Tanto crianças quanto adultos gostam de desenhar animais. Algumas faunas são fáceis de representar, enquanto outras exigem muito trabalho para que a imagem pareça realista. O cavalo é um desses animais. A dificuldade está na necessidade de manter precisamente as proporções deste belo e gracioso ungulado de dedos ímpares. No entanto, se você seguir as instruções, até mesmo uma criança em idade pré-escolar conseguirá realizar a tarefa.
Como desenhar um cavalo facilmente
Cavalo (um desenho para crianças pode ser criado em estilo cartoon) conto de fadas e desenho animado é retratado em 4 etapas principais:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Desenhando a cabeça | A cabeça deste cavalo terá o formato de uma lágrima grande e ligeiramente arredondada. Você também precisa destacar o nariz, usar algumas alças para representar as orelhas e usar pontos para marcar 2 olhos na parte superior e 2 narinas na parte inferior. |
2 | Desenhando o pescoço | Para representar o pescoço, você precisa desenhar duas linhas a partir da cabeça e usar traços curtos para indicar a crina. |
3 | Imagem do torso | O corpo é representado por um oval incompleto. Na parte inferior, 2 pernas são desenhadas em sua direção, na frente e atrás. Cada perna, assim como as orelhas, é representada por uma alça, porém mais alongada. |
4 | Detalhando o desenho | Um sorriso atraente é desenhado no rosto do cavalo, e uma cauda é desenhada na parte de trás, representada por várias linhas onduladas. |
Cavalo passo a passo com lápis
Um cavalo (um desenho para crianças com habilidades em artes plásticas será um pouco mais difícil do que para bebês), em pé sobre 4 patas - esta é uma das etapas na transição para pinturas complexas.
A parte mais difícil é desenhar o par de cascos traseiros e a cabeça. Esses detalhes merecem atenção especial. Se tudo correr bem, não haverá dificuldades com o resto.
Para trabalhar você precisará de:
- folha de papel;
- lápis simples;
- apagador.
O processo de desenho ocorre nas seguintes etapas:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Faça um esboço | Será composto por 3 círculos e o mesmo número de retas:
Depois que todos os 3 círculos estiverem desenhados, você pode prosseguir para o desenho das linhas:
|
2 | Adicionar contornos de pernas | Os passos para desenhar as pernas são os seguintes:
Ao desenhar os contornos das patas traseiras, o artista deve lembrar:
|
3 | Desenhando o contorno geral do animal | Para isso, é necessário verificar cuidadosamente se todas as proporções são observadas;
Depois de ter certeza de que todas as proporções foram atendidas, você pode começar a desenhar o contorno geral. Você deve contornar suavemente todos os esboços feitos anteriormente, tendo em mente as seguintes características:
|
4 | Ajuste de imagem | Para fazer isso, você precisa usar uma borracha para remover as formas geométricas e linhas extras que foram feitas nos estágios iniciais. Resta apenas um esboço geral suave. |
5 | Detalhe a cabeça | ![]() Desenhe os olhos, as narinas e as orelhas. Antes de começar a trabalhar, certifique-se de apontar bem o seu lápis. O chumbo deve ser muito fino. As etapas do desenho são as seguintes:
|
6 | Termine de desenhar a cauda | A cauda é composta por diversas linhas onduladas. Elas começam na parte de trás do corpo e descem quase até os cascos. |
7 | Aplicar sombras | Esta é uma técnica complexa. Aqui é necessário aplicar a regra da iluminação de objetos. Se a luz atingir um objeto do lado direito, as áreas do corpo localizadas no lado esquerdo ficarão escurecidas. Portanto, as áreas certas neste caso devem ser mais claras. |
Cavalo em movimento
Um cavalo que não apenas fica parado, mas se move, é fácil para as crianças copiarem a partir de uma imagem pronta. Você pode pegar, por exemplo, um desenho de outro artista ou apenas uma fotografia de um cavalo. Neste caso, a lição anterior sobre como desenhar um cavalo em pé sobre 4 patas pode ser usada como material básico.
As etapas de criação de tal cavalo serão as seguintes:
- Indique os limites do desenho futuro desenhando linhas suaves e precisas. O resultado deve ser algo como uma moldura fina.
- Desenhe a cabeça. Ele deve estar localizado no canto superior esquerdo do quadrado resultante. A cabeça de um cavalo pode ser imaginada como uma figura semelhante a um triângulo, mas deve ter bordas arredondadas.
- Esboce a frente e a parte de trás do corpo. Ambos devem ser representados por uma oval. Uma oval, que está localizada mais perto da cabeça, se tornará o peito, e a outra, a garupa.
- Desenhe uma oval que conecte as duas desenhadas anteriormente. Deveria ser o maior. Esta será a barriga de um cavalo.
- Trabalhe com os membros. Eles são desenhados usando linhas retas e muitos pontos. Esta etapa deve receber atenção especial, pois é a posição das pernas que indicará que o cavalo não está parado, mas sim correndo. Cada uma das 4 pernas deve ser representada por 3 pontos e 3 linhas.
- Comece as patas dianteiras a partir do oval que representa o peito do animal. Primeiro, 2 pontos são colocados. A perna dianteira esquerda – aquela que está mais próxima do artista e do futuro observador – deve se projetar ligeiramente para a frente. Para fazer isso, desenhe uma linha direcionada do peito para baixo e para a esquerda.
- Coloque um ponto para indicar a articulação. Então continue a linha, mas agora direcionando-a mais para baixo do que para a esquerda.
- Coloque outro ponto e uma linha bem curta abaixo dele, que se tornará o casco.
- Aponte a perna dianteira direita para baixo e ligeiramente para a direita. Aqui não há curvas, pode ser representado como 1 linha reta, mas é necessário indicar a localização das juntas com pontos.
- Desenhe a perna traseira direita. Para fazer isso, primeiro coloque um ponto aproximadamente no meio do abdômen. Uma linha reta se estende a partir dele, direcionada para a direita e para baixo.
Depois de marcar a primeira articulação com um ponto, a direção muda: a parte inferior desta perna deve ser direcionada para baixo e para a esquerda. Após marcar a 2ª articulação com um ponto, uma linha curta é desenhada indo para baixo.
- Adicione o membro posterior esquerdo. Começa com uma ponta na parte inferior da garupa. A linha desce em um leve ângulo para a direita. Após marcar ambas as articulações com pontos, sua direção quase não muda.
- Comece a desenhar os contornos das pernas. Primeiro, você precisa contornar as pernas dianteiras com linhas suaves. É importante marcar os cascos na parte inferior de cada um deles, que devem ser representados por pequenos quadriláteros com lados de tamanhos diferentes.
- Desenhe um par de membros traseiros da mesma maneira. As extremidades dos cascos devem ser marcadas com trapézios.
- Desenhe o pescoço. Deve ser poderoso, espesso e forte. No entanto, ao mesmo tempo, você precisa tentar torná-lo elegante e não muito grande.
- Remova todas as linhas desnecessárias usando a borracha.
- Desenhe os detalhes da cabeça. É importante lembrar que o cavalo tem olhos grandes e expressivos. Suas narinas também são grandes.
- Desenhe o rabo. Pode ser longo e evolutivo.
- Apague quaisquer linhas desnecessárias que tenham aparecido recentemente e, em seguida, use algumas linhas curtas, suaves e onduladas localizadas acima das pernas para desenhar os músculos que darão força e importância ao cavalo.
- Adicione uma juba acima da cabeça, transmitindo seu volume imediatamente, em vez de desenhar cuidadosamente cada fio.
- Adicione traços cuidadosamente, indicando assim as linhas de curvatura das articulações dos membros.
- Adicione volume ao desenho. Para isso, utiliza-se um lápis duro-macio e uma técnica de sombreamento.
Para desenhar um cavalo em pé sobre as patas traseiras com um lápis simples e uma caneta preta, você precisa fazer o seguinte:
- Trace os limites do desenho e marque o esqueleto do cavalo, determinando as dimensões do corpo, cabeça, pescoço e pernas.
- Desenhe o contorno da imagem levando em conta os detalhes. Contorne a crina, a cauda, os olhos e as narinas.
- Use uma caneta preta para sombrear as áreas escuras do desenho. Contorne a sombra sob o cavalo.
- Detalhe o focinho e a cauda.
- Use um lápis macio para contornar as sombras.
- Fortaleça as sombras e esfume.
- Adicione destaques à imagem usando a borracha.
Júlio, o cavalo heróico do desenho animado
O cavalo (um desenho para crianças pode ser na forma do cavalo heróico Júlio) do conto de fadas sobre os três heróis se distingue por sua capacidade de falar. Ela também tem muitas características humanas.
Antes de desenhar Yuli, você precisa olhar atentamente para a captura de tela do desenho animado, onde ele está claramente visível, e então fazer isso as seguintes etapas:
- Desenhe a cabeça. É alongado e de tamanho médio.
- Desenhe os olhos, tentando retratar toda a sabedoria deste personagem de desenho animado.
- Termine de desenhar as narinas, cada uma das quais deve ser representada por um par de linhas arqueadas.
- Desenhe as orelhas usando semi-ovais.
- Juba de Mark Julius com algumas linhas suaves.
- Desenhe um pescoço alongado e fino.
- Para indicar um corpo enorme, especialmente sua parte traseira.
- Desenhe pernas finas. Em suas extremidades deve haver cascos não tão comuns, mais parecidos com botas. Os ovais devem ser ligeiramente achatados e alongados na área dos dedos.
- Remova todos os elementos desnecessários usando uma borracha.
- Pinte o desenho finalizado.
Cavalo no prado
Para completar a imagem, você precisa adicionar um fundo. A melhor opção é um lindo prado florido na primavera ou no verão, onde o animal pasta.
O cavalo em si pode ser desenhado de qualquer uma das maneiras acima. Ele pode simplesmente ficar parado na grama ou correr. O estilo pode ser qualquer coisa: cartunesco ou mais realista. Para completar o quadro, só falta desenhar o prado.
Seguindo estes passos, tanto adultos quanto crianças podem realizar esta tarefa:
- Desenhe uma linha arqueada para indicar o contorno da colina. Este será o primeiro plano.
- No 2º plano, desenhe outra linha curva para indicar a 2ª colina. Esta colina deve parecer mais alta, o que é facilitado pelas peculiaridades da perspectiva. O observador vê tudo o que está mais distante como se fosse visto de cima.
- No fundo, desenhe uma terceira colina traçando outra linha curva. Ele deve conectar os 2 arcos desenhados anteriormente. Esta será a linha do horizonte.
- Desenhe o sol no céu, o que pode ser feito melhor usando uma bússola ou qualquer outro objeto sólido e redondo, de tamanho apropriado, que esteja à mão. Se o sol se põe atrás do horizonte ou, ao contrário, apenas aparece, iluminando tudo ao redor com os raios da manhã, você precisa remover alguma parte do círculo.
- Pinte o prado resultante e adicione também nuvens no céu e raios de luz vindos do sol. O prado em si é verde e pode conter flores coloridas.
Mais exemplos de como desenhar um cavalo com um lápis
O cavalo (um desenho para crianças pode ser feito em diferentes versões) é ótimo para desenvolver habilidades artísticas em uma criança pré-escolar.
Da letra "N"
Se um jovem artista iniciante tiver alguma familiaridade com o alfabeto, você pode sugerir que ele ou ela desenhe um cavalo baseado na letra "H".

Para fazer isso, você deve seguir estes passos:
- Conecte os pontos superiores com uma linha reta, que indicará as costas.
- Estenda a parte lateral um pouco mais para cima, criando assim a parte inferior da cabeça.
- Arredonde a parte da frente do focinho.
- Desenhe a linha superior da cabeça e contorne a parte de trás da cabeça, depois desenhe uma linha para trás.
- A ponta do focinho é marcada com um semicírculo, a narina é marcada com uma oval.
- Na cabeça, desenhe um olho branco e uma pupila preta e, no local onde a linha vira, uma orelha.
- Todos os órgãos pares são representados em uma única cópia, já que o cavalo é apresentado de perfil.
- Desenhe 2 membros, deixe a parte inferior mais larga e marque os cascos. No pescoço, você precisa desenhar uma crina com traços, e na parte de trás do corpo, uma cauda.
Cabeça de cavalo
Se for muito difícil para a criança, você pode facilitar o trabalho dela reduzindo o desenho a apenas uma cabeça. Além disso, a cabeça do cavalo pode se tornar parte de alguma pintura. Por exemplo, pode aparecer em um celeiro em uma área rural.
Como base, você pode usar um molde em formato de trapézio feito de papelão grosso. Depois de traçar o molde, a criança terá que adicionar os detalhes que faltam: crina, orelhas, narinas, olhos.
Ao imaginar um cavalo, todos veem um animal grande e forte, que é símbolo de velocidade e agilidade. Não é à toa que a potência do motor dos veículos é medida em cavalos de potência. O cavalo é frequentemente o herói das pinturas de muitos artistas, porque é uma imagem muito eloquente.
O cavalo tem uma anatomia corporal complexa, e até mesmo crianças que não são artistas profissionais conseguem desenhá-lo sozinhas. Até mesmo uma criança em idade pré-escolar consegue lidar com esse tipo de trabalho. Além disso, você pode usar uma ferramenta para isso: um lápis simples. O principal é seguir as instruções e tentar cumprir todas as recomendações.
Vídeo sobre desenho
Desenho de cavalo para crianças: