Segurança rodoviária – seguir as regras de trânsito. Para proteger a vida de menores, devemos olhar o problema através dos olhos das crianças: como elas percebem o perigo, como reagem a condições que ameaçam a vida e o que podem fazer quando confrontadas com isso.
Uma das maneiras eficazes de ajudá-los é mostrar visualmente como se comportar corretamente na estrada ou quando um veículo se aproxima. usando desenhos.
O que você precisa para desenhar
A maneira mais compreensível e acessível são as master classes na companhia de adultos. As master classes artísticas são ministradas individualmente ou em grupos de crianças de acordo com a idade. Para criar desenhos, você pode usar lápis, giz de cera ou quaisquer ferramentas que sejam mais fáceis para as crianças trabalharem.
Para as master classes descritas abaixo você também precisará de:
- que homem;
- lápis simples;
- governante;
- guache ou tintas solúveis em água;
- recipiente com água;
- pincéis grossos e finos;
- tesoura;
- papelão colorido;
- cola em bastão;
- furador;
- Álbum de fotos A4;
- fio grosso ou torniquete.
A segurança no trânsito pelos olhos das crianças (desenhos e ilustrações podem ser pendurados em um suporte na sala de aula ou em casa) na forma de imagens mostram perfeitamente como a criança aprendeu a lição, o que ela aprendeu e quais nuances devem ser trabalhadas novamente. Aulas regulares neste estilo ajudam a consolidar o material aprendido.
Se por algum motivo as crianças não puderem usar tintas, canetas hidrográficas ou lápis aquarela servirão. Em vez de papel Whatman, você pode usar folhas A4 brancas, papelão branco grosso ou papel de escritório.
Master classes
Abaixo estão três master classes adequadas para trabalhar com um grupo de crianças ou junto com os pais. O trabalho intensivo envolve não apenas a criação de um desenho, mas também treinamento adicional com base nele.
As crianças conseguem desenhar pequenas figuras sozinhas. Isso ajuda a criança a demonstrar uma atitude pessoal em relação às regras de trânsito, demonstrar sua própria compreensão e perceber a importância das tarefas ao criar imagens.
A segurança das crianças nas estradas é responsabilidade dos pais, mas existem escolas sociais que visam ajudar a entender a situação que pode acontecer até mesmo com pequenos pedestres.
O perigo é visto de forma diferente pelos olhos de uma criança devido à idade e à ignorância da criança sobre a probabilidade de desenvolvimento de eventos adversos.
Quando as percepções imediatas de segurança no trânsito são levadas em consideração, as crianças ficam mais propensas a ouvir os adultos e perceber nas obras de arte o que na vida real representa um perigo para suas vidas.
O caminho de casa para a escola
A master class “O caminho de casa para a escola” é realizada em uma grande folha de papel Whatman. O objetivo desse trabalho é dar à criança uma representação visual de sua jornada de casa até a escola.
Todos os dias ele faz a viagem de ida e volta, então seria interessante se ele retratasse os lugares onde é mais difícil para ele atravessar a rua. Desenhos representando calçadas e playgrounds são permitidos. Eles podem então ser complementados com territórios adjacentes e entradas de veículos em pátios.
A master class pode ser diversificada adicionando ao desenho de várias maneiras:
- o caminho mais curto para a escola/casa;
- o caminho mais difícil, assustador e desconhecido para casa (que uma criança nunca escolheria se não tivesse adultos);
- o trecho mais fácil, onde não há trânsito (carros);
- o trecho/estrada mais difícil que você tem que atravessar todos os dias, superando obstáculos.
Se seu filho vai para a escola de carro, você pode pedir para ele fazer um mapa do trajeto ou desenhar os arredores e casas que ele conhece bem. Por exemplo, uma ida à loja mais próxima ou o caminho até o parquinho refletirão bem sua visão do perigo.
A segurança no trânsito pelos olhos das crianças (os desenhos devem conter informações sobre a movimentação das crianças) será apresentada na forma de um caminho, que é acompanhado da possibilidade de atravessar a via ou estrada adjacente até o pátio mais próximo.
Você precisa criar a base para a futura aplicação na sequência:
- Desenhe à mão os pontos onde os edifícios ficarão localizados.
- Marque o caminho que a criança percorre a cada dia. Você pode destacar o caminho de ida e volta para a escola em cores.
- Esboce os pontos esquematicamente, substituindo-os por retângulos e quadrados. São edifícios que formam intersecções.
- Use um lápis preto para destacar a borda da estrada.
- Se desejar, pinte os edifícios, dê nomes a eles e marque a área ao redor com placas.
- Desenhe as placas de “faixa de pedestres”, “zona de pedestres” e semáforo em cartolina colorida e recorte-as.
- Placas de trânsito devem ser colocadas nos trechos dos cruzamentos onde a criança atravessa a rua todos os dias. Dessa forma, ele demonstrará seu conhecimento das regras para atravessar ruas.
- Devem ser feitas marcações junto aos sinais de “passagem de pedestres”. Se não estiver na imagem, ajude a criança a colocá-los corretamente onde são necessários.
Depois que a ilustração estiver pronta, você também pode desenhar e recortar placas de trânsito em papelão colorido para tornar o desenho o mais realista possível. Em seguida, converse com seu filho sobre os trechos difíceis da estrada que ele terá que superar no caminho para a escola ou para casa.
A segurança no trânsito vista pelas crianças (as imagens ajudam a ilustrar isso) parecerá ambígua. Os semáforos que já foram recortados podem ser colados esquematicamente. Deixe as crianças nomearem a regra que descreve a ação permitida para pedestres, onde há ou não um semáforo, o que fazer quando não há nenhuma placa.
Se uma criança atravessar a rua em uma faixa de pedestres não regulamentada, você pode apontar as regras básicas para atravessar essas áreas e pedir que as crianças lhe digam o que fazer e o que não fazer.
A história ajudará a concentrar a atenção da criança em trechos perigosos da estrada. Além disso, algumas placas de trânsito podem ser movidas sem precisar colá-las no papel de desenho. É assim que novas situações nas estradas e novas regras para atravessar a via são criadas.
Semáforos funcionando e não funcionando
Esta master class criativa é outra maneira de envolver seu filho em uma atividade interessante sobre técnicas de desenho com elementos de apliques. A criança também poderá entender os conceitos básicos e as regras para atravessar a rua de forma lúdica.
Geralmente é difícil para as crianças distinguir entre uma faixa de pedestres controlada e uma não controlada. Nesse sentido, surgem dificuldades: como atravessar a rua corretamente, quem está certo, quem deve dar passagem.

Graças a esta brincadeira em forma de artesanato, a criança aprenderá a distinguir quando o semáforo lhe dá prioridade e quando deve dar passagem ao trânsito que passa.
Para a master class você precisará de:
- papelão colorido;
- tesoura;
- cola;
- folhas de papel branco.
Para criar uma master class, siga estes passos em sequência:
- Corte uma folha de papel A4 com 13*20 cm. Faça o mesmo com a segunda folha.
- Corte a terceira folha em 12*21 cm. Esta é a parte móvel que ficará localizada entre as outras duas folhas.
- Ambas as folhas medindo 13*20 cm precisam ser coladas por fora. Para isso, pegue duas tiras finas de 2 cm de largura e comprimento igual ao comprimento da folha.
- Recorte círculos com 10 cm de diâmetro em folhas de cartolina colorida. Você deve obter 3 círculos: vermelho, verde e amarelo.
- Nas folhas brancas coladas, marque três círculos na parte da frente, traçando um dos círculos coloridos ao longo do contorno. Faça furos exatamente ao longo das linhas.
- Os círculos coloridos precisam ser colados na parte interna do papel para que os furos correspondentes aos seus tamanhos na camada superior repitam seus contornos. No fundo estão as cores do semáforo, em primeiro plano estão apenas os furos para elas.
- Uma folha de papel livre medindo 12*21 cm deve ser inserida entre as duas folhas coladas. Ele pode ser movido para cobrir uma ou duas cores de sua escolha.
Você pode verificar se seu filho dominou a lição pedindo que ele mostre a cor do semáforo que permite que você atravesse a rua. Você também pode adicionar variedade ao jogo criando algumas regras que a criança talvez não conheça.
A segurança no trânsito vista pelas crianças (desenhos e diagramas também podem ser criados para diversificar o jogo) também ajuda os pais a lembrarem da importância de ministrar aulas teóricas e práticas. Elas são necessárias para entender como as crianças se veem na estrada.
Regras adicionais podem ser introduzidas gradualmente, cada vez complicando a tarefa e definindo novas condições:
Termos e Condições | O semáforo está funcionando | Há um semáforo, mas ele não funciona. | Não há semáforo | Controlador de tráfego (policial) |
Comportamento da criança | O pedestre deve esperar o sinal ficar verde para atravessar a faixa de rodagem (a criança deve escolher a cor que lhe permitirá continuar a circular). | O pedestre deve garantir que os carros pararam e que os motoristas conseguem ver os pedestres na beira da estrada. A criança escolhe a cor do semáforo para pedestres e diz quais ações precisam ser realizadas antes de atravessar a rua. | Na ausência de um semáforo, o pedestre é guiado pela placa de “faixa de pedestres” e pelas marcações da estrada. Esta é uma tarefa desafiadora. A criança deve dizer quais ações ela realizará para atravessar a rua. Se as ações coincidirem com as descritas na seção sobre o semáforo quebrado, você pode pedir para ele anunciar as regras para atravessar as ruas na faixa de pedestres. | Numa situação dessas, a ausência de um semáforo (em funcionamento) traz vantagem para os pedestres. A tarefa é oral, a criança pode não completá-la. |
Comportamento do motorista (transporte) | O motorista faz uma parada de serviço para deixar os pedestres passarem (a criança responde em que cor do semáforo o motorista para de andar). | O motorista é obrigado a deixar um pedestre passar se ele já estiver próximo da beira da estrada e tiver tempo de frear até parar completamente. | O motorista é obrigado a deixar passar o pedestre que tenha certeza de que é seguro realizar a manobra (atravessar a rua). Se o motorista tiver que recorrer a uma frenagem brusca, isso poderá causar um acidente para o veículo de trás. | O motorista também obedece aos sinais do controlador de tráfego e continua dirigindo quando o sinal fica verde. |
Se você não quiser usar elementos de apliques móveis na master class, você pode colar círculos coloridos em cima de uma folha branca e, se necessário, cobrir a cor desnecessária (o semáforo não acende) com a mão. Mas normalmente as crianças ficam muito mais interessadas em interpretar o desenvolvimento da trama devido às partes móveis do aplique.
ABC dos sinais de trânsito
A master class "O ABC do trânsito rodoviário" dá asas à imaginação. As crianças podem desenhar qualquer placa de trânsito que conheçam e lembrem.
Para crianças em idade escolar primária e pré-escolar, a tarefa é a seguinte:
- Desenhe placas de trânsito que você encontra no caminho para a loja, escola ou jardim de infância.
- Se a criança souber o nome e o propósito, você pode rotular o desenho.
- Os desenhos precisam ser organizados em ordem de importância - em qualquer formato.
- Uma placa de trânsito, cujo nome e finalidade a criança não conhece, deve ser desenhada em uma folha de cartolina branca. Esses desenhos formarão então o alfabeto.
Para desenhar, você pode usar papel branco, cartolina branca, lápis de cor ou tintas.
Para crianças do ensino fundamental a tarefa será mais difícil:
- Desenhe todas as placas de trânsito conhecidas em azul, vermelho e amarelo.
- Divida os desenhos em sinais quadrados, triangulares e redondos.
- Crie um alfabeto de placas de trânsito por finalidade. Aqui é importante explicar às crianças o que cada tipo de sinal representa.
Placas redondas | Placas quadradas | Sinais triangulares | ||||
Cor | Borda/linhas vermelhas em fundo branco | Borda/linhas vermelhas em fundo azul | Borda preta / linhas em fundo branco | Fundo azul claro e letras/diagramas brancos | Fundo branco com inscrições de diferentes formas e cores | Fundo branco/amarelo, borda vermelha com desenho preto |
Grupo / Objetivo | Proibitivo | Sinais de instruções especiais | Sinais de alerta | |||
Cor | Fundo azul com inscrições brancas, significados, às vezes com linhas vermelhas | Fundo azul escuro com letreiros/placas brancas | Fundo branco, borda vermelha (há exceções) | |||
Grupo / Objetivo | Prescritivo | Informativo | Sinais de prioridade |
Os desenhos criados por crianças podem ser classificados por cor, forma e finalidade. Dessa forma, as crianças poderão adivinhar ou responder exatamente quais placas desenharam e o que elas significam. Há também placas de serviço, placas com informações adicionais (por exemplo, regras para colocar um veículo na calçada para estacionar) e muito mais.
Para evitar que seu filho fique entediado, você pode sugerir que ele complemente a master class criando um álbum:
- Depois de dividir as placas de trânsito por cor, crie um índice de fichas, consultando a tabela.
- Em cada ficha, indique os tipos e subtipos para cada categoria de sinais.
- As seções do álbum são nomeadas com base nas categorias de placas de trânsito.
- Antes de cada categoria, insira uma folha A4 com uma nota – quais sinais são prioritários para lembrar, quais devem ser levados em conta na vida cotidiana. Deixe que a criança os estude desde cedo.
- Todas as folhas com desenhos de placas podem ser coladas após o projeto. Outra opção é costurar as folhas usando um furador e um torniquete.
- Para criar um álbum infantil personalizado, você pode usar papel kraft, impressões de placas de trânsito e fotografias de master classes (se houver).
- A capa pode ser feita de papelão, fazendo letras maiúsculas usando a técnica do papel machê.
Para criar um álbum, você pode usar um livro de fotos pronto para fotografias no formato A4. A criança poderá brincar de regras de trânsito com os pais, tirando uma ou outra placa do arquivo.
A vantagem do jogo é que o álbum pode ser complementado com vários desenhos - a posição do controlador de tráfego no cruzamento e as regras de passagem, um esboço de situações na ausência de placas antes dos cruzamentos, um arranjo esquemático de objetos e elementos da superfície da estrada (uma situação imaginária é criada, dando à criança o direito de escolher como agir na situação atual).
A segurança no trânsito para crianças de todas as idades é a base da educação social. Quanto mais cedo ele aprender a reconhecer o perigo, maior será a chance de evitar as consequências de ações erradas.
É importante que a criança se veja numa situação de emergência com os próprios olhos e consiga projetar isso nos outros. A única maneira conveniente e acessível são os desenhos, que permitem estudar e consolidar o material. Segundo as estatísticas, a maioria dos acidentes de trânsito ocorre por culpa das crianças, devido à sua idade, ignorância e incapacidade de prever o surgimento de perigos.
Vídeo sobre desenhos sobre o tema "Segurança Rodoviária"
Como desenhar regras de trânsito: