Uma das opções de presente original para homens é buquês de produtos. Os componentes que podem ser incluídos em sua composição são selecionados opcionalmente, dependendo das preferências de gosto do destinatário.
Esse buquê pode ser feito apenas com álcool (nesse caso, é melhor comprar garrafas em miniatura com bebidas diferentes para que o conjunto não fique muito volumoso e pesado) ou com a adição de outros produtos - salgadinhos apropriados, vegetais e até frutas, chocolate.
Buquê de salgadinhos e bebidas alcoólicas
Os buquês masculinos feitos de produtos alimentícios são um presente universal que pode ser dado em qualquer ocasião: aniversário ou Dia dos Namorados, Ano Novo e outras comemorações.
Seu elemento “fundamental” pode ser qualquer bebida alcoólica – da cerveja à tequila.
Entretanto, se os frascos forem grandes, eles terão que ser usados em quantidades mínimas para que toda a composição fique estável. Há também uma opção para embalagem especial de garrafas, que será discutida abaixo.
Os principais materiais e ferramentas que serão necessários para criar buquês são os seguintes:
- Espetos de madeira. Eles estão disponíveis em vários diâmetros (de 2 mm e mais) e comprimentos de 8 a 40 cm. É melhor pegar as mais compridas, pois assim fica mais fácil formar um buquê. As pontas excedentes sempre podem ser aparadas. Dependendo do número de componentes do buquê, você precisará de 10 a 50 peças.
- Tesouras de poda, tesouras ou alicates para aparar.
- Um grampeador para prender facilmente papel de embrulho.
- Fita larga e estreita. Se possível, também vale a pena comprar fita de ancoragem verde, usada em floricultura. É uma fita adesiva com uma camada de papel.
Este material é útil para fixar verduras e legumes. Em vez disso, você pode usar fio verde (disponível em lojas de artesanato).

- Uma pistola de cola quente também será útil para fixar porcas e outros elementos leves.
- Os materiais para decorar um buquê incluem barbante, fitas, papel colorido de dupla face ou ondulado, papel grosso, fio de chenille (fio macio), enfeites de Natal e outros elementos decorativos e enfeites.
- Espuma floral ou espuma de poliestireno para formar uma composição pesada e volumosa em uma cesta ou balde de metal.
Com peixe seco e cerveja
Para fazer um buquê simples com cerveja, peixe e queijo como aperitivo, você precisará dos seguintes produtos:
- peixe (defumado ou seco) de carne firme, tamanho médio – 4-5 unidades;
- cerveja em garrafas de vidro de 0,5 l – 1-3 unidades;
- queijo defumado em forma de palitos, barras e rabichos.
O processo de arranjo de um buquê é o seguinte:
- Como a cerveja engarrafada é bem pesada, ela deve ser cuidadosamente presa em espetos. Para fazer isso, enrole a garrafa com fita larga, coloque um espeto de madeira paralelo ao fundo dela e enrole novamente. Para evitar que a fita grude nas mãos, é recomendável usar luvas finas de borracha.
- Repita prendendo mais alguns gravetos ao redor da circunferência da garrafa, envolvendo cada um com pelo menos uma camada de fita. No total, você precisa prender 6 a 7 espetos. O resultado será uma espécie de moldura que segurará a garrafa firmemente.
- Depois, você precisa enrolar todos os espetos com fita adesiva em várias camadas, puxando-os juntos de modo que as pontas livres fiquem juntas.
- Depois disso, você pode começar a preparar o lanche: corte o queijo longo em pedaços de 10 a 15 cm de comprimento e coloque-os em palitos. Coloque vários pedaços de queijo em forma de barras em um espeto. Na composição eles ficarão parecidos com shashlik.
- Em seguida, você precisa furar a pele do peixe paralelamente à espinha e inserir os espetos.
- Para obter uma composição mais “pitoresca”, fure alguns peixes no meio (na barriga). Elas serão colocadas em um buquê em posição horizontal, “natural”.
- Agora precisamos coletar o buquê inteiro. Para isso, coloque a garrafa de cerveja na borda da mesa para que os espetos fiquem livres.
- Coloque um peixe ao lado da garrafa e enrole os espetos dele junto com os espetos da garrafa.
- Da mesma forma, prenda o restante do peixe e do queijo no buquê e coloque as carcaças posicionadas horizontalmente no centro. Todos os espetos devem ser bem enrolados com fita larga.
- Em seguida, você precisa cortar as pontas excessivamente longas dos gravetos.
- Agora você precisa desenhar o buquê. Para isso, coloque papel de presente por baixo, dobre suas bordas e forme um “cone” aberto no centro. As bordas da bolsa podem ser grampeadas.
- Em seguida, enrole a parte inferior do “cone” firmemente com barbante e amarre-o.
- Para esconder o barbante, amarre uma fita estreita de cetim sobre ele.
Com linguiça defumada
Os buquês masculinos de produtos alimentícios ficam mais interessantes se você usar vários tipos de produtos que diferem em cor e tamanho.
Então, para fazer uma composição com linguiça defumada, você precisa selecionar diversas variedades.
O processo de fazer esse buquê não é fundamentalmente diferente da versão anterior:
- A parte central da composição – garrafas de álcool – está presa em espetos, como no caso anterior.
- Corte palitos longos e grossos de linguiça defumada ao meio.
- Em seguida, você precisa inserir 2 espetos no corte da salsicha. Você precisa tentar colocá-los em um leve ângulo, ou seja, suas extremidades livres devem divergir em direções diferentes. Isso permitirá que a salsicha seja fixada com mais segurança.
- Depois disso, você pode enrolar os palitos de madeira com fita adesiva na parte inferior.
- Fure as salsichas longas e estreitas no meio com um espeto.
- Você também pode prender as fatias de salsicha da embalagem ao palito com fita adesiva, ou pode fazer o contrário: colá-las com uma pistola de cola quente.
- Coloque as salsichas curtas em espetos, furando-as transversalmente em vez de longitudinalmente.
- Em seguida, você precisa montar, fixar e decorar toda a composição, conforme descrito anteriormente.
Com salsicha e legumes
Você pode diversificar o sabor do queijo e da salsicha com a ajuda de vegetais e ervas.
Para isso, selecione produtos que durem muito tempo e não murchem:
- raminhos de alecrim fresco;
- pimentas picantes (é melhor escolher várias vagens de cores diferentes e comprimentos grandes);
- tomates cereja em uma videira;
- penas de cebolinha verde;
- cabeças de alho ou cebola;
- pimentões (não mais que 2-3 pedaços, caso contrário a composição parecerá volumosa);
- brócolis repolho.
A montagem geral do buquê é feita da mesma forma que na versão básica.
Os elementos vegetais são anexados da seguinte forma:
- Os ramos de alecrim são reunidos em um feixe, com um espeto enfiado no meio. Elas são enroladas com fita estreita, arame fino ou fita floral verde.
- A pimenta é perfurada com dois espetos onde fica o talo verde. As pontas livres dos palitos são enroladas com fita larga. Para fixar os pimentões você precisará de 2 a 3 palitos.
- O melhor é prender os tomates inteiros ao espeto, enrolando-os ao redor do galho com fita adesiva floral. Você também pode furar o próprio vegetal, mas neste caso o suco escorrerá e manchará outros elementos do buquê.
- Basta furar as cabeças de alho ou cebola (as variedades vermelhas ficam melhores) no centro com um espeto.
- Cabeças médias de brócolis são cortadas e também colocadas em um espeto.
Com nozes e barata
Os buquês masculinos com peixes, cuja tecnologia de montagem é descrita acima, podem ser diversificados com petiscos de outros tipos de produtos, por exemplo, nozes: pistaches salgados com casca, amendoim, avelãs, amêndoas, nozes descascadas ou pinhões.
Existem várias maneiras de prendê-los a um buquê:
- Embalagem diretamente na loja. Para fazer isso, você precisa esconder um espeto de madeira na parte de trás da bolsa, na costura, prendendo o palito com fita adesiva ou uma pistola de cola quente.
- Cole as nozes com casca, uma a uma, em um espeto em formato de espigueta (nesse caso, você também precisará de uma pistola de cola quente).
- Forme cones com uma película transparente e grossa, dentro da qual você pode colocar nozes de diferentes cores e tipos. Este saco é então amarrado com uma fita e preso a um espeto com fita adesiva. Na composição geral parece uma flor estilizada.
De lagostim e cerveja
O princípio de compor um buquê de lagostins e cerveja não é diferente da primeira opção. Para lagostins cozidos ou defumados, é necessário dobrar a cauda e furar o corpo com um espeto, após o que todos os gravetos são presos em um buquê com fita adesiva ou recolhidos em espuma floral.
Você também pode decorar esse buquê da seguinte maneira:
- Utilizando azeitonas, cada uma delas colocada num espeto e depois moldada em um cacho parecido com uvas.
- Fatias de limão, que também são furadas com palitos de madeira.
- Com raminhos de vegetação.
Buquê comestível sem álcool
Para os homens que não bebem álcool, você pode fazer um buquê igualmente interessante.
Assim, para os amantes de produtos cárneos, a parte central da composição pode ser formada por longos palitos de linguiça defumada, e queijo e vegetais podem ser colocados em espetos como decoração adicional. Para os homens que gostam de doces, você pode oferecer outra opção simples: um buquê de barras doces com embalagens de cores diferentes.
A técnica de sua produção é a seguinte:
- Primeiro, você precisa colar cada barra em um espeto de madeira usando uma pistola de cola quente ou fita adesiva. Palitos de madeira podem ser usados em diferentes comprimentos.
- Em seguida, coloque um pedaço de isopor ou espuma floral dentro da caixa.
- Cole palitos com doces na espuma.
- Decore o espaço vazio entre a caixa e os elementos do buquê de uma das maneiras descritas abaixo.
Se você usar espetos longos, poderá formar o mesmo buquê de doces e de salsichas. Buquês masculinos feitos com produtos cujos vários métodos de fabricação são descritos acima também são feitos em uma versão "vegetariana" com frutas e bagas.
Para isso, são utilizadas maçãs pequenas, tangerinas, damascos, pêssegos, cerejas com galhos, kiwis e romãs cortados, laranjas e outras frutas, colocando-as em espetos da mesma forma que os demais alimentos. O buquê ficará especialmente bonito se você cortar flores de frutas usando a técnica de escultura.
Buquê incomum de bacon
Este buquê incomum de bacon é feito em forma de rosas.
Para fazer isso você mesmo, você precisa fazer o seguinte:
- Primeiro você precisa cortar o bacon em fatias. Eles devem ser finos e longos. Se você comprar mudas prontas, pode pular esta etapa.
- Depois, você precisa moldar as fatias no formato de uma rosa, enrolando-as em espiral.
- Para evitar que a “rosa” se desfaça, fure a sua base com dois palitos.
- Em seguida, coloque as flores de bacon em uma grade sobre uma assadeira (para coletar a gordura) e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 20 minutos, até que a carne fique com uma cor marrom-avermelhada intensa.
- Em seguida, você precisa limpar a parte superior dos ramos de alecrim e plantar “rosas” neles.
- No final do processo, reúna os galhos em um buquê, prenda-os com fita ou arame e embrulhe-os em papel de presente.
Um buquê semelhante pode ser feito com linguiça defumada, sem assar.
Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:
- Usando uma faca afiada, corte a base da flor nos pimentões verdes – o “receptáculo” com sépalas. É melhor pegar pimentões pequenos com talo. Limpe as sementes.
- Corte a linguiça defumada em fatias finas. Para deixar as rosas diferentes, você pode usar salsichas de tons diferentes. É melhor escolher produtos de carne que sejam mais macios ao toque, pois será mais fácil moldá-los em forma de flor.
- Em seguida, corte o queijo processado em cubos e coloque-o na cavidade dos pimentões. Ela segurará as pétalas da "rosa".
- Agora você precisa fazer a rosa em si: enrole o primeiro pedaço de salsicha o mais apertado possível, enrole o próximo pedaço em volta dele e assim por diante. O diâmetro da flor deve corresponder à cavidade interna da pimenta para que as pétalas não se desfaçam.
- Depois disso, a flor de salsicha deve ser firmemente parafusada no queijo processado.
- Em seguida, fure o talo da pimenta com dois espetos, prenda-os com fita adesiva na parte inferior e enrole os palitos com fita floral. O buquê inteiro é formado da mesma forma que nos casos anteriores.
Pétalas de rosa também podem ser feitas de linguiça cozida, cortada em tiras finas e largas. Este broto irá segurar melhor.
Ideias de design de buquê
Você também pode decorar buquês de comida da seguinte maneira:
- Usando fita de polipropileno colorida. Você pode dar a aparência de uma espiral pressionando-a contra uma das lâminas da tesoura e puxando-a para baixo. Esta fita pode ser amarrada no gargalo de uma garrafa ou em espetos.

- Espirais de fio de chenille que podem ser facilmente dobradas à mão. Eles são inseridos em uma composição já finalizada. No Dia dos Namorados, você pode fazer um coração de chenille.
- Usando rosas de papel colocadas no gargalo da garrafa. Para fazê-las, você precisa cortar pétalas de papel colorido dupla face no formato de uma espiral longa e enrolá-las no pescoço, prendendo-as com fita dupla face estreita.
- Com um balão de hélio num palito.
- Flores artificiais ou frescas.
- Com papel de seda colorido. Para dar volume, você precisa amassá-lo um pouco e depois colocá-lo nos espaços vazios entre os elementos do buquê.
- Com laços feitos de fitas de cetim e outros elementos decorativos.
- Com um cartão postal de felicitações.
Um visual festivo de Ano Novo pode ser dado ao buquê com a ajuda de enfeites brilhantes, que são colocados entre os elementos da composição. O conjunto inteiro pode ser colocado em papel grosso, uma cesta de vime, uma caixa, um vaso de flores ou um balde de metal.
Em papel grosso
Embrulhar buquês em papel kraft é a maneira mais simples e econômica de decoração. É um bom fundo para uma composição de qualquer formato. Vários métodos de embalagem podem ser usados.
Opção para um pequeno buquê leve com comida:
- Primeiro, corte uma tira de papel com cerca de 15-20 cm de largura e faça cortes ao longo de um dos lados longos até uma profundidade de 2 cm.
- Depois você precisa enrolar essa tira na parte inferior do buquê e amarrá-la com uma corda.
- Em seguida, dobre 2 pedaços retangulares grandes de papel grosso ao meio, mas não uniformemente, mas ligeiramente na diagonal. Os cantos salientes formarão o formato de estrela do envoltório.
- Enrole um pedaço de papel ao redor do buquê, depois o segundo, e amarre-os na parte inferior com uma corda.

Opção para um buquê alto:
- Primeiro, você precisa dobrar um pedaço de papel grosso medindo aproximadamente 40x70 cm ao meio no lado comprido.
- Depois corte um dos cantos com um arredondamento. Não jogue fora nenhum papel restante. Desdobre o papel e coloque-o de modo que a extremidade arredondada fique para cima.
- Depois disso, coloque a composição finalizada no papel e cole os cantos cortados no centro com uma pistola de cola quente - um um pouco mais alto e o outro mais baixo.
- Depois, dobre a parte inferior da peça grande e cole-a também no centro.
- Depois disso, basta unir as bordas livres do papel e amarrá-las com uma fita.
Em uma cesta ou vaso de flores
Os buquês masculinos feitos de alimentos diferem dos buquês comuns por serem mais pesados, por isso, embalá-los em uma cesta ou balde de metal decorativo é uma das opções mais convenientes para composições que contêm várias garrafas de bebidas alcoólicas ou muitos componentes.
Nesse caso, salsichas, vegetais e outros produtos não precisam ser fixados com fita adesiva na garrafa, mas podem ser colocados de forma independente - espetando-os em um espeto em um pedaço de poliestireno ou espuma. Para cobrir a parte superior feia, use papel fino, enfeites e outros enfeites decorativos.
Na caixa
Para embalar um buquê, você pode usar caixas grandes e planas nas quais ele caiba completamente na posição horizontal, ou caixas altas para instalação vertical. Para dar-lhes um aspecto decorativo, são embrulhados em papel brilhante e as suas juntas são simplesmente coladas com fita larga transparente.
Para manter uma caixa com fundo estreito estável, você pode colocar bolinhas de gude em uma rede dentro dela. Nesse caso, o melhor é espetar espetos de madeira com alimentos em um pedaço de isopor ou espuma floral que se ajuste perfeitamente ao tamanho da caixa. Ele pode ser pré-embrulhado em papel de seda colorido, cujas bordas ficarão lindamente destacadas da embalagem.
Em um vaso de flores
Se você usar um vaso de papelão ou plástico, poderá decorar sua superfície externa com papel decorativo.
O processo de fabricação dessas embalagens é o seguinte:
- Primeiro, dobre um pedaço quadrado de papel kraft ao longo de uma diagonal e da outra.
- Em seguida, coloque o vaso com o buquê pronto na intersecção das diagonais.
- Em seguida, levante as pontas do papel e junte-as à direita e à esquerda para obter o formato de um “barco”. Grampeie o papel na parte inferior.
- Depois, dobre os cantos em direção ao centro e prenda-os também em pares com um grampeador. A figura resultante se assemelhará a um nó de gravata.
A tradição de presentear os homens com buquês de flores chegou à cultura europeia vinda do Oriente. E se arranjos de flores ainda não são muito populares, conjuntos de alimentos estão ganhando cada vez mais popularidade.
Este buquê será um presente apropriado para qualquer ocasião. Para um evento oficial, pode ser feito apenas com álcool e, para um ente querido, use componentes baseados nas preferências pessoais do homem.
Vídeo sobre como criar buquês a partir de produtos
Buquês masculinos de produtos - master class sobre como fazer um buquê: