O estilo de lingerie é uma invenção de designers de moda mundialmente famosos Jean-Paul Gaultier e Gianni Versace foram os primeiros a usar peças simples e fluidas feitas de cetim e renda em suas coleções.
Um top estilo lingerie feito com padrões especiais lembra o top de um pijama em sua aparência e requer o uso de cetim ou crepe de tom claro ou pastel, folgado no corpo com alças finas e decorado com fitas de renda.
Características estilísticas do modelo
O molde para um top estilo lingerie é feito em papel milimetrado usando um molde.
Costurar a parte superior de um produto como esse requer o uso de um material leve que flua sobre o corpo e enfatize todas as suas curvas:
- sedas;
- chiffon;
- atlas;
- crepe de cetim.
O produto é decorado com guipura ou renda delicada. Também é aceitável fazer esse modelo de veludo de cor brilhante e rica, decorado com inserções de renda contrastantes.
Em sua aparência, o top lembra uma camisa feminina mais curta ou parte de um conjunto de pijama, e sua parte integrante é um decote profundo e alças finas. Este modelo ficará mais vantajoso em meninas magras com seios pequenos. Um busto maior que o tamanho 2 exige que bojos feitos sob medida sejam adicionados ao top ao ser feito, ou pode ser feito na forma de um espartilho de seda.
Uma característica típica de um top estilo lingerie é a presença de costas e ombros abertos, o que exige atenção especial à faixa de tamanho. Você pode usar este modelo com calças, shorts, saias lápis ou calças largas. Também seria aceitável combinar uma blusa de cetim com renda e jeans skinny.
Apesar da abertura do modelo, ele também pode ser usado em um estilo empresarial, combinando-o com uma saia, jaqueta ou cardigan contrastantes e rigorosos que cubram os ombros.
Tipos de produto
Os tops que lembram roupas íntimas em seu formato podem ter comprimentos e estilos diferentes:
- Um top com bojo chama a atenção para a área do peito e também destaca as imperfeições do corpo, por isso os estilistas recomendam que apenas meninas muito magras o usem.
- Blusas largas com alças só são aceitáveis para mulheres com busto de 0 a 2. Em mulheres com busto maior, esse tipo de roupa ficará bem vulgar.
- Tops com babados no peito são usados para dar volume extra à área do decote.
- Tops justos estilo lingerie combinam bem com terninhos e jeans e são recomendados para mulheres com mais de 168 cm de altura.
Dependendo do seu comprimento, o top pode:
- chegam até a cintura e têm um ajuste solto;
- ser confeccionado em formato de cropped com acabamento acima da cintura, que combina com jeans ou shorts e é complementado por jaqueta ou cardigan;
- estendido ao tamanho de uma túnica;
- assemelham-se a uma combinação de cetim com comprimento até o meio da coxa. Esse tipo de top sempre tem alças finas e usa renda como decoração.
Materiais necessários e características de fabricação
O top estilo lingerie é feito usando padrões bem simples. A única dificuldade aqui pode ser trabalhar com vincos e desfiados em tecidos de cetim ou seda. Materiais necessários:
Tecido principal | Para fazer o topo você pode usar:
|
Decoração | Renda ou debrum são mais frequentemente usados como decoração para um top, costurados ao longo de toda a linha do peito e ao longo da borda inferior do produto, ou usados para criar uma segunda camada sobre o tecido principal. Para a orla, você precisa selecionar uma renda que contraste ou combine com o tom do material principal, com 1,5 m de comprimento. |
Correias | As tiras do produto podem ser feitas independentemente do tecido principal ou você pode usar uma trança de 1 m de comprimento como substituição. |
Materiais adicionais |
|
Durante a operação, a máquina de costura deve primeiro ser ajustada para o calcador de overlock para processar as bordas laterais do produto e, depois, para o calcador de ponto regular.
Os fios para fazer o topo são selecionados em 2 tipos:
- contrastando com o material principal e utilizado na etapa de corte e alinhavo do produto;
- combinando com o tom de cor do produto usado para costura à máquina.
Ao criar a borda, é necessário selecionar fios que combinem exatamente com sua tonalidade, o que tornará as costuras o mais invisíveis possível no produto final.
O padrão superior contém 4 partes:
- Parte frontal do produto com uma dobra.
- A parte traseira era composta de 1 ou 2 partes.
- Uma orla em forma de losango (oval) com largura de 3–4 cm, variando conforme o tipo de decote escolhido. O comprimento deste elemento deve sempre corresponder ao tamanho da abertura da cabeça.
- Sem alças.
Ao cortar um produto, os especialistas aconselham as costureiras iniciantes a não se esquecerem da margem de costura, deixando 1,5–2 cm ao longo das bordas do molde (exceto na parte inferior).
Você pode usar moldes da Internet ou da revista Burda como molde para a blusa. Se você tiver alguma dificuldade em tirar medidas e cortar o tecido, os especialistas aconselham usar qualquer blusa que você tenha no seu guarda-roupa como amostra.
Depois de retirar o produto, ele deve ser passado a ferro, cuidadosamente estendido no avesso do tecido escolhido para costura e contornado com lápis ou giz de alfaiate, deixando primeiro 1,5–2 cm de cada lado para as costuras.
O molde resultante deve ser cuidadosamente recortado com uma tesoura, depois as bordas devem ser processadas do lado avesso com um overlock e o topo acabado deve ser alinhavado à mão. Depois de experimentar a parte de cima, você pode costurá-la à máquina e passá-la bem.
Os produtos podem ser decorados com renda presa no triângulo do corpete e nas alças do top.
A orla do produto acabado é feita manualmente ou com um dispositivo especial, cujo preço é de cerca de 7.000 rublos. Com sua ajuda, você pode decorar qualquer roupa sem o risco de possível desencontro de costuras na orla e nas partes do produto principal.
Como o cetim, a seda ou o crepe são bastante difíceis de trabalhar devido à sua tendência a desfiar facilmente, os profissionais aconselham as costureiras iniciantes a usar tecidos leves de algodão para fazer os tops, decorando-os com renda ou trança. Esta opção permitirá que você pratique e depois aplique as habilidades adquiridas ao trabalhar com materiais de cetim ou seda.
Como fazer
O padrão de um top estilo lingerie, transferido para um tecido de cetim ou crepe-cetim, permite criar uma peça universal no guarda-roupa de qualquer mulher, aceitável tanto em estilos empresariais quanto casuais, e combina bem com jeans, saias formais ou terninhos.
- Para fazer um top de tecido, você precisa cortar todos os detalhes do produto. Para fazer isso, você precisa aplicar o molde baixado da Internet ou de uma revista no tecido com um lápis, traçando o contorno do molde e não se esqueça de adicionar uma margem para as costuras (1,5-2 cm).
- Na ponta do dardo, você precisa dar um nó e, em seguida, passar um fio por sua espessura usando uma agulha. Os dardos resultantes precisam ser passados de cima para baixo.
- Cada uma das tiras deve ser dobrada, uma de cada vez, com o lado direito voltado para dentro, costurada em todo o comprimento e bem passada. A tira finalizada precisa ser virada do avesso usando um espeto de madeira ou um grampo de cabelo (invisível). As tiras viradas para fora precisam ser bem passadas.
- As partes destinadas ao forro devem ser costuradas ao longo da costura lateral e as margens devem ser passadas a ferro. O entretela usado como forro deve ser copiado do detalhe da face superior e cuidadosamente cortado sem margens de costura adicionais.
- O forro feito com o tecido principal deve ser aplicado com a face para baixo sobre o entretela, alinhavado e depois costurado ao longo da borda inferior. As margens restantes precisam ser cortadas (até 3-4 mm de tecido). No produto resultante, você precisa dobrar cuidadosamente o forro para cima e passar a margem sem ultrapassar seus limites.
- Depois de virar o entretela para o lado avesso, você precisa alinhar as bordas dos acabamentos e, então, passar o forro para o lado avesso da parte superior. O excesso de entretela deve ser cortado.
- Os moldes do peito e das costas da blusa devem ser colocados um contra o outro, com os lados avessos voltados um para o outro e alinhavados ao longo da costura lateral a uma distância de 5 mm da borda do produto. O produto resultante deve ser cuidadosamente costurado e, em seguida, as costuras devem ser passadas a ferro em ambos os lados. O tecido restante para a margem precisa ser cortado, a parte superior finalizada precisa ser virada do avesso e as costuras laterais precisam ser costuradas, escondendo suas margens dentro do produto.
- As alças da blusa devem ser presas à peça principal de modo que fiquem voltadas para baixo.
- As partes do forro devem ser costuradas ao longo da segunda costura lateral e, em seguida, colocando o forro por cima com o lado direito voltado para cima, costure a peça, deixando os locais onde as alças são fixadas abertos.
- Depois de virar a peça do avesso, você precisa experimentá-la para determinar o comprimento das alças e, então, fixá-las costurando as áreas descobertas da parte superior.
- As áreas das cavas devem ser cortadas para evitar que a costura suba.
- As peças superiores e de revestimento precisam ser dispostas com os lados frontais voltados em direções diferentes.
- No verso, no revestimento, é preciso traçar uma linha a 1 mm da costura, fixando a margem. Depois de virar o avesso, você precisa passar a costura do lado avesso para escondê-la da frente.
- A parte inferior da parte superior precisa ser dobrada 3 mm e um ponto feito a 1 mm da dobra. Os 2 mm restantes devem ser cortados.
- Mais uma vez, vire a costura e faça um ponto a uma distância de 3 mm da borda (batendo exatamente na costura anterior). O top acabado precisa ser bem passado, prestando atenção em cada uma das costuras.
Top com amarrações e alças largas
O molde para um top estilo lingerie com amarrações deve ser feito de cetim ou seda com até 70–80 cm de comprimento, o que permite que o produto final chegue até o meio da coxa da menina.
Para fazer um top com amarrações na frente e alças largas, você precisará de um molde da revista Burda e tecido de cetim ou crepe.
Etapas de fabricação:
- As faixas destinadas à orla do pescoço e das cavas devem ser cortadas de modo a ficarem com 3 cm de largura. O comprimento da encadernação é determinado pelos cortes na forma final.
- Ao fazer um acabamento separado do decote, parte dele deve ser cortada no meio do toro, e a outra parte deve ser deixada para o decote e a gravata.
- Depois de dobrar as duas partes do produto, elas precisam ser costuradas ao longo das costuras dos ombros e laterais.
- As margens restantes precisam ser chuleadas, o excesso de tecido aparado e passado a ferro.
- A parte inferior do topo precisa ser chuleada e bainhada ao longo da borda inferior a uma distância de 3 mm dela.
- As bordas do produto e o decote devem ser debruados com vivo.
- Ao fazer a costura do ombro, coloque fita de algodão por baixo e costure. As sobras devem ser aparadas e as costuras devem ser bem passadas.
A presença de alças largas sugere o uso do top sem um cardigan adicional, bem como uma possível combinação com shorts ou saia curta.
Com acabamento em renda
O modelo do top estilo lingerie com acabamento em renda possui bojos inseridos, permitindo que até meninas mais cheinhas o usem.
Andamento do trabalho:
- Todas as partes do molde devem ser transferidas para o tecido pelo avesso. Para fazer isso, você precisa traçar o molde do papel com um lápis (giz de alfaiate), deixando as margens de costura necessárias de 1,5–2 cm.
- Nas peças recortadas do produto, o decote deve ser debruado com overloque.
- As partes da frente e de trás do top precisam ser colocadas uma sobre a outra e alinhavadas, depois costuradas com linhas que combinem com a cor do tecido ao longo das costuras laterais.
- As bordas do produto resultante devem ser chuleadas e os cortes devem ser bem alisados e costurados com fita de acabamento (vime).
- Você pode decorar o topo com fitas de renda. Para fazer isso, você precisa costurar com um ponto ziguezague na parte superior da parte frontal do tecido principal, na frente do produto.
- Os bojos do top precisam ser cortados em espuma de borracha grossa e costurados na parte interna do peito do produto, criando um lindo decote.
Top com debrum
O padrão do top estilo lingerie com acabamento em renda faz com que o produto pareça a parte de cima de um conjunto de pijama e é combinado apenas com uma parte de baixo rígida que combina com o tom da renda.
A borda complementa o produto final, mas, diferentemente da renda, não atrai muita atenção.
Ao fazer esse top:
- O molde de papel retirado da Internet ou da revista Burda deve ser transferido para o tecido escolhido para o topo, a partir do verso. O molde fixado no material deve ser traçado com lápis ou giz de alfaiate, com margem de costura obrigatória de 1,5–2 cm.
- Todas as partes do produto devem ser recortadas, colocadas frente a frente, alinhavadas primeiro e depois costuradas ao longo das linhas laterais.
- A partir do material principal, usando o molde, você precisa fazer 2 tiras finas, costurando-as ao longo das costuras laterais e, em seguida, passando a ferro e virando-as para a frente.
- As tiras finalizadas devem ser costuradas primeiro nas costas, depois aplicadas na frente da parte superior, fixadas com alfinetes e costuradas no produto principal.
- Movendo-se ao longo do perímetro com um recuo de 3 mm da borda inferior, a parte inferior do modelo é costurada.
- O produto acabado deve ser bem passado e as bordas das costuras devem ser processadas com overloque ou ferro de solda.
- Para decorar o topo, o revestimento deve ser colocado na parte frontal do produto acabado e, após alinhar as bordas, primeiro alinhave-o e depois costure-o. No produto final, as costuras dos ombros e laterais devem coincidir com as costuras do revestimento.
Top feito de uma regata ou camiseta velha
O molde do top estilo lingerie pode ser feito a partir de qualquer regata ou camiseta velha que tenha:
- Para criar um formato de semicírculo, primeiro você precisa cortar as mangas existentes e depois remover a parte inferior da peça usando um corte semicircular ou reto.
- Antes de remover a parte de baixo da camiseta, você precisa deixar algumas tiras nela para formar os laços da parte de cima e remover o resto com uma tesoura.
- A parte inferior do produto pode ser cortada no formato de uma camisa desabotoada, e as tiras resultantes podem ser amarradas ao redor do corpo da menina.
Top de renda
O molde para um top estilo lingerie feito de renda artificial não requer um novo desenho prévio do molde.
Para fazer um top estilo lingerie de renda:
- O molde preparado deve ser colocado no lado avesso de um pedaço de tecido de renda de 60–70 cm de comprimento e preso com alfinetes.
- Antes de chegar ao bordado, deve-se cortar 1–2 mm da malha com uma tesoura e recortar as prateleiras superiores, deixando uma margem de 1,5–2 cm para os cortes.
- Procedendo de maneira semelhante, você precisa cortar a parte de trás do produto a partir do verso. Aqui, o decote não deve ser cortado em um semicírculo quebrado, mas em forma de gota, para que seja mais fácil colocar a blusa sobre a cabeça. Posteriormente, um botão pode ser colocado aqui para fixar com segurança o produto no corpo da mulher.
- Todas as partes do molde nos cortes dos ombros e laterais devem ser processadas em uma máquina overlock e depois conectadas com uma costura à máquina.
Dicas para fazer
Fazer você mesma um molde de blusa estilo lingerie requer habilidades especiais para trabalhar com materiais de cetim e seda.
Especialistas aconselham costureiras iniciantes:
- Armazene o material que você escolheu para o trabalho dobrado, com a face para cima. Tecidos de cetim ou seda devem ser armazenados somente em recipientes feitos de materiais naturais, pois o polietileno tem efeito negativo em sua condição, fazendo com que o tecido fique úmido e perca a cor rapidamente.
- Corte o tecido de cetim ou crepe somente com uma tesoura bem afiada, aplique uma leve tensão e deixe as partes cortadas da peça “descansar” por algum tempo antes de costurar.
- Ao costurar, puxe bem o material para evitar que ele fique preso indesejável e use somente agulhas finas e afiadas na sua máquina de costura, projetadas para trabalhar com tecidos de cetim ou seda.
- Ao costurar um produto, escolha um ponto curto, o que permitirá que você mantenha um funcionamento suave da máquina de costura.
- Antes de decorar o produto com renda ou debrum, bem como finalizar o trabalho, é necessário processar as pontas do produto com ponto zigue-zague.
- Você pode decorar um top estilo lingerie com renda que combine com o tom do tecido principal do produto. O topo deve ser decorado somente depois de estar completamente costurado e suas bordas finalizadas com ponto zigue-zague.
Para decorar o topo:
- A tira de renda deve ser aplicada na parte da frente da peça e primeiro alinhavada, depois costurada na parte de cima usando linhas que combinem exatamente com o tom da renda selecionada. Isso é feito para que as costuras da parte superior acabada não fiquem visíveis.
- A orla do produto é feita da mesma forma que a decoração em renda, exceto que neste caso os estilistas recomendam escolher um tom de orla que contraste com a cor do tecido principal do produto.
Um top estilo lingerie é um item básico e brilhante de um guarda-roupa cápsula, que enfatiza lindamente as curvas do corpo de uma mulher. Feito de seda fluida ou tecido de cetim, este top não requer nenhuma habilidade especial e pode ser costurado em casa usando moldes retirados da Internet ou de revistas, e também decorado com fita ou renda, dando-lhe uma semelhança picante com conjuntos de pijama.
Estilo de Lingerie Top Vídeo
Construção e molde de um top de lingerie: