O bordo é encontrado em todos os lugares, do continente americano à China. A planta tem tronco grosso e grande altura. Não possui frutos, mas suas folhas, de formato e coloração inusitados, lhe conferem expressividade. Muitas vezes há o desejo de capturá-los, o que não é difícil de fazer. Para desenho folhas de bordo Você precisará de papel e alguns lápis.
Maneira fácil de desenhar uma folha de bordo com lápis
As folhas de bordo vêm em uma variedade de tons. Por exemplo, na primavera elas ficam verde-claras, e no verão elas ficam verde-brilhantes. No outono, antes de cair, adquirem uma coloração amarela, podendo ficar alaranjadas ou vermelhas.
Para representá-los no papel, você precisará preparar o seguinte:
- lápis simples e coloridos;
- caneta-tinteiro;
- marcador;
- apagador. Isso ajudará a remover linhas auxiliares que são desenhadas intencionalmente para simplificar o trabalho.
Uma folha de bordo (é melhor começar a desenhar com uma versão simples) pode ser representada em 7 etapas.
Para fazer isso você precisa:
- Desenhe um triângulo isósceles no papel. Sua base deve ficar na parte inferior, e seus outros 2 lados, localizados na parte superior, devem ter o mesmo comprimento. Neste caso, a base do triângulo deve ser feita ligeiramente curvada em direção ao topo.
- Desenhe linhas em ziguezague acima do triângulo para fazer com que pareça uma coroa.
- Desenhe as mesmas coroas de linhas em ziguezague em ambos os lados do triângulo – esquerdo e direito.
- Desenhe um galho sob a base curva do triângulo. Para fazer isso, basta desenhar 2 linhas paralelas para baixo e conectá-las com outra 1ª – linha curta.
- Retire todo o excesso para que o desenho fique com o formato de uma folha.
- Pinte a imagem. Você pode deixar a folha laranja, amarela, marrom ou verde.

- Desenhe várias nervuras dentro da folha. Neste caso, a folha é dividida em 3 segmentos. Deve haver o mesmo número de nervuras principais, cada uma começando na base da folha. Ao mesmo tempo, várias veias adicionais se ramificam de cada uma das veias principais.
Método da caneta preta
Uma versão simples de uma folha de bordo com caneta preta em papel branco será feita nas seguintes etapas:
- Desenhe um círculo grande no meio.
- Divida o círculo ao meio com uma linha vertical.
- Divida a folha em 5 segmentos simétricos e desenhe nervuras no centro de cada um.
- Detalhe a folha de bordo adicionando muitas bordas irregulares ao contorno.
- Desenhe as nervuras internas da folha.
- Trace o contorno e as veias com uma caneta.
- Use uma borracha para remover as linhas de lápis.
- Coloque hachuras perto das veias para criar sombras.
- Da borda, desenhe traços leves em direção ao centro.
- Adicione sombra com pontos.
Para crianças
Para crianças pequenas, você pode oferecer uma versão da imagem mais simples de uma folha de bordo, sem noções básicas de desenho.
Para fazer isso você precisa:
- Prepare uma folha de bordo, papel branco e lápis.
- Coloque uma folha de bordo sobre uma folha de papel.
- Cubra a folha de bordo com papel por cima.
- Pegue um lápis macio e pinte o papel sobre a folha. Segure o lápis em um ângulo para criar traços largos.
Como resultado desses traços, uma folha de bordo com nervuras e pequenos detalhes aparece no papel.

Para realismo, você pode aplicar sombreamento com as mesmas cores da natureza:
- laranja brilhante;
- amarelo;
- mostarda;
- vermelho;
- marrom;
- verde.
Você também pode usar giz de cera ou tinta aquarela em vez de lápis comuns.
Uma maneira difícil de desenhar uma folha de bordo
Desenhar uma versão mais complexa de uma folha de bordo com um lápis é feito da seguinte maneira:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Desenhando a base | Um círculo deve ser desenhado no meio da folha. Desenhe uma linha vertical passando pelo centro deste círculo. Neste caso, o círculo deve ser completamente interceptado por esta reta. Como resultado, o círculo será dividido em 2 partes iguais. |
2 | Criando um contorno | Nesta etapa, é importante lembrar que a metade esquerda é simétrica à direita em relação à linha vertical que passa pelo círculo. As bordas do folheto devem ser pontiagudas. No meio você precisa desenhar algumas linhas adicionais. Esta será a base das veias. |
3 | Desenho detalhado | Usando um lápis simples, adicione várias pequenas veias em toda a superfície da folha. Também nesta fase você precisará trabalhar com o contorno e fazer bordas mais pontiagudas. Desenhe um galho fino na parte inferior da folha. Pode ser representado por um par de linhas. No topo, onde se conecta à própria folha, o galho deve ser bem fino, mas à medida que se afasta da folha, ele se alarga. A base do galho deve ser a mais larga. |
4 | Removendo elementos auxiliares | Usando uma borracha, você precisa remover todas as linhas auxiliares que foram desenhadas na etapa 1. Isso diz respeito ao próprio círculo e à linha vertical que passa por ele.
Os detalhes necessários devem ser adicionalmente delineados com uma caneta preta, por exemplo, uma caneta de gel. Isso ajudará a destacar melhor o desenho. |
5 | Colorindo a imagem | Para isso você precisará de lápis de cor laranja, vermelho, amarelo e seus respectivos tons. Recomenda-se colorir a partir do meio da folha. É melhor começar com o amarelo e depois introduzir o restante um por um. A transição precisa ser suave. |
6 | Trabalhando com peças de folha | As bordas da folha e suas nervuras devem ser trabalhadas. Elas precisam ser escurecidas. Elas contrastarão bem com a cor vermelha. |
Folha de bordo dobrada como um acordeão
A folha de bordo desenhada em papel colorido pode ser recortada. O resultado será uma ótima decoração para as férias de outono. Para dar volume à folha de papel, você pode dobrá-la como uma sanfona.
Para o trabalho você deve levar:
- várias folhas de papel A4;
- marcador;
- tesoura;
- cola;
- prendedor de roupa.
Os passos para fazer uma folha de bordo são os seguintes:
- Cole 4 folhas de papel, uma após a outra, até obter o comprimento desejado.
- Dobre o papel como uma sanfona.
- A folha de bordo tem 5 lóbulos. As externas não são direcionadas para cima, mas sim curvadas para baixo, então você precisa fazer um leque com uma sanfona de papel dobrada, prendê-la com um prendedor de roupa e endireitá-la.
- Crie um modelo de folha de bordo. Para fazer isso, desenhe em um papel plano e recorte seguindo o contorno.
- Aplique o molde criado ao leque de papel e desenhe ao longo das bordas com um marcador.
- Ao remover o molde anexado após traçá-lo, você pode ver a silhueta restante da folha no leque. Agora precisa ser cortado. Primeiro, você deve remover o prendedor de roupa e endireitar temporariamente o acordeão. Isso tornará o corte muito mais fácil, já que você terá que cortar ao longo das dobras. É importante ter extremo cuidado aqui.
- Após o corte, junte novamente o papel dobrado em sanfona e prenda com um prendedor de roupa ou cola. Depois de algumas horas, a folha estará firmemente colada.
Como desenhar uma folha de bordo com lápis de cor
Uma folha de bordo (desenhar com um lápis é um dos métodos simples e acessíveis) é representada com lápis nas seguintes etapas:
- Comece com uma linha que mais tarde se tornará o caule e o núcleo da folha. É melhor fazê-lo na vertical: isso facilitará o trabalho com os outros elementos. No entanto, no futuro, depois de ganhar experiência, você pode inclinar ligeiramente a linha principal ou, arredondando-a, mudar sua forma.
- Marque o caule. A partir da extremidade inferior da linha desenhada, meça aproximadamente um terço do comprimento da futura folha. Por exemplo, se a linha tiver 12 cm de comprimento, você precisará medir 4 cm a partir da base. Se a linha tiver 10 cm de comprimento, você precisará medir aproximadamente 3,5 cm.
- Mais duas retas devem passar pelo ponto que será marcado desta forma. Cada um deles se tornará a parte inferior da folha, então você precisa fazê-los ondulados. Isso adicionará realismo ao desenho.
- Termine de desenhar o caule. Para fazer isso, você precisa determinar sua localização. Tudo abaixo do ponto de intersecção das 3 linhas será o caule da folha. A tarefa do artista é expandir essa haste e desenhar outra linha. A distância entre as linhas será igual à largura do caule.
- É importante lembrar que uma característica desse elemento foliar é que ele se estreita à medida que se aproxima do próprio folheto. As 2 linhas que marcarão o caule devem ficar mais próximas uma da outra à medida que se aproximam da folha. Neste caso, quando a folha é posicionada estritamente verticalmente, as linhas devem estreitar à medida que a altura aumenta. A parte inferior do galho deve ser mais larga.
- Quando 3 linhas se cruzando em 1 ponto e outra linha correndo ao longo da parte inferior e indicando a largura do caule da folha estiverem prontas, marque os locais das depressões. Para isso, basta colocar pontos entre todos os segmentos, exceto aqueles localizados próximos ao caule. Deve haver 4 pontos no total.
- Desenhe a borda inferior da folha. Para fazer isso, desenhe uma linha ondulada em ambos os lados do caule, em direção às extremidades das seções inferiores.
- Do ponto onde a linha ondulada (borda inferior da folha) se conecta ao segmento inferior, desenhe outra linha em direção ao ponto mais próximo, tornando o ângulo agudo. Repita o mesmo no outro lado da folha.
- Nas extremidades dos 3 segmentos restantes, faça também ângulos agudos. As linhas que saem deles devem ser direcionadas para os pontos mais próximos. Dessa forma o desenho tomará o formato de uma folha. Quanto mais onduladas e angulares forem as linhas, mais realista será o desenho.
- Adicione veias. Devem ser tomados como base os mesmos segmentos que estão dentro da folha. Há 5 deles no total. Ao longo do comprimento, você precisa adicionar muitas linhas curtas divergindo umas das outras.
- Pinte a folha com lápis de cor. Comece a colorir a partir do meio da folha, usando primeiro o amarelo, depois o laranja e o vermelho. Neste caso, faça as transições suaves. Pinte as bordas da folha de preto. A mesma cor deve ser escolhida para o caule localizado abaixo da folha. Você também pode contornar todas as veias em preto. Neste caso, elas ficarão mais visíveis.
O resultado será uma linda folha de outono, como se tivesse caído de um bordo em uma rajada de vento. Se desejar, você pode deixar a folha verde, como se fosse verão e ela tivesse sido colhida recentemente de uma árvore.
Buquê de folhas de bordo
Folha de bordo (um desenho a lápis de um buquê de folhas ficará brilhante e impressionante) em um buquê Para desenhar no papel você precisará das seguintes ferramentas:
- lápis (coloridos e lisos);
- caneta tinteiro preta;
- apagador;
- marcador preto.
Se considerarmos o exemplo de desenho de um herbário de outono, precisaremos das cores amarelo, laranja, vermelho, verde e também verde claro.
A obra será realizada em 9 etapas:
- Faça marcações: indique no papel onde o buquê ficará localizado. Para fazer isso, desenhe várias ovais. Cada uma delas representará 1 folha no buquê. Deve haver 7 ovais no total. Ao desenhá-los, você precisa ter certeza de que os ovais da frente são menores que os de trás.
- Desenhe o contorno de cada folha. Todas serão iguais, diferindo ligeiramente em tamanho e posição no buquê. Cada folha é dividida em 5 segmentos: 1 no meio, os 4 restantes nas laterais. Os caules das folhas devem ficar em um só lugar: na parte inferior. O comprimento dos caules também não é o mesmo: eles podem diferir na largura, mas apenas ligeiramente.
- Desenhe nervuras nas folhas. Cada folha tem muitas nervuras. Seu número exato é impossível de determinar, e também varia de folha para folha.
- Entretanto, dentre todas essas veias, 5 principais devem se destacar. Cada uma das cinco nervuras principais está localizada em seu próprio segmento da folha, e várias nervuras adicionais se estendem de cada uma delas. Todas as veias podem ser desenhadas com linhas. As 5 veias principais são linhas longas, e o resto das veias são, respectivamente, linhas curtas.
- Arme-se com uma caneta preta e trace cuidadosamente todas as linhas desenhadas anteriormente com um lápis, com exceção das ovais que foram desenhadas na etapa 1. Não há necessidade de contornar as ovais – elas são elementos auxiliares que precisarão ser apagados com uma borracha no futuro. Uma caneta preta tornará seu desenho mais expressivo.
- Comece a colorir o buquê. Primeiro, preste atenção na folha da frente, localizada acima do conjunto de caules. Esta folha precisa ser colorida de amarelo, laranja e vermelho. As áreas onde as veias estão concentradas devem ser amareladas. E aquelas que estão mais próximas das bordas da folha devem ser vermelhas. Nos espaços entre essas duas cores, adicione laranja.
- Pinte a parte das folhas localizada atrás da parte da frente de amarelo e laranja. As cores em cada folha devem ser distribuídas de forma diferente.
- Adicione cor laranja à folha que está no lado esquerdo do buquê, na borda.
- Adicione cor vermelha às folhas do centro e da extrema esquerda.
- Pinte as folhas superiores e direitas com lápis verde e verde claro.
- Desenhe os contornos usando um marcador preto.
Ramo com folhas de bordo
Uma folha de bordo (um desenho a lápis pode ser baseado em uma cópia de, por exemplo, um galho de bordo), retratada em um galho, será diferenciada por seu volume e integridade.
Para desenhar tal ramo, você precisa preparar:
- papel;
- lápis simples;
- uma caneta-tinteiro preta;
- apagador;
- marcador preto;
- vários lápis de cor.
Este será um galho de outono, então você precisará das cores amarelo, laranja, vermelho e bordô.
O processo de desenho é o seguinte:
- Desenhe um galho usando linhas finas. Isso é feito com um lápis bem apontado. Neste exemplo, o ramo mais largo começará à direita e ficará mais estreito à medida que se aproxima da borda esquerda do papel.
- A partir do galho principal, desenhe vários galhos mais finos. 3 galhos devem ser colocados na parte superior e inferior, e 1 galho ficará no lado esquerdo. Na verdade, esse será o fim do branch principal. No total, você receberá 7 filiais.
- Faça 1 círculo no final de cada galho. Os círculos são elementos auxiliares do desenho, que precisarão ser tomados como base na hora de desenhar as próprias folhas nas etapas seguintes.
- Divida cada círculo em 5 segmentos. Isso tornará muito mais fácil criar o formato correto das folhas.
- Desenhe cada folha detalhadamente. Para fazer isso, você precisa fazer muitas bordas pontiagudas e adicionar veias.
- Use uma caneta preta para traçar o contorno do desenho. Ao mesmo tempo, remova os elementos auxiliares restantes desenhados anteriormente a lápis.
- Depois que os contornos estiverem concluídos e destacados, passe para a coloração. Decore o meio de cada folha com flores amarelas e laranjas.
- Desenhe as bordas das folhas em vermelho e adicione um tom bordô. Isso tornará as áreas ao redor do contorno mais escuras e, portanto, mais realistas.
- Trace os contornos com um marcador preto. Use o mesmo marcador para colorir o galho.
Para aqueles que decidiram começar a desenhar com lápis, as folhas de bordo oferecem uma oportunidade de obter um bom treinamento. Afinal, esses elementos contêm muitos detalhes. Além disso, o esquema de desenho é quase o mesmo para todas as folhas.
Vídeo de desenho de folha de bordo
Folha de bordo - desenho a lápis: