira, 5 alças de ar se alternam. pág. e 8 st.s/2n. As colunas são tricotadas a partir das alças das colunas da fileira de baixo. As duas primeiras e últimas colunas são de um loop, conforme descrito acima.
- Na sexta carreira, 9 alças de ar se alternam da mesma maneira. pág. e 10 st.s/2n. Você precisa terminar a carreira com 11 correntinhas.
- 4 colheres de sopa/2n. As colunas são tricotadas sobre as 4 primeiras colunas da fileira de baixo. Próximos 11 pontos corrente e novamente 4 pb/2n. Mas essas colunas precisam ser tricotadas nas últimas 4 colunas de baixo, ou seja, pulando duas colunas de baixo. Em seguida vem a alternância de 11 correntinhas, 4 pb/2n. O resultado é uma espécie de “arco”. O final da carreira é completado com 5 correntinhas. Eles precisam ser conectados com meio ponto. do sétimo ponto de ar da fileira anterior.
- 5 corr., 15 pb são tricotados sob 11 corr. (importante – o gancho é inserido sob o laço de ar, e não no próprio laço), ou seja, a partir do primeiro “arco”. Depois 5 ar novamente. p., st.b/n em 6 ar p. carreira anterior, no segundo "arco", novamente 5 corr. e 15 st.s/2n, e assim por diante. No final, você precisa tricotar 6 corr. e conectar o início e o fim da carreira com pb.
- A última carreira começa com 6 correntinhas. Em seguida, o seguinte padrão é tricotado sobre as colunas abaixo: 1 pb/2n, picô, 1 pb/2n, picô. As colunas são tricotadas através de uma laçada a partir da parte inferior. Isso deve resultar em 8 colunas e 8 picots.
Picot é um padrão de vários loops. Primeiro, faça 3 corr. Em seguida, usando um pb amarrado na base dessas 3 correntinhas, forme um anel. O picot geralmente é usado ao longo das bordas de uma peça para criar uma textura bonita.
Próximos 6 ares. papel. sc (esta coluna é tricotada no meio, onde na carreira de baixo foi tricotado um sc, dividindo o “arco”). Novamente 6 air.p. E então vem a alternância do padrão com colunas, 6 ar. p., st.b/n, 6 air p., padrão com colunas.
Guardanapo pequeno
Para tricotar esta peça você precisará de uma agulha de crochê nº 1 e fio de algodão. O guardanapo tem aproximadamente 9 cm de diâmetro. Para deixar este guardanapo redondo mais denso, você pode escolher o anzol nº 1.5 e uma linha mais grossa. O diagrama é descrito abaixo.
Sequência de tricô por carreiras:
- Primeiros 10 canais de ar. conectar em um anel.
- 3 ar. pág. (eles agem como uma substituição para o primeiro ponto/n), depois 23 pontos/n. Você precisa terminar a carreira com 1 pb. pág. no terceiro ar p. de substituir funcionários seniores

- Ar p. para levantar, depois 13 alças de ar, que formam um arco. Depois vem st.b/n, 13 air p. (arco), st.b/n, 13 air st. e assim por diante. Arte. b/n deve ser tricotado em uma laçada. Como resultado, nesta carreira deve haver 12 arcos e 11 pontos. não.
- Depois de tricotar 6 meias colunas ao longo do arco, você precisa tricotar 4 alças de ar, pb, 3 alças de ar, 2 pb. As colunas são tricotadas por baixo das alças no meio do arco. Depois vem o 5 air. pág. e novamente o padrão do arco: 2 pb, 3 corr, 2 pb, depois novamente 5 corr. e assim por diante.
- Conecte a última e a primeira laçadas da carreira e tricote 3 meios pontos. Depois no local onde há 3 alças de ar na carreira anterior. pág. 3 alças de ar são tricotadas. p., 2 colheres de sopa.s/n, 3 ar p., 3 colheres de sopa. s/n (ao tricotar colunas, a agulha é inserida sob as alças, não dentro delas).
- Em seguida, você precisa tricotar 2 corr., p.b. (essa coluna deve estar na terceira laçada de 5 corr. da carreira de baixo entre os arcos), 2 corr. Então vem o ciclo de repetição. No arco: 3 pb, 3 correntinhas, 3 pb. Entre os arcos: 2 correntinhas, pb, 2 correntinhas. A carreira termina com 2 corr. e uma meia coluna de conexão.

- Usando meias colunas você precisa atingir três pontos baixos. carreira anterior entre st.s/n. Insira a agulha sob eles, tricote 3 corr., piquet, pb, picô, pb, piquet e assim por diante. Há 3 estações aéreas no local. A carreira de baixo deve ter 5 pb e 5 piquet.
- Depois, 2 corr., pb (no mesmo lugar onde há um pb na carreira anterior), 2 corr. novamente. pág. Em seguida, as partes são repetidas: 5 pb alternando com 5 picôs (pb, pique, pb), 2 p. ar, pb, 2 p. ar. pág. A carreira termina com 2 corr. e conectar. pág.
O guardanapo pode ser de uma cor. Mas se você quiser tricotar uma decoração de mesa brilhante, você pode escolher 2 cores. Por exemplo, faça as linhas pares em vermelho e as linhas ímpares em branco. Esses pequenos guardanapos são perfeitos como porta-copos para canecas, xícaras ou simplesmente como um acessório adicional.
Guardanapo grande
O guardanapo redondo de crochê, cujo padrão é descrito abaixo, tem aproximadamente 48 cm de diâmetro. Você precisará de fio de algodão e uma agulha de crochê nº 1,5. O guardanapo ficará bem tanto em versão monocromática quanto com o uso de cores diferentes.
Passo a passo:
- Você precisa começar com 12 pontos de ar, que são conectados em um anel.
- Em seguida, você precisa tricotar 3 pontos baixos como substituição para um pb. Então 23 st. s/n. Ao tricotar, a agulha é inserida no anel.
- 5 ar p., st.s/2n, 2 ar p., st.s/2n, 2 ar p., st. s/2n. Você deve obter 23 colheres de sopa/2n. A carreira termina com 2 corr. e conectar. laço.
- 3 corr, 2 pb/2n unidos, 5 corr, 3 pb/2n unidos, 5 corr, 3 pb/2n, e assim por diante. As colunas são tricotadas no lugar das alças de ar da carreira anterior. É necessário repetir 24 vezes 3 colheres de sopa/2N. A fileira de pontos aéreos termina.
- Usando 3 meias colunas você precisa terminar com 3 pontos baixos. linha anterior. A partir deste ponto, você precisa amarrar 7 corr, pb (está no 3 corr da carreira de baixo), depois 6 corr, pb, 6 corr. p, st.b/n e assim por diante.
- As próximas duas carreiras são tricotadas exatamente da mesma maneira, apenas o número de pontos baixos. aumenta para 7. Ou seja, 7 ar s., st. b/n, 7 ar s. O resultado é uma malha de “pétalas”. 7 ar.p. - uma pétala. Este é o padrão principal do produto.
- A oitava carreira começa com 3 correntinhas e 2 pontos unidos. /2н., que são tricotados no centro da “pétala” da carreira anterior. Depois vêm 15 corr, 3 pb/2 n, tricotados juntos, na próxima “pétala”, 1 corr, 3 pb. s/2n, tricotados juntos, na próxima “pétala”, 15 corr. E assim por diante até o final da carreira. A carreira deve terminar com 3 pb/2n e 1 corr.
- 3 corr, 2 pb/2n tricotados juntos, 6 corr, através de 2 laçadas da carreira anterior 3 pb/2n tricotados juntos, 6 corr novamente, então pule 2 laçadas da carreira de baixo e tricote 3 pb/2n juntos. Repita esse padrão até o final da carreira. A carreira termina com 3 pb/2n.
- Tricotar 3 meios pontos. Em seguida, 9 corr, pb no centro da “pétala”, 7 corr, pb no centro da “pétala”. Termine de tricotar a carreira, alternando 7 correntinhas. e Arte. não. No final da carreira, tricote 3 correntinhas. e st.s/2n. Tricotar as próximas 5 carreiras de acordo com este padrão. O resultado é uma malha de “pétalas”.
- A partir desta carreira, você precisa tricotar de acordo com o padrão da mesma forma que nos pontos 6 a 8. Ou seja, das carreiras 8 a 16. Somente neste caso a malha de “pétalas” aumenta. O padrão ficará assim: 7 corr, pb, 7 corr. p., st.b/n. Este padrão precisa ser repetido por 9 carreiras.
- Última carreira: 3 corr. para elevação, 4 air.p. padrão. Em seguida, pulando uma “pétala” inferior (ou seja, 7 corr), você precisa tricotar da seguinte maneira na outra “pétala”: 3 pb/2n, tricotados juntos, 5 corr, 3 pb/2n, tricotados juntos, 5 corr.
- Você deve obter 5 vezes 3 colheres de sopa/2n e 4 vezes 5 corr. entre eles. Está tudo em uma "pétala". Próximos 4 pontos de ar. s/n na próxima “pétala”, corr., pb, na próxima “pétala”, 4 corr. E novamente o padrão é tricotado com 3 pb/2n e 5 corr. A carreira termina com st.s/n, air p. e semi-st.
Segredos para Iniciantes
Fazer crochê em redondo significa sempre tricotar em uma direção, sem virar como você faz ao tricotar em carreiras. Você pode tricotar em círculos simples ou em espirais.
A diferença será que com um círculo simples regular você poderá ver o início e o fim da linha. A linha termina com um certo laço. E a costura de conexão pode ser visível. No tricô espiral, uma carreira flui para outra imperceptivelmente; não há um limite claro entre cada linha.
O problema mais comum que um iniciante enfrenta é onde colocar as pontas salientes dos fios no início e no final do tricô. Se você cortar esses fios completamente, o guardanapo poderá desfiar.
Portanto, o fio precisa ser encurtado um pouco e depois escondido. O anzol é inserido em qualquer laçada, próximo à linha, segure-a e puxe-a para fora do outro lado. Vire o guardanapo e puxe a linha pela agulha novamente. Faça isso até acabar a linha.

Mais algumas informações úteis:
- Se o produto não ficar plano, mas parecer um chapéu, você precisará tricotar 2 laçadas de uma delas com mais frequência.
- Se o tricô estiver muito solto, você pode usar uma agulha de tamanho maior e vice-versa. Se a parte tricotada estiver muito apertada, você pode trocar a agulha por uma menor.
- Para deixar o guardanapo mais delicado, é preciso escolher fios mais finos.
- Para ficar mais firme, o guardanapo precisa ser engomado. Se não houver amido disponível, algumas pessoas usam uma solução fraca de açúcar. Você precisa colocar o guardanapo pronto na solução, umedecê-lo bem e depois secá-lo bem esticado. O produto irá endurecer.
Um guardanapo redondo de crochê é bastante funcional. Ao tricotar vários itens seguindo o mesmo padrão, você pode combiná-los em uma grande toalha de mesa ou uma linda colcha. Uma almofada decorativa pode ser costurada a partir de dois círculos bem apertados. Pequenos guardanapos podem ser usados como pegadores de panela.
Vídeo sobre guardanapos de crochê
Guardanapos redondos de crochê - diagrama: