Os artistas sabem que a primeira coisa que precisam fazer é preparar seu cavalete. Pode ser feito à mão usando desenhos com dimensões. Se você não preparar seu espaço de trabalho adequadamente e não organizar os acessórios necessários em uma posição conveniente, será difícil trabalhar produtivamente.
Isso acontece porque o artista terá que se distrair de seu trabalho para conseguir tintas, pincéis e papel. Organizar seu espaço de trabalho é fundamental.
Finalidade e tipos de cavaletes
Um cavalete é necessário para colocar uma tela para pintura. A iluminação que incide sobre a futura pintura tem impacto na escolha da cor.
Os cavaletes variam em tipo e têm inclinações diferentes.
Tipos de suporte de lona:
- esticador;
- chão ou mesa;
- máquina;
- lira;
- caderno de desenho ou tablet;
- tripé.
Cada tipo de suporte para tela tem sua finalidade:
Nome do cavalete | Para quem e para que é indicado? |
Maca ou claquete |
|
Lira |
|
Cavalete ou cavalete de estúdio |
|
Tripé |
|
Caderno de esboços |
|
Área de trabalho | Eles são usados por crianças e adolescentes, ou seja, aqueles que estão começando a aprender sobre pintura. |
Transformador |
|
Desenhos com dimensões são os principais atributos para fazer um cavalete com suas próprias mãos para obter uma instalação fácil e simples com fixação confiável.
Muitos pais fazem cavaletes de papelão para seus filhos. Mas essa opção só é útil para uma criança de 5 anos.
Se o futuro artista tiver mais de 7 anos e pretender seriamente se dedicar a essa arte, então um cavalete de verdade é comprado. Caso contrário, a criança pode perder a vontade de criar, pois não se sentirá cercada dos acessórios necessários que um verdadeiro artista usa.
Regras para escolher um design de cavalete
Uma criança não deve desenvolver uma atitude negativa em relação a esse tipo de arte desde cedo devido a um cavalete escolhido incorretamente.
Portanto, é recomendável prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- altura;
- estabilidade;
- fixação segura;
- placa plana.

Você não deve comprar um suporte muito pequeno ou, ao contrário, muito alto. Caso contrário, será desconfortável para a criança fazer sua atividade favorita com tal objeto. O principal é que o pequeno artista possa trabalhar tanto sentado quanto em pé.
O suporte de lona deve ser fixado com segurança. Deve ser feito de material ecológico, como madeira de bétula. Cavaletes de plástico quebram com muita frequência e rapidamente se tornam inutilizáveis.
Se houver mais de duas crianças na família, é melhor fazer ou comprar um cavalete dupla face. É possível criar superfícies que diferem umas das outras em cor e design. Por exemplo, faça um quadro para desenhar com giz e uma cor escura, e o outro lado para brincar com ímãs ou desenhar com marcadores.
Para artistas iniciantes adultos, um tripé é adequado. É leve e fácil de transportar caso você precise desenhar na casa de um amigo.
Profissionais escolhem cavaletes com base em suas necessidades e preferências por ferramentas., que eles usam durante o trabalho. Além disso, a escolha de um profissional depende da capacidade financeira, do gosto por um dos tipos de criatividade, seja natureza morta, paisagem ou retrato.
Há outra categoria de pessoas que usam cavaletes. Esses são desenhistas. Eles compram suportes de estúdio especiais para telas, com grampos, compartimentos especiais para ferramentas e ângulos de inclinação. São cavaletes grandes para folhas de papel A3 nos quais o engenheiro de projeto desenha o desenho necessário.
Materiais e ferramentas para fazer um cavalete com suas próprias mãos
Para fazer um cavalete com suas próprias mãos em casa, você precisará das seguintes ferramentas:
- parafusos auto-roscantes;
- âncoras com porcas;
- serra;
- alça;
- lixa;
- furadeira ou chave de fenda;
- martelo;
- chave de fenda;
- viga de madeira;
- desenhos de acordo com os quais o suporte de lona será criado.
Cavalete de mesa
Ao fazer um cavalete de mesa, é importante considerar a altura do artista e o tamanho do papel que ele usará.
Para fazer este tipo de cavalete com suas próprias mãos, você não precisa fazer os desenhos você mesmo. Elas serão apresentadas a seguir.
Uma pessoa precisará dos seguintes materiais:
- chave de fenda;
- viga de madeira, de preferência seca, madeira - pinho;
- ripas;
- folha de compensado;
- cobertura de piano;
- serra de madeira;
- parafusos.
Este suporte pode ser convertido em uma mesa de desenho infantil no futuro.
O cavalete feito à mão (os desenhos com as dimensões estão mostrados na imagem) é feito em etapas:
Procedimento de fabricação:
- Em duas barras, faça cortes simétricos para inclinar o compensado sobre o qual a tela ficará.
- Faça um quadrado com quatro barras. Coloque duas barras onde os cortes foram feitos, paralelas entre si e conecte-as com parafusos.
- Prepare o compensado. Fixe uma viga no centro da parte de trás da chapa com parafusos, à qual um suporte é fixado usando um parafuso e uma porca. O usuário poderá inseri-lo em qualquer um dos cortes feitos no suporte para que possa dar à tela qualquer inclinação.
- A folha de compensado é fixada ao suporte quadrado usando uma cobertura de piano.
Infantil para desenhar
Ao fazer um cavalete infantil para desenhar, você não deve esquecer de uma prateleira para tintas e pincéis, para que a criança não precise se distrair constantemente procurando por eles. As ferramentas e os requisitos para a árvore são os mesmos. Você pode fazer um cavalete com suas próprias mãos (desenhos com dimensões para crianças são mostrados na imagem) sem ter nenhuma experiência trabalhando com madeira.

Etapas de fabricação:
- Pegue quatro barras de 1 m de comprimento. Corte os cantos. Lixe com uma lixa.
- Junte-os e faça um furo a 15 cm da extremidade da viga de cada lado. Prenda com um parafuso longo por enquanto.
- Meça 44 cm em 4 barras do início ao centro. Faça cortes em todas as quatro vigas.
- Vire-os e meça a distância para a barra transversal traseira em dois blocos. Faça um corte no centro das outras duas vigas.
- Meça a distância da perna de apoio até a marca superior da barra transversal superior de 6 cm, e da parte inferior da perna de apoio até a barra transversal inferior de 13 cm. Faça um corte.
- Monte os suportes traseiro e dianteiro e prenda-os com parafusos de diâmetro M6. Faça os furos nas vigas com diâmetros um pouco menores. Caso o usuário adquira outros tamanhos de cavalete, na hora de montá-lo é necessário ajustar ao tamanho do suporte traseiro.
- Agora só falta fazer uma prateleira para tintas e pincéis e fixar a base – uma folha de compensado sobre a qual a tela ficará. Pegue uma chapa de 40x40 cm e fixe-a nas vigas com parafusos. Faça uma pequena borda com a conta de vidro para que as borlas não rolem no chão.
- Pegue outra folha de compensado e fixe-a no suporte frontal com parafusos. Corte todo o excesso e lixe com uma lixa.
Tripé
O cavalete é feito com suas próprias mãos (os desenhos com as dimensões são mostrados na imagem) e é feito pensando no uso futuro.
Para fazer um tripé, você precisará concluir as seguintes etapas, uma por uma:
- Corte 3 barras de 140 cm cada. A espessura deve ser de 40x40 mm. Para este tipo de cavalete, as barras não podem ser estendidas, pois a criança não conseguirá desenhar figuras muito grandes. Portanto, ele deve ser compacto e organizado.
- Se o suporte for feito para artistas adultos, o comprimento da viga pode ser aumentado para 2 m, desde que o teto permita. É importante lembrar que neste caso o tripé não será portátil.
- Corte 1 m de madeira para o suporte. Para suporte, use uma viga de 50x75 mm de espessura.
- O tripé é montado e o suporte é fixado conforme mostrado na figura abaixo.
- Faça um furo para a chave na perna traseira de acordo com seu diâmetro. É aconselhável usar um parafuso M6. E nas pernas laterais, faça furos mais largos que o diâmetro.
- A perna traseira é feita para dobrar para trás.
- Prenda a perna traseira ao suporte com uma corda. Coloque o centro do cordão sobre a perna traseira e prenda-o aos parafusos nas laterais do suporte com laços.
- A base é feita levando em consideração a abertura máxima das pernas.
Fogo de artifício
Outro tipo de cavalete é a claquete. A execução será semelhante a um kit de desenho infantil. E sua aparência lembra um antigo quadro escolar. Este é um cavalete leve e portátil. Na hora de criá-lo é preciso levar em conta todas as dimensões para que o usuário consiga movê-lo facilmente de um lugar para outro.

Etapas de fabricação:
- Corte 4 barras nas seguintes dimensões: 1200x50x20 mm.
- Corte mais 4 barras com dimensões diferentes: 560x50x20 mm.
- Corte 2 barras com as seguintes dimensões: 600x100x10 mm.
- Instale as dobradiças nos suportes, verifique se os cantos se encontram uniformemente.
- Faça rebaixos nas barras onde os parafusos serão parafusados. Faça furos nas vigas com uma broca fina para evitar rachar a madeira. Insira os parafusos profundamente na madeira para que as cabeças não fiquem visíveis.
- Coloque uma folha de compensado no suporte frontal e fixe-a com parafusos.
- Na parte inferior, em um trilho adicional preso às pernas do badalo, você pode fixar uma prateleira de madeira compensada para tintas e pincéis.
Um cavalete do tipo "faça você mesmo" (os desenhos com as dimensões são mostrados na figura) deve ser feito estritamente de acordo com as dimensões. O desenho mostra um tipo mais complexo de fogo de artifício.
Bilateral
Cavaletes de dupla face são adequados para uso em aulas de arte. É necessário um mínimo de peças. É fácil e simples de fazer, até uma criança pode participar.
Passos para criar:
- Serre 4 vigas da mesma altura, 2 vigas de 50 cm de comprimento, 2 pedaços de 40 cm, faça uma viga redonda de 60 cm de comprimento (coloque um rolo de papel sobre ela) - essas coisas serão necessárias para fazer um cavalete de dois lados.
- Encontre o centro dos suportes longos e fixe neles travessas de 50 cm de comprimento usando parafusos autoatarraxantes.
- Faça furos nos trilhos laterais para que o pedaço redondo de madeira segure o papel.
- Use uma serra tico-tico para fazer um entalhe na madeira para o parafuso. Porque a viga lateral está presa ao segundo poste. Isso é feito para desmontar rapidamente o cracker e facilitar o armazenamento.
- Fixe essas duas vigas com parafusos de um lado e pendure-as em um parafuso autoatarraxante do outro.
- Insira o rolo de papel no furo das barras.
- Fixe as folhas de compensado em ambos os lados com parafusos.
Dobrável
Um cavalete dobrável é útil em estúdios de desenho. É prático para carregar ou esconder no armário. Esses suportes para telas de artistas acomodam no máximo 70 cm de papel de altura e cerca de 40 cm de largura.
Mas isso é suficiente para retratistas, bem como para aqueles que fazem pequenos trabalhos.
Etapas de fabricação:
- Você precisará de uma viga - 40x20x170 mm, compensado de 10 mm de espessura, parafusos M6 com arruelas, tira de tecido.
- Ele é criado da mesma forma que um tripé. Nas barras, meça e marque com um lápis as seções de 95, 105, 115, 125, 135, 145 cm e faça furos. Depois conecte-os.
- Corte a madeira a 70 cm. Meça 1 cm e 13 cm em ambas as bordas da madeira. Faça furos para que eles possam se conectar.
- Fixe a parte resultante às pernas de apoio.
- Prenda uma extremidade da tira na perna de apoio e a outra extremidade na viga do meio.
- Fixe a estrutura deslizante ao suporte de lona e à perna.
Desmontável
Um cavalete dobrável é feito de madeira e fixado com porcas borboleta para que possa ser facilmente desparafusado e parafusado novamente quando necessário.
Para fazê-lo, a pessoa deve seguir os seguintes passos:
- Prepare uma viga de 40x20x170 mm, uma dobradiça de piano, parafusos de 6x50 mm, porcas de orelhas – 5 peças.
- Faça furos em duas barras a uma distância de 25, 35, 45, 55, 65 cm. Elas serão necessárias para fixar a moldura que irá segurar a tela e determinar suas dimensões.
- Faça furos em três barras a uma distância de 25 cm do topo e fixe uma barra de 40 cm nelas. Esta barra também deve ser fixada na perna traseira com uma dobradiça de piano. Isso o tornará dobrável e também retrátil.
- Os parafusos na parte traseira são apertados com porcas de orelhas para facilitar a montagem e a desmontagem.
- A barra inferior é fixada em um dos furos feitos na parte inferior dos suportes.
- Agora o artista pode colocar sua tela no cavalete e começar a criar.
Esse cavalete pode ser colocado no canto mais afastado da sala e coberto com um pano, caso não haja necessidade de usá-lo. Ou coloque-o no mezanino do armário. As peças desmontáveis e as dimensões permitem que você faça o que quiser com ele.
Todos os cavaletes apresentados acima, que podem ser feitos com suas próprias mãos de acordo com desenhos com dimensões, são extremamente simples e universais. Adicionando certos componentes, você pode obter um cavalete modernizado, portátil ou fixo. O principal é não ter medo de experimentar.
Formatação do artigo:Natália Podolskaya
Vídeo sobre como fazer cavaletes
Instruções em vídeo sobre como fazer um cavalete (desenhos com dimensões):
O mais conveniente é um cavalete de mesa, para que a criança possa sentar-se confortavelmente e desenhar conforme seu próprio prazer.
Seria mais fácil colocar uma terceira tira no meio e fazer furos nela também. O furo retangular do curso elimina a folga horizontal na barra. Se necessário, você pode fixar a barra adicionalmente ao trilho vertical com uma porca borboleta.