Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

babador de crochê ou tricotado, se tornará um acessório quentinho que a mãe do menino colocará facilmente nele quando for passear.

A vantagem de um babador sobre um cachecol

Uma característica especial das crianças adultas é sua mobilidade. Portanto, todas as coisas devem desempenhar suas funções, permitindo que a criança se mova livremente. Essa é uma das vantagens do babador em relação ao cachecol.

Além de ser confortável de usar, o babador tem uma série de qualidades positivas, que estão listadas na tabela:

Prós Contras
  • não sentido sob a roupa;
  • o modelo de velcro é adequado para qualquer idade;
  • a gola de malha se ajusta bem ao pescoço;
  • cobre as costas, ombros e peito;
  • não escorrega durante o jogo ativo;
  • fácil de usar pela própria criança;
  • pode ser usado como elemento decorativo de vestuário.
Alto custo dos modelos adquiridos feitos com tecidos térmicos.

Escolhendo agulhas de crochê

Para tricotar, selecione agulhas de acordo com a espessura do fio.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto
Tamanhos de anzol por linha

Muitas vezes, essa informação está indicada no rótulo dos fios de tricô. Se o fio não tiver etiqueta, mas for de espessura média, você pode usar uma agulha padrão nº 2.8, nº 3 ou nº 3.5. Você pode selecionar uma agulha tentando tricotar um pequeno fragmento e avaliar a densidade do tricô: se a agulha for pequena, o tricô ficará apertado; se, ao contrário, o fragmento tricotado ficará muito solto.

Para iniciantes que não têm experiência em tricô, é recomendável que, ao comprar o fio, peçam ao vendedor que recomende ferramentas de tricô adequadas. Os ganchos vêm em diferentes tipos e são feitos de diferentes materiais.

Para costureiras experientes, qualquer ferramenta conveniente feita de metal, plástico ou madeira serve. Para tricoteiras iniciantes, será útil começar com uma agulha de metal equipada com uma empunhadura para os dedos.

Requisitos do fio

Ao tricotar roupas infantis, atenção especial deve ser dada à escolha do fio. A pele das crianças é delicada e alguns bebês são propensos a alergias. A escolha do material depende dessas características.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto
O fio para tricotar a gola deve ser hipoalergênico, macio e resistente ao desgaste.

Requisitos básicos para o fio para tricotar uma gola:

  • Suavidade. O fio deve ser agradável ao toque e não distrair a criança. Muitos fabricantes produzem linhas especiais de fios com o prefixo "baby", cuja composição é especialmente desenvolvida levando em consideração as características da pele das crianças. Este fio pode ser de composição natural ou mista.
  • Hipoalergênico. Os fios de tricô devem ter cor estável e não conter fibras que causem alergias na criança. Antes de comprar, é recomendável se familiarizar com a composição do material, bem como verificar a durabilidade da tinta.

Uma maneira simples de determinar a solidez de uma tinta diretamente na loja é com um lenço umedecido comum. Você precisa puxar a linha através do guardanapo comprimido. Fios de baixa qualidade deixarão marcas coloridas no tecido.

  • Resistência ao desgaste. Uma qualidade importante é manter a qualidade do item enquanto você o usa. Para itens infantis, você pode comprar linhas mistas compostas de fibras naturais e sintéticas. Os materiais sintéticos permitem que as coisas mantenham sua forma e não enruguem. E os componentes naturais preservam o calor e a respirabilidade do produto.

A escolha da cor do fio depende da vontade da mãe. Para bebês, você pode escolher qualquer cor brilhante que combine com a cor da roupa deles.

Escolhendo um estilo confortável

Conhecendo o caráter da criança, fica fácil adivinhar qual modelo vai ficar melhor nela. Existem 2 tipos principais: com gola sólida e com fecho. O primeiro tipo se ajusta perfeitamente ao pescoço, mas precisa ser puxado sobre a cabeça como uma gola alta, o que muitas crianças não gostam. O segundo é confortável de calçar, mas é possível que o fecho atrapalhe o uso, principalmente se estiver localizado atrás.

Algumas pessoas preferem uma gola alta que possa ser puxada até o queixo, enquanto outras preferem uma gola baixa e levantada. A escolha do babador também depende da estação. No inverno, modelos feitos com materiais quentes são relevantes, possivelmente com forro e gola dupla. E para a baixa temporada, há babadores confortáveis ​​feitos de fios finos.

Tirando medidas

Uma gola de crochê para menino é muito fácil de fazer.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto
Como tirar medidas de uma criança

Para tricotar você precisará saber as medidas básicas:

  • Circunferência do pescoço. Este tamanho é medido onde o pescoço e o ombro se encontram.
  • Altura da gola. Este é um tamanho individual que pode ser ajustado enquanto você tricota e experimenta o produto no seu filho.
  • Comprimento dos ombros. Esta medida é necessária para determinar o comprimento do babador.
  • Circunferência do ombro (ou largura da frente da camisa). Se você planeja que o babador cubra seus ombros, você precisa medir o volume do seu corpo, medindo logo abaixo do ângulo do ombro, incluindo seus braços, peito e costas.

A sequência de tricô de uma gola simples para um menino. Masterclass para iniciantes

Uma gola de crochê ou tricô para menino é tricotada usando um padrão raglan, quando todo o produto não tem costuras.

Existem 2 tipos de execução:

  • Comece a tricotar pela gola.
  • Tricotar a partir da gola e depois finalizar o decote.

Para começar, você precisa seguir alguns passos preparatórios: tirar medidas, tricotar uma amostra e calcular o número de laçadas.

Amostra e cálculo de loops

É possível que, seguindo as instruções da revista, o item fique menor ou maior. Para evitar desfiar e amarrar novamente, leve em consideração a espessura das agulhas de tricô e do fio, é recomendável fazer uma amostra e contar o número necessário de laçadas. Neste caso, o item será adequado ao tamanho da criança.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto
Um exemplo de cálculo do número de laçadas ao tricotar um raglan de cima para baixo

Para contar loops, faça o seguinte:

  1. Tricotar uma amostra de 10 x 10 cm a partir do fio escolhido.
  2. Conte o número de laçadas em 1 cm.
  3. Multiplique o número de laçadas resultante pelo comprimento da peça que você planeja tricotar e você obterá o número de laçadas para montar.

Pescoço

A seguir, no diagrama passo a passo, veremos um modelo de babador com fechos. Esta é a coisa mais fácil para artesãs iniciantes. Ao tricotar o decote, você precisa levar em consideração que a gola não fique nem muito apertada nem muito larga. Ao montar os pontos, guie-se pelas dimensões e cálculos específicos dos pontos da amostra.

O lado positivo de tricotar uma gola com fecho é que, se necessário, você pode tricotar uma tira extra para botões. Este tipo de acabamento não prejudica a aparência do produto e elimina a necessidade de nova amarração.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Tricotando o pescoço (para uma criança de 2 anos):

  1. Faça uma corrente de 35 laçadas de ar e adicione 1 laçada de elevação. Essa será a altura da gola com a dobra.
  2. Faça uma carreira de pontos baixos na parede posterior das laçadas.
  3. Tricotar cerca de 60 carreiras. O comprimento da peça deve ser igual à circunferência do pescoço do bebê.
  4. Amarre um lado transversal com pontos baixos e passe a tricotar a peça do ombro e a capa usando o padrão raglan.

Manto ou capa

Para prosseguir para a próxima etapa do tricô, você precisa dividir todas as laçadas da borda inferior da gola em laçadas para a frente, costas e mangas.

Você pode fazer assim:

  1. Divida o número total de laçadas (60 peças) por 4. Você obterá 15 laçadas para cada peça.
  2. Mova 3 laçadas da frente para trás (18 laçadas de trás).
  3. Divida a parte da frente em 2 prateleiras (6 laçadas cada).

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Padrão de tricô:

  1. Usando pontos baixos, tricote a primeira metade do painel frontal. A partir da última laçada da prateleira, faça 2 pontos baixos e uma corrente de 3 laçadas de ar.
  2. Em 1 laçada da manga, faça 2 pontos baixos. Tricotar todas as alças das mangas. Na última laçada da manga, faça 2 pontos baixos e uma corrente de 3 laçadas.
  3. A partir de 1 laçada de trás, tricote 2 pontos baixos. Tricotar todos os pontos de trás. A partir da última laçada, faça 2 pontos baixos e 3 laçadas de ar.
  4. A partir de 1 laçada de 2 mangas, tricote 2 pontos baixos e tricote todas as laçadas da manga. A partir da última laçada da manga, tricote 2 pontos baixos.
  5. A partir de 1 laçada da 2ª prateleira, tricote 2 pontos baixos e 3 laçadas de ar. Tricotar todas as alças da prateleira.
  6. Repita a sequência até atingir o tamanho desejado (aproximadamente 16 carreiras). O comprimento da ombreira é igual à medida do comprimento do ombro.
  7. Tricotar cada prateleira, aumentando o comprimento em 15 carreiras de pontos baixos. Conecte as prateleiras na parte inferior tricotando a borda inferior com pontos baixos e fazendo uma corrente de 3 laçadas de ar entre as peças.
  8. Na prateleira da esquerda, tricote uma tira de botões com 4 carreiras de pontos baixos. A borda da gola, dobrada ao meio, é conectada à primeira fileira da tira.
  9. Faça a tira da direita da seguinte maneira: tricote 1 carreira com pontos baixos. Carreira 2: tricotar com pontos baixos alternados com arcos de alças de ar (levando em consideração o tamanho dos botões e a distância entre eles). Carreira 3 – ponto baixo.
  10. Amarre as bordas do babador com uma borda decorativa (ponto leque ou ponto caranguejo).
  11. Costure botões na tira esquerda.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Em alguns modelos uma capa é tricotada. Esta é a parte do babador que desce abaixo do ombro e cobre a parte superior do braço. O tamanho da capa não deve ser menor que a medida da circunferência do ombro. Esta parte é tricotada continuando o ombro com pontos baixos, mas sem adicionar laçadas adicionais.

Ideias, padrões e descrições de babadores de crochê para meninos

Um babador é um acessório universal de inverno que serve tanto para meninas quanto para meninos. Um item de crochê original não se perderá no jardim de infância, e a criança poderá vesti-lo sem ajuda. Abaixo estão ideias, padrões e master classes para golas infantis. Além de dicas e opções para decorar peças de tricô.

Gola-babador

Uma versão prática de uma gola que parece uma gola alta com uma capa. A gola deve ser elástica o suficiente para permitir que a cabeça da criança passe livremente, mas a gola não deve ser muito larga e deve se ajustar bem ao pescoço.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto
Babador de crochê para menino

Ao escolher o fio para este modelo, é recomendável prestar atenção aos fios com fibras elásticas. Neste caso, o produto esticará bem e a criança não se sentirá desconfortável ao colocar o babador na cabeça.

Padrão clássico de tricô para gola-babador:

  1. Faça uma corrente de alças de ar igual à circunferência do pescoço. Neste caso, é preciso levar em consideração a circunferência da cabeça da criança para que a coleira não fique apertada.
  2. Tricotar com pontos de alívio na frente e atrás de acordo com o padrão 2 por 2, fechando as carreiras em um anel. Em cada nova carreira, tricote 2 pontos correntes.
  3. Tricotar o número de carreiras necessárias para atingir a altura desejada da gola.
  4. Continue tricotando a capa. A parte expansiva pode ser tricotada usando um padrão raglan, ou você pode adicionar pontos altos duplos uniformemente ao redor do círculo.

Tricotar a capa de acordo com o padrão, alternando a sequência indicada em cada carreira:

  1. 1 carreira – 4 laçadas de elevação, em cada laçada 2 colunas com 2 fios.
  2. 2ª carreira - 4 alças de elevação, em 1 alça 1 coluna com 2 fios, nas próximas 2 alças 2 colunas com 2 fios.
  3. 3ª carreira - 4 alças de elevação, em 2 alças 1 coluna com 2 fios, em 2 alças 2 colunas com 2 fios.
  4. 4ª carreira - 4 alças de elevação, em 3 alças 1 coluna com 2 fios, em 2 alças 2 colunas com 2 fios.
  5. Seguindo o padrão, tricote o número necessário de carreiras.
  6. Amarre a borda com uma borda decorativa.

Estilo abotoado

O estilo clássico de um babador masculino, cuja master class é dada acima no artigo, pode ser modificado.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Por exemplo, adicione os seguintes elementos:

  • Faça um fecho de velcro na parte de trás da gola;
  • Alongue a frente e as costas da gola tricotando o número necessário de carreiras.
  • Use fios de texturas diferentes para tricotar (fios fofos, bouclé, volumosos).
  • Decore o produto com elementos de malha, apliques de tecido ou enfeites decorativos (miçangas, botões, figuras de animais costuradas).
  • Use diferentes padrões de tricô (denso ou vazado).
  • Adicione um chapéu ou capuz ao babador.

Forma redonda

A ordem de tricô de uma gola redonda depende se ela será feita com fecho ou tricotada em círculo. O tricô da gola não é diferente dos modelos anteriores. Ao tricotar uma gola elástica com agulha de crochê, é utilizada a técnica de um elástico feito de colunas frontais e traseiras em relevo. Você pode variar o padrão usando um padrão 1x1 ou 2x2.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

A gola (ou capa) é tricotada de acordo com o padrão clássico, quando colunas são adicionadas uniformemente em cada carreira. O padrão de tricô para as carreiras de uma capa redonda é discutido em detalhes na seção sobre tricô de gola frontal. Para decorar o modelo, você pode usar uma combinação de diferentes cores de fios, decorar o babador com remendos ou um emblema de marca estiloso.

Forma retangular

Um babador de crochê para menino que cubra os ombros combina com qualquer roupa. Para clima frio, é melhor fazê-lo com fio de semilã. Este modelo de corte simples em qualquer cor discreta é adequado para crianças mais velhas. Para tricotar, você precisará de fio semilã de espessura média e agulha nº 2.8 ou nº 3.

A ordem de tricotar uma gola para um menino de 7 anos:

  • Faça medições básicas (circunferência do pescoço e comprimento dos ombros).
  • Tricotar uma amostra e contar o número necessário de laçadas.
  • Para um menino de 7 anos, monte uma corrente de VP de 15 cm de comprimento (37 laçadas) para o pescoço.
  • Tricotar 1 carreira com pb.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

  • Linha 2: faça um pb atrás da alça de trás da linha anterior.
  • Linha 3: faça um pb atrás da parede frontal das alças da linha anterior.
  • Repita a sequência da 2ª carreira e tricote o elástico da gola por 85 carreiras. Em cada carreira faça 1 laçada de elevação.
  • Costure o decote usando pontos baixos.
  • Ao longo da borda inferior da gola redonda resultante, comece a tricotar uma gola usando o padrão raglan.
  • 1 carreira de tricô pb. Divida as 86 laçadas resultantes da seguinte forma: 4 laçadas para o raglan, entre elas 16 laçadas para os ombros e 25 laçadas para a frente e as costas.
  • Tricotar com pontos altos duplos o número necessário de carreiras, tricotando 2 pontos altos duplos em cada carreira nas laçadas antes e depois das laçadas dos cantos do raglan. Em cada carreira faça 3 alças de elevação. Faça laçadas raglan com ponto alto duplo.
  • Decore a borda com uma borda decorativa.

Estilo raglan

O estilo raglan (ou tricô sem costura) é adequado para padrões de tricô para bebês. Ao mesmo tempo, tricotar babadores para crianças mais velhas fica lindo.

Padrão de crochê para um raglan simples:

  1. Tricotar uma gola do tamanho desejado. Pode ser tricotado em redondo ou com fecho.
  2. Conte o número de voltas ao longo da borda inferior e divida-as em 4 partes iguais. A partir das alças dos ombros, deixe a primeira e a última alças para o raglan.
  3. Tricotar uma capa do comprimento desejado usando pontos altos duplos de acordo com o padrão: comece cada carreira com 3 laçadas de levantamento, em cada laçada do raglan tricote uma sequência de 2 colunas, 1 laçada de ar e 2 colunas.
  4. A borda do babador na frente e atrás pode ser alongada até o comprimento desejado, se desejado, tricotando o número necessário de carreiras na frente e atrás.

Variantes de modelos de babador:

  • Uma combinação de turquesa brilhante com a inclusão de uma larga faixa cinza escuro no ombro.
  • Uma capa de cor ameixa de uma só peça com gola alta e fecho de botão.
  • Um babador cinza-aço feito de fio felpudo que lembra pele de coelho com acabamento branco.
  • Capa redonda com gola vazada e botões para bebê.

Modelo com listras brilhantes

A gola de crochê para menino é tricotada de acordo com o padrão clássico. O modelo com listras brilhantes pode ser fechado com botões brilhantes ou ter formato redondo. Ao escolher fios brilhantes, não há necessidade de decorar o modelo com decoração adicional.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Ao tricotar, você pode seguir as seguintes dicas:

  • Escolha uma combinação harmoniosa ou contrastante de cores (de preferência, não mais do que 3 cores).
  • Tricotar listras de diferentes larguras. A alternância de listras finas e largas fica linda.
  • Você só pode fazer a capa listrada decorando a gola em uma cor.
  • Tricotar listras coloridas com fios de diferentes texturas.

Modelo com um carro

Para criar uma gola decorada com aplique, você precisa tricotar um modelo de uma única cor e decorá-lo com um remendo:

  • costure o aplique finalizado em forma de carro na parte frontal da capa usando agulha e linha;
  • faça crochê nas partes do carro e decore a gola com elas.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Padrão de crochê para um carro:

    1. Para tricotar, use fios sintéticos lisos, de cores brilhantes e uma agulha adequada.
    2. Tricotar uma corrente de 21 laçadas de ar.
    3. Faça 1 laçada de elevação e tricote com pontos altos duplos por 6 carreiras.
    4. Faça 6 pontos altos e uma corrente de 9 pontos corrente. Una com a carreira anterior nas laçadas 6 e 7 com duas colunas com 4 fios. Faça uma corrente de 9 laçadas e conecte-a à penúltima laçada da carreira anterior com um ponto baixo. Essas serão as janelas do carro. Tricotar a última laçada com um ponto alto.
    5. Tricotar com pontos altos: em correntinhas - 9 colunas, entre colunas com 4 fios - 2 colunas.
    6. Amarre o contorno da máquina com pontos baixos, tricotando 4 pontos nos cantos.
    7. Tricotar as rodas: fazer 12 pontos altos no anel central e amarrar com fio preto (2 pontos baixos em cada laçada da carreira anterior).
  1. Costure as rodas na carroceria do carro.

Openwork para bebê

O modelo com tricô vazado é indicado para bebês. Para fazer isso você precisará de muito pouco fio. Se o modelo for decorativo, você pode escolher fios semissintéticos ou naturais de algodão, viscose ou linho. Para tricotar o modelo, você precisará tirar medidas e contar o número necessário de laçadas. A gola pode ser curta e decorada com uma borda decorativa.

Babador de crochê para menino. Esquema, descrição para iniciantes, master class. Foto

Para fazer uma capa, use um padrão simples, tricotado de acordo com o diagrama:

  1. Tricotar uma gola na altura desejada e tricotar 1 carreira da capa com pontos baixos.
  2. Em cada 2ª laçada da carreira anterior, tricote a seguinte sequência: ponto alto, ponto corrente, ponto alto. O resultado é um padrão de "marca de verificação".
  3. Em cada “tique” tricotar a seguinte sequência: 2 pontos altos, ponto corrente, 2 pontos altos.
  4. Repita o padrão da carreira anterior, mas em vez de 1 laçada de ar, faça 2 peças.
  5. No arco de 2 laçadas tricotar: 3 pontos altos, 1 laçada de ar, 3 pontos altos.
  6. Na próxima carreira, repita o padrão, mas em vez de 1 laçada de ar, faça 2 peças.
  7. Em um arco de 2 laçadas, faça 8 pontos altos duplos.
  8. Malha fechada.

Tricotar uma gola para bebês com suas próprias mãos permite que você crie a coisa mais confortável. Para os meninos, são adequados itens de crochê grossos em cores suaves; para as meninas, modelos vazados ou fofos com decoração brilhante.

Vídeo sobre como tricotar uma gola

Babador de crochê para menino:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho