O jacquard falso ou preguiçoso, em contraste com o ornamento simples, é caracterizado por padrões de tricô simples. Neste caso, o consumo de material do fio será mínimo. Preguiçoso Jacquard, como técnica popular de tricô, é chamado de "padrão com laçadas deslizadas"..
Muitas vezes, ao tricotar a cada 2 carreiras, você precisará respeitar a alternância de tons. O enfeite será formado retirando pontos da carreira anterior, que foram feitos com fio de tom diferente. Como resultado, o produto final terá uma aparência elegante, sem estrias.
Ferramentas e materiais necessários
Para trabalhar, você só precisa preparar o material do fio com agulhas de tricô. Além disso, você pode precisar de uma tesoura para cortar o fio, bem como uma fita métrica para medir as dimensões do tecido de malha.
Tricotadores iniciantes devem dar preferência a linhas e ferramentas de espessura média. Neste caso, o tamanho das agulhas de tricô deve ser de 3-3,5 mm para que seja confortável trabalhar. Se você escolher agulhas grossas, será difícil pegar os pontos, mas você deve trabalhar livremente com essas agulhas.
Se você não tem muita experiência em tricô, não deve escolher agulhas de tricô feitas de bambu, plástico ou madeira. Nesse caso, o material da linha deslizará mal nas ferramentas e, para iniciantes, as agulhas de tricô podem entortar nas mãos porque são seguradas com tensão. É melhor usar ferramentas de aço porque elas são fortes e lisas.
É melhor tricotar inicialmente o jacquard preguiçoso com pontos removidos de um material de linha barato e simples. Fios de lã ou semi-lã que não escorregam são adequados. Neste caso, a composição não deve conter náilon, viscose ou seda.
Se você escolher uma linha escorregadia, o ponto perdido se desfará rapidamente junto com o resto das laçadas, e você terá que tricotar a carreira novamente. Além disso, você não deve escolher fios felpudos com mohair. Esse tipo de fio grudará na pilha, dificultando o desfiamento da amostra sem que o material fique deformado, fino ou irregular.
Esquemas com descrição de obras para iniciantes
Jacquard preguiçoso com alças removidas é adequado para criar um grande número de produtos diferentes. Esse padrão é muito procurado por tricoteiras porque não há cordões na parte de trás do tecido.
Ao mesmo tempo, um produto de malha é menos suscetível ao desgaste, ao contrário de um tecido feito com a técnica tradicional de nó jacquard.
O falso jacquard é adequado para tricô:
- luvas;
- suéteres femininos e masculinos;
- casaco de lã;
- meias;
- suéteres;
- chapéus;
- lenço.
Corrente
Na técnica do jacquard preguiçoso é possível criar um enfeite bicolor em forma de corrente. O padrão é adequado para criar o enfeite principal se o padrão for repetido em um determinado ritmo, bem como para tricotar a borda. Ao criar um padrão de corrente, você precisa mudar a tonalidade do fio a cada 2 carreiras.
Descrição passo a passo do esquema:
- Inicialmente, monte um certo número de pontos que será múltiplo de 6. Depois, tricote de 4 a 6 carreiras usando a técnica de ponto meia. Em seguida, você pode prosseguir com o design do desenho.
- Na 1ª carreira, tricote 5 pontos da frente, depois de 1 laçada, retire, o fio deve ficar atrás do tecido. Repita os elementos alternadamente até o final da carreira.
- Na 2ª carreira, remova 1 ponto (o fio deve ficar na frente do tecido) e tricote 5 laçadas em tricô. Repita alternadamente até o final da carreira.
- A carreira 3 consiste em 1 ponto deslizado, 3 pontos meia, 1 ponto deslizado e 1 ponto meia. Após cada remoção, o fio deve estar em funcionamento. Alterne as laçadas até o final da carreira.
- A carreira 4 consiste em 1 ponto meia, 1 ponto deslizado, 3 pontos meia e 1 ponto deslizado. Após cada remoção, coloque o fio na frente do tecido. Alterne os pontos até completar a carreira.
- Na 5ª carreira, tricote 2 laçadas frontais, depois remova 1 ponto (a linha deve ficar atrás do tecido) e faça 3 elementos frontais. Continue alternando até o final da carreira.
- Na 6ª carreira, faça 3 pontos tricô e retire 1 laçada (o fio deve ficar na frente do trabalho), tricotando 2 elementos tricô. Continue alternando até o final da carreira.
- Tricotar a carreira 7 da mesma forma que a carreira 3.
- A linha 8 coincide com a linha 4.
- A linha 9 é semelhante à linha 1.
- A linha 10 foi projetada como linha 2.
Ziguezague
O tricô jacquard preguiçoso com alças removidas pode ser decorado com um padrão em zigue-zague, muito procurado pelos tricoteiros. Graças a um diagrama simples com uma descrição, esta opção é adequada não apenas para artesãos experientes, mas também para artesãos novatos.
Abreviações para designar loops:
Nome | Redução |
Facial | pessoas. pág. |
Purl | fora. pág. |
Laço | pág. |
Descrição passo a passo do trabalho:
- Inicialmente, disque o número necessário de pontos, que será múltiplo de 6.
- Na 1ª carreira, retire 1 p, colocando o fio atrás do tecido. Tricotar 2 pontos. pág. Alterne as laçadas até o final da carreira.
- 2 e todas as outras carreiras pares são projetadas de acordo com o padrão, removendo pontos onde necessário. O fio deve ficar atrás do tecido.
- A fileira 3 é composta por 1 pessoa. p., 1 removido p., 3 pessoas. pág. e 1 p deslizado. Após cada ponto deslizado, o fio deve ficar atrás do trabalho. Repita alternadamente até completar a carreira.
- A carreira 5 consiste em 2 malhas. p., 1 removido p., 1 pessoa. p., 1 removido p. e 1 pessoa. pág. Cada vez que você retirar o fio, coloque-o atrás do produto. Alterne os pontos até completar a carreira.
- Na 7ª carreira, retire inicialmente 1 p, depois tricote 2 p. p., depois remova 1 p. novamente e faça 2 malhas. pág. Ao remover cada fio, ele deve ficar atrás do produto. Continue alternando até o final da carreira.
- Na 9ª carreira faça 1 tricô. p., remova o próximo p., registre novamente 3 pessoas. pág. e remova 1 p. Após remover o ponto, coloque o fio atrás do tecido. Repita os elementos alternadamente até o final da carreira.
- A carreira 11 consiste em 2 malhas. p., 1 removido p., 1 pessoa. p., 1 removido p. e 1 pessoa. pág. Após cada remoção, o fio deve estar em funcionamento. Repita alternadamente até completar a carreira.
Pé de galinha
Muitas vezes, o padrão "Pé de Galinha" precisa ser criado usando a técnica tradicional jacquard. No entanto, para agilizar e simplificar o padrão de tricô, este enfeite pode ser feito usando falso jacquard com pontos removidos.
Para que o padrão fique bem visível na tela, é permitido usar 2 tipos de fio em tons de branco e preto. A cor principal do produto deve ser preta, o padrão deve ser tricotado com fios brancos.
Descrição passo a passo do esquema:
- Para criar um relacionamento, faça um conjunto de loops, cujo número deve ser múltiplo de 6.
- A carreira 1 consiste em 1 ponto baixíssimo (o fio deve ficar atrás do produto) e 5 pontos meia. Continue alternando até completar a carreira.
- 2 e todas as outras linhas pares são feitas de acordo com o padrão, removendo pontos sem tricotar. O fio deve ficar na frente do trabalho.
- A carreira 3 consiste em 5 pontos meia e 1 ponto deslizado, com o fio atrás do tecido. Alterne as laçadas repetidas até o final da carreira.
- A carreira 5 consiste em 3 pontos deslizados, 1 ponto meia, 1 ponto deslizado e 1 ponto meia. Após cada remoção, certifique-se de colocar o fio atrás do trabalho. Alterne até chegar ao final da carreira.
- A carreira 7 é composta por 3 pontos tricô, 1 ponto deslizado e 2 pontos tricô (alternando até o final da carreira). Cada vez que você remover a linha, ela deve ficar atrás do tecido.
- Na 9ª carreira, faça 2 laçadas frontais e retire 1 ponto, colocando o fio atrás do tecido. Em seguida, tricote 3 elementos frontais. Repita a alternância até o final da carreira.
- Na 11ª carreira, tricote 3 pontos da frente, depois de 3 laçadas, retire, deixando o material atrás do tecido. Repita esse passo até terminar a carreira.
Listras de duas cores
Listras bicolores, decoradas com jacquard preguiçoso, são adequadas para criar roupas infantis. Este padrão também ficará lindo em peças femininas, travesseiros, cobertores e mantas. Este padrão consiste em 2 listras de tons diferentes.

Se desejar, é permitido usar várias cores diferentes. Ao escolher esta técnica, o trabalho não demandará muito tempo e esforço, e não há necessidade de gastar uma grande quantidade de material de linha.
Descrição passo a passo do tricô:
- Faça um rapport a partir do número necessário de voltas, que será um múltiplo de 4.
- Na 1ª carreira, tricote inicialmente 2 laçadas da frente, após 1 ponto retire, colocando o fio atrás do tecido. Em seguida, repita até o final da carreira, alternando o padrão de 5 elementos frontais, 1 deslizado (o fio deve ficar atrás do produto) e 2 elementos frontais.
- Na 2ª carreira, faça todos os pontos de acordo com o enfeite. Ao remover as laçadas, coloque o material da linha atrás do tecido.
- Na 3ª carreira, tricote 5 pontos da frente. Em seguida, alternando até o final da carreira, repita o padrão de 1 laçada deslizada e 5 laçadas frontais. Ao retirar, o fio deve ficar atrás do produto.
Molas
A técnica jacquard preguiçosa permite a criação de uma variedade de padrões. Por exemplo, um padrão em forma de molas com cachos parece incomum e bonito. Esta opção de tricô requer o uso de 2 tons de fio, que devem ser alternados a cada duas carreiras.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Monte um padrão de laçadas, cujo número seja múltiplo de 6.
- Na 1ª carreira faça 2 pontos frente. Em seguida, repita até o final da carreira, alternando o padrão de 1 laçada removida (o fio deve ficar atrás do tecido) e 5 laçadas frontais.
- Todas as fileiras pares, começando pela 2ª fileira, são desenhadas de acordo com o padrão. Ao remover os pontos, a linha deve ficar atrás do trabalho.
- A carreira 3 é composta por 1 tricô, 1 deslizado, 3 tricôs, 1 deslizado, 1 tricô e 1 deslizado. Após cada remoção, o fio deve ficar atrás do tecido. Alterne as laçadas até terminar a carreira.
- Na 5ª carreira, tricote inicialmente 4 pontos da frente. Em seguida, retire 1 laçada (a linha deve ficar atrás do produto) e faça 5 pontos da frente (alterne até o final da carreira). Para finalizar o ponto, retire 1 pedaço, coloque o fio atrás do tecido e tricote 3 laçadas frontais.
- Na 7ª carreira faça 1 laçada frontal. Em seguida, retire 1 ponto, o fio deve ficar atrás do trabalho, tricote 1 elemento da frente e retire novamente, enquanto o material deve ficar atrás do produto, depois faça 3 pontos da frente (alterne até o final da carreira). Para completar o ponto, remova 1 elemento, deixando o fio atrás do tecido.
- A carreira 9 consiste em 1 ponto baixíssimo e 5 pontos meia (alterne até o final da carreira). Depois deslize 1 ponto novamente e faça 1 ponto meia para finalizar a carreira. Cada vez que você remover o fio, coloque-o atrás do trabalho.
- A carreira 11 inclui 3 pontos tricô, 1 ponto baixíssimo, 1 ponto tricô e 1 ponto baixíssimo (repita alternadamente até o final da carreira). Para fechar a carreira, tricote 2 pontos em meia. Após remover as laçadas, o fio deve ficar atrás do produto.
Tijolo
O tricô jacquard preguiçoso com alças removidas permite criar um padrão em forma de retângulos no tecido. A peculiaridade deste ornamento é que inicialmente na 1ª linha as figuras são colocadas sequencialmente, após isso cada retângulo na nova linha ficará localizado entre as duas figuras superiores.
Qualquer tom de fio pode ser usado para tricô. Neste caso, você precisa levar em conta que 2 carreiras precisam ser tricotadas em uma cor e 4 carreiras em outra. A alternância de tons deve continuar até o final do tricô.
Descrição passo a passo do esquema:
- Faça uma conexão de modo que o número de pontos seja múltiplo de 6. Além disso, tricote 2 laçadas de borda.
- A linha 1 é composta por elementos frontais.
- 2ª carreira, faça pontos tricô.
- A carreira 3 consiste em 3 pontos tricô, 1 ponto baixíssimo (o fio deve ficar atrás do tricô) e 2 pontos tricô. Alterne as laçadas até o final da carreira.
- A carreira 4 consiste em 2 malhas meia, 1 malha deslizada (o material deve ficar na frente do trabalho) e 3 malhas meia. Continue alternando até completar a carreira.
- A carreira 5 consiste em 3 laçadas em meia, 1 removida (o material deve ficar atrás do tecido) e 2 laçadas em meia. Repita o padrão alternadamente até o final da carreira.
- Tricotar a carreira 6 da mesma forma que a carreira 4.
- A linha 7 corresponde à linha 1.
- A linha 8 é semelhante à linha 2.
- A linha 9 consiste em 1 ponto baixíssimo e 5 pontos meia. Alterne até chegar ao final da carreira. Cada vez que você remover o fio, ele deverá estar em ação.
- Na 10ª carreira, tricote 5 pontos da frente, depois de 1 laçada, retire, deixando o fio na frente do tecido. Continue alternando as laçadas até o final da carreira.
- Na carreira 11, faça 5 pontos tricô e remova 1 elemento, deixando o fio atrás do tecido. Continue alternando até completar a carreira.
- A carreira 12 é feita da mesma forma que a carreira 10.
Arco-íris
Para tricotar um padrão de arco-íris usando a técnica jacquard preguiçoso, é aceitável usar 2, 3 ou 4 tons de material de linha. Tudo vai depender do design das roupas. Entretanto, o padrão do ornamento não mudará. As primeiras 4 linhas devem ser desenhadas em um tom, depois você precisa mudar o tom a cada 6 linhas.
Descrição passo a passo do trabalho:
- Faça uma conexão de modo que o número de pontos seja múltiplo de 4. Além disso, desenhe 2 elementos de borda.
- As carreiras 1 e 3 consistem em 2 laçadas frontais e 2 traseiras. Repita os pontos alternados até chegar ao final das carreiras.
- As carreiras 2 e 4 são desenhadas de acordo com o padrão.
- Na 5ª carreira, retire 2 pontos, deixando o fio atrás do tecido, e tricote 2 laçadas frontais. Continue alternando até terminar a carreira.
- Na 6ª carreira, tricote um padrão de 2 tricôs e 2 elementos removidos, alternando até o final da carreira. Cada vez que você remover o fio, ele deve ficar na frente do tecido.
- A carreira 7 consiste em pontos tricô.
- Nas carreiras 8 e 10, tricote um padrão de 2 pontos meia e 2 pontos da frente alternando até o final das carreiras.
- Na 9ª carreira, faça 2 laçadas meia e 2 laçadas da frente. Alterne os elementos até o final da carreira.
- A carreira 11 consiste em 2 pontos meia e 2 pontos baixos, alternados até o final da carreira. O material da linha deve estar no trabalho.
- Na 12ª carreira, retire 2 laçadas, deixando o fio na frente do trabalho, e tricote 2 pontos meia. Alterne até o final da linha.
- Na carreira 13, todas as laçadas devem ser tricotadas.
- Nas carreiras 14 e 16, tricote um padrão de 2 pontos da frente e 2 pontos de trás alternados até o final das carreiras.
- A carreira 15 é composta por 2 elementos frontais e 2 traseiros, alternados até o final da carreira.
- Continue tricotando a partir das carreiras 5 e vá até a 16. A cada 6 carreiras é necessário trocar a tonalidade dos fios.
Cobra
O tricô jacquard preguiçoso com alças removidas permite que você crie não apenas padrões simples, mas também complexos. Por exemplo, você pode fazer um padrão em forma de cobra. Para tricotar, você precisa preparar dois tipos de fio em tons de marrom e cinza. A cada 2 carreiras você precisa mudar a cor. Inicialmente, você deve começar com um tom marrom.
Descrição passo a passo do tricô:
- Monte um número de pontos múltiplo de 4. Além disso, faça 2 laçadas nas bordas.
- 1 carreira consiste em 3 pontos meia e 1 ponto deslizado, alternando até o final da carreira. Ao remover, o fio deve ficar atrás do trabalho.
- A carreira 2 consiste em 1 ponto deslizado (a linha deve ficar na frente do tecido) e 3 pontos tricô, alternando até o final da carreira.
- A carreira 3 consiste em 2 tricôs, 1 deslizado (a linha deve ficar atrás do trabalho) e 1 tricô, alternando até o final da carreira.
- Na 4ª carreira, faça 1 laçada em tricô, depois remova 1 ponto, deixando o fio na frente do tecido. Em seguida, tricote 2 laçadas em tricô. Continue alternando até o final da carreira.
- A carreira 5 consiste em 1 ponto meia, 1 ponto baixíssimo e 2 pontos meia, alternando até o final da carreira. Após a remoção, o fio deve estar funcionando.
- A carreira 6 consiste em 2 elementos em meia, 1 fio deslizado (o fio deve ficar na frente do tecido) e 1 elemento em meia. Alterne as laçadas até o final da carreira.
- A carreira 7 consiste em 2 pontos tricô, 1 ponto baixíssimo e 1 ponto tricô. Após a remoção, o material deve ser colocado para trabalhar. Alterne as laçadas até o final da carreira.
- Na 8ª carreira, tricote 1 ponto meia, retire 1 ponto e deixe o fio na frente do trabalho. Em seguida, faça 2 elementos em tricô. Alterne os pontos até completar a carreira.
Segredos para Iniciantes
Segredos para iniciantes:
- Ao criar um jacquard preguiçoso, você não pode usar fios de tons diferentes em uma fileira. Neste caso, o processo deve ocorrer a partir de um novelo de linha. A tonalidade precisa ser trocada a cada 2 linhas. É retirando pontos em determinadas áreas que o desenho será criado.
- É melhor usar fios que tenham o mesmo diâmetro para que o padrão fique bonito e claro. Como resultado, o padrão será uniforme e a sombra do fundo fará uma transição suave para os detalhes do design.
- Antes de tricotar o tecido principal, é fundamental fazer uma amostra usando um material caro. Neste caso, recomenda-se tricotar pelo menos 2 voltas, fechar os pontos, lavar o tecido em água morna e secar. Somente depois de todas as manipulações você pode experimentar a amostra e calcular os pontos para uma peça maior.
O jacquard preguiçoso com alças removidas é considerado uma técnica conveniente e simples, graças à qual é possível tricotar um grande número de produtos diferentes, por exemplo, uma capa de celular, coisas para bonecas, um cobertor ou roupas. O padrão pode ser composto por vários tons de fios, o que permite criar lindas transições de cores.
Vídeo sobre tricô