Para fazer meias simples de crochê para um bebê recém-nascido, você não precisa ter nenhuma experiência em tricô. Qualquer mãe pode fazer isso botinhas quentinhas e elegantes seu bebê, seguindo instruções e diagramas detalhados.
Escolhendo fios para meias para recém-nascidos
Uma grande seleção de fios modernos dá espaço para a criatividade. Você pode tricotar meias decorativas ou quentinhas feitas de lã natural. A prioridade na escolha do material é a saúde e o conforto do bebê.
Alguns fios naturais podem irritar a pele da criança, e fios com corantes instáveis podem causar alergias.
Adequado para produtos infantis:
- fio sintético;
- natural, misturado com fibras sintéticas de acrílico, poliéster, nylon, poliamida;
- lã pura: ovelha, cachorro, cabra, coelho;
- algodão, linho, bambu.
Requisitos para fios para produtos infantis:
- suavidade;
- hipoalergênico;
- condutividade térmica;
- resistência ao desgaste.
Meias de crochê para recém-nascidos podem ser quentes ou leves e rendadas. Evite escolher fios muito grossos ou muito finos. As meias devem ser confortáveis e ajustar-se corretamente ao pé do bebê, sem causar desconforto.
Selecionando agulhas de tricô e um gancho
Para não cometer erros na hora de escolher agulhas de tricô ou agulha de crochê, é preciso ler as informações no rótulo do fio. Geralmente indica o tamanho das ferramentas de tricô que são ideais para uso com um determinado tipo de linha. Se não houver informações, para fios de espessura normal, use o gancho nº 2.3 ou 3.5. O tamanho adequado da agulha de tricô é 3 ou 3,5 mm.
Determinação do tamanho e consumo do fio
Para determinar o tamanho das meias, você precisa tirar medidas do pé do bebê ou usar os dados estatísticos médios fornecidos na tabela:
Idade da criança | Comprimento do pé |
do nascimento aos 3 meses | 9 cm |
3 – 6 meses. | 10 cm |
6 – 9 meses. | 11,5 cm |
9 – 12 meses. | 12 cm |
12 – 18 meses. | 13 cm |
18 – 24 meses. | 14 cm |
Se você tricotar de acordo com um padrão de uma revista ou master class, eles geralmente fornecem o consumo médio de fio. Caso contrário, você mesmo precisa calcular. Uma opção simples é pegar o consumo de um modelo similar em uma revista. Em seguida, você precisa adicionar 20-25% se for fazer um padrão de relevo. E vice-versa, subtraia 10% se as meias forem vazadas.
Como calcular o número de loops?
Para montar pontos nas agulhas de tricô, você precisa saber o comprimento da circunferência do pé do bebê. Esta medida determina o ajuste confortável do produto no pé. Para calcular, você precisará tricotar uma amostra dos fios que serão usados no tricô e descobrir quantas laçadas há em 1 cm. Multiplique o número de laçadas em 1 cm pelo comprimento da circunferência do pé e obtenha o número de laçadas necessárias para tricotar.
Para fazer crochê, também é importante saber as principais dimensões: comprimento e circunferência do pé. Você também precisará de uma amostra de tricô para descobrir o número de pontos em 1 cm. Multiplicando o comprimento e a circunferência do pé, você pode descobrir quantos pontos precisará tricotar em comprimento e largura.
Aulas magistrais para iniciantes sobre tricô de meias minúsculas
Os moldes para meias infantis são simples. Uma tricotadora iniciante pode criar um lindo par em 1,5 a 2 horas.
Em 2 agulhas
O modelo tem o formato da letra "G", que depois é costurada com uma agulha. Ao trabalhar, não tricote a primeira laçada da borda, tricote a última como uma laçada meia.
Para uma perna de 9 cm de comprimento você precisará
- fio pesando 25 g;
- agulhas de tricô nº 3.5.

Andamento do trabalho:
- Monte 36 pontos e tricote 12 carreiras em ponto canelado.
- Calcanhar: da 13ª à 16ª carreiras, ponto meia.
- Nas próximas 2 carreiras, feche as 8 alças externas em sequência.
- Nas 18 laçadas do meio, das carreiras 19 a 38, alterne as carreiras da frente e de trás.
- A partir da carreira 39, tricotar duas vezes: laçada de borda, 2 laçadas juntas em meia para a esquerda, laçadas em meia, tricotar as 2 penúltimas laçadas para a direita, laçada de borda. Lado avesso - laçadas em meia.
- A partir da carreira 43, adicione 2 pontos duas vezes em cada carreira da frente. Faça laçadas adicionais antes das laçadas das bordas. Tricotar o avesso com pontos tricô.
- Carreiras 47–66 – ponto meia.
- Repita a sequência dos pontos 5 e 6.
- Trabalho fechado.
- Costure o produto. Insira a agulha nos arcos da borda externa pela parte da frente. Primeiro, conecte a linha do punho e costure o tecido da meia na parte inferior livre. Costure as laterais.
Em 4 agulhas
O método favorito da vovó nunca perderá sua relevância, pois as meias tricotadas dessa maneira têm um bom ajuste.
Para meias para bebês de até 6 meses. preparar:
- fio;
- 5 agulhas de tricô tamanho 3.
Ordem de tricô:
- Monte 24 pontos e distribua-os uniformemente em cada agulha.
- Tricotar 14 carreiras com um padrão elástico simples.
- Em seguida, tricote 5-6 carreiras com a superfície frontal. Deixe o tricô em uma agulha.
- Formando o calcanhar: tricote 12 carreiras em ponto meia em 18 laçadas.
- Parte inferior do calcanhar: continue tricotando em 2 direções, enquanto em cada carreira da carreira da frente tricote juntos a última laçada da 1ª agulha e 1 laçada da 2ª agulha e a última laçada da 2ª agulha e 1 da 3ª agulha. Diminua até restar 6 pontos na agulha.
- Ao longo das bordas do calcanhar, nas alças das bordas, monte 6 alças novamente e continue tricotando em 4 agulhas.
- Tricotar 25 carreiras em ponto meia e fechar da seguinte maneira: diminuir 4 laçadas em cada carreira (as 2 últimas laçadas em cada agulha).
- Quando restarem 4 laçadas, passe a linha por elas com um gancho, prenda e esconda a linha dentro.
Em agulhas circulares
Você pode tricotar 2 meias ao mesmo tempo se usar agulhas de tricô circulares. Este método é adequado para mães mais experientes. Para iniciantes, é melhor fazer botinhas simples, sem costuras e tricotadas em círculo.
Materiais:
- fio de espessura média 50 g;
- agulhas de tricô de ponta dupla nº 2.5.
Progresso do tricô:
- Monte 50 pontos e faça um elástico de 6 cm de comprimento. Você pode escolher um padrão diferente, por exemplo, alternar entre ponto cetim e tranças texturizadas.
- Em seguida, continue de acordo com o padrão: combine 2 laçadas com um ponto tricô, 3 laçadas novamente com um ponto tricô, jogue 1 laçada sobre 2, 12 laçadas com as da frente, diminua novamente como no início da carreira.
- Continue tricotando nas 16 alças da parte superior em 2 direções e tricote 3 cm. Separe as alças para o calcanhar (30 peças) do trabalho.
- Repita a sequência: 2 laçadas juntas em tricô, 3 laçadas em tricô, laçada 1 sobre 2, tricô, diminua novamente como no início da carreira. Restarão 12 voltas.
- Em seguida, monte 6 pontos ao longo dos pontos da borda, tricote os pontos do calcanhar, monte 6 pontos ao longo dos pontos da borda e feche formando um círculo.
- Tricotar com tecido pérola 2 cm.
- Faça uma carreira de pontos tricô.
- Feche as alças, exceto 12 peças. principal.
- Faça a sola com 9 cm de malha perolada.
- Feche o tricô e costure a sola através dos arcos da borda.
Crochê
Meias de crochê para recém-nascidos são texturizadas e fáceis de fazer. Para tricotar, use pontos baixos ou altos.
É melhor usar fio fino, algodão ou bambu, e escolher a agulha apropriada. É melhor usar o nº 3 ou 3.5.


Ordem de serviço:
- Para tricotar um elástico, monte uma corrente de 8 laçadas.
- 1 linha deve consistir em 7 colunas (para fazer isso, pule o primeiro laço da corrente de ar).
- 2ª carreira: 1 laçada de elevação e 7 pontos baixos. Repita esta sequência 24 vezes.
- Use pinos de conexão para “costurar” o elástico da meia.
- Usando uma linha de cor diferente, faça 24 pontos baixos em círculo e feche a carreira.
- 2 alças de elevação e 24 pontos altos. Tricotar 4 carreiras assim.
- Comece o calcanhar com o fio da primeira cor: 1 ponto corrente, 12 pontos baixos, vire o tricô. Faça mais 3 carreiras. Feche a parte inferior do calcanhar do lado da sola com pinos de conexão.
- Usando o fio da cor 2, faça 6 carreiras de 24 pontos altos em círculo.
- O fechamento do dedo do pé deve ser feito da seguinte maneira: tricotar 2 colunas da carreira anterior em pares com um ponto baixo. Diminua da mesma forma na próxima carreira.
- Usando uma agulha de crochê, passe a ponta do fio pelas 4 laçadas restantes, aperte e esconda no lado avesso.
Ideias, padrões e descrições de técnicas de tricô para meias para recém-nascidos de 0 a 8 meses. Aulas magistrais de crochê e tricô
Tricotar meias pequenas nem sempre requer padrões claros. Os botinhas de bebê costumam ser decorativos por natureza, então desvios das regras e variações são permitidos. É sempre apropriado adicionar novos elementos decorativos ou mudar o padrão de tricô.
Modelo simples de meias para criança de até 3 meses
Meias para recém-nascidos com agulha de crochê nº 2.7 de fios mistos podem ser tricotadas de acordo com o seguinte padrão:


- Você precisa começar pela ponta do pé, tricotando um círculo de meios pontos altos para que o número de laçadas após terminar a 4ª carreira chegue a 30 peças.
- Em seguida, faça 5 carreiras com um fio contrastante sem adicionar extras.
- Calcanhar: tricotar 15 meios pontos altos e virar o tricô. Repita 5 vezes. Costure a borda do calcanhar com pinos de conexão.
- Faça 30 pontos meio altos em círculo e tricote 2 carreiras.
- Em seguida, faça um elástico usando colunas em relevo na frente e atrás, com uma laçada, de acordo com o padrão 2 por 2.
Se o pé do bebê estiver cheio, você pode adicionar mais colunas ao tricotar o dedo do pé e então a meia ficará maior.As meias mais simples podem ser tricotadas em forma de botinhas. A peça é tricotada em 2 agulhas e depois costurada. Não levará mais de 1,5 hora para ficar pronto.
Esquema de fabricação:
- Monte 20 pontos e tricote 50 carreiras de pontos da frente.
- Feche as 6 primeiras laçadas e continue a peça nas laçadas restantes usando o padrão de ponto meia. Faça 15 tiras de sanfona. Finalize o tricô fechando a última carreira.
- No final, você precisa costurar o produto na parte inferior e nas laterais. Junte a parte superior do acordeão e decore com pompons ou borlas.
Tricô simples
Meias brancas simples parecem muito elegantes. Essas botinhas são indicadas para bebês que ainda não sabem andar. Para crianças mais velhas, você pode tricotar meias lisas em cores escuras.
Os motivos em relevo são adequados para tricotar em uma cor. Esses itens podem ser tricotados de forma mais justa, então os padrões ficarão impressionantes. As meias infantis podem ser feitas de lã ou de fios mistos. Devido à densidade do tricô, eles manterão os pés do bebê aquecidos.

Um exemplo de tricô de meias simples em agulhas de tricô:
- Monte 10 pontos e tricote 4 carreiras em ponto meia.
- Aumente 1 ponto em cada extremidade para fazer 12 pontos.
- Tricotar até a carreira 30, onde diminuir uma laçada uniformemente ao longo das bordas para obter 10 laçadas. Faça mais 4 carreiras.
- Monte 17, 10 e 17 pontos ao longo das bordas usando 3 agulhas de tricô.
- Tricotar 9 carreiras em ponto meia.
- Tricotar a ponta do pé em uma agulha de tricô a partir de 10 laçadas, tricotando uniformemente as laçadas externas da tira estreita com as laçadas externas das laterais.
- Quando houver 10 laçadas nas agulhas laterais, comece a tricotar o elástico e faça 24 carreiras.
- Feche os laços.
- Dobre o elástico ao meio.
Ornament
Artesãs inexperientes podem começar a praticar tricô com padrões alternando listras simples e enfeites. Para as mães que sabem tricotar, podemos oferecer muitos padrões com enfeites que são tricotados com agulhas trocando os fios principal e auxiliar. O padrão também pode ser bordado com fios contrastantes sobre o produto final.
Meias de Natal com estampas de flocos de neve ficam lindas. Para fazer isso, você pode usar moldes de tricô padrão e depois bordar ao longo das laçadas. Você também pode fazer um padrão de tricô alternando as cores dos fios.
Para fazer o enfeite de floco de neve você precisará de linhas de duas cores, branca e azul. O diagrama mostra as primeiras filas. Se o tricô for dos dois lados, tricote o padrão no lado avesso usando pontos tricô. O relatório não leva em consideração loops de borda.
- 1 laçada em branco, 1 laçada em azul, 4 laçadas em branco.
- 3 laçadas com linha azul. 3 – branco.
- 1 laçada em branco, 1 laçada em azul, 4 laçadas em branco.
Jacquard
Tricotar jacquard é o mesmo que criar um enfeite usando fios de cores diferentes. Jacquard envolve grandes padrões alternados com ornamentos. É improvável que você consiga colocar um veado grande em meias pequenas, mas você pode tricotar um gatinho pequeno.
Padrão de tricô (ponto meia):
- 4 laçadas da cor principal, 2 laçadas da cor auxiliar, 6 laçadas da cor principal, 2 laçadas da cor auxiliar, 2 da cor principal.
- 3 laçadas da cor principal, 2 da cor auxiliar, 6 da cor principal, 2 da cor auxiliar, 4 da cor principal.
- Repita a carreira anterior.
- 2 laçadas da cor base, 3 da cor auxiliar, 5 da cor principal, 2 da cor auxiliar, 5 da cor principal.
- 2 loops - principal, 3 - auxiliares, 4 - principal, 3 - auxiliares, 1 - principal, 2 - auxiliares, 2 - principais.
- 1 laçada da cor principal, 11 unid. auxiliar, 2 – principal. 2 – auxiliar, 1 – principal.
- 1 pç. cor primária, 15 auxiliares, 1 principal.
- Repita a carreira, tricotando 14 laçadas com um fio adicional.
- 1 laçada da cor base, 10 unid. auxiliar, 6 – principal.
- 1 pç. - principal, 7 - auxiliar, 1 - baseado, 5 - auxiliar.
- 1 - auxiliar, 1 principal, 5 peças. - auxiliar, 1 - baseado, 3 - auxiliar, 1 - principal, 3 auxiliares, 2 - principais.
- 1 pç. auxiliar, 2 - cor primária, 4 - auxiliar, 1 - primária, 5 - auxiliar, 1 - primária, 1 - auxiliar, 2 - primária.
- 1 laçada de cor auxiliar, 7 de cor base, 7 de cor auxiliar, 2 de cor principal.
- 2 peças. cor auxiliar, 7 - primária, 5 - auxiliar, 3 - primária.
- 2 - auxiliar, 6 - principal, 2 - auxiliar, 3 - principal, 2 - auxiliar, 2 - principal.
- 8 laçadas da cor principal, 1 da cor auxiliar, 5 da cor principal, 1 da cor auxiliar, 2 da cor principal.
O mesmo padrão pode ser feito com uma agulha de crochê. Para fazer isso, pegue o molde e tricote em pontos baixos, alternando os fios. Com o padrão jacquard, você pode criar qualquer padrão, do mais simples ao mais complexo, usando uma agulha de crochê.
Obra aberta
Meias para recém-nascidos podem ser feitas em crochê no formato de botinhas vazadas. É melhor começar pelo pé e depois decorar a parte superior com lindos orifícios.Botinhas estilo renda são indicadas tanto para meninos quanto para meninas. Para esses produtos, é melhor usar fios lisos contendo algodão, linho, bambu com adição de componentes sintéticos.
Padrão simples para um sapato vazado:
- Tricotando a sola. Seu comprimento deve ser igual ao tamanho do pé do bebê mais 1-2 cm. A sola pode ser simples ou dupla. Monte 12 pontos correntes e tricote uma sola oval com pontos altos duplos em 5 carreiras. Não se esqueça de adicionar pontos no calcanhar e na ponta. Adicione 6 pontos uniformemente em cada carreira. Em seguida, faça uma borda com colunas com 1 laçada em 2-3 carreiras. É melhor tricotar através da parede posterior da laçada da borda. Isso deixará a sola mais definida, e você pode adicionar um acabamento vazado ao longo da borda.
- Tricotar o dedo do pé. Pode ser uma peça separada ou pode ser tricotada em uma única peça. Para tricotar uma ponta sólida, você precisa encontrar o centro transversal da botinha e, tendo coletado pontos altos duplos ao redor da circunferência, diminuir gradualmente as laçadas em cada carreira.
- O bootleg geralmente é feito com padrões vazados de correntes de laçadas e várias combinações de pontos altos e baixos. Para inserir uma fita no bootleg, você pode tricotar esse lugar com pontos altos duplos. A fita fina se encaixará facilmente nas aberturas.
- Finalize as bordas com franjas de renda ou debrum.
Ao decorar botinhas com miçangas e laços, você precisa ter certeza de que é seguro para a criança.
Botinhas decorativas em forma de sapatos ou sandálias também podem ser feitas em crochê. O bordado vazado também pode ser criado usando agulhas de tricô. Para fazer isso, você precisa escolher o padrão que gosta e incluí-lo no padrão clássico de tricô para meias. Assim, um modelo de uma única cor feito em ponto meia e um eixo longo feito em tricô vazado ficará muito elegante.
Meias inteligentes
Botinhas adoráveis com rostos de animais e personagens de desenhos animados podem ser criadas usando agulhas de tricô e uma agulha de crochê.
Meias no formato de cabeça de cachorro com orelhas e focinho são tricotadas com fios semi-fofos ou bouclé de acordo com um padrão simples:
- Faça um formato oval para a sola.
- Monte pontos ao longo da borda e tricote a borda e a ponta em ponto meia.
- Faça o elástico da meia seguindo o molde 1 x 1, levando em conta que ele precisa ser dobrado ao meio.
- Nas laterais da meia, onde termina a aba, faça as orelhas do cachorro.
- Borde os olhos e o nariz no dedo do pé.
- Decore a borda da sola com uma borda fofa.

Para isso, são selecionados fios de cores brilhantes e contrastantes. Você pode desenhá-los no formato de qualquer marca, observando a descrição na imagem, ou simplesmente fazer tênis originais e brilhantes.
Instruções passo a passo sobre como tricotar:
- Você precisa fazer uma sola oval de acordo com o padrão clássico e tricotar a lateral.
- Em vez de um dedo do pé, tricote uma língua para tênis. Seu comprimento deve ser proporcional ao tamanho dessa parte em calçados comuns, ou seja, deve chegar até o topo da bota ou ser um pouco maior.
- Tricotar a parte superior, recuando 1/3 do comprimento da sola a partir da ponta do pé e reduzindo gradualmente as laçadas nas bordas frontais para obter um leve chanfro.
- Finalize todas as bordas com pontos baixos. Amarre as bordas laterais com uma linha contrastante para enfatizar o formato. Costure listras nas laterais dos tênis e insira os cadarços.
Roupas para recém-nascidos, incluindo meias, exigem uma seleção cuidadosa. Muitas vezes, é melhor fazer você mesmo peças de roupa confortáveis, fazendo crochê ou tricô, seguindo os moldes fornecidos.
Vídeo sobre meias de tricô para recém-nascidos
Meias para recém-nascidos são muito fáceis de tricotar com agulhas de tricô. O principal é escolher um padrão bonito e um esquema simples.