Jacquard preguiçoso é uma técnica original para decorar diversas roupas. Ao tricotar, é recomendável familiarizar-se com as características e princípios de criação dos produtos. Há um grande número de padrões de tricô diferentes dessa maneira.
Ferramentas e materiais necessários
O tricô jacquard preguiçoso (o diagrama com a descrição é fornecido para fins de familiarização com as características do método) é uma técnica de tricô exclusiva que ajuda a criar lindos enfeites e padrões em roupas.
Além disso, não são necessárias ferramentas auxiliares para o trabalho, e o método não envolve mudanças complexas de loops. Para criar um enfeite, você precisa combinar diferentes tons de material de linha para que o design fique expressivo e brilhante.

Na hora de escolher o fio, vale dar preferência aos materiais com espessura fina ou média. Devido a isso, o enfeite ficará mais limpo e claro. O material do fio feito de fibras naturais é adequado para tricô.
Por exemplo, é aceitável usar alpaca, algodão ou lã para deixar a roupa confortável e ter bom isolamento térmico.
Os tons do material da linha devem combinar entre si para criar um belo contraste. Para estes fins, o ideal é utilizar linhas da mesma marca. Neste caso, os tons serão compatíveis entre si.
Selecionando agulhas de tricô:
Produto e ornamento | Tamanho da ferramenta |
Luvas | 2 milímetros |
Meias | 3 milímetros |
Losangos | 2,5 milímetros |
Pegadas | 3,75 milímetros |
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
O jacquard preguiçoso é indicado para quem não tem experiência em tricô. Graças a padrões simples com descrições detalhadas, você pode fazer lindos enfeites sem se confundir com a mudança de tons que se alternarão a cada 1-2 fileiras.
Neste caso, alguns elementos do padrão precisam ser tricotados com alongamento.
Meias
O tricô jacquard preguiçoso (o padrão consiste em elementos simples) permite que você tricote meias quentes. O produto fica lindo e festivo, podendo ser usado como presente.
![]() | ![]() |
Padrão de tricô com descrição:
- Monte 80 pontos. Após tricotar, distribua os elementos tricotados em 4 agulhas de tricô em quantidades iguais. Para tricotar use fio branco.
- Crie 2 carreiras com elástico 1x1. Após a próxima carreira, faça a superfície frontal.
- Adicione fio vermelho ao tecido para criar o futuro padrão.
- Em cada agulha de tricô, diminua 1 elemento. Para reduzir o número de laçadas, tricote 2 elementos juntos.
- Quando restarem 19 pontos nas ferramentas de tricô, crie uma listra usando material de linha branca. Em seguida, diminua os elementos para que seu número seja igual a 18.
- Depois de criar uma faixa de sombra branca, prossiga para o design do padrão seguinte de acordo com o esquema inicial. Quando você tiver tricotado 64 elementos, você pode passar a modelar o calcanhar.









- Após criar o calcanhar, divida o produto em 3 partes. Como resultado, devem sobrar 10, 12, 10 elementos em 3 agulhas de tricô. Isso ajuda a criar uma transição suave.
- Monte 4 pontos usando uma ferramenta de tricô. Como resultado, deve haver 6 elementos em cada agulha.
- Diminua os pontos gradualmente até que o desenho do produto esteja completamente concluído.
- Para fechar o golfe, tricote 2 laçadas juntas de modo que reste apenas 1 elemento.
- Puxe o material da linha e prenda-o.
Pegadas de chinelos
O tricô jacquard preguiçoso (o diagrama mostrará como tricotar o produto corretamente) permite que você crie um item prático para a casa. Para deixar as meias quentes, é melhor usar fios que contenham lã.
Para decorar um produto colorido, recomenda-se usar 2 tons de material de linha, por exemplo, cinza e rosa.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Usando fio cinza, faça um conjunto de 53 laçadas.
- As 2 primeiras carreiras são feitas com elástico. Para fazer isso, primeiro remova o elemento da linha 1. Depois, do início ao fim da carreira, tricote alternando 1 laçada meia e 1 laçada frontal. No final da linha, faça 2 elementos em tricô.
- Na 2ª carreira, retire primeiro o elemento e depois tricote 1 elemento da frente e 1 elemento de trás até o final da carreira. Loops alternados.
- Em seguida, usando o material de linha cinza, faça as próximas 8 carreiras da mesma forma que nas carreiras 1 e 2.

- Mude a cor do fio para rosa e continue tricotando com um elástico. Crie 2 novas linhas.
- Troque a cor do material do fio novamente e tricote 6 carreiras.
- Depois faça 2 linhas com o fio rosa. Depois de mudar a tonalidade, crie 8 novas linhas com um elástico. Como resultado, 26 linhas devem ser criadas.
- Depois siga o padrão, criando um desenho de 12 linhas. Deixe o material do fio e selecione os elementos centrais na quantidade de 17 peças.
- Fixe o fio aos elementos centrais para tricotar 10 cm do padrão.
- Na última carreira do avesso, coloque todos os elementos voltados para cima. Para isso, o fio deve ser de cor cinza. Para continuar tricotando os dedos, use somente este tom de material de linha.
- Nas próximas 6 carreiras, primeiro remova a laçada e depois siga o padrão.
- Em 1 carreira, faça 2 laçadas frontais juntas no lado direito, 11 laçadas frontais e 2 laçadas frontais juntas no lado esquerdo. No final da carreira, tricote 1 ponto meia.
- Na 2ª carreira, até o final da carreira, todas as laçadas devem ser tricotadas. O elemento externo deve ser purl.
- A 3ª carreira consiste em 2 pontos tricô juntos (no lado direito), 9 pontos tricô, 2 pontos tricô juntos (no lado esquerdo) e 1 ponto tricô.
- Na 4ª carreira, do início ao fim, todos os elementos devem ser tricotados. A última laçada deve ser em tricô.
- A carreira 5 inclui 2 laçadas em meia (para o lado direito), 7 laçadas em meia, 2 laçadas em meia (para o lado esquerdo) e 1 laçada em meia.
- Na carreira 6, tricote os elementos da frente até o final. Faça a última laçada em tricô.
- Encurte o material da linha. Depois você pode retornar ao fio que foi deixado de lado.
- Para desenhar o pé, faça uma nova carreira com fio cinza. Após remover o elemento, tricote 17 alças frontais. Levante 18 elementos e tricote 11 alças frontais. Eleve o mesmo número de elementos novamente. Em seguida, faça 17 laçadas frontais e 1 laçada traseira.
- Usando a técnica de ponto meia, crie mais 3 carreiras. Em seguida, faça 2 linhas com o fio rosa e mude o tom do material do fio para cinza para criar mais 4 linhas. Como resultado, 10 linhas de ponto meia devem ser criadas.
- Para criar a sola nas próximas 10 carreiras, primeiro remova 1 elemento de cada vez.
- A carreira 1 consiste em 2 malhas juntas, 31 malhas juntas, *2 malhas juntas, 4 malhas juntas* (repita duas vezes), 2 malhas juntas, 32 malhas juntas, 2 malhas juntas e 1 tricô.
- Na 2ª carreira, tricote todos os elementos. A última laçada deve ser em tricô.
- A linha 3 inclui 2 pontos tricô juntos, 30 pontos tricô, *2 pontos tricô juntos, 3 pontos tricô* (tricotar 2 vezes), 2 pontos tricô juntos, 30 pontos tricô, 2 pontos tricô juntos e 1 ponto tricô.
- Na 4ª carreira, faça apenas os elementos da frente. A última laçada deve ser em tricô.
- A carreira 5 consiste em 2 malhas juntas, 29 malhas, *2 malhas juntas, 2 malhas* (repita duas vezes), 2 malhas juntas, 28 malhas, 2 malhas juntas e 1 elemento em meia.
- As carreiras 6 e 8 são tricotadas com alças frontais, mas o último elemento deve ser tricô.
- A carreira 7 consiste em 2 malhas juntas, 27 malhas, 2 malhas juntas, 1 malha, 2 malhas juntas, 27 malhas, 2 malhas juntas e 1 elemento em meia.
- Na 9ª carreira, faça 2 pontos tricô juntos, 25 pontos tricô, *2 pontos tricô juntos* (repita três vezes), 26 pontos tricô, 2 pontos tricô juntos e 1 ponto tricô.
- Na carreira 10, tricote 28 elementos frontais.
- Corte o material do fio, deixando um pedaço longo.
- Feche as alças para facilitar a costura da parte de trás.
Luvas
O tricô jacquard preguiçoso (um diagrama com uma descrição detalhada permitirá que você crie algo bonito e prático) é adequado para tricotar luvas, que são caracterizadas por um padrão leve. O material da linha pode ser qualquer um, mas a espessura deve ser a mesma.
Esquema com descrição do trabalho:
- Decore as fileiras 1 a 3 com um tom e as fileiras 4 a 6 com outro.
- A repetição do padrão para a luva direita consiste em 3 laçadas. Para criar um punho, faça um conjunto de 61 elementos. Distribua as laçadas resultantes uniformemente entre 4 agulhas de tricô e feche em círculo.
- Troque os 2 elementos externos puxando-os através deles. Tricotar um elástico 2x2 em 60 laçadas. Como resultado, a largura do manguito deve ser de pelo menos 5 cm.
- Depois disso, na 1ª carreira, tricote com a superfície da frente, adicionando 6 elementos. Deve haver 66 elementos nas ferramentas de tricô.


- A carreira 2 consiste em pontos tricô.
- Nas carreiras 3 e 6, faça um *elemento frontal, depois insira a agulha de tricô direita na laçada, faça 2 voltas e tricote como de costume. Em seguida, faça o elemento frontal* (repita 21 vezes).
- Nas carreiras 4-5, até o final da carreira, tricotar alternadamente 1 frente, 1 deslizado sem tricotar e 1 elemento frontal.
- Repita o padrão de modo que fique a 7 cm da borda do punho. Para verificar a distância da borda do manguito até a base do polegar, coloque o produto na sua mão.
- Na próxima carreira, faça 2 elementos frontais, após 7 laçadas, transfira para um alfinete e disque novamente o mesmo número de elementos.
- Decore o produto com jacquard preguiçoso até a ponta do dedo mínimo. Para fechar a parte superior, tricote 2 laçadas juntas em cada carreira, inclinando-as para a direita e para a esquerda.
- A luva esquerda é desenhada da mesma forma que a peça direita, até a linha onde fica a fenda para os dedos. Chegando nessa carreira, faça 24 elementos com jacquard preguiçoso e transfira 7 laçadas para um alfinete.
- Em seguida, tricote 7 laçadas e 2 laçadas frontais. Decore os elementos com jacquard até o final da linha.
- O fechamento da parte superior da luva esquerda coincide com o fechamento do produto direito.
- Para desenhar o dedo, tricote 7 elementos do alfinete em uma ferramenta de tricô. Monte o mesmo número de laçadas na segunda agulha. Levante 1 elemento de cada lacuna.
- Divida os 16 laços resultantes em 3 ferramentas, continuando a trabalhar até o centro da unha.
- Em seguida, feche a parte superior tricotando os elementos em 2 carreiras de 2 juntos. Aperte as alças restantes.
Losangos
Jacquard preguiçoso em forma de diamantes é um exemplo clássico de ornamentos coloridos que podem ser usados para criar suéteres, meias e pulôveres. Ao mesmo tempo, este design é adequado tanto para itens adultos quanto infantis.

Explicação das abreviações:
- SНЗА – como no tricô em meia, ao transferir uma laçada para a ferramenta de tricô certa, passe o fio atrás do elemento;
- SNFRONT - ao transferir um laço, passe o material do fio na frente do elemento;
- * – o fragmento selecionado deve ser repetido 2 vezes.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Tricotar 15 elementos, onde 12 laçadas são necessárias para 2 relações, 1 para simetria e 2 para laçadas de borda.
- As fileiras 1, 2, 5, 6, 9, 10, 13, 14, 17, 18, 21, 22, 25, 26, bem como 29 e 30, são projetadas com um tom, e as fileiras restantes com outro.
- Comece e termine todas as carreiras com uma laçada na borda.
- 1 carreira consiste em *6 elementos frontais* e 1 elemento frontal.
- A linha 2 inclui 13 pontos tricô.
- Na 3ª carreira, faça *3 pontos tricô, SNZA, 2 pontos tricô* e um ponto tricô.
- A carreira 4 consiste em tricô, *2 tricôs, SNAP e 3 elementos de tricô*.
- Na 5ª carreira, faça 13 laçadas frontais.
- A linha 6 coincide com a linha 5. Mas 13 elementos devem ser tricô.
- A carreira 7 consiste em *2 tricôs, 3 corr. 3a, tricô* e elementos de tricô.
- Na 8ª carreira, tricote, *tricote, 3 pb na frente e 2 pontos tricô*.
- As linhas 9, 13, 17, 21, 25 e 29 correspondem à linha 5.
- As carreiras 10, 14, 18, 22, 26 e 30 são feitas da mesma maneira que a carreira 6.
- A linha 11 consiste em *frente, 2 СНАЗ, frente, 2 СНАЗ* e elementos da frente.
- Na 12ª carreira, faça uma laçada frontal, *2 DESLIZAR FRENTE, laçada frontal, 2 DESLIZAR FRENTE e laçada frontal novamente*.
- A linha 15 consiste em *frente, СНАЗ, 3 frente, СНАЗ* e elementos da frente.
- A linha 16 inclui ponto tricô, *FRENTE FRENTE, 3 pontos tricô, FRENTE FRENTE e ponto tricô*.
- Na 19ª carreira, tricote *SNZA, 5 elementos frontais* e SNZA.
- A linha 20 inclui SNAP FRONT, *5 pontos tricô e SNAP FRONT*.
- A linha 23 consiste em *2 SNZA, 3 elementos frontais, SNZA* e SNZA novamente.
- Na 24ª carreira, faça SLFF, *SLFF, 3 pontos meia e 2 SLFF*.
- A linha 27 consiste em *frente, 2 СНАЗ, frente, 2 СНАЗ* e 1 elemento frontal.
- A carreira 28 consiste em ponto tricô, *2 pb na frente, ponto tricô, 2 pb na frente e ponto tricô*.
- Na carreira 31, faça *2 malhas, SNZA, tricô, SNZA, tricô* e tricote os elementos.
- A linha 32 inclui tricô, *tricô, PONTO FRENTE, tricô, PONTO FRENTE e 2 pontos tricô*.
Em um círculo
O tricô jacquard preguiçoso pode ser feito em círculo. Para deixar o padrão bem visível, recomenda-se usar fios de 2 tons diferentes, por exemplo, amarelo e verde. Amarelo será a cor principal, verde será a cor de acabamento. No entanto, o tricô não deve ser fraco.
Descrição passo a passo do tricô:
- O número de elementos deve ser múltiplo de 4. Troque a tonalidade do material da linha a cada 2 carreiras.
- Comece a trabalhar com o tom final.
- Na 1ª carreira, tricotar 2 elementos da frente. Após 2 laçadas, retire, deixando o fio de trabalho atrás do tecido.
- A carreira 2 é feita da mesma forma que a carreira 1.
- A carreira 3 consiste em 2 pontos meia e 2 pontos deslizados. Neste caso, o material do fio de trabalho deve ficar atrás do tecido.
- Na 4ª carreira, todos os elementos devem ser em tricô.
- Na 5ª carreira, remova inicialmente 2 elementos. O fio de trabalho deve ficar atrás do tecido. Em seguida, tricote 2 alças frontais.
- A linha 6 corresponde à linha 5.
- Na 7ª carreira, remova 2 laçadas, segurando o material do fio de trabalho atrás do tecido. Em seguida, tricote 2 elementos frontais.
- A carreira 8 consiste em pontos tricô.
- Começando na carreira 9, repita o padrão da carreira 1.
Segredos para Iniciantes
Segredos para iniciantes:
- Ao trocar a tonalidade, é preciso lembrar do material residual da linha. Na parte de trás do tecido, é permitido esticar o fio restante. Isso evitará a criação de loops extras.

- É necessário seguir o diagrama com clareza para não se perder no desenho. Para esses fins, é permitido usar iluminação de fundo ou marcadores especiais para marcar as áreas onde a tonalidade precisa ser alterada.
- Antes de tricotar o tecido principal, é recomendável fazer uma amostra com todo o padrão. Isso ocorre porque a densidade do tricô pode ser diferente daquela do tricô de meia comum.
- Para evitar que o ponto fique do lado errado, o melhor é trabalhar o padrão jacquard em círculo. Isso evitará que apareçam costuras. Este método é adequado para decorar luvas e meias.
Há um grande número de opções para tricotar peças lindas e únicas. Ao procurar por algo especial, vale a pena considerar o jacquard preguiçoso. Este método ajuda a criar padrões incomuns, enquanto a técnica e os padrões não são complicados.
Vídeo sobre tricô
Tricô jacquard preguiçoso:
A tradução do russo para o francês é literalmente incompreensível, é muito lamentável…