Não apenas iniciantes, mas também artistas profissionais não podem prescindir dela em sua criatividade. esboços a lápis. Esta técnica é considerada um método de exploração artística e treinamento do olhar.
Tipos de esboços a lápis
Trabalhar com um lápis é o principal componente do processo de desenho. Alguns artistas criam obras de arte usando apenas um lápis. As principais vantagens de um esboço são a ausência de detalhes desnecessários e a facilidade de execução. Você pode desenhar em um trem, em um ônibus ou ao ar livre enquanto caminha pela cidade.
Para trabalhar você precisará de:
- papel;
- vários lápis simples;
- apagador;
- Tempo livre.
Os esboços a lápis para iniciantes podem ser dos seguintes tipos:
Tipo | Descrição |
Esboço | Tal esboço não pode ser considerado uma obra de arte completa. Sua vantagem é a facilidade de execução. Para trabalhar, você precisará de um pequeno pedaço de papel e um lápis, marcador ou caneta. |
Esboço de tom | O trabalho começa com a criação dos contornos estruturais. Então, as superfícies restantes gradualmente ganham tom: as áreas onde a luz incide e as sombras são projetadas são cuidadosamente delineadas. Graças a essa técnica, o esboço se torna pitoresco, expressivo e emocional. |
Esboço linear | A essência da técnica é criar uma linha. Primeiro, os contornos gerais são esboçados e, então, os elementos são desenhados em detalhes. Onde deveria haver uma sombra no desenho, pressione mais forte com o lápis. O esboço linear não é fácil de fazer: o artista deve ser capaz de posicionar a mão corretamente e ter um “olhar aguçado”. |
Esboço de linha com tom | Neste caso, primeiro são criados os contornos gerais e depois são revelados os elementos individuais do desenho. Na fase final, o tom é incluído na obra para esclarecer a forma. |
Esboço com construção construtiva | Este esboço é de natureza condicional. É simples e esquemático. Faltam-lhe pequenos elementos e não tem uma personalidade forte. Se um artista, por exemplo, decide analisar construtivamente a pose de uma pessoa, então primeiro é necessário desenhar 1 linha, que indicará o movimento geral do corpo. Em seguida, as formas básicas do corpo são delineadas. Pequenos elementos como o rosto, os dedos e o cabelo não são desenhados. |
Que tipo de lápis é adequado para o trabalho
Qualquer instrumento de escrita pode ser usado para criar um esboço. Geralmente é dada preferência ao lápis, devido à conveniência de remover linhas extras com uma borracha. Além disso, o lápis ajuda a criar linhas de diferentes espessuras e brilhos.
Para garantir que seu trabalho seja bem-sucedido, você precisa escolher o lápis certo e prestar atenção à sua maciez. A tonalidade do desenho vai depender da maciez do lápis. Você pode usar as duas opções: usar a opção dura para criar linhas finas e usar a opção suave para desenhar contornos escuros e claros.
Se você tiver que escolher 1 lápis, um artista experiente preferirá um macio. Tem as seguintes vantagens: facilidade de sombreamento e substituição da função de um lápis duro: para isso basta apontá-lo bem.
A dureza é indicada no lápis por certas letras. Se o lápis for feito na Rússia, você poderá ver as letras "M" e "T" nele.
O primeiro indica que o grafite é macio, e o segundo indica que ele é duro. A combinação "TM" está presente em lápis com mina semidura.
Se o lápis for feito na Europa, haverá letras diferentes: "H" indica dureza e "B" indica maciez.
Lápis médios são designados pela combinação "HB" e a letra "F". Além das letras, os lápis são marcados com números – de 2 a 9. Quanto maior o número, maior o grau de dureza ou maciez.
Por exemplo, se um lápis estiver marcado:
- "5H", Isso significa que ele é feito na Europa e é sólido;
- «9H» - o mais difícil;
- "9B" - o mais macio.
Para criar um tom claro, é melhor escolher lápis duros, para um tom escuro - macios, por exemplo:
- Se você precisar representar neve, é melhor usar um lápis “8H”;
- Para tons mais escuros, como o nariz, o contorno dos olhos e as patas do animal, é melhor usar lápis macios marcados com “2B”, “3B” ou “4B”.
Alguns artistas usam um lápis mecânico ao criar um esboço. Com sua ajuda você pode desenhar as linhas mais finas. Mas a principal vantagem desta ferramenta é que ela não precisa ser afiada.
As desvantagens incluem:
- impossibilidade de afiar até uma determinada espessura;
- pequena faixa de suavidade.
Isso complica o trabalho do artista, por isso a preferência costuma ser dada a lápis clássicos simples, feitos de grafite e madeira.
Como fazer esboços a lápis corretamente
Artistas iniciantes devem conhecer o algoritmo para criar um esboço a lápis. Para fazer isso, você precisa estudar o formato do objeto que planeja representar. Ande ao redor dele por todos os lados e tente encontrar o melhor ponto de vista que realce as características da composição.
Proporções
Proporções são a primeira coisa que você precisa prestar atenção quando precisa representar uma pessoa. Recomenda-se desenhar uma linha na tela e dividi-la em várias partes idênticas.

Se uma pessoa estiver em pé, você pode dividir a fila em 7 a 8 partes; se ele estiver sentado, diminua em algumas partes.
Forma
A forma de um objeto e seu volume são melhor revelados pela luz, portanto esse aspecto deve ser levado em consideração ao escolher um tema. Vale lembrar que o ângulo de incidência dos raios solares muda ao longo do dia, então a forma será lida de forma diferente.
Desenhando o formulário
Na fase de desenho das formas, as figuras são conectadas com uma linha suave. Primeiro, o contorno é indicado com traços, sem pressionar o lápis. Depois que a colocação da composição na tela estiver concluída, você pode refinar a forma desenhando ao longo das linhas tracejadas com mais pressão.
O resultado deve ser uma linha precisa e confiante.
Detalhamento
O nível de detalhe depende da ideia por trás do desenho. Os elementos mais importantes devem ser destacados, deixando de fora aqueles que são menos importantes.
Características de diferentes esboços. Master classes para artistas iniciantes
Cada objeto tem sua própria estrutura, forma e tamanho. Tecidos macios, como roupas ou travesseiros, não podem ser desenhados com linhas retas.
Unid
Ao representar objetos, é importante adicionar sombras, caso contrário, eles parecerão formas geométricas simples. Você pode ligar especificamente um dispositivo de iluminação e apontá-lo para o objeto que planeja desenhar de diferentes lados. Dessa forma, você pode ver onde a sombra incide.
Vaso
O vaso pode ser desenhado da seguinte forma:
- Desenhe a linha central.
- Marque a parte inferior e superior do vaso. Divida a linha em 3 partes iguais.
- Depois de determinar as partes mais largas e estreitas do vaso, desenhe linhas horizontais.
- Desenhe ovais que mostrarão as aberturas do vaso. Seu alongamento depende da posição do horizonte: quanto mais distante o oval estiver da linha do horizonte, mais largo ele deve ser.
- Quando todos os ovais estiverem desenhados, conecte-os com um lápis.
- Se o vaso tiver alças, desenhe-as.
- Remova todas as linhas desnecessárias.
- Sem pressionar muito o lápis, marque as áreas por onde a sombra passará. A linha deve ser curva de acordo com o formato do vaso.
- Sombreie a área sombreada. A sombra também incide sobre a superfície onde o vaso está.
Colher de pau
Para colocar uma colher na mesa, você precisa:
- Determine suas proporções e transfira-as para a tela. Os traços devem ser leves, não é preciso pressionar muito o lápis.
- Desenhe a forma. A posição da sombra depende da distância da fonte de luz e para onde os raios são direcionados.
- Adicione tom ao desenho. É necessário observar como a tonalidade muda.
Flores
A maioria das flores tem a mesma estrutura, mas diferem nos detalhes. Por exemplo, cada flor tem folhas, mas o formato delas varia.
Esboços a lápis para iniciantes neste assunto podem ser feitos da seguinte forma:
Flor | Noções básicas de desenho |
Tulipa | A famosa flor holandesa é composta por caule, folhas e pétalas. O número deste último geralmente é 3. Para fazer o esboço parecer volumoso, você deve levar em conta a sombra. Primeiro, você precisa representar os elementos principais e, depois de determinar as proporções, pode começar a desenhar os detalhes. É difícil para iniciantes determinar quais áreas estão na sombra, então é melhor seguir estas recomendações:
|
Narciso | É melhor começar a desenhar esta flor com um círculo. Um narciso pode ter 6-7 pétalas redondas. O centro tem o formato de uma cúpula e deve ser representado em um ângulo. Um elemento importante são as listras nas pétalas. Eles começam na base e vão até a borda, mas não a alcançam. Depois de terminar as pétalas, você pode prosseguir com o desenho do caule e das folhas, que são alongadas. Eles podem ser representados como retos ou curvos. A etapa final do trabalho é a criação das sombras. As mesmas regras devem ser seguidas aqui como no caso da tulipa. |
Lírio | A flor de lírio tem 5 pétalas. É recomendável retratá-los primeiro. Eles são longos e têm um formato curvo. Para não cometer erros, é melhor desenhar olhando a flor de cima. Primeiro, marque as áreas onde as pétalas devem ficar, depois você pode conectá-las e desenhar o centro. Os estames estão localizados aqui, terminando em pequenos grãos. As folhas do lírio também são longas e finas. Elas devem ser escurecidas, assim como as áreas onde a sombra incide. Para dar volume às folhas, são aplicados traços |
Animais e pássaros
Um artista que vai desenhar animais deve conhecer a estrutura do corpo deles. É importante levar em conta as peculiaridades da posição da cauda e da transição da cabeça para o corpo.
Cachorro
Sua imagem geralmente é desenhada nas seguintes etapas:
- Desenhe 2 ovais de tamanhos diferentes: 1 será o corpo e o 2º será a cabeça. O último deve ser menor e localizado mais alto.
- Conecte essas duas formas ovais com a ajuda da terceira, que se tornará o pescoço.
- Marque 4 patas.
- Prossiga desenhando os detalhes do focinho. As linhas não devem ser retas, os olhos devem ser redondos e o formato das orelhas e do nariz depende da raça.
- Desenhe a cauda e os contornos.
- Use uma borracha para remover o excesso de linhas e dar volume ao pelo.
Pássaros
Para desenhar um pássaro, você deve seguir as mesmas regras usadas para desenhar animais.
Para fazer isso:
- Desenhe uma oval e um círculo, contorne as patas e o rabo.
- Vá para detalhes do cabeçalho. Nas costas, desenhe alguns traços para indicar linhas duras.
- Desenhe as penas do pássaro usando linhas curtas. Para dar volume, misture-os.
- Desenhe o peito com uma linha curva.
- Desenhe um galho onde o pássaro está pousado.
Gato
Para desenhar um gato você precisa:
- Desenhe uma oval e um círculo um pouco mais alto. O oval será o corpo e o círculo será a cabeça.
- Desenhe 4 patas e um rabo.
- Depois de ter certeza de que as proporções estão corretas, passe para os detalhes. Desenhe orelhas, olhos e dedos dos pés.
- Apague as linhas extras e adicione pelos.
Pessoas
Não é recomendado que iniciantes comecem a fazer esboços a lápis com a aparência de uma pessoa. Primeiro, é melhor tentar representar o nariz, a boca e os olhos separadamente. Não podemos esquecer das proporções.
Retrato
Ao criar um retrato, é necessário examinar o modelo, prestando atenção à altura e à largura do seu rosto.
O desenho ocorre nas seguintes etapas:
- Desenhe uma oval para representar a cabeça. Desenhe uma linha vertical de cima para baixo que corresponda ao formato da cabeça.
- Desenhe várias linhas horizontais: elas devem separar os principais detalhes do rosto.
- Usando as linhas existentes, marque os olhos, nariz, boca e orelhas.
- Circule as áreas onde a sombra incide. Isso dará volume ao desenho.
- Preste atenção à profundidade das sombras e aos principais elementos do rosto. É necessário enfatizar ou suavizar seus tons.
Homem sentado
Esta é a pose mais simples em que uma pessoa pode ser representada. Antes de iniciar o trabalho, é importante distribuir corretamente o corpo e levar em consideração a posição das mãos. É melhor garantir que suas palmas não estejam escondidas atrás de outras partes do corpo. A posição do corpo e da cabeça desempenham um papel importante.
O principal é garantir que a cabeça e o corpo não fiquem muito curvados.
Padrões
Usando um lápis simples, você pode criar esboços de lindos enfeites e padrões.
Por exemplo:
Ornamento vegetal | Padrão ondulado |
1. Desenhe várias linhas verticais para que a folha fique dividida em 8 áreas iguais. 2. Desenhe várias linhas horizontais perpendiculares a elas. 3. Desenhe um par de linhas onduladas da esquerda para a direita. Isto será um esboço. 4. Resolva os detalhes. Adicione pequenos elementos: folhas, trepadeiras, flores. 5. Remova linhas desnecessárias. | 1. Desenhe uma onda longa da esquerda para a direita. Desenhe outro acima dele.
2. Desenhe um laço de cada ponto superior da onda superior. 3. Desenhe pequenos círculos entre os laços. 4. Desenhe uma linha reta horizontal sob as ondas. 5. Desenhe várias linhas verticais conectando a onda inferior com a linha horizontal. |
Os esboços a lápis são uma parte importante da representação de objetos, animais e pessoas. Todos os artistas, tanto iniciantes quanto profissionais, os utilizam em seus trabalhos. Este desenho mostra proporções, dinâmica de movimento e características individuais. Os esboços não só ajudam a criar um belo desenho, sendo sua base, mas também contribuem para o desenvolvimento de habilidades.
Vídeo sobre desenho a lápis
Como aprender a desenhar esboços: