Para criar uma natureza-morta, além das ferramentas básicas, você precisará de uma mesa. Dominar as principais técnicas desenho para iniciantes tornará mais fácil estudar outros tipos de belas artes no futuro. Por exemplo, se você aprender a desenhar uma caixa de doces passo a passo, poderá desenhar qualquer outra forma retangular semelhante.
O que é natureza morta
Este termo surgiu graças à língua francesa e é traduzido para o russo como “natureza morta”. Natureza morta é o nome dado à representação de objetos que não estão vivos. Via de regra, em uma pintura o artista apresenta vários objetos ao mesmo tempo.
Estes poderiam ser:
- vegetais;
- frutas;
- pratos;
- flores;
- livros;
- peças de mobiliário.
A principal tarefa de um artista que pinta uma natureza-morta é revelar a beleza das relações de forma ou cor de objetos inanimados.
Natureza morta passo a passo para iniciantes deve atender aos seguintes requisitos:
- Todos os objetos estão idealmente localizados e criam um grupo harmonioso.
- As cores na produção enfatizam o posicionamento dos objetos e os detalhes do local.
- Uma boa natureza-morta tem um alto conceito estético.
Como desenhar sem erros
Antes de criar uma natureza-morta, você deve conhecer os segredos básicos para desenhar diferentes texturas e superfícies, bem como as principais regras da pintura.
Ferramentas e materiais
Antes do trabalho, é necessário preparar ferramentas e materiais para o desenho.
Nomeadamente:
- Tela. Recomenda-se utilizar papel A3. É melhor pegar papel Whatman.
- Pincéis. Você precisará de vários deles. Pincéis sintéticos planos são predominantemente utilizados. Recomenda-se preparar 3 pedaços, de tamanhos diferentes. Você também precisará de 1 escova de cerdas médias.
- Lápis. Um lápis simples será necessário no estágio inicial do trabalho. Você deve escolher um tipo suave: quanto mais suave, mais fácil será fazer contornos, que devem ser quase imperceptíveis.
- Borracha e apontador.
- Pintar. Recomenda-se comprar em lojas especializadas. Não precisa ser de marca nem caro, mas você não deve comprá-lo em uma loja que não seja especializada em vender materiais de arte.
Como começar uma natureza morta
Natureza morta passo a passo para iniciantes inclui:
construção da composição.
Para fazer isso, você precisa usar um lápis macio simples:
- Marque o plano da mesa com uma linha horizontal. Ao determinar a altura, é melhor confiar no primeiro desenho. No lado direito, o canto mais distante da mesa mal é visível. Deve ser marcado desenhando uma linha diagonal.
- Tendo em mente as regras de construção, coloque os objetos na superfície da mesa.
- Use linhas claras para indicar a localização da toalha que cobre a mesa e suas principais dobras.
- Ao determinar a localização dos objetos, observe a relação entre eles e sua forma.
- Pense em como é mais conveniente organizar objetos em uma folha de papel - no sentido do comprimento ou da largura. Tente garantir que os objetos estejam nivelados e retos.
Como fazer uma pintura em cores
Depois que o esboço a lápis estiver concluído, você pode passar a colorir. É recomendável começar com itens que tenham cores brilhantes e limpas. Suas cores podem ser aproveitadas com toda a força. Isso definirá o tom geral da gama de luzes.
Quem utiliza tinta aquarela em seus trabalhos deve lembrar que essa substância fica mais clara quando seca. Para exibir corretamente a realidade, as camadas devem ser saturadas.
Depois de instalar a luz, você pode prosseguir com a instalação da penumbra e, na próxima etapa, começar a trabalhar com a sombra. A luz pode cobrir ligeiramente a penumbra, e a penumbra pode cobrir a sombra. Sombras em objetos sob a influência de reflexos terão luminosidade diferente.
Como finalizar uma natureza morta
Depois que a luz e a sombra estiverem definidas, você pode começar a sombrear. É importante que a luz e a sombra sejam distribuídas de acordo com o formato dos objetos. Ao se afastarem em perspectiva, elas devem parecer mais suaves.
Como desenhar tecido
Se você quer pintar belas naturezas-mortas, precisa aprender a representar tecidos, criando belas dobras neles. Afinal, em quase toda natureza-morta há uma toalha de mesa estendida sobre a mesa.
O principal erro que os iniciantes cometem ao desenhar tecidos é a falta de forma e caráter. O formato do objeto que ele cobre deve estar sempre visível através do tecido. Este é o formato do tecido.
Quanto à natureza do tecido, suas dobras seguem uma determinada direção, que pode ser alterada por meio de dobras e torções. Deve haver direção, dinâmica, por exemplo, se o tecido envolve uma cadeira, a cadeira em si deve ser designada primeiro. Depois é preciso determinar a natureza e a direção das dobras, seu movimento, que pode ser intenso ou lento.
Depois que tudo estiver delineado, você pode passar para a elaboração detalhada das dobras. A direção da luz deve ser claramente visível no tecido. É necessário destacar o primeiro plano e adicionar o fundo para tornar o objeto tridimensional e realista.
Como desenhar uma natureza morta de frutas
É melhor começar a pintar uma natureza-morta passo a passo com objetos maiores. Neste caso, a probabilidade de cometer um erro será menor. Por exemplo, você pode representar peras, bananas, kiwis e uvas. Todos esses objetos têm detalhes estruturais óbvios.


As etapas gerais para criar uma natureza-morta com frutas são as seguintes:
- Faça um esboço usando um lápis simples. Primeiro, localize cada objeto usando o triângulo.
- Usando traços aleatórios, sem pressionar muito o lápis, desenhe a fruta em círculos e ovais.
- Trace os contornos com linhas claras.
- Remova linhas desnecessárias que serviam como auxiliares.
- Crie sombras. Para isso, é melhor usar um lápis duro ou médio.
- Desenhe as linhas da estrutura da fruta.
- No kiwi mostrado na imagem em corte transversal, você precisa fazer um miolo. Deve ter várias camadas. Não se esqueça das sementes.
- Misture as linhas no centro. Para isso, utiliza-se uma borracha.
- Desenhe as linhas principais e exclua as auxiliares.
- Pinte as frutas.
Natureza morta com guache
Para pintar uma natureza-morta você precisará de guache artístico. A tinta para pôsteres não é adequada para esses fins: ela seca rapidamente e, como resultado, inúmeras manchas se formam na superfície.
EOs passos para criar uma pintura são os seguintes:
Não. | Estágio | Descrição |
1 | Criando um esboço | Para isso, você precisa usar um lápis simples com ponta macia. Você deve imediatamente desenhar uma linha horizontal para marcar o plano da mesa. Depois você pode criar esboços dos objetos na mesa. Pode ser, por exemplo, um prato de frutas ou uma jarra. |
2 | Colorindo o esboço | É melhor começar com o contexto geral. Primeiro, a 1ª camada é aplicada. Você deve usar um pincel grande e plano e fazer pinceladas curtas. |
3 | Tons básicos | Eles atacam objetos localizados na mesa. É importante lembrar que as transições entre os tons devem ser graduais.
Deve haver destaques nas áreas mais claras dos objetos redondos. Os lados que não são expostos à luz devem ser sombreados adequadamente. Tons mais escuros são usados para sombreamento. |
4 | Sobreposição de cores primárias | Para fazer isso, você deve lembrar que os planos verticais devem diferir em saturação de luz dos horizontais.
Eles (os planos verticais) são menos iluminados, por isso devem ser escurecidos. |
5 | Detalhes de natureza morta | O primeiro passo é trabalhar nas dobras da toalha de mesa. É melhor usar tons mais claros. Nesse caso, a imagem terá uma aparência mais natural.
Os objetos sobre a mesa projetam uma sombra sobre a toalha. Deve ser retratado usando tons frios. As áreas sombreadas não precisam ficar brilhantes e nítidas. Pelo contrário, eles deveriam ser distraídos. |
6 | Desfocando os contornos dos objetos em cima da mesa | Isso dará profundidade à imagem criada, tornando-a mais volumosa e monolítica, e a linha de contato com o ambiente mais suave. |
Pintura em aquarela passo a passo
Uma natureza-morta pode ser feita passo a passo para iniciantes usando aquarela.
Por exemplo, o trabalho sobre a imagem de um pepino, uma berinjela e uma cenoura sobre a mesa será o seguinte:
- Faça um esboço com um lápis simples. As linhas devem ser quase imperceptíveis.
- Passe a trabalhar com aquarelas. Primeiro, você deve selecionar 1 objeto e escová-lo com um pincel úmido. Você pode começar, por exemplo, com um pepino. Deve ser aplicada tinta verde clara na superfície. Enquanto estiver úmido, você pode escurecê-lo.
- Pinte o 2º objeto, por exemplo, uma cenoura. Neste caso, você precisa agir de acordo com o mesmo princípio do pepino. A figura deve ser representada gradualmente, começando com tons claros e terminando com tons escuros.
- Pinte a berinjela usando tons de roxo.
- Retorne ao pepino e crie um tom escuro que dará ao vegetal uma aparência realista.
- Usando um método semelhante, transmita as características de dois outros vegetais.

- Para evitar a impressão de que os objetos estão suspensos no ar ao olhar para o desenho, adicione sombras na superfície horizontal. As áreas mais escuras serão embaixo e ao redor dos vegetais. Nesta etapa, você deve adicionar a parte superior verde, representada pelas folhas, à berinjela.
- Adicione cores naturais. Para fazer isso, aplique uma tinta laranja intensa nas cenouras. O pepino deve ter sulcos verde-escuros, e o lado da berinjela que não fica exposto à luz deve ser mais escuro.
- Espere a tinta secar e o desenho ficar pronto.
Desenho a lápis
Uma natureza-morta que eleva seu espírito pode ser desenhada com lápis. Por exemplo, as frutas e bagas retratadas na mesa serão uma boa decoração para a cozinha e elevarão o ânimo de todos os membros da família e convidados.
Principais objetos:
- 2 maçãs;
- 1 pera;
- 1 caneca com raminhos de morango.
Tudo isso está localizado em uma superfície horizontal.
As etapas da criação de uma natureza-morta são as seguintes:
- Desenhe uma linha horizontal no meio da folha com um lápis simples. Esta linha marcará a borda da mesa.
- Passe para o contorno da fruta e o círculo ao lado dela. Tudo isso também é feito com um simples lápis.
- Desenhe um galho no círculo e dê às frutas uma aparência natural contornando mais claramente suas formas convexas com um lápis simples. É importante lembrar que os elementos essenciais da fruta são os talos e as sépalas secas.
- Pegue uma borracha e passe-a cuidadosamente sobre o esboço desenhado. O resultado deve ser linhas quase imperceptíveis.
- Passe a colorir frutas, canecas e bagas com lápis de cor. Ao pintar frutas, é importante lembrar que cada uma delas deve ter destaques. Eles são fáceis de criar em papel branco. Basta deixar sem pintar as áreas onde elas deveriam estar localizadas.
- Considerando que a pera é apresentada em uma única cópia, aplique as cores amarela, laranja, marrom e vermelha.
- Pinte a 1ª maçã. Um lápis verde funciona melhor para isso. A cor deve ser aplicada em pinceladas. Também deve haver cores amarelas na superfície da maçã. O corte precisa ser feito na cor marrom. Para deixar a fruta mais expressiva e brilhante, aplique uma segunda camada de sombreamento.
É importante determinar onde a sombra está localizada e traçá-la com um lápis marrom. Além disso, para transmitir a sombra na maçã, você deve usar tons de verde escuro e pântano.
- Sombreie a segunda maçã com as cores verde e amarelo, deixando intacto o local onde o destaque foi formado. Aplique sombreamento na maçã novamente, mas desta vez usando lápis vermelho e marrom.
- Pinte as frutas. Antes de começar a pintar a cor vermelha, você precisa usar um lápis marrom para desenhar as pequenas sementes nas frutas, que são típicas dos morangos.
- Sombreie as frutas com lápis vermelho e cereja. Não se esqueça das folhas. Elas devem ser de cor verde claro. Caules finos se estendem dos frutos e folhas.
- Em ramos de morango colocados em uma caneca, desenhe frutas maduras, flores e folhas grandes.
- Para colorir as folhas grandes, use lápis verde e amarelo. A cor verde deve ser aplicada cuidadosamente nos caules novamente.
- Use um lápis azul para desenhar traços na caneca. É melhor deixar a borda preta e a superfície interna visível cinza. Não se esqueça da sombra, que deve ser azul escura. Os traços nos pratos devem ser aplicados de acordo com o seu formato; elas devem ficar arredondadas nas paredes da caneca.
- Finalize a superfície da mesa onde serão colocadas as canecas com frutas e bagas.
- Pinte a toalha de mesa de rosa e deixe as áreas onde as sombras dos objetos incidem mais escuras.
- Sombreie as superfícies verticais. Elas podem ser feitas em marrom, com as áreas claras sombreadas com marrom-avermelhado e as áreas sombreadas com marrom-escuro.
Uma natureza morta passo a passo para iniciantes com um lápis na forma de um vaso com flores e uma cesta com frutas vermelhas sobre uma mesa pode ser feita da seguinte maneira:
- Represente objetos como formas simples. Assim, o vaso será representado por um cilindro, e a cesta cheia de frutas será representada por um paralelepípedo retangular. É importante garantir que os objetos estejam posicionados corretamente na superfície. Eles devem ficar em pé e não rolar para fora da mesa.
- Curve visualmente as linhas para obter as formas desejadas. Uma alça deve ser representada acima da cesta para que este objeto não fique apenas como uma simples figura geométrica.
- Desenhe as frutas na cesta usando círculos e gravetos. Serão cerejas. Eles devem se sobrepor. Não há necessidade de tentar dar a elas um formato perfeitamente redondo, porque tais frutas não existem na natureza.
- Passe a trabalhar com as flores que estão no vaso. É necessário marcar as próprias flores e seus centros com círculos. Você pode pular o desenho das pétalas nesta etapa, deixando esse trabalho para depois, mas as folhas devem ser adicionadas.
- Desenhe as pétalas.
- Sombreie o desenho inteiro. Como resultado, a superfície da cesta deve adquirir uma textura tecida. As frutas que estão nele precisam ser sombreadas com movimentos circulares do lápis. Para que pareçam suculentos, você deve deixar mais destaques na superfície deles. O destaque também deve estar em um dos lados do vaso. Mas somente no caso deste item ele deve ser representado por uma faixa.
- O sombreamento dos principais elementos das flores em um vaso – pétalas e folhas – deve ser feito do centro para as bordas.
- Como os raios de luz neste exemplo estão incidindo sobre os objetos pelo lado esquerdo, sombras horizontais serão adicionadas pelo lado direito.
A vigilância e a capacidade de perceber pequenos detalhes são as principais qualidades sobre as quais a natureza-morta clássica é construída.
Uma natureza bem-sucedida é considerada aquela que atrai mais a atenção do que as outras e faz com que se queira retratá-la numa tela ou numa folha de papel. É melhor começar a desenhar passo a passo e com objetos familiares e usados com frequência na vida cotidiana.
Vídeo sobre desenho de natureza morta
Natureza morta para iniciantes passo a passo:
super
Gostei, foi interessante
Estou impressionado, eu realmente desenhava assim na 3ª série? A única coisa que me lembro é que todo mundo lambeu minhas tintas de mel. O material é excelente.