Utilização de rolhas ou tampas de garrafas plásticas são consideradas uma tendência da moda nas artes decorativas e aplicadas. Artesanatos feitos com materiais descartados, na forma de porta-copos, pinturas, brinquedos e estatuetas, decoram casas de veraneio. São elementos de interior e decoração de apartamentos.
Artesanato com tampas de plástico para jardim e horta
Tampas de todos os tamanhos e cores não são mais jogadas no lixo hoje em dia. Eles ganham uma segunda vida. Isso não requer nenhuma habilidade ou capacidade especial. Você precisará de um suprimento de tampas, arame, papelão, jornais velhos e ferramentas básicas de construção.
Cercas
Cercas para canteiros pequenos ou arbustos baixos exigem um grande número de coberturas do mesmo tamanho.
A cor da cerca depende da presença de plugues e pode ser de uma única cor ou multicolorida. Os artesãos escolhem opções: cobrem a cerca com uma cor e a constroem no formato de lápis de cor. Menos frequentemente, um padrão multicolorido é disposto na moldura ou as tampas são dispostas como uma pintura ou fotografia.
Quando um número suficiente de tampas tiver sido acumulado, começam as etapas de construção de uma cerca:
- Separe as tampas por cor e faça um furo em cada uma para passar o arame ou a linha de pesca. Furos de tamanho idêntico são feitos na base da cerca.
- Selecione um enfeite, design. Faça uma estrutura de cerca com arame. Para as armações, utilize canos velhos e chapas de aço estreitas.
- Coloque as tampas sobre papelão ou uma folha de fibra de acordo com o padrão selecionado. Transfira as tampas para a base da cerca. Prenda-os com arame. Os pregos são considerados a pior opção, pois não permitem que as tampas fiquem bem presas, uma ao lado da outra.
Caminhos de jardim
Os artesanatos feitos com tampinhas de garrafas plásticas são variados e populares. Jardineiros e produtores de vegetais os utilizam para pavimentar caminhos alegres e brilhantes.
Como a parte frontal da matéria-prima é lisa e escorregadia, é recomendável colocar os caminhos com segurança entre árvores e arbustos. Para decorar áreas suburbanas, você precisará de: rolhas de cores diferentes, areia, tábuas estreitas para cercar a área, cimento, cola industrial.
Etapas de construção:
- Selecione um local para um caminho ou trilha. Defina e delineie limites.
- Corte o solo junto com a grama a uma profundidade de 7–10 cm.
- Instale a fôrma ao longo do contorno do futuro caminho: fixe as tábuas com estacas afiadas.
- Encha uma vala rasa com areia, cascalho, lascas de madeira e folhas secas.
- Dilua uma solução homogênea de 4 partes de cimento, 1 parte de areia e 1 parte de cola. Despeje a mistura no futuro caminho. Distribua e alise uniformemente com uma pá.
- Prossiga com a instalação da superfície da estrada pressionando os plugues na massa do edifício. Para garantir uma altura de base uniforme, é necessário pressionar a superfície dos plugues com força igual.
- Remova qualquer resíduo de solução da superfície usando uma escova de cerdas duras. Remova a fôrma.
Estatuetas
Estatuetas de cortiça são artesanatos comuns e populares. Geralmente são animais, personagens de contos de fadas, robôs, flores fantásticas. Artesãos de todas as idades adoram fazer coisas brilhantes. Para fazer um homenzinho você vai precisar de: tesoura, agulha cigana, furador, olhos de plástico prontos, pistola de cola quente. Você também precisará de 34 tampas de cores diferentes, um elástico e 5 ovos de plástico da Kinder Surprise.
Etapas de montagem:
- faça um furo no centro das tampas com um furador;
- insira um elástico de 15 cm de comprimento na agulha;
- prenda o ovo na borda inferior do elástico e dê um nó;
- faça uma perna com 8 gorros em um pedaço separado de elástico;
- faça um segundo;
- faça 2 furos na tampa de diâmetro maior e fixe as pernas;
- coloque 2 tampas - o corpo e depois o ovo;
- depois a tampa (pescoço), o ovo (cabeça) e 2 tampas em cima;
- prenda tudo com um nó;
- amarre um pedaço de elástico no pescoço, deixando 2 pedaços nas laterais para os braços;
- amarre 6 tampas e um ovo, prenda com um nó;
- faça o mesmo com a segunda mão;
- cole os olhos.
A estatueta está pronta.
Cortinas
Cortinas vazadas e brilhantes decorarão as janelas ou portas da sua casa de campo. O produto não exige muito esforço, tempo e dinheiro. Mas o resultado final agrada com seus padrões intrincados e cores do arco-íris.
Para a cortina da janela você precisa levar:
- tampas;
- linha ou arame grosso de pesca;
- martelo, pregos;
- furador de sapato;
- uma haste plana ou trilho para prender a cortina.
Sequência de trabalho:
- medir o comprimento da cortina;
- corte a linha em pedaços, deixando uma reserva de 7-8 cm para nós;
- faça um furo no centro de todas as tampas;
- prenda as tampas nos pedaços, prendendo-as com nós fortes em ambas as extremidades;
- amarre as peças com as tampas na base e prenda-as na abertura da janela.
Painel
Artesanatos feitos com tampinhas de garrafas plásticas também incluem painéis coloridos que podem ser encontrados nas paredes de casas de veraneio e cercas.
Eles apresentam uma imagem simples ou um painel complexo em estilo geométrico. Em cada caso, é aconselhável usar uma base - madeira compensada ou papelão. Sem experiência, é difícil colocar o painel diretamente no local escolhido.
Etapas da master class criativa:
- desenhe uma imagem em um pedaço de madeira compensada;
- separar as tampas por tonalidades de cor;
- desengordurá-los com álcool;
- coloque as tampas de cabeça para baixo conforme a figura na folha;
- cole cada um com uma pistola;
- recorte a imagem resultante ao longo do contorno;
- fixe a folha com o painel no local designado com parafusos e pregos;
- pinte os espaços entre as tampas com tinta de cimento de uma cor adequada.
O painel fica interessante quando tampas de diâmetros diferentes são colocadas uma dentro da outra, como uma “boneca matryoshka”. A pintura é tridimensional e tem um efeito visual 3D. Nessa técnica, escolhe-se um painel de um galo ou do sol. O trabalho é complexo, para artesãos que sabem criar vitrais e mosaicos. Primeiro, a folha de compensado é preparada. Em seguida, o contorno do desenho é aplicado. Encha-o com tampas.
Ideias para casa
Ter tempo livre, vontade e amor pelo artesanato são condições favoráveis para transformar tampinhas de garrafa comuns em diversas coisas e souvenirs. Eles vão iluminar o interior dos cômodos. Eles adicionarão exclusividade e aconchego à sua casa.
Opções de decoração
Artesanatos feitos com tampinhas de garrafas plásticas são usados como opções de decoração para diversos lugares e espaços.
Graças à variedade de cores, formas e tamanhos, as tampas são usadas literalmente em todos os lugares:
- decorar barris e caixas;
- criar coberturas;
- decorar móveis de jardim e de campo;
- decorar recipientes para flores e plantas;
- construir cercas de madeira;
- canteiros de flores são decorados com figuras feitas de tampas;
- Eles fazem telas e divisórias coloridas.
Pintura
A pintura é um projeto em grande escala feito com tampas de garrafas plásticas. Geralmente é usado para decorar a parede de uma casa ou uma cerca sólida. O principal nessa criatividade é escolher o esquema de cores certo das matérias-primas e do design.
Andamento do trabalho:
- limpar, lavar e secar as tampas;
- distribuí-los por tamanho e paleta de cores;
- imprimir o desenho que pretendemos fazer;
- escolher um local para a futura pintura;
- pinte a área de qualquer cor;
- aplique as marcações do desenho selecionado na área acabada;
- fixe as tampas com cola, vidro líquido ou parafusos;
- o método de fixação depende do tipo de base;
- As tampas são fixadas na parede de tijolos usando uma solução especial.
Artesãos experientes aconselham não usar estênceis. É melhor fazer um plano claro da imagem, dividido em segmentos separados. Além disso, artesãos experientes recomendam escolher um design simples e despretensioso para a primeira pintura.
Assistir
Artesanatos feitos com tampas de plástico no formato de um relógio exigirão algumas despesas: um mecanismo de relógio funcional será útil. Você também precisará de tampinhas de garrafa coloridas, papelão grosso, uma pistola de cola, um compasso e um lápis simples.
Etapas do trabalho:
- recorte um círculo de papelão;
- cole 12 tampas nele;
- desenhe um número em cada um, faça um furo no centro do círculo;
- instalar o mecanismo do relógio.
O design do mostrador depende dos gostos e preferências do mestre.
Tapete de massagem
As tampas não são usadas apenas para decorar casas de campo e territórios. Eles são usados para criar coisas práticas para manter o tônus e a saúde - tapetes terapêuticos para os pés ou costas. O uso desse revestimento relaxa e cura o corpo humano. É uma medida preventiva contra pés chatos e osteocondrose. Você precisará dos seguintes materiais: rolhas, linha de pesca grossa e um furador.
Progresso da montagem:
- determinar o tamanho do tapete;
- pegue o número necessário de tampas;
- faça 6 furos em todas as rolhas;
- passe uma linha de pesca por eles e conecte-os para formar um tapete;
- prenda (derreta) as pontas.
Um tapete com um ornamento requer a colocação preliminar do padrão em uma superfície plana. E fixação das peças plásticas conforme o diagrama.
Decorações penduradas
Artesanatos feitos com tampinhas de garrafas plásticas são usados em decorações de Ano Novo e feriados. As crianças se inspiram para montar árvores de Natal com rolhas verdes e pendurá-las em uma grande árvore de abeto. Bolas brilhantes feitas de tampinhas de garrafa, unidas com cola forte, têm um aspecto incomum.
Luminárias pendentes antigas podem ganhar um visual moderno se forem decoradas com tampas transparentes ou coloridas. Artesãos dão vida a ideias de design ousadas a partir de materiais descartados, na forma de um abajur original. Você precisa fazer uma moldura forte e decorá-la com tampas. Além disso, tampas coloridas são usadas para cobrir vasos de flores simples e sem graça, para trepadeiras.
Flores penduradas parecem originais no interior de casas de jardim ou casas de campo. Para fazer uma flor de plástico você precisará de: tampas grandes de garrafas plásticas de 5 litros, fita dupla face, tesoura.
Andamento do trabalho:
- corte as laterais das tampas;
- faça 6 cortes na metade das tampas;
- moldar (dobrar) as pétalas;
- corte uma espiral das tampas restantes;
- conecte os botões acabados à espiral com fita adesiva;
- cole o estame no meio da flor;
- pendurar uma flor em um arbusto.
Porta-copos
Os porta-copos para copos, tigelas e potes são feitos da mesma forma que o tapete de cura. Elas diferem apenas no tamanho do diâmetro.
A característica especial deste produto é a fixação confiável e durável de fileiras de tampas entre si.
Para fazer o suporte você precisará de:
- tampas – 7 unid.;
- 3 pedaços de tecido de cores diferentes;
- qualquer recipiente, 7 cm de diâmetro (vidro, jarra);
- lápis simples;
- tesoura;
- linha, agulha.
Fazendo um porta-copos para uma xícara de café:
- desenhe 7 círculos em manchas multicoloridas, traçando o recipiente existente;
- recorte círculos;
- costure o tecido sobre todas as tampas, colocando cada uma no centro e dando pontos largos ao redor da aba, estique a linha;
- fixar uma espécie de “capa” com vários pontos;
- conecte as tampas em uma corrente (costure);
- enrole a corrente em um círculo;
- prenda do lado avesso com pontos.

Eles também fazem suportes para utensílios de cozinha maiores: bules, panelas, frigideiras, combinando 4 a 6 suportes pequenos em 1 grande.
Ideias originais
Coisas originais e úteis para a casa estão sempre em demanda. Sem gastar dinheiro, você pode criar vários itens domésticos usando tampas de diversos recipientes.
Um uso comum das tampinhas de garrafa é em brinquedos infantis originais. A maioria dos artesanatos é feita por crianças enquanto nadam em uma piscina ou rio. Itens de plástico flutuam bem na água. Cores brilhantes e formas bizarras atraem e divertem as crianças.
Para fazer um polvo marinho você precisará de: chapéus amarelos e vermelhos, linha de pesca e parte de uma garrafa plástica. Prenda de 10 a 12 pedaços de linha de pesca na parte cilíndrica da garrafa. Coloque rolhas em cada pedaço para fazer pernas. O animal marinho está pronto para nadar no lago.
Meninos e meninas adoram brincar com carros de corrida. E a nova corrida, projetada em conjunto com os pais, terá um lugar de destaque na garagem de brinquedos.
Você precisa levar:
- tubo de papelão;
- faixa elástica;
- uma folha de papelão grosso;
- tampas – 4 unid.;
- faca;
- espetos longos;
- furar;
- pistola de cola.
Recomendação para montagem das peças:
- corte o tubo, deixando um comprimento de 20-22 cm;
- faça furos um pouco maiores que o diâmetro dos espetos de kebab no meio de todas as tampas;
- pinte o tubo com uma cor brilhante ou cubra-o com papel vermelho;
- faça furos no tubo para o eixo das rodas dianteiras e traseiras;
- instale as rodas (plugues) e cole-as no eixo;
- Recorte um piloto de corrida de papelão e cole-o no tubo.
As crianças adoram fazer brinquedos novos.
Junto com eles você pode fazer os seguintes itens:
№p/p | Tipo de embarcação | Breve descrição da obra |
1 | Aplicações (gato, peixe, abelha, urso, cachorro). |
|
2 | Figuras tridimensionais (pessoas, animais, insetos). |
|
3 | Bonecas planas (heróis e personagens de contos de fadas). |
|
4 | Robôs são guerreiros |
|
5 | Estrada de automóvel |
|
Os adultos também gostam de fazer itens com tampinhas de garrafa. Um pouco de fantasia, diligência, imaginação - e uma coisa útil para a casa está pronta. Às vezes é difícil encontrar um recipiente para armazenar itens domésticos. Portanto, você pode fazer um recipiente para pequenos itens com suas próprias mãos.
Você precisará de:
- garrafa plástica limpa;
- tampas – 2 unid.;
- faca;
- tintas à base de acrílico.
Corte o gargalo da garrafa 3-4 cm abaixo da tampa. Insira-o na 2ª capa e cole-o. Desenrosque a tampa, coloque pequenos objetos (botões, pregos) no recipiente e rosqueie-o. O produto pode ser pintado, decorado com miçangas coloridas ou pintado com tintas acrílicas.
Uma cesta resistente também será útil na vida cotidiana. Você precisa levar:
- rolhas coloridas ou lisas;
- alicate;
- arame;
- furador.
Processo de trabalho:
- Desenhe um diagrama da futura cesta e marque o padrão.
- Fure as tampas em 2 lugares opostos e insira o fio.
- Seguindo o diagrama, faça o fundo e as laterais do produto.
- Depois, prenda as peças e forme as alças. Trance-os com fita ou barbante decorativo.
Um suporte inteligente para artigos de papelaria (lápis, canetas, pincéis) pode ser feito com materiais descartados, pegue:
- tampas;
- alicate;
- soco ou furador;
- arame.
Processo de trabalho:
- Desenhe um diagrama.
- Faça 4 furos em cada tampa. Prenda com arame conforme o diagrama.
- Quando a tela atingir o tamanho desejado, dobre-a em determinados lugares.
- Desenhe símbolos matemáticos ou letras do alfabeto nas rolhas.
Itens domésticos feitos por artesãos muitas vezes competem com itens comprados em lojas. Uma luz noturna feita de tampinhas de garrafa vai ficar em um lugar de destaque no quarto.
Materiais necessários:
- tampas;
- bulbo;
- pistola de cola.
Para uma luminária quadrada você precisará de 6 peças idênticas:
- Cole as tampas para formar painéis quadrados.
- Deixe espaço em uma parede para um soquete de lâmpada. A parte com o furo será a base da luz noturna. Cole outras peças finalizadas nele.
- Antes de fixar a parede superior do abajur, você precisa parafusar a lâmpada. Conecte o produto.
- A luz que entra pelas tampas e rachaduras será difusa e suave.
Coisas desnecessárias e usadas geralmente são levadas para casas de campo. Cadeiras com estrutura resistente, mas com assentos quebrados, ganham uma segunda vida com a ajuda de tampinhas de garrafa. As cadeiras atualizadas são usadas em gazebos abertos e espaços internos. Você precisará de: rolhas, linha de pesca, um furador e amarras para prender a linha.
Para consertar uma cadeira, você precisa:
- faça 2 furos nas laterais das tampas;
- meça o assento e o encosto da estrutura;
- calcular o número de capas necessárias para o assento e encosto;
- amarre as rolhas em uma linha de pesca;
- prenda as peças acabadas na estrutura da cadeira;
- queime a linha de pesca, prenda todas as linhas com uma braçadeira.
Atualmente, tampas de potes, latas e garrafas plásticas são reconhecidas como um material universal que pode ser reutilizado. Os artesanatos feitos com eles são úteis e duráveis. Coisas para o jardim, horta e casa, eletrodomésticos e móveis, conjuntos de construção para crianças e utensílios de cozinha se encaixaram organicamente na vida.
Vídeo sobre artesanato em plástico
Artesanato com tampinhas de garrafa plástica: