No inverno, é difícil para os pássaros encontrarem comida. Isso se deve ao frio e à neve que cobrem tudo ao redor. Para que o canto dos pássaros agrade aos ouvidos durante os períodos frios, é necessário ajudá-los com comida. A melhor maneira é instalar um alimentador onde sempre haverá grãos. Uma sala de jantar semelhante pode ser feita de papelão.
Características do produto
Papelão é um bom material para fazer seu próprio alimentador de pássaros. A base, por exemplo, pode ser uma caixa de suco, leite, doce ou sapatos. O principal é que haja espaço suficiente para os pássaros.
Os principais elementos do alimentador são:
Elemento | Funcionalidade |
Fundo | Grãos ou outros alimentos são despejados aqui, os quais os pássaros que passam o inverno em nossa área não recusarão. Por exemplo, você pode colocar migalhas de pão ou pequenos pedaços de banha no alimentador. Eles serão comidos com prazer por pássaros predadores e acostumados à caça. |
Teto | A principal função do telhado é proteger contra neve e outras precipitações. Além disso, protege tanto o alimento quanto os próprios pássaros. Em um alimentador de caixa, o teto é a parte superior da caixa. |
Lados | Eles protegem o espaço interior do vento. Eles são absolutamente necessários: sem eles, o alimento será levado pelo fluxo de ar, ou os próprios pássaros podem espalhá-lo enquanto comem. |
Elementos adicionais podem incluir:
- paredes em vez de lados;
- orifícios de entrada se houver paredes;
- pequenos furos para penetração de luz: quanto mais furos houver, mais luz solar penetrará na estrutura.
Também é importante lembrar que um alimentador não é um local de nidificação. Não deveria ser um lugar secreto. Os pássaros têm medo de ficar em lugares escuros, por isso deve haver muitos buracos nas paredes. Uma casa assim protegerá bem os pássaros do mau tempo.
Para evitar que os pássaros machuquem as patas, todas as bordas dos buracos devem ser bem cuidadas. Pontas afiadas, arames e pregos são proibidos.
O design do produto é simples, por isso não levará muito tempo para ser fabricado. Uma caixa de papelão espaçosa é praticamente um alimentador pronto: ela já contém os elementos principais.
Para fazer um “restaurante para pássaros” você também pode usar caixas de papelão planas, por exemplo, de bombons de chocolate.
Vantagens e desvantagens do material
O papelão comum, se deixado ao ar livre por muito tempo, será destruído pela precipitação atmosférica, por isso é melhor dar preferência a uma caixa feita de material laminado. Graças a um revestimento especial, eles resistirão à precipitação por mais tempo.
Caixa
É fácil fazer um alimentador a partir de uma embalagem de papelão: não há necessidade de desenhar diagramas complexos e fazer cálculos precisos.
Uma das principais vantagens do papelão é o baixo custo do material. Folhas de papelão são baratas, assim como a cola necessária para uni-las. Se for utilizada uma caixa pronta, sua produção será gratuita. O processo em si levará várias horas.
Em vez de papelão comum, você pode usar papelão colorido e decorá-lo com adesivos brilhantes. Isso pode ser feito com crianças.
Tetra Pak
Para quem não tem experiência, uma versão feita em tetrapack com tampa de plástico é adequada. Como regra, essas caixas têm boa proteção contra umidade. Tudo o que você precisa fazer é cortar um ou mais furos e cobrir as áreas cortadas com fita adesiva. Isso protegerá o material da penetração de umidade e as patas do pássaro de possíveis danos.
Folhas de papelão
Se você estiver fazendo um alimentador de pássaros com folhas de papelão, é melhor começar com opções simples. Elas são baseadas em caixas espaçosas de mercadorias.
Alimentador Tetra Pak
As caixas em que o suco é vendido podem ser transformadas em bons alimentadores. Este projeto será compacto e fácil de fabricar. Não ocupará muito espaço na varanda.
Um alimentador de papelão, que pode ser feito a partir de uma caixa, é feito nas seguintes etapas:
- Esvazie a caixa e lave-a bem para evitar o excesso de odor.
- Afaste-se 2–3 cm da borda inferior de uma das 4 paredes e corte um buraco. A largura da entrada deve ser de pelo menos 6 cm. Pode ser ampliado. Se a entrada for muito estreita, os pássaros não conseguirão alcançar o alimento. A altura da janela deve ser de pelo menos 8 cm. O formato da abertura pode ser retangular, pentagonal, redondo ou oval. É conveniente cortar a entrada com um estilete. Não deve haver rasgos nas bordas. Caso contrário, o alimentador ficará inutilizável sob a influência da umidade atmosférica.
- Para evitar que entre água no papelão, vede as bordas da abertura com material impermeável. Fita isolante funciona bem para essa finalidade.
- Para o conforto dos pássaros, instale um pequeno poleiro fora do comedouro. Ele deve estar localizado próximo à porta. Pode ser feito com um galho, um lápis ou uma caneta desnecessária.
- Faça um pequeno furo no teto. Ele deve ficar localizado estritamente no centro, então você precisa usar uma régua e um lápis.
- Pegue uma corda e dê um nó em uma das pontas. Passe a outra ponta pelo furo feito no passo anterior.
- Pendure o alimentador em um galho de árvore, janela ou parede. Você pode pregar um prego na sacada. O principal é garantir que ele esteja localizado bem longe do chão, onde os predadores não possam alcançá-lo.
- Decore uma caixa de papelão.
Tecidos, filmes e botões multicoloridos ajudarão a melhorar a aparência do alimentador. Esse processo criativo trará muita diversão, principalmente para as crianças.
Se você quiser pintar o alimentador com canetas hidrográficas ou aquarela, é melhor não fazer isso, porque após o primeiro contato com a umidade na superfície, todos os desenhos se espalharão e o alimentador não ficará mais bonito. Além disso, os corantes diluídos em água penetram na comida dos pássaros e causam danos a eles.
Os pássaros também prestam atenção à cor da "sala de jantar" caseira. Vale a pena tentar torná-lo mais brilhante, assim eles voarão aqui com mais frequência. Não é recomendado usar muitos elementos brilhantes e farfalhantes, caso contrário os pássaros ficarão com medo de voar até o comedouro.
Para pintura, é aceitável usar tinta que sobrou da reforma do apartamento. Você pode pintá-lo em cores diferentes, fazer o alimentador de uma cor só ou desenhar figuras em sua superfície.
Uma das melhores opções é criar imagens que tenham relação temática com temas de inverno. Você pode comprar antecipadamente vários estênceis interessantes que tornarão o processo de decoração muito mais fácil.
Pequenos galhos presos à superfície do alimentador ficarão muito bonitos. Eles adicionarão um charme natural à sala de jantar dos pássaros.
Você pode usar figuras diferentes e papel colorido. No entanto, você não deve usar muitos elementos decorativos. Antes de colocar qualquer um deles, você precisa ter certeza de que eles não vão interferir na alimentação dos pássaros.
Você também pode fazer um alimentador com dispensador. Isso permite que você adicione mais comida conforme necessário e reduz o derramamento.
Para trabalhar você precisará de:
- Caixa de 2 litros;
- plástico ou papelão grosso;
- galho;
- arame;
- tesoura ou estilete;
- alicate ou pinça.
Os passos para a criação são os seguintes:
- Corte a parte superior da caixa.
- Recorte janelas com marquises.
- Faça uma partição.
- Coloque alguns galhos no topo da caixa para facilitar a fixação do item.
A embalagem em que o leite é vendido praticamente não difere daquela do suco.
O trabalho de fabricação é o seguinte:
- Esvazie e enxágue a caixa por dentro para garantir que não haja odores.
- Faça um alimentador para várias pessoas. Para fazer isso, coloque a caixa de lado e faça um furo largo em uma das 4 paredes. A largura pode ser, por exemplo, 15-20 cm. Neste caso, vários pássaros poderão “jantar” ao mesmo tempo sem interferir uns nos outros. Em vez de um buraco largo, corte várias janelas pequenas de 7 a 8 cm de largura.
- Coloque um pequeno poleiro na frente da abertura.
- Faça um pequeno furo no teto do alimentador e passe uma corda por ele, com uma das pontas amarrada com um nó. O furo deve ficar exatamente no centro do teto para que o alimentador não fique pendurado, caso contrário a comida irá derramar.
- Se desejar, faça 2 furos no teto e passe a mesma corda por ambos.
- Pendure o alimentador em um galho, no ar condicionado ou pregado na parede.
Se o vento sopra frequentemente no local onde você planeja colocar o alimentador, é melhor não pendurá-lo, mas fixá-lo em uma superfície vertical. Para fazer isso, faça alguns furos na parede oposta à entrada e passe um fio por eles. - Use sua criatividade e imaginação para deixar o alimentador de pássaros bonito.
Alimentador de pássaros em caixa de sapato
A caixa em que os sapatos foram levados para casa pode ser usada como alimentador de pássaros. No entanto, deve-se dar preferência a papelão mais grosso. É melhor escolher um material com revestimento laminado.
A essência do trabalho é semelhante à dos exemplos anteriores e consiste nas seguintes etapas:
- Faça um furo de entrada na parede da caixa.
- Cubra as áreas cortadas com fita isolante para evitar a entrada de umidade.
- Faça furos para a corda na parte superior.
- Deixe a tampa da caixa plana e dobre-a ao meio para que pareça um telhado de duas águas. Esta peça deve ser colada na parte superior da caixa. Utilize cola resistente ao congelamento.
- Passe uma corda pelos furos feitos anteriormente para que ambas as pontas possam ser amarradas com um nó acima do alimentador.
- Decore o alimentador de pássaros. É melhor torná-lo mais brilhante para atrair mais pássaros.
- Cubra toda a superfície do papelão com fita adesiva.
Comedouro para pássaros feito de caixa de doces
Um alimentador de papelão, que pode ser feito de diversas embalagens, está pronto quase que imediatamente. A embalagem em que os doces são vendidos é muito plana, o que dificulta a tarefa. Além da caixa, corda e fita, você precisará de um grampeador. Ajudará a unir folhas de papelão, dando ao produto o formato desejado.
As etapas de fabricação do alimentador são as seguintes:
- Faça cortes na tampa. Devem ser feitos 2 cortes no total: 1 de um lado e o 2º do outro lado, oposto. Neste caso, cada corte deve ficar no centro da lateral.
- Dobre a tampa em um ângulo de 90°. A dobra deve coincidir com a linha do eixo que conecta ambos os cortes. As bordas devem ficar uma sobre a outra. Elas devem ser fixadas com um grampeador. O resultado final é o teto do futuro alimentador.
- Comece a fazer o chão. Deve ser cortado da caixa. Deve corresponder ao tamanho do telhado. Ao marcar, é necessário deixar alguma reserva ao redor do perímetro, porque depois o piso terá que ser dobrado para formar as laterais.
- Quando as partes superior e inferior do alimentador estiverem prontas, comece a conectá-las.
- Prenda uma corda na parte superior do alimentador para pendurá-lo.
- Pegue o molde com células que estava dentro da caixa. Você deve cortar um pedaço do mesmo tamanho do alimentador e colocá-lo dentro. Isso simplificará muito a manutenção, pois para remover tudo o que for desnecessário do comedouro - penas, fezes e comida velha - basta remover o mofo. Depois de removido, você pode enchê-lo com comida fresca e colocá-lo de volta dentro.
Alimentador feito de folhas de papelão
Um alimentador de papelão (pode ser feito de caixas ou folhas planas) pode ser feito de papelão ondulado fino. O material necessário pode ser encontrado em qualquer departamento de material de escritório. Para fazer um alimentador, basta comprar algumas folhas de papelão A4, cada uma com 15 mm de espessura.
Além das folhas, você também precisará de:
- lápis com régua para medir e marcar;
- faca de papelaria para fazer furos;
- cola para unir materiais;
- chave de fenda plana para pressionar dobras.
Depois que todos os materiais e ferramentas estiverem preparados, você pode prosseguir diretamente para a fabricação do alimentador.

O trabalho ocorre nas seguintes etapas:
- Decida o design. É um pouco mais complicado aqui do que nos casos descritos acima com caixas. Afinal, o tamanho e o formato do alimentador já haviam sido determinados com antecedência. Se a caixa, por exemplo, tiver 20 cm de altura, o comedouro será o mesmo. Se a caixa for um paralelepípedo, o alimentador feito com ela terá o mesmo formato. No caso de serem utilizadas chapas planas, as dimensões e o formato terão que ser determinados de forma independente. A maneira mais fácil é encontrar um diagrama pronto e desenhá-lo em folhas de papel com um lápis.
- Prossiga cortando as peças nos formatos e tamanhos necessários. Para isso, utiliza-se uma faca de escritório.
- Pressione cuidadosamente as linhas de dobra. Para facilitar a tarefa, utilize uma chave de fenda de ponta chata, assim as folhas de papelão irão dobrar mais facilmente.
- Conecte os elementos preparados. Para isso é utilizada cola.
- Decore o alimentador de pássaros. Nesta fase, é necessário proteger a embarcação da água. Como uma das propriedades negativas do papelão é sua vulnerabilidade à umidade, o alimentador deve ser envolvido com fita ou outro material à prova de umidade.
Depois de pendurar o alimentador no local designado, você deve colocar algumas pedrinhas ou outros objetos pesados no fundo.. Graças a isso, a estrutura não balança com o vento.
O que alimentar os pássaros
Antes de pendurar um alimentador pronto do lado de fora e enchê-lo com comida, você precisa saber o que pode alimentar os pássaros e o que é proibido.
É aceitável alimentar:
- pombos - cevada, cevada perolada, pão branco seco;
- peitos - sementes cruas, queijo cottage, ovos, maçãs, sementes de melancia, abóbora ou melão, banha sem sal;
- pica-paus e bicos cruzados - com pinhas, nozes, bolotas;
- corvos - pedaços de frutas, mingau, nozes, ovos, pão, carne;
- pardais, pintassilgos - painço, arroz, painço, aveia, girassol, cânhamo;
- dom-fafe - frutas congeladas ou secas.
Não é permitido alimentar pássaros:
- pão de centeio e preto. Pode levar à obstrução intestinal ou volvo;
- produtos estragados;
- painço;
- aveia;
- casca de frutas cítricas;
- bolos, doces e tortas doces;
- sobras da mesa;
- batatas fritas;
- sementes fritas;
- nozes salgadas.
Também é preciso lembrar que o período mais difícil para as aves é de novembro a março, portanto, tanto o alimentador quanto a alimentação máxima devem ser feitos neste momento. Uma vez domesticados os pássaros, é necessário manter essa conexão regularmente, renovando a comida de 3 a 4 vezes por semana e limpando constantemente o comedouro de fezes e restos de comida.
É sempre agradável observar pássaros bicando grãos em um alimentador de papelão. Esse processo é especialmente interessante para crianças pequenas. No entanto, não é só por admiração que um alimentador de pássaros deve ser feito. O objetivo principal é ajudar pequenos pássaros a sobreviver ao inverno com segurança.
Vídeo sobre o tema: Alimentador de pássaros faça você mesmo
Como fazer um alimentador de pássaros: