Você pode tricotar qualquer estilo de gorro de inverno com agulhas de tricô. Nos últimos anos, modelos jovens de chapéus para meninas no estilo de gorros, bonés, boinas e chapéus estão na moda. Chapéus com pompons, protetores de orelha e abas não perdem sua relevância. É melhor escolher fios de lã com uma pequena mistura de acrílico para manter o formato e a elegância do cocar.
Para um chapéu juvenil para uma menina, fios de alpaca, mohair e cashmere também são adequados. Tranças e elásticos são considerados padrões ganha-ganha: eles não perdem sua relevância há várias décadas.
Abreviações em padrões de tricô
Os seguintes símbolos são usados nas descrições das master classes:
- P - laço;
- R - linha;
- LP - alça frontal;
- IP – laçada em meia;
- Universidade da Califórnia - diminuir;
- RP - aumentar;
- KRP - laçada de borda (a primeira da carreira é sempre removida sem ser tricotada, e a última é feita como um avesso).
Calculando loops com base na circunferência da cabeça
O número de laçadas é calculado com base em uma amostra pré-tricotada:
- Você precisa tricotar uma amostra com os fios e o padrão selecionados, com 10 pontos de largura (ou 2-3 repetições do padrão selecionado) e 5-6 cm de altura.
- Em seguida, você deve medir o comprimento da amostra e anotar quantas voltas há a cada 10 cm.
- Meça a circunferência da sua cabeça e divida o número resultante por 10, depois multiplique o resultado pelo número de voltas calculado no passo 2.
Adicione 2 laçadas de borda ao número resultante.
Gorro de malha com elástico, orelhas e lapela
Esta versão de gorros de tricô para meninas é a mais fácil. O padrão do elástico é fácil de fazer, mesmo para iniciantes.

O fio deve ser escolhido com teor de 70% acrílico e 30% poliéster. Você precisará de agulhas de tricô número 4,5 ou 5 mm.
Guia passo a passo para criar um cabeçalho:
- Monte nas agulhas de tricô o número de pontos correspondente às medidas da circunferência da cabeça e da amostra tricotada com o elástico.
- 1 R: KrP, alternadamente faça LP e IP, o último KrP é tricotado como IP.
- 2 R: KrP, tricotar LP sobre os pontos da frente e IP, KrP sobre os pontos de trás.
- Alterne 1-2 carreiras até que o comprimento do tecido atinja a altura desejada do toucado (30-32 cm para um chapéu sem lapela ou 38-40 cm com lapela).
- Todas as laçadas são fechadas: tricote 2 P juntos como se fosse tricotar, a laçada tricotada é transferida de volta para a agulha de tricô, 2 P juntos são feitos novamente e a laçada é devolvida para a agulha de tricô de trabalho. Continue fechando até o final da carreira.
- Quando a base do chapéu estiver pronta, ela é costurada ao meio para que a costura fique localizada na parte de trás da cabeça.
- Em seguida, costure a parte superior do chapéu com uma costura reta, formando um quadrado. Os cantos serão as orelhas do cocar.
boina de ar
A master class utiliza fio branco “Laska” (50% mohair, 50% acrílico; 430 m/100 g) e agulhas de tricô nº 5.5. A densidade de tricô da boina é 17 P x 24 R = 10 x 10 cm nas agulhas de tricô nº 5.5 com um elástico 1/1 dobrado ao meio com fio.
Instruções especiais para tricotar uma boina:
- Faixa elástica 1/1. No tricô, alterne 1 LP e 1 IP.
- Elástico 1/2. No tricô, alterne 1 LP e 2 IP.
- Faixa elástica 1/3. No tricô, alterne 1 LP e 3 IP.
- 2UB (diminuição dupla). Se o primeiro ponto de diminuição for LP, então você deve tricotar 3 P juntos como LP. Se o primeiro for IP, você precisará remover 3 P na agulha de tricô direita, inserir o esquerdo no segundo P antes do trabalho, puxar a agulha de tricô direita para fora do terceiro e primeiro P, pegar o segundo P nele, colocar todos os 3 P na agulha de tricô esquerda e tricotá-los juntos como LP para as paredes frontais.
Instruções para tricotar uma boina:
- Primeiro você precisa montar 71 pontos nas agulhas.
- 1-21 R: tricotar em carreiras viradas com ponto canelado 1/1.
- 22 R: continuando a tricotar o elástico, faça um PR em todas as LP. O trabalho deve resultar em 105 P.
- 23-42 R: faça um padrão elástico 1/2.
- 43 R: em todas as LPs é necessário fazer um PR para que haja 139 P na obra.
- 44-56 R: tricotar com ponto canelado 1/3.
- 57 R: Cada 2 LP deve ser executado junto como LP. Devem sobrar 105 P no trabalho.
- 58-66 R: tricotar com padrão elástico 1/2.
- 67 R: Exige que cada 2 LP sejam executados juntos como LP. Deve haver 71 P restantes no trabalho.
- 72-74 R: faça um padrão elástico 1/1.
- 75 R: todos os loops são executados como 2UB. Devem restar 24 P no trabalho.
- 76 R: todos os loops são executados como 2UB. O trabalho deve resultar em 8 P.
- A agulha é retirada das laçadas, a linha é cortada com uma pequena margem e passada por todas as laçadas removidas, apertada e amarrada.
- Faça uma costura de conexão na parte de trás do chapéu.
Trança complicada em gorro
Os gorros juvenis para meninas podem ser tricotados no estilo gorro, com ou sem padrão. A master class examina uma variante de criação de um padrão na forma de uma trança complexa, cuja largura é de 24 P. O trabalho utiliza fios Alize Angora Gold Simli com lurex (100 g por 500 m).
O gorro é tricotado com 3 fios em agulhas circulares:
- Nas agulhas n.º 4.5 monte 82 pontos.
- As primeiras 7-8 carreiras são tricotadas como 1 p (58 p), exceto as laçadas que serão o padrão. No local escolhido, tricotar 24 LP.
- Mude para as agulhas n.º 5.
- 9 R: tricotar 3 LP, remover os próximos 3 P em uma agulha adicional antes do trabalho, tricotar 3 LP na agulha principal. Em seguida, tricote 3 LP com uma agulha de tricô adicional. Em seguida, faça 6 LP, remova 3 P para uma agulha de tricô adicional antes do trabalho, tricote 3 LP da agulha de tricô principal, tricote 3 LP de uma agulha de tricô adicional. Os laços restantes da linha são executados como IP.
- 10 R: tricotar todas as laçadas da mesma forma, sem alterações: sobre as laçadas meia - PI, sobre as laçadas meia - LP.
- 11 R: remova 3 p. para uma agulha adicional antes do trabalho, tricote 3 p. da agulha principal, tricote os 3 p. removidos anteriormente. Repita o rapport mais 3 vezes. O restante da carreira é tricotado com IP.
- 12 R: realizado sem alterações.
- 13 R: repita 9 R.
- 14 R: realizado sem alterações.
- 15 R: execute da mesma forma que 11 R, apenas remova as laçadas para uma agulha de tricô adicional atrás do trabalho, e não na frente dele.
- 16 R: pontos tricô são feitos sobre os pontos da frente, e pontos tricô são feitos sobre os pontos de trás.
- 17 R: faça 6 LP, remova 3 P para uma agulha adicional para o trabalho, faça 3 LP da agulha principal e mais 3 P da agulha adicional. Em seguida, remova 3 P para uma agulha adicional, 3 LP e 3 P da agulha adicional, 6 LP. O resto da linha é feito pelo IP.
- 18 R: realizado sem alterações.
- 19 R: faça 9 LP, retire 3 P para o trabalho, faça 3 LP da agulha principal, também 3 P da agulha adicional. Em seguida, tricote 9 LP, as laçadas restantes são IP.
- 20 R: realizado sem alterações.
- A partir da carreira 21, faça um padrão, repetindo o padrão das carreiras 9 a 20. Continue trabalhando até que o chapéu atinja o comprimento desejado (cerca de 20-22 cm).
O fechamento das alças é realizado em 4 agulhas de pontas duplas. Cada um deve ter 20-21 pontos. Ao fechar, todas as laçadas são feitas da mesma forma que foram tricotadas na carreira anterior: LP é feito sobre as laçadas da frente, IP é feito sobre as laçadas de trás.
Algoritmo de fechamento de loop:
- 2 LP no início do padrão são tricotados juntos e, em seguida, continue repetindo LP até o final do padrão. Se houver 2 LPs no final, eles também serão executados juntos como LPs. Se as laçadas forem em tricô, uma é transferida para outra agulha de tricô sem tricotar, a próxima é feita como LP e puxada através da laçada removida. Você precisa fazer 1 diminuição em cada agulha.
- Na próxima carreira, faça também 1 diminuição em cada agulha.
- Continue diminuindo em carreiras até que restem 40 pontos no trabalho.
- Em seguida, faça 2 reduções em cada agulha no início e no final. Continue diminuindo até que restem apenas 12-15 pontos.
- O fio é cortado, sua ponta é puxada através de todas as laçadas com um gancho e a parte superior do produto é unida.
Quando a parte superior do chapéu é puxada para dentro, a ponta do fio é dobrada para dentro do produto, onde é amarrada e escondida no tecido de malha.
Gorro de malha com padrão complexo e pompom
Os chapéus juvenis para meninas podem ser tricotados com agulhas de tricô em poucas horas, se não tiverem um padrão complexo. Tricotar um cocar com padrões complexos pode levar de 1 a 2 dias.
Para criar o modelo desta master class, um artesão inexperiente precisará de vários dias.
Tamanhos de toucados, densidade de tricô, materiais e ferramentas
A master class descreve as instruções para tricotar um chapéu de 20 cm de altura, cuja circunferência é de 53-57 cm. O trabalho utiliza fios de lã Cygnet Superwash Pure Merino DK, 104 m/50 g em novelo. Você precisará de 2 novelos no total.
Ferramentas necessárias:
- agulhas de tricô circulares nº 3,25 e 3,75, comprimento da linha 40 cm;
- agulhas de tricô de ponta dupla nº 3.75;
- marcadores de tricô;
- 1 agulha adicional.
Densidade de tricô nas agulhas nº 3,75:
Ponto meia | 20 P e 29 R por 10 cm |
Densidade do padrão | 24 P e 36 R por 10 cm |
Instruções passo a passo para tricotar um gorro
Diagrama de padrão básico:
O toucado é tricotado de baixo para cima. Agulhas de ponta dupla são usadas para fazer os pontos de diminuição na parte superior do chapéu.
Início do tricô (borda inferior):
- Usando agulhas n.º 3.25 monte 120 pontos.
- Conecte os laços em uma fileira circular.
- Coloque um marcador no primeiro ponto da carreira.
- 1-5 Carreiras são tricotadas de acordo com o padrão elástico.
- Repita as carreiras 2 a 5 mais 4 vezes.
- Troque as agulhas para o tamanho 3,75.
- Tricotar as carreiras 1 a 53 de acordo com o padrão que descreve o padrão de tricô.
- Corte o fio, use a ponta livre para juntar as laçadas restantes, puxe-as firmemente e prenda o fio.
Depois que o toucado estiver tricotado, você precisa prender as pontas dos fios no tecido de malha. Em seguida, é preciso umedecer levemente o produto e colocá-lo sobre uma forma redonda para que o chapéu adquira as características anatômicas da estrutura. O elástico não deve ser esticado, por isso o formato deve ser um pouco menor que o diâmetro do toucado. Em seguida, você precisa fazer um pompom e costurá-lo no topo do chapéu.
Como fazer um pompom fofinho rapidamente
Para o chapéu, você precisa de um pompom fofo de tamanho médio. Isso pode ser feito sem nenhum dispositivo adicional.
Instruções para fazer um pompom:
- Pressione a ponta do fio de tricô contra a palma da mão com o polegar.
- Enrole o fio em volta de 3 ou 4 dedos, dependendo do volume desejado. Você precisa dar mais de 100 voltas para deixar o pompom fofinho.
- Corte o fio, faça 2 voltas transversais com a ponta dele, puxando o fio o mais firmemente possível.
- Dê um nó forte.
- Corte os fios do lado de fora (oposto ao nó).
- Endireite o pompom, corte as pontas salientes com uma tesoura, que são retiradas do diâmetro total do chapéu.
Você precisa costurar o pompom no cocar com os mesmos fios que foram usados para tricotar o gorro.
Gorro juvenil com dobra em ponto meia
O cálculo do número de fios e laçadas, densidade de tricô é dado na master class para fazer um chapéu para uma circunferência de cabeça de 54-56 cm. Você pode escolher qualquer cor de fio.
Para o modelo de toucado como na foto você vai precisar de:
- um novelo de fio grosso de semilã (200 g/120 m);
- agulhas de tricô circulares nº 10, comprimento da linha – 40 cm;
- agulhas de tricô de ponta dupla nº 10.
Descrição passo a passo da master class:
- Usando agulhas circulares, monte 42 pontos.
- 1 R tricotar LP.
- 2 P – transição para o padrão “espiral”. Cada próxima linha terá 7 repetições do padrão. Diagrama de padrões: IP, 4 LP, IP.
- 3 R: 2 IP, 4 LP.
- 4 R: LP, 2 IP, 3 LP.
- 5 R: 2 LP, 2 IP, 2 LP.
- 6 R: 3 LP, 2 IP, 1 LP.
- 7 R: 4 LP, 2 IP.
- 8 P e depois repita o padrão das carreiras 2 a 7.
- Quando 20 cm de tecido tiverem sido tricotados, comece a tricotar a descida usando agulhas de tricô retas de ponta dupla. As laçadas são distribuídas em 4 agulhas de tricô (2 de 11 pontos e 2 de 12 pontos).
- Na primeira carreira, tricote 2 pontos em pares. Tricotar 3 carreiras dessa maneira até restarem 21 pontos no trabalho.
- Faça outra diminuição tricotando também os pontos tricô.
- Quando tiver 14 pontos, você precisa cortar o fio, deixando uma pequena margem (20-30 cm). Ele é passado por todos os 14 P, enfiado dentro do chapéu e apertado, preso no lado avesso.
Um pompom é costurado no cocar finalizado. Você pode fazer você mesmo usando o mesmo fio do chapéu ou usar um já pronto, feito de pele.
Gorro caseiro
Os chapéus juvenis para meninas podem ser tricotados com agulhas de tricô, conhecendo apenas as regras para executar os elementos básicos. Na master class descrita mais adiante no artigo, todos os padrões consistem em laços frontais e traseiros. O toucado assemelha-se à estrutura de um envelope. Para criá-lo, primeiro tricote um pedaço longo de tecido com um padrão, que depois é costurado para formar um chapéu.
Para uma circunferência da cabeça de 54-56 cm, você precisa tricotar um pedaço de tecido de 107,5 cm de comprimento e 17,5 cm de largura. O trabalho utiliza 1 novelo de fio fino Sport (55% merino superwash, 45% seda, 365 m/ 100 g). Para tricotar, você precisará de agulhas de tricô retas de ponta dupla nº 2,75, 1 marcador removível e uma agulha para tecido de malha.
Densidade de tricô: 32 P e 40 R = 10 cm em ponto meia.
Algoritmo de tricô
Abreviações adicionais são usadas na descrição da master class:
- LS - parte frontal;
- É - verso;
- [*] – rapport de padrão (o padrão é repetido até o final da linha ou o número especificado de vezes).
As meninas podem tricotar um gorro juvenil com agulhas de tricô usando uma master class passo a passo:
- Monte 62 pontos nas agulhas.
- 1 R (LS): [2 IP, 2 LP] 15 vezes, 2 IP.
- 2 R (IS): [2 LP, 2 IP] 15 vezes, 2 LP.
- Repita as carreiras 1 e 2 mais 14 vezes e termine de tricotar no avesso.
- 17 R (LS): 2 PI, 2 LP, 2 PI, 50 LP, 2 PI, 2 LP, 2 PI.
- 18 R (IS): 2 LP, 2 PI, 2 LP, 50 PI, 2 LP, 2 PI, 2 LP.
- Repita as carreiras 17-18 mais 34 vezes e termine de tricotar no avesso.
- 52 R (LS): [2 PI, 2 LP] 2 vezes, 2 PI, 46 LP, 2 PI, 2 LP, 2 PI.
- 53 R (IS): 2 LP, 2 PI, 2 LP, 46 PI, [2 LP, 2 PI] 2 vezes, 2 LP.
- 54-61 R: repita 52-53 R alternadamente 4 vezes.
- 62 R: [2 PI, 2 LP] 3 vezes, 2 PI, 42 LP, 2 PI, 2 LP, 2 PI.
- 63 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 42 PI, [2 LP, 2 PI] 3 vezes, 2 LP.
- 64-71 R: repita 62-63 R 4 vezes.
- 72 R: [2 PI, 2 LP] 4 vezes, 2 PI, 38 LP, 2 PI, 2 LP, 2 PI.
- 73 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 38 PI, [2 LP 2 PI] 4 vezes, 2 LP.
- 74-81 R: repita 72-73 R 4 vezes cada.
- 82 R: [2 IP, 2 LP] 5 vezes, 2 IP, 34 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 83 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 34 PI, [2 LP, 2 PI] 5 vezes, 2 LP.
- 84-91 R: repita 82-83 R 4 vezes.
- 92 R: [2 IP, 2 LP] 6 vezes, 2 IP, 30 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 93 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 30 PI, [2 LP, 2 PI] 6 vezes, 2 LP.
- 94-101 R: repita 92-93 R 4 vezes.
- 102 R: [2 IP, 2 LP] 7 vezes, 2 IP, 26 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 103 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 26 PI, [2 LP, 2 PI] 7 vezes, 2 LP.
- 104-111 R: repita 102-103 R 4 vezes.
- 112 R: [2 IP, 2 LP] 8 vezes, 2 IP, 22 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 113 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 22 PI, [2 LP, 2 PI] 8 vezes, 2 LP.
- 114-121 R: repita 112-113 R 4 vezes.
- 122 R: [2 IP, 2 LP] 9 vezes, 2 IP, 18 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 123 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 18 PI, [2 LP, 2 PI] 9 vezes, 2 LP.
- 124-131 R: repita 122-123 R 4 vezes.
- 132 R: [2 IP, 2 LP] 10 vezes, 2 IP, 14 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 133 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 14 PI, [2 LP, 2 PI] 10 vezes, 2 LP.
- 134-141 R: repita 132-133 R 4 vezes.
- 142 R: [2 IP, 2 LP] 11 vezes, 2 IP, 10 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 143 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 10 PI, [2 LP, 2 PI] 11 vezes, 2 LP.
- 144-151 R: repita 142-143 R 4 vezes.
- 152 R: [2 IP, 2 LP] 12 vezes, 2 IP, 6 LP, 2 IP, 2 LP, 2 IP.
- 153 R: 2 LP, 2 PI, 2 LP, 6 PI, [2 LP, 2 PI] 12 vezes, 2 LP.
- 154-461 R: repita 152-153 R 4 vezes.
- 162 R: [2 IP, 2 LP] 15 vezes, 2 IP.
- 163 R: [2 LP, 2 IP] 15 vezes, 2 LP.
- 164-171 R: repita 162-163 R 4 vezes.
- 172-181 R: repita 142-151 R.
- 182-191 R: repita 132-141 R.
- 192-201 R: repita 122-131 R.
- 202-211 R: repita 112-121 R.
- 212-221 R: repita 102-111 R.
- 222-231 R: repita 92-101 R.
- 232-241 R: repita 82-91 R.
- 242-251 R: repita 72-61 R.
- 252-261 R: repita 62-51 R.
- 262-271 R: repita 52-41 R.
- 272-281 R: repita 42-31 R.
- 282 R (LS): 2 PI, 2 LP, 2 PI, 50 LP, 2 PI, 2 LP, 2 PI.
- 283 R (IS): 2 LP, 2 IP, 2 LP, 50 IP, 2 LP 2 PI, 2 LP.
- Repita 282-283 R mais 34 vezes, terminando com um WS.
- Próxima carreira (LD): [2 RP, 2 LP] 15 vezes, 2 RP.
- Próxima carreira (LD): [2 LP, 2 IP] 15 vezes, 2 LP.
- Repita as últimas 2 carreiras mais 14 vezes.
- Feche todos os laços.
Como costurar um chapéu
Guia passo a passo:
- O pedaço longo de tecido finalizado precisa ser dobrado ao meio e seu centro marcado com um marcador.
- Em seguida, o tricô é esticado e colocado com o avesso para cima.
- Dobre a ponta curta do tecido paralelamente ao lado comprido, à direita do marcador. Você precisa conectar a borda ao centro onde o marcador está colocado e costurar.
- Dobre a segunda ponta curta do outro lado da mesma forma que a primeira. Una a borda ao centro onde o marcador está posicionado e faça uma costura.
- A partir do marcador, costure 2 lados de ponta a ponta, 7-8 cm para cima.
- Prenda o fio e esconda suas pontas dentro do cocar.
Dicas úteis
Ao tricotar, é importante escolher ferramentas que correspondam ao diâmetro do fio. Se as agulhas de tricô forem mais finas, a densidade do tricô aumentará e, inversamente, se o diâmetro exceder a espessura do fio, a densidade será menor. Para um chapéu para clima frio, você pode selecionar agulhas de tricô cujo número seja 0,25 mm menor que o diâmetro dos fios. Dessa forma, o toucado ficará menos exposto ao vento e conservará a temperatura.
Se as meninas não têm experiência na escolha de fios, é melhor usar os mesmos fios indicados nas master classes. Dessa forma, você pode tricotar um chapéu jovem e estiloso, sem grandes lacunas (se os fios forem mais finos ou as agulhas maiores). É permitido substituir o fio por outro de composição e peso semelhantes, mas pode ser muito difícil selecioná-lo.
Vídeo sobre como fazer chapéus juvenis para meninas com agulhas de tricô
Chapéu juvenil estiloso em tricô: