Psicólogos, pediatras e professores recomendam a modelagem com crianças, pois esta é a melhor maneira de desenvolver a imaginação, a atenção, a memória e a perseverança da criança. Além disso, você pode oferecer plasticina a uma criança já a partir dos 9-10 meses de idade, o principal é não deixá-la comer. Mas para os primeiros experimentos com modelagem, você pode usar massa salgada, ela não fará mal se comida.
Aos 3-4 anos de idade, as crianças vivenciam um desenvolvimento mais ativo e enriquecimento do seu vocabulário devido ao desenvolvimento das habilidades motoras finas das mãos. A modelagem com plasticina é uma das melhores maneiras de fortalecer os músculos dos braços de uma criança e, portanto, desenvolver a fala e o pensamento. Trabalhar com plasticina desenvolve a criatividade, o senso de cor e forma nas crianças, além de desenvolver habilidades de composição.
Os benefícios da modelagem são enormes:
- desenvolvimento da imaginação criativa e do pensamento imaginativo;
- formação de coordenação nos movimentos das mãos direita e esquerda;
- desenvolvimento da sensibilidade sensorial: consciência do tamanho, forma e massa dos objetos;
- desenvolvimento das qualidades de força de vontade, precisão e capacidade da criança de planejar suas ações;
No grupo júnior do jardim de infância, as crianças são apresentadas a diversas técnicas de modelagem com plasticina.
Técnicas e métodos de modelagem de plasticina com uma criança
Amassar
Esta é a primeira e mais básica técnica de modelagem com plasticina. Primeiro, as crianças devem receber uma pequena peça para estudar e conhecer as propriedades da plasticina. A professora mostra às crianças que a plasticina macia muda de forma facilmente e que cores diferentes combinam melhor.
Lançamento
Essa técnica é usada de duas formas: direta e circular. A laminação direta é usada para fazer colunas, salsichas e toras. A laminação circular é usada para fazer objetos com formato redondo.
Achatamento
Esta técnica permite a produção de peças planas de produtos. Ela é produzida apertando a parte entre as palmas das mãos ou pressionando a parte contra a mesa. No entanto, vale lembrar às crianças que elas não devem pressionar muito a peça para facilitar a separação da mesa.
Existe uma enorme variedade de tipos de plasticina nas lojas modernas, mas a plasticina clássica da nossa infância ainda é o material mais acessível e adequado para modelar com crianças. É importante lembrar que a plasticina comum é bem dura e demora muito tempo para amolecer. Portanto, num primeiro momento é melhor oferecer às crianças cera de plasticina, ela é mais macia e, portanto, não requer muito tempo de amassamento.
As crianças adoram trabalhar com esse material porque ele é fácil de amassar e tem cores brilhantes e saturadas. Os adultos apreciam a plasticina de cera por sua praticidade: ela não mancha as roupas e é fácil de lavar das mãos. Mas é quase impossível limpar plasticina do carpete, então você deve pensar no local para modelar.
O que você precisa para modelar com crianças
Para modelar você precisará de:
- plasticina 6-8 cores;
- pilhas;
- placa de modelagem;
- guardanapos de papel;
- material adicional (sementes, palitos de dente, resíduos);
- papelão branco ou colorido.
Aulas de modelagem para crianças de 3 a 4 anos
Você deve se preparar com antecedência para atividades de modelagem com crianças. Pense no enredo do artesanato, encene-o e prepare o equipamento necessário. É melhor começar com algo simples e gradualmente tornar as tarefas mais difíceis. Para começar, é melhor fazer com as crianças figuras tridimensionais que se assemelhem mais a objetos reais. Depois, quando a mão da criança estiver forte o suficiente, você pode fazer figuras de plasticina, ou seja, cenas planas.
Como a atividade de modelagem é estruturada com crianças dessa faixa etária?
Introdução:
- momento organizacional;
- declaração do problema.
Parte principal:
- conhecimento preliminar do assunto;
- tecnologia de modelagem;
- trabalho independente das crianças.
A parte final:
- análise de obras infantis;
- resumindo.
Vamos analisar cada parte da lição com mais detalhes. A parte introdutória ajuda a preparar a criança para a aula e a interessá-la na modelagem. Esta parte é baseada na brincadeira, já que a atividade lúdica é o principal tipo de atividade na infância pré-escolar. Tudo se aprende e as crianças aprendem tudo brincando.
A parte principal da lição é a atividade de modelagem propriamente dita. Primeiro, as crianças são solicitadas a examinar detalhadamente o objeto que irão esculpir. A forma, a cor e as partes do objeto são especificadas. Em seguida o adulto mostra os métodos e técnicas de modelagem. Depois disso, as crianças tentam repetir as ações do professor.
Ao longo do caminho, é especificado qual cor de plasticina usar, em que quantidade e também é nomeada a técnica pela qual a parte ou todo o produto será feito. Depois, as crianças têm tempo para trabalhar de forma independente. Cada criança decide por si mesma como decorar seu trabalho, como construir a composição do artesanato.
A parte final da lição nos permite resumir: o que aprendemos, as coisas novas que descobrimos. E a análise coletiva do trabalho das crianças permite que elas comparem seu trabalho com o dos outros e identifiquem o que ficou melhor. O professor deve dar atenção especial à análise do trabalho das crianças. Vale a pena enfatizar o que foi especialmente bem-sucedido e saiu mais fácil.
O professor observa as deficiências do trabalho das crianças. No futuro, o trabalho individual de modelagem em plasticina com a criança será baseado nisso. Durante a análise, as crianças aprendem a ver características positivas no trabalho uns dos outros e a notar características de design.
Esse tipo de estrutura de aula é usado em jardins de infância, mas ao trabalhar com uma criança em casa, você também deve seguir esse plano. Oferecemos diversas instruções detalhadas sobre como fazer artesanato com plasticina, aumentando gradualmente em complexidade.
Instruções passo a passo para esculpir a figura nº 1 "Minha alegre bola sonora"
Alvo: ensinar como enrolar uma bola de plasticina usando movimentos circulares das mãos.
Material de demonstração: bolas de diferentes tamanhos e designs, fotos com imagens de bolas.
Materiais e equipamentos para o trabalho:
- placa de apoio;
- plasticina;
- pilha;
- bolas de tênis de mesa;
- papel e lenços umedecidos.
Progresso da aula
Parte introdutória. Convide a criança para jogar bola. Pegue várias bolas de diferentes tamanhos e materiais para o jogo. Lembre-se do poema de S. Marshak “A Bola”. Então dê à criança uma bola de pingue-pongue e peça para ela rolá-la nas palmas das mãos. Um adulto sugere dar às bonecas uma bola de plasticina.
Parte principal. A criança escolhe a cor da plasticina para o trabalho e decide o tamanho da futura bola. Um adulto mostra um pedaço de plasticina e pergunta como fazer uma bola com ela. A criança expressa suas suposições.
Vamos começar a esculpir. Amassamos o pedaço de plasticina selecionado e o enrolamos em uma bola usando movimentos circulares de nossas mãos. No início, você pode ajudar o bebê com a técnica “mão na mão”, mas não deve fazer a bola para a criança.
Agora você precisa decorar a bola. Você pode fazer listras enrolando pequenas salsichas e prendendo-as na bola. Ajudamos o bebê com conselhos: se a tira for curta, é preciso desenrolá-la mais longa; se for longo, encurte-o, aperte-o ou corte-o com uma pilha. Você pode decorar a bola com bolinhas. Para fazer isso, pegue pequenos pedaços e role as bolas entre os dedos.
A parte final. Analisamos as bolas resultantes, alinhamos o formato e refinamos os esquemas de cores.
Resumo da lição: o que você aprendeu, o que foi fácil, o que causou dificuldades.
Instruções passo a passo para esculpir a figura nº 2 "Guarda-chuvas coloridos"
Alvo: criando um guarda-chuva colorido em volume a partir de plasticina.
Material de demonstração: um guarda-chuva bem grande, um guarda-chuva infantil.
Materiais e equipamentos para o trabalho:
- plasticina;
- placa de apoio;
- pilha;
- canudo fino para coquetel;
- lenços umedecidos ou secos.
Progresso da aula
Parte introdutória. Um adulto pede a uma criança que adivinhe um enigma sobre a chuva:
- Se eu chorar, não tem problema,
- Em vez de lágrimas, água flui.
- Eu sou um bebê chorão
- Por trás da nuvem cinzenta...
Depois, você pode observar ilustrações em livros sobre o assunto e falar sobre o que as pessoas precisam em dias chuvosos. Convide-os a olhar para os guarda-chuvas e descrevê-los.
Parte principal. Antes de começarmos a esculpir, observamos com a criança as partes do guarda-chuva e qual o formato delas. Agora vamos convidar a criança a escolher a cor do futuro guarda-chuva e decidir seu tamanho. A criança pega uma pilha e corta a quantidade necessária de plasticina de um bloco inteiro.
Vamos começar a esculpir. Primeiro, um adulto mostra uma amostra de como fazer e depois as crianças fazem sozinhas. A cúpula do guarda-chuva é um disco, para o qual primeiro rolamos uma bola de plasticina. Agora achatamos a bola entre as palmas das mãos e tornamos o centro do disco resultante ligeiramente convexo – pressionamos com os polegares.
Para fazer a haste onde a cúpula se apoia, pegue um pedaço de canudo de coquetel, aproximadamente 1/3 do comprimento. Fixaremos o canudo do coquetel no centro do disco de plasticina. Agora fazemos a alça do guarda-chuva. Pode ser em forma de gancho ou de bola feita de plasticina.
Para a alça do gancho, enrole uma pequena salsicha de plasticina, dobre-a e prenda-a ao tubo. O resultado é uma caneta. Agora só falta decorar o guarda-chuva resultante. Para decoração, você pode usar plasticina ou adicionar diferentes materiais: miçangas, sementes pequenas, cereais.
A parte final. No final da aula, encenamos o trabalho com a criança. Por exemplo, vamos dar um guarda-chuva para um ouriço de brinquedo. Também analisaremos com a criança o que ela fez especialmente bem e em que ela precisou de ajuda. Levando essas informações em consideração, selecionamos a próxima ideia de modelagem a partir de plasticina.
Instruções passo a passo para esculpir a composição nº 3 "Cogumelos em um toco"
Agora propomos criar uma composição coletiva. Pode ser feito com um grupo de crianças ou, se a aula for individual, o adulto faz junto com a criança. Como base da composição, você pode pegar um toco de árvore real ou uma forma adequada coberta com plasticina.
Alvo: ensinar as crianças a fazer cogumelos com 2-3 partes; ensinar trabalho em equipe.
Materiais e equipamentos:
- plasticina;
- placa de apoio;
- pilha;
- disposição do toco;
- guardanapos.
A lição é estruturada da mesma forma que as anteriores. Para um momento de surpresa, ofereça às crianças uma charada sobre cogumelos:
- Toda Antoshka –
- Um chapéu e uma perna.
- Vai chover -
- Ele vai crescer.
Em seguida, você precisa convidar a criança a olhar para a imagem da história.
A parte principal: o cogumelo é o caule e o chapéu. A perna é um cilindro feito de plasticina branca ou amarela. Pegue um pequeno pedaço de plasticina e enrole-o formando uma coluna longa e uniforme. O chapéu é um disco vermelho, laranja ou marrom. Pegue um pedaço de plasticina de uma cor adequada e enrole-o formando uma bola usando movimentos circulares das palmas das mãos.
Agora achate-a para formar um disco, uma panqueca. Encaixe a tampa na haste. Depois, prendemos o cogumelo a um toco ou a uma clareira e, em seguida, colamos um pequeno pedaço de plasticina verde na perna - grama verde. As crianças fazem de 1 a 3 cogumelos, escolhendo elas mesmas a cor e o desenho.
A parte final. Mesmo que a aula seja individual, você não deve pular as etapas de análise do trabalho e resumo da aula. A etapa de execução do ofício também é obrigatória.
Modelando brinquedos de Ano Novo
Alvo: apresentar diferentes formatos de decorações para árvores de Natal. Sistematizar técnicas de modelagem familiares às crianças.
Materiais e equipamentos:
- plasticina;
- fios;
- placa de modelagem;
- materiais para decoração de artesanato (miçangas, sementes, cereais, miçangas).
Parte introdutória. Um adulto sugere olhar brinquedos feitos de plasticina com fios e pede para adivinhar para que servem. Em seguida, ele sugere observar os brinquedos de fábrica, avaliando suas formas e design.
Parte principal. Na parte principal da aula, o professor demonstra blocos de plasticina e pergunta às crianças como são essas formas. A professora mostra maneiras de fazer brinquedos de vários formatos. Então as crianças começam a fazer brinquedos de acordo com suas próprias ideias.
A parte final. No final da aula, como de costume, há uma análise dos trabalhos manuais e um resumo. Ao avaliar o trabalho das crianças, é importante observar o formato incomum e a originalidade do design do brinquedo acabado.
"Aquário" (obra coletiva)
Este trabalho pode ser oferecido a um grupo de crianças ou um adulto pode se envolver na escultura. Não é tão complicado, mas sim volumoso e inclui diversas operações. Antes oferecíamos artesanatos tridimensionais, mas “Aquário” é uma imagem plana.

Materiais e equipamentos:
- cera plasticina;
- pilhas;
- pequenas pedras, conchas;
- aquarela;
- escovar;
- copo à prova de derramamento;
- Folha de papel de desenho A3.
- guardanapos.
Progresso da aula
Parte introdutória: observar um aquário ou sua imagem.
A parte principal inclui várias etapas:
- Uma folha de papel A3 deve ser previamente tingida de azul. Isto é água em um aquário.
- O próximo passo é aplicar plasticina amarela – este é o fundo do aquário. Cole conchas e pedrinhas na plasticina.
- Agora vamos decorar o aquário com plantas aquáticas: desenrole a plasticina verde formando uma coluna e cole-a no aquário. Agora estique a plasticina sobre a folha no formato de galhos.
- Só falta povoar o aquário com peixes e caracóis. Fazemos o peixe assim: enrolamos uma bolinha de plasticina, achatamos sobre uma folha de papel, essa será a cabeça do peixe. E então puxamos um pouco para os lados, formando um rabo para o peixe.
- Você pode colocar um caracol no fundo do aquário. Para fazer isso, role a coluna usando movimentos retos das palmas das mãos. Depois enrolamos tudo em um rolinho. Desenhamos chifres na cabeça do caracol.
Observação! Para fazer a pintura "Aquário" você deve usar plasticina de cera macia, é mais fácil de espalhar na base. Para prolongar a vida útil da pintura, você pode cobri-la com spray de cabelo. Para reduzir o tempo de execução de uma pintura, é melhor distribuir as etapas do trabalho entre as crianças.
A parte final. No final da aula, há sempre uma análise do trabalho e um resumo dos resultados: funcionou trabalhar em equipe, você gostou dessa forma de aula?
Opções interessantes para fazer com seu filho
As instruções passo a passo para modelar figuras tridimensionais com plasticina que uma criança pode gostar devem ser coloridas e incomuns. Por exemplo, você pode convidar seu filho a moldar estes animais:
Como esculpir uma girafa. Instruções passo a passo com fotos
Como esculpir uma tartaruga. Instruções passo a passo com fotos
Tartaruga terrestre
Tartaruga marinha
Flores de plasticina passo a passo
Dicas úteis para organizar atividades de modelagem com crianças de 3 a 4 anos
Recomendações:
- O local para modelar com uma criança deve ser confortável e bem iluminado. É melhor evitar carpetes para evitar danos.
- Aulas de modelagem com uma criança de 3 a 4 anos podem ser organizadas a qualquer hora do dia, o principal é que a criança tenha interesse e desejo de modelar.
- É possível e necessário usar ilustrações para explicar ou criar interesse na modelagem. Mas você não deve oferecer muitos deles para não distrair as crianças da tarefa principal.
- A qualidade do artesanato de uma criança depende do desenvolvimento dos músculos dos dedos, por isso, antes de modelar, vale a pena fazer exercícios com os dedos.
- A atenção e a concentração de crianças de 3 a 4 anos geralmente duram de 15 a 20 minutos, o que significa que esse é exatamente o tempo que deve ser dedicado à modelagem. Se o trabalho não estiver concluído durante esse período, é melhor adiá-lo para amanhã. À medida que a criança começa a ficar cansada, o nível de atenção cai e o interesse pela atividade diminui.
- Ajude seu filho somente se ele pedir. Mas não se recuse a ajudar quando algo não der certo. Emoções positivas são a chave para o sucesso em qualquer atividade com seu filho.
- A principal tarefa de analisar o trabalho das crianças é garantir que os métodos e técnicas de modelagem sejam dominados e descobrir quais erros foram cometidos.
- Você deve apontar as deficiências do seu filho com muito cuidado e gentileza para não estragar seu humor criativo.
- Ao modelar com crianças de 3 a 4 anos, você deve dar a elas mais independência. Escolher a cor da plasticina, a técnica de escultura, a maneira de decorar a obra acabada - tudo isso está disponível para uma criança dessa idade. É isso que torna possível desenvolver habilidades criativas.
- É essencial organizar exposições de trabalhos infantis e armazenar artesanatos. Isso terá um efeito positivo na autoestima das crianças e fortalecerá seu desejo de criar.
A modelagem com plasticina é o melhor exercício para desenvolver a coordenação motora fina da criança. Portanto, vale a pena incluí-lo em sua rotina diária de 1 a 2 vezes por semana.
Muitas vezes os pais ignoram as atividades de modelagem com seus filhos, por falta de tempo ou por medo de fazer uma grande bagunça depois da modelagem. Mas isso é completamente em vão. O problema da desordem é facilmente resolvido se a criança tiver um local especialmente equipado para atividades criativas.
Atividades conjuntas entre pais e filhos não só permitem que eles passem um tempo alegre e útil, mas também os aproximam e fortalecem os laços familiares. Também é uma grande contribuição para a educação continuada na escola.
No artigo, vimos exemplos de modelagem com plasticina, mas você também pode modelar com massa, argila e outros materiais plásticos. Esperamos que as recomendações sejam úteis e ajudem você a organizar suas aulas de modelagem de uma forma divertida, interessante e produtiva.
Formatação do artigo:Oksana Grivina
Vídeo sobre modelagem com plasticina para crianças
Como fazer um gato engraçado:
Brincar com plasticina é muito útil para desenvolver a coordenação motora fina e a fala. Leti gosta de fazer coisas assim.