As tesouras surgiram há cerca de 3,5 mil anos. Eles são um dispositivo usado para cortar tecidos e materiais finos. Além de sua finalidade principal, as tesouras são amplamente utilizadas na vida cotidiana: podem ser usadas para apertar parafusos e também na culinária - como ferramenta auxiliar.
Desenhar uma tesoura é bem simples: tanto adultos quanto crianças conseguem fazer o processo passo a passo.
Desenho a lápis
Tesouras (desenho a lápis para crianças) são usadas em várias áreas da vida. Existem muitos tipos de tesouras, incluindo: tesouras de papel, tesouras de cabelo, tesouras de manicure, tesouras de costureira, tesouras de jardim, tesouras cirúrgicas, tesouras culinárias e outras.
Lápis, papel e materiais
Para desenhar uma tesoura você precisará de:
- folha de papel;
- apagador;
- apontador;
- lápis simples.
Se desejar, você pode usar uma tesoura como molde. A ferramenta deve ser aplicada no papel e traçada com um lápis simples, e então a base resultante deve ser detalhada.
Processo de execução passo a passo
Desenhar uma tesoura com um lápis é bem simples:
- Em uma folha grossa de papel, usando um compasso ou elementos redondos úteis, desenhe 2 círculos de diâmetros diferentes. A distância entre as figuras geométricas deve ser de cerca de 1 cm.

- Dentro de cada círculo, desenhe outro círculo de diâmetro menor.
- A partir do círculo de maior diâmetro, desenhe uma linha diagonal e, recuando um pouco, desenhe uma linha paralela um pouco mais longa que a anterior.
- Conecte as extremidades dessas linhas com uma linha reta. É assim que as lâminas da tesoura ficam afiadas.
- Por outro lado, execute manipulações semelhantes para criar outra lâmina.
- Ao criar outra lâmina, você precisa levar em conta que os elementos se sobrepõem. Usando a borracha, remova as linhas que percorrem a parte superior do elemento desenhado anteriormente.
- Desenhe um pequeno prego na articulação. Parecem duas semi-ovais.
Esta versão do desenho é adequada para crianças pequenas, pois no processo de execução não há necessidade de desenhar elementos manualmente e adicionar luz e sombra.
Processo de execução passo a passo
Crianças mais velhas também podem desenhar tesouras com um lápis.
O processo passo a passo para concluir o desenho será um pouco mais complicado do que na versão anterior:
Estágio | Descrição do palco | Imagem |
1 | Primeiro, é necessário considerar o instrumento em si e suas partes. A tesoura é composta por 2 lâminas e um furo para os dedos, além de uma unha. Em uma folha de papel branca, desenhe uma das lâminas e adicione um elemento arredondado para representar um furo para o dedo. Ao trabalhar, você precisa usar formas retangulares e adicionar uma oval para obter uma imagem semelhante. | ![]() |
2 | Quando a primeira lâmina estiver pronta, desenhe a outra metade da tesoura. Nesse caso, é preciso ficar atento à disposição dos elementos, pois parte do desenho se sobrepõe ao anterior.
Ao trabalhar, é importante usar linhas leves que possam ser removidas posteriormente com uma borracha sem danificar a imagem resultante. | ![]() |
3 | Usando linhas retas e limpas, estenda as lâminas da tesoura para criar um ângulo pontudo. Também é importante tornar a imagem mais volumosa, então você precisa adicionar linhas adicionais que indicarão a espessura dos elementos. Na junção das lâminas, na parte superior do desenho, desenhe um parafuso tridimensional que mantém unidos os elementos do dispositivo. | ![]() |
4 | Usando as mesmas linhas claras, desenhe os furos para os dedos. Elas podem ser ovais ou perfeitamente redondas, de diâmetros diferentes ou similares, dependendo do tipo de tesoura. | ![]() |
5 | Usando técnicas de hachura, preencha o desenho resultante nas áreas de sombra com pequenos pontos e traços leves. Use um lápis para preencher os buracos dos dedos e as laterais da tesoura.
A sombra não só cria uma aparência mais natural para a imagem resultante, mas também transmite a textura do objeto. Um lápis simples é usado para sombreamento. | ![]() |
No processo de execução do trabalho, você pode usar diferentes tipos de tesouras como exemplo. Dependendo da aplicação, o orifício para o dedo e a lâmina da tesoura mudam. Neste caso, são apresentadas tesouras de alfaiate.
Com lápis de cor
Tesoura (imagem para crianças) pode ser colorida com lápis de cor. Esta opção é indicada para crianças de 2 a 4 anos, pois os lápis são fáceis de usar, não mancham roupas nem ocupam espaço e são fáceis de aplicar.
Lápis, papel e materiais
Para concluir o trabalho você precisará de:
- um conjunto de lápis de cor (você pode usar pequenos conjuntos de 4 a 6 tons ou usar uma grande variedade de cores);
- lápis simples;
- marcador preto;
- folha de papel branca.
Várias folhas em branco podem ser necessárias durante o andamento do trabalho.
Processo de execução passo a passo
Etapas da execução da obra:
- Em uma folha de papel limpa, desenhe uma figura parecida com uma gota com início reto. Este elemento deve desviar mais para o lado esquerdo e ter uma borda plana no lado direito. Dessa forma você pode formar as orelhas da tesoura.
- Da mesma forma, desenhe outra orelha no lado direito do desenho. Neste caso, é necessário criar um desvio maior para o lado direito e uma borda esquerda plana.
- Dentro de cada elemento desenhado, desenhe pequenos ovais que formarão buracos para os dedos. Você pode usar um compasso para criar círculos perfeitamente uniformes.
- Trabalhando com a parte superior das orelhas desenhadas anteriormente, desenhe um retângulo alongado e irregular a partir do início das gotas desenhadas, com formato semelhante ao de uma faca.
- Do outro olho, desenhe também outra lâmina de modo que fiquem cruzadas. Na junção de várias lâminas, desenhe um pequeno parafuso oval que mantém ambos os elementos juntos.
- O modelo principal está pronto. Pinte os detalhes grandes do desenho usando uma caneta hidrográfica ao longo do contorno.
- Preencha as orelhas da tesoura com vermelho (ou qualquer lápis brilhante), sem tocar nos buracos dos dedos.
- Usando movimentos ativos, pressionando o lápis, pinte de preto o parafuso que mantém as lâminas juntas.
- Usando qualquer método de sombreamento (ou movimentos caóticos), preencha as lâminas com um lápis preto. Basta pressionar levemente o lápis para obter um tom cinza.
Para maior brilho, você pode duplicar todas as cores ou colorir a imagem resultante com canetas hidrográficas. Você pode usar lápis aquarela enquanto faz o trabalho. A diferença entre lápis aquarela e lápis comuns está na ponta.
O grafite consiste em tinta aquarela prensada. Este lápis cria linhas mais suaves e brilhantes.
Ao trabalhar com esse material, é necessário usar as seguintes recomendações:
- Você precisa usar papel grosso. Primeiro, você precisa prender a folha a um cavalete ou tablet;
- Trabalhar com lápis de aquarela requer um desfoque posterior da tinta. Para isso, são utilizados pincéis macios e finos para espalhar a tinta por toda a superfície da folha;
- é necessário desfocar das áreas claras para as mais escuras;
- para deixar linhas mais densas e nítidas, elas precisam ser esfumadas com uma pequena quantidade de água;
- Quando o desenho estiver pronto, é necessário secar completamente a folha para não espalhar a tinta;
- Depois que o desenho estiver seco, é necessário desenhar pequenos detalhes usando lápis de aquarela bem apontados.
Trabalhar com lápis de aquarela é adequado para crianças mais velhas, pois exige perseverança e atenção.
Guache
Tesoura (desenho para crianças em guache) pode ser desenhada na posição fechada. Esta versão usa formas mais simples que as anteriores.
Lápis, papel e materiais
Para concluir o trabalho você precisará de:
- lápis simples;
- conjunto de guache;
- paleta;
- escovas e acessórios para escovas;
- uma folha grossa de papel branco.
Ao trabalhar com tinta, é necessário estudar as precauções de segurança e as regras de utilização do material.
Processo de execução passo a passo
Processo passo a passo para conclusão do trabalho:
- Em uma folha de papel, desenhe duas formas ovais que se encaixem perfeitamente uma na outra. Neste caso, é necessário observar os tamanhos das figuras - o diâmetro deve ser o mesmo.
- Dentro de cada oval, adicione uma forma menor para fazer furos para os dedos.
- Desenhe uma lâmina longa a partir dos elementos resultantes. Em forma, assemelha-se a uma oval alongada, que se separa em dois lados mais próximos do início.
- Ao trabalhar com este elemento, você deve se referir à imagem apresentada.
- Quando as lâminas estiverem prontas, desenhe um pequeno círculo na junção das lâminas e divida-o ao meio.
- Usando uma borracha, remova elementos desnecessários do desenho resultante. O formato básico da tesoura pode ser duplicado usando um lápis bem apontado ou um marcador preto.
- Em uma paleta preparada, misture uma pequena quantidade de tinta preta e branca. Adicione um pouco de água à massa resultante e mexa até obter uma consistência cremosa.
- Preencha toda a superfície das lâminas com o tom cinza resultante, sem afetar a área do parafuso.
- A tinta deve ser aplicada em uma camada leve para que ela não esfarele durante o processo de secagem.
- Além disso, você não deve escurecer a sombra, pois a tinta pode escurecer durante a secagem e estragar o resultado geral.
- Pinte os anéis com um tom brilhante (verde ou azul). É melhor usar um pincel fino.
- Usando um pincel pequeno e fino, pegue um pouco de tinta preta e trace o contorno da tesoura e pinte também sobre o parafuso nas lâminas da tesoura.
Se desejar, você pode usar a quantidade restante de tom cinza misturando-a com mais líquido. A massa aquosa resultante pode ser espalhada (dependendo da luz no desenho), criando uma sombra clara.
Processo de execução passo a passo
Você também pode desenhar uma tesoura de forma muito mais simples:
- Em uma folha de papel limpa, desenhe visualmente uma linha vertical. Ao longo desta linha vertical, você precisa desenhar uma linha longa que se transforma suavemente em um pequeno oval.
- No lado esquerdo, adicione uma linha arqueada, como mostrado na imagem, e depois forme um anel com um círculo dentro. Dessa forma você consegue pegar uma das partes da tesoura.
- Usando a mesma técnica, desenhe o restante da tesoura em uma posição diferente.
- Na junção das lâminas, adicione um elemento redondo, que atuará como parafuso de fixação.
- Use linhas pequenas para separar as áreas da lâmina da área do olho da tesoura.
- Misturando uma pequena quantidade de tinta branca e preta em uma paleta e adicionando um pouco de água até obter uma consistência cremosa, você pode obter um tom cinza claro.
- Espalhe a massa resultante sobre a superfície das lâminas da tesoura.
- Usando uma tinta brilhante como destaque, aplique um tom vermelho, azul ou verde nas orelhas da tesoura.
- Usando um pincel fino, pegue uma pequena quantidade de tinta preta e espalhe sobre o contorno do desenho, e também desenhe um prego na lâmina.
Ao desenhar esta imagem, você pode usar réguas e um compasso para tornar as linhas mais uniformes.
Aquarela
A tesoura (desenho em aquarela para crianças) pode ser retratada com mais detalhes, observando todas as regras de luz e sombra. Esta imagem parecerá mais natural e organizada.
Lápis, papel e materiais
Ao trabalhar em um desenho, você precisará do seguinte conjunto de ferramentas:
- tintas aquarela;
- paleta;
- cavalete;
- uma folha de papel branco grosso;
- apontador;
- apagador;
- lápis simples.
Além disso, durante o processo de execução do trabalho, é necessário seguir as regras de utilização da tinta aquarela.
Regras para trabalhar com aquarelas:
- Ao trabalhar com aquarelas, é necessário utilizar pincéis limpos e que não tenham grande quantidade de líquido;
- se a tinta ficar muito aquosa, ela se misturará ao interagir com outros tons;
- depois de terminar de trabalhar com aquarelas, é necessário enxaguar bem o pincel e secá-lo com um guardanapo ou pano;
- Com aquarela você pode obter um tom mais escuro ou mais claro usando água ou tinta preta.
A técnica de pintura também desempenha um papel importante ao trabalhar com aquarelas. Existem mais de 7 técnicas diferentes que são recomendadas para uso por crianças.
Processo de execução passo a passo
Etapas da execução da obra:
- Em uma folha de papel limpa, na parte inferior do espaço, desenhe 2 ovais alongados. A distância entre elas não deve ser maior que 0,5 do tamanho das figuras. Também é necessário observar a localização dos ovais: eles devem estar ligeiramente inclinados um em direção ao outro.
- Da parte superior, como mostrado na figura, desenhe um retângulo que se estreita à medida que se afasta do oval.
- Usando linhas levemente curvas, desenhe as lâminas da tesoura, afinando até formar uma ponta. Neste caso, as pontas da tesoura devem estar alinhadas com a borda interna dos círculos desenhados anteriormente.
- Dentro de cada oval, desenhe uma figura do mesmo tipo, mas com um diâmetro menor. Usando linhas suaves, conecte as formas ovais e retangulares para criar as orelhas da tesoura.
- Na junção das lâminas, adicione um pequeno ponto arredondado, que representará o parafuso que as prende.
- Ao trabalhar, é importante aplicar uma leve pressão no lápis para não deixar marcas evidentes da mina.
- Coloque uma pequena quantidade de tinta branca em um pincel de tamanho médio. Com movimentos leves, distribua a massa resultante sobre a superfície das lâminas da tesoura.
- Faça o mesmo com a tinta verde, espalhando-a sobre a superfície das orelhas da tesoura.
- Quando a tinta estiver um pouco seca, misture uma pequena quantidade de preto, marrom e branco até obter um tom bege claro. Espalhe a massa resultante sobre a superfície das lâminas da tesoura, deixando um pouco de tinta branca nas áreas de brilho.
- Depois de misturar a tinta na paleta até obter um tom cinza, passe um pincel fino na borda do parafuso, bem como nas bordas da tesoura em alguns lugares - como mostrado na imagem.
- Depois de escurecer levemente a cor verde, aplique a sombra resultante ao longo da parte interna dos furos dos dedos, bem como ao longo das bordas internas das orelhas da tesoura, para criar um efeito tridimensional no design resultante.
- A imagem finalizada deve ser seca.
Se desejar, você pode usar outras cores durante o processo de trabalho. As tesouras de hoje e os aparelhos antigos não têm quase nada em comum. Acredita-se que a tesoura mais antiga tenha sido descoberta no Egito. São pinças feitas de lâminas presas juntas, com hieróglifos egípcios representados em sua superfície.
O formato mais comum de tesoura pode ser encontrado no Oriente Médio no século XII: uma lâmina pequena e um cabo longo decorado com ornamentos e figuras. Você pode desenhar variantes históricas semelhantes, bem como tesouras clássicas, usando instruções passo a passo. O artigo apresenta diversas opções para crianças de diferentes idades.
Vídeo sobre desenho
Desenho de tesoura para crianças: