A história registra o surgimento das bonecas há mais de 4.000 anos. Hoje em dia, mesmo para costureiras iniciantes, fazer uma boneca com as próprias mãos as ajuda a descobrir seus talentos e usá-los no desenvolvimento de seus filhos.
A ideia da boneca: preparação de materiais, ferramentas
Técnicas modernas de tais produtos artesanais são apresentadas em diferentes tipos: brincadeiras para crianças, amuletos, rituais, teatrais, interiores. Fazer bonecas com as próprias mãos, tanto para iniciantes quanto para artesãos experientes, é precedido pela preparação dos materiais/ferramentas necessários.
Nomeadamente:
- diagrama do produto, molde de papel com forma e tamanho indicados;
- tecido natural de cor neutra para costura do corpo do produto e tecido colorido para roupas;
- enchimento (estofo sintético, holofibra, pequenos retalhos de tecido, etc.);
- couro sintético, feltro (para sapatos);
- fios de algodão fortes da mesma cor do produto para costurar suas partes e fios de lã/mouline para bordar o nariz e a boca;
- tintas acrílicas e pincéis para pintura facial (se necessário);
- tesoura;
- agulhas;
- elementos decorativos (botões, miçangas, rendas, etc.);
- meios auxiliares para encher o "corpo" da boneca, encher e virar peças (pau, espeto de bambu);
- giz de cera multicolorido, lápis, marcador que desaparece para marcar tecidos;
- máquina de costura.
Costurando uma boneca de tecido com suas próprias mãos
É importante considerar que uma boneca criada com suas próprias mãos para iniciantes deve necessariamente consistir nas seguintes ações:
- Fazer um molde de um produto no papel usando um molde pronto ou suas próprias medidas.
- Transferir um molde de papel para o tecido com giz/marcador e, ao recortá-lo, criar margens de costura (0,5-1 cm). Para evitar diferenças de tamanho, as pernas e os braços são recortados em um pedaço de tecido dobrado ao meio.
- Fixação dos membros ao corpo recortado (pernas de ambos os lados a uma distância de até 2 cm, e braços – até 12 cm da parte inferior) e costura.
- Coloque a segunda metade do corpo cortada do tecido em uma parte (com o lado direito voltado para dentro), primeiro alinhavando à mão e depois costurando à máquina. Para poder virar ainda mais a peça, a parte superior da parte de trás permanece sem costura.
- Virar o corpo em branco com os membros do avesso, preenchê-lo com o material preparado e ajustar a densidade usando palitos e espetos.
- Costurar (à mão) o buraco aberto restante (a costura resultante ficará coberta por pelos).
- Fazer cabelo e prendê-lo no topo da cabeça; design de rosto.
- Costurar roupas de acordo com moldes pré-preparados com margens nos cortes laterais para costuras de até 1 cm, na parte superior - até 3 cm. Ao fazer sapatos, é necessário prever fendas frontais/traseiras para calçá-los e furos para amarrar os cadarços.
Tecidos para bonecas de grife
A experiência de artesãos qualificados mostra que, para quem está começando a criar bonecas com as próprias mãos, o melhor é usar roupas usadas. Costureiras experientes não negligenciam esses produtos de segunda mão, nem sobras de tecidos novos.
Em todos os casos, os tecidos devem ser de algodão, lã, malhas, couro sintético, seda natural e couro.
É muito relevante combinar materiais de diferentes tipos, texturas, plasticidades e paletas de cores. O principal requisito é que eles sejam naturais, tenham aparência atraente e não contenham corantes artificiais.
Tilda e suas variedades
A primeira boneca Tilda foi criada à mão por uma jovem designer norueguesa, Toni Finagher, em 1999. Este é um dos brinquedos que, mesmo para costureiras iniciantes, cria ricas oportunidades para fazer vários produtos.
Uma característica distintiva do estilo tildomania feito à mão é o uso de materiais ecologicamente corretos, as linhas suaves incomuns do “corpo” e os tamanhos de suas peças. São troncos e membros alongados; cabeça pequena, rosto de cor pastel com olhos pequenos e redondos, nariz e boca; com bochechas rosadas e brilhantes.
As cores desejadas podem ser obtidas usando corantes naturais (chá, café, pó, grafite de lápis, etc.).
Os enchimentos são penugem sintética, enchimento sintético, holofibra e até cereais calcinados. Os braços/pernas são fixados por meio de costura/abotoaduras. Para cabelos, são utilizados fios de lã pura, fio dental e outros materiais naturais. Os looks sempre contam com estampas coloridas, acessórios variados, babados e rendas.
A tildomania encontrou aplicação na produção de bonecas em diferentes imagens (loira, morena, country, romântica, etc.). Junto com as bonecas, há vários brinquedos dessa direção estilística na forma de fadas, anjos, vários animais, bem como soldados, aviões, etc.
Esses produtos podem ser usados não apenas como brinquedos infantis, mas também como elementos de decoração de interiores e presentes criativos.
Fazemos cabelo e penteado para a boneca
O processo de extensões de cabelo consiste nas seguintes etapas:
- Seleção de material: fios para tricô/feltragem, lã natural, linho penteado, feltro em folha, apliques usados para apliques, cabelo sintético, fita de cetim. Cada um desses tipos tem seus próprios recursos de aplicação que exigem uma master class separada.
- Preparando ferramentas adicionais para tesouras existentes, máquina de costura/agulha, fita métrica/centímetro. Esta é uma fita adesiva; papel de cigarro; Caixa/régua de DVD; cola quente - para fios, universal - para sintéticos.
- Determinando o comprimento: longo, curto, médio. Para um bebê, é melhor fazer uma boneca com cabelo curto. Para crianças mais velhas, brinquedos de pelo longo são adequados para decoração de interiores.
- Formação de cabelo, sua fixação na cabeça da boneca consiste na "construção" inicial dos fios. Isso é feito usando uma caixa de DVD, na qual fios do comprimento necessário são enrolados, colados, fixados e então cortados. Após várias manipulações com quantidades diferentes de fio de acordo com a localização das partes coladas, costurando os fios ao papel de seda, você deverá obter fios que serão presos à cabeça do tecido.
- Criando um penteado com cabelos lisos, ondulados e cacheados. Para penteados com cabelos lisos, fios novos são adequados, e para cachos e ondas, fios sintéticos ou fios de itens de malha soltos são adequados. Ao mesmo tempo, o uso de fios inicialmente retos permite criar diferentes graus de cachos no cabelo enrolando-o brevemente em uma pequena haste de madeira.
A escolha correta do material, comprimento e fixação do cabelo permite variar o penteado: encurtando, trançando, criando "rabos", etc. Misturar fios multicoloridos ajuda a obter combinações originais na hora de criar uma imagem harmoniosa de qualquer boneca.
Como fazer um rosto de boneca
Existem diferentes opções para criar volume, relevo, expressão facial usando a técnica de meia, sobreposições na testa, queixo, bochechas, nariz, tecidos esculturais. O primeiro passo para criar o rosto de uma boneca é pintá-lo. Para esse propósito, os corantes acrílicos resistentes à água são os mais adequados, pois formam uma película semelhante à borracha no tecido.
Além disso, eles vêm em uma ampla gama de cores. Primeiro, você precisa desenhar os olhos, o nariz, os contornos dos lábios com indicação clara dos cantos e o queixo na cabeça preenchido com enchimento sintético/hollowfiber. Após verificar a simetria da disposição dessas peças, é feito um “aperto” com agulha longa e linha forte para formar as depressões/saliências necessárias do rosto.
Este análogo exclusivo de costura de cobertores grossos permite que você crie o tamanho e o formato necessários do nariz, o corte dos olhos e a redondeza do rosto como um todo. Depois disso, usando um pincel, o rosto é tonificado com tinta a óleo ou pastel em diferentes meios-tons para as pupilas e o branco dos olhos, sobrancelhas, asas do nariz, lábios e bochechas.
Master class: boneca Waldorf
Uma boneca Waldorf bem feita à mão para iniciantes e costureiras experientes é uma oportunidade de aproveitar as conquistas da pedagogia alternativa mais difundida no mundo.
Sua popularidade se deve ao seu foco no desenvolvimento sistemático da personalidade da criança, na criação de um ambiente natural de brincadeira e em condições favoráveis para a introdução da criatividade, da cultura e do desenvolvimento espiritual. As características distintivas desta boneca de formato simples são uma cabeça dura, um corpo macio, um desenho claro dos membros móveis e contornos arredondados.
As proporções do modelo são determinadas pela correspondência da estrutura anatômica e fisiológica do corpo do bebê em diferentes períodos de desenvolvimento.
O "rosto" de uma boneca pode mudar de uma expressão neutra e desapaixonada para uma expressão pronunciada no produto "em crescimento". Isso permite que o brinquedo receba diferentes sensações, estimulando sua imaginação. Junto com ela, o bebê parece receber uma ideia adequada de seu corpo real.
É importante saber que uma boneca Waldorf pode ser feita exclusivamente à mão e usando apenas materiais naturais!
Ao criar um molde, as dimensões da boneca devem corresponder às proporções etárias do corpo da criança. Para crianças menores de 2 anos, a cabeça tem de 1/3 a ¼ do seu comprimento, respectivamente: de 2,5 a 4,5 anos - 1/5, e para crianças de 5 anos ou mais - 1/6. Para crianças de um ano, recomenda-se costurar bonecas de borboleta, cantos de bolsas e fraldas.
Elas não têm cabelo, características faciais distintas e membros, enquanto as bonecas "crescidas" já os têm. As dimensões gerais do padrão aumentam de forma independente.
Em seguida, você precisa selecionar os materiais necessários para costurar o corpo, roupas, enchimento, cabelo (linhas, retalhos de malhas brancas e cor de pele, lã de ovelha, lascas, palha, lã). Não é recomendado usar algodão pesado, denso, embora natural, como enchimento.
Uma das opções mais populares para fazer uma boneca para os menores com tamanho de até 15 cm consiste nos seguintes passos:
- Preparando a cabeça e o pescoço. Crie uma pequena bola (de até 8 cm de diâmetro) com o enchimento enrolado no fio, coloque-a em algumas tiras, enrole-a e “insira” a cabeça resultante na meia/bandagem. O pescoço precisa ser amarrado com linhas grossas e fortes, e a parte de baixo precisa ser costurada. Depois, deve-se usar um pedaço de malha leve para cobrir essa parte interna da cabeça.
- Fabricação de cabelo Pode ser feito na forma de uma peruca costurada na cabeça (“abraços”) ou de fios presos com segurança (“tranças”). Em ambos os casos, os pontos devem ser apertados para evitar que o tecido da cabeça fique visível. Muitas artesãs colocam uma touca na cabeça em vez de cabelo.
- Preparando o corpo e os braços. O espaço em branco (corpo com mangas e pernas) costurado de acordo com o molde é preenchido pela metade com lascas/palha pequena/fio. Em seguida, a cabeça é firmemente inserida e costurada. Os cantos resultantes são dobrados para dentro e círculos preparados, semelhantes aos punhos das alças, são costurados nas extremidades das mangas ocas.
- Bordado de rosto com pontos simples de fio dental (olhos, boca, nariz, bochechas).
Características da boneca bule de chá
Mais de 200 anos atrás, um detalhe único da cerimônia do chá apareceu na Rússia: aquecedores com faces pintadas de porcelana e saias fofas e isoladas. Hoje em dia, bonecas de bule feitas à mão são usadas como uma parte colorida do interior. Para criar uma boneca, você precisará de tecido, isolamento, tesoura, linha, fio dental, agulha/máquina de costura e peças de decoração.
O processo de trabalho consiste nas seguintes ações:
- preparar um molde de boneca de acordo com a altura/volume do bule, transferi-lo para o tecido para cortar os detalhes e depois costurá-los (exceto o fundo);
- virando a peça de trabalho do avesso, colocando o enchimento dentro;
- preparando o forro e costurando-o com o enchimento, deixando uma abertura;
- costurando as duas peças juntas ao redor da circunferência e, em seguida, virando-as do avesso através do furo – completamente;
- fazer uma peruca de fio dental e colá-la em uma cabeça com rosto pintado, olhos, lábios e sobrancelhas pintados;
- costura de roupas (vestido, avental com babados, renda, botões, etc.);
- decoração completa da boneca e colocação no local desejado.
Motanka ou boneca amuleto
Essas bonecas são consideradas há muito tempo guardiãs do lar e viajantes, intermediárias entre as gerações vivas e futuras. A saia que vestem representa a terra, a fita e o lenço representam os céus, e a camisa representa o presente, o futuro e o passado da vida. Os ancestrais os transmitiram de geração para geração.
Pontos importantes são o enrolamento de fios no svarga (rosto) sem olhos, sobrancelhas, nariz, lábios na forma de uma cruz sagrada. É aqui, no símbolo da Mãe de Deus Lada, que se concentra a principal magia da boneca. Vale ressaltar que todas as partes do corpo, cabelos e roupas são amarrados com fios (transversalmente) na direção do movimento do sol, sem cortá-los.
O trabalho deve ser feito com bom humor em um dia. Tudo isso contribui para um destino feliz, resistência a doenças e danos e controle de fenômenos naturais (seca, chuva). Cada volta simboliza o preenchimento da boneca com potencial energético.
Existem 3 tipos de motankas:
- panos para enfaixar (para recém-nascidos);
- bonecas em vestidos de noiva, que eram destinados às jovens esposas antes do nascimento de um filho;
- Beregini - fértil, herbácea, zhelannitsa, Páscoa, salgueiro, etc. Elas tinham que estar localizadas perto da casa ou na sua parte oriental.
Como costurar uma boneca com meia-calça de náilon
Fazer um brinquedo desses não requer materiais ou habilidades especiais. Aqui você precisará de meias-calças de náilon, enchimento sintético, linhas (para costura, tricô), uma agulha, tesoura, pedaços de tecido, fitas para roupas. Junto com produtos de "meia" de interior na forma de personagens de contos de fadas, bonecas de brinquedo infantis também são populares. Até iniciantes conseguem fazê-los.
Instruções passo a passo: boneca feita de meia de náilon
A maneira mais acessível é fazer uma boneca de formato simples.
O algoritmo de ações é o seguinte:
- encha a meia com enchimento sintético e amarre-a;
- marque o local do pescoço com um ponto raro, depois puxe-o e enrole-o algumas vezes com fios;
- para formar um nariz, coloque um pequeno círculo na cabeça e puxe-o para junto;
- marque círculos para as pernas com pontos e aperte-os;
- na costura da meia, faça um furo para o umbigo passando uma agulha pelas costas e pegando o nylon da barriga. As nádegas são designadas de maneira semelhante;
- as orelhas e as bochechas são feitas puxando os fios juntos nos lugares certos, os olhos e as sobrancelhas são bordados com fios, e miçangas são usadas para os olhos;
- a boca sorridente da boneca é feita usando linha vermelha (a agulha é inserida no alto da cabeça, onde ficará o nó);
- os cabos são feitos com retalhos de excesso de nylon na cabeça e depois costurados ao corpo;
- o cabelo é feito de meias de náilon da cor desejada;
- As roupas são feitas de tecido, as meias são de cores diferentes.
Essa técnica será o primeiro passo para dominar modelos mais complexos.
Bonecas de garrafas plásticas
A variedade de métodos para fazer bonecas é possível pela combinação de diferentes materiais com garrafas plásticas leves e de tamanhos diferentes. Eles podem ser usados tanto como estrutura quanto como componente principal de um brinquedo para crianças de diferentes idades.
Existem diferentes opções de modelos, a saber:
- chocalho de bebê - uma pequena garrafa cheia de água, cereais, miçangas, ervilhas. Este recipiente sonoro precisa ser “vestido” com uma capa com formato de animais engraçados, personagens de contos de fadas, anjos, etc.
- Boneca bebê para crianças de 1 a 3 anos. Uma garrafa com capacidade de até 1 litro, acondicionada em um estojo, servirá como corpo. A cabeça é feita de uma meia de náilon preenchida com enchimento sintético, onde o nariz é formado usando uma agulha e linha. Os membros são feitos de maneira semelhante. Depois, os olhos feitos com acessórios de brinquedo e os cabelos feitos com lã são colados, e todas as partes do corpo são costuradas ao corpo.
- Uma boneca namorada para crianças em idade pré-escolar feito da menor garrafa. Primeiro, você precisa cortar 2 círculos de tecido de diâmetros diferentes para cobrir o gargalo e o resto da garrafa. As alças presas ao corpo são feitas de um pedaço de corda (de até 20 cm) costurado no meio, com mangas de lanterna costuradas nas pontas. A cabeça de pano é feita à imagem e semelhança da anterior ou de acordo com a sua imaginação.
Esses exemplos podem ser complementados com o conhecimento dos usuários ou com seus próprios métodos de criação de modelos exclusivos.
Boneca de moldura de autor
Para fazer a estrutura da boneca, é usado fio de alumínio/cobre (comprimento de cerca de 30 cm) de diâmetros iguais ou diferentes. Nele são feitas 2 laçadas, de 12 cm de comprimento (para a cabeça, corpo) e 16 cm (para as pernas). Ao fazer uma estrutura de boneca de até 50 cm de tamanho, são necessários até 2 m de fio.
A cabeça é feita separadamente de uma parte de uma meia/meia-calça, com posterior formação do oval e partes do rosto, fixação dos olhos, cabelo de lã/peruca velha. As palmas são feitas de pedaços de arame, as alças nas pontas das pernas dos sapatos são enroladas com enchimento sintético/fita isolante (de qualquer espessura).
Um pedaço de meia/meia-calça é colocado na palma da mão, na qual os contornos dos dedos e unhas são bordados, e “sapatos” feitos de couro sintético são colocados nas pernas. A cabeça é costurada ao corpo coberto com poliéster acolchoado. O toque final é costurar as roupas e vesti-las. O apelo de tal boneca está na mobilidade de diferentes partes do corpo, modelando suas diferentes posições.
Recorte uma boneca de papel
Esse método de fazer bonecas é popular há mais de 200 anos. Elas eram baseadas em imagens coloridas de personagens em trajes luxuosos feitas de papelão. Em tempos de escassez de brinquedos, bonecas de papel eram uma alternativa. Hoje, elas são vistas como uma oportunidade de concretizar o potencial criativo de crianças e adultos com o menor custo econômico.

A criação de diferentes modelos consiste em desenhar uma silhueta em papel grosso (caixa de doces/caixa de sapatos), recortá-la seguindo o contorno e colori-la. Segue-se então a produção de vestuário e acessórios com fixação através da dobra de várias “abas” sobre os mesmos. Aqui você pode dar asas à imaginação das crianças.
Como fazer uma boneca de papel 3D
Um dos métodos mais recentes de criação manual de brinquedos tridimensionais é o uso da tecnologia 3D. Para modelos volumétricos, são utilizados moldes planos de princesas, personagens da Disney/contos de fadas, anjos, animais, pássaros, etc., impressos em papel grosso. Elas podem ser figuras independentes ou inserções em livros.
Ao projetá-los, são utilizados os seguintes:
- presente de papel colorido,
- tecidos,
- cola,
- tópicos,
- botões,
- decorações
- outros materiais disponíveis.
Entre as técnicas mais aceitáveis estão:
- origami modular,
- kusudami.
Cada uma delas pode ser realizada de maneiras diferentes, que você pode aprender em master classes virtuais. Ao pegar emprestada a experiência de outras pessoas, você pode criar criações originais que são únicas umas das outras e podem se tornar brinquedos, decorações de interiores, coleções de designers ou presentes exclusivos.
Qualquer método de fazer uma boneca com suas próprias mãos expande as possibilidades de expressar sua individualidade. Para iniciantes, isso é uma espécie de teste de paciência, uma oportunidade de realizar suas fantasias. Ela dá às artesãs experientes uma oportunidade de melhorar ainda mais e permite que as crianças descubram seus talentos e apreciem seu trabalho.
Vídeo: Boneca DIY para iniciantes
Como costurar uma boneca com as próprias mãos, assista ao vídeo:
Boneca Tilda faça você mesmo, master class:
🙂 🙂 😀
Este site me inspira, voltarei aqui sempre