Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

É mais fácil criar uma natureza-morta gráfica do que uma com tintas. No entanto, para criar um desenho bonito, você precisará praticar suas habilidades de desenho a lápis e sombreamento. Os exemplos de cópia, considerados abaixo, mostram as regras mais importantes para construir uma composição, manter proporções, aplicar luz e sombra e misturar cores.

Natureza morta simples para crianças pequenas

Para crianças em idade escolar primária, desenhar uma natureza-morta em estilo acadêmico, mantendo proporções, luz e sombra, é uma tarefa difícil. Esta master class oferece a versão mais simples em técnica primitiva para crianças a partir de 3 anos de idade.

A natureza-morta retratará um vaso de flores. Para esta atividade, você precisará de lápis de cor ou marcadores e uma folha de papel.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos
Natureza morta com lápis para copiar

O processo passo a passo para criar um desenho tão simplificado é o seguinte:

  • Desenhe 3 círculos grandes em cores diferentes, traçando-os várias vezes ao longo do contorno. Você ganhará anéis. Você pode escolher suas próprias cores, não as da imagem abaixo.
  • No centro do anel direito, desenhe e pinte uma oval amarela e, na parte externa, ao longo do contorno, desenhe pétalas rosas simplificadas, também de formato oval.
  • Ao longo da borda da segunda flor, use um lápis laranja para desenhar pétalas que lembrem um girassol e, na primeira flor, use pontos para mostrar os estames laranja.
  • Na segunda flor, desenhe traços com um lápis verde escuro e “estames” azuis na parte externa. Você pode usar qualquer outra figura, sem limitar a imaginação da criança.
  • Na parte inferior da folha, desenhe um trapézio com listras largas. Este será um vaso de flores.
Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos
Natureza morta com lápis para copiar
  • Adicione listras laranja ou crie seu próprio padrão original no vaso.
  • Ao longo da borda da terceira flor, desenhe pétalas em forma de semicírculos, bem como listras irradiando do centro.
  • Desenhe os caules e as folhas com um lápis verde.
  • Na flor do meio, desenhe olhos e uma boca usando arcos.
  • Você pode adicionar outros detalhes conforme mostrado abaixo:

Natureza morta com jarro e maçã, lápis simples

A natureza-morta a lápis para cópia neste exemplo consiste em dois objetos simples: uma jarra (uma jarra de leite) e uma maçã. Para desenhar qualquer natureza-morta, primeiro você precisa analisá-la.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

O jarro é composto por dois corpos geométricos elementares: um cilindro na parte superior e uma forma arredondada na parte inferior, semelhante a uma bola. Uma maçã também é uma representação simplificada de uma bola.

À esquerda, esses objetos mostram luz mais brilhante e destaques (pontos de luz) e, à direita, suas próprias sombras. A transição da área iluminada para a mais escura não é nítida, mas suave, em forma de penumbra.

Depois da sombra à direita, você pode ver uma parte clara - um reflexo, na maçã e na jarra. Ela representa a luz refletida do papel sobre a mesa.

A maçã e a jarra também projetam sombras sobre a mesa. Elas também apresentam escurecimento irregular. Diretamente abaixo do objeto as sombras são mais escuras. Quanto mais a sombra se afasta do objeto, mais clara ela se torna.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

E a borda mais distante da sombra fica completamente borrada e se dissipa. A análise de luz e sombra é necessária para a aplicação correta do sombreamento. Para o trabalho, você precisará de 4 lápis de grafite simples de durezas diferentes: TM (ou HB de acordo com os padrões estrangeiros), 2M (2B), 6M (6B), uma folha de papel A4 (folha paisagem) e uma borracha.

O processo passo a passo para desenhar uma natureza-morta é o seguinte:

  • A construção de qualquer design gráfico começa com a criação de formas geométricas. Meça a altura da maçã conforme mostrado na foto abaixo. Sem dobrar o braço, na mesma distância dos olhos, conte quantas vezes a maçã cabe na jarra por altura. Depois meça esses valores horizontalmente.
  • Em um pedaço de papel, desenhe os contornos de uma jarra e de uma maçã, bem como suas sombras na mesa. O jarro não deve ficar localizado diretamente no centro da folha, mas ligeiramente deslocado para a direita.

Ao desenhar, é necessário levar em conta a relação entre as proporções desses dois objetos, determinadas anteriormente com um lápis. Os objetos não devem ser muito grandes, caso contrário suas sombras não caberão, e muito pequenos, quando houver muito espaço vazio ao redor.

Desenhar contornos como segmentos de linha em vez de linhas suaves facilita a organização de objetos.

  • Desenhe uma linha vertical – o eixo de simetria do jarro. Para verificar a simetria, você pode usar esta técnica: vire o desenho e então será mais fácil ver o que está desenhado torto.
  • A partir da borda superior, meça a mesma distância para a esquerda e para a direita. Use um lápis para desenhar um trapézio e faça uma elipse dentro dele. Seus lados devem ser arredondados.
  • Na parte inferior do gargalo cilíndrico do jarro, desenhe um eixo horizontal e outra elipse. Ele deve ser mais largo que o de cima, pois fica mais abaixo na vertical. Os olhos do artista olham para ele como se estivessem de cima, por isso ele parece mais largo.
  • No fundo do jarro, execute ações semelhantes e mostre uma elipse ainda mais larga.
  • Desenhe outra elipse na parte mais larga do jarro.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Desenhe as linhas laterais do jarro com mais clareza. Eles devem ser ligeiramente côncavos na parte superior, esféricos no meio e ligeiramente curvados na parte inferior.
  • Verifique a simetria do desenho e corrija as linhas. Desenhe uma borda em forma de elipse na parte superior do jarro. Deve diminuir no fundo.
  • Desenhe os contornos da maçã - arredonde-os, mostre a parte superior da maçã um pouco mais larga, e a parte inferior - mais estreita.
  • Adicione um buraco – uma depressão e um galho dentro dele – no topo da maçã.
  • Desenhe uma linha horizontal para a tabela.
  • Apague as linhas que não devem ficar visíveis, eixos horizontais e verticais.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Desenhe as sombras caindo do jarro e da maçã sobre a mesa.
  • Desenhe linhas em objetos que mostrem suas próprias sombras. Na parte esférica do jarro e da maçã eles estão dispostos em um círculo.
  • Aplique o tom geral das sombras como mostrado na imagem. Os traços devem ser aplicados em uma direção.
  • Faça uma meia sombra no outro lado do jarro.
  • Proteja o jarro. Deve ser mais escuro que a maçã.
  • Fortaleça as sombras no jarro. Para criar transições suaves entre sombras, elas são pintadas com traços curtos. À direita, você precisa deixar uma área mais clara - o reflexo que foi mencionado acima. Se ficar muito escuro, você pode apagar com uma borracha.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Para fazer a maçã aparecer em primeiro plano, projete uma pequena sombra dela sobre o jarro.
  • Escureça a borda do gargalo da garrafa com hachuras e, ao contrário, clareie os realces com uma borracha.
  • Aplique sombreamento na maçã, pressionando levemente com o lápis. Destaque o reflexo ao longo da borda direita.
  • Escureça o buraco na maçã com movimentos curtos e radiantes. Desenhe o galho com mais clareza.
  • Sombreie as sombras que incidem sobre a mesa e a parede. Na mesa, eles precisam ser representados com traços horizontais.
  • Faça um sombreamento claro para destacar a parede.

A natureza morta com lápis para cópia requer uma representação realista dos objetos.

Para tornar a construção das figuras no desenho mais simétrica, o comprimento dos segmentos é verificado com um lápis, como mostrado nos primeiros passos do desenho. Neste exemplo, os contornos dos objetos são desenhados com um lápis de grafite macio para maior clareza.

Mas, ao desenhar, elas precisam ser mais finas e menos visíveis, sem pressionar muito, assim, ao apagar linhas extras, o desenho não ficará tão sujo.

Antes de sombrear, os lápis devem ser apontados com maior profundidade para que sua parte cilíndrica não interfira. Esse tipo de afiação pode ser feito usando uma faca.Os adultos devem apontar os lápis das crianças para que eles não machuquem suas mãos.

Para facilitar o sombreamento, o dedo mínimo da mão deve ficar apoiado na folha do álbum. Neste caso, apenas a articulação do punho funciona, não o braço inteiro. A técnica de desenho de natureza morta discutida nesta master class é básica e pode ser usada para criar outros desenhos.

Abóbora e maçã

A natureza-morta considerada nesta master class também foi feita com um simples lápis grafite. Os princípios de sua criação são os mesmos do exemplo anterior de cópia, mas o sombreamento é feito com mais detalhes.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

Para trabalhar, você precisará de 3 lápis simples com dureza 2H, 2B e 4B, uma borracha e uma folha de álbum. Lápis macios devem ser apontados a uma altura de cerca de 1,5 cm.

Processo de desenho passo a passo:

  • Esboce a localização da abóbora e da maçã com um lápis duro. Mova a abóbora ligeiramente para a esquerda do centro da folha.
  • Desenhe o contorno da depressão no topo da abóbora e seu galho.
  • Use um lápis 2B para mostrar a aspereza da superfície da maçã.
  • Desenhe o eixo vertical da abóbora e deixe a parte superior e inferior do vegetal mais achatadas.
  • Desenhe cunhas na superfície da abóbora para mostrar seu volume. Isso é mais fácil de fazer com traços retos, que depois são arredondados.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Desenhe o galho da abóbora com mais clareza, mostrando sua bifurcação na base.
  • Desenhe um galho curvo de maçã.
  • À esquerda do galho, desenhe uma folha estreita e meio seca no formato de uma figura alongada com bordas onduladas.
  • À direita do galho, desenhe uma folha um pouco mais larga e aberta.
  • Adicione uma sombra oval sob a maçã e desenhe mais dois contornos de folhas sob a abóbora.
  • Aplique um sombreamento claro nas fatias com o mesmo lápis, sem pressionar com força. A iluminação será mostrada à direita. Para um sombreamento mais uniforme, você pode esfregar a superfície com o dedo ou um pedaço de papel.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Sombreie a fatia esquerda da abóbora com uma cor mais escura. Deve ser mais claro na parte superior.
  • “Divida” a próxima fatia de abóbora em duas partes ao meio.
  • Aplique sua própria sombra nesta fatia, sem esquecer do reflexo na parte inferior. Use uma borracha para apagar o destaque na metade direita da fatia. Na parte inferior da fatia, o sombreamento pode ser aplicado transversalmente.
  • Sombreie a próxima fatia de abóbora da mesma maneira. Onde o contorno for mais arredondado (na parte inferior), aplique também o sombreamento usando arcos. Fortaleça as sombras nas duas primeiras fatias.
  • Escureça as fatias restantes enquanto trabalha simultaneamente nas anteriores. Use a borracha para clarear os realces nas bordas direitas das fatias. Deixe as fatias de trás mais escuras.
  • Sombreie o galho da abóbora, primeiro com uma leve pressão e depois mostre detalhes adicionais. Deixe mais escuro no meio.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Deixe o local onde o galho encontra a abóbora mais escuro e clareie o destaque no lado direito do galho usando uma borracha.
  • Sombreie as folhas à esquerda da abóbora com um lápis. Na parte inferior, descreva-os mais escuros.
  • Faça um sombreamento claro em ângulo na maçã.
  • Para facilitar o desenho, vire a folha e cubra a hachura com linhas desenhadas no formato de uma maçã (arcos).
  • Reforce o sombreamento na maçã com um lápis macio na área onde o galho emerge da fruta, bem como ao longo das bordas.
  • Escureça a sombra do galho da maçã na abóbora. No próprio galho, desenhe sua própria sombra na parte inferior.
  • Sombreie a folha da macieira no lado esquerdo com uma cor escura. Como a folha está virada para longe da luz, há uma sombra dentro dela. Deixe o lado direito da folha claro.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Sombreie a segunda folha da maçã da mesma maneira. Aplique uma cor mais escura no lado esquerdo.
  • Nesta folha e na maçã, clareie os realces com uma borracha e realce-os com um lápis.
  • Sombreie as sombras projetadas sob a maçã e a abóbora. Diretamente abaixo dos objetos, essas sombras devem ser mais escuras e, à medida que se afastam deles, devem ser mais claras. O desenho está pronto.

Frutas com lápis de cor

A natureza-morta com lápis para cópia no exemplo descrito abaixo é feita em cores. Para criar um esboço preliminar, você também precisará de um lápis grafite simples e uma borracha.

A técnica de desenho de natureza morta com frutas consiste nas seguintes etapas:

  • Um pouco à esquerda do centro da folha, desenhe dois semicírculos com um lápis simples – fatias de melancia.

  • À esquerda deles, na parte inferior do desenho, adicione um círculo – o contorno de uma maçã.
  • No centro da folha, ao lado da fatia de melancia, desenhe um círculo de aproximadamente o mesmo tamanho – o contorno de uma laranja.
  • À direita da maçã, desenhe uma fatia de laranja cortada, com a borda reta desenhada em um ângulo.
  • No primeiro plano, desenhe uma segunda fatia de laranja com uma borda horizontal.
  • Desenhe o contorno da pêra no formato de dois círculos – um grande e um pequeno.
  • Desenhe a primeira fatia da melancia com mais clareza e arredonde um pouco a borda superior.
  • Trabalhe a segunda fatia da mesma maneira. Desenhe a casca somente à esquerda, pois a fatia ficará ligeiramente rotacionada. Na laranja, desenhe uma pequena oval com bordas irregulares — o local onde o talo está preso — e desenhe vários arcos divergentes a partir dela.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Na fatia de laranja em primeiro plano, desenhe a casca - um arco repetindo o contorno externo, assim como os segmentos da fruta.
  • Mostre a casca da segunda fatia de laranja na parte da frente da mais larga.
  • Na maçã, na parte superior da fruta, desenhe uma pequena oval — o local onde o talo está preso, e uma oval maior, que mostrará a borda da transição de uma cor para outra. Adicione também um galho curvo e um destaque à esquerda.
  • Desenhe uma folha no galho usando arcos curvos e marque sua nervura no meio.
  • Refine o contorno da pêra.
  • Adicione um galho e uma folha inclinada para baixo no topo.
  • Apague contornos e linhas auxiliares que devem ficar invisíveis com uma borracha.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Desenhe sementes em formato de lágrima nas fatias de melancia.
  • Pinte o laranja com um lápis laranja, um tom mais escuro no lado esquerdo, deixando um destaque na parte superior.
  • Faça sombras com o mesmo lápis na laranja do fundo, perto do caule e na sua base.
  • Pinte o caule laranja de verde e adicione alguns traços nas áreas sombreadas.
  • Sombreie a fatia de laranja com um lápis amarelo claro. Os traços devem ser aplicados de acordo com o formato - onde há polpa, eles são feitos no sentido do centro para as bordas.
  • Sombreie as bordas dos segmentos com um lápis laranja. Aplique também pinceladas laranja na polpa, sem esquecer de deixar leves riscos - luzes. Deixe a tira de casca na sua parte central clara.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Pinte a casca da segunda fatia de laranja com uma cor laranja mais brilhante, já que sua superfície externa está visível na imagem. Sombreie a polpa com amarelo claro.
  • Use um lápis laranja para aplicar uma sombra na primeira fatia.
  • Adicione toques de verde às veias.
  • Use um lápis roxo para aplicar sombras caindo das fatias e laranja.
  • Pinte a fatia de melancia à esquerda com um lápis verde-grama.
  • Em seguida, aplique uma segunda camada de sombreamento com um lápis verde esmeralda. Usando o mesmo lápis, sem pressionar, pinte a espessura da casca.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Pinte a casca da segunda fatia de melancia da mesma maneira. Sombreie a polpa da melancia em 2 camadas com um lápis rosa.
  • Aplique outra camada de sombreamento vermelho por cima.
  • Pinte as sementes com um lápis marrom escuro.
  • Pinte a segunda fatia de melancia da mesma maneira. Na parte inferior, você precisa adicionar traços com um lápis simples para criar uma sombra.
  • Pinte as superfícies superior e direita da maçã com uma cor verde-claro, tipo grama. Adicione um tom esmeralda sob o galho.
  • Pinte a borda direita da maçã de laranja.
  • Pinte o lado esquerdo da maçã com um lápis vermelho em 2 camadas, deixando um destaque. Os traços vermelhos devem sobrepor parcialmente as áreas verdes para criar uma transição de cores suave.

Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos Natureza morta a lápis para iniciantes esboçarem. Fotos

  • Pinte o galho da macieira com um lápis preto. Aplique várias camadas na folha - primeiro verde-grama, depois esmeralda. Desenhe veias nele.
  • Adicione sombreamento roxo às sombras sob as frutas.
  • Pinte a pêra com um lápis verde-amarelo, deixando dois destaques. Se você não tiver um lápis dessa cor, pode primeiro aplicar um sombreamento amarelo e depois usar um lápis cor de grama.
  • Sombreie a pêra com um lápis laranja, realçando a cor do lado direito. Você deve tentar aplicar os traços de forma a enfatizar o formato da fruta.
  • Pinte o galho da pera de preto e a folha de esmeralda, acrescentando traços de grama ao longo das nervuras.
  • Adicione o toque final: uma sombra roxa sob a pêra.

Uma natureza-morta desenhada com um lápis para esboço ficará mais realista se você usar esmalte — aplicação em camadas de várias cores.

Como resultado, você pode obter muitos tons novos com um conjunto mínimo de 12 cores de lápis. Você também pode usar um lápis liquidificador para misturar cores no papel.

Para criar uma natureza-morta com um lápis, você pode sugerir composições de outros objetos - livros, xícaras, objetos geométricos.

É melhor começar com opções simples para cópia., passando gradualmente para outras mais complexas, com formas curvilíneas e gradientes de cores – vegetais, frutas, flores, objetos de vidro. Os princípios para desenhá-los são os mesmos dos exemplos básicos discutidos neste artigo.

Vídeo sobre desenho

Natureza morta com lápis para copiar:

Faça você mesmo: instruções passo a passo com descrições e diagramas, fotos de tricô, costura, artesanato, desenho para crianças, cartões e presentes
Comentários

  1. Ter esperança

    Você está correndo um risco muito bonito, mas tem uma coisa, mas você não desenhou a jarra de maçãs corretamente, sua jarra ficou muito alta, na realidade ela é mais larga e comprida na parte superior, e achatada na parte inferior e parece mais uma caneca de café.
    Nem vou mencionar a maçã, na verdade ela é redonda, mas por algum motivo você a esticou de cima para baixo, olhe mais de perto, seu desenho não é nada parecido. Concordo, é muito bonito, mas ou você estava com pressa e ficou assim, ou você precisa aprender a medir proporções :(

    Responder

Criação

De costura

Desenho