Desenhe um rosto humano Não é fácil, mas qualquer um pode aprender. Esta master class abordará diversas opções e estilos para desenhar o rosto de uma menina ou de uma menina com cabelos longos e médios. Serão abordadas técnicas de desenho a lápis, tanto simples quanto coloridas. Seguindo os passos cuidadosamente, você poderá fazer um desenho interessante, aprender a anatomia do rosto e as características do desenho do cabelo.
Como desenhar o rosto de uma garota - exemplos
Elementos do rosto passo a passo
Como desenhar uma garota de cabelo médio com um lápis
Um iniciante ou uma criança não conseguirá desenhar um retrato complexo na primeira vez; você deve começar com um desenho simples até os ombros. A opção escolhida não é repleta de linhas faciais, mas contém apenas as principais características anatômicas, o que é ideal para crianças pequenas. Como mostrado na foto, você pode se limitar a desenhar até o pescoço, focando nos olhos e cabelos, que emolduram claramente a garota.

Para concluir a master class você precisará:
- lençol branco;
- um lápis simples ou preto;
- conjunto de lápis de cor;
- apagador.
Vale a pena explicar um pouco sobre os materiais para conseguir o melhor resultado. Para uma criança pequena, o melhor é usar uma folha de álbum comum ou mesmo aquelas usadas em impressoras.
Isso ocorre porque as crianças podem não ter sucesso em algo na primeira vez, e um desenho malsucedido provavelmente as deixará chateadas; portanto, não desperdice folhas grossas e caras para desenhar ou mesmo folhas de papelão (que, em princípio, não devem ser usadas devido à sua pouca capacidade de absorver a cor dos lápis).
Para desenhar contornos, ou seja, antes de adicionar cor, é melhor trabalhar com um lápis simples. Podem ser lápis artísticos Koh-i-Noor ou lápis grátis da IKEA. Estes últimos serão ainda mais confortáveis para a criança devido ao seu pequeno tamanho.
Você não deve começar seu esboço com grafite preto ou colorido. O problema é que o primeiro manchará muito a folha e será difícil de apagar, e os contornos coloridos ficarão quase imperceptíveis ou também difíceis de apagar.
A lista de materiais recomendados com preço será fornecida abaixo:
Material | Empresa | Preço mínimo, RUB (04.2020) |
Lápis simples | Koh-I-Noor | 12 (por peça) |
Faber-Castell | 12 (por peça) | |
Folhas de desenho | Goznak | 105 (por pacote, 24 unidades) |
Conjunto de lápis de cor | Koh-I-Noor | 70 (por pacote, 6 unidades) |
Estabilo | 120 (por pacote, 6 unidades) | |
Ação | 43 (por pacote, 6 unidades) |
A menina de cabelo médio, cujo desenho é mostrado acima, é feita usando uma técnica simples de “tonificação com sombreamento”. Também são mostradas sombras, luzes nos cabelos e olhos, que tornam o personagem vivo, real e volumoso.
Esse estilo envolve suavizar os traços ou “sombreamento”, o que torna a imagem mais suave e agradável aos olhos. Recomenda-se fazer esse tipo de sombreamento com um item de papelaria especial chamado “caneta amassada” ou “toner”.
Mas para o desenho infantil, uma alternativa biológica também é adequada, ou seja, um dedo, que também lida perfeitamente com essa tarefa e será ainda mais interessante para o bebê.
Para maior comodidade, a master class será dividida em etapas detalhadas, onde todas as ações serão descritas:
- No estágio inicial, vale a pena delinear as características da menina. O melhor é colocá-lo no meio da folha para que haja espaço suficiente para tudo. Você precisa contornar o oval da cabeça, a parte maior, então não diminua.
- No oval, é necessário marcar a parte inferior, o queixo e a linha central do rosto (neste caso, a linha segue em um leve ângulo em forma de arco do queixo até o topo da cabeça, porque a menina virou a cabeça ligeiramente para o lado).
- O formato da cabeça deve ser delineado, ou seja, os planos inferiores devem ser indicados, para que ela fique mais realista. Aqui você precisa prestar atenção às características anatômicas do personagem (neste caso, é um queixo pontudo e uma transição suave para as maçãs do rosto).
- A heroína tem boca e nariz pequenos, que podem ser facilmente contornados e até desenhados imediatamente. Mas ela compensa isso com olhos azuis expressivos, que podem ser de qualquer cor, o principal é capturar a forma. O melhor é começar a desenhar os olhos pelo que estiver mais próximo do observador, ou seja, do artista (neste caso, é o olho esquerdo, que fica no lado direito da folha). Você precisa marcar um círculo no lugar do olho (se a linha do nariz estiver marcada corretamente, então conte duas distâncias do queixo ao nariz, esta será a linha inferior do olho.
- Não importa o quão animado este desenho possa parecer, as proporções anatômicas dos olhos são preservadas aqui, ou seja, se você colocar a largura do primeiro olho em direção ao segundo, então este será o seu lado direito. Ao longo desta linha, você pode desenhar um segundo círculo, cujo diâmetro também pode ser medido pela distância do queixo até a linha do nariz.
- Aos círculos contornados você precisa adicionar linhas que darão forma aos olhos. É necessário contornar as pálpebras superiores e inferiores com cílios. Desenhe mais dois círculos dentro do círculo, que servirão como íris e pupila (a foto mostra um fragmento ampliado do rosto, onde você pode ver os olhos e sua estrutura com mais detalhes).
- Agora precisamos passar para o cabelo, ou seja, um esboço do formato da cabeça e do movimento dos cachos. A imagem mostra que os fios se enrolam em direção às pontas, o que é muito mais fácil para uma criança do que desenhar a ponta do cabelo. Contorne cuidadosamente os limites da franja (não a deixe muito longa para que não cubra os olhos, isso facilitará para o bebê adicionar cor aos detalhes). Depois que a franja estiver marcada, uma sobrancelha é desenhada acima do olho (aqui apenas uma fica visível).
- Depois que o esboço estiver pronto, você precisa repassar com um lápis simples as linhas que precisam ser deixadas no desenho e com uma borracha aquelas que não são mais necessárias (auxiliares).
- E agora você precisa pegar os lápis de cor e deixar o desenho mais claro. Na foto, a menina de cabelos longos tem cabelos claros, até dourados, olhos azuis profundos e tom de pele claro. Não há restrições na escolha da cor, o principal é que existam vários tons da tonalidade escolhida (principalmente para cabelos), para que você possa delinear áreas claras e escuras. Depois de escolhida a cor, você precisa aplicar o primeiro tom em todo o desenho (cada cor para o rosto, olhos, lábios e cabelo).
- Você pode usar sombreamento ou deixar como está; para sombrear, você precisa esfregar suavemente o traço com o dedo. Em pequenos detalhes, isso deve ser feito com ainda mais cuidado, para que as linhas não sejam apagadas junto com a superfície (é melhor evitar o contato com os limites).
- Agora você precisa pegar o tom mais escuro do tom escolhido (por exemplo, se o amarelo for escolhido para o cabelo, então a primeira camada é aplicada amarelo claro e agora amarelo escuro) e passar sobre as áreas onde a sombra natural incide. Se de repente não houver mais uma variedade de tons, basta mudar a pressão do lápis (para a primeira coloração, pressione levemente; para marcar sombras, pressione com mais força). Quanto ao rosto, esta é a parte inferior, abaixo dos cabelos e do pescoço, aqueles lugares onde há menos luz. Além disso, não se esqueça da sombra, ela ajudará a dar mais volume aos olhos.
- Depois de finalizar as sombras no rosto, é hora de passar para o cabelo (o primeiro tom claro já deve estar aplicado). Primeiramente vale marcar as áreas escuras atrás da cabeça; você pode até escolher uma cor mais escura, mas similar no esquema de cores (por exemplo, se for escolhido amarelo, então marrom claro). Além disso, as áreas escuras serão as pontas do cabelo (especialmente na parte de trás), a borda da parte do penteado que está mais longe da fonte de luz (o lado direito da imagem) e o topo da cabeça, ou seja, a parte do cabelo que vai para a parte de trás da cabeça.
- O cabelo tem volume e também tem a propriedade de refletir a luz, o que também se reflete na cor. Na foto você pode ver que a parte mais iluminada do cabelo dela é a testa. Existem três maneiras de obter esse efeito: escurecer a área do cabelo ao redor dessa linha iluminada (se o tom original for adequado), aplicar um tom mais claro à cor original (por exemplo, se o amarelo foi escolhido, um lápis limão ou até mesmo branco servirão) e a terceira opção é apagar essa parte com uma borracha (o mesmo pode ser feito em todo o penteado, como mostrado na imagem e nos olhos para trazer o branco para o tom desejado e mostrar o brilho na pupila).
Aqui está um desenho de uma garota com cabelos longos pronto, só falta corrigir os lugares a seu critério e adicionar um fundo para imergir o personagem resultante em algum mundo. E para deixar esse retrato mais expressivo, você pode passar um lápis preto ou até mesmo uma caneta hidrográfica nas bordas, isso vai dar mais qualidade.
Garota de desenho animado
Depois de um desenho infantil simples, você pode passar para algo mais complexo, mas ainda permanecendo no gênero desenho animado. Neste desenho você pode ver que não há necessidade de desenhar os olhos, mas há uma anatomia facial mais realista e muita ênfase no cabelo.
Este trabalho foi feito com um lápis azul, mas se suas habilidades de desenho não forem boas, você deve fazer o trabalho com um lápis simples e depois adicionar cor.
Este trabalho não descreverá o processo de dar cor a uma heroína fictícia, mas se concentrará mais nos detalhes e no trabalho com o volume do penteado.
Como o conjunto de ferramentas necessárias é o mesmo (exceto por um conjunto de lápis de cor), agora você pode começar o trabalho em si:
- O progresso não para, mas ao desenhar pessoas tudo é igual, você deve começar pelo oval do rosto. Neste exemplo, esse oval está claramente visível, o que significa que você nem precisa corrigir nada e pode desenhar imediatamente o formato desejado da cabeça. O principal é não torná-lo menor, porque aqui todos os elementos ocupam uma área grande, ao contrário do anterior, então, para que tudo caiba, o oval deve ficar no meio da folha e ocupar a maior parte dela (mas não podemos nos esquecer do penteado, que requer espaço na parte superior).
- Para maior conveniência e máxima precisão, é melhor delinear todas as características externas e só então passar para o rosto. O pescoço é delineado (a menina tem um pescoço fino) e os limites do cabelo são marcados. É preciso atentar para o fato de que em alguns pontos o cabelo ultrapassa o oval da cabeça, o que também precisa ser repetido, isso ajudará na construção do rosto. Não há necessidade de ser extremamente preciso com seu cabelo agora; será suficiente apenas delinear os limites a partir dos quais você pode começar.
- Em seguida, você precisa marcar os limites de todas as partes do oval. Mesmo considerando que se trata de uma versão em desenho animado, algumas regras anatômicas são preservadas aqui, mas com nuances próprias. A primeira coisa que você precisa fazer é desenhar uma linha vertical no centro e dividi-la ao meio, essa será a linha do nariz. Se você dividir a metade inferior em duas partes iguais, obterá o meio da boca, ou seja, a localização dos cantos da cavidade onde as linhas dos lábios superior e inferior se conectam. Ao dividir a segunda parte, você pode obter a linha da sobrancelha, mas não deve desenhá-la imediatamente.
- A parte inferior do oval precisa receber um formato mais claro de queixo (essa heroína também tem um queixo pontudo, mas não tanto, isso precisa ser refletido). Em seguida, você precisa mover um pouco para cima a partir do queixo e contornar a linha externa do lábio inferior. Na linha que foi marcada anteriormente (meio da boca), você precisa contornar o oval da língua, que também passa por esse meio. Se você medir a distância da borda superior do lábio inferior até o meio da boca (até a língua), essa será a distância até a linha interna do lábio superior. Essa distância também se ajusta à largura da boca, então esta também pode ser contornada e as linhas dos lábios podem ser conectadas, o que já comporá toda a cavidade.
- A distância do queixo ao lábio também é adequada para a distância do lábio superior à parte inferior do nariz. A partir desta linha começaremos a desenhar as narinas, e a partir daquela que foi colocada anteriormente (o meio do oval) desenharemos uma pequena elipse, que indicará a ponta do nariz e a parte mais saliente. Se você desenhar uma linha para baixo a partir deste oval ao longo da forma, esta será a asa esquerda do nariz (de onde o desenho das narinas e da ponte começa), e se você também desenhar uma linha para cima ao longo da forma, você pode encontrar a linha dos olhos. Agora você precisa mudar a inclinação da linha e conectá-la com as sobrancelhas (o meio da metade superior). A partir disso, você pode começar a desenhar a sobrancelha esquerda, que deve entrar no penteado delineado anteriormente.
- Neste exemplo, os olhos não são particularmente complexos, apenas algumas linhas grossas ao redor do formato do olho, cílios e um pouco de sombra para adicionar volume. Os olhos têm a mesma largura, o que facilita a separação a partir do meio do rosto. Basta levar em conta que a cabeça da heroína está levemente inclinada e por isso a posição do olho muda um pouco (o direito fica um pouco mais alto que o esquerdo).
- Antes de passar para pequenos detalhes, vale a pena conferir o desenho várias vezes e verificar a exatidão das proporções de todos os elementos para que sua localização não seja perturbada. Depois, você precisa passar para pequenos detalhes no rosto, ou seja, esclarecer o formato dos lábios, língua, nariz, sobrancelhas e linha dos olhos. Além disso, os dentes e as orelhas ainda não foram desenhados (apenas um dos fios de cabelo está visível aqui). Os dentes são desenhados no formato do lábio superior, e a orelha começa logo acima do meio da boca, e depois se esconde no cabelo.
- Para finalizar completamente o rosto e passar para o cabelo, você precisa adicionar sombras modeladas nos olhos, nariz, orelha, lábios e língua. A cavidade oral e as narinas podem ser sombreadas, pois esse é o local mais escuro do desenho.
- O rosto está pronto, precisamos passar para a coisa mais importante deste desenho, o cabelo. Você pode dizer pela garota que ela está bocejando, e pelo penteado dela você pode dizer que ela acabou de acordar, o que só torna o penteado dela mais interessante. Além da irregularidade do volume natural, há detalhes como fios rebeldes individuais e cabelos que se projetam em direções diferentes, tudo isso precisa ser exibido.
- O exemplo mostra claramente o sombreamento das áreas escuras do penteado e o sombreamento do volume, que também é duplicado. Alguns fios vão para o rosto (é por isso que o rosto foi concluído primeiro), mas se o sombreamento for para o rosto ou para uma área clara do cabelo, isso precisa ser corrigido com uma borracha.
O rosto da menina de cabelo comprido (foto no exemplo) também tem uma transição do pescoço para as clavículas e ombros, há até uma designação de camiseta. Tudo isso faz parte do mundo externo que pode ser adicionado conforme desejado, incluindo sombreamento de fundo.
Mas antes de colocar um ponto neste desenho, você precisa ter certeza de que todas as linhas estão corretas e que o sombreamento foi feito nos lugares certos.. Depois, você pode percorrer as linhas com um lápis escuro, caneta hidrográfica ou tinta azul, como mostrado acima.
garota de anime
Uma garota com cabelo comprido é um desenho que não só assume proporções anatomicamente corretas, porque há um número enorme de estilos, e o anime está longe de ser o último lugar. Não se pode dizer que seja mais fácil desenhar neste estilo, pois ele tem suas próprias regras e nuances que devem ser levadas em consideração.
O conjunto de materiais aqui é o mesmo do primeiro caso, então você pode começar a trabalhar imediatamente:
- O estilo é diferente, mas o começo é exatamente o mesmo, o oval da cabeça é delineado, o que ficará mais próximo de um círculo (formato elíptico). O oval é desenhado levando em consideração o cabelo, que ocupa a maior parte do rosto. O centro é marcado, é preciso levar em conta que a cabeça da menina está em ângulo. Você precisa dividir o centro ao meio, a linha indicará o fim da franja e o início dos olhos.
- A primeira coisa que você precisa fazer é desenhar o rosto, o que significa que você trabalhará com a metade inferior do oval. No meio está o nariz, desenhado como uma linha curta e nítida. Abaixo está a boca da heroína, que está aberta. Ele está localizado no centro se você medir a distância do nariz ao queixo. Para indicar a altura da boca, basta medir uma pequena distância igual do nariz e do queixo. E a largura consiste em duas alturas. Todo o espaço é ocupado pela língua, cuja borda precisa ser desenhada e os dentes superiores adicionados.
- Para marcar a posição do olho, você precisa desenhar linhas verticais dos cantos da boca para cima. Dê um pequeno passo para trás para os lados, essa será a posição dos olhos. Como são um círculo, sua largura e altura serão as mesmas, e são iguais à largura da boca. Em seguida, você precisa adicionar alguns detalhes: um arco largo na parte superior e uma linha fina na parte inferior; essas são as pálpebras. O olho em si tem uma estrutura bem simples no anime, não há branco, todo o espaço é ocupado pela íris, muitas vezes sem pupila, mas apenas com um gradiente (uma transição suave de cores). Mas o que é parte obrigatória do olho neste estilo é um grande brilho (reflexo da luz). O resto dos detalhes são adicionados com cor, mas isso fica para depois, então precisamos passar para o cabelo.
- Uma garota com cabelos longos, o desenho grita sobre isso, há muitos deles, mas são desenhados de forma bem simples. A peculiaridade de desenhar cabelo em anime é que todo o penteado é dividido em várias partes inteiras, fios, nos quais irregularidades e volumes são indicados por sombras. A primeira coisa que você precisa fazer é terminar de desenhar a franja, ou melhor, suas partes, porque ela é dividida em 4 fragmentos (nesse caso). No final da franja, acrescenta-se a coroa e, a partir dela, desenham-se as orelhas. As orelhas dos animais são desenhadas de acordo com o formato da cabeça, então isso deve ser levado em consideração. E então longos cachos são desenhados a partir deles.
- Depois disso, o trabalho é feito com lápis de cor, como no primeiro desenho, “tonificando com sombreamento”. Primeiro é aplicado o tom claro e depois os tons escuros. Além disso, você precisa usar cores para indicar detalhes como o blush nas bochechas e as sobrancelhas, que no anime são colocadas sobre a franja.
A tarefa de desenhar uma garota com cabelos longos está concluída. Você pode se limitar ao pescoço e ombros, como na segunda opção, ou pode adicionar um pouco do entorno, por exemplo, esse animalzinho fofo e docinho.
O rosto de uma garota no estilo anime não precisa necessariamente ter o formato anatômico correto, porque é um estilo de desenho animado de belas artes.
Desenhos para colorir para copiar
Um ótimo exemplo de uma página para colorir simples, adequada para crianças em idade pré-escolar. Há um mínimo de detalhes aqui, tudo é grande, então será fácil navegar e calcular proporções. O penteado é dividido em mechas separadas, o que também facilitará o trabalho com a cor.
Um trabalho mais complexo que pode ser oferecido a uma criança no ensino fundamental, a menina é mostrada em uma posição de três quartos (ligeiramente girada), isso não adicionará complexidade, mas apenas mudará o cálculo das proporções. Quanto ao cabelo, ele possui estrutura e linhas-guia que mostram o movimento do fio e seu volume. Ideal para trabalhar com volume.
Uma opção semelhante seria adequada para crianças do ensino fundamental. Aqui a ênfase máxima é colocada no cabelo e sua estrutura. Aqui a menina é mostrada de trás, o que significa que não há necessidade de trabalhar no rosto, mas aqui há uma composição de várias camadas de cachos individuais.
E claro, uma opção para quem gosta de trabalhar no gênero anime, onde todos os atributos necessários estão presentes, ou seja, olhos grandes com os mesmos grandes destaques e cabelos claramente divididos em partes.
O rosto da menina não é um desenho simples. Esta master class inclui todos os pontos fundamentais necessários para uma prática bem-sucedida na criação de uma imagem de alta qualidade. Vale a pena levar em conta todos os fatores anatômicos descritos da cabeça e do rosto da menina. Todas as linhas de luz plásticas, olhos grandes e expressivos e, claro, cabelos longos.
Desenhar o rosto de uma menina e trabalhos similares não é difícil, o principal é seguir as regras e se esforçar.
Vídeo sobre como desenhar o rosto de uma menina
Como desenhar o rosto de uma garota de anime em 10 minutos: