Os artesanatos que usam a técnica quilling são lindos e inusitados. Várias master classes com diagramas mostram como fazê-los. Elas são úteis para costureiras iniciantes.
Materiais para trabalhar na técnica quilling
Para criar trabalhos usando a técnica quilling, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- tiras de papel;
- ferramenta para fazer rolos;
- cola ou pistola de cola;
- régua de estêncil;
- tesoura;
- pinças;
- alfinetes de segurança;
- faca de papelaria;
- governante;
- uma base para colar partes de uma composição.
As tiras de papel podem ser compradas prontas na loja. Outra opção é cortar você mesmo as folhas coloridas compradas com um estilete, fixando a largura com uma régua. A densidade do papel deve ser de 120 g/m2.
Uma régua de estêncil é necessária para criar elementos do mesmo diâmetro.Tesouras e pinças devem ser escolhidas com bordas afiadas. Eles são necessários para criar franjas e posicionamento preciso dos elementos na composição.
Alfinetes de segurança são usados para prender as peças do artesanato durante a colagem para maior precisão.Recomenda-se o uso de um tapete de cortiça como base para colagem., já que os elementos de papel tratados com cola não aderem a ele. Ele pode ser substituído por um pedaço de espuma plástica do tamanho necessário, embrulhado em celofane grosso.
Dicas úteis para quilling
Para aqueles que estão começando a dominar a criação de artesanatos usando a técnica quilling, é importante estudar cuidadosamente os padrões e ouvir os conselhos de artesãos experientes.
Para mais cor ao criar flores Recomenda-se combinar listras de tons diferentes. Uma combinação harmoniosa de diferentes tipos e formatos de cachos e rolos ajudará a tornar o trabalho extraordinário.
Se o comprimento da tira não for suficiente, é necessário conectar as duas tiras usando cola e pressioná-las firmemente. Dessa forma a transição será quase imperceptível.
Quilling para iniciantes: como fazer uma gota
O elemento básico do quilling é uma gota. Para criá-lo, você precisa de um mínimo de materiais: uma tira de papel da largura necessária e uma ferramenta de quilling.
O procedimento para criá-lo é o seguinte:
- Uma das bordas da tira deve ser enrolada com a unha ou uma régua.
- Passe-o pela ranhura da ferramenta de quilling e comece a enrolá-lo firmemente, formando um rolo.
- Retire a peça de trabalho e abaixe-a ligeiramente (o tamanho da gota depende do grau de desenrolamento). Fixe a extremidade livre com cola.
- Aperte delicadamente a peça de trabalho com o polegar e o indicador a partir de uma das bordas, formando uma ponta afiada.
Flores simples usando técnica quilling: instruções passo a passo
Artesanato de quilling para iniciantes, moldes sobre como fazer uma flor simples, disponível para todos.
Para criá-lo você precisa:
- tiras de papel de 0,6 cm de largura;
- cola;
- pinças;
- ferramenta de quilling;
- régua de estêncil;
- conta.
Usando uma ferramenta e uma régua, forme 5 espirais idênticas a partir de tiras de papel (com base no princípio de criar uma gota). Prenda as pontas soltas com cola.
Usando uma pinça ou os dedos, crie uma pétala em formato de “barco” a partir do espaço em branco. Faça o mesmo com as espirais restantes. As pétalas devem ter o mesmo comprimento.
Cole as duas primeiras pétalas bem na base, de modo que fiquem opostas uma à outra. Depois cole cuidadosamente os três restantes. Cole uma conta no meio da flor.
Flores volumétricas: camomila, girassol
Para criar uma camomila volumosa você precisará de:
- tiras de papel de cor branca (10-12 peças) e amarela (1 peça);
- círculo de papel verde com diâmetro de 2 cm;
- tesoura;
- ferramenta de quilling;
- cola;
- arame;
- Fita adesiva floral - verde.
Forme gotas alongadas com tiras de papel branco de 3-5 mm de largura. Corte uma tira amarela de 8-10 mm de largura em franjas com um passo de 1-2 mm. Torça o miolo usando uma ferramenta de quilling. Sele a borda livre com cola.
Corte o círculo de papel ao meio e cole-o em um cone em um ângulo grande. Cole as pétalas firmemente uma na outra ao longo da borda do cone.
Enrole o fio com fita floral e fure a base do cone. Coloque o núcleo amarelo na ponta do fio. Para maior resistência, sua parte inferior deve ser revestida com cola e pressionada contra o cone.
Para criar um girassol você precisará de:
- tiras de papel amarelo, preto e verde;
- régua de estêncil;
- ferramenta de quilling;
- arame;
- fita floral (verde);
- alfinetes de segurança;
- círculo de papelão verde com diâmetro de 3-3,5 cm;
- pistola de cola e cola PVA.
Usando uma ferramenta de quilling, enrole as listras amarelas. Reduza-os a um diâmetro de 3 cm (para maior comodidade, recomenda-se usar um estêncil de tamanho adequado em uma régua). Fixe a borda livre com cola.
Dê à espiral finalizada o formato de uma gota. Use alfinetes de segurança para mover o centro da espiral em direção à borda alongada. Fixe com uma gota de cola PVA.
Quando secar, você precisa remover os pinos e usar os dedos para apertar firmemente a borda oposta da peça de trabalho. Deve ficar afiado. Deve haver pelo menos 25 pétalas por flor. A largura das listras pode ser de 3 a 7 mm.
A partir de tiras pretas de 3 mm de largura, é necessário torcer rolos bem apertados e fixá-los com cola. Deixe-os convexos empurrando o meio ligeiramente para fora. Deve haver pelo menos 20 deles.
Faça um cone usando um círculo de papelão verde. Fure a base com um arame enrolado em fita floral. Usando uma pistola de cola, as espirais pretas são firmemente fixadas uma à outra no meio do cone. Neste caso, você deve deixar 0,3-0,5 cm de borda livre onde as pétalas serão coladas.
Eles devem ser colocados bem próximos um do outro, mas não muito apertados. Em duas camadas, uma na parte superior e outra na parte inferior do cone. Tiras de papel verde de 3-5 cm de comprimento e 3 mm de largura são coladas em um círculo ao redor da base convexa do cone.
Como fazer um crisântemo
Artesanato de quilling para iniciantes - os diagramas sobre como fazer um crisântemo são muito claros.
Para trabalhar você precisará de:
- tiras de papel branco de 3 mm de largura;
- tesoura;
- pinças;
- ferramenta de quilling;
- cola.
Instruções em vídeo passo a passo para criar um crisântemo usando a técnica quilling:
Corte uma grande quantidade de tiras de papel em pedaços de 9, 7, 5 e 3 cm. Dobre-os ao meio. Usando uma ferramenta de quilling, enrole as pontas das tiras de 0,5 a 1 cm de cada lado.
Cole duas tiras de 9 cm transversalmente. Cole consecutivamente os espaços restantes em um leve ângulo, formando a primeira camada do crisântemo. Em seguida, faça uma segunda camada de tiras de 7 cm; o terceiro é feito com pedaços de 5 centímetros; O núcleo é composto por 5 a 7 faixas de 3 cm.
Cada camada subsequente requer menos espaços em branco. Recomenda-se cortar o papel em etapas, à medida que cada camada é preenchida.
Flocos de neve feitos de quilling
O floco de neve feito com técnica quilling é uma das flores mais fáceis. Você precisará de tiras de papel branco e verde de qualquer largura, cola e uma folha de papel branca.
Usando uma ferramenta de quilling, forme 3 espirais idênticas com enchimento denso. Achate-os dos dois lados para formar um barco. Cole-os na base.
Enrole a tira verde formando uma espiral apertada e use os dedos para formar um crescente. Cole as pétalas e a base verde em um pedaço de papel. Se desejar, você pode fazer um caule e folhas com listras verdes e colá-las.
Buquê de flores na técnica de papel plástico
Um design incomum de um buquê de flores usando a técnica quilling pode ser criado a partir de revistas de moda desnecessárias.Para fazer isso, você precisa selecionar as folhas mais brilhantes e contrastantes. Corte-as em tiras de 4 a 6 cm de largura e depois corte as próprias tiras em franjas.
Fio grosso é enrolado com fita da cor que você quiser. Uma tira cortada revestida com cola na base é enrolada sobre ela. Um buquê dessas flores pode ser transformado em uma caixa alta de papelão coberta com papel dourado.
Quilling passo a passo: árvore de guardanapos
Para criar uma árvore de guardanapos usando a técnica quilling, você precisará de:
- guardanapos de diferentes tons de verde, marrom, laranja;
- ferramenta de quilling;
- cola;
- tecido de base denso.
É necessário cortar os guardanapos em tiras de 40 mm de largura. Dobre cada um duas vezes e use uma ferramenta de quilling para torcer em espirais. Fixe com cola. Pressione algumas das espirais marrons com os dedos em ambos os lados para criar um formato de “barco”. Elas são usadas para formar um tronco de árvore, colando-as usando uma técnica de mosaico.
A coroa é formada por espirais redondas de tons de verde e laranja, coladas de forma caótica, firmemente umas às outras. Se desejar, é possível fazer várias camadas na coroa.
Fazendo uma borboleta usando a técnica quilling
A borboleta feita com a técnica quilling é feita com 4 rolos em formato de lágrima, 1 redondo e 1 oval. Espirais em forma de lágrima (asas) são coladas na placa oval com uma extremidade arredondada. Uma peça redonda é colada na parte superior para imitar a cabeça da borboleta. Presas em ambos os lados da cabeça estão tiras de antenas torcidas em ambos os lados.
Recomenda-se usar cores brilhantes e ricas para as listras usadas para criar a borboleta.
Master class sobre quilling de contorno: um cacho de uvas
Para criar um cacho de uvas, você precisa de 15 a 20 pedaços de espirais bem torcidas de flores lilases-roxas. Elas precisam ser coladas em papel no formato de um cacho de uvas.
Se desejar, ele pode ser feito mais volumoso, em várias camadas. Folhas de uva são cortadas em papel verde e coladas na base do cacho.
Decoração de Páscoa: Ovos de Páscoa com técnica quilling
Decorações de Páscoa usando a técnica quilling permitem que você decore sua mesa lindamente. A opção mais simples é preparar muitos elementos pequenos redondos e em formato de lágrima.

Usando uma pistola de cola quente, os blanks são fixados em um ovo de plástico (que geralmente é usado para vender brinquedos), formando flores e quaisquer outros elementos decorativos. Se desejar, você pode usar esta decoração para decorar um ovo de Páscoa comestível.
Pinturas usando a técnica de enrolar papel
Imagens feitas usando a técnica de enrolar papel podem ser planas ou tridimensionais. O tema das pinturas depende apenas da profundidade da imaginação do autor. Pode demonstrar sentimentos, pensamentos e humor. Lindas e incomuns pinturas abstratas em gradiente, feitas com técnica quilling. Essas obras podem ser dadas como presentes em feriados, aniversários para amigos e familiares.
Imagem "Coruja" na técnica quilling: descrição passo a passo
Para criar uma coruja você precisa ter:
- tiras de papel nas cores preta e marrom;
- cola;
- folha de papel;
- ferramenta de quilling.
A partir das tiras é necessário criar blanks redondos e em formato de lágrima. As espirais redondas são coladas para formar a cabeça da coruja. Na parte superior, dois elementos em forma de lágrima (orelhas de coruja) são presos à cabeça com uma base afiada. No meio da cabeça, cole dois círculos brancos com pontos pretos (os olhos da coruja).
O corpo e as asas são formados por placas marrons alongadas, em forma de lágrima, que são coladas uma em frente à outra, de acordo com o princípio do mosaico. As patas da coruja são desenhadas usando tinta preta ou marcador.
Floco de neve quilling passo a passo
Para criar um floco de neve, você precisará de tiras de papel em tons de azul-celeste. A partir deles, rolos são torcidos e elementos em formato de lágrima, diamante e quadrado são formados. Para maior resistência, elas precisam ser coladas em vários lugares. A partir dos espaços em branco disponíveis, você precisa criar um floco de neve a seu critério.
Você não deve colar os elementos imediatamente. Recomenda-se primeiro fazer apenas um floco de neve e depois colar gradualmente os espaços em branco adjacentes.
Artesanato de quilling: animais de papel

Artesanato de quilling para iniciantes: um diagrama de como fazer uma lebre ajudará na sua criação.
É necessário enrolar rolinhos apertados em forma de gota de duas cores - branco com centro rosa, na quantidade de 2 pedaços - essas são as orelhas da lebre.
Um grande rolo branco, ligeiramente achatado – o corpo. Dois rolos brancos em forma de lágrima, curvados em ângulo, são as patas dianteiras.
Um pequeno rolo redondo é a cauda. Dois gêneros de tamanho médio em forma de lágrima (dois deles são um pouco maiores) – patas traseiras.
Usando uma pistola de cola, todas as partes da composição são cuidadosamente coladas. O nariz e os olhos podem ser torcidos ou recortados em papel colorido.
Quilling marinho: peixe
Artesanato de quilling para iniciantes - o diagrama de como fazer um peixe ficará claro para todos. Para criá-lo, você precisará de uma peça grande em forma de “barco” – o corpo do peixe, e várias outras pequenas – as barbatanas.
Uma barbatana é colada na parte superior e inferior, e duas na cauda. Recomenda-se escolher uma cor contrastante para as barbatanas em relação ao corpo. – isso adicionará atratividade ao trabalho. O olho do peixe pode ser recortado em papel comum.
O que mais pode ser feito com quilling?
Usando a técnica quilling, são criadas grandes letras maiúsculas para feriados e festas temáticas, figuras tridimensionais e estatuetas. Todos os tipos de buquês de flores encantarão as pessoas ao seu redor por muito tempo.
Um presente feito com suas próprias mãos usando uma técnica tão incomum será mais apreciado pelo aniversariante do que um comprado em uma loja. Ao mesmo tempo, pode ser significativamente conectado aos hobbies de uma pessoa.
Os artesanatos que usam a técnica quilling são baratos. Até mesmo um iniciante pode criá-los usando os esquemas propostos. A atividade pode cativar você por muito tempo. E as obras finalizadas vão decorar as paredes e adicionar aconchego.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre artesanato usando a técnica quilling
Vídeo sobre artesanato em quilling para iniciantes - diagramas e como fazer:
Meus filhos e eu costumamos fazer artesanatos no estilo quilling - é interessante e divertido e, o mais importante, as crianças ficam muito felizes com os resultados.