Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST

A tomada de medidas é uma das etapas mais importantes na construção de um molde e na confecção de uma peça de roupa, em geral. Existem diversas tabelas que visam facilitar essa tarefa, contendo todos os indicadores necessários para costura.

Sequência e métodos de tomada de medidas para construir um padrão

Para costurar roupas do tamanho necessário, você deve seguir a sequência de medidas ao tirar as medidas.

Este processo é realizado na seguinte ordem:

  1. Ssh (meia circunferência do pescoço). A medição inicia-se na depressão localizada na parte frontal do pescoço, que é chamada de jugular, passa pelo 7º disco cervical e termina na depressão, conectando-se com o início da fita métrica. O resultado obtido deve ser dividido pela metade.
  2. Сг1 (1 meia circunferência do peito). A fita métrica é colocada na frente, acima do busto, e atrás, na linha das escápulas e nas axilas. O resultado deve ser dividido por 2.
  3. Cg2 (2 meias circunferências do peito). Medida a partir das costas, na posição horizontal, na linha das escápulas, na altura das axilas. Na frente, a fita métrica deve cruzar a área saliente do busto. O valor resultante deve ser dividido pela metade.
  4. Cg3 (3 meias circunferências do peito) A fita métrica é aplicada horizontalmente em qualquer linha dorsal, na altura das glândulas mamárias, na parte posterior, e pela frente cruza o peito no local de maior saliência. O resultado deve ser dividido pela metade.
  5. St (meia circunferência da cintura). Coloque o elástico em volta da cintura na posição mais confortável e, em seguida, coloque a fita métrica sobre o elástico. Os dados obtidos devem ser divididos pela metade.
  6. Sat (meia circunferência femoral). A fita métrica deve formar uma linha no plano horizontal ligando o ponto mais saliente do músculo glúteo com a parte anterior, levando em consideração a saliência do abdômen. Para uma medição precisa, você pode usar uma régua. O resultado deve ser dividido pela metade.
  7. Largura do peito (largura do peito). Essa medida é tirada do lado do peito, acima do busto, na linha que une as axilas. O número resultante deve ser dividido pela metade.
  8. Cg (centro do peito). A medida é feita horizontalmente ao redor do peito, ao longo da linha saliente do busto. O valor da medição resultante deve ser dividido pela metade.

    Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST
    Medidas de costura
  9. Bg (altura das glândulas mamárias). A fita métrica é posicionada verticalmente, conectando o local do ombro onde a costura deve ficar com a borda superior do busto. Não há necessidade de dividir o número resultante pela metade.
  10. Dpt (distância da frente até a cintura). A medição é realizada como uma continuação da medição da altura do peito, apenas o ponto inferior é a linha da cintura. Não há necessidade de dividir o resultado por 2; a medição completa é usada.
  11. BW (largura traseira). A fita métrica é colocada ao longo da linha da escápula, passa pelas axilas e conecta. O número resultante deve ser dividido pela metade.
  12. Vprz (altura da cava a partir das costas). Para fazer medições, você precisa segurar uma régua ou qualquer outro objeto plano debaixo do braço. Em seguida, você precisa usar uma fita métrica para conectar verticalmente o ponto mais alto do ombro próximo ao pescoço com o ponto localizado no nível da régua. É utilizada a dimensão completa.
  13. Dst (comprimento das costas até a linha da cintura). Você pode tirar as medidas como continuação das medidas da cava, mas o ponto inferior será o nível da cintura, que está alinhado com o local do ombro. É utilizada a medida completa.
  14. VPK (altura do ombro oblíquo). A fita métrica na parte de trás conecta o ponto da linha da cintura na coluna com o ponto mais distante no ombro. É utilizada a dimensão completa.
  15. Shp (largura da inclinação do ombro). As medidas são tiradas ao longo do ombro, do seu último ponto até o pescoço. A medida completa é usada.
  16. Dr. (comprimento da manga). Ao tirar as medidas, a fita é colocada na parte externa do braço, conectando o ponto extremo do ombro e o ponto do comprimento estimado da manga. A medida completa é usada. Para desenhar roupas de manga comprida, as medidas devem ser tiradas com o braço dobrado em ângulo reto.
  17. OP (circunferência do ombro). As medidas são tiradas de axila a axila e passam pela parte mais saliente do ombro. É utilizada a dimensão completa.
  18. Ozaw (circunferência do pulso). Meça ao redor do pulso. É utilizada a medida completa.
  19. Du (comprimento da saia). A fita métrica deve conectar o ponto da linha da cintura com o ponto do comprimento desejado do produto. É utilizada a dimensão completa.

Essa ordem de medições é padrão, mas, para maior conveniência, você pode trocar a ordem das diferentes medições.

Regras básicas para fazer medições

Tabelas de medidas de costura são uma boa ajuda na hora de criar roupas novas.

Entretanto, para que o produto se encaixe corretamente, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • Antes de começar a tirar as medidas, você precisa tirar as roupas da pessoa. Isto é necessário para evitar erros de medição.
  • A pessoa que está sendo medida deve assumir uma posição relaxada e ereta. Recomenda-se manter a postura normal, abaixar os braços e posicionar os pés de forma que os dedos fiquem voltados para fora e os calcanhares conectados.
  • Para fazer as medições, é melhor usar uma fita métrica feita de tecido grosso. Ao tirar as medidas, elas não devem ficar apertadas ou soltas, mas devem se ajustar precisamente ao corpo da pessoa.
  • O padrão para medições a serem feitas em ambos os lados são as leituras no lado direito. No entanto, elas não devem diferir em mais de 0,5 cm.
  • Ao medir, lembre-se de que você precisará de tecido para a margem, então adicione 1-2 cm a cada medida.

Para roupas que não são justas, são fornecidas medidas especiais que levam em consideração as características de corte e proporcionam um ajuste solto.

Seus valores são apresentados na tabela:Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST

Os valores fornecidos são suficientes para construir um molde utilizando os principais métodos de fabricação de roupas.

Tabela de tamanhos de acordo com GOST

De acordo com o GOST, existem 509 figuras femininas típicas, cujos parâmetros são usados ​​para determinar medidas padrão.

Os parâmetros pelos quais ocorre a divisão em tipos de figuras são:

  • Altura (classificada como a característica mais importante).
  • Terceira circunferência do peito.
  • A circunferência da coxa, levando em consideração a distância que a barriga se projeta.

Os parâmetros listados geralmente são suficientes para determinar o tamanho da roupa de acordo com o GOST, no entanto, atualmente, os seguintes são usados ​​principalmente:

  • Circunferência do tórax (CG). A circunferência do peito é medida, com a fita métrica colocada horizontalmente e passando pelas partes mais salientes do peito na frente e ao longo das escápulas atrás.
  • Circunferência do quadril (CQ). O indicador é medido como uma circunferência ao redor da coxa, que passa pelas partes mais salientes das nádegas na parte posterior e na parte frontal, deixando uma reserva para levar em conta a saliência do abdômen.
  • Circunferência da cintura (CC). Meça no local mais confortável usando um elástico horizontal localizado na cintura.
  • Altura. O indicador é medido usando uma fita que conecta o ponto mais alto da cabeça ao chão.

A criação de uma grade de tamanhos de acordo com o GOST é possível graças à distribuição de figuras femininas típicas selecionadas. De acordo com o indicador de altura, as roupas para adultos são projetadas de 134 cm a 182 cm. Cada tamanho subsequente difere do anterior em 6 unidades de medida.

De acordo com a terceira circunferência do peito, a diferença é de 4 cm, e a faixa de tamanho começa em 72 cm e termina em 136 cm. Os tamanhos de acordo com o parâmetro da circunferência do quadril começam em 80 cm e terminam em 152 cm com um intervalo de 40 mm.Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST

As medidas de costura (a tabela reflete as características da figura) são determinadas separadamente para mulheres com tamanhos muito grandes. Para eles, as roupas são projetadas de acordo com o parâmetro de altura de 160 a 170 cm, cada tamanho subsequente é 6 cm maior que o anterior.

A circunferência do tórax é determinada por indicadores de 140-148 cm com intervalo de 40 mm. A circunferência do quadril, levando em consideração a protrusão do abdômen, tem um valor de 140-166 cm com uma diferença de 40 mm.

Para crianças

A tabela de tamanhos infantis é dividida em 3 categorias:

  • para crianças menores de 6 anos;
  • para meninos de 6 a 18 anos;
  • para meninas de 6 a 18 anos.

Os tamanhos de roupas para crianças menores de 6 anos não diferem por gênero, então nessa idade a tabela de tamanhos é uniforme e adequada para crianças de ambos os sexos.

Idade, anos Tamanho Altura, cm Circunferência do peito, cm Circunferência da cintura, cm Circunferência do quadril, cm
1 22 74 44 45 50
1,5 24 80 48 48 54
2 26 84 52 52 56
2,5 26 92 52 52 56
3 28 98 54 53 58
3,5 28 104 56 53 62
4 30 110 60 54 66
5 30 116 60 54 68

A escolha de roupas para crianças menores de 12 meses é feita apenas de acordo com sua altura. Normalmente, ao produzir tais coisas, é incluída uma largura de produto suficiente, que se adequará a uma criança de qualquer constituição física.

A tabela com os tamanhos típicos para meninas de 6 a 18 anos é mostrada na tabela:

Idade Tamanho Altura, cm Circunferência do peito, cm Circunferência da cintura, cm Circunferência do quadril, cm
6 30 122 60 54 68
7 32 128 64 56 72
8 34 134 68 60 76
9 36 140 72 62 82
10 38 146 76 62 84
11 40 152 80 63 88
12-13 42 158 84 64 92
14-15 44 164 88 66 96
16-17 46 170 92 70 100
18 48 176 96 74 104

Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST

Para meninos de 6 a 18 anos, a seguinte distribuição de tamanhos de roupas e parâmetros corporais é típica:

Idade Tamanho Altura, cm Circunferência do peito, cm Circunferência da cintura, cm Circunferência do quadril, cm
6 30 122 60 54 65
7 32 128 64 57 68
8 34 134 68 60 72
9 36 140 72 63 76
10 38 146 76 65 80
11 38 152 76 65 81
12-13 40 158 80 68 85
14-15 42 164 84 70 88
16-17 44 170 88 73 92
18 46 176 92 76 95

Nas tabelas, que refletem os tamanhos de roupas para meninos e meninas de 6 a 18 anos, os dados das últimas colunas (de 14 a 18 anos) podem diferir da realidade.

Isso é possível devido ao desenvolvimento diferenciado das crianças; alguns podem estar significativamente à frente da altura média de seus pares. Além disso, nessa idade, as características sexuais secundárias começam a se desenvolver ativamente, então os tamanhos das roupas podem ser diferentes. Isto é especialmente verdade para meninas adolescentes. Se as medidas das roupas infantis não forem adequadas, você deve usar as tabelas de parâmetros para adultos.

Para mulheres

Medidas para costura (tabela abaixo) de roupas femininas de acordo com GOST:

Tamanho Circunferência do peito, cm Circunferência da cintura, cm Circunferência do quadril, cm Circunferência do pescoço, cm
42 84 65 92 35
44 88 70 96 36
46 92 74 100 37
48 96 78 104 37,5
50 100 82 108 38
52 104 86 112 39
54 108 90 116 39,5
56 112 94 120 40
58 116 98 124 40,5
60 120 100 128 41
62 124 104 132 41,5
64 128 106 136 42

Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST

A faixa de tamanhos de roupas femininas de acordo com o GOST inclui tamanhos de 42 a 64. No entanto, o 42 também deve ser considerado um tamanho adolescente, por isso não é tão comum entre mulheres adultas. Há também uma divisão em categorias de altura para mulheres.

Esta classificação inclui 6 tipos:

  • Altura nº 1 – de 146 a 151 cm;
  • Altura nº 2 – de 152 a 157 cm;
  • Altura nº 3 – de 158 a 163 cm;
  • Altura nº 4 – de 164 a 169 cm;
  • Altura nº 5 – de 170 a 175 cm;
  • Altura nº 6 – a partir de 176 cm.

Mulheres com altura abaixo de 146 cm e constituição magra são aconselhadas a usar as medidas de roupas para adolescentes.

Para homens

A faixa de tamanhos de roupas masculinas começa no tamanho 44 e termina no 70. Roupas até o tamanho 44 são consideradas adolescentes. Nesse caso, você precisa se concentrar nas medidas da tabela para adolescentes.

Tamanho Circunferência do peito, cm Circunferência da cintura, cm Circunferência do quadril, cm Comprimento da manga, cm Circunferência do pescoço, cm
44 88 70 92 59 38
46 92 76 96 60 39
48 96 82 100 61 40
50 100 88 104 62 41
52 104 94 108 63 42
54 108 100 112 63 43
56 112 104 116 64 44
58 116 108 120 64 45
60 120 112 124 65 46
62 124 116 128 65 47
64 128 120 132 66 48
66 132 124 134 66 48,5
68 136 128 136 66 49
70 140 132 140 66 49,5

A partir dos dados da tabela conclui-se que há uma diminuição da diferença entre as medidas da região da cintura e do quadril proporcionalmente à diminuição da altura. Disto podemos concluir que quanto mais alto o homem, maior é o seu volume abdominal. No entanto, essa afirmação nem sempre é verdadeira, por isso, antes de costurar roupas masculinas, é sempre necessário tirar medidas individuais para não errar no tamanho.

As roupas masculinas também são divididas em 6 categorias, dependendo da altura:

  • Altura nº 1 – de 158 a 163 cm;
  • Altura nº 2 – de 164 a 169 cm;
  • Altura nº 3 – de 170 a 175 cm;
  • Altura nº 4 – de 176 a 181 cm;
  • Altura nº 5 – de 182 a 187 cm;
  • Altura nº 6 a partir de 188 cm.

Roupas com altura abaixo de 158 cm são consideradas adolescentes.

Medidas básicas para peças de ombro

Para fazer um molde para uma peça de ombro, que inclui vestidos, casacos e jaquetas, você precisa tirar as seguintes medidas:

  • R (altura). A fita métrica deve conectar o ponto extremo da cabeça ao chão com uma linha reta paralela ao corpo.Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST
  • Ssh (meia circunferência na área do pescoço). As medidas são tiradas da incisura jugular na frente do pescoço, ao longo da base cervical, discos vertebrais e terminam na incisura. A altura do pescoço é medida se o produto tiver gola.
  • Сг1 (1ª meia circunferência do peito). A circunferência do tórax acima das glândulas mamárias é medida no nível das saliências escapulares e das axilas.
  • Cg2 (2ª meia circunferência do peito). A circunferência do peito é medida ao longo de uma linha horizontal na altura das axilas, levando em consideração as escápulas e o peito.
  • Cg3 (3ª meia circunferência do peito). A circunferência do tórax é medida levando-se em consideração apenas a saliência do tórax.
  • St (meia circunferência na cintura). A fita métrica é colocada na altura da cintura, ao redor do tronco.
  • Sb (semicírculo femoral). A circunferência do fêmur é medida. Neste caso, a fita atravessa os pontos mais salientes das nádegas pela parte de trás, e passa pela frente, levando em consideração a saliência do estômago.
  • Largura do peito (largura do peito). A fita métrica é colocada horizontalmente sobre os seios, de uma depressão da axila até a outra. O resultado deve ser dividido pela metade.
  • Dts (comprimento das costas até a linha da cintura). Meça das costas, da cintura até o ponto mais alto do ombro. A fita deve ficar paralela à coluna vertebral.
  • Dtp (comprimento da parte da frente até a cintura). As medidas são tiradas da frente, da cintura horizontal até a costura na articulação do ombro. Neste caso, a fita deve passar ao longo da saliência do peito, que precisa ser marcada.
  • BH (altura do busto). Ela é medida da mesma forma que o acidente, só que o ponto de medição inferior é a parte saliente do peito.
  • Cg (centro do peito). A fita métrica é colocada de um ponto mais saliente do peito ao outro. As medidas tomadas são utilizadas após serem divididas por 2.
  • VPK (altura do ombro oblíquo). As medidas são tiradas do ponto onde a linha da cintura cruza a coluna até o ponto onde a costura do ombro termina.
  • Шс (largura das costas). A fita métrica conecta as depressões das axilas na parte de trás. A medida precisa ser dividida ao meio.
  • Shp (largura dos ombros). O ponto mais alto do ombro no pescoço é medido a partir do local onde o ombro se junta ao braço.
  • L (comprimento da manga do produto). A fita métrica conecta a ponta do comprimento pretendido da manga ao ponto superior da articulação do ombro.
  • Op (circunferência total do braço). A circunferência do ombro é medida no ponto mais largo.
  • Circunferência do pulso (Circunferência do pulso). As medições são feitas ao redor da circunferência do pulso, no seu ponto mais estreito.
  • Comprimento da cava traseira. As medidas são tiradas do ponto mais alto da costura do ombro até a linha horizontal, que segue a linha horizontal das axilas.
  • Di (comprimento da roupa). A fita métrica conecta o ponto do comprimento pretendido da peça com o ponto mais alto da costura no ombro.

Todas as medidas que incluem a palavra "meia circunferência" devem ser divididas por 2 para obter o valor desejado.

Medidas básicas para calças

As medidas para costura (a tabela para roupas semelhantes é padrão) de calças de tamanhos diferentes devem ser tomadas da seguinte forma:

  • LSL (comprimento das calças ao longo da lateral). A fita métrica é colocada ao longo da parte externa da coxa e vai do comprimento pretendido do produto até a fita localizada na cintura. A fita deve cruzar a parte mais convexa da coxa.Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST
  • DtK (comprimento da cintura horizontal até o nível do joelho). Ela é medida de forma consistente com a medição DSB, apenas o meio da articulação do joelho atua como o ponto mais baixo, e a linha da cintura continua sendo o ponto mais alto.
  • Aglomerado (comprimento do produto ao longo da parte frontal). A fita métrica é colocada ao longo da parte frontal da perna, da linha da cintura até o comprimento desejado do produto. Ao mesmo tempo, deve cruzar a protuberância máxima do abdômen.
  • ДШ1 (comprimento do 1º passo). Esta medida é feita “na régua”, do ponto mais alto da régua até a linha do chão. As medidas são tiradas da parte interna da perna.
  • DSh2 (comprimento do 2º passo). A medida é feita ao longo da parte posterior da perna, começando na dobra abaixo da nádega até o ponto de contato com o chão. A exatidão das medições dos comprimentos do primeiro e do segundo degrau pode ser verificada por comparação; normalmente, a primeira medição é 10-40 mm mais longa que a segunda.
  • SSH (altura sentada). As medidas são tiradas sentado em uma cadeira, da cintura da peça até onde ela toca a cadeira. A fita métrica está localizada na lateral.
  • OB (circunferência femoral). A fita métrica é colocada horizontalmente na parte mais larga do quadril. Neste caso, ele deve passar por baixo da dobra das nádegas.
  • HE (cobertura de perna). As medidas são tiradas num plano horizontal 15 cm acima do joelho.
  • OK (cobertura do joelho). A fita métrica passa ao redor do meio do joelho. Neste caso, para calças largas, as medidas são tiradas com o joelho dobrado em ângulo reto, e para calças justas, com a perna esticada.
  • DPr (comprimento da cava). Esta medição é de controle. A fita métrica está localizada da parte frontal do cinto da peça, na linha da cintura, até o elástico na linha da cintura, na parte de trás. A fita passa pela virilha.
  • ШН (largura da parte inferior das calças). Determinado individualmente dependendo do modelo do produto.

Medidas para costurar uma saia

Medidas de costura (a tabela ajudará você a tirar as medidas corretamente) do tecido principal Os parâmetros para a confecção da saia são os seguintes:

  • St (meia circunferência na cintura). A fita métrica é colocada horizontalmente na altura da cintura, onde será colocado o cinto da peça.
  • Sáb (meia circunferência da coxa). A circunferência é medida na região da coxa, nos pontos mais salientes das nádegas, na parte posterior, e levando em consideração a saliência do abdômen na parte frontal. Se houver depósitos de gordura, a medição deve ser feita no ponto mais largo.
  • Dts (comprimento das costas até a cintura). A fita métrica é colocada paralelamente à coluna e conecta o ponto mais alto da costura do ombro à linha da cintura.
  • Du sb (comprimento do produto a partir da lateral). O comprimento estimado da saia é medido a partir do cinto na cintura, na lateral.
  • Du sp (comprimento do produto a partir da parte frontal). A fita métrica é colocada na frente, da linha da cintura até o comprimento desejado do produto.
  • Du sz (comprimento do produto a partir da parte de trás). Esta medida não é tomada, mas calculada após a construção do molde do produto.

Todas as medidas usadas com o prefixo "meia circunferência" devem ser divididas pela metade depois de tiradas e a metade do tamanho deve ser usada no futuro.

Medidas para costurar chapéus

Para criar um molde de toucado, são utilizadas 3 medidas principais, que incluem:

  • OG (cobertura total da cabeça). Essa medida também é chamada de tamanho do produto acabado. Para removê-la, você precisa colocar a fita ao redor da cabeça de modo que ela corra horizontalmente, cruzando a testa e tocando a borda da sobrancelha na frente, e atrás ela cruze a parte mais convexa da cabeça e encontre o início da fita na lateral.Medidas de costura. Tabela de tamanhos para mulheres, homens e crianças. Designações de acordo com GOST

Além disso, ao fazer essa medição, você deve levar em consideração o tipo de chapéu que está sendo projetado, pois as medidas devem ser tiradas de acordo com a circunferência da cabeça na qual o produto será usado. Por exemplo, para um padrão de chapéu, a fita deve ser levantada na frente e abaixada atrás, e para um solidéu, a linha horizontal deve ser levantada até o nível desejado.

  • Medida transversal da cabeça. Ao fazer essa medida, a fita deve passar pela parte mais alta da cabeça, conectando os pontos acima das orelhas.
  • Medida longitudinal da cabeça. Ao fazer essa medição, a fita também deve passar pela parte mais convexa da cabeça, da frente para trás. Neste caso, os pontos extremos de medição são os pontos de intersecção da fita métrica com a linha ao longo da qual a circunferência total da cabeça foi medida.

Os parâmetros listados são básicos e serão suficientes para fazer chapéus padrão. No entanto, para criar modelos especiais, podem ser necessárias medidas adicionais, que o alfaiate deve determinar de forma independente. Por exemplo, para costurar uma boina você também precisa saber sua parte mais larga.

Portanto, tabelas contendo os parâmetros básicos para a construção de moldes de roupas padrão são muito valiosas, pois com a ajuda delas você pode costurar roupas sem precisar nem tirar medidas de uma pessoa.

Formatação do artigo: Vladimir, o Grande

Vídeo sobre como fazer medições

Vamos aprender a fazer medições corretamente:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

Criação

De costura

Desenho