Retratar pessoas em movimento é considerado uma das tarefas mais difíceis. Esses desenhos a lápis exigem alguma experiência e preparação. Mas se você tiver paciência, você pode aprender a desenhar homens e mulheres em diversas poses. Existem algumas dicas úteis que ajudarão você a se familiarizar mais rapidamente com essa área das belas-artes.
Como desenhar uma pessoa em movimento com um lápis
O conselho mais simples e eficaz é começar de forma simples. Você precisa pensar nos detalhes, decidir em que pose a pessoa será retratada e preparar tudo o que precisa.
Ferramentas de desenho | Peculiaridades |
Lápis | Ao desenhar com sombras e realces, você pode usar lápis de diferentes suavidades. Para iniciantes, ferramentas de maciez média são ideais. Eles são convenientes para desenhar e sombrear a imagem finalizada. |
Apagador | Também vale a pena escolher uma maciez média para não riscar o papel. |
Papel | A melhor opção seriam folhas de álbum A4. Ao pintar em tela, papel maior funcionará melhor. |
Ao desenhar uma pessoa em movimento, você precisa seguir algumas regras simples:
- Primeiro, você precisa preparar um esboço, ou seja, você precisa pressionar o lápis levemente, apenas para contornar a imagem e seus limites.
- Em seguida, você precisa seguir o princípio “pau, pau, pepino, e aí vem o homenzinho”. Ou seja, você precisa criar uma imagem bem simples. O resultado será uma espécie de esqueleto simplificado.
- Depois disso, você pode prosseguir com os detalhes do corpo.
As primeiras linhas criadas no papel devem transmitir a pose que o artista deseja retratar. Portanto, é necessário decidir qual ação o personagem está realizando, pois sua pose dependerá disso. Além das linhas, você pode adicionar guias para os membros superiores e inferiores.
Para entender exatamente como uma pose é construída, você pode ficar em frente a um espelho e tentar assumir primeiro uma posição e depois outra. Você precisa entender como seus braços e pernas ficam quando você se curva, como suas costas, cabeça e assim por diante se curvam. Quando uma pessoa assume qualquer posição, ao mesmo tempo ela deve manter o equilíbrio, ou seja, a massa corporal deve estar equilibrada.
Por isso, é importante entender o que são os centros de massa, pois existem apenas 2: a massa da pelve e a do tronco. Neste caso, a cabeça geralmente fica posicionada reta. Os braços e as pernas são suportes necessários para ajudar uma pessoa a manter o equilíbrio.
Quando as pessoas ficam em pé, o peito se inclina levemente para a frente. A pélvis, ao contrário, é puxada para trás. Isso é mais perceptível quando a pessoa está de perfil. Você pode ficar de lado em frente ao espelho e usar um segundo espelho para ver exatamente como seu corpo está posicionado.
Há outro termo que é frequentemente usado em belas artes quando se trata de desenhar diferentes poses humanas. Estamos falando da fossa jugular. Esta é uma depressão especial na clavícula (marcada com um ponto vermelho na imagem abaixo). Na verdade, é a fossa jugular que é o centro de gravidade, sem a qual uma pessoa não seria capaz de manter o equilíbrio.
Quando uma pessoa fica em pé, o peso do corpo é distribuído de forma muito simples e uniforme., já que ambos os apoios (pernas) ocupam a posição mais estável. Neste caso, a fossa jugular está localizada diretamente acima do ponto de apoio central.
Uma linha absolutamente reta pode ser traçada da fossa jugular até o centro do suporte. Ela divide visualmente o corpo em 2 partes. Além disso, é muito difícil ver isso de frente. Pessoas em movimento (desenhos a lápis são muito bonitos e vivos) é uma ideia difícil de desenhar. Mas será mais fácil se você levar em conta algumas nuances mais importantes.
Esqueleto
Embora ninguém desenhe o esqueleto, ele precisa ser estudado não apenas por médicos e biólogos, mas também por artistas. A anatomia é uma parte importante do desenho porque, sem conhecê-la, é impossível desenhar detalhes de forma realista. Caso contrário, você só terá que copiar, e não entenderá significativamente como exatamente você pode representar o movimento.
O esqueleto humano é na verdade o núcleo e a base do corpo. Os músculos estão ligados aos ossos e seu formato muda dependendo do movimento realizado. Além disso, quando uma pessoa se move, os ossos começam a se projetar em maior ou menor grau.
Se você olhar para a foto do esqueleto, fica óbvio que se você simplificar, você obtém exatamente o que foi dito antes, ou mais precisamente, “um pedaço de pau, um pedaço de pau, um pepino”. É a base que precisa ser retratada na fase de esboço, quando a silhueta mais simplificada é criada.
Nas escolas de arte, os alunos primeiro aprendem a desenhar poses diferentes usando apenas um esqueleto. Somente depois de entender a anatomia os alunos podem passar para as próximas etapas.
Mecânica
Anatomia não é o único conhecimento simplesmente necessário para um artista. Você também precisa entender os princípios básicos da física. O corpo se move no espaço, tem massa e forma próprias. Ao representar qualquer pose, mesmo a mais simples, você precisa levar em conta o centro de gravidade, as habilidades motoras e muito mais.
Quando uma pessoa se apoia em uma perna, toda a massa e, portanto, o próprio centro de gravidade, se move para ela. É exatamente isso que precisa ser levado em conta ao criar um esboço, ou seja, um esqueleto.
Se você observar os músculos ligados aos ossos, verá que eles são muito semelhantes a mecanismos complexos que interagem entre si. Isso significa que se uma pessoa dobra o braço e se inclina, a ação afeta não apenas a zona principal, mas quase todo o corpo.
Acima está um exemplo de diferentes posições do pé humano. Este desenho mostra claramente que há músculos e ossos sob a pele. Dependendo da posição do pé, eles mudam de posição. Isso deve ser levado em consideração ao desenhar poses mais complexas, quando o centro de gravidade é deslocado.
Proporções
Se uma pessoa está aprendendo a desenhar pessoas em movimento, o mais difícil para ela é garantir que a imagem não pareça caricatural ou infantil. É claro que o conhecimento de anatomia e física ajuda nisso. Mas você também precisa entender as proporções corretamente. Elas são bem simples. Por exemplo, a altura média humana é de aproximadamente 7 a 8 cabeças.
Também será útil olhar-se no espelho e prestar atenção à proporção dos seus braços e pernas em relação ao seu corpo, à altura que seus membros superiores alcançam e à largura dos seus ombros.
Referências para iniciantes na forma de movimentos humanos
É muito difícil entender imediatamente como desenhar os movimentos das pessoas. Principalmente se não houver referências, ou seja, exemplos de trabalhos. Vale a pena começar redesenhando. Isso permitirá que você entenda as características de diferentes poses.
Será útil considerar alguns exemplos úteis:
- Garota dançarina. Durante a dança, o corpo humano pode assumir uma variedade de posições. Ao criar uma imagem, você precisa desenhar uma linha curva. A cintura neste exemplo é deslocada para a direita, e os ombros, ao contrário, são deslocados para a esquerda. Também vale a pena fazer guias para as mãos, que ficam acima da cabeça.

- A menina está encostada em um banquinho. Neste exemplo, um banquinho é usado como suporte principal. Entretanto, parte do peso ainda é suportado pela perna esquerda dobrada. O da direita está quase completamente estendido e praticamente não suporta peso. O corpo em si nessa posição fica curvado, o peito é deslocado para a frente.

- Gestos. Para tornar a imagem mais realista, você pode trabalhar com as mãos. A emotividade da imagem transmitida também depende da sua posição. Por exemplo, pode ser uma menina que está tentando lembrar ou contar algo. No segundo exemplo, o homem está demonstrando algo e sorrindo.

- Garota dançarina. A dança é uma ação na qual o corpo pode assumir as posições mais antinaturais. Entretanto, em quase todos os exemplos há uma curvatura bastante forte no tronco. As mãos são posicionadas da forma mais graciosa possível. É recomendável usar linhas-guia durante o processo de desenho. É melhor usar uma técnica na qual um esboço é criado primeiro.

- Jogador de basquete. Muitas vezes, uma pessoa em movimento é desenhada de lado, mas se a imagem for de rosto inteiro, para conseguir o efeito de, por exemplo, correr, basta inclinar o corpo. Então parecerá que o personagem está correndo muito rápido. Neste caso, como em qualquer corrida, uma perna é dobrada na altura do joelho e estendida atrás das costas.

- Fã. As líderes de torcida geralmente mantêm os braços em ângulos retos. Você pode representar a líder de torcida na pose mostrada abaixo ou criar um movimento diferente para ela.

- Bailarina. O balé é a forma mais graciosa de dança. Os movimentos devem ser muito graciosos e as linhas finas. Ao mesmo tempo, os braços e as pernas podem dobrar-se de maneiras que normalmente não acontecem numa pessoa comum.

Você também pode encontrar muitas referências úteis on-line que podem ser usadas não apenas para criar imagens estáticas, mas também para animação. Por exemplo, usando o modelo abaixo, você pode desenhar uma pessoa caminhando. Tudo o que resta é escolher qual momento específico de movimento você deseja capturar.
Neste exemplo, além das guias, círculos são usados para indicar possíveis locais de dobra. Este é um tipo de técnica de desenho articulado que permite entender melhor como os membros e outras partes do corpo estão conectados.
Correr é uma ação mais espetacular e com maior alcance. Neste caso, o corpo humano se projeta para a frente e não se inclina para trás. As pernas dobram mais e sua amplitude de movimento também aumenta.
As mãos são o elemento mais difícil de desenhar. Elas geralmente são mais difíceis de representar corretamente, e é por isso que em muitos desenhos animados os personagens têm 4 ou menos dedos em vez de 5. Abaixo estão algumas referências diferentes para criar a palma.
Se você não quiser desenhar mãos, você pode simplificar a tarefa. Para fazer isso, você precisa representar os membros como se estivessem cerrados em punho. Por exemplo, algo assim seria adequado para correr. Uma pessoa fecha o punho quando está lutando ou carregando algo.
Ao desenhar com um lápis, você precisa prestar atenção aos detalhes aparentemente insignificantes. Se algo não parecer tão natural quanto você gostaria, é melhor usar uma borracha e corrigir a situação.
Um dos truques do desenho é usar papel pautado. Se você desenhar quadrados em uma folha de papel, será muito mais fácil navegar pelas proporções. Também é muito prático ao redesenhar. Você também pode dividir a imagem original em quadrados. Então as coisas irão muito mais rápido.
Se você planeja colorir a imagem usando um lápis, vale a pena estudar como as sombras devem cair corretamente, onde os destaques devem ser retratados. Isso cria gradientes com transições suaves do escuro para o claro.

Se você não conseguir criar essas transições imediatamente, pode usar outro truque ao qual artistas iniciantes costumam recorrer. Para fazer isso, basta desenhar apenas linhas escuras e depois sombreá-las na direção correta. Se esse sombreamento ultrapassar os limites do desenho, você sempre pode remover os defeitos usando uma borracha comum.
Às vezes é difícil encontrar exemplos e referências necessárias para representar o movimento humano na Internet, mas basta encontrar um vídeo com as poses necessárias. Depois disso, basta fazer um print da tela do quadro desejado e uma excelente referência estará pronta.
Desenhos a lápis
Pessoas em movimento (desenhos a lápis são discutidos no artigo) podem variar muito em nível de complexidade. Vale a pena começar com imagens mais simples. Por exemplo, você pode tentar representar um esquiador.
Para fazer isso, basta seguir 3 passos simples:
- Descreva as características básicas de um ser humano, ou seja, o esqueleto mais simples. Nesta fase é mais fácil usar linhas simples e retas. Também é necessário desenhar as partes inferiores das pernas em forma de triângulos. Usando as mesmas linhas simples, você precisa esboçar os esquis e os bastões de esqui.
- Agora você pode moldar o esquiador. Nesta fase, você precisa ajustar as proporções. Depois disso, você pode refinar a imagem adicionando acessórios e outros detalhes.
- Só falta colorir o desenho. Para isso você pode usar lápis de cor, tintas, marcadores e quaisquer outras ferramentas. Algumas pessoas usam giz de cera, mas é muito difícil desenhar com eles sem preparação. Para deixar a imagem mais nítida, você pode usar um marcador preto fino e contornar as linhas principais da imagem.
Este é um exemplo muito simples que não parece muito realista, mas em termos de proporcionalidade, tudo é feito corretamente. Esta opção é adequada para iniciantes ou crianças que ainda não estão prontas para passar para imagens mais sérias. Além disso, nesse desenho não há necessidade de desenhar as mãos.
Garota em movimento
Esta é outra opção simples. Mas ajudará você a aprender como desenhar uma base e preparar corretamente os guias mais simples. Neste exemplo, a cabeça é desproporcional ao corpo, dando à imagem final um efeito mais cartunesco.
Para desenho:
- Primeiro, você precisa desenhar um esqueleto simples e uma forma oval para a cabeça, dentro da qual você precisa adicionar várias linhas de intersecção.
- Agora você precisa adicionar elementos e tornar o desenho mais volumoso.
- Só falta detalhar a imagem e colori-la, se desejar. Antes disso, você precisa remover todas as linhas desnecessárias.
Andando
Na verdade, caminhar é um bombeamento do corpo de um lado para o outro. Isso também é comumente chamado de queda controlada. Os braços ajudam no equilíbrio ao caminhar, então eles também se movem para frente e para trás alternadamente.
Quando um ombro desce mais, o quadril do mesmo lado, ao contrário, sobe. A figura abaixo mostra como o movimento ocorre em diferentes ângulos. A imagem mostra que, independentemente disso, a sequência de movimento das partes do corpo permanece a mesma.
Correndo
Desenhar uma pessoa correndo é muito mais difícil, pois estamos falando de dinâmicas mais complexas. Se uma pessoa corre rapidamente para a frente, seu tronco cai cada vez mais, dependendo da velocidade do movimento. O centro de gravidade se inclina para a frente. Se uma pessoa não colocar o pé à frente neste momento, ela simplesmente cairá. É assim que a corrida acontece. Ou seja, a pessoa joga o tronco para frente e coloca as pernas para frente.
A figura acima mostra claramente como o centro de gravidade está localizado (linhas vermelhas). A direção do movimento pode ser vista pela seta azul. Os pontos verdes marcam os chamados pontos de apoio, ou seja, aqueles membros inferiores para os quais o peso do corpo é transferido em determinado momento.
O desenho passo a passo de um homem correndo se parece com isso:
- Primeiro, desenhamos uma linha ligeiramente curva, enquanto a pessoa está correndo. Ela vai da cabeça aos pés. Desta forma é possível obter o comprimento principal do corpo. Ou seja, nesta etapa o artista representa visualmente a figura do personagem e a correlaciona com as proporções reais de uma pessoa.
- Agora você precisa determinar onde ficarão a cintura e os ombros. Para fazer isso, você precisa desenhar linhas curtas e também curvas no eixo da figura. Na imagem do futuro, uma pessoa está correndo de lado.
- Em seguida, você pode prosseguir com a criação do esqueleto. Para fazer isso, use as linhas já criadas para os ombros e a cintura. A partir delas é necessário desenhar linhas adicionais, indicando assim os braços e as pernas. Além disso, você precisa adicionar uma cabeça.
- O próximo passo é adicionar espessura à imagem. Como a base já está definida, será bem fácil fazer isso. Para isso, você pode usar formas geométricas simples, como retângulos.
- Até aqui a imagem é bem simples. É necessário usar a imaginação e adicionar contornos realistas. Isso significa que você precisa adicionar sapatos, rosto, roupas e outros elementos.
Tudo o que resta é adicionar um pouco de sombreamento para dar sombra à imagem. Você pode ir mais longe para adicionar mais detalhes ao desenho.
Em posição sentada
Desenhos de pessoas em movimento exigem perseverança e habilidade de trabalhar com um lápis. Alguns artistas não gostam de usar linhas como base. Em vez disso, eles preferem criar esboços maiores imediatamente, usando formas geométricas como retângulos e quadrados.
Movimento do tronco e dos braços
É a posição das mãos que dá dinamismo à imagem. A parte central do corpo é o tronco, por isso também merece atenção. A dinâmica deve ser visível em todo o corpo.
Por exemplo, quando um boxeador dá um soco em um oponente com a mão direita enquanto está de pé sobre os dois pés, ele deve adotar uma postura muito estável e equilibrada para poder atacar e manter o equilíbrio. Ao mesmo tempo, durante o balanço, toda a massa do tronco vai diretamente para o braço.
Uma técnica semelhante é usada para balançar ao jogar beisebol ou tênis. Porém, neste caso, a pessoa tem um objeto adicional nas mãos, que também tem peso. Ou seja, você precisa se esforçar um pouco mais para segurar o taco ou a raquete. Portanto, será lógico considerar também outras características dos movimentos de desenho.
Com carga
Pessoas em movimento, cujos desenhos (a lápis ou outros instrumentos) são examinados, nem sempre realizam ações de mãos vazias. Se uma pessoa carrega uma carga adicional, então seu corpo precisa se equilibrar para que a massa do próprio corpo e o peso possam se equilibrar.
Neste caso, o ponto de apoio está localizado entre a fossa jugular e o centro de gravidade da carga utilizada. Ao mesmo tempo, coincide com o centro dos apoios, ou seja, as pernas. Isso é mostrado com mais detalhes na figura abaixo. Pessoas em movimento (desenhos a lápis discutidos acima) podem realizar ações adicionais.
Será útil considerar três exemplos de como representar pessoas com bagagem adicional:
- A primeira imagem mostra um homem carregando uma bacia pesada cheia de água. Como essa carga o puxa para a frente, ele tem que se inclinar para trás. Neste caso, o ponto de equilíbrio de ambas as massas estará na região dos pés. Nesse caso, a pessoa se curva um pouco e, se o peso da pélvis for grande o suficiente, as pernas ficarão meio dobradas. Se a pélvis estiver mais leve, a postura não será tão tensa.
- Se uma pessoa carrega uma bolsa pesada nas costas (por exemplo, você precisa desenhar o Papai Noel com presentes pesados), então ela, ao contrário, se inclina para a frente para que parte do peso caia sobre suas costas. Se uma pessoa não se inclinar muito para a frente, ela simplesmente cairá de costas. Neste caso, o ponto de equilíbrio da massa da própria pessoa e da carga está localizado entre os apoios (pernas).
- Quando se trata de representar uma mulher grávida, é importante entender que a carga, neste caso, está localizada na frente, mas também dentro dela. Quanto maior a criança, mais pesado é para carregar. Assim, nos últimos estágios da gravidez, a mulher se inclina cada vez mais para trás.
Ela dobra os apoios adicionais (braços) e os apoia nas costas para redistribuir um pouco seu peso e o peso da criança e, assim, encontrar o ponto ideal de apoio.
Assim, desenhos de pessoas em movimento usando um lápis são muito mais fáceis de criar se você primeiro estudar anatomia, física e poses. No processo de desenho, é necessário decidir qual estilo o artista gosta. Mas, independentemente disso, é importante seguir as proporções, mesmo que o desenho pretenda ter um ar cartunesco.
Vídeo sobre desenho
Desenhos a lápis de pessoas em movimento: